You are on page 1of 5

Parte

Objetivos: Estes tutoriais traro uma srie de tpicos sobre matemtica bsica de nvel primrio e secundrio e que so pontos fundamentais em concursos pblicos realizados, e at mesmo podem servir como fonte de consultas e recursos. Neste dcimo tutorial ser visto o sistema mtrico decimal, bem como sero colocados exemplos para fixao de contedo. Este tutorial no tem como objetivo ser apenas a nica fonte de leitura, sendo necessrio o estudo em livros tcnicos e um acompanhamento personalizado em questes de maior abrangncia, porm serve como uma fonte de direcionamento e consulta.

SISTEMA MTRICO DECIMAL


* Definio O SISTEMA MTRICO DECIMAL parte integrante do Sistema de Medidas. adotado no Brasil tendo como unidade fundamental de medida o metro. O Sistema de Medidas um conjunto de medidas usado em quase todo o mundo, visando padronizar as formas de medio. Deste os tempos passados os povos criavam seu mtodo prprio de unidades de medidas. Cada um, desta forma, tinha seus prprios mtodos de medio. Com o comrcio crescente e em expanso na poca, ficava cada vez mais complicado operar com tamanha diversidade de sistemas de medidas e a troca de informaes entre os povos era confusa. Assim foi necessrio que se adotasse um sistema padro de medidas em suas respectivas grandezas. Ento no ano de 1971, um grupo de representantes de diversos pases reuniu-se para discutir a forma de adotar um sistema de medidas nico que facilitasse a troca de informaes entre os povos. Foi desenvolvido o sistema mtrico decimal. * O metro O termo metro oriundo da palavra grega mtron e tem como significado o que mede. Estabeleceu-se no princpio que a medida do metro seria a dcima milionsima parte da distncia entre o Plo Norte e Equador, medida pelo meridiano que passa pela cidade francesa de Paris. O metro padro foi criado no de 1799 e hoje baseado no espao percorrido pela luz no vcuo em um determinado perodo de tempo. * As primeiras medies No mundo atual, temos os mais diversos meios e instrumentos que permitem ao homem moderno medir comprimentos. Porm nem sempre foi desta forma, h 3.000 anos, quando no se existia os recursos atuais, como o homem fazia para efetuar medidas de comprimentos? Esta necessidade de medir espaos to antiga quanto necessidade de contar. Quando o homem comeou a construir suas habitaes e desenvolver sua agricultura e outros meios de sobrevivncia e desenvolvimento econmico, que se fazia necessrio medir espaos, ento houve ai a necessidade de se medir espaos. Desta forma, para medir espaos o homem antigo, tinha como base seu prprio corpo, por isto que surgiram: polegadas, a braa, o passo, o palmo. Algumas destas medidas ainda so usadas at hoje, como o caso da polegada.

H algum tempo, o povo egpcio usava como padro para comprimento, o cbito, que a distncia do cotovelo a ponta do dedo mdio. Como as pessoas, claro, tem tamanhos diferentes, o cbito variava de uma pessoa para outra, fazendo com que houvesse muita divergncia nos resultados finais de medidas. Ento, vendo este problema de variao de medidas, o povo egpcio resolveu adotar uma outra forma de medir o cbito, passaram ento ao invs de usar seu prprio corpo, a usarem uma barra de pedra como o mesmo comprimento, assim deu-se origem ento o cbito padro. Como era impossvel realizar medies em extenses grandes, o povo egpcio ento comeou a usar cordas, para medir grandes reas. Tinham ns que eram igualmente colocados em espaos iguais, e o intervalo entre estes ns, poderia medir x cbitos fixos. Desta forma de medio com cordas, originou-se o que chamamos hoje de trena. * Mltiplos e submltiplos do Metro Como o metro a unidade fundamental do comprimento, existem evidentemente os seus respectivos mltiplos e submltiplos. Os nomes pr-fixos destes mltiplos e submltiplos so: quilo, hecto, deca, centi e

mili.

Veja o quadro:

Os mltiplos do metro so usados para realizar medio em grandes reas/distncias, enquanto os submltiplos para realizar medio em pequenas distncias. No caso de haver necessidade de fazer medies milimtricas, onde a preciso fundamental, podem-se utilizar as seguintes medies:

No caso de haver necessidade de fazer medies astronmicas, pode-se utilizar a seguinte medio:

Ano-Luz a distncia percorrida pela luz em um ano. * Nomes e funes de algumas medidas

* Leitura das Medidas de comprimento Podemos efetuar a leitura corretas das medidas de comprimento com auxilio de um quadro chamado quadro de unidades. Exemplo: Leia 16,072 m

Aps ter colocado os respectivos valores dentro das unidades equivalentes, l-se a parte inteira acompanhada da unidade de medida do seu ltimo algarismo e a parte decimal com a unidade de medida o ltimo algarismo.

Veja outros exemplos de leitura: 8,05 km = L-se assim: Oito quilmetros e cinco decmetros 72,207 dam = L-se assim: Setenta e dois decmetros e duzentos e sete centmetros 0,004 m = L-se assim: quatro milmetros * Transformar unidades Este um item que muito pedido em grande parte de concursos que exigem matemtica, e justamente onde muitas pessoas que estudam este tema tem comprometido seus resultados. Observe a tabela abaixo:

Agora observe os exemplos de transformaes 1) Transforme 17,475hm em m

Para transformar hm (hectmetro) em m (metro) - observe que so duas casas direita - multiplicamos por 100, ou seja, (10 x 10). 17,475 x 100 = 1747,50 Ou seja 17,475 hm = 1747,50m 2) Transforme 2,462 dam em cm

Para transformar dam (Decmetro) em cm (Centmetro) observe que so trs casas direita multiplicamos por 1000, ou seja, (10 x 10 x 10). 2,462 x 1000 = 2462 Ou seja 2,462dam = 2462cm 3) Transforme 186,8m em dam.

Para transformar m (metro) em dam (decmetro) observe que uma casa esquerda dividimos por 10.

186,8 10 = 18,68 Ou seja 186,8m = 18,68dam 4) Transforme 864m em km.

Para transformar m (metro) em km (Kilmetro) observe que so trs casas esquerda dividimos por 1000. 864 1000 = 0,864 Ou seja 864m = 0,864km Obs. Os quadros das medidas foram colocados em cada operao repetidamente, de propsito, para que haja uma fixao, pois fundamental conhecer decoradamente estas posies. Nas prximas lies veremos mais sobre os principais temas de matemtica para concursos.

You might also like