You are on page 1of 3

"CASADOS MAS FELIZES"

O casamento pode ser a mais feliz, ou a mais medocre, ou a mais infeliz das experincias da vida. Deus criou os sexos opostos para se complementarem. Ele quis que homem e mulher se unissem em matrimnio de modo que cada um pudesse dar ao outro aquilo que falta. Mas essas diferenas, que podem complementar e ligar duas pessoas, podem tambm produzir incompatibilidades que dividem e trazem separao ao invs de unidade. O sexo e o casamento so muitas vezes considerados como algo que se desenvolve naturalmente, mas a prova de que no se trata de uma relao instintiva est na grande infelicidade em que vivem tantos casais. O alto ndice de divrcios nos Estados Unidos evidncia de muita infelicidade conjugal.

Nem tudo acontece de maneira perfeita e maravilhosa no casamento como indicam os filmes romnticos de Hollywood. Amar e viver com seu cnjuge exige determinao e prtica diria - e a entrega de si mesmo ao bem estar do outro.

Uma vez que Deus criou o homem e a mulher um para o outro, segue-se que a melhor orientao, para o casamento, se encontra na Bblia. Deus planejou o matrimnio para o bem do homem: "Disse mais o Senhor Deus: No bom que o homem esteja s: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idnea. . . E disse o homem: Esta, afinal, osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se- varoa, porquanto do varo foi tomada. Por isso deixa o homem pai e me, e se une

sua mulher, tornando-se os dois uma s carne" (Gnesis 2:18,23,24).

O homem foi a nica criatura que Deus criou sozinho no jardim; todos os animais foram feitos macho e fmea. Todavia, os seres humanos foram criados imagem de Deus (Gnesis 1:26), e receberam uma alma eterna (Gnesis 2:7), e um simples parceiro no era suficiente para as necessidades emocionais e espirituais do homem. Foi por essa razo que Deus planejou que o homem e a mulher fossem bem mais do que parceiros que fossem auxiliadores. Nisso que est o segredo de um casamento feliz. Se tudo que duas pessoas tm em comum o impulso sexual, o seu relacionamento ser sempre inadequado, pouco mais satisfatrio do que o dos animais. Para que o homem encontre a felicidade no casamento, ele e a esposa precisam cooperar para que as suas diferenas mentais, espirituais, emocionais e fsicas se unam num relacionamento harmonioso.

O casal comea a vida conjugal com um amor profundo. Por causa das suas diferenas naturais, que aos poucos vo se tornar mais e mais evidentes, entram conflitos em seu relacionamento. Se eles no aprenderem a resolver esses conflitos, seu amor ser substitudo por hostilidade e animosidade, reduzindo suas possibilidades de um casamento feliz.

Uma das causas mais comuns de distrbio emocional em nossos dias o lar. Em vez de os pais experimentarem um amor que contribua para a segurana deles, o que os filhos freqentemente vem e sentem so os traumas da hostilidade, do dio e da animosidade nas duas pessoas que eles mais amam: seu pai e sua me. Essa hostilidade produz insegurana emocional nos filhos e fobias que os acompanharo pela vida a fora.

O plano de Deus para a vida do lar diferente dessa experincia geral. Ele deseja que o lar seja um

abrigo de amor, em que marido, mulher e filhos vivam num clima de segurana e aceitao. Com as agitaes e a violncia fora do lar, cada um de ns precisa de algum lugar na vida em que seja cercado de paz e amor. Deus estabeleceu o lar para ser esse lugar de segurana emocional. Toda pessoa que se casa deseja essa espcie de lar, mas um lar feliz no obra do acaso. o resultado de duas coisas: adaptao adequada de um ao outro e incorporao na vida diria dos princpios do casamento, os quais foram estabelecidos por Deus na Bblia.

Os princpios apresentados no livro "CASADOS MAS FELIZES" de Tim Layhaye, so o resultado de estudo e aconselhamento com centenas de casais antes e depois do casamento. Tenho visto "milagres" na vida de casais que se dispuseram a segui-los. Eles alcanaram a felicidade no casamento.

Muitos casais, depois de receberem o aconselhamento anterior ou posterior ao casamento, disseram: "Desejaramos que essas instrues fossem impressas para que pudssemos lev-las e estud-las juntos". O desejo deles se realiza agora, com a publicao deste livro. Minha orao que Deus o use para ajudar muitos casais a se adaptarem um ao outro e a encherem seu lar de amor, calor e compreenso, e que eles, apesar de casados, sejam felizes.

You might also like