You are on page 1of 6

IV.

OS GRUPOS DOS FELDSPATIDES Os feldspatides so tectossilicatos com composio qumica similar a dos feldspatos, mas com relativa deficincia em SiO2. As estruturas dos feldspatides so tambm mais abertas, com cavidades em geral maiores entre as unidades tetradricas fundamentais [(Si,Al)O4]. Os minerais mais comuns entre os feldspatides compreendem o grupo da nefelina, de frmula mnima genrica (Na,K)AlSiO4, que inclui a nefelina [Na3(Na,K)[AlSiO4]4 propriamente dito e a kalsilita [K(AlSiO4)], ambas com simetria do grupo espacial P63. Estes minerais apresentam estrutura hexagonal aberta com densidades entre 2,56 e 2,67 g/cm 3, de certa forma similar estrutura da tridimita de alta temperatura, construda por tetraedros (SiO4)4- e (AlO4)5- intercalados, contendo Na+ e K+ (eventualmente algum Ca++) como ctions balanceadores de carga eltrica. Na estrutura ideal da nefelina 1/4 dos stios catinicos - ocupados pelo K - so bem regulares e aproximadamente hexagonais em cortes (000n), 3/4 dos stios so mais irregulares e ocupados por ctions Na+, conforme o desenho esquemtico apresentado na Figura 13.
+

Nefelina e kalsilita so membros finais de soluo slida completa em temperaturas muito elevadas, superiores a 1.000 C e parcial em temperaturas inferiores. A superfcie do solvus de imiscibilidade entre nefelina e kalsilita representada na Figura 14 e, a parte dos intervalos de temperatura envolvidos, muito similar observada para os feldspatos alcalinos. Em certas rochas vulcnicas alcalinas so descritos intercrescimentos microscpicos entre nefelina e kalsilita indubidavelmente originados por processos de exsoluo. A anlise e interpretao deste diagrama so feitas de modo anlogo ao caso apresentado para os feldspatos alcalinos (item III.4).

A leucita (KAlSi2O6) apresenta polimorfismo de ordem-desordem ainda pouco conhecido. Um dos polimorfos apresenta estrutura ordenada com simetria tetragonal (pseudocbica, I41/a), o outro tem estrutura desordenada e simetria cbica ( ). Este ltimo estvel em temperaturas superiores a ca. 625 C sob presses confinantes mais baixas, representativas de cristalizao em nveis crustais relativamente rasos. Na estrutura da forma mais ordenada, com densidade mdia de 2,49 g/cm 3, os tetraedros centrados em Si e Al, em proporo de 2:1 formam, respectivamente, anis de quatro e seis tetraedros, em proporo 3:1 e os tomos de K + se situam nos stios definidos pelos ltimos, resultando em um nmero de coordenao 12 (Figura 15).

Pseudoleucitas so intercrescimentos entre feldspatos potssicos e kalsilita, nefelina, ou ainda analcima com morfologias internas variadas, mas que mantm a forma externa icositetradrica tpica dos cristais de leucita de temperaturas mais altas, de alto grau de desordem. A sodalita corresponde ao termo sdico-clrico do grupo da sodalita [sodalita, noseana e hayna), alumino-silicatos de Na e Ca que apresentam elementos volteis (Cl, SO4) em sua composio. A sodalita tem composio ideal dada por Na8Al6Si6O24 Cl2 [Na8((Al,Si)O4)6Cl2] enquanto na noseana pura o Cl est totalmente substitudo pelo equivalente em SO4; estes dois minerais tambm constituem solues slidas completas sob temperaturas superiores a 1000 C. A hayna contm adicionalmente Ca e S em sua frmula. Todos estes minerais so isoestruturais, do grupo . A sodalita apresenta estrutura relativamente ordenada, aberta (2,27 - 2,50 g/cm3), caracterizada por tetraedros centrados em Si e Al alternados que definem stios menores ocupados por Na+ (cavidades definidas por anis de quatro tetraedros) e maiores, preenchidos com Cl- (cavidades definidas por anis de seis tetraedros). A nefelina o feldspatide mais comum e tpico das denominadas rochas gneas alcalinas, acompanhando os feldspatos alcalinos na maioria dos sienitos alcalinos (nefelina sienitos) e dos fonolitos, seus equivalentes vulcnicos e subvulcnicos, sejam de carter miasqutico, sejam de carter

agpatico, e nas rochas bsicas alcalinas (basaltos e gabros alcalinos). Leucita e, em especial, kalsilita so relativamente raras, aparecendo em algumas rochas gneas per-potssicas e/ou ultra-potssicas alcalinas, em especial aquelas de carter subvulcnico e vulcnico, tais como alguns fonolitos, os leucita basaltos e basanitos, mafuritos (kalsilita) etc. Pseudoleucitas ocorrem em rochas alcalinas flsicas ricas em K, de cristalizao subsuperficial. Pseudo-leucita fonolitos ocorrem em diversos macios alcalinos da regio sudeste do Brasil. Sodalita aparece em nefelina sienitos e rochas associadas. Alguns sodalita sienitos do Estado da Bahia tm grande interesse como rocha ornamental, devido colorao azulada muito atraente impressa na rocha por este mineral. Relaes qumicas entre feldspatides, feldspatos e quartzo As composies qumicas dos feldpatides mais comuns, nefelina, kalsilita e leucita, esto relacionadas s composies dos feldspatos alcalinos atravs das seguintes reaes qumicas:

Estas reaes, vlidas para condies de presso confinantes normalmente encontradas na crosta terrestre, mostram que em condies de equilbrio os feldspatides no podem ser estveis em ambientes saturados e/ou supersaturados em slica, pois esta reagiria com eles para formar os feldspatos alcalinos. A melhor indicao de excesso de slica e presena de slica livre em um sistema qualquer est na formao de algum dos polimorfos cristalinos de SiO2. Deve-se concluir, portanto, que feldspatides no coexistem em equilbrio estvel com quartzo. Este fato representado genericamente no diagrama tetradrico SiO2nefelina-kalsilita-CaAl2 O4 da Figura 16 e discutido mais detalhadamente no item IV., que aborda algumas relaes de estabilidade dos tectossilicatos em diagramas de fase. As reaes apresentadas constituem verdadeiras barreiras qumico-mineralgicas que permitem contrastar e classificar as rochas gneas intermedirias a flsicas, em relao ao contedo em slica, em supersaturadas (com excesso de SiO2 em relao aos feldspatos, portanto contendo quartzo ou um polimorfo equivalente ao lado de feldspatos), saturadas (sem excesso ou falta de SiO2, contendo apenas feldspatos) e insaturadas (com falta de SiO2, contendo feldspatides - "fides"- ao lado de feldspatos).

Estes argumentos do fundamentos naturais muito slidos para a classificao petrogrfica da maioria das rochas gneas atravs das quantidades modais de quartzo (Q), feldspatos alcalinos (A), plagioclsios (P) e feldspatides (F). IV.1. Observaes gerais ao microscpio petrogrfico Ao microscpio nefelina, leucita e kalsilita so, como os outros tectossilicatos, minerais incolores com relevo e birrefringncia baixos. Nefelina distinta dos feldspatos alcalinos e do quartzo pelo hbito prismtico curto com seo hexagonal muito tpico, pelas clivagens, pelos ndices de refrao maiores ( 1,525 - 1,545) e pelo carter uniaxial negativo (ver Treger e DHZ). Cristais idiomrficos apresentaro formas externas retangulares ou quadradas nas sees da zona [0001], paralelas ao eixo cristalogrfico c, com uma ou duas clivagens, neste ltimo caso ortogonais. Os cortes paralelos a (0001), perpendiculares ao eixo c, ou "basais" apresentaro sees hexagonais que mostraro duas clivagens bem visveis a 120.

A presena de alguns minerais de alterao deutrica da nefelina auxiliam tambm seu reconhecimento. Os mais tpicos so a cancrinita [(Na,Ca,K)6(AlSiO4)6 (CO3,SO4,Cl,OH)nH2 O], reconhecida pela boa cristalinidade, cores de interferncia em tons de amarelo-alaranjado, clivagem perfeita e carter uniaxial negativo e diminutas micas brancas (sericitas) intercrescidas com analcima ou zelitas na forma de agregados muito finos. Kalsilita e nefelina no so facilmente distinguveis ao microscpio petrogrfico, uma vez que a simetria externa, os ndices de refrao, o carter ptico e a birrefringncia so similares. Em determinados casos, so aplicadas tcnicas de colorao diferencial para K com solues especiais, que ressaltam a kalsilita. A leucita apresenta birrefringncia muito baixa (0,002 nm, portanto quase istropa), ndices de refrao pouco inferiores ( 1,51) e uniaxial positiva, embora seja difcil conseguir figuras de interferncia adequadas!. A caracterstica mais marcante deste mineral, de reconhecimento fcil, uma geminao setorial polissinttica muito tpica. Sodalita istropa e apresenta relevo alto negativo, com ndice de refrao ( 1,48) bem inferior ao dos demais fides, valor que aumenta mais ou menos proporcionalmente at 1,50 com o teor em SO4 na srie sodalita-noseana.

You might also like