You are on page 1of 24

Referncia: SANCHES, Mrio Antonio. A criao e o Cristo: reflexes no mbito da biologia e teologia.

In: OLIVEIRA, Paulo Eduardo de; TESCAROLO, Ricardo (org). Ensaios sobre cincia e f. Curitiba: Crculo de Estudos Bandeirantes, 2012, p. 157-191. ISBN978-85-65531-00-9. - disponvel no site do Crculo de Estudos Bandeirantes, http://www.pucpr.br/circuloestudos/, em formato digital, com livre acesso ao grande pblico.

A CRIAO E O CRISTO: REFLEXES NO MBITO DA BIOLOGIA E TEOLOGIA


Mrio Antnio Sanches 1

INTRODUO

A teologia, produzida no mbito do dilogo entre religio e cincias, precisa ir alm das questes epistemolgicas comparao das competncias e legitimidades de diferentes conhecimentos e abordar temas especficos e trat-los a partir de enfoques mltiplos. Para isto necessrio sair da esfera ampla da relao religio e cincia e chegar a pontos centrais de cada uma destas reas. Por isso comeamos a pensar numa teologia crist, produzida no mbito do dilogo com as biocincias, reconhecendo que outros trabalhos podem ser feitos a partir de outras teologias e outras cincias. A vida necessita da cincia para ter seus mecanismos e dinmicas de funcionamentos descobertos, da tcnica para ter suas configuraes transformadas e da teologia para ter seu significado maior desvendado. Deste modo, a pessoa que religiosa na atualidade na perspectiva que defendemos neste trabalho assume uma posio fortemente contestatria em relao a duas posies presentes na sociedade atual: contesta o materialismo cientfico, e rejeita o fundamentalismo religioso. Contesta o materialismo cientfico, onde a cincia
Mrio Antonio Sanches doutor em teologia, mestre em antropologia e especialista em biotica. Atualmente coordenador do Programa de Ps Graduao em Teologia da PUCPR, lder do Grupo de Pesquisa Teologia e Biotica, membro de Comit de tica em Pesquisa e presidente do Regional Paran da Sociedade Brasileira de Biotica. E-mail: m.sanches@pucpr.br.
1

muitas vezes um nico ramo da cincia se apresenta como a verdade inteira, e rejeita o fundamentalismo religioso, que faz uma leitura dos textos sagrados ao p da letra, sem crtica histrica e textual. (BARBOUR, 1990, p.9) Deste modo, queremos construir uma viso religiosa que confesse um significado mais amplo vida como um todo, e que este significado seja construdo em dilogo com o conhecimento cientfico de nossos dias. Assim nos colocamos no grupo das pessoas que gostam de cincia e de religio. (SANCHES, 2007a, p. 179s) A biotica que amplamente promove reflexes ticas nas cincias da vida - tem se apresentado no Brasil como um espao privilegiado para o estudo interdisciplinar de temas que envolvem tanto a teologia quanto as biocincias, com nfase na sade, tais como: criao, evoluo, incio da vida, morte, cura, reproduo humana, entre outros. Por isso indicamos que nosso trabalho se situa no mbito da biotica, como um espao pluralista e aberto s mltiplas perspectivas que ajudem a pensar a vida como um todo. Defendemos que afirmar o sentido da vida um dado fundamental e de profundo impacto na elaborao de uma reflexo tica, mas isto no suficiente, pois necessrio definir e explicitar que sentido este. Jenson afirma que a vida no se torna possvel quando se afirma que ela tem sentido, mas quando se afirma qual seu sentido. (1990, p.104) Para um cristo, a vida assume um significado extraordinrio quando ele se descobre partcipe da vida divina na dinmica do amor Trinitrio, quando faz a experincia do ser filho no Filho. Portanto, o sentido da vida passa pela insero pessoal no mistrio da pessoa de Jesus de Nazar. Ao afirmar que Cristo o sentido de nossa vida, no o fazemos com a arrogncia de querer impor a nossa viso de mundo aos outros, e nem queremos defender um sentido monoltico e nico vida. Portanto, este trabalho quer fazer uma reflexo sobre o ser humano e a compreenso da pessoa de Jesus Cristo luz dos conhecimentos atuais das cincias biolgicas. Alguns dados que surgem destas cincias provocam a reflexo teolgica. Temos visto que os cientistas destas reas fazem perguntas que o telogo gostaria de evitar, e que se devidamente enfrentadas promovem uma reviso de boa parte dos temas estudados pela tradio crist.

Vejamos alguns destes temas: a) Como compreender a especificidade do humano se estes, como todos os seres vivos, surgem de um processo evolutivo longo e continuado? b) Por que a Bblia fala de que o ser humano criado imagem e semelhana de Deus, e os outros animais no so? Isto no fruto do antropocentrismo ocidental? c) O que significa afirmar, o verbo se fez carne, luz da biologia moderna? Como pensar a encarnao no sentido do Cristo assumir a espcie Homo sapiens sapiens? d) Gostaramos de dizer que somos diferentes dos outros seres vivos por que ns temos a misso de cuidar da criao, mas tambm os outros seres cuidam de ns, tambm eles desempenham funes indispensveis vida na terra. Estes temas, dentre muitos outros, provocam a reflexo crist e responder a cada um deles exigiria o trabalho de uma vida, no entanto, gostaramos de apresentar aqui alguns pontos para se somar a todos aqueles que buscam respostas para estas questes. Por isso, o que pretendemos neste captulo apresentar alguns pontos de reflexo para elaborar uma viso crist em consonncia com uma viso cientfica das coisas, sem ter que se apoiar em dualismo que apregoa uma radical separao entre a religio e cincia. necessrio ver a vida na sua unidade fundamental, pois
ns temos dificuldade de definir a vida e sua dignidade porque temos o vcio de buscar fora dela o seu valor, a sua realidade e o seu significado. Ento precisamos neutralizar este vcio, e deixar de negar nossa biologia para afirmar nossa transcendncia, e deixar de negar a transcendncia para nos definirmos como pertencentes ao reino animal. No precisamos negar nosso DNA para afirmar nosso impulso religioso, nem negar que a vida tem sentido para afirmar que somes feitos de elementos qumicos. (SANCHES, 2004, p. 126)

DEUS CHAMA, A CRIATURA CHAMADA


Nesta primeira parte do trabalho gostaria de explicitar a viso de ser humano que nasce da biologia como uma espcie de ser vivo entre milhares de outras, e a viso de ser humano que surge da teologia bblica onde o humano compreendido como um ser chamado a uma relao especial com o Criador, criado sua imagem e semelhana. O desafio que queremos encarar mostrar que estas duas vises de humano no so

incompatveis e que o conhecimento das duas vises fazem com que tenhamos uma compreenso mais profunda e a mais ampla do ser humano e do seu papel na criao. Percebemos que um cristo, nos nossos dias, precisa exatamente ser capaz de lanar mos de todos os conhecimentos disponveis para que possamos elaborar uma viso integral da realidade. Estamos convictos de que para fazer biologia no precisamos nos desvencilhar dos conhecimentos teolgicos e no possvel fazer teologia negando os conhecimentos da biologia moderna.

Uma espcie entre outras Num outro trabalho apresentamos uma sntese do conhecimento biolgico onde indicamos o quanto o ser humano est inserido no todo da criao. (SANCHES, 2007b, p. 112s) Para os objetivos deste presente trabalho necessrio retomar os principais pontos desta sntese. Ns humanos somos seres vivos, ou seja, partilhamos com todos os outros seres vivos do planeta algumas caractersticas bsicas, como ser composto de clulas vivas. Como seres vivos conhecemos o nascimento e a morte. Partilhamos assim com todos os seres vivos a dura realidade da finitude e a necessidade de que nossa tarefa, funo ou papel seja continuado por outros. Da totalidade dos seres vivos ns somos do reino animal, pertencemos ao filo Chordatae, somos parte do sub-filo vertebrata e passamos a ser organismos que entre outras coisas possuem vrtebras e crnio. Entre os vertebrados se encontra a grande maioria das espcies que tem capacidade de sentir dor. Esta uma caracterstica de uma pequena parte da criao, pois somente cerca de 2% das espcies vivas so sensientes. (ROLSTON III, 1995, p. 38) Pertencemos classe dos mamferos e tivemos assim que crescer na capacidade de relao, e na conscincia de que somos interdependentes. Somos da ordem dos primatas, da famlia hominidea, qual pertence o gnero homo, compartilhada pelos gneros ramapithecus e australopithecus, infelizmente foram extintas todas as espcies destes dois ltimos gneros. Somos, portanto, do gnero Homo, que surgiu h cerca de 2 milhes de anos, e deu origem a outras espcies consideradas humanas. Uma espcie batizada de Homo sapiens neanderthalensis, fora a nossa espcie a ser chamada de Homo sapiens sapiens, ou Homo sapiens moderno, para dela se diferenciar.

Portanto, somos a espcie Homo sapiens sapiens, humanos modernos - ou simplesmente Homo sapiens - surgidos, pelas evidncias cientficas do momento, cerca de 150 mil anos atrs no este da frica, com muita vontade de se expandir e conhecer o mundo. O conhecimento do genoma humano possibilitado pelos resultados do Projeto Genoma - confirma, definitivamente, a tese de que a espcie Homo sapiens est, inexoravelmente, vinculada a todos os seres vivos do mundo animal e vegetal. A herana biolgica do ser humano, com a complexidade do seu genoma, explicita o seu parentesco e o possvel intercmbio gentico com todos os seres viventes. Somos feitos das mesmas quatro letras qumicas, ACGT, das quais, todos os seres vivos, animais e plantas, das mais diferentes espcies, desde a bactria baleia, so compostos. O inter-relacionamento do ser humano com os outros seres vivos est gravado no DNA de todos ns. o que explicita muito bem Matt Ridley, sugerindo em seu livro que por meio do genoma ns podemos reescrever a histria da humanidade:
H genes que foram desenvolvidos quando nossos ancestrais tinham a forma de vermes. H genes que devem ter aparecido pela primeira vez quando nossos ancestrais eram peixes. H genes que existem na sua forma presente somente por causa de recentes epidemias de doenas. E h genes que podem ser usados para escrever a histria das migraes humanas, nos ltimos mil anos. (RIDLEY 1999, p. 4)

A demonstrao cientfica de que somos uma espcie entre outras, (WILSON, 1981, p. 17) seres vivos como os outros, coloca necessariamente a pergunta sobre a especificidade dos seres humanos. O antropocentrismo, a posio que entende serem os seres humanos superiores aos outros animais, crena bsica da cultura ocidental, colocado em discusso. O relato complexo sobre a origem humana oferecido pela biologia contempornea no apresenta clara distino entre os humanos e os outros animais. Assim, a pergunta surge automaticamente: Seriam os nossos primeiros ancestrais homindeos humanos, ou somente os humanos modernos so verdadeiramente humanos? (MURPHY, 1998, p. 11) Na verdade hoje em dia, nenhum paleontlogo se atreve a fixar um limite claro entre o homo habilis e seus pais primatas, entre o homo habilis e seu filho homo erectus, entre o homo erectus e o sapiens sapiens. (LEPARGNEUR, 1996, p. 98) A teologia no tem dificuldade de compreender este longo processo evolutivo como o caminho pelo qual Deus se comunica com toda a criao. Queiruga, um telogo atual, afirma o trabalhosssimo processo pelo qual o ser humano conseguiu ir afirmando a sua humanidade aparece assim 5

como o pano de fundo sobre o qual foi-se entretecendo o lento trabalho da revelao. (2010, p. 268) Do ponto de vista biolgico, os seres humanos so muito parecidos com os primatas superiores. O DNA humano aproximadamente 98% idntico ao dos chimpanzs e 97% idntico ao dos gorilas. (RIDLEY 1999, p. 28) Os humanos tm 23 pares de cromossomos enquanto os chimpanzs tm 24, mas os dois ltimos pequenos cromossomos dos chimpanzs equivaleriam a apenas um cromossomo humano. (ANDERSON, 1998, p. 51) Este conhecimento, hoje amplamente divulgado, deixa aos humanos uma percentagem muito pequena para buscar e afirmar a sua especificidade, mas o re-coloca, com muita fora, na natureza. Este pode ser um aprendizado muito importante, pois Moltamnn afirma que as modernas crises de identidade e humanidade so uma consequncia inevitvel do auto-isolamento dos homens em relao natureza. Um puro detentor de poder torna-se um enigma para todos e especialmente para si mesmo, um homem sem propriedades. (2009, p. 403) Analisamos, num outro trabalho, (SANCHES, 2004, p. 61-68) a relao naturezacultura, mas aqui desejamos apenas indicar que novos estudos da primatologia reconhecem que essa diferena, embora evidente, j no pode ser apresentada como absoluta. Mais de dez hbitos, incluindo sons, costumes sociais e uso de ferramentas, podem ser considerados culturais entre os chimpanzs. (SANTORO; ANGELO, 2000, p. 30) Essas descobertas no vo colocar em cheque o valor, a complexidade e a diversidade da cultura humana, mas temos de reconhecer que, afinal de contas, ns no estamos sozinhos nesse processo. (2000, p. 30) Embora a cultura no possa mais ser vista como exclusivamente humana, permanece, por causa da sua complexidade, a fonte de explicao daquilo que o ser humano : uma espcie no determinada pela sua constituio gentica. Um ser humano, para a biologia, identificado como tal por causa de sua pertena espcie humana. Uma espcie possui determinada constituio gentica que se encontra espalhada entre todos os indivduos que a compem e pode ser vista como uma herana gentica comum. Essa coleo universal dos genes de uma espcie comumente chamada de pool (poa) gnico, um conceito que se aplica populao e no ao indivduo. Alguns

sugeririam uma metfora mais dinmica, como a de rio gnico ao invs de poa, pois na verdade essa herana gentica flui atravs das geraes. (JUENGST, 2000, p. 90) A cultura ocidental que valoriza o individualismo pode dar bastante nfase na privacidade e na autonomia de cada indivduo, mas a natureza da nossa realidade gentica est apontando mais para a necessidade de desenvolver a solidariedade, pois os seres humanos no esto de maneira alguma isolados uns dos outros. Isto implica em afirmar um equilbrio, deixando claro que o indivduo no pode ter posse absoluta das informaes sobre os seus genes, nem tampouco estas informaes devero ser usadas para expor o indivduo a situaes indignas da pessoa humana. Estas questes nos colocam diante de uma nova conscincia de humanidade, ou seja, partilhamos todos da mesma herana biolgica, e os nossos prprios genes nos impulsionam a uma percepo mais aprofundada de nossa co-humanidade. Por fim, o que precisa ficar claro que o conhecimento do genoma ressalta a dependncia do indivduo em relao a toda espcie. Relacionando esse conhecimento com a tica, podemos perceber que o ser humano partilha com todos os outros sua base gentica comum. Cada indivduo est definitivamente vinculado ao todo de sua espcie, e uma postura tica salutar dever contemplar sempre o todo. (SANCHES, 2007b, p.129) Cada ser vivente da atualidade de fato uma sntese da evoluo de toda a vida na terra, de modo que desse parentesco humano com todos os seres vivos, desse fato incontestvel, que se alimenta a tentao reducionista. O ser humano redefinido pela biologia corre o risco de ser reduzido sua dimenso gentica. E assim, o conhecimento gentico, que pode ser um valiosssimo instrumento para promover vida, pode se transformar num terrvel crcere para aprisionamento da humanidade. Se quisermos propor que o reducionismo insustentvel, temos que incorporar o conhecimento gentico da atualidade num discurso mais amplo, envolvendo outras disciplinas, no caso deste estudo, a teologia. Este novo discurso precisa fazer justia dignidade humana, mas tambm no pode virar as costas para as comprovaes cientficas, pois estas, quando devidamente fundamentadas, apresentam novas perspectivas para que a mesma dignidade humana seja contemplada. Mas a biologia sozinha pode fazer o caminho inverso de outras reas do conhecimento que ampliam cada vez mais a sua compreenso da realidade. Pois, enquanto a filosofia e a teologia ameaam abandonar a busca de uma resposta simples para a questo 7

da essncia humana, as cincias naturais, evitando um discurso substancialista, ousam retom-la. (CRUZ, 2003, p. 218)

Um deus que chama existncia A viso que a biologia apresenta do ser humano uma espcie entre outras, usualmente co-descendente de outros seres vivos j extintos, compostas das mesmas bases bioqumicas que formam todos os viventes aparentemente impede alguns de elaborar uma reflexo teolgica que afirme a dignidade e a espiritualidade do ser humano. E algumas indagaes inquietantes surgem: visto que os seres humanos, como todos os seres vivos, surgem de um processo evolutivo longo e continuado, teriam os homindeos tambm sido chamados transcendncia? Lepargneur, ao discutir a questo de como o ser humano surge na terra afirma, ironicamente, que "os paleontlogos nos dizem que o homo neendertalis, incontestavelmente nosso primo, homo sapiens, tinha uma conscincia que razovel julgar como a nossa, mas no conhecemos telogo algum que perguntasse se ele tinha uma alma redimvel por Cristo". (1996, p. 98) E para deixar a questo mais apimentada ele continua, "o telogo foge da questo da identificao do primeiro sujeito dotado de alma imortal como o diabo da gua benta. (p. 98) A postura que temos assumido neste trabalho que no precisamos defender posies excludentes entre a teologia e a biologia, como se aceitar o conhecimento biolgico nos impedisse de incorporar e elaborar o conhecimento teolgico. Para que esta integrao ocorra necessrio ter uma viso positiva de cada uma das reas de conhecimento envolvidas e aceitar os desafios que o conhecimento de uma rea leva outra. Por exemplo, a teologia precisa superar uma viso de que Deus, para estar presente no mundo, precisa agir continuamente de maneira externa e diretiva. Exemplo desta superao a posio de Karl Rahner que apresenta uma viso teolgica que se faz necessria neste dilogo: "Deus no realiza algo que a criatura no realize, porque ele no age ao lado da criatura, mas possibilitando a atividade dela que assim pode ultrapassar e superar as suas potencialidades. (1973, p.79) Percebemos que o ponto de partida emprico para esta reflexo que aborda a questo da espiritualidade e especificidade humana - o modo como o ser humano se

relaciona com os outros seres da criao. O ser humano cria no como os outros seres que tem o poder de acrescentar algo "mais" ao que era "menos" por uma dinmica interna. O ser humano tem o poder de criar diferentemente. Nele se revela uma teleologia externa, diretiva, embora no necessria. Ele pode planejar o mundo, modificar o mundo, forjar a criao para que ela cumpra funes independentemente de sua realidade interna. O ser humano continua criatura, dependente do Criador, mas com uma fora criadora distinta do resto da criao. Poder-ser-ia acrescentar a isto toda a capacidade do ser humano de moldar o mundo ao seu redor, pois uma das caractersticas cardeais do Homo sapiens nossa habilidade para alterar outras formas de vida de uma maneira deliberada. (GEORGE, 1998, p. 27) Para a f Bblica isto ocorre porque Deus criou o ser humano de maneira especial. Um dos pontos centrais da viso bblica que mais contribui para a compreenso da especificidade do humano na tradio crist o relato da criao que apresenta o ser humano criado imagem e semelhana de Deus, (Gnesis 1,26-27) muito estudado na teologia. (HEFNER, 1990, p. 332) Deste modo, a f bblica est afirmando que o amor poderoso de Deus, na sua liberdade criativa chama umas de suas criaturas ao relacionamento pessoal e consciente com o prprio criador, uma criatura chamada a conhecer Deus e a se relacionar com ele face-a-face. (Gnesis 33,11) O chamado no acontece por causa da qualidade da criatura, mas nasce da gratuidade divina. Por isso o chamado no se dirige a apenas alguns membros da espcie humana, mas a todos. O chamado se dirige a todos os membros da espcie humana, pois se funda na gratuidade amorosa de Deus e no nas virtudes de um ou outro indivduo da espcie. A f crist estar sempre re-contemplando o mistrio deste Deus que chama. Temos afirmado que o ser humano busca um sentido vida, pois como afirma Schwobel, o homo sapiens sempre o homo significans.(SCHWOBEL,2000, p.109) Com a experincia religiosa este sentido ser sempre um sentido transcendente, onde se desenvolve uma conscincia do chamado divino. Ou seja, a busca da transcendncia uma conseqncia do chamado. O ser humano s encontra o sentido porque foi chamado, e s ouvir o chamado quando aceitar que a vida precisa de sentido. Uma das passagens bblicas que mais deixa evidente o chamado e ao mesmo tempo d liberdade ao ser humano para responder, est no

Livro do Apocalipse: "Eis que estou porta e bato: se algum ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em casa e cearei com ele, e ele comigo". (Ap. 3,20) Neste momento a teologia e a biologia entram ligeiramente em tenso, pois nesta viso, a espcie humana evolui de outras espcies, mas no sem um toque diferenciado da ao divina: que torna a pessoa humana capaz de conhecer e amar o Criador, isto como fruto de um chamado especial. Do ponto de vista metodolgico de cada rea de estudo, teologia e biologia, h de fato tenso, mas percebemos que na realidade no so conhecimentos contraditrios e que, com um pouco de abertura, vamos perceber que no final teremos uma viso mais ampla do humano. A teologia fala de um Deus que toma a iniciativa, ao primeira, e a resposta humana uma ao segunda. Deus no se revela ao ser humano, porque este o busca, mas ao contrrio, o ser humano adquire a possibilidade de buscar, porque foi chamado. Deus no escolhe o ser humano porque este desenvolveu pelo processo evolutivo uma conscincia capaz de conhec-lo. Ao contrrio, a conscincia humana se desenvolve por causa do chamado divino. O chamado a nova realidade na qual o ser humano se faz humano. Cada membro da espcie humana passa a ser chamado a um relacionamento interpessoal com o Deus que ama que transforma e que liberta. na relao especial do ser humano com a divindade que se fundamenta a dignidade do ser humano, diferenciada do resto da criao. No chamado ao face-a-face com Deus o ser humano continuamente recriado, transformado. A tenso entre a teologia e a biologia a respeito da origem da espcie humana pode ocorrer ainda por uma falta de compreenso mais adequada no mbito das cincias a respeito do surgimento de cada espcie. A evoluo nos ensina que cada espcie surge de outras espcies, mas o salto evolutivo que d origem a cada nova espcie ainda algo no muito bem explicitado, onde o consenso entre os bilogos ainda no existe. (RUSE, 2000, p. 234) Os adeptos da evoluo testa poderiam dizer que cada espcie surge de outras espcies, mas isto sempre ocorre sob a direo de um Ser Superior. (COLLINS, 2007, p. 215) Podemos dizer que a f bblica nos possibilita afirmar que a criao permanece sempre perante o Criador que permite, acolhe e potencializa a novidade de cada criatura, ou seja, que o Criador cria sempre, numa parfrase da passagem bblica quando o Cristo nos

10

revela: O meu Pai trabalha sempre. (Jo 5,17) Nesta viso o Criador no precisa ser compreendido como aquele que age externa e diretivamente, mas podemos afirmar como Rolston: Deus o cho do universo. (1999, p. 364) Esta contnua presena do Criador precisa ser bem compreendia, para no entrar necessariamente em conflito com a posio dominante em biologia, onde o processo evolutivo no se d como progresso: A seleo natural no ocorre de modo a dirigir a evoluo rumo a um tipo de organismo em particular ou rumo a alguma propriedade particular. (AYALA, 2000, p. 37) A evoluo nega a teleologia, o progresso, o que pode gerar conflito com a teologia que muitas vezes vai falar e um "projeto de Deus" para o mundo. No dilogo com a biologia a teologia crist pode construir o seguinte quadro: a) a partir do conceito de criao ex nihilo2 no h confuso entre o ser de Deus e o ser de cada criatura, portanto, no h uma teleologia necessria, cada criatura se desenvolve aberta e livre. Neste sentido, cada criatura evolui por acaso, no h projeto; b) a partir do conceito de creatio continua3 a criao traz em si a dinmica interna de ser criatura, ser capaz de produzir o "mais" do "menos", ser capaz de evoluir. Neste sentido pode se falar de uma teleologia interna, mas no necessria. A criatura capaz de evoluir, mas no necessariamente evolui, tambm neste sentido no h projeto; c) no sentido relacional Deus conhece a sua criatura, a acompanha, se interessa por ela. A criao autnoma, mas dependente. Neste sentido se afirma uma teleologia externa? No, no sentido de Deus impor criao uma direo. Sim, no sentido de que no possvel criao deixar de ser a criao de Deus. Com a criao do ser humano, Deus assume uma teleologia externa e diretiva para a criao. Neste sentido falaremos de projeto, pois Deus chama o ser humano para agir sobre a criao com determinados propsitos. Trata-se, na viso de alguns, de uma teleologia solta, no sentido de no muito engessada. (ROLSTON, 1999, p. 367) Com a criao do ser humano a criatura agora conhece conscientemente o criador. No como poder da criatura, mas como gratuidade auto-reveladora da divindade. O ser humano agora cocriador criado, (HEFNER, 1990, p.328) pois partilha do poder amoroso do criador, de quem feito imagem, e continua livre. Sua liberdade agora diferente da liberdade que prprio
2 3

Confere uma sntese do tema criao ex nihilo em SANCHES, 2009, p. 25-29. Confere uma sntese do tema creatio continua em SANCHES, 2009, p. 29-32.

11

da criao, pois agora liberdade consciente. Liberdade que sabe que livre. Com o ser humano Deus tem um propsito especial: o ser humano, imagem de Deus, pode agir de dentro da criao, para conduzir a criao ao domnio do amor. Podemos dizer que a razo do chamado uma dignidade especial a sua misso especial, como veremos. Do ponto de vista bblico, e por isso perpassa como inspirao bsica, o Judasmo, o Cristianismo e o Islamismo, o chamado transcendncia muito claro, adquire um significado explcito: Deus se comunica de maneira histrica. Sem dvida, esta tradio sempre valorizou a dimenso histrica na relao entre Deus e os seres humanos. O chamado de Deus se d na histria (Gn 12,1) e se repete quotidianamente na vida de cada ser humano. O Transcendente compreendido como Divindade, como ser Pessoal, que se manifesta concreta e historicamente na vida humana, interage com os humanos, chama e chamado, fala e ouve, e esta relao se concretiza numa aliana com os humanos (Gn 15,18), numa promessa de beno e fidelidade por parte de Deus (Gn 22,18) e num convite fidelidade humana. (Dt 5,6-7) A tradio crist est fundada na crena em um Deus Pessoal e isto significa que Deus o fundamento de tudo que pessoal e que ele carrega dentro de si o poder de personalidade. (GUSTAFSON, 1981, p. 39) Deste modo, a dignidade humana nasce deste impulso divino, que ao chamar torna o ser humano capaz de ouvir. a relao com a divindade que eleva a criatura a uma dignidade mpar. E assim o criador de todas as coisas, ao chamar de maneira especial o ser humano a si, cria-o sua imagem e semelhana (Gn 1, 27), e esta novidade nasce da nova relao estabelecida e no da estatura humana. gratuidade, no conquista. A dignidade humana dada por Deus aos humanos. Esta dignidade irreversvel por que dom divino, est fundada no na contingncia da histria humana, mas na absoluta iniciativa divina que incide sobre a histria humana. "Enquanto fonte de amor, Deus deseja dar-se a conhecer, e o conhecimento que o homem adquire dele leva plenitude qualquer outro conhecimento verdadeiro que a sua mente seja capaz de alcanar sobre o sentido da prpria existncia". (JOO PAULO II, 1999, n.7) A tradio bblica, como vimos, indica que os humanos so criados imagem e semelhana de Deus, mas isto significa que s os humanos so criados imagem e semelhana de Deus? Certamente esta postura pode ser denunciada como fruto de uma

12

viso antropocntrica exclusivista. Ns no temos condies de esgotar este tema, neste trabalho, mas percebemos que ser necessrio desenvolver uma teologia que no negue que o humano criado imagem e semelhana de Deus, isto certo, mas que to pouco exclua o resto da criao de uma participao nesta similitude com Cristo, sentido de toda a cirao. A perspectiva cristolgica ser abordada na sequncia, mas podemos afirmar com Moltman que a respeito de Cristo pode-se pensar somente de modo inclusivo. Quem pensa de modo exclusivo sobre Cristo, no em favor do outro, mas contra ele, este ainda no entendeu o Reconciliador do mundo (2009, p. 409). Retomaremos esta questo mais frente. Afirmamos acima que a razo do chamado especial a misso. O vocacionado, o chamado, separado do todo para que possa agir, para que cumpra uma misso. Ao ser separado ele se torna especial, mas esta dignidade especial no pode ser compreendida como tendo finalidade em si mesma. A principal misso do ser humano, e o motivo deste chamado, usar o poder co-criador para eliminar o sofrimento da criao e de si prprio, tambm criatura. Quando o chamado destinado ao humano, uma criatura, para que esta preste um servio ao todo da criao. Pois no apenas os humanos, mas a criao toda est inserida no prprio mistrio ntimo de Deus Trino. (BOFF, 1972, p. 281) Aquilo que o prprio Deus no podia fazer, sem violar a liberdade da criao, o ser humano pode, sendo ele mesmo criatura e livre. A criao continua livre e indeterminada, sua evoluo continuar sendo uma novidade para Deus, mas agora o poder co-criador humano se torna o mestre da criao, e dever agir livremente para promover, curar e eliminar a dor de toda a criao. A espcie humana se torna aquela que vai servir a toda a criao. Seu chamado especial um servio especial, uma misso. Como Deus chamou o ser humano a Si mesmo, como Ele convoca o ser humano a servi-lo, Ele tambm se dirige ao ser humano de acordo com sua vocao de ser junto com Ele um parceiro de aliana... (BARTH, 1961, p 161) Concluindo esta parte podemos dizer que as vises que a biologia e a teologia apresentam do ser humano fantstica e convergente: o ser humano uma criatura como as outras, partcipe de todos os processos que envolvem, potencializam ou vitimizam as criaturas os quais as levam ao pice da alegria e gozo tanto quanto ao suplcio do sofrimento e desespero. Esta co-naturalidade do ser humano com todos os seres da

13

natureza o coloca num ritmo de cuidado mtuo e de mtua existncia em Deus e para Ele. exatamente por isso o ser humano precisa assumir o seu papel de pensar o cuidado e de dar sentido toda criao. Mas este sentido e cuidado na viso crist assume a sua plenitude quando vislumbra que o Cristo o principal participante desta criao de Deus. o que veremos na parte seguinte deste trabalho.

O ENCONTRO COM JESUS DE NAZAR


Cristo a semente / Cristo a colheita / Que no celeiro de Deus / Possamos ser colhidos 4.

Vimos que as vises de humano que surgem da biologia e da teologia, embora distintas, podem ser complementares e quando esta complementaridade vislumbrada surge uma viso reveladora da verdadeira misso de cada ser humano no mundo. Mas esta viso ainda mais ampliada quando o ser humano se depara com o conhecimento revelado, na perspectiva crist, de que Deus se encarnou e nasceu como um membro da espcie Homo sapiens. Neste momento novas indagaes surgem: o que significa afirmar, E o Verbo se fez carne e habitou entre ns (Jo 1,14), luz da biologia moderna? Como pensar a encarnao no sentido do Cristo assumir a espcie Homo sapiens? Qual o significado disto para o ser humano e para toda a criao? Ao colocar estas perguntas compreendemos que estamos fazendo o que todos os cristos fizeram ao longo dos ltimos vinte sculos: repensar a figura de Jesus de Nazar a partir dos referenciais cientficos e culturais de seu prprio tempo.

A divindade com DNA humano A perspectiva crist intrigante, pois a partir dela deixamos de falar de teoria e passamos a refletir sobre um evento, o evento Jesus Cristo. Bento XVI colocou muito bem que a verdadeira novidade do Novo Testamento no reside em novas idias, mas na figura
4 Orao tradicional da Irlanda.

14

de Cristo, que d carne e sangue aos conceitos. (2006, n. 12) O encontro com Jesus faz a comunidade crist reler e resignificar toda a criao, pois nele tudo foi criado: "No principio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No princpio ele estava com Deus. E tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito de tudo o que existe" (Joo, 1,1-3). Para a viso crist de mundo a encarnao o momento que d sentido a tudo: tudo antes de Cristo foi caminho rumo a ele, tudo depois de Cristo viver a partir dele, receber de sua plenitude (QUEIRUGA, 2010, p. 257). Portanto, para o cristianismo, a criao obra do Pai, pelo Filho, no Esprito. A criao toda, incluindo os seres humanos, obra do Amor, surge do amor, por causa do amor e por meio do amor. Surge do Pai, por causa do Filho, no Esprito. A criao a exterioridade voluntria de um Deus que ama, a sua alteridade no necessria. Deus no cria nada fora do seu amor, e sem o amor divino nada foi feito de tudo o que foi feito" (RAMSEY, 1970, p. 88). A criao surge de Deus, mas diversa de Deus, criada por ele, mas no ele, fruto do amor, mas no o amor. Portanto, Deus no tem um propsito para a criao no sentido teleolgico externo e necessrio, de conduzir a criao a um determinado estado, a uma determinada configurao. Neste sentido a criao deve ser vista como livre, pois nasce do amor. Uma pessoa humana concreta poder, na sua liberdade, assumir diferentes opes, poder at dizer que a vida no faz sentido, que o transcendente inveno e que Deus no existe, mas tudo isto histrico, transitrio, pois permanece intacta a capacidade de refazer tudo isto de maneira diferente. As opes histricas de um ser humano no mudam sua realidade e dignidade bsicas: a de um ser capaz de dar sentido sua vida porque foi chamado transcendncia, amar com a marca do Filho de Deus. Na perspectiva crist, nada que o ser humano faa mudar a realidade de ter tido seu DNA compartilhado pelo Filho de Deus. A natureza, o DNA, a base da encarnao da pessoa de Jesus Cristo, e gostaramos, aqui de conduzir o leitor um pouco mais neste dilogo da biologia com a tradio crist e para isto temos que tambm lidar com certa tenso entre o conhecimento da biologia e o da teologia. Jesus nasceu de Maria, concebida pelo Esprito Santo. Aqui a f crist no fala de alegoria, mas de mistrio, de poder divino. Maria fornece a natureza humana, o DNA humano, o Esprito infunde a natureza divina, e o novo ser se forma: Jesus de Nazar como 15

uma novidade. Uma novidade para os humanos e uma novidade para Deus. Para os humanos, porque de agora em diante uma pessoa divina assume DNA humano, e a fraternidade humana universal, entre todos os membros da espcie humana, e entre todos os seres vivos, assume um novo significado. O ser humano, contingente e histrico, se torna partcipe da realidade divina, de sua natureza eterna e necessria. Isto algo novo para Deus, pois neste seu ato de extrema misericrdia, o Esprito em ao, traz a si a criao, e Deus se torna irreversivelmente humano. De agora em diante os humanos so partcipes da natureza humana-divina de Deus, a base desta participao o DNA de Maria, me de Jesus. Clodovis Boff, com maestria, afirma ... Maria est no lugar de toda a humanidade frente a frente com Deus, (2006, p. 421) O que demonstra isso a prpria maneira como a tradio crist percebeu o modo como Jesus foi concebido. Lendo esta tradio com os olhos da gentica atual, percebemos melhor ainda a fora criadora do Esprito. Maria, como mulher, tinha 23 pares de cromossomos iguais, ou seja 22 pares de autossomos, mais um par de cromossomos X. Seu filho Jesus, como homem, tinha os 22 autossomos mais um cromossomo X e um Y. O cromossomo Y na fecundao humana vem do homem. Ou seria possvel, biologicamente, que o segundo X sofra mutao para um Y? Observa-se, em algumas espcies, a transformao do feminino em masculino, quando um determinado organismo sofre uma mutao cromossmica. Portanto, quando o menino Jesus foi concebido, sem a participao masculina, deixa patente o poder criador de Esprito, se torna uma nova criatura, totalmente humana, com DNA humano, mas tambm no totalmente submisso realidade humana. Quis assumir forma humana, mas deixa patente sua natureza divina, capaz de criar ou refazer a criao. Fica claro o seu poder, como nos lembra Boff: Efetivamente, se a Virgem pde conceber, foi to-somente porque o Esprito Santo a ensombreou, manifestando assim o poder do Altssimo, para quem nada impossvel (Lc 1,35.37). (BOFF, 2006, p. 483) A encarnao de Jesus obra do Criador, o mistrio que tem encantando as consecutivas geraes de cristos e tambm tem escandalizado os que se recusam a aceitar que Deus, o Criador, tenha se manifestado assim aos humanos e toda a criao, se tornando tambm humano. a quenosis de que o apstolo Paulo (Fil 2, 6-7) fala: o esvaziamento da divindade para a elevao da humanidade. J nos primeiros sculos do 16

cristianismo isto estava claro, como afirmava Santo Atansio: no teria havido vantagem para ns humanos se o Logos no fosse verdadeiramente e por natureza o Filho de Deus, nem se a carne a qual ele assumiu no fosse verdadeiramente carne. (ATANSIO, 1956, p. 293) Diramos hoje: se o DNA que ele assumiu no fosse verdadeiro DNA. curioso observar que a Bblia, compreendida luz da gentica, apresenta um paralelo entre a criao dos primeiros seres humanos e a encarnao de Jesus. Nas duas situaes o quadro gentico apresentado, vistos a partir do conhecimento de gentica, constitui um paralelo, num fenmeno compreendido como clonagem. Ado sente-se s e o Criador lhe d uma companheira, que no nasce de outra origem, mas da prpria carne de Ado (Gn 2, 22-22). Neste mito de Ado e Eva, fundamental para a compreenso da verdade sobre o ser humano na perspectiva bblica, est se antecipando um dado fundamental da cincia moderna. Qualquer que seja a origem da espcie humana, ela s ser o que hoje, quando houver dois organismos partilhando a mesma constituio gentica. Mesmo na mais rgida teoria da evoluo por seleo natural, uma nova espcie s surge quando houver dois, ou mais seres partilhando o mesmo genoma. Deste modo, o mito de Ado e Eva quer apenas falar da questo fundamental: cada novo ser humano, nas palavras de Ado, " carne de minha carne" (Gn 2,23), se o autor bblico estivesse escrevendo hoje ele diria DNA de meu DNA. Biologicamente falando, tambm Jesus tem a mesma constituio gentica de Maria. A vida biolgica de Jesus no se inicia com uma fecundao, mas com uma partenognese (BOFF, 2006, p.485), ou seja, o vulo de Maria d origem ao novo ser, sem ser fertilizado. Como isto acontece? Pelo poder do Esprito. Jesus cem por cento humano, no falta nele nada que o impea de ser definido como membro da espcie Homo sapiens. curioso observar que em Jesus ocorrem dois eventos biolgicos possveis na criao como um todo, mas nunca observada em mamferos: a partenognese e uma possvel transformao do X em Y. Poderamos dizer que tambm aqui temos o respeito de Deus pela sua criao? Pelo seu poder ele estaria criando algo novo, usando caminhos raros, mas no violentando a sua criao.

17

A salvao veio pela mulher, Maria, que deu divindade sua natureza humana e se concretiza em Cristo que deu aos humanos sua natureza divina. A partir de Jesus a natureza humana, em sua constituio especfica, a biolgica, no dever mais ser vista sem a sua profunda e intrnseca interligao com a realidade divina. A dignidade humana, por mais rica que tenha sido sua evoluo, por mais bela que seja sua atual constituio, tem aqui a sua garantida definitiva: ela um dom de Deus, ela obra do Altssimo. No mito de origem, o homem d mulher seu DNA, no fato histrico de Jesus, a mulher que d ao homem sua constituio gentica. Deste modo, tanto Eva quanto Jesus so membros da espcie humana. Em Eva temos o mito que antecipa um evento histrico, em Jesus temos o fato histrico que antecipa a verdade definitiva do ser humano com a misso de envolver toda a criao: a de que somos destinados ao convvio ntimo com a Trindade. Um dos dados da cincia moderna, que no h mais fronteira biolgica clara entre as espcies, principalmente a partir da possibilidade de se criar novas espcies, ou seres transgnicos em laboratrio. exatamente diante deste quadro que a afirmao da dignidade humana deve ser lembrada, reforada, e afirmada com todas as letras. necessrio requisitar aqui, o devido compromisso tico das cincias com a manuteno da integridade das espcies. Integridade no rigidez, pois a prpria espcie humana tambm contm variaes internas. Integridade no congelamento, pois a espcie humana evoluiu e est evoluindo. Integridade no pode ser defesa de realidades estticas, pois a dinamicidade um dos mais preciosos constituintes da realidade dos seres vivos. Integridade, enfim, deve ser compreendida na perspectiva da prpria evoluo, evoluir na mesma direo, direo esta que torne o ser humano cada vez mais capaz de ser o que , de desempenhar a misso a que foi chamado. Todavia mesmo no caso de que se quisesse pensar que o homem, mediante uma manipulao gentica, pudesse modificar-se notavelmente a si mesmo, a fronteira de sua prpria humanidade no seria ultrapassada, porque j agora ele o ser de uma transcendncia sem fronteira. (RAHNER apud QUEIRUGA, 2010, p. 257)

A criao toda em Cristo

18

A vinda do Cristo pode ser compreendida dentro da dimenso bblica de queda e redeno. A queda, na perspectiva bblica, o rompimento da relao do ser humano com seu criador. uma recusa a viver na perspectiva divina. Assim o ser humano se afasta, foge de Deus, nega participar da relao divina e, portanto, recusa sua transcendncia, foge da misso. A infidelidade, a no resposta ao chamado, condena a todos os humanos e todas as criaturas ao distanciamento de Deus. O chamado histrico, o rompimento tambm histrico. O chamado, que nasce do ser Eterno se mantm e se repete na histria. O rompimento, como ao humana, histrico e se repete na medida em que cada ser humano o faz. Na perspectiva crist estamos diante de um paradoxo que entristece e encanta: quando o ser humano rompe com Deus, a resposta divina maior aproximao, quando o humano passa a odiar a contraposta a misericordiosa. Deste modo, o Deus que sempre agiu na histria de suas criaturas irrompe de maneira decisiva na histria humana, na pessoa de Jesus de Nazar. Se Jesus verdadeiro homem, consubstancial a ns, como asseverou a formulao dogmtica de Calcednia, ento aquilo que afirmado dele, deve ser afirmado tambm de alguma forma de cada homem. (BOFF, 1972, p. 220) Em Jesus o que era transcendente se tornou cristificao, o que era um impulso se tornou natureza, o que era um chamado se tornou uma obstinada insistncia, e o que era um aceno carinhoso se tornou uma paixo avassaladora. Se antes de Jesus, fechar-se ao transcendente era condenar a natureza ao distanciamento de Deus, depois de Jesus, recusarse a amar condenar a natureza a no participar da vida divina a qual ela est destinada, pois o Verbo se fez carne para que ns pudssemos nos tornar divinos (ATANSIO, 1956, p. 293). Por isso a redeno um gesto de amor misericordioso, que revoluciona toda a perspectiva da criao: o prprio filho de Deus assume a forma humana, ou seja, assume a configurao bioqumica humana, a partir de um momento histrico, e somente a partir dali, pois a encarnao um fato histrico, a prpria realidade bioqumica humana, no mais apenas condio para um chamado transcendente, mas passa a estar unida prpria identidade e natureza divina.
A encarnao do Filho de Deus permite ver realizada uma sntese definitiva que a mente humana, por si mesma nem sequer poderia imaginar: o Eterno

19

entra no tempo, o Tudo esconde-se no fragmento, Deus assume o rosto do homem. Deste modo, a verdade expressa na revelao de Cristo deixou de ser circunscrita a um mbito territorial e cultural, abrindo-se a todo homem e mulher que queira acolher como palavra definitivamente vlida para dar sentido existncia (JOO PAULO II, 1999, n.20)

Em Jesus, h algo de definitivamente novo: a espcie humana se torna agora no s chamada transcendncia, mas a partilhar a prpria natureza divina. Isto no dado pelo poder humano de chegar a Deus, mas dado pelo poder de Deus que vem aos humanos na pessoa de Jesus, o mediador entre Deus e toda a criao, como nos lembra Agostinho:
mediador por ser homem, mostrando, assim, que para alcanar o bem, no apenas feliz, mas tambm beatfico, no necessrio buscar outros mediadores, que nos preparem os degraus, porquanto Deus, de quem emana toda beatitude, dignando-se associar-se nossa humanidade, nos associa pelo caminho mais curto sua divindade. (AGOSTINHO, 1990, p. 357)

Ns cristos estamos sempre, e de novo, diante deste mistrio, cada vez mais admirados de sua grandeza, inebriados pelo seu significado. Novamente, aqui a cincia nos coloca diante de uma re-contemplao deste mistrio: o Cristo humano transforma a realidade bioqumica humana em categoria divina irreversivelmente. A dimenso corporal humana compartilhada com todos os seres vivos - est agora ligada inexoravelmente uma dimenso divina. Aqui a natureza recebe algo novo. Agora o DNA que compartilhado com todos os seres vivos, tambm compartilhado pelo prprio Deus. Jesus assume a natureza humana, no como Senhor para oprimir, mas como o Servo Sofredor para redimir. Se os humanos fossem fiis ao chamado divino ele no precisaria redeno pelo sofrimento. Neste momento ouvimos o eco da comunidade crist repetindo pelos sculos: culpa to feliz que h merecido a graa de um to grande redentor.5 Assumindo o sofrimento, o Cristo toca num ponto sensvel de todos os seres vivos, pois uma de nossas caractersticas comuns o sofrimento. Para Dawkins o sofrimento presente na natureza motivo para no crer, (RUSE, 2000, p. 279) o cristo prefere ver que a redeno em Cristo assume dimenses universais exatamente porque resgata cada ser vivo de sua angstia e dor. A radical oposio de Jesus a particularizar a salvao, evitando assim excluir dela algum grupo ou indivduo, foi referendada por usa prpria vida, quando escolheu a nica universalidade possvel dentro da histria: a do sofrimento e do despojo, a da solidariedade e de dar absolutamente tudo. (QUEIRUGA, 2010, p. 306)
5 Trecho da proclamao da pscoa, MISSAL ROMANO, 6.ed. So Paulo: Paulus, 1992, 278.

20

Do mesmo modo que o ser humano chamado transcendncia como uma misso a servio de toda a criao, tambm a redeno em Cristo algo destinado a todos os seres vivos. O Filho ou o Verbo o Pensamento eterno, infinito e consubstancial de Deus Pai. A criao toda so os pensamentos de Deus, so gerados no mesmo ato de gerao do Filho e porque so produzidos ativamente por Deus no Filho refletem o Filho e so sua imagem e semelhana. A mais perfeita imagem e semelhana do Filho eterno a natureza humana de Cristo. Por isso, j no seio da Santssima Trindade, todas as coisas levam em seu ser ntimo marcas e sinais do Filho. (BOFF, 1972, p. 281) O chamado de Deus ao ser humano um meio para levar toda a criao a Deus, o fato de o Cristo assumir natureza humana um modo de assumir para si toda a criao. Se Cristo o primognito dentre os mortos, ento ele no pode ser apenas o novo Ado da nova humanidade. Mas deve tambm ser compreendido como o primognito de toda a Criao. (MOLTMANN, 2009, p. 413) Para rompermos com um antropocentrismo arrogante necessrio explicitar claramente que a dignidade humana diferenciada do restante da criao s faz sentido como um servio digno a toda a criao. Pois, no s o humano criao de Deus, e toda a criao igualmente criao no Filho. A criao somente reconciliada, redimida e recriada como um todo (ta panta). Sem a redeno da natureza e o ressucitamento dos mortos, tambm a bem sucedida auto transcendncia humana para a vida divina, no passa de um fragmento e, na melhor das hipteses, se constitui em fio de esperana para o mundo no redimido. (MOLTMANN, 2009, p. 450) Jesus, ao assumir o DNA humano imprimiu nele sua marca, uma marca definitiva, a marca da razo mesma pela qual ele se torna humano: servir, de maneira abnegada, o que chamamos de amor gape. Deste modo, todos os humanos, mesmo os que no sabem de sua existncia, participam da mesma vida divina, se inserem no mistrio de Jesus na medida que amam. O que torna as pessoas humanas como Jesus, no o fato de conhecerem a Jesus de Nazar, mas o fato de assumirem o seu jeito, a marca que ele deixou: a de amar a todos. S que amar a todos na perspectiva de Jesus, amar os mais pobres, de maneira especial, pois por eles que o corao de Deus Pai bate mais forte.

CONSIDERAES

21

Como considerao final gostaria de indicar que o crescente debate entre religio e cincia vem reforando uma posio extremamente relevante para os nossos dias: de que uma pessoa religiosa no precisa abrir mo de sua crena para aceitar as conquistas das cincias e, por sua vez, um cientista no precisa ficar se justificando perante a academia por ser ao mesmo tempo uma pessoa de f. Estamos convictos de que podemos encontrar na Bblia uma atualidade impressionante, uma mensagem urgente para nossos dias, um alento para nossas vidas. Evidentemente que para isto, no podemos reduzir a Bblia a um texto de cincia natural ou de histria, por mais que nela tambm se encontrem dados importantes para estas reas, sempre dentro do limite do conhecimento da poca em que o texto bblico foi escrito. Podemos dizer que o avano cientfico nos d, cada vez mais, uma viso aprofundada da realidade, um conhecimento mais detalhado da natureza, uma percepo mais precisa de ns mesmo. Por isso, uma teologia que dialogue com o conhecimento cientfico vai ser enriquecida por ele. Se a tradio crist falava de que o Cristo assumiu a natureza humana, podemos agora dizer que Ele compartilha conosco os 3.2 bilhes de pares de base que compem o genoma humano. Se antes se falava de que o Cristo o sentido de toda a criao, podemos agora vislumbrar melhor o que significa ter o Filho de Deus marcando e sendo marcado por toda a dinmica dos processos e estruturas dos entes da natureza. No podemos aceitar que em nome do medo, da insegurana, da incompetncia, ou do que seja algum iniba, proba ou limite esta oportunidade maravilhosa que o dilogo com as cincias possibilita a quem cr. Por outro lado, estimulamos todos os que criativamente esto se colocando neste caminho do dilogo e do encantamento pela cincia que nos permite crer com mais competncia, com mais alegria.

REFERNCIAS AGOSTINHO, Santo. A Cidade de Deus - Parte I, Petrpolis: Vozes / So Paulo: Federao Agostinaina Brasileira, 1990. ANDERSON, V. Elving. A genetic view of human nature. In: BROWN, Warren S., MURPHY, Nancey, MALONY, Newton H., (eds). Whatever happened to the soul? Minneapolis: Fortress Press, 1998, p.49-73.

22

ATANSIO, Santo. De incarnatione, 54. In: Henry BETTENSON, The early Christian fathers, Oxford / New York: Oxgord University Press, 1956. ATANSIO, Santo. Contra Arianos,70. In: BETTENSON, Henry. The early Christian fathers, Oxford / New York: Oxford University Press, 1956. AYALA, Francisco J. Darwin and the teleology of nature. In: HAUGHT, John F. (ed). Science and religion: in search of cosmic purpose. Washington, DC: Georgetown University Press, 2000, 18-41. BARBOUR, Ian G. Religion in an age of science. London: SCM Press, 1990. BARTH, Karl. Church dogmatics III: the doctrine of creation. Part Four. Edinburgh: T&T. Clark, 1961.. BENTO XVI. Deus caritas est. So Paulo: Paulinas, 2006. BOFF, Clodovis. Mariologia Social. So Paulo: Paulus, 2006, 421. BOFF, Leonardo. Jesus Cristo Libertador. 4.ed. Petrpolis: Vozes, 1972 COLLINS, Francis. A linguagem de Deus. 5. ed. So Paulo: Gente, 2007. CRUZ, Eduardo. A natureza do ser humano: uma abordagem crist. In: PETERS, Ted, BENNET, Gaumon (Org.). Construindo pontes entre cincia e religio. So Paulo: UNESP e Loyola, 2003, pg. 217-232. GEORGE, Animal biotechnology and medicine. In: Alex HOLLAND, Andrew JOHNSON (ed). Animal biotechnology and ethics. London: Chapman and Hall, 1998. GUSTAFSON, James M. Ethics from a theocentric perspective, Vol.I: Theology and ethics. Chicago: Chicago Press, 1981. HEFNER, J. Philip. A Criao. In: BRAATEN, Carl E., JENSON, Robert W. (eds). Dogmtica crist, v. I. So Leopoldo - RS: Sinodal, 1990, p.277-362. JENSON, R.W. O Deus Trino. In: BRAATEN, C.E., JENSON, R.W. (eds). Dogmtica crist: v.I . So Leopoldo: Sinodal, 1990. JOO PAULO II, Fides et ratio. So Paulo: Paulinas, 1999. JUENGST, Eric T. Concepts of disease after the human genome project. In: WEAR, Stephen, BONO James J., LOGUE, Gerald et al (eds). Ethical issues in health care on the frontiers of the twenty-first century. Dordrecht / Boston / London: Kluwer Academic Publishers, 2000, 127-154. LEPARGNEUR, Hubert. Biotica e conceito de pessoa: esclarecimentos. In: PESSINI, Leo, BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de, (orgs). Fundamentos da biotica. So Paulo: Paulus, 1996. p.89-107. MOLTMANN, Jrgen. O caminho de Jesus Cristo cristologia em dimenses messinicas, So Paulo: Academia Crist, 2009. MURPHY, Nancey, Human nature. In: Warren S. BROWN, Nancey MURPHY, Newton H. MALONY. Whatever happened to the soul? Minneapolis: Fortress Press, 1998.

23

PETERS, Ted, BENNET, Gaumon (Org.). Construindo pontes entre cincia e religio. So Paulo: UNESP e Loyola, 2003. QUEIRUGA, Andrs Torres. Repensar a revelao: a revelao divina na realizao humana. So Paulo: Paulinas, 2010. RAMSEY, Paul. Basic christian ethics. Chicago / London: 1950. RAHNER, Karl, OVERHAGE, Paul. El problema de la hominizacion: sobre el origem biolgico del hombre. Madrid: Ediciones Cristandad, 1973. RIDLEY, Matt. Genome: the autobiography of a species in 23 chapters. New York: HarperCollinsPublishers, 1999. ROLSTON III, Holmes. Biology, ethics, and the origins of life. Boston / London: Jones and Bartlett Publishers, 1995. _____. Genes, genesis and God: values and their origins in natural and human history. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. RUSE. Michael. The evolution wars: a guide to the debates. Santa Barbara, California / Oxford, England: ABC-CLIO, 2000. SANCHES, Mario Antonio. Biotica: cincia e transcendncia. So Paulo: Edies Loyola, 2004. _____. Dilogo entre Teologia e Cincias Naturais. O Mundo da Sade. CUSC. v. 31, 2007a, p. 179-186. _____. Brincando de Deus - biotica e as marcas sociais da gentica. 1. ed. So Paulo: Ave Maria, 2007b. _____. (Org.) Criao e evoluo - dilogo entre teologia e biologia. 1. ed. So Paulo: Ave Maria, 2009. v. 1. 245 p. SANTORO, Andr, Cludio ANGELO, Zoolgico de gnios. In: Superinteressante, janeiro 2000. SCHWOBEL, Christoph. The church as a cultural space. In: POLKINGHORNE, John, WELKER, Michael, (eds). The end of the world and the ends of God. Harrisburg, Pennsylvania: Trinity Press International, 2000. TILLICH, Paul. The spiritual situation in our technical society. Macon, Georgia: Mercer University Press, 1988. WILSON Edward O. Da natureza humana. So Paulo: T.A. Queiroz, Editor, 1981.

24

You might also like