You are on page 1of 23

Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas

a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade. Artigo 5 da Constituio Federal

IMMES INSTITUTO MUNICIPAL MATONENSE DE ENSINO

CONCEITO DE DIREITO PENAL

MATO - 2003

NDICE

1 INTRODUO.................................................................... 01 1.1 - Noo de Direito................................................................. 01 1.2 - A diviso do Direito............................................................ 02 1.3 Denominao...................................................................... 03 2 - CONCEITO DE DIREITO PENAL.................................... 03 2.1 - Segundo Mirabete............................................................... 03 2.2 - Segundo Damsio................................................................ 04 3 FINALIDADE....................................................................... 06 4 LEGISLAO BRASILEIRA DE DIREITO PENAL..... 08 5 PRINCPIOS......................................................................... 09 5.1 - Princpios de Direito Penal................................................. 09 5.2 Desdobramentos................................................................. 11 6 - O DIREITO PENAL NA ATUALIDADE........................... 11 6.1 - O GARANTISMO............................................................... 12 6.2 - O DIREITO PENAL SIMBLICO.................................. 14 6.3 - O ABOLICIONISMO PENAL.......................................... 15 6.4 CONCLUSO.................................................................... 16 COMPONTES DO GRUPO....................................................... 18 BIBLIOGRAFIA......................................................................... 19

CONCEITO DE DIREITO PENAL

1 INTRODUO

Dissertar sobre Direito exige-se uma profunda gama de conhecimento, bem como experincia. Insipientes do curso de direito procuramos buscar em vrias fontes bibliogrficas subsdios para se conceituar o Direito, sobretudo o Direito Penal, que objeto de nossa pesquisa.

1.1 - Noo de Direito

Para se explicar, conceituar Direito Penal necessrio se ter uma noo de Direito para melhor explorar, dissertar sobre um ramo especfico do Direito.

Direito lei e ordem. Segundo Miguel Reale, Direito e o conjunto de regras que visam garantir a convivncia dos homens em uma sociedade.1

Sendo assim, para se viver em sociedade exige-se este conjunto de normas reguladoras, disciplinadoras e quem convive de

REALE, Miguel Lies Preliminares de Direito. p.4.

acordo com o que estiver estabelecido nas normas est direito, caso contrrio, estar cometendo um fato que provocar uma quebra da norma.

O Direito existe para que a sociedade viva ordenada, sem o qual seria impossvel manter a convivncia entre os membros do grupo social. Surgiu, ento, para regular as relaes entre os homens, relaes sociais.

Portanto, Direito um fato ou fenmeno social, s existe na sociedade e no existe fora dela e no recente, pois desde os primrdios o homem j utilizava e cumpria o Direito e que foi sofrendo transformaes de acordo com o amadurecimento das civilizaes adquirindo valores prprios passando a se desligar do campo religioso e ganhando autonomia, tornando-se uma cincia.

Ento, antes de se estudar um campo especfico do Direito devemos, pois, v-lo como um todo, um conjunto de normas jurdicas.

1.2 - A diviso do Direito

O direito se divide em duas classes: O Direito Privado e o Direito Pblico.

O Direito Pblico est relacionado com o Estado que defende os interesses coletivos, homem e Estado; j o Direito Privado se refere s relaes humanas entre si.

Dessas duas classes que surgem as outras subclasses: Direito Constitucional, Administrativo Pblico; Direito Civil e Direito Comercial.

1.3 - Denominao

A denominao de Direito Penal no antiga. Provavelmente o primeiro a empreg-lo foi um Conselheiro de Estado, Regnerus Engelhard, em 1756. Durante a evoluo moderna do Direito Penal foram sugeridas outras nomes: Direito Repressivo, Princpios de Criminologia, Direito de Defesa Social, Direito Sancionador, Direito Restaurador, Direito Protetor dos Criminosos etc. Nenhum deles, todavia, obteve maior preferncia por parte dos doutrinadores nem foi atacado pelas legislaes contemporneas.

Entre ns, a denominao passou a ser utilizada no Cdigo Penal da Repblica (1890), a que se sucederam a Consolidao das Leis Penais (1936) e o Cdigo Penal Vigente (1940).

A Constituio Federal, mantendo a tradio, refere-se competncia da Unio para legislar sobre o Direito Penal (Art. 22, inciso I).

2 - CONCEITO DE DIREITO PENAL

2.1 - Segundo Mirabete


6

A vida em sociedade exige um complexo de normas disciplinadoras que estabelea as regras indispensveis ao convvio entre os indivduos que a compem. O conjunto dessas regras, denominado direito positivo, que deve ser obedecido e cumprido por todos os integrantes do grupo social, prev as conseqncias e sanes aos que violarem seus preceitos. reunio das normas jurdicas pelas quais o Estado probe determinadas condutas, sob ameaa de sano penal, estabelecendo ainda os princpios gerais e os pressupostos para a aplicao das penas e das medidas de segurana, d-se o nome de Direito Penal.2

A expresso Direito Penal, porm, designa tambm o sistema de interpretao da legislao penal, ou seja, a Cincia do Direito Penal (01, conjunto de conhecimentos e princpios ordenados metodicamente, de modo que torne possvel a elucidao do contedo das normas e dos institutos em que eles se agrupam, com vistas em sua aplicao aos casos ocorrentes, segundo critrios de justia).

2.2 - Segundo Damsio

O fato social sempre o ponto de partida na formao da noo do Direito. O Direito surge das necessidades fundamentais das sociedades humanas, que so reguladas por ele como condio essencial sua prpria sobrevivncia. no direito que
2

cf. ZAFARONI, Eugnio Ral. Manual de Derecho Penal, parte general, p. 21 cf. TOLEDO, Francisco de Assis, Princpios Bsicos de Direito Penal, p. 1-2, GARCIA Basileu, Instituies de direito penal, p. 9 MIRABETE, Julio Fabrini Manual de Direito Penal Parte Geral Arts. 1 a 120 do Cp - Ed. Atlas Mirabetti

encontramos a segurana das condies inerentes vida humana, determinada pelas normas que formam a ordem jurdica.

O fato social que se mostra contrrio norma de Direito forja o ilcito jurdico, cuja forma mais sria o ilcito penal, que atenta contra os bens mais importantes da vida social.

Contra a prtica destes fatos o Estado estabelece sanes, procurando tornar inviolveis os bens que protege. Ao lado dessas sanes o Estado tambm fixa outras medidas com o objetivo de prevenir ou reprimir a ocorrncia de fatos lesivos dos bens jurdicos dos cidados. A mais severa das sanes a pena, estabelecida para o caso de inobservncia de um imperativo. Dentre as medidas de represso ou preveno encontramos as medidas de segurana.

Vemos que o Estado estabelece normas jurdicas com a finalidade de combater o crime. A esse conjunto de normas jurdicas d-se o nome de Direito Penal.

O meio de ao de que se vale o Direito a pena, em que j se viu a satisfao de uma exigncia de justia, constrangendo o autor da conduta punvel a submeter-se a um mal que corresponda em gravidade com ao dano por ele causado. Mas, como esclarecia Anbal Bruno, na evoluo do Direito a pena vem atenuando cada vez mais, sobretudo no momento de sua execuo, esse carter de retribuio e de castigo, e agora perde seu posto de sano nica do fato punvel. As idias modernas sobre a natureza do crime e as suas causas e a exigncia prtica de uma luta eficaz contra a criminalidade foram desenvolvendo, ao lado da
8

velha reao punitiva, uma srie de medidas que se dirigem, no a punir o criminoso, mas a promover a sua recuperao social ou a segreg-lo do meio nos casos de desajustamento irredutvel. So as chamadas medidas de segurana.

3 - FINALIDADE

Proteo dos bens jurdicos essenciais aos indivduos e a sociedade. (Luis Regis Prado). Ou seja, visa tutelar queles bens jurdicos mais importantes e necessrios a sobrevivncia da prpria sociedade. Por isso, se denomina a pena criminal como a ultima ratio da poltica social, vale dizer, se define sua misso como a ltima proteo salvaguarda de bens jurdicos.

Bem jurdico tudo aquilo que interessa ao homem. Dito isso, importante lembrar que a Lei Maior (CF/88) o norte na seleo dos bens tidos como fundamentais. O Artigo 5 da CF o foco principal na valorizao dos bens jurdicos mais importantes, tudo por fora do princpio da Supremacia da Constituio. Esta vincula e impe obedincia a todas as normas infraconstitucionais (inferiores a

constituio). Sendo o Cdigo Penal (C.P.) uma lei Ordinria, portanto hierarquicamente inferior a CR, aquele deve obedincia a esta. Com efeito, note-se que os bens jurdicos mais importantes sociedade so aqueles assim considerados pela Lei Maior. Ex: Artigo 5, caput CF/88: (...) direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos seguintes termos (...).

Segundo o pensamento de Binding e Jescheck, o direito penal tem, assim, um carter fragmentrio, pois no encerra um sistema exaustivo de proteo aos bens jurdicos, mas apenas elege, conforme o critrio do merecimento da pena, determinados pontos essenciais. Mas, enquanto o primeiro entendia ser esse o defeito do Direito Penal, Jescheck considera um mrito e uma caracterstica essencial do Estado liberal do Direito que se reduza a criminalizao quelas aes que, por sua perigosidade e reprovabilidade, exigem e merecem no interesse da proteo social, inequivocadamente, a sano penal.3

Pode-se dizer, assim, que o fim do Direito Penal a proteo da sociedade, e, mais precisamente, a defesa dos bens jurdicos fundamentais (vida, integridade fsica e mental, honra, liberdade, patrimnio costumes, paz pblica, etc). Deve-se observar, contudo, que alguns desses bens jurdicos no so tutelados penalmente quando, a critrio do legislador, no relevantemente anti-social a ao que o lesou, ou seja, no acentuado o desvalor da conduta do autor da leso. Por isso, no esto sujeitos s sanes penais, por exemplo, aquele que, culposamente, destri coisa alheia, o que pratica um ato obsceno em lugar privado no aberto ou exposto ao pblico desde que no constitua um crime contra a honra, etc.

Do exposto, derivam as definies do Direito Penal que passamos a reproduzir: o conjunto de normas jurdicas que o Estado estabelece para combater o crime, atravs das penas e medidas de segurana,4 o conjunto de normas jurdicas que regulam o poder
3 4

Cf. JESCHECK, Hans Heinrich. Tradado de Derecho Penal: parte general. 3 , v. 1, p. 73. GARCIA, Basileu. Ob. Cit p.8.

10

punitivo do Estado, tendo em vista os fatos de natureza criminal e as medidas aplicveis a quem os pratica5, o conjunto de normas que ligam ao crime, como fato, a pena como conseqncia, e disciplinam tambm as relaes jurdicas da derivadas, para estabelecer a aplicabilidade de medidas de segurana e a tutela do direito de liberdade em face do poder de punir do Estado6, o conjunto de normas e disposies jurdicas que regulam o exerccio do poder sancionador e preventivo do Estado, estabelecendo o conceito do crime como pressuposto da ao estatal, assim como a responsabilidade do sujeito ativo, e associando infrao da norma uma pena finalista ou uma medida de segurana.7

4 LEGISLAO BRASILEIRA DE DIREITO PENAL

O Cdigo Penal (Dec. Lei n 2848/1940) a principal legislao sobre Direito Penal no Brasil e se divide na Parte Geral e Parte Especial. A primeira traz as regras gerais do Cdigo, enquanto a segunda traz as definies de crimes e as respectivas sanes penais. Paralelamente a este Cdigo, temos inmeras Leis Especiais, tambm chamadas de Extravagantes ou Extraordinrias, as quais trazem disposies especficas regulando matrias que necessitam de tratamento especial. Vejamos algumas delas:

D.L. 3.688/41 (Lei de Contravenes Penais)

5 6 7

NORONHA, E. Magalhes. Direito Penal, v. 1, p. 12. MARQUES, Jos Frederico. Curso de Direito Penal. , v. 1, p. 11. ASA, Luis Jimnez de. Tratado de Derecho Penal. v. 1, p.27

11

L. 4.898/95 (Lei de Abuso de Autoridade) L. 6.368/76 (Lei de Txicos) L. 8.069/90 (Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA) L. 8078/90 (Cdigo de Defesa do Consumidor CDC) L. 9.099/95 (Lei dos Juizados Especiais Criminais) L. 9.437/97 (Lei de Registro e Porte de Arma de Fogo) L. 9.455/97 (Lei de Tortura) L. 9.503/97 (Lei de Trnsito Brasileiro) L. 9.605/98 (Lei de Proteo ao Meio Ambiente)

Por ltimo, importante ressaltar a funo subsidiria da Parte Geral do C.P., a qual se aplica a toda ordem jurdica penal ptria, como uma espcie de norma supletiva, ou seja, aplicvel sempre que a norma especial no dispuser em contrrio (ou for omissa). Por outro lado, se a norma especial trouxer disposio expressa que lhe conflite com a Parte Geral do C.P., prevalecer a norma da Lei Especial. Aplica-se espcie a norma contida no art. 12 do C.P., cujo teor abarca (contm) o Princpio da Especialidade.

5 - PRINCPIOS (significa dizer: onde tudo se inicia; origem; incio)

Funo dos princpios:

1) Orientadora so parmetros na criao legislativa e aplicao das normas. 2) Vinculante todas as normas esto presas e inspiradas nos princpios.
12

5.1 - Princpios de Direito Penal

1) Interveno Mnima O Direito Penal se preocupa to-somente com os bens jurdicos mais importantes sociedade. 2) Lesividade as condutas s podem ser penalmente proibidas se afetarem direitos de terceiros, vale dizer, deve haver uma leso efetiva ou um perigo de leso. Ex: cancelamento da Smula 174 do STJ. 3) Fragmentalidade O Direito Penal visa sancionar apenas as leses mais graves. Ex: batida de veculo; dano culposo; inadimplemento civil (so satisfatoriamente solucionadas pelo Direito Civil, a paz social preservada atravs da norma civil) 4) Insignificncia O Direito Penal s deve punir as leses relevantes, ou seja, apenas aquelas que causem perturbao social. As leses insignificantes so excludas do mbito da incidncia da Lei Penal. Ex: tomar um iogurte durante as compras nas Casas Sendas e esquecer de pag-lo; leso culposa que cause apenas um arranho. 5) Responsabilidade Pessoal somente o condenado pode se submeter a pena criminal, tendo em vista seu carter personalssimo. Ex: pena de multa no pode ser cobrada dos herdeiros do condenado. 6) Culpabilidade a responsabilidade penal no Brasil subjetiva, o que significa dizer que o agente s responde pelo resultado se o houver causado dolosa ou culposamente. tambm denominado de Princpio Dolo ou Culpa. Ex: suicida se atira na frente de um caminho que trafegava de acordo com as normas de trnsito,
13

neste caso no houve sequer culpa do motorista do caminho. O fato atpico. 7) Legalidade visa evitar condutas arbitrrias e imprevisveis dos Governantes. Procura alcanar um estado de confiana e certeza na situao do indivduo. Impe, portanto, limitaes ao Poder Estatal. tambm denominado de Princpio de Reserva Legal (art. 1, C.P.). tratado, ainda, como princpio constitucional (art. 5, XXXIX, CF).

5.2 - Desdobramentos

1) exigncia de Lei escrita anterior ao fato (Princpio da Anterioridade); 2) vedao do emprego de analogia in malan parten; 3) Princpio da Irretroatividade da Lei penal, salvo para beneficiar o ru; 4) Incriminao e pena devem ser precisas; 5) Somente por Lei em sentido estrito pode haver incriminao; Ex: Medida Provisria no pode instituir crime.

Deste ltimo decorre, que a Lei a nica fonte direta (ou imediata) de Direito Penal.

6 - O DIREITO PENAL NA ATUALIDADE

Por Douglas Dias Torres, Delegado de Polcia e Professor.

14

Modernamente o Direito Penal tem se detido principalmente sobre alguns temas de fundamental relevncia para o seu sistema atual, como a proteo dos bens jurdicos, os direitos humanos, a evoluo do conceito de ao e conduta, preveno geral positiva e negativa da pena, a teoria da imputao objetiva, sem falar no simbolismo que hoje lhe outorgado colidindo com os movimentos que propugnam a sua abolio. Contudo, caracterizada est a falncia da interveno estatal nas relaes sociais no que toca a aplicao da pena, j que a pena de priso incapaz de reinserir o condenado na sociedade.

"O Direito Penal direcionou-se no sentido da despenalizao.

Sendo assim, o Direito Penal direcionou-se no sentido da despenalizao, caracterizando um avano nas suas estruturas que veio por colidir com um embrutecimento da norma penal marcada nitidamente pela conotao moral e emocional de elaborao da norma e uma clara inteno manipuladora da opinio pblica. Essa atividade incriminadora manifesta-se atravs de uma legislao claramente simblica, sem qualquer possibilidade de aplicao til, vindo a chocar-se com a tendncia que prope um Direito Penal mnimo.

6.1 - O GARANTISMO

O garantismo visa acentuar e assegurar as garantias formais aos cidados, sendo certo ao agente que se encontre processado ou condenado.
15

Conforme a lio de FERRAJOLI, "a palavra garantismo pode ser compreendida sob trs acepes: pela primeira, garantismo designa um modelo normativo de direito, quanto ao Direito Penal, de extrema legalidade, prprio do Estado de Direito. No plano epistemolgico (espistemoligia=teoria da cincia), (se caracteriza como um sistema cognoscitivo (cognoscvel=que se pode conhecer) ou de poder mnimo, no plano poltico como uma tcnica de tutela capaz de minimizar a violncia e de maximizar a liberdade e no plano jurdico, como um sistema de vnculos impostos potestade punitiva do estado em garantia dos direitos dos cidados. Em conseqncia, garantista todo o sistema penal que se ajusta normativamente a tal modelo e satisfaz de maneira efetiva".

O neoclassicismo, como tambm chamado o garantismo, busca submeter a controle o poder punitivo do Estado, exigindo-se do mesmo uma estrita vinculao aos princpios de previsibilidade, igualdade, proporcionalidade e segurana jurdica, sem olvidar das garantias formais asseguradas ao suspeito, ao processado e ao condenado. O Direito Penal Mnimo

A lei deve estabelecer penas seno quando estritamente e evidentemente necessrias. Assim, j dispunha o artigo 8.o, da Constituio Francesa de 3 de setembro de 1791, revelando o pensamento atual onde a interveno estatal somente deve se verificar quando evidentemente necessria.

O Direito Penal mnimo ou princpio da interveno mnima prope ao ordenamento jurdico penal uma reduo
16

dos mecanismos punitivos do Estado ao mnimo necessrio. Assim, a interveno penal somente se justifica quando absolutamente necessria para a proteo dos cidados.

O Direito Penal deve apenas sancionar as condutas mais graves e perigosas que lesem os bens jurdicos de maior relevncia, deixando de se preocupar com toda e qualquer conduta lesiva, caracterizando, destarte, o carter fragmentrio do Direito Penal, que corolrio do Princpio da interveno mnima.

Dizer que a interveno do Direito Penal mnima significa dizer que o Direito Penal deve ser a 'ultima ratio', limitando e orientando o poder incriminador do Estado, preconizando que a criminalizao de uma conduta somente se justifica se constituir um meio necessrio para a proteo de determinado bem jurdico. O Direito Penal somente deve atuar quando os demais ramos do Direito forem insuficientes para proteger os bens jurdicos em conflito.

Pelo Direito Penal mnimo se outras formas de sano ou controle social forem eficazes e suficientes para a tutela dos bens jurdicos, a sua criminalizao no recomendvel conflitando com um Direito Penal simblico que atualmente se insere no ordenamento jurdico ptrio.

6.2 - O DIREITO PENAL SIMBLICO

Direito Penal Simblico aquele que, sendo rigoroso demais, acaba sendo ineficaz na prtica, por trazer meros smbolos
17

de rigor excessivo que, efetivamente, caem no vazio, diante de sua no aplicao efetiva.

Na atualidade o Brasil passa por uma fase onde leis penais de cunho simblico so cada vez mais elaboradas pelo legislador infraconstitucional. Essas leis de cunho simblico, trazem uma forte carga moral e emocional, revelando uma manifesta inteno pelo Governo de manipulao da opinio pblica, ou seja, tem o legislador infundindo perante a sociedade uma falsa idia de segurana.

Conforme artigo publicado no IBCcrim, n.o 74 de janeiro de 1999, intitulado "Sobre a Funo do Juiz Criminal na Vigncia de um Direito Penal Simblico", PAULO QUEIROZ, citando GARCIAPABLOS leciona que um Direito Penal simblico carece, evidentemente de toda legitimidade, pois, manipula o medo ao delito e insegurana, reage com rigor desnecessrio e desproporcionado e se preocupa, exclusivamente com certos delitos e infratores, introduzindo um sem fim de disposies penais, apesar de inteis ou de impossvel cumprimento, desacreditando o prprio sistema penal.

6.3 - O ABOLICIONISMO PENAL

A teoria do Abolicionismo Penal desenvolveu-se principalmente na Europa, tendo como marca o seu posicionamento extremo. O abolicionismo Penal revelou-se como o meio mais radical de enfrentar a realidade do Direito Penal, tendo sua doutrina pregado a substituio do Direito Penal por outras formas no punitivas de soluo dos delitos praticados. A doutrina do Abolicionismo penal preconiza que o
18

Direito Penal, no o nico meio de represso a violncia, pois que apenas impe punio.

" necessrio traar diretrizes bsicas que delimitem e regulem o alcance das normas penais".

Malgrado o Direito Penal ser um mecanismo de controle social pelo qual a resposta Estatal ao criminoso consubstancia-se na pena, o abolicionismo prope justamente a sua abolio.

Devemos ressaltar que o Direito Penal tem como fundamento principal a defesa social contra o delito praticado, atravs no apenas da preveno objetiva cominada no preceito secundrio da norma penal, mas tambm na resposta penal aplicada ao autor de um fato delituoso.

Cumpre ressaltar que apesar do abolicionismo ter fracassado nos pases onde surgiu (Escandinavos e Holanda), sua grande contribuio a humanizao defendida em face da falncia do direito de punir do Estado, que se mostrou incompetente em ressocializar o infrator e de lhe possibilitar um cumprimento de pena digno sua qualidade de ser humano.

6.4 - CONCLUSO

Conclumos que Direito Penal conceitua-se nas regras impostas pelo Estado, a fim de manter a boa ordem da sociedade e

19

garantias individuais. a resposta do Estado quele que pratica o ilcito, atravs das penas e medidas de segurana.

20

COMPONENTES DO GRUPO

CARLOS ROBERTO RODRIGUES JOS CARLOS DA SILVA MARCOS RIBEIRO DE FREITAS ONIVALDO FERNANDES JUNIOR PEDRO LUIS TORRES PRISCILA APARECIDA PREVIDELLI SILVANA CRISTINA HERMIDA DE ARRUDA SILVIO ROBERTO EGAS

21

Bibliografia BITENCOURT, Cezar Roberto. Manual de Direito Penal, 6.a ed., So Paulo, Saraiva, 2000. CALLEGARI, Andr Luiz. O Princpio da Interveno Mnima no Direito Penal. IBCcrim, n.o 70, 1998. DAMASIO, E. de Jesus Direito Penal 1 Volume Parte Geral Ed. Saraiva 15 edio, revista atualizada. FERRAJOLI, Luigi. Derecho y razn - teoria do garantismo penal. 2.a ed., trad. de Andrs Ibez, Alfonso Ruiz Miguel, Juan Carlos Bayn Mohino, Juan Terradillos Basoco e Roco Cantanero Bandrs, Madrid, Editorial Trotta, S.A., 1997. FERRI, Enrico. Princpios de Direito Criminal. Trad. de Paolo Capitanio, Campinas, Editora Bookseller, 1996. REALE, Miguel. Lies Preliminares de Direito. Ed. Saraiva. 27 Edio ajustada ao novo Cdigo Civil SP Saraiva, 2002. MIRABETE, Julio Fabrini Manual de Direito Penal Parte Geral Arts. 1 a 120 do Cp - Ed. Atlas - Mirabetti SILVA SNCHEZ, Jess Mara. Aproximacin al derecho penal contemporneo. Barcelona, Bosch Editor S.A., 1992. QUEIROZ, Paulo. Sobre a Funo do Juiz Criminal na Vigncia de um Direito Penal Simblico. IBCcrim, n 74, 1999. O Autor Delegado de Polcia no Estado de So Paulo, Especialista em Direito Penal pela Escola Superior do Ministrio Pblico do Estado de So Paulo e Professor de Direito Penal nas Faculdades Integradas de Guarulhos.

22

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

You might also like