You are on page 1of 7

INTRODUO

Em algumas espcies, o sexo determinado cromossomicamente. Nesses casos, os cromossomos envolvidos na determinao sexual so chamados de cromossomos sexuais ou, tambm conhecidos como heterossomos. Em condies normais, qualquer clula diplide humana contm 23 pares de cromossomos homlogos, isto , 2n= 46. Desses cromossomos, 44 so autossomos e 2 so os cromossomos sexuais. Os cromossomos autossmicos so os relacionados s caractersticas comuns aos dois sexos, enquanto os sexuais so os responsveis pelas caractersticas prprias de cada sexo. A formao de rgos somticos, tais como fgado, bao, o estmago e outros, deve-se a genes localizados nos autossomos, visto que esses rgos existem nos dois sexos. Por outro lado, a formao dos rgos reprodutores, testculos e ovrios, caractersticos de cada sexo, condicionada por genes localizados nos cromossomos sexuais e so representados, de modo geral, por X e Y. O cromossomo Y exclusivo do sexo masculino. O cromossomo X existe na mulher em dose dupla, enquanto no homem ele se encontra em dose simples. Em todos os mamferos, incluindo a espcie humana, eles so denominados X e Y. Os machos tm o par de cromossomos sexuais XY, e as fmeas, o par XX. As caractersticas condicionadas por genes presentes nos cromossomos sexuais so expressas em propores diferentes em machos e fmeas. Isso ocorre porque a maioria dos genes do cromossomo X diferente dos genes do cromossomo Y. Os cromossomos sexuais humanos diferem em tamanho, na forma e nos genes que contm. O cromossomo Y mais curto e possui menos genes que o cromossomo X, alm de conter uma poro encurtada, em que existem genes exclusivos do sexo masculino. Uma parte do cromossomo X no possui alelos em Y, isto , entre os dois cromossomos h uma regio no-homloga.

1) Determinao cromossmica do sexo O sexo de um organismo, tambm chamado fentipo sexual, relaciona-se ao tipo de gameta produzido. Muitas espcies apresentam dois fentipos sexuais: macho e fmea. O sexo pode ser determinado por muitos mecanismos distintos. Em algumas espcies, a determinao do sexo est relacionada a fatores ambientais, como ocorre em muitas espcies de tartarugas e outros rpteis. Nesses animais, o sexo do filhote determinado pela temperatura na qual o ovo incubado. Na maioria dos casos, no entanto, o sexo determinado por um par de cromossomos diferenciados, denominados cromossomos sexuais. Os cromossomos que no esto envolvidos na determinao do sexo so chamados autossomos. Dentre os animais e os vegetais, no uniforme a presena de dois cromossomos sexuais iguais, nas fmeas, e dois diferentes nos macho. Esse achado observado no homem e nas drosfilas, por exemplo. Cada uma das formas de diferenciao femininas e masculinas conhecida como um sistema cromossmico de determinao. Os mais conhecidos so os sistemas XY, XO e ZW.

1.1)

Sistema XY de determinao do sexo Em diversas espcies, machos e fmeas apresentam o mesmo nmero de

cromossomos. Entretanto, as clulas das fmeas contm dois cromossomos sexuais do mesmo tipo, chamados cromossomos X, e as clulas dos machos contm dois tipos de cromossomos sexuais: o X e o Y. Nos organismos cuja diferenciao obedece ao sistema XY, o macho possui, em suas clulas, dois lotes de cromossomos autossomos (representados por 2A) e mais um par de cromossomos sexuais XY. As fmeas possuem os mesmos dois lotes de autossomos e um par de cromossomos sexuais XX. Nesse sistema, o sexo masculino heterogamtico porque metade de seus gametas tem um cromossomo X e a outra metade, um cromossomo Y. O sexo feminino, ao contrrio, homogamtico, uma vez que todos os gametas contm apenas cromossomos X.

Nos seres humanos, o genoma masculino representado por 46, XY, e os espermatozoides so representados por 23, X e 23, Y. O genoma e os gametas femininos so representados por 46, XX e 23, X, respectivamente. No mecanismo XX-XY o sexo de um indivduo determinado pelo gameta masculino, assim como acontece no mecanismo XX-X0. Se um espermatozoide contendo um cromossomo Y se unir a um ovcito (X), o resultado ser um macho (XY). Se, ao contrrio, um espermatozide contendo um cromossomo X se unir a um ovcito (X), o resultado ser uma fmea (XX). Veja esquema ao lado.

1.2) Sistema XO de determinao do sexo O sistema de determinao cromossmica do sexo em muitos artrpodos, como besouros e gafanhotos, conhecido como X0, e o nmero 0 indica a ausncia de um cromossomo. Os machos possuem dois lotes de cromossomos autossomos e mais um cromossomo X, apenas. As fmeas tm os mesmos dois lotes de autossomos e um par de cromossomos sexuais X. Machos: 2A + X0 gametas produzidos {A+X e A Fmeas: 2A + XX gametas produzidos {A + X Os machos geram dois tipos de gametas (A + X e A). Logo, o sexo masculino heterogamtico. O sexo feminino homogamtico, porque as fmeas produzem apenas um tipo de gameta (A + X). O sexo dos descendentes determinado pelo ancestral heterogamtico. Assim como no sistema XY, o gameta masculino que determina o sexo do descendente. Nos gafanhotos ocorre uma das formas mais simples de determinao sexual: as fmeas tm um par de cromossomos sexuais (XX), e os machos tm

apenas um cromossomo sexual. Nesse caso, o sexo masculino representado por X0, em que o zero indica a ausncia de um cromossomo sexual. Durante a diviso meitica em fmeas, os cromossomos X, homlogos, so separados. Ao final do processo so formados quatro vulos, todos com um cromossomo X. Nos machos, o nico cromossomo X segrega-se durante a meiose. Como resultado, metade dos espermatozoides produzidos apresentam um cromossomo X, enquanto a outra metade no carrega cromossomos sexuais. Observe no esquema abaixo como se d a determinao sexual XX-X0 a partir da juno desses gametas. Como os machos produzem dois tipos de gametas com relao presena ou ausncia de cromossomos sexuais, eles so chamados de sexo heterogamtico. As fmeas, que produzem gametas iguais quanto aos cromossomos sexuais, constituem o chamado sexo homogamtico. Nesse sistema o gameta masculino, portanto, que determina o sexo da prole.

1.3) Sistemas ZW de determinao do sexo Nesse sistema, encontrado em insetos, peixes, anfbios e aves, h uma inverso em relao aos sistemas anteriormente estudados, pois o sexo masculino homogamtico e o feminino heterogamtico. Machos: 2A + ZZ gametas produzidos {A + Z Fmeas: 2A + ZW gametas produzidos { A+Z e A+W o gameta feminino o responsvel pela determinao do sexo do filhote. Em muitas aves (inclusive os nossos conhecidos galos e galinhas), borboletas e alguns peixes, a composio cromossmica do sexo oposta que acabamos de estudar: o sexo homogamtico o masculino, enquanto as fmeas so heterogamticas. Tambm a simbologia utilizada,

nesse caso, para no causar confuso com o sistema XY, diferente: os cromossomos sexuais dos machos so representados por ZZ, enquanto nas fmeas os cromossomos sexuais so representados por ZW. Nesse sistema, machos e fmeas tambm apresentam o mesmo nmero de cromossomos, mas o sexo heterogamtico o feminino, ou seja, so as fmeas que tm dois tipos de cromossomo sexual. Os machos apresentam dois cromossomos sexuais do mesmo tipo e, portanto, constituem o sexo homogamtico. Com o objetivo de marcar a distino com o sistema XX-XY, os cromossomos sexuais nesse sistema so chamados de Z e W. Assim, as fmeas so ZW e formam vulos Z e vulos W, enquanto os machos so ZZ e produzem apenas espermatozoides Z. Esse sistema ocorre em aves, em diversas espcies de rpteis e de anfbios e em algumas espcies de insetos, como mariposas e borboletas.

2) Sexo homogamtico e heterogamtico Nas espcies com sistemas XY e X0 de determinao do sexo, a meiose de uma clula feminina XX, d origem a um nico tipo de gameta, portador de um lote de autossomos e de um cromossomo sexual X. A meiose marculina, por sua vez, origina dois tipos de espermatozides; no sistema XY 50% dos espermatozides tm cromossomo X e 50% tm cromossomo Y; no sistema X0, 50% tm cromossomo sexual X e 50% no tem cromossomo sexual. Nesses sistemas, as fmeas formam apenas um tipo de gameta em relao ao cromossomo sexual, por isso constituem o sexo homogamtico (do grego, homos, igual). O sexo masculino forma dois tipos de gameta

quanto aos cromossomos sexuais, sendo por isso denominado sexo heterogamtico (do grego, heteros, diferente). Tanto no sistema XY, quanto no sistema X0, o genitor do sexo masculino que determina o sexo da prole. O gameta masculino portador de um cromossomo X, ao fecundar um ovulo (sempre portador de X), origina um zigoto XX, que se desenvolve como fmea. O gameta masculino portador de um cromossomo Y, ao fecundar o ovulo, d origem a um zigoto XY, que se desenvolve como macho. No sistema X0, o espermatozide sem cromossomo sexual (0), ao fecundar um ovulo, originando um zigoto X0, que se desenvolve como macho. No sistema ZW, o sexo heterogamtico feminino, e so as fmeas que determinam o sexo da prole. Um ovulo portador de cromossomo Z, ao ser fecundado por um espermatozide (sempre portador de um cromossomo Z), origina um zigoto ZZ, que se desenvolve como macho. Um vulo portador de cromossomo W, ao ser fecundado por um espermatozide (Z), origina um zigoto ZW, que se desenvolve como fmea. 3) Sistema haplide/diplide de determinao do sexo Em insetos himenpteros, como abelhas e formiga o sistema de determinao do sexo denominado sistema haplide/diplide, ou haplodiploide. Nessas espcies, machos so haplides (n) e as fmeas, diplides (2n). Em abelhas, por exemplo, os machos, chamados de zanges, originam-se de vulos no-fecundados, fenmeno conhecido como partenognese. Sendo haplides (n), eles so portadores de apenas um lote de cromossomos de origem exclusivamente materna. vulos fecundados, portando diplides (2n), originam fmeas, que pode se desenvolver rainhas frteis ou em operarias estreis, dependendo do tipo de alimentao que recebem durante a fase larval. Nas abelhas, a determinao sexual difere acentuadamente da que at agora foi estudada. Nesses insetos, o sexo no depende da presena de cromossomos sexuais, e sim da ploidia. Assim, os machos (zanges) so sempre

haplides, enquanto as fmeas so diplides. A rainha a nica fmea frtil da colmia, e por meiose, produz centenas de vulos, muitos dos quais sero fecundados. vulos fecundados originam zigotos que se desenvolvem em fmeas. Se na fase larval, essas fmeas receberem uma alimentao especial, trasnformar-se-o em novas rainhas. Caso contrrio, se desenvolvero em operrias, que so estreis. Os vulos no fecundados desenvolvem-se por mitose em machos haplides. Esse processo chamado de partenognese (do grego, partheno = virgem, gnesis = origem), ou seja, considerado um processo de desenvolvimento de vulos no-fertilizados em indivduos adultos haplides.

You might also like