You are on page 1of 13

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 640-652, dezembro 2008

Urgncia subjetiva e clnica psicanaltica*

Roberto Calazans Anglica Bastos

640

Nosso objetivo delimitar o que chamado de urgncia subjetiva e seu tratamento em instituies de sade mental. Diferentemente da simples urgncia ou da emergncia clssica, a urgncia tornada subjetiva pelo acolhimento do psicanalista pode ser considerada em trs momentos da clnica: o momento da precipitao que leva o sujeito instituio; aquele da recepo do caso na instituio; e o do encaminhamento para o tratamento. Palavras-chave: Psicanlise, urgncia subjetiva, sade mental

* Trabalho apresentado no III Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental/ IX Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental realizados em Niteri (RJ) entre 4 e 7 de setembro de 2008. Financiamento: bolsa de Estgio Tcnico fornecida a Roberto Calazans e bolsa do CNPq a Anglica Bastos.

SADE MENTAL

Introduo Visamos apresentar e discutir a natureza e os efeitos de um novo dispositivo clnico-institucional intitulado de urgncia subjetiva e orientado pela clnica psicanaltica. Entendemos por urgncia subjetiva um dispositivo de acolhimento aos sujeitos em crise, que so levados a instituies a partir de demandas variadas (familiares, vizinhos, bombeiros, policiais, guardas municipais, SAMU etc.), com o pedido de acolhimento emergencial do sofrimento psquico. O dispositivo consiste, inicialmente, em acolher a criana, adolescente ou adulto e extrair, atravs de uma escuta diferenciada, aquilo que permaneceu em estado de intenso embarao ou esmagamento do sujeito ou, em alguns casos, o que foi transformado em puro ato com a subtrao da palavra. Essa quebra do discurso revela o que insuportvel e sem mediao para o sujeito, levando-o algumas vezes passagem ao ato, o que coloca em risco sua existncia e a dos outros. Esse dispositivo sustenta a aposta no compromisso do sujeito com o seu padecimento, isto , a aposta de que a palavra do paciente produza enigmas que suscitem demanda para a continuidade do tratamento.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 640-652, dezembro 2008

641

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

642

A clnica com sujeitos em grave sofrimento psquico compreende alguns momentos crticos, que muitas vezes coincidem com o desencadeamento de um quadro psictico ou crises neurticas graves. Esse desencadeamento capaz de gerar atos cometidos por esses sujeitos em nome de um sofrimento psquico que no cessa somente com a prescrio de medicao psicotrpica, mas requer uma estrutura mais complexa de acolhimento e cuidado. O trabalho na urgncia subjetiva pretende restituir a esses adolescentes ou crianas um lugar de sujeitos. Testemunhamos em nossa prtica que nos dias atuais as crianas e os adolescentes, por no responderem ao modelo de produo capitalista, ocupam no contexto social um lugar mais vulnervel.1 A proposta psicanaltica de trabalho dentro do dispositivo de urgncia subjetiva no pretende dar conta de uma urgncia social, econmica, ou estritamente mdica. Isto quer dizer que o trabalho de urgncia subjetiva, entendido como um dispositivo dentro de uma perspectiva discursiva, deve permitir ao sujeito captar a causa da ruptura que provocou a crise. Espera-se tambm que, a partir da, ele venha a trabalhar para que o tratamento inaugure um tempo que no seja o da pressa, mas um tempo de interrogao sobre si prprio atravs do recurso palavra, prescindindo das passagens ao ato, que o colocam em risco. A questo em jogo abrir um espao de criao para o sujeito, onde ele ser convidado a inventar um modo de se haver com o insuportvel, uma inveno singular que possa dar contorno ao real avassalador que se apresenta no momento da sua entrada em emergncia. No Instituto Municipal Philippe Pinel, no Rio de Janeiro, o dispositivo de urgncia subjetiva foi instalado em 2006. Atualmente, dois leitos so destinados internao infanto-juvenil. Em 2008, enquanto dezesseis casos encontram-se em atendimento na equipe de urgncia e nas oficinas, contam-se quatro internaes, dentre as quais uma data do ano anterior, uma corresponde a uma reinternao e duas a casos novos (Dias; Pinheiro, 2008). Sem o dispositivo, presume-se que alguns casos teriam sido encaminhados para internao em outras instituies, caso dispusessem de vagas. Na presena do dispositivo, esses dois leitos freqentemente esto desocupados, enquanto os casos que teriam recebido o encaminhamento de internao 16 continuam em atendimento na urgncia subjetiva ou encontraram outros encaminhamentos tanto internos quanto externos. Alguns pontos que vo alm da introduo do dispositivo justificam uma problematizao sobre a urgncia subjetiva.

1. Como lembra Eric Laurent, em cada remodelao social importante, as crianas, que so as mais indefesas, foram as vtimas designadas (2006, p. 23).
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 640-652, dezembro 2008

SADE MENTAL

1. Qual a especificidade de uma urgncia subjetiva que leva necessidade de estabelecer um dispositivo de atendimento com o mesmo nome? O que podemos chamar, em termos fenomnicos, de urgncia subjetiva? 2. Esse dispositivo institucional tem qual tipo de estrutura: a de determinao de um diagnstico e encaminhamento para o tratamento ou a de uma modalidade de tratamento que segue a orientao psicanaltica? 3. Tratando-se de clnica analiticamente orientada, a urgncia subjetiva corresponde a uma modalidade peculiar de entrevista preliminar ou a uma variao do atendimento psicanaltico em instituio?

A urgncia na clnica do sujeito Um exame da literatura revela que a expresso urgncia subjetiva pode ser considerada em trs momentos da clnica (Sotelo et al., 2007; Seldes et al., 2007): o momento da precipitao que leva o sujeito instituio; o momento da recepo do caso na instituio; e o momento do encaminhamento para a conduo do tratamento. Ou seja, quando estamos s voltas com a urgncia subjetiva devemos estar atentos a essas variaes da expresso. Mas o que uma urgncia? preciso saber, em primeiro lugar, em torno de que h urgncia. Em torno de que questes podemos dizer que uma resposta urge? A urgncia advm em torno das questes colocadas por Lacan na abertura do Seminrio sobre os escritos tcnicos de Freud o pai, a sexualidade e a morte , ou seja: em torno de trs maneiras distintas de pensar a alteridade e contingncia (1953-1954/1986, p. 10) Quando falamos que algo urgente, isso significa que no podemos deixar para amanh. No caso das questes levantadas por Lacan, so questes que no se pode adiar e para as quais no se tem uma resposta determinada para dar. em torno dessa resposta que um dispositivo deve se ater. Pois as respostas tm, por um lado, uma determinada estrutura e, por outro, comportam uma dimenso de inveno, o que nos leva a considerar nesse dispositivo a importncia do diagnstico diferencial. Tambm podemos colocar o problema da seguinte maneira: como definir uma urgncia a partir de conceitos psicanalticos? Podemos apelar para a angstia tal como definida por Lacan: a angstia uma irrupo do real no simblico (1962-1963, p. 178) e isso leva a uma urgncia, ou seja, busca de uma resposta rpida a esse encontro que podemos chamar de traumtico.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 640-652, dezembro 2008

643

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

644

Mas essa definio de urgncia genrica, no especifica o que se pretende chamar de casos de urgncia subjetiva como uma modalidade distinta dos casos que podemos designar, usando uma expresso clssica de Freud, de neurose de transferncia.2 Como, ento, caracterizar a urgncia subjetiva? Belaga (2007) nos diz que a urgncia subjetiva a demanda de todo paciente em situao de crise. Essa definio nos solicita definir o que podemos entender por crise. De todo modo, a definio pela crise aponta para uma ruptura, o que traz uma escanso temporal um antes e um depois e uma irrupo de algo que podemos chamar de traumtico, seja da ordem de um desencadeamento psictico, ou de uma despersonalizao neurtica. Sotelo (2007) especifica ainda mais ao dizer que a urgncia da ordem do que no pode esperar, o emergente e disruptivo. Seldes nos fala de um momento que sempre pontual em que algo se torna insuportvel e Cors (2007), lembrando um texto de Lacan de 1949, fala de uma conjuntura da emergncia. A problematizao pertinente se considerarmos que a demanda clssica de tratamento aquela endereada ao analista devido ao enigma sobre o gozo do sujeito ocorre a partir de uma precipitao. Como lembra Michel Silvestre (1986), uma srie de pessoas vive com seus sintomas sem que isso as leve a procurar um analista. Ou seja, por uma modalidade de lao com outro se tornar problemtica que uma precipitao acontece em direo ao analista como aquele que pode responder. Assim, uma precipitao se d tambm em torno de algo que para o sujeito uma urgncia, mesmo que sua relao com o Outro ainda seja mantida devido demanda. Ou seja, ela se estrutura em torno de alguns significantes que no se fragmentaram. Desse modo, para que a urgncia subjetiva seja alada ao nvel de conceito psicanaltico, necessrio diferenci-la da demanda que chamaremos de clssica. Geralmente os casos de urgncia so encaminhados para instituies ditas

2. Essa definio de urgncia tambm importante para no cairmos no assistencialismo da Psicologia dos Desastres que pensa o mesmo to-somente como a perda de algo de ordem bsica, de sobrevivncia, para o sujeito, e no a partir de certa dissoluo de seu universo simblico, por um lado, e de uma resposta do sujeito a essa dissoluo, por outro. E tambm para no cairmos em um discurso sociolgico que diz que o mundo mudou, h mais catstrofes hoje do que outrora etc. Como diz Gustavo Coro (1965, p. 10), onde est o homem, est o gemido. Desde a aurora dos tempos h esse lamento de que vivemos em uma catstrofe. Sobre catstrofes antigas basta pensar a peste negra da Idade Mdia, o massacre das civilizaes indgenas americanas, o terremoto de Lisboa do sculo XVII etc. Da a importncia de valorizarmos aqui as modalidades de resposta do sujeito antes de atribuir toda causalidade ao social.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 640-652, dezembro 2008

SADE MENTAL

de sade seja por familiares, seja pelo poder pblico , o que nos leva necessidade de estruturar as coordenadas da diferena entre demanda e encaminhamento. Sabemos que a distino entre demanda e encaminhamento no se sobrepe inteiramente a tratamento em consultrios e tratamentos em instituies. H casos em que a demanda dirigida s instituies de sade mental, assim como h casos que so encaminhados para consultrios. Nos casos que qualificamos como urgncia, podemos dizer que da ordem de encaminhamento, uma vez que a irrupo de um acontecimento que se torna traumtico no afeta to-somente o sujeito, mas tambm o Outro social e institucional. So fenmenos que Eric Laurent diz que tocam o real: o trauma, a alucinao, o gozo perverso. O neurtico tambm passa por momentos de angstia que podem lhe dar uma idia desses fenmenos (2006, p. 28). Nesse sentido, essa distino entre demanda e encaminhamento pode ser considerada uma primeira distino para qualificar a diferena especfica do que chamado de urgncia subjetiva. Aqui necessria uma especificao trazida por Sotelo (2007): no momento da precipitao, a urgncia ainda no subjetiva e sim generalizada. Assim, a urgncia s se torna subjetiva por intermdio de uma operao analtica, quando ela se situa em torno de alguns significantes. A conseqncia dessa caracterstica genrica inicial da urgncia ela ser endereada no ao consultrio, mas a instituies, e assumir mais a forma de encaminhamento feito ao poder pblico, do que a forma prpria da demanda formulada pelo prprio sujeito a partir de um sintoma que aponta para um enigma, como define Botto (2007). As outras duas especificidades nos so dadas por Guillermo Belaga, ao falar dos fenmenos clnicos da certeza situados como pr-delirantes e da angstia situado como trauma e como acontecimento. Podemos, ento, em uma primeira aproximao, fazer o seguinte quadro comparativo entre os casos que podemos chamar de clssicos e os casos de urgncia. A. anttese: demanda encaminhamento B. anttese: enigma certeza C. anttese: sintoma angstia Podemos, ento, concluir que, no nvel dos fenmenos, a urgncia se torna subjetiva devido ao dispositivo de recepo do caso. Isso porque no incio ela uma demanda no situvel ao nvel do significante que possibilita a transferncia com um analista e sim com a instituio, transferncia no analtica ou lato sensu. Essa especificidade deve ficar mais clara para podermos pensar que o dispositivo da urgncia seja da ordem do encontro com um analista. Essa preciso se torna necessria principalmente se levarmos em considerao que podemos definir a urgncia generalizada como a urgncia definida pelo
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 640-652, dezembro 2008

645

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

646

Outro. Nesse caso, a urgncia nos dias atuais definida a partir do princpio da utilidade e do bem-estar e tem como prtica a medicalizao em seu amplo aspecto da farmacopia aos condicionamentos e como critrio de eficcia a reduo dos chamados transtornos no esquecendo que a noo de transtorno aponta para uma ordem estabelecida ou uma ordem a ser seguida. Assim, temos o surgimento da urgncia no sentido de que para um sujeito qualquer coisa pode se tornar traumtica, gerando transtornos basta conferir o uso da depresso como categoria maior da clnica. Ora, onde temos a massificao, no temos a dissimetria essencial para o surgimento do sujeito. Ele, o sujeito, vai ter que arranjar novos modos de se haver com suas questes. A urgncia generalizada entra aqui. Uma das modalidades dessa massificao a categorizao. Hoje fcil categorizar os diversos sintomas e formar uma tipologia: sndrome do pnico, anorexia, bulimia, toxicomanias, depresso, violncia, adolescncia. A lista infinita e heterognea por no se remeter formalizao clnica. Com a massificao, a modalidade de resposta , quase sempre, da ordem da angstia, pois a massificao nada mais do que uma modalidade de aparecimento de identificao, como bem demonstra Recalcati (2003) a propsito dos grupos monossintomticos. Da a noo de urgncia generalizada poder ser tomada em dois sentidos que no so excludentes, mas de nveis distintos: generalizada por no destacar a singularidade do sujeito e partir do Outro; generalizada por partir da idia de que o transtorno geral. E aqui temos uma caracterstica curiosa: essa uma modalidade de identificao que, aos olhos do Outro utilitarista, deve ser corrigida. Do ponto de vista da psicanlise, se houver demanda, ela deve ser tratada, pois continua a ter como orientao apontar para a falha da identificao, ou para seu logro. Nesse ponto podemos entender a urgncia subjetiva como um fenmeno a ser construdo a partir de um dispositivo que permita a elaborao de uma causa que divida o sujeito e faa com que uma separao a essas identificaes sintomticas opere. Relembrando Lacan em A direo do tratamento e os princpios de seu poder (1958/1998), o psicanalista no pode ceder em relao a sua tica na poca chamou de poltica que determina os fins de sua prtica. Como bem colocou Vronique Mariage (2007, p. 59), no h psicanlise aplicada sem psicanlise pura. Caso contrrio seria ceder, no s mudanas de uma poca, mas ao discurso que pretende que essas mudanas sejam um fato indelvel e no um fato de discurso que pode ser analisado. Segundo Musachi (2007), a recepo como dispositivo divide o tempo em dois (nesse aspecto h uma diferena com Belaga, para quem a urgncia subjetiva vai da recepo at o final do tratamento) e com dois analistas diferentes em
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 640-652, dezembro 2008

SADE MENTAL

cada um: aquele que fez a recepo do caso e aquele que conduz o tratamento. O que a leva a colocar a seguinte questo: como fazer desse encontro um encontro analtico? Encontramos uma orientao de resposta no texto de Belaga. Sobre o dispositivo de recepo do caso, Guillermo Belaga (2007) afirma que sua funo isolar um significante mestre, torn-lo legvel para ordenar a lgica do tratamento. Podemos dizer que tem a pretenso de produzir um efeito teraputico que os lacanianos do Campo Freudiano chamam de rpido. Mas no somente isso: isolar um significante mestre uma tentativa de produzir a abertura do inconsciente e, conseqentemente, a orientao para um saber que produza a transferncia. Desse modo, seguindo Lacan (1958), podemos estabelecer que se trata de um dispositivo de tticas orientado pela tica da psicanlise. Sua funo tornar possvel a estratgia a transferncia que possibilitar o tratamento pela via da singularidade. No podemos esquecer que nos casos de urgncia subjetiva temos uma modalidade de procura de tratamento que mais da ordem de encaminhamento do que perturba o social; da no ser gratuita a definio de sade mental de Miller (1998, p. 289): a ordem pblica. Esse encaminhamento busca uma resposta tpica que, na verdade, sutura o sujeito. Abrir essa sutura permitir que o sujeito aparea e invente outra sada. Botto segue essa mesma orientao ao afirmar que a urgncia ensina que a apario dramtica de alguns significantes na primeira entrevista pode balizar a direo da cura ao longo do tratamento (2007). Aqui aparece, por outro lado, um significante importante: entrevista. A recepo assume, desse modo, a mesma estrutura de uma entrevista em psicanlise, que Lacan chamou de preliminar. um preliminar ao tratamento. E possibilita o que afirma Seldes sobre esse dispositivo de recepo: re-introduzir a dimenso subjetiva situar escanses que comportam um resultado parcial que modifica o problema (2007). Da a importncia das antteses que colocamos a propsito da urgncia como fenmeno clnico. Essas antteses so importantes para a determinao do diagnstico da estrutura clnica e para o estabelecimento da orientao do tratamento. Podemos fazer essa primeira grande diviso, mesmo que no deixemos de considerar uma srie de fenmenos que relevam do que conhecido nos dias de hoje como psicose ordinria. Nesta, mesmo que tenhamos fenmenos da ordem de uma certeza o que leva ao diagnstico de uma psicose , no encontramos um desencadeamento clssico que marque a ruptura radical do sujeito com o lao social, o que sugeriria uma neurose. algo da ordem do que Massimo Recalcati, em contraponto a uma clnica da falta, chamou de clnica do vazio, na qual aparecem fenmenos de anorexia, bulimia e toxicomanias. Ainda assim, Massimo Recalcati atenta para a necessidade de fazer o diagnstico estrutural para no
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 640-652, dezembro 2008

647

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

648

cair na tentao de pluralizao das estruturas clnicas sem encontrar os operadores dessas estruturas. Ao traar o conceito de demanda, Jacques-Alain Miller lembra que uma demanda de anlise suportada pela idia de sada, ou melhor, a antecipao da sada que precipita a entrada em anlise (1998, p. 440). Mesmo sabendo que esse apenas um aspecto da definio de demanda, ela nos indica uma orientao para pensar a urgncia subjetiva por diferenciao: quando estamos s voltas com urgncias, ser que podemos caracterizar uma antecipao da sada? No uma procura do sujeito pela instituio e sim um encaminhamento, um ato do Outro que, afetado pela resposta do sujeito, o encaminha para instituio. Desse modo, o que significa oferecer um dispositivo de urgncia subjetiva que no pretende se colocar na posio de mestria? oferecer ao sujeito a oportunidade de formular sua questo, sem ratificar a posio do Outro que o encaminhou para instituio, e dar-lhe oportunidade de se defender dos destinos da doena mental: hospitalizao, segregao, medicalizao. Pois no podemos esquecer que nesses casos a demanda est necessariamente do lado do Outro que antecipa um fim no sentido de finalidade teraputica para o sujeito. E por isso preferimos falar em precipitao, em vez de demanda, pois a precipitao no deixa de envolver uma resposta do sujeito em relao ao Outro que rateia. O Outro tambm rateia na neurose, mas ali ao menos fica ou uma demanda de sentido ou de amor. E, se h demanda, porque h Outro. Mas isso tambm no especifica a resposta do analista frente a ela, como aponta Alfredo Zenoni (2001). No basta situar a psicanlise como experincia de fala, pois isso as psicoterapias tambm so. Trata-se, antes, de dar condio de passar de dois tipos de demanda genricos a um tipo de demanda analtica. Ou seja, como fazer com que o sujeito entre em um discurso especfico como o da psicanlise? Uma primeira resposta no responder a demanda do sujeito, pois ela se apresenta como o que Zenoni chama de demanda epistmica ou teraputica. A demanda epistmica aquela em que h atribuio de saber ao Outro sem haver um sofrimento que justifique uma demanda de tratamento. So algumas demandas de anlise para se tornar analista, as de autoconhecimento nas quais o sujeito no quer engajar nenhuma mudana subjetiva. A demanda teraputica j envolve um sofrimento, envolve alguns aspectos transferenciais, mas ela prima por uma afetividade na qual est em jogo mais o amor do Outro e a ratificao do sofrimento, sem a formulao de um questionamento sobre si. Zenoni aponta a conjugao dessas duas demandas a de um saber que leva a um questionamento sobre o sofrimento, sobre como o sujeito tornou-se um problema para si mesmo. Em uma palavra: as duas vertentes conjugadas resultam em um sintoma analtico em que a dimenso do enigma aberta. esse sintoma, chamado de analtico, a condio de entrada no
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 640-652, dezembro 2008

SADE MENTAL

discurso analtico: uma interseco entre um insuportvel com a formulao de uma questo. Consideremos uma distino proposta por Silvestre (1986). Ele distingue queixa e sofrimento. A queixa, de acordo com ele, est envolvida em um dizer e, como todo dizer, envolve a relao com o Outro. No entanto, ele lembra que, como todo dizer amparado em palavras e as palavras voam, uma mera queixa no suficiente para sustentar uma demanda decidida de anlise, pois ela indiferenciada ou a busca de que se escute a queixa sem a formulao de uma questo que permita ao sujeito associar livremente e deslocar o investimento libidinal do significante da queixa. Desse modo, a queixa s uma fala sem a implicao do sujeito em seu sintoma. o caso do sujeito que se queixa ao analista e ao padre, ao vizinho, ao chefe etc., sem que se formule uma questo sobre seu sofrimento. J o sofrimento da ordem da paixo. Aqui o sujeito pode permanecer em seu sofrimento sem ao menos demandar um tratamento, pois essa demanda poderia colocar em questo o ganho secundrio de seu sofrimento. Justamente quando esse ganho secundrio se perde, aparece em primeiro plano a dimenso do desprazer, um limiar de insuportabilidade ultrapassado, ocorrendo uma precipitao na busca de tratamento. Esse sofrimento serve de modo para o sujeito estabelecer as coordenadas de seu espao social, e abandonar esse sofrimento de maneira abrupta , ao contrrio do que possa parecer primeira vista, destituir uma maneira de lao com o Outro estabelecida pelo sujeito. Um exemplo que Freud (1916, p. 331) traz disso o dos arruinados pelo xito, o caso de sujeitos que tm a neurose desencadeada justamente quando realizam aquilo que mais desejam: a falta e o sofrimento no servem mais de ponto de apoio no Outro e nada foi colocado no lugar. No entanto, quando aborda o surgimento da transferncia como demanda de amor, ou seja, como resistncia ao trabalho de anlise, Freud chama a ateno para o fato de que essa inrcia de paixo retorna. Esse amor que, como todo amor, exige a reciprocidade e a homeostase, contrrio ao deslocamento dos investimentos no sintoma, proposto pelo trabalho de associao livre. Isso significa que no basta sofrer para precipitar-se a um tratamento, assim como no basta se queixar para permanecer no mesmo. necessrio que um sintoma se configure como um enigma para um sujeito, que a fala formule uma interrogao sobre o sofrimento para que o sujeito se engaje em um tratamento, direcionando esse sintoma a um analista. E isso se faz com o provocar no sujeito um desejo de mudana.

649

Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 640-652, dezembro 2008

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

Para concluir Na urgncia subjetiva, tanto no sentido do dispositivo quanto no fenomnico, o empenho do analista est comprometido com o advento do sujeito ali onde o padecimento domina e o corpo social solicita uma soluo para o impossvel de suportar. Nesse sentido, a urgncia, seja generalizada, seja subjetiva, no se confunde com a emergncia, no sentido psiquitrico do termo. O interesse do dispositivo para rea da sade mental compreende a diminuio dos casos de internao e de reinternao, embora esse recurso algumas vezes se mostre necessrio promoo de uma modalidade de cuidado alternativo. Se seguirmos os princpios da psicanlise nos servios de recepo, no podemos deixar de considerar alguns aspectos: a escuta dos significantes eleitos pelo sujeito, mesmo em surto de fragmentao esquizofrnica ou em uma crise autstica; o que o analista como funo e sua visada na retificao subjetiva como operador; alm de no esquecer que a urgncia subjetiva se consolida em instituies, o que traz problemas especficos para a direo do tratamento.

650

Referncias
BELAGA, G. et al. Resonancias en la Ciudad: respuestas a la urgencia subjetiva. III Encontro Americano do Campo Freudiano. Disponvel em: <http:// www.eamericano.org.>. Acesso em: 21 out. 2007. BOTTO, S. et al. La variedad de la prctica: del tipo clnico al caso nico en psicoanlisis. III Encontro Americano do Campo Freudiano. Disponvel em: <http:// www.eamericano.org>. Acesso em: 21 out. 2007. CORO, G. O desconcerto do mundo. Rio de Janeiro: Agir, 1965. CORS, R. et al. Tiempos lgicos en una urgencia subjetiva. III Encontro Americano do Campo Freudiano. Disponvel em: <http://www.eamericano.org>. Acesso em: 21 out. 2007. DIAS, V.; PINHEIRO, F. A urgncia subjetiva no Instituto Phillipe Pinel. Trabalho no publicado, 2008. FREUD, S. (1916). Alguns tipos de carter encontrados no trabalho psicanaltico. In: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. XIV, p. 351-380. LACAN, J. (1953-54). O seminrio. Livro 1. Os escritos tcnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986. ____ . (1962-63). O seminrio. Livro 10. A angstia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 640-652, dezembro 2008

SADE MENTAL ____ . (1958). A direo do tratamento e os princpios de seu poder. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 591-652. LAURENT, . Hijos de trauma. In: BELAGA, G. (Org.). La urgencia generalizada. Buenos Aires: Grama, 2006. p. 23-30. MARIAGE, V. No h psicanlise aplicada sem psicanlise pura. In: Pertinncias da psicanlise aplicada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. p. 59-68. MILLER, J.-A. Demanda e desejo. In: Lacan elucidado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. MUSACHI, G. Pausa, un uso possible. III Encontro Americano do Campo Freudiano. Disponvel em: <http://www.eamericano.org>. Acesso em: 21 out. 2007. RECALCATI, M. Clinica del vazio. Madri: Sintesis, 2003. SELDES, R. et al. La admisin en el dispositivo de PAUSA. III Encontro Americano do Campo Freudiano. Disponvel em: <http://www.eamericano.org>. Acesso em: 21 out. 2007. SILVESTRE, M. A transferncia. In: Maana el psicoanalisis. Buenos Aires: Manantial, 1986. p. 35-67. SOTELO, J. et al. Cuando el psicoanlisis no responde a lo que le es histricamente tpico: Los nuevos centros de atencin psicoanaltica. III Encontro Americano do Campo Freudiano. Disponvel em: <http://www.eamericano.org>. Acesso em: 21 out. 2007. ZENONI, A. Volont du jouissance et responsabilit du sujet. Quarto, Bruxelles, n. 73, p. 13-16, mar. 2001.

651

Resumos
(Urgencia subjetiva y clnica psicoanaltica) Nuestro objetivo es delimitar lo que se llama la urgencia subjetiva y su tratamiento en las instituciones de salud mental. Diferentemente de la simple urgencia o de la emergencia clsica, la urgencia tornada subjetiva por el acogimiento del psicoanalista puede ser considerada en tres momentos de la clnica: el momento de la precipitacin que lleva al sujeto a la institucin; el de la recepcin del caso en la institucin; y el de la orientacin para el tratamiento. Palabras claves: Psiconlisis, urgencia subjetiva, salud mental (Urgence subjective et clinique psychanalitique) Notre objectif est de dlimiter ce qui est appel urgence subjective et son traitement dans les institutions de sant mentale. la diffrence de lurgence simple
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 640-652, dezembro 2008

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

ou de lurgence classique, lurgence devenue subjective par laccueil du psychanalyste peut tre divise en trois moments cliniques: le moment de la prcipitation qui amne le sujet linstitution; celui de la rception du cas linstitution; et celui de la mise sous traitement du sujet. Mots cls: Psychanalyse, urgence subjective, sant mentale (Subjective urgency and the psychoanalytic clinic) The objective in this article is to delimit what is known as subjective urgency and its treatment in mental health institutions. Subjective urgency differs from simple urgency and classical emergency in that it has become subjective because the psychoanalysts reception can be considered as consisting of three clinical moments: the moment of precipitation that takes the subject to the institution, the moment of reception at the institution, and treatment itself. Key words: Psychoanalysis, subjective urgency, mental health

Verso inicial recebida em outubro de 2008 Verso aprovada para publicao em outubro de 2008

652
ROBERTO CALAZANS Doutor em Teoria Psicanaltica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (Rio de Janeiro, RJ, Brasil); professor do Programa de Ps-Graduao em Psicologia da Universidade Federal de So Joo del Rei (So Joo del Rei, MG, Brasil); bolsista de estgio tcnico da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de Minas Gerais FAPEMIG (Belo Horizonte, MG, Brasil). Rua Joo da Mata, 200/104 36301-444 So Joo del Rei, MG, Brasil Fone: (32) 3371-1298 e-mail: roberto.calazans@gmail.com ANGLICA BASTOS Psicanalista; doutora em Psicologia Clnica pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC-SP (So Paulo, SP, Brasil); professora no Programa de Ps-Graduao em Teoria Psicanaltica da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (Rio de Janeiro, RJ, Brasil); bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq (Braslia, DF, Brasil). Av. Atlntica, 554/902 22010-000 Rio de Janeiro, RJ, Brasil Fone: (21) 2542-6167 e-mail: abastosg@terra.com.br
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 640-652, dezembro 2008

You might also like