You are on page 1of 3

Origem:

Desconhecida, existem vrias linhas de onde poderia ter surgido; Nada antes do Seculo 14; Inicialmente o taro nao era mistico nem se era Conhecido ou aclamado no ocultismo; No sabe-se ao cert com qual inteno foi desenvolvido; Os primeiros relatos sobre o tarot, datam do sec 14 no NORTE da italia e pareciam ser usado para jogatinas pelos nobres; A primeira evidncia literria da existncia das carte da trionfi foi um registro escrito nos autos da corte de Ferrara, em 1442; As mais antigas cartas de tar existentes so de quinze baralhos incompletos pintados em meados do sculo XV para a famlia governante de Milo, os Visconti-Sforza; No h documentos que atestem o uso divinatrio do tar anteriores ao sculo XVIII, embora se saiba que o uso de cartas semelhantes para tal uso era evidente por volta de 1540; Um livro intitulado Os Orculos de Francesco Marcolino da Forli apresenta um mtodo divinatrio simples usando o naipe de ouros de um baralho comum; Manuscritos de 1735 (O Quadrado dos Setes) e 1750 (Cartomancia Pratesi) documentam o significado rudimentar divinatrio das cartas de tar, bem como um sistema de tirada de cartas; Em 1765, Giacomo Casanova escreveu em seu dirio que sua criada russa frequentemente usava um baralho de jogar para ler a sorte;

Sc. XIVXV As cartas de jogar apareceram na Europa crist por volta de 1367, data da primeira evidncia documentada de sua existncia a proibio de seu uso, em Berna, na Sua; A expanso do uso dos jogos de cartas na Europa pode ser estimada por volta de 1377, a partir de quando as cartas de tar parecem ter-se desenvolvido por volta de quarenta anos depois, e so mencionadas no que sobreviveu do texto de Martiano da Tortona. Estima-se que o texto tenha sido escrito entre 1418 e 1425, uma vez que o pintor Michelino da Bezzoso retornou a Milo em 1418 e o autor faleceu em 1425; O que faz do baralho de Tortona mais semelhante ao tar que os outros baralhos descritos na poca obviamente a presena de cartas de trunfo no conjunto. Cerca de vinte e cinco anos depois, Jacopo Antonio Marcello, um contemporneo de Da Tortona, denominou-os de ludus triumphorum, ou "jogo dos triunfos"; Os documentos seguintes que parecem confirmar a existncia de objetos semelhantes a cartas de tar so dois baralhos milaneses (o Brera-Brambilla e o Tar Cary-Yale) fragmentrios, infelizmente e trs documentos, todos da corte de Ferrara, na Itlia No possvel datar os conjuntos de cartas, mas estima-se que tenham sido manufaturados por volta de 1440. Os trs documentos datam de 1. de janeiro de 1441 a julho de 1442, com o termo trionfi registrado pela primeira vez em fevereiro de 1442.

Depois de 1442 h uns sete anos sem quaisquer exemplos de material semelhante. O jogo parece ter ganhado importncia no ano de 1450 Os motivos especiais das cartas de trunfo, adicionados s cartas de naipe, parecem ter sido ideologicamente determinados. Especula-se que elas tragam um sistema especfico que leva mensagens de diferentes contedos. Os exemplares mais antigos mostram ideias filosficas, sociais, poticas, astronmicas e herldicas, bem como um grupo de antigos heris romanos, gregos e babilnicos como no caso do Tar Sola-Busca (1491)[13] e no poema do Tar Boiardo (entre 1461 e 1494). Por exemplo, o tar mais antigo que se tem notcia, descrito no livreto de Martiano, foi confeccionado para mostrar o sistema de divindades gregas, um tema que estava em moda na Itlia.

Baralhos posteriores: sc. XVIXX Como os tars antigos eram pintados mo, estima-se que o nmero de baralhos produzidos era um tanto pequeno, e foi apenas depois da inveno da imprensa que a produo em massa de cartas se tornou possvel. Durante um perodo de quinhentos anos esteve presente somente nos pases da Europa continental e chegou as Amricas entre 1870 e 1980. A primeira grande publicidade acerca do uso divinatrio do tar veio de um ocultista francs chamado Alliette, sob o pseudnimo de "Etteilla" Ele atuou como vidente e cartomante logo depois da Revoluo Francesa. Etteilla desenhou o primeiro baralho esotrico, adicionando atributos astrolgicos e motivos "egpcios" a vrias cartas, elementos alterados do Tar de Marselha, e inclundo textos com significados divinatrios escritos nas cartas Mais tarde Mademoiselle Marie-Anne Le Normandpopularizou a divinao durante o reinado de Napoleo I, pela influncia que exercia sobre Josefina de Beauharnais, primeira esposa do monarca. Contudo, ela no usava o tar tpico O tar no foi amplamente adotado pelos msticos, ocultistas e sociedades secretas at os sculos XVIII e XIX. A tradio comeou em 1781, quando Antoine Court de Gbelin, umclrigo protestante suo, e tambm maom, publicou Le Mond Primitif, um estudo especulativo que inclua o simbolismo religioso e seus remanescentes no mundo moderno De Gbelin primeiro afirmou que o simbolismo do Tar de Marselha representava osmistrios de sis e Thoth. Gbelin tambm afirmava que o nome "tarot" viria das palavras egpcias tar, significando "rei, real", e ro, "estrada", e que por conseguinte o tar representaria o "caminho real" para a sabedoria. Dizia o autor que os ciganos, que estavam entre os primeiros a usar o tar para uso divinatrio, eram descendentes dos antigos egpcios Contudo, mais tarde, os egiptlogos no encontraram nada que corroborasse a etimologia fantasiosa de Gbelin Apesar disso, a identificao do tar com o "Livro de Thoth" j estava firmemente estabelecidas na prtica ocultista e segue como uma lenda lenda urbana at os dias de hoje. A concepo de que as cartas so um cdigo mstico foi mais profundamente desenvolvido por Eliphas Lvi (1810-1875) e foi difundida para o mundo pela Ordem Hermtica da Aurora Dourada. Lvi, e no Etteilla, considerado por alguns o verdadeiro fundador das modernas escolas de Tar.

O TARO NO OCULTISMO Arte Oracular/Divinatoria

Sua publicao Dogme et Rituel de la Houte Magie ("Dogma e Ritual da Alta Magia"), de 1854, introduziu uma interpretao das cartas que as relacionava com a Cabala Hermtica. o autor rejeitava as inovaes de Etteilla e seu baralho alterado, e por sua vez delineava um sistema que relacionava o tar, especialmente o Tar de Marselha, Cabala Hermtica e aos quatro elementos da alquimia O tar divinatrio era cada vez mais popular no Novo Mundo a partir de 1910, com a publicao do Tar de Rider-Waite (elaborado e executado por dois membros da Aurora Dourada), que substitua a tradicional simplicidade das cartas numeradas de naipe por cenas simblicas Este baralho tambm obscureceu as alegorias crists do Tar de Marselha e dos baralhos de Eliphas Lvi mudando alguns atributos (por exemplo trazendo "O Hierofante" no lugar de "O Papa", e "A Alta Sacerdotisa" no lugar de "A Papisa"). Desde ento, um nmero enorme de baralhos diferentes tem sido criado alguns tradicionais, outros vastamente diferentes O uso divinatrio do tar, ou como um compndio simbolgico, inspirou a criao de inmeros baralhos oraculares. So baralhos para inspirao ou divinao contendo imagens de anjos, fadas, deuses, foras da natureza etc.

As primeiras aparies do tar de que se tem noticias no continuam nome, numerao e nem o quantitativo como hoje o conhecemos. Entre o final do sc. 14 e meados do sc. 17, o numero de cartas do taro variou de 37 at 97. A partir do sc. 17 que o tar passou a conter as 78 cartas. As cartas, hoje chamadas de Tar, foram conhecidas por diversos outros nomes, tais como naibis do ludus cartarum, variando para naibis do tarocco ou as cartas dos naibis (1450); dependendo da regio, se dizia: os trunfos do tarocco, os trunfos do tarot ou os trunfos do tarok (1450 1850); hoje conhecido como os Arcanos do tar.

You might also like