You are on page 1of 3

Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES Centro de Cincias Sociais Aplicadas CCSA Curso de Direito Disciplina: Metodologia da Pesquisa

sa e Trabalho Jurdico Prof. Ms. Ionete de Magalhes Souza Acadmico: Marcelo Henrique Alencar Maciel

FICHAMENTO

IHERING, Rudolf Von. A Luta pelo Direito. So Paulo (SP): 4 ed. Martin Claret, 2009. Ttulo original: Des Kampf ums Recht. Tradutor: Joo de Vasconcelos. A obra A Luta pelo Direito uma transcrio de um seminrio apresentado por Ihering para a Sociedade Jurdica de Viena, no ano de 1872. O incio da obra se d com a explicao do ttulo, a partir do qual toda a obra orbitar. A paz o fim que o direito tem em vista, a luta o meio de que se serve para o conseguir. (p.23)
Todas as grandes conquistas que a histria do direito registra abolio da escravatura, da servido pessoal, liberdade da propriedade predial, da indstria, das crenas, etc. foram alcanadas assim s custas de lutas ardentes na maior parte das vezes continuadas atravs dos sculos. (p.28)

A ligao entre a luta e o Direito to estreita que se encontra em sua patrona, a deusa romana Justitia, a qual personificava a justia no imprio romano. Justitia era sempre representada empunhando uma espada na mo direita, e uma balana na mo esquerda. Para Ihering, tais acessrios pertencentes deusa so contrapontos, uma vez que um interdepende do outro. A espada sem a balana a fora brutal; a balana sem a espada a impotncia do Direito. (p.23) Em sua obra, Ihering desconstri as teorias dos juristas alemes Savigny e Puchta, os quais acreditavam que o Direito nasceria independentemente da existncia de uma luta, enquanto o autor fundamenta sua obra sobre a gide da indiscutvel necessidade da luta pelo direito at o momento em que se atinja a paz.
Em todos os casos em que o direito existente encontra esse sustentculo no interesse, o direito no pode chegar a introduzir-se, seno custa de uma luta que por vezes se prolonga durante mais de um sculo e que atinge o mais alto grau de intensidade quando os interesses tomaram a forma de direitos adquiridos. (p.28)

Ihering apregoa a experincia ao reconhecimento de um Direito consolidado, ou seja, aqueles que lutaram por determinado direito sentem-se includos pela sensao de

pertencimento do mesmo, ao passo que os herdeiros da luta de outrem possuem tendncias desvalorizao de tais conquistas.
A vida de milhares de indivduos decorre tranquilamente e sem obstculos pelas vias regulares do direito; e se ns lhes dissssemos que o direito uma luta, eles no nos compreenderiam, porque no o conhecem seno como estado de paz e de ordem. Sob o ponto de vista da sua experincia pessoal tm eles incontestavelmente toda a razo, do mesmo modo que o herdeiro rico que, sem custo, viu cair em suas mos o fruto do trabalho de outro, quando nega que a propriedade seja o trabalho. (p.24)

No que tange propriedade e o direito, Ihering categrico: todos tm o dever de defend-la, tendo a renncia de tal defesa apenas uma justificativa, a proteo de um bem superior, como a vida. O direito e a propriedade so semelhantes cabea de Jano, tm duas caras; uns no podem ver seno um dos lados, outros s podem ver o outro, da resultando o diferente juzo que formam do assunto. (p.34) Ihering tambm retrata que a luta pelo direito um dos fatores que se observa no que diz respeito ao reconhecimento do Estado por estrangeiros, j que um dos fatores essenciais para sua consolidao a posse de um ordenamento jurdico com todas as faces. O Estado que quer ser estimado no exterior, estando inteiramente slido e inabalvel no interior, nada tem de mais precioso a resguardar e a cultivar na nao do que o sentimento do direito. (p.41). Quando de uma ofensa honra do cidado, Ihering pontua que o homem defender aquilo que ele interpreta como sua prioridade. A exemplo disso situa-se a diferena entre o militar e o campons; enquanto o militar prioriza a defesa de sua honra, o campons defender sua propriedade, uma vez que cada um defendeu seu instrumento de trabalho.
Mas por que levaro os militares mais longe o cumprimento desse dever? Certamente porque sentem, e com razo, que a corajosa afirmao da personalidade , para eles precisamente, uma condio indispensvel a sua posio, e que um corpo que por sua natureza deve ser a encarnao da coragem pessoal no saberia sofrer a pusilanimidade de seus membros sem se rebaixar a si prprio. (p.46). Tomemos, entretanto, o campons; esse homem, que defende a sua propriedade com uma tenacidade extrema mostra uma estranha insensibilidade no que respeita a sua honra [...] A profisso do homem do campo no lhe exige coragem, mas trabalho, e este que ele defende to afincadamente na propriedade. (p.46).

O autor ainda tece crticas aos possveis erros do judicirio, afirmando que um erro de julgamento pode ser considerado como um assassinato do judicirio, prejudicial ao

direito conquistado pela luta. Aquele que, estando encarregado da administrao da justia, se faz assassino, como o mdico que envenena o doente, como o tutor que faz perecer seu pupilo. (p.44). Ihering ainda identifica, no direito atual, a expressa influncia do direito antigo, atravs de um materialismo banal, interruptor da pena que realmente digna ao transgressor, em virtude da sano se transferir da pessoa para a propriedade.
A condenao pecuniria, que, nas mos do juiz romano, oferecia o meio mais eficaz de fazer justia ao interesse ideal que havia sido lesado, transformou-se, sob a influncia da nossa teoria moderna das provas, num dos mais vos paliativos de que jamais se tem servido a justia para tentar reprimir a injustia. (p.91)

Ao final, o autor reitera sua fundamentao de que o direito conquistado pela luta,e a ausncia dessa relao impossibilita a construo do mesmo. S na luta encontrars o teu direito [...] A partir do momento em que o direito renuncia a apoiar-se na luta, abandona-se a si prprio[...]. (p.100)

Montes Claros, 04 de Outubro de 2012. _________________________________

You might also like