You are on page 1of 22

A dissoluo da vida adulta e a juventude como valor

49

A DISSOLUO DA VIDA ADULTA E A JUVENTUDE COMO VALOR


Guita Grin Debert Universidade Estadual de Campinas Brasil

Resumo: Trs processos inter-relacionados do uma congurao especca dissoluo da vida adulta nas sociedades contemporneas: 1) o alargamento da faixa etria do segmento considerado jovem da populao; 2) o desdobramento das etapas mais avanadas do ciclo da vida em novas categorias etrias; 3) a transformao da juventude em um valor, que pode ser conquistado em qualquer etapa da vida atravs da adoo de formas de consumo e estilos de vida adequados. Com base no modo como essas mudanas so representadas na mdia e analisadas na literatura acadmica, o argumento central que numa sociedade altamente hierarquizada como a brasileira, a vida adulta ganha uma dupla signicao: quando a referncia so os setores economicamente mais privilegiados o adulto indica um consumidor que falhou, porque foi incapaz de adotar estilos de vida e formas de consumo para manter a juventude; quando a referncia so os mais pobres, indica uma espcie de fantasia inatingvel, porque os pobres so discriminados como indivduos incapazes de alcanar um estgio da vida marcado pela maturidade, responsabilidade e compromisso. Palavras-chave: ciclo da vida, curso da vida, consumo e estilos de vida, vida adulta. Abstract: Three intertwined social processes give a special conguration to the dissolution of adult life in contemporary societies. (1) the extension of the age range of the young segment of the population; (2) the creation of new categories to demarcate the later stages of the life cycle 3) the transformation of youth into a commodity, a value that should be attained at any stage of life through the adoption of adequate forms of consumption and lifestyles. Based on how these changes are represented in the media and analyzed in the academic literature, the central argument is that the adulthood acquires different meanings in contemporary Brazilian hierarchical society: when referring to the privileged sectors of our society that gure indicates a failed consumer who are incapable of adopting appropriate lifestyles and forms of consumption targeted at ensuring youthfulness; when referring to the poor it indicates a sort of unattainable fantasy, because the poor are discriminated as individuals unable to reach a stage characterized by maturity, responsibility and commitment. Keywords: adulthood, life course, life cycle, lifestyles and consumer.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

50

Guita Grin Debert

Somente o creme Barbalho/ Tornar todo grisalho/ Vosso cabelo juvenil/ Garantindo-lhe o respeito/ De um ar sisudo e senil/ Em cargos de grande efeito! Com esse reclame, Nicolau Sevcenko (1998, p. 5) abre um artigo em que mostra a grande demanda por um envelhecimento precoce que marcou a juventude no Brasil no incio do sculo XX:
Tnicos para encorpar e ganhar peso, corantes para barbas e bigodes ralos, culos e monculos de vidros grossos e at uma sinistra pomada para amarelar dentes e unhas! Isso sem contar todo o repertrio de recursos destinados a manifestar veneranda austeridade: suas, cs, casacas, cartolas, bengalas, ceboles, charutos, anis de cabocho, polainas e comendas. Um vasto arsenal, cujo efeito cumulativo deveria somar a mais avanada idade possvel para o portador.

De acordo com esse autor, na sociedade de arrivistas da belle poque, a cena pblica foi invadida por uma legio de recm-enriquecidos que, na pressa de substituir as elites senhoriais, disfarava tanto a obscuridade da sua origem como o carter repentino de sua ascenso social. Simular estirpe, tradio e autoridade na busca de um ar senhoril requeria a aquisio de pacotes de velhice instantnea que o mercado se apressava em divulgar. O envelhecimento prematuro da populao brasileira impressiona viajantes e historiadores que, no sculo XVIII, contrastavam a beleza e a sensualidade das meninas na sociedade escravocrata com o que Gilberto Freyre (2001, p. 401) considerava o desmazelo do corpo das matronas de mais de dezoito anos. Em suas Letters from Island of Teneriff, Brazil, The Cape of Good Hope and East Indies, Mrs. Kindersley, em 1777, comentava que as mulheres da elite na colnia brasileira look old very early in life e perdiam rapidamente a delicadeza e o encanto que as caracterizava; Mrs. Graham, em seu Jounal of a voyage to Brazil, viagem feita entre 1821 e 1823, mais veemente, considerando que as mulheres da elite na Bahia almost indecently slovenly, after very early youth (cf. Freyre, 2001, p. 400). Da mesma forma, tratando do Rio de Janeiro, nas primeiras dcadas do sculo XIX, John Luccock diz que as mulheres de elite aos 18 anos j matronas, atingiam a completa maturidade. Depois dos vinte decadncia. Ficavam gordas, moles. Criavam papadas. Tornavam-se plidas. Ou ento murchavam [] feias, de buo, um ar de homem ou virago (Freyre, 2001, p. 402).
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

A dissoluo da vida adulta e a juventude como valor

51

O envelhecimento prematuro afetava tambm os meninos da elite no perodo, como mostram Kidder e Fletcher (1857, p. 176), tratando dos brasileiros de meados do sculo XIX:
He is made a little old man before he is twelve years of age, having his stiff black silk hat, standing collar, and cane; and in the city he walks along as if everybody were looking at him, and as if he were encased in corsets. He does not run, or jump, or trundle hoop, or throw stones, as boys in Europe and North America.

A valorizao da juventude como uma etapa da vida marcada pelo dinamismo e criatividade muito mais recente, da mesma forma que a construo do jovem como smbolo da rebeldia e da insurreio contra a hipocrisia s pode ser plenamente compreendida como um produto do contexto do ps-guerra. Considerando que as etapas em que a vida se desdobra so relacionais e performticas, o argumento central deste trabalho que assistimos a um duplo processo que redesenha os estgios que marcam o envelhecimento e dissolve a vida adulta como uma experincia ou etapa de maturidade, responsabilidade e compromisso. Por um lado, a juventude perde conexo com um grupo etrio especco e passa a signicar um valor que deve ser conquistado e mantido em qualquer idade atravs da adoo de formas de consumo de bens e servios apropriados. Por outro lado, a velhice perde conexo com uma faixa etria especca e passa a ser um modo de expressar uma atitude de negligncia com o corpo, de falta motivao para a vida, uma espcie de doena autoiningida, como so vistos hoje, por exemplo, o fumo, as bebidas alcolicas e as drogas. Os dados sobre os setores jovens da populao tendem a ampliar a faixa etria desse segmento que, nas pesquisas demogrcas brasileiras, passa a englobar aqueles que tm at 24 anos. Da mesma forma, o grupo que compreende os setores mais velhos da populao desdobrado em vrios outros segmentos: a meia-idade, a aposentadoria ativa, a terceira idade. Cada um desses estgios tem pouca relao com a representao da velhice como um perodo de retraimento e sobriedade. Pelo contrrio, eles tm sido transgurados em momentos propcios para a satisfao pessoal, para a realizao de sonhos que foram abandonados em outras etapas da vida, para a explorao de novas formas de autoexpresso e identidades.
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

52

Guita Grin Debert

Os temas do nesting syndrome para caracterizar os adultos que no querem abandonar a casa dos pais, dos kidults ou da adolescentizao das etapas mais avanadas da vida tm servido para indicar uma nova congurao social, na qual a diferena de idades e a prpria ideia de ciclos da vida parecem perder signicado. prprio da sociedade de consumo fazer do direito de escolha um dever de todos. Os indivduos que se mostram incapazes de aumentar sua autoestima e fazer da vida uma experincia graticante so vistos como uma espcie de consumidores falhos que no souberam adotar bens e servios adequados. Na explorao do modo como as mudanas no curso da vida so descritas, o interesse deste artigo destacar os novos tipos de hierarquia social que a radicalizao da ideia de construo social dos ciclos da vida gera e alimenta no estmulo a um tipo determinado de consumismo.

Os kidults, as lobas e a terceira idade


Com o ttulo A sndrome dos kidults, o socilogo ingls Frank Furedi (2004) trata da crescente infantilizao da cultura contempornea que tem se alastrado pela universidade, literatura, TV, cinema e arte em todo o mundo. O artigo comea com o relato do impacto causado durante um passeio no campus da Universidade de Kent, em Canterbury, no Reino Unido, em que o autor se depara com um grupo de jovens universitrios assistindo absortos num bar a Teletubbies. Como explicar o interesse desse grupo de jovens entre 18 e 21 anos por um programa feito para crianas que ainda esto aprendendo a andar? O fato de uma proposta feita para um grupo etrio mobilizar outro grupo muito diferente ocorre em vrias ocasies. comum que atividades para a terceira idade, por exemplo, programadas para mobilizar o pblico acima dos 70 anos, acabem por atrair mulheres de 50 anos.1 Furedi (2004), no entanto, apresenta um conjunto de dados que indicam um surpreendente alongamento da infncia; que faz do peterpandemnio um termo cunhado por dois publicitrios americanos para caracterizar pessoas na casa dos 20 a 30 anos que buscam produtos que lhes tragam de volta a infncia tida como uma fase da vida mais inocente e mais feliz um grande

Sobre os programas para a terceira idade, ver Debert (1999).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

A dissoluo da vida adulta e a juventude como valor

53

negcio em todo o planeta. O grupo britnico de pesquisas de mercado Mintel, em 2002, mostrou que 43% dos jovens de 20 a 24 anos citaram como uma de suas escolhas favoritas de presentes para dar ou receber no dia dos namorados um bichinho de pelcia. A Playmate Toys hoje dirige suas promoes aos adultos, tendo percebido que os consumidores potenciais de seus bonecos Simpsons no so apenas as crianas, mas tambm adultos na faixa dos 18 aos 35 anos. A nostalgia da infncia no um fenmeno apenas anglo-americano. A Hello Kitty, uma gatinha branca cuja marca registrada uma or ou um lao vermelho, tem popularidade tremenda entre os adultos japoneses. Prossionais e funcionrias de escritrio levam material de escritrio Hello Kitty para o trabalho, conversam com seus amigos em celulares Hello Kitty e usam gravatas do Snoopy. Manifestao dessa cultura infantil que atinge o pblico adulto pode ser identicada na mdia. As cifras de audincia da rede Cartoon entre telespectadores de 18 a 34 anos de idade so surpreendentemente grandes, e dois dos maiores sucessos de Hollywood em 2001 foram Shrek e Monstros S.A. Esses dados apresentados por Furedi (2004) levam o autor concluso que Peter Pan, o garoto que no queria crescer, teria poucas razes para fugir de casa se vivesse em Londres, Nova York ou Tquio. As expresses gerao-bumerangue, solteiros parasitas ou adultos corresidentes chamam a ateno para uma outra dimenso da infantilizao da vida adulta, na medida em que tm como referncia o fato de um nmero cada vez maior de homens e mulheres entre 20 e 35 anos continuar vivendo ou voltar a morar na casa dos pais.2 A explicao mais comum usada para justicar o interesse pela casa dos pais a econmica: os adultos jovens no tm condies de viver s ou acham difcil tentar viver uma vida de conforto. Furedi (2004), no entanto,

Na Inglaterra, a edio de 2002 da Social Trends constatou que quase um tero dos homens entre 20 e 35 anos ainda vive com os pais, contra apenas um em cada quatro em 1977-1978. O nmero cada vez maior de adultos que continuam a viver com os pais faz parte de um fenmeno internacional que Furedi (2004) ilustra fazendo referncia a pesquisas feitas no Japo, onde 70% das solteiras de 30 a 35 anos que trabalham vivem com seus pais, ou nos EUA, onde o nmero de lhos adultos que residem com os pais vem subindo, desde a dcada de 1970, representando hoje cerca de 18 milhes de jovens na faixa dos 20 aos 34 anos, ou cerca de 38% dos adultos solteiros jovens. Sobre essa volta a casa paterna no Brasil, ver Peixoto e Luz (2007).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

54

Guita Grin Debert

contesta essa hiptese, ao comentar a riqueza relativa dos jovens solteiros de 20 a 34 anos. O boom recente na venda de produtos de luxo vem sendo movido pelo consumo conspcuo dos solteiros parasitas ou lhos-bumerangue, vistos como consumidores com uma renda disponvel muito alta. Em suas palavras:
A insegurana econmica pode ajudar a explicar por que alguns lhos crescidos ainda vivem com seus pais, mas no ajuda muito a lanar luz sobre o processo como um todo. [] Tradicionalmente, os jovens, homens e mulheres, saam de casa no porque existia a probabilidade de a vida no custar to caro, mas em razo da deciso de se assumir de forma independente. Para muitos deles, o desconforto relativo da pobreza em curto prazo era um preo que valia a pena pagar em troca da promessa de liberdade oferecida pela vida independente. No tanto uma exigncia nanceira quanto a diculdade que os jovens tm de conduzir seus relacionamentos que ajuda a explicar o porqu de alguns deles estarem optando por morar com mame e papai. (Furedi, 2004, p. 6-7).

A ideia da vida adulta como uma experincia de maturidade e independncia tambm bombardeada quando a ateno se volta para as etapas mais avanadas da vida. A expresso adultescente se refere a uma gerao um pouco mais velha pessoas de 35 a 45 anos que se veem como estando na vanguarda da cultura jovem. para a eroso da linha divisria entre as faixas etrias no mundo da moda que se volta lvaro Machado (1998), num artigo publicado no Caderno Mais! da Folha de S. Paulo, declarando que nessa rea a adultescncia um fenmeno cada vez mais frequente:
Estilistas e donos de confeco tm suas produes atravessadas pelo dilema de que as roupas devam ter um ar jovem, mas tambm trabalham com o dado de que grande parte de seus consumidores se encontra no entre os adolescentes, mas entre os adultescentes. Tu Duek, proprietrio da Forum e Triton, duas das mais famosas marcas de roupas para jovens, surpreendeu-se recentemente com uma pesquisa que encomendou, a partir da qual concluiu que metade dos compradores da Forum composta de gente madura buscando se apresentar de modo jovem. Tomei um choque com a participao do consumidor de mais de 30 anos, diz o estilista e empresrio. [] 42% do nosso pblico masculino e 40% do feminino estiveram acima de 30 anos, considerando ainda que 8% do total preferiu no declarar idade []. Duek atribui o consumo adultescente natureza do brasileiro, que procura cultivar o corpo e alimenta cultura de praia.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

A dissoluo da vida adulta e a juventude como valor

55

O modo como um conjunto de signicados associados ao jovem passa a ser acionado por setores mais velhos tambm evidente na publicidade e nas novelas. At os anos 1970 imagens de rebelio e subverso de padres culturais estavam estreitamente associadas a personagens jovens. Desde os anos 1990 essas imagens so associadas tambm a pessoas mais velhas. o caso da propaganda do micro-ondas em que uma velhinha diz que quer ter mais tempo para fazer sexo, ou da propaganda da famlia que encontra a vov na cama com um velho e ouve dela que os lhos e netos no devem se preocupar porque o casal de idosos vai se casar.3 O mesmo ocorre nas telenovelas. Homens e mulheres velhos ou em fases avanadas da vida adulta servem no apenas de suporte s imagens de poder e riqueza, mas so personagens envolvidas em casos amorosos com indivduos mais jovens dispostos a revolucionar a moralidade sexual, denunciar a corrupo poltica e adotar estilos de vida alternativos. Os jovens, pelo contrrio, tendem a ser retratados como indivduos muito dependentes da orientao dos pais ou como adultos prematuros empenhados em controlar a irresponsabilidade dos pais e lembr-los de que preciso amadurecer. Os personagens mais jovens tendem ainda a ser retratados como indivduos dispostos a se servirem de todos os meios para ascender socialmente. No est ausente das novelas a referncia a manifestaes identicadas com a cultura jovem (como por exemplo, os gticos, darks, punks, skinheads) ou s gangues de jovens envolvidos na violncia urbana e que aterrorizam a famlia e os vizinhos. Mas a tendncia desses personagens, no transcorrer das narrativas, de abandonar essas prticas medida que se envolvem em relaes amorosas ou encontram sua vocao prossional. O embaamento das fronteiras entre as idades ganha destaque em enredos que se organizam em torno dos conitos envolvidos nas situaes em que me e lha compartilham, simultaneamente, de eventos como o namoro, o casamento, a gravidez. Subir um pouco mais nas faixas etrias ver que a criao da terceira idade foi tambm acompanhada de um interesse crescente pela imposio da adolescncia a outros momentos da vida adulta.

Sobre o tema, ver Debert (2003).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

56

Guita Grin Debert

A inveno da terceira idade, como mostra Laslett (1987), revela uma experincia inusitada de envelhecimento, cuja compreenso no pode ser reduzida aos indicadores de prolongamento da vida nas sociedades contemporneas. De acordo com esse autor, essa inveno requer a existncia de uma comunidade de aposentados com peso suciente na sociedade, demonstrando dispor de sade, independncia nanceira e outros meios apropriados para tornar reais as expectativas de que esse perodo propcio realizao e satisfao pessoal. As mudanas na estrutura de emprego levaram a uma ampliao das camadas mdias assalariadas e a novas expectativas em relao aposentadoria, que englobando um contingente cada vez mais jovem da populao deixou de ser um marco na passagem para a velhice, uma forma de garantir a subsistncia daqueles que, por causa da idade, no esto mais em condies de realizar um trabalho produtivo.4 Lenoir (1979) mostra que, na Frana, a partir dos anos 1970, um novo mercado da previdncia criado, transformando os fundos de penso em agncias nanceiramente poderosas que, na condio de estarem entre os maiores investidores institucionais, tm o poder de ditar as regras e os ritmos dos mercados nanceiros.5 A concorrncia entre esses grupos nanceiros leva-os no apenas a assegurar um rendimento mensal aos aposentados, mas tambm a oferecer uma srie de outras vantagens e servios, tais como frias, clubes e diferentes tipos de alojamento. Empregando prossionais em diferentes reas de formao, na pesquisa das condies de vida e das necessidades dos velhos, essas instituies contriburam ativamente para a inveno da terceira idade e inspiraram o trabalho com essa categoria em outros contextos, como no caso brasileiro.6 Acompanha o crescimento desse mercado a criao de uma nova linguagem em oposio s antigas formas de tratamento dos velhos e aposen4 5

Sobre a aposentadoria, ver Debert e Simes (1994) e Simes (2000). Sobre os fundos de penso no Brasil, ver Grn (2003). No Brasil, com um patrimnio calculado em US$ 18 bilhes, existem 250 fundos de penso com 2 milhes de associados que, somados aos seus dependentes, totalizam 8 milhes. At o nal da dcada, a Associao Brasileira da Previdncia Privada estima que esse nmero chegue a 40 milhes, com a criao de mais 750 fundaes; no total seriam mil entidades patrocinadas por cerca de 8100 empresas (cf. Folha de S. Paulo, 1991). Stucchi (1998), na anlise que faz dos programas de preparao para a aposentadoria, mostra como os fundos de penso das empresas estatais no Brasil tiveram um papel ativo na promoo desses novos padres de aposentadoria.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

A dissoluo da vida adulta e a juventude como valor

57

tados: a terceira idade substitui a velhice; a aposentadoria ativa se ope aposentadoria; o asilo passa a ser chamado de centro residencial, o assistente social, de animador social e a ajuda social ganha o nome de gerontologia. Os signos do envelhecimento so invertidos e assumem novas designaes: nova juventude, idade do lazer. Da mesma forma, invertem-se os signos da aposentadoria, que deixa de ser um momento de descanso e recolhimento para tornar-se um perodo de atividade e lazer. No se trata mais apenas de resolver os problemas econmicos dos idosos, mas tambm de proporcionar cuidados culturais e psicolgicos, de forma a integrar socialmente uma populao tida como marginalizada. nesse momento que surgem os grupos de convivncia e as universidades para a terceira idade como formas de criao de uma sociabilidade mais graticante entre os mais velhos.7 As novas imagens do envelhecimento e as formas contemporneas de gesto da velhice no contexto brasileiro so ativas na reviso dos esteretipos pelos quais o envelhecimento tratado. Oferecem tambm um quadro mais positivo do envelhecimento, que passa a ser concebido como uma experincia heterognea em que a doena fsica e o declnio mental, considerados fenmenos normais nesse estgio da vida, so redenidos como condies gerais que afetam as pessoas em qualquer fase. Possibilitaram, ainda, a abertura de espaos para que novas experincias de envelhecimento pudessem ser vividas coletivamente. Neles, possvel buscar a autoexpresso e explorar identidades de um modo que era exclusivo dos jovens. Essas imagens que bombardeiam a ideia da vida adulta como um momento de maturidade, independncia, responsabilidade e compromisso levam a viso do curso da vida ps-moderno, em que a idade cronolgica perde relevncia.

Ps-modernidade e os ciclos da vida


Pensar nas mudanas no curso da vida nas sociedades ocidentais contemporneas tem levado autores a considerarem que a histria desta civilizao estaria marcada por trs etapas sucessivas, em que a sensibilidade investida na idade cronolgica radicalmente distinta: a pr-modernidade, em que a idade

Sobre as Universidades da Terceira Idade, ver Guerreiro (1993), Lima (1999) e Cachioni (2003).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

58

Guita Grin Debert

cronolgica menos relevante do que o status da famlia na determinao do grau de maturidade e do controle de recursos de poder; a modernidade, que teria correspondido a uma cronologizao da vida; e a ps-modernidade, que operaria uma desconstruo do curso da vida em nome de um estilo unietrio. Quando se discutem as idades na pr-modernidade, geralmente as referncias so as obras de Aris (1991) e Elias (1990). Em seu estudo sobre a infncia, Aris (1991) mostrou como essa categoria foi sendo construda a partir do sculo XIII, ampliando a distncia que separava as crianas dos adultos. Na Frana medieval, as crianas no eram separadas do mundo adulto; a partir do momento em que sua capacidade fsica permitisse e em idade relativamente prematura, participavam integralmente do mundo do trabalho e da vida social. A noo de infncia desenvolveu-se lentamente ao longo dos sculos e s gradualmente essa fase passou a ser tratada de uma forma especca. Roupas e maneiras adequadas, jogos, brincadeiras e outras atividades passaram a distinguir a criana do adulto. Instituies especcas, como as escolas, foram criadas e encarregadas de atender a populao infantil e prepar-la para a idade adulta. Contra a viso que considera que as crianas no passado comportavamse como adultos responsveis, Elias (1990), em seu trabalho sobre o processo civilizatrio, sugere que o comportamento dos adultos na Idade Mdia era muito mais solto e espontneo. Os controles sobre as emoes eram menos acentuados e sua expresso, como ocorre com as crianas, no carregava culpa ou vergonha. A modernidade teria aumentado a distncia entre adultos e crianas, no apenas por considerar a infncia como uma fase de dependncia, mas tambm pela construo do adulto como um ser independente, com maturidade psicolgica e com direitos e deveres de cidadania. Tratar das transformaes histricas ocorridas com a modernizao tambm chamar a ateno para o fato de que o processo de individualizao e o individualismo como valor prprio da modernidade teve na institucionalizao do curso da vida uma de suas dimenses fundamentais. Os valores de igualdade e liberdade esto associados a estgios da vida que foram claramente denidos e separados, e a fronteira entre eles passou a ser dada pela idade cronolgica. nesse sentido que a expresso cronologizao da vida usada por Kohli e Meyer (1986) para caracterizar as transformaes na forma como ela periodizada, no tempo de transio de uma etapa para outra, na sensibilidade investida em cada um dos estgios, mas tambm para denir

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

A dissoluo da vida adulta e a juventude como valor

59

o carter do curso da vida como instituio social. Essa institucionalizao crescente teria envolvido praticamente todas as dimenses do mundo familiar e do trabalho e est presente na organizao do sistema produtivo, nas instituies educativas, no mercado de consumo e nas polticas pblicas que, cada vez mais, tm como alvo grupos etrios especcos. Na explicitao das razes que levaram cronologizao da vida, pesos distintos podem ser atribudos a dimenses diversas. A padronizao da infncia, adolescncia, idade adulta e velhice pode ser pensada como resposta s mudanas econmicas, devidas sobretudo transio de uma economia que tinha como base a unidade domstica para outra baseada no mercado de trabalho. Inversamente, nfase pode ser dada ao Estado moderno, que na transformao de questes que diziam respeito esfera privada e familiar em problemas de ordem pblica seria, por excelncia, a instituio orientadora do curso da vida, regulamentando todas as suas etapas, desde o momento do nascimento at a morte, passando pelo sistema complexo de fases de escolarizao, entrada no mercado de trabalho e aposentadoria.8 , entretanto, para o processo de descronologizao que as novas categorias etrias parecem apontar. Tais categorias so ativas na sugesto de que a ideia de papis sequenciados, extremamente divididos por idades, no captaria a realidade de uma sociedade que atinge o nvel de desenvolvimento tecnolgico contemporneo. essa questo que leva Held (1986) a propor que uma das caractersticas marcantes da experincia ps-moderna seria a desinstitucionalizao ou a descronologizao da vida. Sua argumentao tem como base as mudanas ocorridas no processo produtivo, no domnio da famlia e na congurao das unidades domsticas. Na esfera da produo, as mudanas relacionadas com a informatizao, a velocidade na implementao de novas tecnologias e a rapidez na obsolescncia das tcnicas produtivas e administrativas fazem com que a relao entre as grades de idade e a carreira seja obliterada, na medida em que conhe-

Obviamente, quando se procura estabelecer uma relao entre modernidade e cronologizao da vida, preciso levar em conta as variaes nas etapas e na extenso em que o seu curso periodizado em sociedades modernas distintas, bem como o tipo de sequncia cronolgica que caracteriza a experincia de diferentes grupos sociais em uma mesma sociedade; , sobretudo, importante reetir sobre a especicidade do curso da vida das mulheres.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

60

Guita Grin Debert

cimentos anteriormente adquiridos frequentemente tornam-se obstculos para a abertura e a adaptao s inovaes. No domnio da famlia, desenvolvimentos recentes na distribuio de eventos demogrcos como casamentos, maternidade, divrcios e tipos de unidade domstica apontariam uma sociedade em que a idade cronolgica irrelevante: mais do que mudanas de uma forma para outra, teramos uma variedade nas idades do casamento, do nascimento dos lhos e nas diferenas de idades entre pais e lhos. As obrigaes familiares tenderiam a se desligar da idade cronolgica. A mesma gerao, em termos de parentesco, apresenta uma variedade cada vez maior em relao idade cronolgica (mes pela primeira vez aos 16 e aos 45 anos), e geraes sucessivas, do ponto de vista da famlia, pertencem ao mesmo grupo de idade como, por exemplo, mes e avs na mesma faixa etria. O estabelecimento de uma unidade domstica independente pode ocorrer em qualquer idade sem marcar, necessariamente, o incio de uma nova famlia, de forma que pessoas de idades cronolgicas muito distintas podem ter uma experincia similar em termos de situao de moradia. O trabalho de Meyrowitz (1985) sobre o impacto da mdia eletrnica no comportamento social vai na mesma direo. Esse autor sugere que a mdia tende a integrar mundos informacionais que antes eram estanques, impondo novas formas de comportamento que apagam o que previamente era considerado o comportamento adequado a uma determinada faixa etria. As crianas ganham, cada vez mais, acesso ao que antes era visto como aspectos da vida adulta, posto que a mdia dissolve os controles que os adultos tinham sobre o tipo desejvel de informao s faixas mais jovens. As informaes disponveis, os temas que so objeto de preocupao, a linguagem, as roupas, as formas de lazer tenderiam cada vez mais a perder uma marca etria especca. O curso da vida moderno reexo da lgica fordista, ancorada na primazia da produtividade econmica e na subordinao do indivduo aos requisitos racionalizadores da ordem social. Tem como corolrio a burocratizao dos ciclos da vida, atravs da massicao da escola pblica e da aposentadoria. Trs segmentos foram claramente demarcados: a juventude e a vida escolar; o mundo adulto e o trabalho; e a velhice e a aposentadoria. O apagamento das fronteiras que separavam juventude, vida adulta e velhice e das normas que indicavam o comportamento apropriado aos grupos de idade , segundo Moody (1993), o reexo de uma sociedade ps-fordista, marcada pela informatizao

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

A dissoluo da vida adulta e a juventude como valor

61

da economia, pela desmassicao dos mercados de consumo, da poltica, da mdia e da cultura, e pela uidez e multiplicidade de estilos de vida, frutos de uma economia baseada mais no consumo do que na produtividade. Dessa perspectiva, tratar do curso da vida ps-moderno exige a reviso da maneira pela qual um fato universal explicado. A presena das diferenas de idade em todas as sociedades foi compreendida como fruto de uma necessidade da vida social, expressa em termos do processo de socializao. Assim como as vrias capacidades fsicas necessrias para o desempenho de determinadas atividades esto relacionadas a diferentes estgios de desenvolvimento biolgico, pressupe-se o aspecto cumulativo dos vrios conhecimentos necessrios ao preenchimento dos papis sociais, cuja aquisio consome tempo e implica uma progresso etria.9 Em outras palavras, a experincia contempornea impe a reviso das concepes da psicologia do desenvolvimento, em que o curso da vida periodizado como uma sequencia evolutiva unilinear, em que cada etapa, apesar das particularidades sociais e culturais, tem um carter universal. certamente possvel acionar um conjunto de exemplos para relativizar a radicalidade dessas transformaes. As idades ainda so uma dimenso fundamental na organizao social: a incorporao de mudanas dicilmente se faria sem uma nova cronologizao da vida; seria um exagero supor que a idade deixou de ser um elemento fundamental na denio do status de uma pessoa. Essa exibilizao dos parmetros anteriores do que seriam os comportamentos adequados e direitos e deveres prprios a cada faixa etria , contudo, acompanhada da transformao das idades num lao simblico privilegiado para a constituio de atores polticos e redenio de mercados de consumo. Os aposentados so manchetes polticas em todos os jornais porque, apesar das diferenas em nveis de aposentadoria, o sentimento generalizado de que essa questo no pode ser desconhecida pelo Estado como um tema especco. Jovens, crianas, adultos e idosos so categorias privilegiadas na produo da moda no vesturio, na criao de reas especcas de saber e prticas prossionais e na denio de formas de lazer. O estatuto do menor um tema em debate. Ao discurso que demanda a incorporao s crianas de

Ver, sobre o tema, Eisenstadt (1976) e ainda Debert (1999) para a discusso do modo pelo qual Meyer Fortes estabelece diferenas entre idade cronolgica, idade geracional e nveis de maturidade.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

62

Guita Grin Debert

direitos tidos como prprios dos adultos , com a mesma fora, contraposto um outro que enfatiza sua situao de dependncia. Da mesma forma, nas consideraes de que a velhice uma nova juventude, uma etapa produtiva da vida, sempre reiterado o direito aposentadoria, a partir de uma determinada idade cronolgica. A armao da irracionalidade da razo, a crtica s pretenses universalistas e a valorizao do pluralismo e do conhecimento local, prprios da ps-modernidade, certamente explicam a quebra da autoridade dos adultos, mas as idades so mecanismos poderosos e ecientes na criao de mercados de consumo, na denio de direitos e deveres e na constituio de atores polticos, sobretudo porque tm independncia e neutralidade na relao com os estgios de maturidade fsica e mental. Tratar das idades cronolgicas reconhecer que elas ainda so um elemento fundamental na tarefa do Estado moderno, to bem caracterizada por Michel Foucault, de regulao do corpo social com a produo de categorias de classicao e hierarquizao das populaes.10

Os consumidores falhos e a vida adulta


A preocupao em compreender o signicado da vida adulta nas sociedades contemporneas tem ocupado um espao cada vez maior na mdia impressa e nos programas de rdio e televiso interessados em realar novos padres de comportamento. Trata-se, no entanto, de um tema ainda pouco estudado nas investigaes de cunho propriamente acadmico. O destaque nessa produo dado aos temas relacionados com jovens e crianas e, mais recentemente, com a velhice e terceira idade,11 mas pouco sabemos do segmento que ainda no se aposentou e tem lhos considerados adultos. Na introduo de seu livro Passagens crises previsveis da vida adulta, Gail Sheehy (1991), de maneira jocosa, faz as seguintes consideraes antes de tratar das vrias etapas em que se desdobram os estgios mais avanados da vida:
10

11

Para uma anlise detida da importncia da noo de biopoder deste autor para o estudo do curso da vida e dos grupos e das categorias de idade, ver Debert (1999). Sobre a terceira idade, ver o conjunto de autores da coletnea organizada por Barros (1998) e o nmero expressivo de revistas de gerontologia.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

A dissoluo da vida adulta e a juventude como valor

63

Os estudos de desenvolvimento infantil j descreveram todas as nuances do crescimento e nos proporcionaram rtulos convenientes, como idade terrvel, com referncia aos dois anos, e idade do barulho, com relao aos nove. A adolescncia j foi decifrada a tal ponto que perdeu a maior parte do encanto de ser um perodo difcil. Entretanto, depois de uma documentao meticulosa de nossos perodos de desenvolvimento da personalidade, at a idade de 18 ou 20 anos, no h mais nada. Passada a marca dos 21 anos, com exceo dos mdicos, que se interessam apenas em nossa gradual decadncia fsica, camos sem ter orientao na viagem declinante em direo senectude, ponto esse em que passamos a ser acompanhados pelos gerontologistas. (Sheehy, 1991, p. 14, grifo da autora).

Esse livro, maneira dos manuais de autoajuda,12 tem como objetivo desmisticar o jargo prossional e colocar uma arte vivida e saneadora de auto-exame ao alcance de pessoas que [] estavam se descobrindo presas dos espinhos do crescimento mas que, sem disporem de um guia, culpavam a si ou a outras pessoas (Sheehy, 1991, p. 14). Nele, a vida adulta segmentada em quatro perodos sucessivos os 20 e a penosa destruio das razes; os 30, o ardil-30; os 40, o enraizamento e a expanso; e os 50 e a dcada fatal.13 Com base em 115 entrevistas com indivduos das classes mdias americanas, problemas especcos a cada uma dessas etapas e formas inovadoras de resolv-los so descritos. Publicado nos Estados Unidos em 1976, depois de trs anos de pesquisas, o livro se transformou em best-seller, abrindo espao para um nmero crescente de publicaes preocupadas em trazer para o grande pblico uma viso mais nuanada da vida adulta como um todo ou de uma de suas etapas com seus problemas e solues. O horizonte do ser adulto, nessas publicaes, j no mais concebido como envolvendo uma viagem declinante em direo senectude. A dcada fatal pode ser um perodo de renovao ou de resignao uma poca ao mesmo tempo de perigo e de oportunidade porque todos ns temos chance de moldar novamente a estreita unidade com a qual nos denimos na primeira metade da vida. [] Desfazendo o nosso eu, podemos vislumbrar

12 13

Sobre os manuais de autoajuda e a meia-idade, ver Castro (2009). Em 1997 a autora publica um novo livro, Novas passagens (Sheehy, 1997), em que o nmero de passagens se amplia e uma ateno redobrada dada fase da aposentadoria.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

64

Guita Grin Debert

a luz e juntar nossas partes de novo, construindo uma nova personalidade. (Sheehy, 1991, p. 43). A expresso idade da loba que Regina Lemos (1995) consagrou no Brasil para descrever a mulher de 40 anos no deixa dvidas que essa pode ser a melhor metade da vida. Trazendo relatos de 96 mulheres, essa faixa etria apresentada como um momento privilegiado para a descoberta de novas potencialidades, para o exerccio da seduo, para a estreia no papel de me ou de prossional, para a inaugurao de novos projetos e realizao de outros que tiveram que ser adiados. Como mostra Anthony Giddens (1992a), falar em ciclo da vida perde sentido na modernidade, uma vez que as conexes entre vida pessoal e troca entre geraes se quebram. Nas sociedades pr-modernas, a tradio e a continuidade estavam estreitamente vinculadas s geraes. O ciclo de vida tinha forte conotao de renovao, pois cada gerao redescobria e revivia modos de vida das geraes predecessoras. Nos contextos modernos, o conceito de gerao s faz sentido em oposio ao tempo padronizado. As prticas de uma gerao s so repetidas se forem reexivamente justicadas. O curso da vida se transforma em um espao de experincias abertas, e no de passagens ritualizadas de uma etapa para outra. Cada fase de transio tende a ser interpretada pelo indivduo como uma crise de identidade, e o curso da vida construdo em termos da necessidade antecipada de confrontar e resolver fases de crise.14 Essa adolescentizao do curso da vida adulta emerge num contexto marcado pelo projeto reexivo do eu, que, de acordo com Giddens (1992b), no representa um fechamento em relao ao mundo, como supe a ideia de uma cultura narcisista. Pelo contrrio, as mudanas identicadas estariam abrindo possibilidades para experincias mais graticantes, para relacionamentos mais satisfatrios e igualitrios com os outros, em sintonia com uma sociedade democrtica. Desse ponto de vista, olhar para a adolescentizao das etapas da vida seria aplaudir o lado graticante da experincia contempornea que encoraja a diversidade.

14

Para uma discusso do conceito de geraes e suas implicaes nas polticas pblicas, ver Biggs (2007), e para a relao entre gerao e subjetividades coletivas, ver Domingues (2002).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

A dissoluo da vida adulta e a juventude como valor

65

Para autores como Jean-Pierre Boutinet (1995), em Ladulte en question(s) face aux ds dune culture postindustrielle, pensar nas caractersticas da vida adulta contempornea , pelo contrrio, traar um quadro sombrio. A ideia de autonomia que caracterizava essa etapa substituda pela situao de precariedade e dependncia que marca a formao prossional que deve ser ininterruptamente continuada, a perda do emprego, as crises pessoais envolvidas em um sem nmero de escolhas sempre presentes. O mundo, de acordo com esse autor, assiste por um lado a uma liberao precoce dos indivduos da situao infantil e adolescente (com a diminuio da idade de maioridade cvica, por exemplo,) e, por outro, a uma infantilizao da vida adulta. O adulto ameaado de dupla precariedade: de um lado uma juventude interminvel, de outro a aposentadoria precoce, por essa razo, o adulto ativo cada vez mais um ideal e cada vez menos uma realidade (Boutinet, 1995, p. 90, traduo minha). Quando as esferas ideolgicas e religiosas, a famlia e a prosso no se constituem mais em polos de identicao, conclui o autor, a desiluso pode assumir formas variadas que vo desde a indiferena at o famoso burn out, a exausto do prossional num ativismo desenfreado. Para Mike Featherstone (1994), a estetizao da vida prpria da cultura ps-moderna tem uma marca geracional precisa: a gerao 45, os baby boomers, no momento em que entraram na meia-idade. A viso do declnio da vida pblica e da tirania da intimidade que produz uma cultura em que impera o narcisismo como querem Christopher Lasch (1991) e Richard Sennett (1988) ou, pelo contrrio, da alta modernidade como envolvendo um projeto reexivo do eu em sintonia com uma sociedade mais democrtica como sugere Anthony Giddens (1992a) para Featherstone uma expresso tpica dos baby boomers, que foram ativos na recriao de valores e estilos ao longo das etapas pelas quais passaram e que hoje no esto apenas empenhados na redenio dos estgios mais avanados da vida, mas tambm, nessa tarefa, ocupam posies-chave na produo, divulgao e consumo de bens identicados com a ps-modernidade. A marca caracterstica desses bens que leva autores como Giddens a enfatizar seu carter libertrio e anado com uma sociedade mais justa a promessa de que possvel escapar de todo tipo de determinismos, e, portanto, dos constrangimentos e dos esteretipos, das normas e dos padres de comportamento baseados nas idades. Tratar dessas questes um convite para estudos mais minuciosos sobre diferentes coortes geracionais. Seria, contudo, ilusrio pensar que essas

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

66

Guita Grin Debert

mudanas so acompanhadas de uma atitude mais tolerante em relao s idades. A caracterstica marcante desse processo a valorizao da juventude que associada a valores e a estilos de vida e no propriamente a um grupo etrio especco. A promessa da eterna juventude um mecanismo fundamental de constituio de mercados de consumo. O curso da vida como construo social e cultural no pode ser entendido como algo que os seres humanos podem fazer e refazer, um processo que no impe limites criatividade e ao qual qualquer sentido pode ser atribudo. preciso olhar, com mais ateno, para os limites que a nossa sociedade coloca nossa capacidade de inscrever a cultura na natureza. O rejuvenescimento um mercado de consumo no qual o envelhecimento tende a ser visto como consequncia do descuido pessoal, da falta de envolvimento em atividades motivadoras, da adoo de formas de consumo e estilos de vida inadequados. A oferta constante de oportunidades para a renovao do corpo, das identidades e autoimagens encobre os problemas prprios do avano da idade. O declnio inevitvel do corpo, o corpo ingovernvel que no responde s demandas da vontade individual, antes percebido como fruto de transgresses e por isso no merece piedade. Certamente o nosso leque de escolhas ampliado quando as identidades implicam tomadas de decises biogrcas e quando o corpo pode ser amplamente formatado de modo a produzir a aparncia desejada. preciso reconhecer, no entanto, que se a responsabilidade individual pela escolha igualmente distribuda, os meios para agir de acordo com essa responsabilidade no o so. A liberdade de escolha, mostra Bauman (1998) com toda a razo, um atributo graduado, e acrescentar liberdade de ao desigualdade fundamental da condio social, impondo o dever da liberdade sem os recursos que permitem uma escolha verdadeiramente livre pode ser uma receita para uma vida sem dignidade, repleta de humilhao e autodepreciao. A histria brasileira, como vimos, foi marcada por um amadurecimento prematuro de sua populao e pela valorizao do ar sisudo e senil, tal como a propaganda do creme Barbalho prometia garantir. Assistimos, no entanto, a uma dissoluo do adulto que ganha signicados distintos numa sociedade altamente hierarquizada como a brasileira. Ora um problema de consumidores incapazes de adotar estilos de vida para garantir a eterna jovialidade, ora algo que se idealiza exclusivamente para os pobres. Idealizao essa que se

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

A dissoluo da vida adulta e a juventude como valor

67

lamenta irrealizvel, posto que a gravidez na adolescncia de suas meninas e o envolvimento de seus meninos na violncia urbana servem como uma explicao social para fantasia to desejada e inatingvel de uma etapa da vida dos mais pobres caracterizada pela maturidade, responsabilidade e compromisso.

Referncias
ARIS, P. Histria social da criana e da famlia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1991. BARROS, M. M. L. de. (Org.). Velhice ou terceira idade? Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1998. BAUMAN, Z. O mal-estar da ps-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. BIGGS, S. Thinking about generations: conceptual positions and policy implications. Journal of Social Issues, v. 63, n. 4, p. 695-711, 2007. BOUTINET, J.-P. Ladulte en question(s) face aux ds dune culture postindustrielle. Dialogue: Recherche Cliniques et Sociologiques sur le Cuple et la Famille, n. 127, p. 89-97, 1995. CACHIONI, M. Quem educa os idosos: um estudo sobre professores de universidades da terceira idade. Campinas: Alnea, 2003. CASTRO, T. P. Auto-ajuda e a reicao da crise da meia-idade. Dissertao (Mestrado em Antropologia Social)Instituto de Filosoa e Cincias Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. DEBERT, G. G. A reinveno da velhice. So Paulo: Edusp, 1999. DEBERT, G. G. O velho na propaganda. Cadernos Pagu, n. 21, p. 133-155, 2003. DEBERT, G. G.; SIMES, J. de A. A aposentadoria e a inveno da terceira idade. In: DEBERT, G. G. (Org.). Antropologia e velhice. Campinas: Unicamp, 1994. p. 31-48. (Textos Didticos, 13).
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

68

Guita Grin Debert

DOMINGUES, J. M. Geraes, modernidade e subjetividade coletiva. Tempo Social, So Paulo, v. 14, n. 1, p. 67-89, 2002. EISENSTADT, S. N. De gerao a gerao. So Paulo: Perspectiva, 1976. ELIAS, N. O processo civilizador: uma histria dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. FEATHERSTONE, M. O curso da vida: corpo, cultura e imagens do processo de envelhecimento. In: DEBERT, G. G. (Org.). Antropologia e velhice. Campinas: Unicamp, 1994. p. 7-27. (Textos Didticos, 13). FOLHA DE S. PAULO. So Paulo, 29 set. 1991. Caderno Mais!, p. 5. FREYRE, G. Casa-grande e senzala. Rio de Janeiro: Record, 2001. FUREDI, F. No quero ser grande. Folha de S. Paulo, So Paulo, 25 jul. 2004. Caderno Mais!, p. 4-7. GIDDENS, A. As transformaes da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. So Paulo, Editora da Unesp, 1992a. GIDDENS, A. Modernity and self identity: self and society in the late Modern Age. Cambridge: Polity Press, 1992b. GRN, R. Fundos de penso no Brasil do nal do sculo XX: guerra cultura, modelos de capitalismo e os destinos das classes mdias. Mana, v. 9, n. 2, p. 7-38, 2003. GUERREIRO, P. A Universidade para a Terceira Idade da PUCCAMP. Monograa (Graduao)Instituto de Filosoa e Cincias Sociais, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993. HELD, T. Institutionalization and deinstitutionalization of the life course. Human Development, v. 29, n. 3, p. 157-162, 1986. KIDDER, D. P.; FLETCHER, J. C. Brazil and the Brazilians. Philadelphia: Childs & Peterson, 1857. Disponvel em: <http://books.google.com. br/books?id=4TgTAAAAYAAJ&printsec=frontcover&source=gbs_ atb#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 15 jan. 2010.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

A dissoluo da vida adulta e a juventude como valor

69

KOHLI, M.; MEYER, J. Social structure and social construction of life stages. Human Development, v. 29, n. 3, p. 145-149, 1986. LASLETT, P. The emergence of the third age. Aging and Society, n. 7, p. 133160, 1987. LASCH, C. Refgio num mundo sem corao a famlia: santurio ou instituio sitiada? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. LEMOS, R. Quarenta: a idade da loba. So Paulo: Globo, 1995. LENOIR, R. Linvention du Troisime Age: constitution du champ des agents de gestion de la vieillesse. Actes de la Recherche en Science Sociales, n. 26, p. 57-84, 1979. LIMA, M. A. A gesto da experincia de envelhecimento em um programa para a Terceira Idade. Dissertao (Mestrado em Antropologia Social) Instituto de Filosoa e Cincias Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999. MACHADO, A. Paradoxo do Consumo. Folha de S. Paulo, So Paulo, 20 set. 1998. Caderno Mais!, p. 5. MEYROWITZ, J. No sense of place: the impact of eletronic media on social behavior. Oxford: Oxford University Press, 1985. MOODY, H. R. Overview: what is critical gerontology and why is it important?, In: COLE, T. R. et al. (Org.). Voices and visions of aging: toward a critical gerontology. New York: Springer, 1993. p. xv-xvi. PEIXOTO, C. E.; LUZ, G. M. De uma morada outra: processos de recoabitao entre as geraes. Cadernos Pagu, n. 29, p. 171-191, 2007. SENNET, R. O declnio do homem pblico: as tiranias da intimidade. So Paulo: Companhia das Letras, 1988. SHEEHY, G. Passagens: crises previsveis da idade adulta. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991. SHEEHY, G. Novas passagens. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

70

Guita Grin Debert

SIMES, J. de A. Entre o lobby e as ruas: movimento de aposentados e politizao da aposentadoria. Tese (Doutorado em Cincias Sociais)Instituto de Filosoa e Cincias Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. SEVCENKO, N. O grande motim. Folha de S. Paulo, So Paulo, 20 set. 1998. Caderno Mais!, p. 5. STUCCHI, D. O curso da vida no contexto da lgica empresarial: juventude, maturidade e produtividade na denio da pr-aposentadoria. In: BARROS, M. M. L. Velhice ou terceira idade? Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas Editora, 1998. p. 35-48.

Recebido em: 25/02/2010 Aprovado em: 05/06/2010

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010

You might also like