You are on page 1of 50

CENTRO

DE

ESTUDOS

EM

EDUCAO

LINGUAGEM

Guia Didtico

Ortografia na sala de aula

Presidente: Luis Incio Lula da Silva Ministro da Educao: Tarso Genro Secretrio de Educao Bsica: Francisco das Chagas Fernandes Diretora do Departamento de Polticas da Educao Infantil e Ensino Fundamental: Jeanete Beauchamp Coordenadora Geral de Poltica de Formao : Lydia Bechara

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Reitor: Amaro Henrique Pessoa Lins Pr-Reitora para Assuntos Acadmicos: Lcia Souza Leo Maia Diretor do Centro de Educao: Srgio Abranches Coordenadora do Centro de Estudos em Educao e Linguagem CEEL: Eliana Borges Correia de Albuquerque Vice-Coordenadora do Centro de Estudos em Educao e Linguagem: Telma Ferraz Leal

Elaborao: Alexsandro da Silva Artur Gomes de Morais Ktia Leal Reis de Melo Colaborao: Aline Gabriela Santos Juliana Simplcio de Melo

Ortografia na sala de aula

Copyright 2005 by Os autores

Capa Victor Bittow Editorao eletrnica Jos Henrique Cerqueira Mariani Reviso Rodrigo Pires Paula

2005 Todos os direitos reservados ao MEC e UFPE/CEEL. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida, seja por meios mecnicos, eletrnicos, seja via cpia xerogrfica sem a autorizao prvia do MEC e UFPE/CEEL.

CEEL Avenida Acadmico Hlio Ramos, sn. Cidade Universitria. Recife Pernambuco CEP 50670-901 Centro de Educao Sala 100. Tel. (81) 2126-8921

SUMRIO

7 9

Apresentao 1 UNIDADE A norma ortogrfica do portugus: o que ? para que serve? como est organizada? 2 UNIDADE O aprendizado da norma ortogrfica 3 UNIDADE O diagnstico como instrumento para o planejamento do ensino de ortografia 4 UNIDADE Ensinando ortografia na escola 5 UNIDADE Refletindo sobre a ortografia na sala de aula 6 UNIDADE Dicionrio: prazer em conhec-lo 7 UNIDADE (Orto)grafia e reviso textual: os impasses da correo 8 UNIDADE O livro didtico de portugus e a reflexo sobre a norma ortogrfica

14 19

24 29 33 38

42

APRESENTAO

No mdulo Ortografia na sala de aula, tratamos de questes relativas ao ensino e aprendizagem da norma ortogrfica, um tema que constitui motivo de preocupao para pais, professores e alunos. Tradicionalmente, a ortografia tem sido concebida nas escolas como uma mera questo de repetio e de memorizao. Em uma perspectiva distinta, compreendemos que a norma ortogrfica deve ser considerada como um objeto de conhecimento que pode ser analisado, refletido, discutido e... compreendido. Os subtemas abordados neste curso contemplam discusses sobre a norma ortogrfica do portugus e sobre como os alunos aprendem e como podemos ensinar aquele objeto de conhecimento. O uso do dicionrio, a reviso de textos e o livro didtico tambm sero enfocados na anlise sobre o tratamento dado ortografia na sala de aula. Nesse sentido, as unidades que compe este mdulo tm como objetivos: analisar o que , para que serve e como est organizada a norma ortogrfica do portugus; compreender a aprendizagem da ortografia como um processo construtivo; compreender a importncia do diagnstico dos conhecimentos ortogrficos dos alunos como subsdio para o planejamento do ensino de ortografia; refletir sobre questes relativas ao ensino da ortografia na escola; analisar alternativas didticas para o ensino da norma ortogrfica em sala de aula; refletir sobre o uso do dicionrio em sala de aula, particularmente no que se refere ao ensino e aprendizagem da ortografia;

analisar as possibilidades e os limites da reviso de textos como espao para o ensino e a aprendizagem da ortografia; analisar o tratamento dado ortografia em livros didticos de portugus. Esperamos que este curso contribua, de fato, para que a ortografia seja concebida nas escolas como um objeto de conhecimento que se ensina e se aprende atravs da compreenso e no apenas da memorizao. Estamos convidando vocs, professores e professoras, a desenvolver e a compartilhar experincias que tenham como meta a inovao do tratamento dado ortografia na sala de aula. com a conquista desta meta que esperamos colaborar com este guia didtico que chega s suas mos. Bom estudo!

1 UNIDADE A norma ortogrfica do portugus: o que ? para que serve? como est organizada?

Esta primeira unidade ser dedicada discusso sobre o que ortografia e para que ela serve. Discutiremos tambm como est organizada a norma ortogrfica do portugus, estabelecendo uma distino entre regularidades e irregularidades.

Leitura deleite ( 15 min)


Escute com bastante ateno a leitura do conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector.

Estudo do texto I ( 2,40 horas)


Atividade 1 Discuta com seu grupo a afirmao abaixo e anote num cartaz as posies assumidas e as justificativas dadas:
A ortografia uma imposio desnecessria. O ideal seria cada um escrever tal como pronuncia as palavras.

Atividade 2 Apresente turma e ao coordenador as concluses de seu grupo a respeito da questo discutida e compare-as com as concluses apresentadas pelos outros grupos.

Atividade 3 Leia a seo A ortografia uma conveno social do captulo 1 do livro-texto (A norma ortogrfica do portugus: o que ? para que serve? como est organizada?, de Artur Gomes de Morais) e, em seguida, discuta, em grupos, as seguintes questes: Que palavras voc j viu escritas em livros ou impressos antigos que tm hoje uma grafia diferente? Voc julga que aquelas mudanas simplificaram ou tornaram mais complexa a notao de nossa lngua? Por qu? Por que os critrios de certo e errado no podem ser aplicados de forma idntica quando se trata de ortografia e de pontuao? Atividade 4 Leia e discuta, com o seu grupo, a seo A norma ortogrfica uma inveno necessria. Levante as justificativas apresentadas pelo autor para que escrevamos seguindo uma nica norma. Compare com as respostas que vocs deram ao avaliar a afirmao 1, no incio desta etapa de estudo do texto. Discuta com seus colegas sobre a questo abaixo: As justificativas dadas pelo autor e por vocs so convergentes ou no? Atividade 5 Discuta com seu grupo a afirmao abaixo e anote os pontos de vista do grupo, concordando ou no com a afirmativa:
Uma coisa aprender a escrever alfabeticamente, outra aprender a norma ortogrfica

Atividade 6 Leia a seo A ortografia constitui, em si, um objeto de conhecimento e responda esta questo: Que problemas podem ocorrer se a escola no toma a norma ortogrfica como um objeto de conhecimento em si?

10

Discuta no grande grupo as respostas que formulou para tal questo.

Vdeo em debate ( 45 min)


Atividade 1 Assista ao programa de vdeo Ortografia na sala de aula. Atente para uma distino que l apresentada entre regularidades e irregularidades das correspondncias som-grafia de nossa norma ortogrfica. Depois, discuta com seu grupo sobre a questo abaixo: O que seriam os casos irregulares e os trs tipos de regularidades de nossa norma ortogrfica? Atividade 2 Organize-se com outros(as) colegas, formando grupos, e definam com suas palavras o que caracteriza cada um daqueles quatro tipos de correspondncias som-grafia. Em seguida, discutam com o formador e os demais grupos, a fim de esclarecer as dvidas iniciais.

Estudo do texto II ( 60 min)


Atividade 1 Leia as sees Regularidades diretas, Regularidades contextuais, Regularidades morfossintticas e Irregularidades, no captulo 1 do livro-texto. Junto com seus colegas de grupo, ao final de cada seo, recorde e anote num cartaz exemplos de erros que seus alunos cometem e que se enquadrariam em cada uma daquelas categorias. Atividade 2 Ao concluir a atividade de registrar os erros dos alunos, discuta no grande grupo a classificao dos exemplos de erros que recordaram, a fim de verificar se todos esto de acordo com a forma de interpret-lo.

11

Discusso sobre a ao docente ( 60 min)


Atividade 1 Recolha dois textos produzidos por dois alunos de sua turma, que sejam diferentes quanto ao rendimento ortogrfico. Assinale todos os erros por eles cometidos. Classifique aqueles erros nas seguintes categorias: correspondncias letra-som irregulares; correspondncias letra-som regulares diretas; correspondncias letra-som regulares contextuais; correspondncias letra-som regulares morfossintticas; erros de acentuao; erros de segmentao das palavras no texto. Atividade 2 Compare os desempenhos dos dois alunos: Existem casos de dificuldades comuns? O aluno com melhor rendimento em ortografia, proporcionalmente, comete mais que tipos de erro? J o que tem desempenho ortogrfico mais baixo, que tipos de erros apresenta que no se observa na escrita do colega com melhor ortografia?

Auto-avaliao ( 15 min)
Reflita sobre as seguintes questes e registre por escrito seu posicionamento, ao iniciar sua formao neste mdulo: O que eu no sabia sobre a organizao da norma ortogrfica de nossa lngua, que agora sei? O que antecipo que este tipo de conhecimentos poder ou no ajudar na forma de ensinar ortografia?

Trabalho individual
Releia o texto do captulo 1. Anote as dvidas pendentes, para poder socializ-las e esclarec-las no prximo encontro.

12

Sugestes de leitura
1. MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. So Paulo: tica, 1998. Os captulos 1 e 2 tratam de temas semelhantes aos enfocados no texto 1 aqui estudado. Trazendo outros exemplos e detalhes, permitem uma consolidao dos conceitos e explicaes sobre o que a norma ortogrfica do portugus, para que serve e como est organizada. 2. LEMLE, Miriam. Guia terico do alfabetizador. So Paulo: tica, 1987. Este livro, j clssico no campo da alfabetizao em nosso pas, foi um dos primeiros a sistematizar os tipos de relaes som-grafia do portugus (vide captulos 3 e 4). Diferentemente de Morais (1998), a autora trata as relaes entre letras e sons considerando simultaneamente regras de leitura e regras de escrita.

13

2 UNIDADE O aprendizado da norma ortogrfica

Como as crianas aprendem a norma ortogrfica do portugus? Esta unidade ser dedicada discusso sobre essa questo e sobre suas implicaes pedaggicas. Entender como os alunos aprendem muito importante na hora de ensinar.

Leitura deleite ( 10 min)


Escute com bastante ateno a leitura do poema ou O, de Ricardo Mello.

Resgatando a unidade anterior ( 30 min)


Discuta coletivamente o trabalho individual e outras atividades solicitadas na unidade anterior.

Estudo do texto ( 4horas)


Atividade 1 Tomando como referncia sua prtica pedaggica e o que voc conhece, discuta em grupos as questes a seguir: Por que os alunos cometem erros ortogrficos? Como voc se posiciona diante dos erros ortogrficos dos alunos? O que lhe dizem/revelam esses erros?

14

Voc teria algum exemplo de erro ortogrfico que pudesse estar significando, por parte do aluno, algum avano ou criao de soluo para lidar com a escrita? Atividade 2 Socialize as discusses das questes anteriores com os demais grupos. Juntos, organizem um cartaz nico que represente as principais idias da turma. O cartaz dever ser afixado em local visvel a todos, para ser retomado no decorrer do trabalho. Atividade 3 Observe os textos apresentados abaixo, os quais foram escritos por alunos de turmas de alfabetizao, de escolas particulares da cidade do Recife, e reflita com o seu grupo sobre a seguinte questo: O que nos revelam os erros ortogrficos cometidos por estas crianas?

Era uma ves um coelho muito goloso udia eli foi navega a o barco virou a eli siafogou a o o tubaro comeu eli a eli falou aci muito escuro a o coelho fis cosica na guela deli a eli fico livre

Um dia o homen aranha foi para um logar ele se emcomtrou com um homen que quiria matar o honmen aranha ai como o homen aranha sabia que ele queria matar ele ele saiu de lar i emcomtrou um ladro a ele jogou a teia a predeu u ladro.

Atividade 4 Socialize e discuta coletivamente a anlise das escritas das crianas com os demais grupos.

15

Atividade 5 Leia o captulo 2 do livro-texto O aprendizado da norma ortogrfica, de Lcia Lins Browne Rego, seguindo a orientao abaixo: Faa uma leitura compartilhada da seo O que nos dizem os erros ortogrficos do aluno?, confrontando com os posicionamentos assumidos na discusso proposta nas atividades 3 e 4. Atividade 6 Leia e discuta a seo O domnio das regras de contexto e morfossintticas, contemplando as questes: De acordo com os resultados das pesquisas sobre como as crianas aprendem a norma ortogrfica, seria possvel considerar que a aquisio das regras de contexto e morfossintticas acontecesse numa seqncia de estgios? O que os estudos apontam sobre a apropriao de tais regras? Atividade 7 Faa uma leitura compartilhada da seo Estudos explicativos das diferenas individuais na apropriao da norma ortogrfica, considerando a questo: Que fatores/aspectos poderiam estar relacionados com as diferenas individuais na apropriao da norma ortogrfica? Atividade 8 Ainda com seu grupo, discuta sobre as implicaes pedaggicas do que foi lido e discutido no captulo O aprendizado da norma ortogrfica. Socialize com os demais grupos, fazendo um registro das principais idias num cartaz. Atividade 9 Tomando como base as reflexes desencadeadas a partir das discusses realizadas nesta unidade, reavalie, junto com seu grupo, os posicionamentos iniciais expostos no cartaz elaborado na

16

atividade 2. Em seguida, socialize as opinies com os demais grupos e registrem num cartaz as principais idias.

Discusso sobre a ao docente ( 60 min)


Atividade 1 Selecione e analise alguns erros ortogrficos cometidos por seus alunos em suas produes escritas, considerando as questes: O que seus erros/acertos podero estar revelando? O que meus alunos parecem j saber e o que eles ainda no sabem e precisam aprender? Qual a natureza dos erros cometidos? Estes erros envolvem uma questo ortogrfica de natureza regular direta, contextual, morfossinttica ou uma irregularidade? Atividade 2 Socialize e discuta com o grupo a anlise do desempenho ortogrfico dos seus alunos.

Auto-avaliao ( 15 min)
Reflita sobre as seguintes questes e registre por escrito seu posicionamento: O que no sabia sobre como as crianas aprendem a norma ortogrfica, e agora sei... O que sabia pouco sobre a aprendizagem da ortografia, e pude saber mais... O que j sabia, e pude aprofundar mais...

Trabalho individual
Releia o texto O aprendizado da norma ortogrfica, anote suas dvidas para socializ-las e discuti-las no prximo encontro.

17

Sugestes de leitura
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. So Paulo: tica, 1998. O captulo 3 do livro Ortografia: ensinar e aprender discute os resultados de pesquisas que abordam o aprendizado da norma ortogrfica. O autor analisa o rendimento ortogrfico de crianas de diferentes sries e nveis scio-culturais e discute a relao existente entre esse rendimento e o nvel de elaborao dos conhecimentos infantis sobre a norma ortogrfica.

18

3 UNIDADE O diagnstico como instrumento para o planejamento do ensino de ortografia

Esta unidade est organizada de modo a contemplar a discusso sobre a importncia do diagnstico dos conhecimentos ortogrficos dos alunos como subsdio para o planejamento do ensino de ortografia na escola.

Leitura deleite ( 15 min)


Escute com bastante ateno a narrativa O patinho feio, de Frei Betto.

Resgatando a unidade anterior ( 30 min)


Discuta coletivamente o trabalho individual e outras atividades solicitadas na(s) unidade(s) anterior(es).

Estudo do texto ( 2,45 horas)


Atividade 1 Antes da leitura do texto, discuta e responda com seu grupo as seguintes questes: Na sua escola existem metas para o ensino de ortografia ao longo das diferentes sries (ou anos-ciclos) do Ensino Fundamental? Como vocs tm planejado o ensino de ortografia?

19

Atividade 2 Discuta com seu grupo as afirmaes abaixo. Anote num cartaz as posies assumidas e as justificativas dadas. Em seguida, socialize as respostas dadas com outros grupos:
A escola tende a cobrar que o aluno saiba tudo de ortografia ao mesmo tempo. Mais que ensinar ortografia, o ditado verifica se os alunos esto escrevendo certo.

Atividade 3 Leia a seo Alguns princpios ao diagnosticar conhecimentos ortogrficos do captulo 3 do livro-texto (O diagnstico como instrumento para o planejamento do ensino de ortografia, de Artur Gomes de Morais) e discuta com seu grupo as questes abaixo. Em seguida, debata no grande grupo as respostas e sugestes que formularam: Quais seriam as vantagens de mapear os progressos dos alunos em ortografia? O que preciso saber e de que preciso dispor para fazer aquele mapeamento e o registro progressivo das informaes mapeadas? Depois de examinar as colunas do Quadro 1. Mapa do Desempenho em Ortografia, que casos de correspondncias letra-som voc manteria ou alteraria (retiraria, acrescentaria), ao elaborar um instrumento de diagnstico como aquele? Atividade 4 Leia e discuta, com o seu grupo, a seo Instrumentos de diagnstico: algumas alternativas, considerando as seguintes questes: Algum membro do grupo j usou as produes espontneas dos alunos ou ditados para fazer um levantamento dos conhecimentos ortogrficos da turma? Caso sim, como funcionou? Em que foi positivo? Naquela ocasio, o(a) colega pensou em algo que poderia ter sido feito para o diagnstico ficar mais satisfatrio?

20

Segundo o autor, quais so as vantagens e limitaes dos dois tipos de instrumentos (os textos espontneos e a notao de ditados previamente planejados)? Atividade 5 Leia a seo Relato de uma experincia de diagnstico e ensino sistemticos e discuta com o seu grupo as questes a seguir: O que acharam do texto ditado quela turma, apresentado no Quadro 2? Que palavras vocs substituiriam, para aproximar mais o vocabulrio do texto do repertrio de palavras com que seus alunos esto mais familiarizados? Obs: Ao propor uma outra verso, verifiquem se todas as regras que colocariam no quadro de diagnstico que sugeriram para suas turmas, no item 3, esto contempladas com as palavras do texto final que elaboraram. Atividade 6 Discuta com seu grupo as Tabelas 1, 2, 3 e 4. Se vocs fossem professores daquelas duas turmas (de 3. e 4. srie): a) Que dificuldades ortogrficas priorizariam, considerando um planejamento de ensino para um ano letivo? b) Por onde comeariam? c) O que ensinariam em um segundo momento? Anote num cartaz as opes e justificativas acordadas na sua equipe. Discuta no grande grupo o que fariam.

Planejando, registrando e socializando a prtica ( 2,15 horas)


Atividade 1 PREPARAO: Aplique em sua(s) turma(s) um ditado usando o texto que seu grupo reelaborou, ao resolver a atividade 5. Siga a orientao de no artificializar a pronncia.

21

Leve os ditados de seus alunos para o prximo encontro de formao, em que voc vai continuar estudando o tema O diagnstico como instrumento para o planejamento do ensino de ortografia. Atividade 2 ANLISE: Registre num quadro (vide a soluo de seu grupo para a atividade 5 do Estudo do Texto) os resultados dos seus alunos, marcando um sinal de + apenas nos casos em que o estudante no comete nenhum erro na regra focalizada. Caso tenha dvidas, discuta e pea ajuda aos seus colegas e ao () formador (a). Faa um levantamento final do total de alunos que j dominam cada regra diagnosticada. Para isto, conte os casos de + de cada coluna e transforme no numerador de uma frao, cujo denominador o total de alunos que participaram do ditado. Atividade 3 Refletindo sobre os resultados encontrados, responda s seguintes questes: Que dificuldades ortogrficas foram mais freqentes em sua turma? Houve alguma surpresa? Que casos de dificuldade que voc j previa foram confirmados? Que dificuldades o diagnstico lhe sugere que devero ser priorizadas nos prximos meses? Atividade 4 Compare o perfil constatado em sua turma com o das turmas de outros colegas. Em que se assemelharam e divergiram os resultados de turmas com mesmo tempo de escolaridade ou com tempos distintos? Atividade 5 Discuta suas decises com seus colegas de grupo e socializem as principais concluses no grande grupo.

22

Auto-avaliao ( 15 min)
Reflita sobre as seguintes questes e registre por escrito seu posicionamento: O que preciso conquistar, para fazer regularmente um registro do desempenho ortogrfico dos meus alunos? Como este mapeamento pode contribuir para um trabalho mais integrado do conjunto de professores de minha escola, na rea de lngua portuguesa?

Trabalho individual
Releia o captulo 3 do livro-texto e registre suas observaes ou dvidas sobre o tema tratado nesta unidade.

Sugestes de leitura
SILVA, Alexsandro; ANDRADE, Eliane Nascimento Souza. O diagnstico como instrumento de acompanhamento dos alunos e como subsdio para a organizao do trabalho pedaggico do professoralfabetizador. In: LEAL, Telma Ferraz ; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de . (Orgs.). Desafios da educao de jovens e adultos: construindo prticas de alfabetizao. Belo Horizonte, 2005. Neste texto, os autores apresentam uma reflexo cuidadosa sobre o papel do diagnstico no ensino de lngua portuguesa, tendo como objeto os conhecimentos de alfabetizandos adultos a respeito do nosso sistema de escrita alfabtica.

23

4 Unidade Ensinando ortografia na escola

Nesta unidade, analisaremos algumas questes mais gerais sobre o ensino da norma ortogrfica na escola, um tema que continuar sendo discutido na unidade seguinte.

Leitura deleite ( 10 min)


Escute com bastante ateno a leitura do conto O caboclo, o padre e o estudante, de Cmara Cascudo.

Resgatando a unidade anterior ( 30 min)


Discuta coletivamente o trabalho individual e outras atividades solicitadas na(s) unidade(s) anterior(es).

Memrias de professores e professoras ( 30 min)


Escreva individualmente um relato contendo suas memrias sobre como a ortografia era ensinada na(s) escola(s) em que voc estudou durante a infncia e a adolescncia. Em seguida, compartilhe-o com os(as) outros(as) professores e com o(a) formador(a).

Estudo do texto ( 3 horas)


Atividade 1 Partindo dos relatos discutidos na atividade Memrias de professores e professoras, discuta, em grupos, as questes apresentadas a seguir e socialize as respostas dadas a cada uma delas:

24

Como a ortografia ensinada nas escolas atualmente? Existe alguma diferena entre esse ensino e aquele que vocs vivenciaram enquanto alunos(as)? Por qu? Atividade 2 Leia a seo Ortografia na escola: da repetio e da memorizao ausncia de ensino do captulo 4 do livro-texto (Ensinando ortografia na escola, de Alexsandro da Silva e Artur Gomes de Morais) e, em seguida, discuta, em grupos, as seguintes questes: Por que o ditado, a cpia, o treino e a recitao/memorizao de regras no so boas estratgias para ensinar ortografia? Por que muitos professores passaram a acreditar que no era necessrio ensinar ortografia? O que voc acha dessa posio? Atividade 3 Leia e discuta, em grupos, o extrato de observao apresentado a seguir e compartilhe com os outros grupos o que voc discutiu. Esse extrato refere-se a uma experincia desenvolvida em uma turma de 3 srie de uma escola da Rede Pblica Estadual de Pernambuco,1 numa aula em que os alunos tinham que resolver uma cruzadinha.

P Qual a dupla que quer vir mostrar como escreveu o nome do desenho da figura 1? (Sabrina e Renata levantam-se e escrevem: BOMBEIRO) P Como que vocs sabem que o [] de bombeiro com M? Sabrina Olhando para a letra que vem depois... P Sim. Eu olhei e da? Renata Se a letra que vem depois for P ou B escrevo o [] com M. P Elas convenceram vocs? As Convenceram!!!

MOURA, E. Repensando o ensino e a aprendizagem da ortografia. Monografia (Ensino de Pr-Escolar a 4 srie). Recife: UFPE, 1999.

25

P Vem outra dupla agora. S que desta vez ela vai mostrar pra gente como uma criana de alfabetizao, que no sabe escrever direito, escreveria o nome do desenho 4 (ona). (Outra dupla vem e escreve no quadro OMA) P Por que essa forma que vocs escreveram est errada? Gilvania Porque o jeito certo de escrever ona com N e a gente errou com M. P E por que o [] de ona est errado com M? O [] de bombeiro no com M? Ento o [] de ona tambm poderia ser com M. Lucrcia O [] de bombeiro com M por que a letra que vem depois B e B aceita M. Aqui (aponta para ona) no tem depois do [] nem B nem P. Tem e ele no aceita M. P Quer dizer que o B e P aceitam o M. Que letras aceitam o N? (A turma fica um pouco em silncio, depois Michel fala) Michel O N aceita qualquer consoante. P Gente, vamos comprovar a idia de Michel? (A professora aponta as letras que vm depois do [] e pergunta se so consoantes: Ona/Ponte) P consoante? . Aceita o N? Aceita. T consoante? . Aceita o N? Aceita. Presta ateno agora aqui... Bombeiro. O B consoante? . Aceita o N? No. E agora, como fica a idia que Michel levantou? Michel Eu sei! O N vem antes de qualquer consoante, menos de P e B. P Ser que agora ficou completo ou est faltando mais alguma coisa? As Eu acho que est completo. P Ento vamos anotar para no esquecer.

Atividade 4 Leia as sees O ensino de ortografia e a reflexo sobre as regularidades e irregularidades da norma ortogrfica e O ensino de ortografia promovendo a explicitao dos conhecimentos ortogrficos dos alunos do captulo 4 do livro-texto. Em seguida, analise, em grupos, o depoimento apresentado a seguir, escrito por uma professora de uma turma de 4 srie, de uma escola da rede pblica de ensino, respondendo s perguntas elaboradas.

26

Os alunos da minha turma de 3a srie cometem muitos erros ortogrficos. Escrevem, por exemplo, *CAVALU (cavalo), *BAMCO (banco), *BELESA (beleza), *BORRAXA (borracha). Escrevo corretamente as palavras escritas erradas e peo que eles copiem vrias vezes a forma correta no caderno. Mesmo assim, observo que eles continuam escrevendo errado. Por que meus alunos cometem esses erros? Como devo proceder?

Atividade 5 Apresente ao grande grupo as concluses a que voc e seu grupo chegaram na atividade 4. Compare as respostas do seu grupo com as dos demais. Atividade 6 Discuta, em grupos, as questes a seguir e elabore um cartaz contendo um esquema com as respostas apresentadas a cada uma delas. Em seguida, socialize com os outros grupos. Quando comear a ensinar ortografia? O que ensinar? Como seqenciar o ensino de ortografia? Atividade 7 Leia a seo Quando comear a ensinar ortografia? O que ensinar? Como seqenciar o ensino de ortografia? do captulo 4 do livro-texto e resgate as idias discutidas na atividade anterior. Compare os seus posicionamentos iniciais com aqueles apresentados pelos autores do captulo 4.

Vdeo em debate ( 45 min)


Assista ao programa de vdeo Uma reflexo sobre as normas ortogrficas do PCN em ao. Em seguida, discuta coletivamente as idias centrais apresentadas no programa. No se esquea de registrar tudo o que voc considerar importante retomar.

27

Discusso sobre a ao docente ( 45 min)


Selecione algumas atividades que voc costuma usar para ensinar ortografia e, em grupos, analise-as, observando se elas estimulam ou no a reflexo sobre a norma ortogrfica do portugus. Em seguida, socialize a anlise com os demais grupos.

Auto-avaliao ( 15 min)
Reflita sobre as seguintes questes e registre por escrito seu posicionamento: O que no sabia sobre o ensino da norma ortogrfica, e agora sei... O que sabia pouco sobre como ensinar ortografia, e pude saber mais... O que j sabia, e pude aprofundar mais...

Trabalho pessoal
Releia o captulo 4 do livro-texto e registre suas observaes ou dvidas sobre o tema tratado nesta unidade.

Sugestes de leitura
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. So Paulo: tica, 1998 (captulos 4 e 5). Os captulos do livro Ortografia: ensinar e aprender indicados nesta unidade abordam os seguintes temas: anlise crtica sobre o modo como habitualmente a escola tem tratado a ortografia (captulo 4) e delimitao de princpios norteadores para o ensino da norma ortogrfica como um objeto de reflexo (captulo 5). Esses captulos apresentam contribuies importantes discusso sobre o tema desta unidade.

28

5 UNIDADE Refletindo sobre a ortografia na sala de aula

Nesta unidade, analisamos alternativas didticas para o ensino da norma ortogrfica na sala de aula, considerando a necessidade de conceber a ortografia como um objeto de reflexo.

Leitura deleite ( 10 min)


Escute com bastante ateno a leitura do poema Minha escola, de Ascenso Ferreira.

Resgatando a unidade anterior ( 30 min)


Discuta coletivamente o trabalho individual e outras atividades solicitadas na(s) unidade(s) anterior(es).

Estudo do texto ( 3 horas)


Atividade 1 Tomando como referncia sua prtica pedaggica e o que voc conhece, discuta em grupos as questes a seguir. Socialize as discusses com os demais grupos e organizem um cartaz nico que represente as principais idias da turma. O cartaz dever ser afixado em local visvel a todos, para ser retomado no decorrer do trabalho. Quais seriam as situaes/atividades mais eficazes para o ensino da ortografia?

29

Quais os critrios que deveriam ser considerados ao elaborarmos uma seqncia didtica para o ensino de ortografia? Leia o captulo 5 do livro-texto Refletindo sobre a ortografia na sala de aula, de Ktia Leal R. de Melo, seguindo as orientaes apresentadas nas atividades 2 e 3. Atividade 2 Leia a seo Seqncias didticas para reflexo sobre a norma (at o subttulo Discusso das hipteses de partida) e, em grupo, faa uma sntese sobre os princpios que norteiam a formulao e conduo de uma seqncia didtica para o ensino da ortografia. Atividade 3 A partir da proposta de encaminhamento abaixo, leia e discuta o exemplo da seqncia didtica apresentada na seo Seqncias didticas para reflexo sobre a norma (comece a leitura a partir do subttulo Discusso das hipteses de partida): a) Inicialmente faa uma leitura individual/silenciosa de toda a seqncia didtica. b) Aps a leitura individual, forme 4 grupos. Cada grupo ficar encarregado da discusso de um bloco da referida seqncia didtica, conforme sugerido a seguir: Bloco 1: Discusso das hipteses de partida e Pesquisa I Bloco 2: Classificao de palavras e Ditado de palavras Bloco 3: Ficha de movimento e Confeco do cartaz com as regras Bloco 4: Pesquisa II e Ditado final Discuta com seu grupo as seguintes questes: a) Como a atividade foi encaminhada? b)Quais os princpios que nortearam a formulao e conduo da atividade?

30

c) A atividade favoreceu uma boa situao de aprendizagem? O que os alunos aprenderam? d)O que h de semelhante e de diferente com o que pensvamos? (confronto com a sntese das idias expostas no cartaz solicitado na atividade 2) Socialize com os outros grupos e discuta coletivamente.

Vdeo em debate (+ 30 min)


Assista ao programa de vdeo Como que se escreve? (Parte I) do Programa de Formao de Professores Alfabetizadores, o qual mostrar algumas cenas de sala de aula, envolvendo o ensino de ortografia. Durante a exibio, registre as informaes mais relevantes para, em seguida, refletir e discutir coletivamente sobre o que foi apresentado no programa.

Planejando, registrando e socializando a prtica ( 2 horas)


Atividade 1 Em grupo, planeje uma seqncia didtica com o objetivo de trabalhar uma das dificuldades ortogrficas diagnosticadas na sua turma (consulte os resultados do diagnstico realizado na unidade 3). Elabore a seqncia didtica considerando os princpios norteadores discutidos nesta unidade. Atividade 2 Socialize e discuta coletivamente a seqncia didtica planejada pelo seu grupo. Atividade 3 Experimente vivenciar essa seqncia didtica com sua turma e escreva um relato detalhado e reflexivo dessa experincia para ser compartilhado e entregue em um momento posterior.

31

Auto-avaliao ( 15 min)
Reflita sobre as seguintes questes e registre por escrito seu posicionamento: O que no sabia sobre a proposta de ensino da ortografia discutida nesta unidade, e agora sei... O que sabia pouco sobre essa proposta de ensino, e pude saber mais... O que j sabia, e pude aprofundar mais...

Trabalho individual
Releia o texto Refletindo sobre a ortografia na sala de aula, anote suas dvidas para socializ-las e discuti-las no prximo encontro.

Sugestes de leitura
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. So Paulo: tica, 1998. Nos captulos 6 e 7 do livro Ortografia: ensinar e aprender o autor apresenta e discute alternativas didticas para o ensino da norma ortogrfica. Os captulos tratam de atividades de reflexo sobre a ortografia a partir de textos (captulo 6) e de atividades de reflexo sobre palavras fora de textos (captulo 7).

32

6 Unidade Dicionrio: prazer em conhec-lo

Refletir sobre o uso do dicionrio, sobretudo no ensino e na aprendizagem da ortografia, o objetivo desta unidade. Convidamos voc a conhecer o dicionrio e as possibilidades que ele coloca sua disposio na sala de aula!

Leitura deleite ( 10 min)


Escute com bastante ateno a leitura da crnica Nascer no Cairo, ser fmea de cupim, de Rubem Braga.

Resgatando a unidade anterior ( 30 min)


Discuta coletivamente o trabalho individual e outras atividades solicitadas na(s) unidade(s) anterior(es).

Estudo do texto ( 3 horas)


Atividade 1 Discuta, em grupos, as questes a seguir e elabore um cartaz contendo uma sntese das respostas dadas. Em seguida, socialize com os outros grupos: O que um dicionrio? Para que ele serve? Como est organizado?

33

Que critrios voc adotaria ao escolher o dicionrio que seria usado em sua sala de aula? Os seus alunos consultam o dicionrio em sala de aula? Para qu? Como voc ensina os seus alunos a consultar o dicionrio? Atividade 2 Observe o dicionrio que voc usa em sala de aula com os seus alunos (da capa contra-capa) e anote todas as informaes sobre como ele est estruturado (e outras curiosidades). Caso sua turma no tenha recebido dicionrio, selecione um dos que aparece no Guia de Livros Didticos: Dicionrios.2 Atividade 3 Compartilhe os seus registros sobre como est organizado o dicionrio que voc observou e discuta coletivamente. Compare o seu dicionrio com os demais e observe as semelhanas e as diferenas encontradas. Atividade 4 Leia e discuta, em grupos, o depoimento apresentado abaixo. Em seguida, socialize com os outros grupos o que voc discutiu. O depoimento sobre como uma professora explorou com os seus alunos o dicionrio em sala de aula.
Convidei os alunos de minha 4 srie para irmos folheando o dicionrio e conversando. Eles se deram conta de que, tanto antes como depois das sees dedicadas aos verbetes de cada letra, havia vrias outras coisas. Vimos que o dicionrio tinha uma seo de abreviaturas, um resumo de noes de gramtica, quadros de conjugao de verbos, lista de grupos indgenas do Brasil distribudos pelos estados, lista de pases com suas moedas e adjetivos ptrios, onomatopias, coletivos,

BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Fundamental. Guia de livros didticos: Dicionrios. Braslia: MEC/SEF, 2003.

34

unidades de medida, alm de outras sees (sobre obras literrias, presidentes do Brasil, maiores rios de nosso pas, etc.). Eu mesma no tinha parado, antes, para ver todos esses detalhes. Os alunos tambm viram que na seo de verbetes de cada letra apareciam as formas que a letra teve ao longo da histria, em diferentes lnguas ou com diferentes formatos e que a primeira palavra era a prpria letra e sua definio. s vezes, a mesma grafia, por exemplo, A, correspondia no s ao nome da letra, mas tinha outros significados tambm. preciso dizer que eles j dominavam a ordem alfabtica e j tinham feito consultas no nico dicionrio que tnhamos na sala de aula, at aquele dia. Mas, na explorao do novo dicionrio, paramos para ver que em cada pgina apareciam destacadas, em vermelho, duas palavras. Chamei a ateno para a primeira e ltima palavra de duas pginas seguidas e eles ento descobriram a funo daquelas palavrinhas vermelhas (os cabeos). Em vez de ficar lendo as palavras uma depois da outra, na pgina, descobriram que dava para saber se uma palavra que queramos encontrar estava naquela folha, olhando apenas para as tais palavras destacadas no alto. Num outro dia, na mesma semana, fiz uma atividade de busca de palavras, para orient-los a usar os tais cabeos. Num jogo em grupos, eu dizia a cada vez uma palavra para eles procurarem. Ganhava ponto a equipe que me dissesse primeiro qual era a pgina onde estava a palavra. Depois de acharem e dizerem os cabeos liam o verbete completo e vamos os significados. Eles ento prestaram ateno a outras novidades. Notaram que os diferentes significados eram separados por nmeros, que tinha umas letrinhas (abreviaturas) que eles no conheciam, que as palavras (os verbetes) apareciam com as slabas separadas. (Relato da Profa. Vernica Barros, 4 Srie, escola pblica)

Atividade 5 Leia o captulo 7 do livro-texto (Dicionrio: prazer em conheclo, de Artur Gomes de Morais, Ktia Maria Barreto da Silva Leite e Alexsandro da Silva) e, em seguida, discuta, em grupos, as respostas dadas s questes apresentadas na atividade 1.

35

Planejando, registrando e socializando a prtica ( 2 horas)


Atividade 1 Elabore, em grupos, uma seqncia didtica, explorando o dicionrio com os seus alunos. Organize as atividades em trs momentos: Conhecendo o dicionrio: atividades destinadas explorao do dicionrio com os alunos (o que , para que serve, como se organiza, como pode ser utilizado, etc.); Aprendendo a usar o dicionrio: atividades destinadas a desenvolver nos alunos o domnio da ordem alfabtica e de outros conhecimentos necessrios ao uso autnomo do dicionrio (compreender que no dicionrio as palavras no aparecem flexionadas, etc.); Consultando o dicionrio: atividades destinadas a desenvolver nos alunos a capacidade de consultar autonomamente palavras no dicionrio. Atividade 2 Apresente para o grande grupo a seqncia didtica elaborada pelo seu grupo e compare-a com as outras seqncias apresentadas. Atividade 3 Experimente desenvolver a seqncia didtica elaborada por seu grupo com sua turma e, posteriormente, escreva um relato reflexivo sobre as atividades realizadas. Os relatos sero compartilhados em um momento posterior.

Auto-avaliao ( 15 min)
Reflita sobre as seguintes questes e registre por escrito seu posicionamento: O que no sabia sobre o dicionrio e seu uso em sala de aula, e agora sei...

36

O que sabia pouco sobre o dicionrio e seu uso em sala de aula, e pude saber mais... O que j sabia, e pude aprofundar mais...

Trabalho individual
Releia o captulo 6 do livro-texto e registre suas observaes ou dvidas sobre o tema tratado nesta unidade.

Sugestes de leitura
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. So Paulo: tica, 1998. O captulo 8 do livro Ortografia: ensinar e aprender (seo Usando o dicionrio na sala de aula) indicado nesta unidade aborda o uso do dicionrio em sala de aula. O autor discute na primeira parte do captulo os conhecimentos necessrios ao uso autnomo do dicionrio e sugere estratgias didticas que visam explorao daquele suporte de texto, sobretudo no que se refere s dvidas ortogrficas.

37

7 UNIDADE (Orto)grafia e reviso textual: os impasses da correo

Esta unidade ser dedicada anlise das possibilidades e dos limites da reviso de textos como espao para o ensino e a aprendizagem da ortografia.

Leitura deleite ( 10 min)


Escute com bastante ateno a leitura da crnica Horscopo, de Carlos Drummond de Andrade.

Resgatando a unidade anterior ( 30 min)


Discuta coletivamente o trabalho individual e outras atividades solicitadas na(s) unidade(s) anterior(es).

Estudo do texto ( 3horas)


Atividade 1 Leia e analise, com o seu grupo, o texto a seguir, escrito por uma aluna de uma turma de 4 srie, de uma escola da Rede Municipal de Ensino do Recife, e discuta que aspectos deveriam ser considerados prioritrios no momento da reviso desse texto. Em seguida, socialize o que voc discutiu com o seu grupo.

38

A Lebri e a Tartaruga3
A Lebri vivia chigando a tartaruga e a tartaruga falou para a lebri vamos fazer um capionato de corida ai a lebre feiz bora Chegou o dia a lebri corre na frente e a tartaruga atraz ai a lebre fez vou ficar descansando poriquanto a tartaruga no vem e a tartaruga passsou por perto da lebri e a lebri dise voc e muito de vagar ai atartaruga chegou at a faixa de chegada e os bichos falaro a lebri muito preguisoza. FIM

Atividade 2 Tomando como referncia sua prtica pedaggica e o que voc conhece, discuta em grupo as questes a seguir: Devo ou no corrigir erros ortogrficos nas produes textuais dos alunos? Qual a funcionalidade dessa correo? Qual o lugar da ortografia numa atividade de reviso textual? Como evitar que a correo ortogrfica do texto iniba a produo de outros textos? Os alunos so punidos ou discriminados pelos erros ortogrficos que cometem em seus textos? Como lidar com textos ortograficamente incorretos? Anote em seu caderno as principais idias e concluses da discusso, pois sero retomadas no decorrer do trabalho.
3

Este texto foi produzido a partir da leitura da fbula A lebre e a tartaruga e tinha como destinatrios os alunos de uma outra escola que no conheciam a fbula.

39

Atividade 3 Leia a seo (Orto)grafia e escrita: escrever apenas grafar corretamente? do captulo 7 do livro-texto (Orto)grafia e reviso textual: os impasses da correo, de Ktia Maria Barreto da Silva Leite e reflita juntamente com o seu grupo sobre a pergunta apresentada no ttulo da seo. Atividade 4 Faa uma leitura compartilhada da seo Ortografia e variao lingstica na produo textual do mesmo captulo, considerando as questes: Erros por transcrio da fala so comuns nas produes textuais dos seus alunos? necessrio corrigir? Por qu? Como? Atividade 5 Em grupo, leia e discuta a seo O lugar da reviso ortogrfica na produo textual, confrontando com as idias e concluses geradas nas atividades 1, 2 e 3. Em seguida, discuta a seguinte questo: Qual o lugar da ortografia numa atividade de reviso textual? Considere tambm as questes a seguir: possvel sistematizar o ensino da ortografia a partir da atividade de reviso textual? Como? A reviso textual pode contribuir para perceber a funcionalidade do conhecimento ortogrfico j construdo e despertar a necessidade de sistematizao de outros conhecimentos ortogrficos?

Planejando, registrando e socializando a prtica ( 2 horas)


Atividade 1 Escreva um relato de experincia sobre uma situao de reviso textual que voc vivenciou em sala de aula com os seus alunos.

40

Atividade 2 Socialize o seu relato de experincia com os outros professores e discutam coletivamente as possibilidades e os limites da reviso de textos como espao para o ensino e a aprendizagem da ortografia.

Discusso sobre a ao docente


Em grupo, reflita sobre as implicaes pedaggicas do que foi lido e discutido no captulo 7. Para tanto, importante resgatar as idias e concluses geradas na discusso inicial sugerida na atividade 1. Socialize com os demais grupos, fazendo um registro das principais idias num cartaz.

Auto-avaliao (15 min)


Reflita sobre as seguintes questes e registre por escrito seu posicionamento: O que no sabia sobre correo ortogrfica dos textos produzidos pelos alunos, e agora sei... O que sabia pouco sobre reviso de textos e ortografia, e pude saber mais... O que j sabia, e pude aprofundar mais...

Trabalho individual
Releia o texto (Orto)grafia e reviso textual: os impasses da correo, anote suas dvidas para socializ-las e discuti-las no prximo encontro.

Sugestes de leitura
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. So Paulo: tica, 1998. O captulo 8 do livro Ortografia: ensinar e aprender indicado nesta unidade aborda a reviso dos textos produzidos pelos alunos. O autor discute, na segunda parte do captulo, questes como: O que corrigir? Por qu? Para qu? Como?

41

8 Unidade O livro didtico de portugus e a reflexo sobre a norma ortogrfica

Como os livros didticos tratam a ortografia? Nesta unidade analisaremos o tratamento dado ao ensino e aprendizagem da norma ortogrfica em livros didticos de portugus.

Leitura deleite ( 10 min)


Escute com bastante ateno a leitura do conto A incapacidade de ser verdadeiro, de Carlos Drummond de Andrade.

Resgatando a unidade anterior ( 30 min)


Discuta coletivamente o trabalho individual e outras atividades solicitadas na(s) unidade(s) anterior(es).

Estudo do texto ( 3 horas)


Atividade 1 Discuta, em grupos, as questes a seguir e socialize as respostas dadas: Os livros didticos mudaram o modo como tratam a ortografia? Por qu? O livro didtico adotado em sua escola tem contribudo com o ensino da norma ortogrfica? Por qu?

42

Que critrios voc adotaria ao analisar o tratamento dado ortografia no livro didtico? Atividade 2 Leia e analise, em grupos, as atividades de livros didticos apresentadas a seguir. Observe se elas incentivam ou no a reflexo sobre a norma ortogrfica e anote outros detalhes que vocs considerarem importantes.

I ou E?
Pegue seu lpis e borracha e muita ateno! Seu professor vai ditar algumas palavras e voc vai ter que decidir se elas terminam por I ou E. Escreva-as em seu caderno, mas organize-as em duas colunas: uma para as palavras terminadas por I e outra para as terminadas por E. Observe todas as palavras da coluna e responda: 1. Descubra o que todas as palavras terminadas por E tm em comum (alm de terminarem pela mesma letra, claro!?!). 2. E as terminadas por I? Descubra o que elas tm em comum? (Construindo a escrita, 2 serie, p. 228)

Observe: PASSARINHO POBREZINHA CASA SAIR DIZIA COMEASSE

Na lngua portuguesa h muitas palavras que tm o som de e as escrevemos com SS, S, C. H outras palavras que tm o som de Z e as escrevemos com S. Recorte de revistas, jornais ou livros velhos algumas palavras com SS ou . Cole todas numa cartolina, separando-as em dois grupos:

43

as palavras que tm SS; as palavras que tm . Agora, forme um grupo com seus amigos e brinque de forca com as palavras do cartaz. Escreva abaixo as palavras que voc conseguiu adivinhar. (ALP, 1 srie, p. 143)

As palavras seguintes foram reunidas em dois grupos. Observe-as atentamente.


GRUPO A TAMBOR SEMPRE BOMBA CAMPO LEMBRAR LIMPEZA TOMBO TEMPO GRUPO B BRANCO ANGU HONRA ENXADA DANA ANJO CANSADO ANZOL ANDAR ENLATADO DENTE CONFEITO ENQUANTO CONVITE

Voc saberia dizer o que determinou o agrupamento delas? Junte-se a um colega para responderem as questes abaixo: a) No grupo A, que letras vem depois do M? b) E no grupo B, que letras vem depois do N? Escrevam, ento, uma regra para o uso do M e do N. Compare a regra de vocs com a de outra dupla e, se necessrio, reformule. (A escola nossa, 2 srie, p. 155) Retire do texto palavras escritas com: rr z z com som de s ch

44

lh c com som de s j g com som de j ss (ALP, 3 srie, p. 180)

Atividade 3 Socialize a anlise das atividades de livros didticos com os outros grupos e discuta coletivamente. Atividade 4 Leia o captulo 8 do livro-texto (O livro didtico de portugus e a reflexo sobre a norma ortogrfica, de Alexsandro da Silva e Artur Gomes de Morais) a partir da seo O ensino da norma ortogrfica nos livros didticos de portugus: delimitando critrios de anlise. Em seguida, discuta, em grupos, as questes que apresentamos a seguir, as quais constituem subttulos do captulo 8: O manual do professor apresenta consideraes sobre a ortografia e sobre o seu ensino e aprendizagem? Que correspondncias letra-som o livro didtico prope que se ensine em ortografia? Que atividades so propostas para ensinar ortografia? O livro didtico trata diferentemente os casos regulares e irregulares da norma ortogrfica? Existem atividades explorando a segmentao de palavras? Como a acentuao de palavras abordada? Sugesto: cada grupo poderia assumir a responsabilidade de sistematizar as idias tratadas em cada uma das questes.

45

Discusso sobre a ao docente ( 2 horas)


Atividade 1 Analise o tratamento dado ortografia no livro didtico de Lngua Portuguesa que voc usa em sala de aula, considerando os critrios apresentados no captulo 8 do livro-texto. Os critrios esto transcritos na atividade anterior, sob a forma de perguntas. Atividade 2 Socialize a anlise de livro didtico solicitada no item anterior e discuta coletivamente.

Planejando, registrando e socializando a prtica


Atividade 1 Para examinar se houve avano da(s) sua(s) turma(s) quanto aos conhecimentos sobre a ortografia, elabore, com seus(uas) colegas, em um pequeno grupo, um instrumento para avaliar a aprendizagem dos seus alunos nesse domnio de conhecimento (esse instrumento deve ser semelhante ao que foi criado na terceira unidade, na seo Planejando, registrando e socializando a prtica). Para realizao dessa atividade, importante retomar as reflexes realizadas inicialmente sobre os tipos de correspondncias letra-som regulares. Atividade 2 Avalie sua turma quanto aos conhecimentos sobre ortografia, utilizando o instrumento elaborado pelo seu grupo. Voc pode usar a tabela construda na unidade 3, marcando nela como est cada aluno em relao ao domnio de cada regra. Depois, importante comparar esses resultados com aqueles registrados na primeira tabela construda no incio deste curso (unidade 3). Atividade 3 Discuta em grande grupo:

46

Houve avano das turmas quanto aos conhecimentos ortogrficos? Se houve avano, quais foram as causas desse avano? Que regras os alunos ainda no dominam? Por que ser que eles ainda no aprenderam a usar essas regras? O que voc far para dar continuidade aprendizagem dos alunos em ortografia?

Auto-avaliao ( 15 min)
Reflita sobre as seguintes questes e registre por escrito seu posicionamento: O que no sabia sobre como os livros didticos tratam a ortografia, e agora sei... O que sabia pouco sobre o ensino e a aprendizagem da ortografia nos livros didticos, e pude saber mais... O que j sabia, e pude aprofundar mais...

Sugestes de leitura
LERNER, Delia. O livro didtico e a transformao do ensino de lngua. In: BATISTA, Antnio Augusto Gomes; COSTA VAL, Maria da Graa. Livros didticos de alfabetizao e de portugus: os professores e suas escolhas. Belo Horizonte: Autntica, 2004. O captulo sugerido nesta unidade discute as relaes entre o livro didtico e a transformao do ensino de lngua materna. Embora no trate diretamente do tema desta unidade (o ensino de ortografia no livro didtico), as reflexes desenvolvidas pela autora apresentam contribuies importantes ao docente.

47

You might also like