You are on page 1of 8

DIA DO VIZINHO

Na rua Olmiro Cmara da Silva teve homem se vestindo de mulher para vencer o concurso de Bonecas e mulher curtindo uma de reprter da Cmera Bobo. Alm de DJ, houve baile com msicas tradicionalistas e apresentao de covers da banda Calypso, Ivete Sangalo e Elvis Presley Com mateada e reunio dos moradores para discutir os problemas da rua, cerca de 50 vizinhos aproximadamente confraternizaram na rua Joo Goulart, em Camobi, e concorreram a brindes durante o dia. Houve homenagem ao vizinho mais antigo da rua, alm de muita poesia e msica gacha.

Quarta-feira 29 de agosto de 2007

A RAZO

Dia do Vizinho, o evento mais tradicional entre os compadres, reuniu dezenas de familias em diversas ruas da cidade no dia 19 de agosto
Na rua Joo Machado Soares, a festa foi organizada pelos moradores do Residencial Novo Horizonte. A mesa foi farta com churrasco de gado e galeto, saladas e sobremesas e teve jogos de cartas e brincadeiras como corrida do saco, ovo na colher, estoura balo e dana da cadeira.

Um lbum de amizade

Na rua Wanda de Aguiar Horta, em Camobi, as festividades do dia do Vizinho tambm j so tradicionais, onde participam cerca de dez famlias. Segundo a coordenadora, Lourdes Helena Bertoti, a festa apenas no ocorre quando algum vizinho prximo est enfermo.

Na rua Nelson Rossi, em Camobi, teve convidada especial. A artes Anareolina da Rosa, 83 anos, saiu da rua Appel para comemorar com os amigos e afilhados. Os mais novos se divertiram com o arremeo de balas. A rua esteve enfeitada com bandeirolas.

Na Travessa Pinheiro, no Parque do Sol, a festa reuniu moradores de todo o bairro e teve a organizao da Associao de Moradores do Parque do Sol (AMPAS), que rene atualmente 110 famlias. Teve jogo de canastra, roda de violo e at o Po do Vizinho.

CM YK

Sete anos. Esse o tempo em que o Dia do Vizinho j ocorre na avenida Rodolfo Behr. Mateada e churrasco com risoto movimentaram os moradores no Bar do Kiko, em regime de cooperao. Teve ainda jogo de sinuca, violo e gaitas, alm de cavalo de pau com rolete para as crianas.

Gurias de sete a nove anos e de nove a 12 anos disputaram o concurso boneca da rua dos Gachos, no bairro So Jos. Alm da entrega do trofu de bbado da rua, houve orao dos irmos da Assemblia de Deus. O encontro ocorre h cinco anos e contou com a presena de 50 pessoas.

Especial
E-mail: redacao@arazao.com.br

DIA DO VIZINHO
Cerca de 80 moradores da rua Valter Abicht, na Urlndia fizeram um almoo comunitrio a base de churrasco, regado ao bom e velho vinho de colnia. Houve brincadeiras como dana da cadeira, corrida do saco e do ovo, amigo secreto e premiao ao morador mais antigo, alm de msica gacha.

Quarta-feira, 29 de agosto de 2007

A chuva quase comprometeu o Dia do Vizinho na rua Doralina Francisco de Souza, na Urlndia. O coordenador Altair Oliveira ao lado da esposa Carmem Flores improvisou o tradicional almoo realizado h 12 anos, em um galpo de um vizinho.

A rua Passo da Capivara participa h cinco anos do Dia do Vizinho. Nesta edio a festa foi no CTG Timbava, com churrasco e show com danas tradicionalssimas. tarde, houve ainda, brincadeiras recreativas, jogos de bocha e carteado que reuniram 200 pessoas.

O dcimo Dia do Vizinho na rua Euclides de Aquino reuniu 150 moradores para o risoto e o churrasco j tradicionais no bairro Passos das Tropas. A programao contou com brincadeiras recreativas e os concursos: Vizinho Mais Antigo, Mais Novo, Mais Bonito e Mais Feio.

O 14 Dia do Vizinho foi mesclado na Vila Tropical com a primeira vez da rua Valdomiro Campos. Fabrcio Coden e Deomar Denardi organizaram a festa realizada na quadra esportiva Craque de Bola. Entre os atrativos houve cama elstica, piscina de bolinhas e torneio de futebol, alm do som nativista de Carlos Mariano.

H 17 anos a rua das Crianas realiza o Dia do Vizinho. Cerca de 50 famlias ajudaram Emir Marinho da Silva (Mica) na decorao. O som da banda da Brigada e o sorteio de brindes foram apenas algumas das atraes do domingo. A vereadora Anita a madrinha oficial da rua e ofereceu aos moradores risoto e o bolo comunitrio.

A rua So Gabriel, na Urlndia, reuniu cerca de 1500 pessoas ao som da banda do Maneco e outras apresentaes musicais, atividades recreativas e esportivas, alm da tradicional mateada e do churrasco comunitrio. Participaram ainda, Joo Veiga, grupos Rajada Verbal, Acordes do Corao e Projeto A toque (do percusso Musiart).

Cento e vinte moradores se reuniram na rua Valdir C. Costa. A festa organizada por Srgio Vogt contou com churrasco e risoto, recreaes e a esperada confraternizao do bolo comunitrio de 1,40 m x 80cm. Ajudaram na organizao, Viviane Vogt, Otvio Oliveira, Renan Maciel, Alexandre Pain, Joo Abadi e demais moradores.

Especial
E-mail: redacao@arazao.com.br

DIA DO VIZINHO
H 12 anos acontece o Dia do Vizinho na rua Eugnio Mussoi, no bairro Santos. As atividades comearam s 6h da manh com alvorada, depois chimarro e brincadeiras. tarde, houve ainda desfile das meninas (rainha adulto, juvenil, infantil e bonequinha) e concursos de vizinhos simpatia e casal danantes. Mais de 500 pessoas prestigiaram a festa.

Quarta-feira, 29 de agosto de 2007

10

A festa do Dia do Vizinho comemorou 10 anos na Thomaz Francisco, no bairro Santos. Um grande bolo assinado por Maria Kuffiner animou os cerca de 80 moradores que se revezam na coordenao. Teve torneios com medalhas, concurso de vanero, amigo secreto, sorteio de brindes, almoo com churrasco, mateada e vrias brincadeiras.

11

Sem perder nenhuma edio do Dia do Vizinho, a rua Cndida Vargas, no bairro Medianeira, ano aps ano promove desde a balada da canja (que acontece na vspera, sbado), aos jogos de canastra que no domingo de festa reuniu 12 das melhores duplas da vizinhana. Alm da mateada, do churrasco e do torneio de bocha, houve ainda o tradicional Baile do Ridculo com mais de 300 pessoas.

12

A festa do Dia do Vizinho no Conjunto Residencial Luis Bavaresco comeou na vspera com baile. O domingo foi aberto com caf coletivo e o tradicionalssimo chimarro comunitrio. tarde, houve gincana com diversas brincadei- ras, sorteio de brindes e Baile da Integrao, alm de arroz carreteiro.

13

A chuva no impediu que o Dia do Vizinho, j realizado h 12 anos, na rua Paulo Regis Santos Pereira, fosse um sucesso. A festa foi transferida para o salo de festas da Escola Irmo Jos Oto. A coordenadora Eliane Silveira de Almeida reuniu cerca 275 pessoas.

14

Realizada h 15 anos, a festa na rua 24 de Fevereiro, no Nonoai, iniciou com o campeonato de vdeo game modalidade futebol PS2. O coordenador Anderson dos Santos organizou para a tarde o futebol de rua para preservar o esprito de amizade entre os 350 moradores que participaram das atividades.

15

Na Lagoa Vermelha, no bairro Antnio Reis, o coordenador Beno Schineider Lasch levou os moradores para o salo comunitrio onde foi realizado o caf da manh e o almoo com churrasco e carreteiro. Os jogos de carta e as brincadeiras foram freqentes durante todo o dia. So seis anos do Dia do Vizinho.

Na Quadra 98 da Tancredo Neves, O Dia do Vizinho foi para colocar o assunto em dia e celebrar a amizade. Mais de 65 participantes, entre vizinhos e convidados se deliciaram com um suculento risoto feito pelo Seu Aelzio em um fogo campeiro. A festa teve ainda buffet de sobremesas, msica e dana. A organizao foi da Milene Feltrin.

Circulao e edio de:

A Razo Editora Ltda.


Sede: Rua Paul Harris n 2, Tel.: 3025-5555 Editor: Jos Mauro Batista Coordenadora: Jucimara Irum Reprteres: Elen Almeida, Elisete Tonetto, Marcos Jorge, Ricardo

Ritzel e Sabrina Siqueira Fotografos: Eduardo Barreto, Osvaldo Melo Edio de imagens: Nara Scalcon Diagramadores: Daniele Camargo, Hygino Vasconcellos e Rodrigo Fortes

Especial
E-mail: redacao@arazao.com.br

DIA DO VIZINHO

Quarta-feira, 29 de agosto de 2007

aria Medianeira Souto dos Santos recebeu, no ltimo dia 20, um fogo branco, de quatro bocas, da marca Mueller por ter vencido o concurso de Pes, Bolos e Cucas, promovido pelo Jornal A Razo e patrocinado pelo Dois Irmos Supermercados. A vencedora, de 41 anos, preparou um bolo de brigadeiro e morango. Ela bicampe, pois venceu tambm o concurso do ano passado. Participaram da entrega, no Dois Irmos da rua Demtrio Ribeiro, a diretora-presidente do Jornal A Razo, Zaira de Grandi, e o gerente de compras do Supermercado, Rafael Moraes. O concurso de Pes, Bolos e Cu-

Entregue o prmio do concurso de Pes, Bolos e Cucas


cas parte das comemoraes do Dia do Vizinho, promovido pelo Jornal. A avaliao das receitas aconteceu no ltimo dia 18. A comisso julgadora teve a difcil tarefa de selecionar o bolo, po ou cuca mais criativo, saboroso e de visual mais bonito. Vrias pessoas participaram enviando receitas. Foram selecionadas as dez melhores para que a vencedora fosse ser conhecida. Maria comeou a trabalhar como doceira quando ficou desempregada. Ela faz doces, bombons, bolos e trufas sob encomenda para padarias, mercados e particulares. O segredo amar o que fao. A bicampe disse que ir trocar o fogo por um microondas e outros equipamentos de cozinha que precisava.

Eduardo Barreto/ A Razo

Prmio

Rafael Moraes, Zaira De Grandi e Maria Medianeira dos Santos na entrega do fogo

CM YK

Especial
E-mail: redacao@arazao.com.br

DIA DO VIZINHO

Quarta-feira, 29 de agosto de 2007

12

Os vizinhos da rua Pedro Moraes Germany, bairro Caramelo, se concentraram na casa das coordenadoras Irene Bittencourt da Silva e Mrcia Medeiros. Vrias atividades esportivas e caf colonial estavam planejados, mas a chuva adiou os planos.

O coordenador Ubirajara Andradas, da rua Boa Vista, bairro Salgado Filho, organizou um mutiro com os vizinhos para arrecadar alimentos para a Escola de Educao Infantil Aracy Trindade Caurio. Os 50 Kg foram entregues no dia 27 de agosto, para a diretora Valmi dos Santos.

Na rua Agne, no bairro Joo Goulart, a animao no foi diferente. H 10 anos, a festa regada a muita msica, almoo coletivo e caf colonial. Nem o tempo ruim diminuiu alegria dos moradores. Apareceu at gente querendo fazer bonito no violo.

H 19 anos a vizinhana contagiada pela Festa do Vizinho na Visconde de Pelotas, entre Tuiuti e Olavo Bilac, para alegria do organizador do evento, o professor de Educao Fsica Heitor Luiz Bajotto. Alm da animao e faixas, a distribuio de mensagens.

Nem o frio e as pancadas de chuva fizeram com que fosse menos alegre a reunio dos vizinhos da rua Manoel Ribas. A animao do encontro que acontece h cinco anos ficou por conta da Casual Banda Show a participao de grupo da Melhor Idade.

Na rua Andr da Rocha, na Vila Kennedy, os moradores jogaram bocha e montaram uma rede no meio da rua e se divertiram jogando vlei. Devido a chuva, a festa foi realizada no domingo seguinte, dia 26 de agosto.

CM YK

30

No distrito de Boca do Monte, mais de 150 moradores da Rua Aristides Ziegler participaram da comemorao, que teve ainda a visita do bispo, vereador e secretrio de municpio. Depois do churrasco, a comunidade escolheu a rainha e o rei do local, e ainda o melhor po feito pelos vizinhos.

O salo comunitrio da Capela So Pedro, em Boca do Monte, reuniu os vizinhos do Corredor dos Pivetta, da Cabeceira do Raimundo, da Estncia Velha, do Paso da Ferreira, e ainda convidados de Santa Maria. A festa terminou com um animado sarau.

Especial
E-mail: redacao@arazao.com.br

DIA DO VIZINHO
Uma alvorada festiva com msica e chimarro entre a vizinhana marcou o incio das comemoraes do Dia do Vizinho na Avenida Liberdade, e seguiu com brincadeiras, jogos e um farto churrasco com salada. O ponto alto foi o bailo realizado no fim da tarde.

Quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Os vizinhos da Rua Goinia, no bairro Patronato, decoraram toda a via com bandeiras e bales para a festa, que teve tambm msica o dia todo, churrasco, jogos de futebol, vlei e basquete. Pela tarde, a comunidade escolheu a Garota Rua Goinia com muita msica.
No bairro Patronato, mais de 100 moradores da Rua Padre Alziro Roggia participaram das comemoraes organizadas para a festa dos vizinhos. Esta a maior demonstrao de amor pela cidade, enfatizou o Padre Clementino Marcuzzo, um dos participantes. A festa teve caf da manh, churrasco, ch da tarde, e terminou em um animado sarau. Faz 12 anos que a Rua Amaurilina Portela, no Parque Pinheiro Machado, participa das comemoraes do Dia do Vizinho. Este ano, o coordenador foi o Juliano Burmann, que aqueceu o domingo da vizinhana com brincadeiras, sorteio de brindes e jogos de truco, pife e solo. O ponto alto foi um farto churrasco ao meio-dia, com muita costela e lingia.

Foi a 18 participao no Dia do Vizinho da Rua Cambar, e sempre ressaltando a cultura gacha. A festa teve fogo de cho com mate, apresentaes de msicos tradicionalistas e, claro, um farto churrasco ao meio-dia.
A Rua Justino Couto vizinha da Rua 1 de maio. Ento, todos os moradores resolveram comemorar juntos o Dia do Vizinho, e com muita coletividade. Fogos anunciaram a festa em uma alvorada festiva entre os amigos, que teve ainda apresentaes de msicos, churrasco, risoto e muitas brincadeiras e jogos. Edson da Silva foi o coordenador. Na Tancredo Neves, as Quadras 73, 74, 76 e 77 comemoraram juntas a festa dos vizinhos. O importante para desenvolver a amizade se fazer presente, ressaltou a coordenadora Sonia Conceio. Tanto que 70 moradores compareceram, cada um com sua contribuio, e fizeram uma grande festa com msica, comida e diverso. para ver as pessoas felizes. Assim as coordenadoras Nbia Minuzzi e Vera das Chagas explicam suas motivaes e a dos 52 moradores da Quadra 101, na Tancredo Neves, para o Dia do Vizinho. As comemoraes tiveram muitas brincadeiras, homenagens, e obviamente, muita alegria entre os vizinhos. Ao meiodia, um galeto com salada.

As Quadras 104 e 105 do bairro Tancredo Neves tambm fizeram juntas a sua festa. E nem o frio e a chuva conseguiram atrapalhara programao dos organizadores. Lonas, barracas e garagens tornaram a conversa mais prxima e divertida. Um grupo de pagode e apresentao do As Rebeldes Cover esquentaram ainda mais a festa. Um farto churrasco com tertlia livre e um baile com msica gacha. Esta foi a comemorao do Dia do Vizinho organizada pelos moradores do Residencial Piratini, na Tancredo Neves. A comunidade tambm homenageou moradores mais antigos, novos e amigos. A integrao uma forma de sermos mais atuantes, enfatizou o coordenador Adelar dos Santos.

10

Especial
E-mail: redacao@arazao.com.br

DIA DO VIZINHO
Dana da cadeira, jogos, churrasco, bolo com ch e muita conversa. Essas foram algumas das atraes que animaram os moradores da rua Olavo Bilac, durante a festa do Vizinho. Ano passado, foram mais de 200 participaram do encontro que j acontece h dois anos.

Quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Na Antonio Abrao Berleze, no Bairro Joo Goulart, alm de alvorada festiva, roda de chimarro, almoo coletivo e gincana animaram Dia do Vizinho. Durante a festa foi feita ainda a escolha da Garota e Garoto/2007. Moradores participaram tambm de gincana.

Um festa que j acontece h dez anos na Borges de Medeiros. Nesta edio, alm do suculento churrasco, pelas mos de assadores de mo cheia como Jos Vicente, 49 anos, e Valmor Panhogna, 55 anos, brincadeiras, sorteio de brindes e muita alegria. Confraternizar com a vizinhana cultivar a esperana. Essa foi a mensagem escolhida pelos organizadores para a estria da Festa do Vizinho na avenida Itaimb, no Restaurante do Sesc. Mais de 100 pessoas participaram do evento que teve a presena de grupos da terceira idade e baile.

Na Lucdio Gontan, o almoo com risoto e churrasco deixou o dia dos vizinhos e das crianas da rua mais saboroso. A festa acontece h 10 anos no local. A garotada aproveitou a reunio para aprender novas brincadeiras que se seguiram at o final da tarde. Na rua Otvio Rocha, no Itarar, o encontro acontece h dois anos. Para animar vizinhana, a coordenadora do evento Gladis das Chagas Guimaraes, no mediu esforos para que a festa fosse um sucesso. O dia foi animado pela Banda Out Line e a alegria contagiante do Grupo Vozes do Pampa.

Amigo secreto, roda de chimarro, churrasco e sopo. Essas foram as atividades escolhidas pela organizao da festa do vizinho da rua Guilherme Joo Fabrin, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, para passar o dia. A comemorao acontece h 19 anos no local. Na Luiz Castagno, a festa aconteceu pela primeira vez. Moradores acabaram encontro cedo para participar de festa em outra rua, na Joo Lenz, onde teve at escolha de rainhas. A Coordenadora Elaine Garin, conta que j est elaborando atraes para a prxima edio.

Chimarro, caf com guloseimas, almoo coletivo e sorteio de brindes. Foram atraes que fizeram parte da Festa do Vizinho na Travessa Subestao 40. H cinco anos a festa realizada na rua. Apesar da chuva a animao foi grande.

10

A festa do Dia do Vizinho na rua Joo Lenz, no bairro Joo Goulart, foi bastante animada. Escolha de rainhas, almoo coletivo, brincadeiras e a presena de representantes de beleza da comunidade marcaram evento que teve rua decorada com bales e faixas.

Especial
E-mail: redacao@arazao.com.br

DIA DO VIZINHO
Rua Princesa Isabel, bairro Perptuo Socorro. O coordenador Lisandro Martins e a comunidade entregaram 250 cachorrinhosquentes para a crianada. Aconteceu apresentao do grupo infantil do CTG Tropeiros da Querncia e da Companhia Fulanas de Teatro.

Quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Na rua Padre Manoel da Nbrega, bairro Salgado Filho, a coordenadora Cilce Terezinha da Rosa reuniu os vizinhos para se divertir ao som do conjunto do CTG Bento Gonalves. Entre as brincadeiras, fizeram sucesso o concurso de dana e os desfiles infantil e mirim.

A coordenadora Odete Terezinha da Rosa, da rua La Paz, bairro Chcara das Flores, chamou os 50 vizinhos para confraternizar tarde, quando dividiram bolo, salgadinhos e ch. H oito anos a comunidade comemora o Dia do Vizinho.

Com a faixa Vizinho no se compra, se conquista, os vizinhos da rua Helmut Kim, bairro Divina Providncia, foram recepcionados pela coordenadora Jandira de Oliveira. tarde, a comunidade fez eleio da Associao Comunitria da Vila Brenner.

Pelo quinto ano consecutivo, os vizinhos da rua Pedro Moraes Germany, bairro Caramelo, fizeram um churrasco para comemorar a data. O coordenador Roque Fernando Alves sempre pede que os amigos levem alimentos no perecveis para doar Aldeia SOS.

A festa coordenada por Celis Cristina Santana, da rua Lavras do Sul, bairro Jucelino Kubistchek, teve sorteio do Rei e Rainha entre os moradores. O pessoal se divertiu com a brincadeira vaca-parada, que consiste em laar um cavalete de madeira. Teve ma-do-amor e algodo-doce.

CM YK

O mercado da coordenadora Elci Toneto foi o cenrio da festa do Dia do Vizinho da rua das Bergamoteiras, bairro Prado. Em torno de 90 pessoas participaram do churrasco ao meio-dia. Os componentes do bloco de carnaval 100 Noo se divertiram ao som do DJ Maurcio Souza.

Pela terceira vez os moradores da avenida Ulisses Guimares, bairro Nova Santa Marta se reuniram para comemorar com os vizinhos. A coordenadora Maria Elisabete Rezende Pinheiro organizou alvorada festiva e escolha da Boneca da Rua entre as crianas presentes.

You might also like