You are on page 1of 7

Inossilicatos

Anfiblios

Distin Ocorrncia, Paragnese e Distino dos Anfib Anfiblios:


Antofilita no ocorre em rochas gneas, somente em
rochas metamrficas e metassomticas, em condies de fcies anfibolito (entre 650 e 800C e 5kbar). Encontra-se associada com: estaurolita + cordierita em P e T relativamente baixas); granada + cordierita em baixa P e alta T; aluminossilicatos em alta P. Outros minerais coexistentes so: talco, clorita, olivina, ortopiroxnio, hornblenda, plagioclsio e quartzo. Caracteriza-se por apresentar extino reta. Em xistos pode apresentar hbito fibroso acicular.

Tremolita Ocorre quase exclusivamente em rochas metamrficas


de baixo grau, em particular rochas com alto Ca, como meta dolomitos e meta ultrabsicas. Em amostra de mo a tremolita branca, tem hbito fibroso e a clivagem caracterstica dos anfiblios. Em lmina delgada incolor, o que a distingue dos outros anfiblios. Tem relvo alto, extino oblqua, B(-) com 2V ~ 85. Distingue-se do diopsdio pela clivagem tpica dos anfiblios.

Actinolita Ocorre principalmente em rochas metamrficas de


baixo grau, particularmente em meta basaltos e meta gabros, onde associa-se frequentemente com a clorita. Em amostra de mo verde, tem hbito prismtico alongado e a clivagem caracterstica dos anfiblios. Em lmina delgada apresenta pleocroismo amarelo plido a verde plido, relvo alto, B(-) com 2V= 60 a 80. Tremolita e actinolita formam uma srie em que o ngulo de extino, o ngulo 2V, e a birrefringncia diminuem com o aumento de Fe, enquanto que as variedades mais ricas em Mg so incolores ou tm pleocroismo verde muito plido. As actinolitas mais ricas em Fe tm cores que transicionam para as da hornblenda, entretanto os ngulos de extino entre 10 e 15 so caractersticos da Feactinolita.

Hornblenda mineral comum em rochas gneas e metamrficas.


Em amostra de mo marron escura a preta e apresenta a clivagem caracterstica dos anfiblios. Em lmina delgada tem relvo alto, pleocroismo verde marron amarelo, com sinal tico e 2V variveis, no sendo caractersticas diagnsticas.

Bas Hornblenda Basltica (Oxi-hornblenda) variedade marron


escura a avermelhada de hornblenda resultante de oxidao durante a cristalizao de basaltos, andesitos, dacitos e riolitos. Possui, geralmente, uma borda de reao escura formada por minerais opacos (xidos). Distingue-se pelo pleocroismo amarelo marron marron avermelhado.

A transformao de piroxnio para anfiblio durante processos tardi-magmticos ou hidrotermais chamada de uralitizao, que tambm pode se dar por processos uralitiza metamrficos.

Glaucofano Riebeckita Glaucofano mineral comum em rochas metamrficas de fcies xisto azul, formadas pelo metamorfismo de rochas baslticas em condies de baixa T (100 a 250) e alta P (4 a 9kbar) em zonas de subduco. Nestas rochas associase com epidoto, jadeta e onfacita. Distingue-se facilmente dos outros anfiblios pela sua cor azul plida e pleocroismo pouco intenso. Distingue-se da turmalina azul que uniaxial.

Riebeckita encontrada em granitos alcalinos, sienitos e riolitos peralcalinos. Tambm pode ser encontrada em xistos de baixo grau. Apresenta um forte pleocroismo azul escuro azul anil que a distingue do glaucofano. Distingue-se da arfvedsonita pelo pleocroismo, pois esta apresenta em seu esquema pleocrico uma cor acastanhada que a riebeckita no possui. Alm disso, a arfvedsonita raramente apresenta extino completa.

Arfvedsonita ocorre geralmente em rochas alcalinas


associada ao piroxnio sdico aegirina. Possui pleocroismo azul esverdeado verde amarelado a distingue dos outros anfiblios. Distingue-se da turmalina por ser biaxial e pela clivagem tpica dos anfiblios. que

Principais propriedades utilizadas na distino dos anfiblios:

You might also like