You are on page 1of 16

Uma Introduo Feitiaria Phil Hine

Ttulo Original: An Introduction to Sorcery Autor: Phil Hine Link-fonte: http://www.philhine.org.uk/writings/rit_sorceryintro.html Tradutor: Gustavo O. (distopia699@yahoo.com.br)

TranslateGuglu

(Essa uma traduo meramente amadora com o intuito de divulgar mtodos e conhecimentos que colaborem para o aprimoramento mgico de cada um. Aceito quaisquer sugestes ou crticas para torna-la o mais coerente possvel com as idias do original em ingls. Meu email?: distopia699@yahoo.com.br).

Feitiaria

(tambm

conhecida

como

Results

Magic(1),

ou

Conjurao

de

Encantamentos) geralmente compreendida como o uso de tcnicas mgicas e perspectivas que tragam uma mudana no ambiente material de algum. Tradicionalmente, o uso de tcnicas mgicas para resultados diretos tem sido considerado como Baixa Magia, enquanto a busca por crescimento espiritual, a unio com o Eu Superior de cada um ou o esforo pela transcendncia do mundo material (2), logicamente, Alta Magia. Essa distino perpetuou a diviso do mundo entre matria x esprito, subjetivo x objetivo, refletindo uma filosofia geral (compartilhada pela cincia e religio) que considerava as demandas do cotidiano como sendo inferiores s abstraes metafsicas. Antes da ascenso do dualismo, da crena na rejeio do mundo e da filosofia, feiticeiros eram respeitados (e algumas vezes temidos) por seu poder de influenciar eventos a seu favor. Por exemplo, dito que o feiticeiro chins(3) Chuko Liang ter invocado espritos do vento daquela maneira foi fundamental(4) para seu mestre Liu Pei vencer a Batalha da Costa Vermelha(5), em 261 d.C. Para o mago moderno, tal distino torna-se artificial e um grande sinal de autolimitao. Feitiaria valiosa por inmeras razes. 1) Primeiramente, que os sucessos com as tcnicas de feitiaria engastam na

mente de algum a certeza de que MAGIA FUNCIONA de uma forma que o argumento intelectual ou a prtica sem propsito claro no conseguem.

2)

Segundo, que no trabalho com as tcnicas de feitiaria, a rigorosa anlise

das prprias motivaes e desejos complexos em si mesma iluminao e de grande benefcio para o desenvolvimento mgico. 3) Terceiro, que a prtica de feitiaria por si mesma leva a consideraes de

tica pessoal; se algum est decidido a causar mudanas no mundo, esse algum deve tambm aceitar a responsabilidade por suas mudanas. Ademais, causar mudanas no mundo tende a levar a mudanas pessoais. Se eu encanto(6) pela fama, ento eu preciso estar apto a mudar afim de fazer o melhor uso dessa fama. 4) Quarto, prticas de feitiaria demandam resultados identificveis; se eu

escolho encantar por Riqueza, eu preciso estar apto para, em algum momento, dizer como a feitiaria contribuiu para minha riqueza. 5) Finalmente, feitiaria bem-sucedida requer que ns prestemos ateno ao

mundo como ele , ao invs de como gostaramos que ele fosse. Uma das grandes armadilhas no desenvolvimento mgico a tendncia das pessoas em, quando o momentum(7) fica difcil, retirarem-se a si mesmas em uma fantasia segura e julgarem-se reis do espao infinito. A feitiaria que est preocupada com o dia-a-dia do mundo pode nos ajudar a manter nossos ps no cho, o que muito importante para aqueles que queiram alcanar as estrelas.

Feitiaria sensvel Para ser efetiva, a sua abordagem com feitiaria precisa ser sensvel s mudanas em sua vida. Isso pode ser mais bem entendido no tanto como um acesso para conseguir um lanche grtis fora do universo, mas como uma abordagem para maximizar sua efetividade em diferentes esferas de ao. Por exemplo, h pouco objetivo em encantamento para um novo emprego, se lhe faltar confiana na medida de(8) que voc est indo explodir cada entrevista pela qual se esforou. dito freqentemente que magia parece operar atravs da rota mais fcil possvel, e isso deveria ser tido em mente.

Dinmicas da feitiaria O ato de sonhar acordado ou desejar por algo raramente efetivo, assim como um desejo genuno muito rapidamente pego por uma rede de expectativas conflituosas medo de falhar, medo do sucesso, consequncias possveis, preocupaes, egoidentificaes. Geralmente, desejos parecem se manifestar somente quando nos esquecemos deles quando j no mais estamos constantemente ensaiando-os ou recitando-os (e o que ns vamos fazer quando eles se manifestarem) para ns mesmos. O conhecimento desse processo a chave para o sucesso mgico em geral, e feitiaria em particular. H uma vasta srie de tcnicas de feitiaria disponveis em livros de magia, e muito mais est sendo descoberto conforme magistas desenvolvem sua prpria abordagem altamente pessoal dos mecanismos da feitiaria. Entretanto, subjacente maioria dos atos de feitiaria h uma srie de dinmicas, as quais eu vou examinar brevemente.

A) INTENO Obviamente, antes que voc tente realizar um ato de feitiaria, voc deve ter algum grau de claridade a respeito de suas intenes bem como dos resultados do trabalho. Intenes podem ser Genricas ou Especficas. Intenes genricas abrangem uma rea particular da experincia de vida (algumas vezes chamadas de uma esfera de influncia) por exemplo, se voc realiza um trabalho de feitiaria para aumentar sua sade geral, ento voc est basicamente afetando qualquer rea de experincia que pode aflorar em questes de sua sade. Se, no entanto, voc optou por um intento especfico Eu quero que meu joelho ruim recupere-se rapidamente ento voc est colocando condies mais especficas para o sucesso. Cada abordagem tem seus prs e contras. Trabalhos de feitiaria orientados para intentos genricos (e consequentemente resultados genricos), i.e. sade, fora, proteo, vitalidade, riqueza, entre outros, podem ser teis, mas fcil descrever o resultado de tais encantamentos como se fossem coincidncias, especialmente se voc ainda est lutando para provar a si mesmo que magia funciona. Trabalhos genricos podem tambm ser benficos conforme geralmente mais fcil esquecer que voc

realizou um ato de feitiaria para aumentar sua fora e podem ser somente meses depois que voc olha pra trs e percebe como sua vida mudou (devido a coincidncias fortuitas e s prprias mudanas em seu comportamento e atitude) e trouxe uma situao na qual voc aumentou sua fora. Intenes especficas tm um impacto mais forte sobre ns quando elas se manifestam. Mas esse geralmente o caso daqueles desejos especficos que so, muitas vezes(9), os mais importantes para ns particularmente quando tocam a aspectos da vida como sexo ou dinheiro (love magic(10), ou pelo menos getting laid(11), muito popular) onde difcil esquecer pelo que temos enfeitiado, j que estamos muito atados ao resultado. Cultivar sua habilidade para Relaxar no Presente apropriado para o funcionamento da feitiaria. H uma variedade de truques de feiticeiro para auxilia-lo a banir(12) uma inteno mgica da conscincia, aos quais eu chegarei mais alm.

B) LIGANDO UM INTENTO A UMA FORMA-DESEJO Esse um simples processo de estabelecer(13) uma associao entre sua inteno (e o resultado de seu desejo) e algum tipo de Foco que no diga imediatamente mente essa inteno. Quando voc est realizando seu feitio ou encantamento, voc direciona toda sua ateno a esse Foco enquanto usa variadas tcnicas mgicas que alavanquem-no(14) a um intenso Estado de Conscincia Alterada. No momento quando a Gnosis (unidirecionada) atingida, a ateno abruptamente desviada do foco e a magia lanada frequentemente acompanhada por algum gesto de arremessar (ou visualizar) a forma-desejo em alta velocidade no vazio afora. Existem muitos tipos diferentes de forma-desejo, e eu chegarei a eles depois.

C) VELOCIDADE DE ESCAPE Embora eu tenha mencionado o uso de Estados Alterados de Conscincia acima, isso requer alguma elaborao, principalmente essa ideia de alcanar a Gnosis. Atingir Gnosis uma experincia muito imprevisvel, e est muito relacionado s tcnicas

usadas e ao seu estado geral de mente e sade. Somente voc capaz de julgar quando tiver atingido um grau de Gnosis adequado para lanar seu intento no vazio.

D) A VERIFICAO APS Conforme dito acima, o elemento crucial da feitiaria banir o desejo de que alguma coisa acontea de sua conscincia, uma vez que voc realizou um encantamento para que assim fosse. Tendo voc arremessado seu intento no vazio, ento voc precisa no desperdiar mais qualquer momento mental ou energia emocional na questo. Um modo de reforar esse esquecimento fechar um trabalho de feitiaria com um Ritual de Banimento. Como observado acima, pode ser difcil esquecer o que voc fez, especialmente se algo que voc realmente deseja que acontea. Possibilidades de contornar esse problema incluem: ficando algum responsvel de realizar esse ato particular de feitiaria em seu favor, ou realizar encantamentos para consequncias s quais voc no esteja particularmente interessado, ou encantamentos para resultados que so bastante especficos, ainda que no particularmente significantes. Por exemplo, um especfico (ainda sem sentido) intento pode ser: minha vontade notar uma mulher ruiva carregando um pequeno cachorrinho enquanto eu estiver viajando em um transporte pblico. FORMAS-DESEJO Nesta seo, eu vou esboar alguns dos mais populares tipos de formas-desejo usados na feitiaria prtica.

Sigilos Muito tem sido escrito sobre a tcnica de construo de sigilos, que por si mesma uma tcnica bastante simples. Geralmente, sigilos so excelentes por trazerem, a curto ou longo prazo, resultados precisos, o que os faz excelentes para trabalhos de Result Magic cura, manipulao de hbitos, inspirao, controle dos sonhos, e assim por diante.

Depois de ter decidido sobre um intento particular que voc esteja indo declarar como um ato de feitiaria, existem vrios modos de formar um sigilo baseado nesse intento: (a) Monograma escreva por extenso seu intento, retire todas as letras repetidas e, com o resto, desenhe um smbolo. Isso pode ento ser posto em um fragmento de papel para intensa visualizao durante um ritual excitatrio, ou visualizado no seu prprio reflexo em um espelho, at que o espelho escurea e o sigilo resplandea em chamas diante de seus olhos. Exemplo: (b) Mantra escreva seu intento, embaralhe-o em uma frase ou palavra sem sentido, que pode ento ser entoada. Alternativamente, voc poderia rearranjar as letras da sua afirmao de intento para que se torne outra sentena, a qual pode ser usada como um mantra. Por exemplo: Eu desejo aumentar meu charme pessoal poderia ser O Astro me Chama(15). Sigilos pessoais tambm podem ser incorporados nos mais ortodoxos talisms e encantos, e h muitas maneiras diferentes de us-los, algumas das quais voc pode descobrir atravs da experimentao. Rimas Magias mais eficazes de uso simples, versos rtmicos que, enquanto s vezes se relacionem com o desejo ou resultado da magia, podem muitas vezes ser efetivos no estabelecimento de um senso de impulso para a magia. Aqui est um exemplo de tal magia rtmica (fcil de lembrar, uma vez que voc j ouviu isso algumas vezes):

Creatures of Fire, this charge I give No evil in my presence live No phantom, spook, nor spell may stay About this place not night nor day

Hear my word addressed to thee This is my will, so mote it be.(16)

Cordas & Fios O uso de cordas ou fios pode ser o mais efetivo meio de combinao entre movimento fsico e execuo de uma tarefa repetitiva enquanto usa um mantra, palavra-mgica ou concentrao em uma imagem visualizada como parte de uma operao de feitiaria. Por exemplo, voc poderia usar cordes coloridos para representar diferentes fios de sua inteno, e at-los juntos ou conduzi-los atravs de seus dedos enquanto recita um mantra ou rima. O nmero de ns atados poderia relacionar-se com o nmero de vezes que aquele mantra ou rima repetido, da mesma forma que os Budistas ou Catlicos contam recitais de orao nas miangas(17). Voc tambm pode amarrar magias nos ns, e ativa-las pela desvinculao deles em uma sequncia particular. Cordas amarradas podem ser penduradas em torno de sua casa, enroladas em torno das rvores, etc. Voc tambm pode utilizar cordes e fios para criar teias ou redes. Um exemplo de tal estrutura o cata-sonhos(18), mas voc poderia tambm criar teias para pegarem um resultado particular que voc deseja. Finalmente, jogos com cordas tal como Cama de Gato(19) podem ser usados como um foco de desejo em trabalhos de feitiaria.

Velas Magia da Vela um caminho muito popular de lanar encantamentos, e h numerosas maneiras pelas quais uma vela pode ser usada em uma operao de feitiaria. Velas podem ser personalizadas talhando-se nelas sigilos formados a partir de nomes, intentos, entre outros. Olhar para uma chama cintilante de uma vela induz(20) a um estado alterado de conscincia. Velas podem ser escolhidas para representar diferentes atributos ou intenes usando as correspondncias de cores padro. Um uso muito popular de velas ungi-las com um leo aromtico (que, novamente, podem ser

escolhidos de acordo com correspondncias padro ou pessoais que se tenha em mente) e ento deixar a vela queimar inteira, seja como parte do seu ritual, ou para lanar o feitio seguido de um ritual para fortalecer a vela.

Bonecas O uso mgico de bonecas encontrado em prticas mgicas por todo o mundo, e tem uma herana muito antiga. Bonecas podem ser formadas a partir de diferentes meios cera e madeira so tradicionalmente populares. As tentativas de criar vida nossa imagem remontam aos mitos dos golems, homnculos e Frankenstein, bem como Pinquio e outros bonecos animados. A utilizao de bonecas mgicas popular por afetar diretamente outra pessoa, por exemplo, em trabalhos de cura, em relaes (colocando duas bonecas juntas ou separando-as) ou maldies. Se voc estiver fazendo uma boneca a fim de executar uma magia em nome de algum, ento, desde que voc tenha seu consentimento, voc poderia colocar algum fio de cabelo, pedaos de unha ou fludos corporais daquela pessoa na boneca, enquanto chama e conversa com ela como se fosse a pessoa.

Espritos comum para Feiticeiros recorrerem a vrios Espritos para auxilia-lo com sua magia. Espritos podem ser ancestrais, totens animal, elementais, espritos de uma localidade particular (genius loci), demnios pessoais, goblins da floresta, ou deuses da feitiaria. Alguns aspectos do trabalho com Espritos sero abrangidos em um mdulo posterior desse curso, mas por enquanto, sem desviar para modelos ou teorias mgicas da ao espiritual, eis aqui uma simples tcnica para criar espritos pessoais para o trabalho mgico. Tudo que voc precisa alguma base material na qual um esprito pode habitar. Isso poderia ser um bule, um brinquedo, um figurino (como os usados em jogos de fantasia), uma concha, ou qualquer coisa que voc ache adequado. Uma vez que voc tenha seu objeto (sim, esse o foco do esprito), examine-o, e decida que tipo de esprito poderia viver nele, ou, se o objeto uma forma viva, que tipo de esprito ele . Imagine uma histria sobre aquele foco, e ento interaja como o objeto como se ele fosse um

esprito, ou contenha um. Eu fiz isso uma vez com uma fada de metal(21), que eu decidi que teria o poder de encontrar objetos caseiros perdidos. Toda vez que eu perdia algo, eu ia e pedia para a fada acha-lo para mim, por favor. Quando eu achava o objeto em seguida (frequentemente muito rpido, conforme eu estivesse momentaneamente desviado de perguntar a mim mesmo onde a coisa estava), eu agradecia a fada e ocasionalmente dava-lhe um presente uma moeda, incenso, ou uma flor. E eu sempre dizia ol quando passava por ela. Eventualmente eu convencia outras pessoas na casa a tratarem a fada da mesma maneira, e ela tambm achava coisas para elas. Isso muito simples, especialmente se voc precisa de espritos para ajuda-lo em situaes cotidianas. Uma maneira muito simples de encontrar um nome para um Esprito restringir a tarefa do esprito para uma ou duas palavras ou uma frase curta, invert-las e p-las juntas. Por exemplo, um esprito cuja tarefa ajuda-lo a manter o controle de canetas e lpis poderia ser formado pelo intento CANETA AQUI e, assim, poderia ter o nome CANETAAQUIUQAATENAC(22), que poderia soar magicamente adequado se entoado. Eu creio ser uma boa idia recompensar os espritos se eles trabalharem por voc, ento, quando voc estiver criando espritos, faa alguma coisa que ache que ir agrada-los (de acordo com o carter ou a natureza que voc v nele) depois que ele tenha lhe ajudado. Por exemplo, CANETAAQUIUQAATENAC provavelmente ficaria bastante

agradecido se voc colocasse as canetas que ele lhe encontrou em um porta-canetas especialmente decorado, de modo que ele poderia guarda-las at que elas eventualmente se perdessem outra vez.

Amuletos e Talisms Um Pingente(23) ou Amuleto geralmente um objeto encontrado que seja mantido, ou dado para algum, para trazer sorte, fortuna, ou proteo contra o mal. Exemplos incluem o tpico p-de-coelho ou o trevo de quatro folhas. Um talism um objeto que tenha sido magicamente carregado com um tipo especfico de influncia. Ou seja, o objeto foi especialmente preparado usando-se um

ritual designado para concentrar a conscincia do mago em qualidades particulares ou influncias. Assim, um talism feito com a inteno de aumentar a confiana do usurio em situaes sociais pode ser gravado ou pintado com smbolos Solares (confiana geralmente relacionada ao Sol nas tabelas de correspondncias) e Venusianos (Vnus considerado, por alguns magistas, o planeta relacionado ao trato com outras pessoas em geral). O criador de tal talism pode ter concentrado toda sua ateno sobre ele, enquanto usava uma vasta srie de smbolos Solares e Venusianos. Talisms deveriam ser frequentemente mantidos em uma bolsa ou caixa at que eles sejam necessrios (a menos que o talism tenha que ser usado continuadamente) pois isso os ajuda a manterem seu significado especial que, de outra maneira, poderia ser rapidamente perdido. Qualquer tipo de objeto especial magicamente criado deveria ser tratado com cuidado.

Feitiaria e Adivinhao Atos de adivinhao podem ser muito teis na prtica da feitiaria. A razo para isso que o desejo inicial (ou superficial) de algum criar um encantamento para um resultado especfico pode no ser o ponto mais eficaz a partir do qual guiar seu feitio. Por exemplo, um feiticeiro decide que ele vai lanar um sigilo a fim de melhorar suas chances de conseguir um emprego. Usando um mtodo de adivinhao para examinar as diferentes facetas de seu desejo, ele descobre que no est certo sobre como ir procurar pelo trabalho que tanto quer, ento ele decide fazer que seu primeiro encantamento seja um feitio para encontrar algum que possa avis-lo. Voc pode no apenas utilizar mtodos de adivinhao para vislumbrar facetas de seus prprios desejos, mas para conseguir informaes sobre outras pessoas. Um ex-estudante me disse que uma vez ele planejou realizar um feitio para ajudar a manter a relacionamento de dois amigos seus. Atravs de uma leitura de tar, ele descobriu que uma das partes parecia estar desesperadamente descontente com a relao, ento ele percebeu que o que ele primeiramente pensou que fosse a melhor coisa a se fazer foi tingido por seus preconceitos sobre a situao, ao invs do que realmente estava acontecendo. Usar um mtodo de adivinhao antes de lanar um feitio um excelente modo de ganhar alguma medida de objetividade sobre a situao ou o resultado. Embora

magistas faam uso de energia emocional durante o ato do encantamento, frequentemente mais efetivo se o desejo que voc quer encantar examinado em um estado de calma, a sangue-frio. Assim Vontade & Desejo so unificados antes do incio de qualquer projeo ritualstica deles(24).

Feitiaria e Gnosis Por enquanto, podemos considerar que a consecuo de Estados Gnsticos seja o combustvel para Trabalhos de Feitiaria. Um dos mais simples procedimentos de lanar um feitio visualizar fortemente um sigilo ou smbolo de inteno brilhando incandescente no olho mental, at que a conscincia de qualquer outra coisa seja obliterada. Isso pode ser combinado com vias excitatrias ou inibitrias para Gnosis(25). Se voc est usando um mantra como a base para um feitio, ele pode ser entoado (alta ou subvocalmente(26)) at parecer que o canto tem vida prpria. Com prtica, voc estar apto a julgar por si mesmo o incio do momento apropriado para arremessar o feitio no vazio e completar seu ritual.

Um Projeto de Feitiaria Para esse Projeto, olhe para as tcnicas de Feitiaria acima, escolha pelo menos trs formas diferentes (i.e. Sigilos, Velas, Cordes) e experimente-as por um perodo de 2 meses. Tente e descubra diferentes mtodos de lanamento de feitio, usando diferentes formas de entrar em Estados Alterados de Conscincia conforme voc sentir serem apropriadas, e alguns dos exerccios abordados previamente nesse curso para criar suas prprias sequncias ritualsticas. Voc pode tambm, se desejar, tentar combinar mtodos de feitiaria ou tentar buscar sua prpria abordagem para a feitiaria.

NOTAS. (1). Optei por manter o termo em ingls por achar que a traduo literal, a nica que fui capaz de imaginar, soaria muito estranho.

(2). O texto em ingls contm o verbo no passado, mas a melhor alternativa que encontrei foi verter o verbo para o presente, o que deixa a sentena mais inteligvel. (3). Phil Hine utiliza letras maisculas para esse termo. Creio no estar corrompendo o sentido ao utilizar minsculas. (4). Essa foi uma orao de traduo problemtica; sugiro consultar a verso em ingls para que no restem dvidas. (5). No consultei enciclopdias em portugus para saber se a tal batalha assim chamada no nosso idioma. Essa foi apenas uma opo encontrada no momento. (6). O sentido de encanto aqui no de algum que se deslumbra pela fama, mas de algum que lana encantamentos com o objetivo de adquirir fama. Foi a melhor opo que encontrei para o termo enchant, e o mesmo uso se aplica no item 4. (7). O termo momentum foi a opo encontrada para traduzir o the going utilizado pelo autor. (8). A traduo literal aqui seria na medida em que, mas achei que dessa maneira no ficaria clara a ideia de que preciso ter a confiana para explodir cada entrevista. Aceito com gratido qualquer sugesto para melhorar o trecho. (9). No texto em ingls, nessa mesma sentena, o termo often usado duas vezes pelo autor. Resolvi substituir o segundo por muitas vezes, pois, alm de ficar mais inteligvel, evita repeties desnecessrias. (10). Apesar de a traduo ser fcil, resolvi manter o termo em ingls por no saber como essa tendncia de magia chamada em portugus. (11). Nesse caso a traduo mais complicada, o que, alm de tambm no conhecer como esse tipo de magia por aqui chamado, me obrigou a manter o original em ingls. (12). Por questes de sentido e inteligibilidade, resolvi traduzir o loosing utilizado por Phil Hine por banir, pois creio que a traduo literal me traria problemas de concordncia. (13). O verbete usado em ingls making, porm, achei que nesse caso uma associao estabelecida e no feita. De qualquer modo, acho que o sentido se preserva.

(14). Nesse trecho eu preferi suprimir o termo yourself da traduo, pois creio que o pronome oblquo, alm de manter o mesmo sentido, tem uma sonoridade mais adequada. (15). O exemplo do original em ingls outro: I Desire Assistance in House-Hunting poderia se tornar The Sun can Sing. Eu elaborei uma sentena prpria apenas com o intuito de deixar esse mtodo bem claro aos leitores do texto em portugus. (16). claro que eu preferi no arriscar uma traduo potica, mantendo o texto no original em ingls. De qualquer modo, segue aqui uma traduo meia-boca da rima: Criaturas do Fogo, esse preo eu pago/Nenhum mal em minha presena vive/nenhum fantasma, espectro, nem feitio pode permanecer/Sobre este lugar nem noite nem dia/Escutai a minha palavra dirigida a ti.../Essa minha vontade, assim seja. (17). Mianga foi uma opo encontrada que, embora parea desrespeitoso, evita a repetio de palavras e faz o texto soar melhor. O respectivo objeto chamado de tero pelos catlicos e, entre os budistas, creio que seja odyuzu. Se algum souber o nome corretamente, eu ficaria grato em ser informado. (18). Essa estrutura comumente encontrada entre as artes feitas por hippies das praas ou calades. Creio que ela possui um nome mais especfico em portugus, do qual eu no me recordo agora. (19). Esse foi o nome mais aproximado que eu encontrei em portugus, embora eu nunca tenha brincado disso. Se o leitor souber como funciona a brincadeira, eu agradeceria muito pela informao. (20). No original esse verbo acompanhado pelo auxiliar will, sendo que a traduo correta seria induzir. Mas optei por deixa-lo no presente para concordar melhor com o restante da frase. (21). A palavra pewter significa uma liga composta de estanho, chumbo e zinco, enquanto que pixy , muito provavelmente, a mesma coisa que pixie. Eu optei por traduzir isso por fada de metal, e acho que o sentido no foi exageradamente corrompido.

(22). Logicamente, eu verti o intento para o portugus para ficar mais claro para os leitores. O original em ingls seria este: PEN HERE, que originaria o nome PENHEREREHNEP. (23). Os dois substantivos usados no texto em ingls so Charm e Amulet. Resolvi traduzir o primeiro por Pingente para no usar duas vezes a palavra Amuleto. (24). Sugiro consultar o original em ingls para melhor compreenso desse trecho, bem como ficaria muito grato por qualquer traduo mais elucidativa. (25). Essa foi uma frase que eu traduzi o mais literalmente possvel e creio no ter deturpado o sentido, embora o termo inhibitory tenha feito eu ficar em dvida quanto ao sentido da traduo, j que eu no consigo compreender como chegar Gnosis por uma via inibitria. (26). No fao idia do que seja entoar um mantra subvocalmente; apenas traduzi o termo literalmente.

www.gtobr.org Grupo de Tradues Ocultas

You might also like