You are on page 1of 2

A.C.A.L.M.E-S.E. O modelo seguinte a estratgia intitulada A.C.A.L.M.E.-S.E.

. adaptada de Beck, Emery e Greenberg (1985) por Bernard Rang, professor de Psicoterapia Cognitivo-Comporta mental da UFRJ. Tambm fiz algumas adaptaes do texto do Prof. Rang. So oito passos a s eguir que veremos abaixo. 1. Aceite a sua ansiedade O mais importante para lidar com a ansiedade aceit-la p lenamente. Aceitar o que no podemos mudar a melhor maneira, e o primeiro passo, p ara haver alguma mudana. Aceitar no acomodar, desistir ou no fazer nada. parar de l utar contra algo diante do qual impotente. Permanea no presente, isto porque pess oas ansiosas vivem no futuro e perdem o presente. Elas vivem no E se isto vier a ocorrer?, E se eu no conseguir?, E se no encontrar algum que me ame?, etc. Aceite as saes em seu corpo. No lute contra elas. Lembre-se que voc j fez exames mdicos reveland o que no existem leses fsicas em seu corpo. Tudo est normal nele. a ansiedade que pr oduz tais sintomas fsicos. Pense nisto. Diga para sua ansiedade: Se voc quer ficar por aqui por um tempo, ento pode ficar, mas eu vou seguir minhas atividades agora !. Aceitar a ansiedade faz com que ela desaparea. Lutar contra ela para evit-la, fa z com que ela aumente.

2. Contemple as coisas em sua volta Depois deste rpido dilogo sobre o que sente, e vite ficar olhando para dentro de voc se concentrando no que sente. Confie que se u organismo ir cuidar de tudo muito bem. Olhe fora de si mesmo. Descreva para si o que voc observa no exterior. Isto ajuda a afastar-se de sua observao interna. Lem bre a si mesmo: No sou essa ansiedade!. Voc um observador da ansiedade. Voc est com a siedade, mas no a ansiedade. 3. Aja com sua ansiedade Continue agindo como se no estivesse ansioso. Diminua o ritmo com que faz as coisas, mas mantenha-se ativo. No fuja das tarefas que est fa zendo ou ir fazer. Se fugir, a ansiedade abaixa, mas o medo aumenta e da prxima ve z poder ser pior. Continue agindo, devagar, mas agindo. 4. Libere o ar de seus pulmes Respire devagar, calmamente, inspirando o ar pelo n ariz e expirando longa e suavemente pela boca. Ao inspirar conte at trs bem devaga r e ao expirar conte at seis devagar tambm. Faa o ar ir para o seu abdmen, estufando -o ao inspirar e deixando-o encolher-se ao expirar. Ao expirar no sopre, mas deix e o ar sair lentamente por sua boca. Pessoas evitam crises de pnico com este exer ccio. 5. Mantenha os passos anteriores Repita-os. Continue a aceitar sua ansiedade; co ntemplar o exterior; agir com ela como observador e respirar calmamente. 6.Examine agora seus pensamentos Voc deve estar antecipando coisas catastrficas. L embre-se de que nas outras vezes em que se sentiu assim elas simplesmente no acon teceram. Examine o que voc est dizendo para si mesmo e reflita racionalmente para ver se verdade mesmo o que voc pensa de catstrofe. Voc tem provas sobre se o que pe nsa verdade? Pode entender o que ocorre de outra maneira? Lembre-se: voc est ansio so. Isto desagradvel mas diferente de ser perigoso! Voc pode estar pensando que es t em perigo, mas voc tem provas reais e definitivas disso?

7.Sorria, voc conseguiu! Voc merece todo o seu crdito e todo o seu reconhecimento. Usando estes recursos, sozinho, conseguiu acalmar-se e superar este momento desa gradvel, assustador. No uma vitria contra um inimigo, porque no h inimigo real! Voc e t aprendendo a lidar com sensaes desagradveis em si mesmo que existem por alguma razo emocional. Pequenos estmulos no corpo ou fora dele geram ansiedade, a qual gera concentrao no corpo, disparando sintomas (taquicardia, sudorese, tonteira, etc.), que aumenta a ansiedade, que gera pnico. Tudo imaginao ansiosa. No h um inimigo real. Da prxima vez lembre-se disto! 8. Espere o melhor Evite o pensamento fantasioso de que nunca mais ter ansiedade.

Ela necessria para viver sem que precise ficar alta demais. Lembre-se que ela um a resposta normal diante de algo que o ameaa (real ou imaginariamente). O que pod e estar errado o que voc comea a pensar quando percebe a presena da ansiedade. Da p rxima vez que a experimentar saber que ela um amigo que avisa que h algo perturbando e no um inimigo que vai mat-lo ou enlouquec-lo! Voc acabou de dar um importante pass o em direo realidade. Da prxima vez pode ser bem mais fcil Voltar A verdadeira viagem de descobrimentos consiste no em procurar novas terras, mas em ver com novos olhos. MARCEL P

You might also like