You are on page 1of 4

Obatal o pai de todos os filhos da terra, o criador dos seres humanos e tudo o que vive no planeta.

a. Como criador o governante de todas as partes do corpo humano, principalmente a cabea, pensamentos e da vida humana, o proprietrio branco ou onde participa essencialmente branco como smbolo de paz e pureza. Obatala o dono dos metais brancos, especialmente de prata. Representa a criao no necessariamente limpo, a magnnima e superior, tambm o orgulho, a ira, o despotismo e aqueles com defeitos ou dificuldades fsicas e mentais. Obatal um Osha e est no grupo de cabealho OSHAS. Obatal abraa todas as crianas com pacincia e amor. Entre suas muitas caractersticas a que traz a inteligncia, paz e calma para o mundo. Obbatala foi Irunmole, tornar-se orix por seus erros. Durante sua vida no plano da terra era o rei do Igbo. Seu nome vem do Obbatala Yoruba (rei de pureza). Este orix gosta de tudo limpo e branco puro. Admite no se despir em sua presena, nem a falta de respeito, por isso que os filhos devem ser muito respeitoso. Os seus sacerdotes so chamados Oshab. Na natureza simbolizada por montanhas. que intercede com qualquer OSHA ou Orisha por qualquer indivduo a ter uma dificuldade, porque ele considerado o pai da raa humana e dono de todas as cabeas. Quando voc no consegue definir e no sabe o que o anjo da guarda de um indivduo, Obbatal Osha dedicado a ele. Seu nmero 8 e seus mltiplos e sua cor branca. Ele cumprimenta Jeka Baba! Famlia de Obatal. um descendente direto de Oloddumare. Diloggn em Obatal. Em diloggn fala por Elleunle (8). Ferramentas de Obatal. Obatal sopa Obbatala vive em uma bacia que pode ser de prata, um metal de prata ou de azulejo branco, este o seu receptculo. Traga 4 OTAs (pedras) e se Olori 8, seus atributos so um punho de prata, Igbin (caracis), lesmas, dois ovos de marfim, branco prola ou nix, tambm leva iruke (rabo de cavalo) branco Maja, Sun, cadeia, lua cheia, meia lua, uma mo segurando um cetro, uma equipe (poay), pombos ou de metal agog e uma de prata. Seus elekes so completamente branco, em outros casos, intercaladas com a cor como a estrada. Todos os seus itens esto envoltos em algodo. Energia itens Obatal. O cetro do poder chamado opa. Uma pulseira de prata. A iruke objeto, feita com crina de cavalo. Ternos Obatal.

Obatal sempre se veste de branco. Em seus modos de guerreiro usa uma faixa vermelha em seu peito. Sis e luas foi costurado em seu terno. Traga 8 lenos ao redor de sua cintura. Danas de Obatal. Quando Obatal pista de dana de acordo com a sua maneira. Para homenagear os danarinos imitam os movimentos suaves e dobrou uma pessoa muito velha. Em suas formas de danas guerreiras como se brandindo sua espada. Fale suavemente e faz previses, a limpeza da audincia com o iruke. Oferendas para Obatal. Baba foi imolado pombas brancas, galinhas brancas, cavanhaque branco, branco pato Pekin. Sua tabu so bebidas alcolicas, caranguejos e feijo. Ele estava oferecendo pudim de arroz, merengue, prata drageias, goiaba, rom, alpiste, inhame, manteiga de cacau, cascas, milho, flores brancas, especialmente de algodo. Suas ovelhas so accia, chicria, cap, algodo, branco caruru, artemsia, atiponl, a vinha virgem, aafro, lrio, pente branco, coco, coquito Africano dias gal manobrista, incenso, roxo, sbio, trevo, etc. Obatal coroa. Kari-Osha. Para coroar este Osha deve ser recebido antes do Orishas guerreiros. Em seguida, durante a coroao deve receber os seguintes OSHAS e orixs. Eleggua, Obbatal, Oke, Yemaya, Xang, ogue, Oxum e Oya. Caminhos de Obatal. Seus caminhos so: Obatal Oshanl. Obatal Oggn. Obatal Orishanl. Obatal Aygguna, Iy Yagguna ou Ayggruna. Obatal Ibabo, IGBA IBO Obba Ibo IBA ou AIB. Obatal Oblufn. Obatal Oshagrian, OSA GRIAN, OSA Krin ou Agguiri. Obatal Yeku Yeku ou Yeku Ono. Obatal Alaguema, Aguem gema ou Aguema. Obatal Ekanik. Obatal Furur Baba.

Obatal Eyuar, Eruady ou Eluay. Asho Obatal, ou Baba Ashol Asho. Obatal Oba Moro, Obamor ou Obbmor. Orix Obatal Aye. Obatal Ond. Obatal Ayala. Obatal Alabalach. Obatal Olufn. Obatal Oloy Okuni. OSHA Orol Obatal. Obatal Okeyl. Obatal Suare An. Adema Obatal. Lisa Segbo Obatal. Obatal Oshalufn. Obatal Oguiniyn. Obatal Obalab. Obatal Elefuro. Obatal Oba Akiya. Obatal Oba Mal. Yobi efun Obatal. Obatal Alarmorere. Yeye orix Obatal. Obatal Obon. Obatal Obanl. Obatal Aikalamb. Obatal Oshereilbo.

Obatal Airanik. Obatal Alueko Oyu. IWin orix Obatal. Obatal Oy Lade. Obatal Ekndir. Orix Obatal Obral. Obatal Bibi Nike. Obatal Edeg. Obatal Abany. Obatal Ayenol ou Ayel. Obatal Yemm ou Yenbo. Obatal Agguidai. Caractersticas gerais da Obatal Omo. O Obatal Omo so dotados de grande determinao, por isso s vezes as pessoas so consideradas teimoso. Geralmente engajados no trabalho intelectual, para que eles possam ser escritores ou artistas. Eles so introvertido, reservado e tranquilo. Muitas vezes no lamentar as suas decises. Patakies de Obatal. Obatal Orishanl assumiu a tarefa que lhe foi confiada por Olofin e comeou corpos de moldagem de barro de homens, que o Criador Supremo infundir o sopro da vida. Mas no de acordo com o que estava acontecendo, ele disse: "Por que eu no consigo completar o meu trabalho?" Assim ocorreu que poderia espionar Olofin para saber o que fazer para que esses corpos mortos para a vida. Obatal Orishanl Naquela noite, em vez de ir para a cama, se escondeu em um canto de sua loja espera da chegada do Criador. Olofin, que tudo v, soube imediatamente que a manobra tinha inventado e enviado Obatal Orishanl um sono profundo que ele aprendeu absolutamente nada. Na manh seguinte, quando acordou Orishanl Obatal, ele descobriu que todos os homens estavam vivos e sabia melhor do que descobrir o que no era da sua competncia.

You might also like