You are on page 1of 4

1

PODE SER? NO; TEM QUE SER. JOO 9.1-6

Sabemos que a obra precisa ser realizada. Talvez a pergunta em relao ao que se deve fazer no seja, pode ser eu? Mas, eis-me aqui. No episdio retratado por Joo podemos ver estas questes tratadas por Jesus. Ento podemos tambm nos perguntar: a quem compete a realizao da obra? No sei se a resposta ser satisfatria, mas com certeza Jesus diria que a obra nossa. Passava na TV um comercial onde a caixa dizia ao consumidor que ela no tinha uma moeda de 1 centavo para troco; o rapaz responde: vai ter que ter. Quando pensamos que no tem ningum para realizar a obra, Jesus nos diz que vai ter que ter. A obra precisa ser feita, hoje tempo para isto, e no podemos ceder aos incrdulos e contradizentes.

I A OBRA TEM QUE SER REALIZADA 1. Jesus responde aos seus discpulos de acordo com a curiosidade. Talvez nem o desejo de saber para aumentar o conhecimento, mas uma simples curiosidade que matava os discpulos, assim como a curiosidade matou o gato (Dito popular). 2. Quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?. Esta pergunta nos soa de forma muita estranha; como algum pode pecar sem ter nascido. 3. Champlin em seu comentrio escreve que os discpulos pode ter feito a pergunta baseados em algumas crenas daqueles dias: 1.- A criana

podia pecar ainda no ventre da me. Os rabinos usavam Gn 25.22 como sugesto sobre a possibilidade de pecado; 2.- Que nos conselhos de Deus o cego j estava destinado a ser um pecador; e, 3.- Que o cego de nascena j tivera outra existncia terrena, e, ao reencarnar-se, teve de pagar por algum pecado cometido. 4. Jesus no faz nenhuma crtica aos seus discpulos pela pergunta; apenas responde: Nem ele pecou, nem seus pais. Jesus ps fim a qualquer tipo de especulao, fosse ela de linha teolgica ou de pura especulao e tradio. 5. Jesus tambm completou: mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus (v.3). No vamos pensar em um Deus mau que criou o mal para ser dar bem, para ficar popular. No! Absolutamente! Deus usou uma circunstncia da vida para fazer outros verem as suas obras; e, em especial, o cego de nascena. E ainda: ao ser curado, aquele homem pode contemplar a glria de Deus (Jo 1.14). 6. necessrio que faamos as obras daquele que me enviou enquanto dia (v.4). O inclusivismo de Jesus. Assim, a obra exclusiva de Jesus: apenas Ele pode salvar; mas a obra tambm inclusiva, pois ele nos coloca como parceiros na obra de proclamao. 7. Precisamos saber que a igreja parte integrante da obra que Cristo veio aqui realizar. Estamos envolvidos at o pescoo como igreja; mas sobre o comando, temos Cristo que a cabea da igreja.

II TEM QUE SER REALIZADA NO TEMPO ADEQUADO 1. Qual ento o tempo de realizao da obra? Para Jesus enquanto dia; a noite vem, quando ningum pode trabalhar (v.4). 2. Vamos entender a expresso enquanto dia como possibilidade real de trabalho. Fazer a obra nestes dias de fcil testemunho, que podemos falar sem medo de proibio ou perseguio (pelo menos no Brasil).

3. Tambm podemos pensar na receptividade enquanto dia, pois a noite tempo de descansar do labor do dia. Para alguns, a abordagem evangelstica noite seria um incmodo. 4. Por falar a pessoas simples, e muitas delas de zonas rurais, Jesus diz que a noite vem, quando ningum pode trabalhar. Jesus aplicou um conceito real, conhecido, a um conceito espiritual. Mas a noite tambm pode ser representa por um perodo de trevas espirituais. 5. A noite pode tambm representar o fim da oportunidade; as cinco virgens loucas no entraram na festa, pois deixaram apagar as suas lmpadas. No impossvel concluirmos que alguns crentes esto deixando acabar o azeite das suas vasilhas. 6. O dia pode tambm representar o nosso tempo de fora e vigor; a noite chegada pode ser o nosso cansao, a nossa velhice, a nossa falta de fora e disposio. 7. A noite traz consigo os perigos, os sobressaltos, as armadilhas e as dificuldades de todo gnero. A noite pode trazer consigo aqueles que amam as trevas e so filhos das trevas.

III A OBRA PODE SER RELIZADA COM A PRESENA DO SENHOR DA OBRA 1. Jesus reafirma novamente o tempo, o tempo da sua presena. O apelo para os discpulos era que eles soubessem aproveitar enquanto estou no mundo (v.5). 2. Faamos a obra em um tempo chamado hoje. Para cada pessoa s existe o hoje. O amanh incerto. 3. O que Jesus tinha por lquido e certo que, enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. No que Jesus curaria todos os cegos do mundo, mas todos os cegos poderiam ver a luz de Cristo. Como assim? A maior

cegueira a que sofriam alguns dos fariseus dos tempos de Jesus (v.4041). Eles eram cegos espirituais. 4. A igreja pode realizar as obras nestes dias porque pode contar com a presena do Senhor da obra (Mt 28.20). A obra ser realizada mesmo que na igreja persistam os cegos espirituais; os cegos que no percebem que o tempo chegado. 5. Os religiosos daqueles dias eram to cegos que no enxergaram Jesus como o Messias prometido; para eles, Jesus no passava de um qualquer (v.29). Espero que o diabo no cegue os da igreja de hoje, para que no caiam na cilada de no saberem mais quem Jesus. 6. Enquanto estou no mundo. Por um tempo Jesus deixariam os discpulos sem a sua presena, mas isso no seria razo para terem os coraes perturbados (Jo 14.18ss). 7. Para Jesus a obra precisa ser realizada no tempo certo: enquanto dia.

CONCLUSO Ser que vamos continuar perguntando se pode ser? Para a pergunta a resposta : tem que ser. Mas para que isso acontea eu preciso entender o que Jesus disse a ns: Faamos as obras daquele que me envio enquanto dia. Amm.

Pr. Eli da Rocha Silva 15/07/2012 Igreja Batista em Jd Helena Jos Bonifcio S.Paulo - SP

You might also like