You are on page 1of 24

Halloween. . j manda.

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO ONTRIO

...e os clubes deram o mote!


PORTUGAL MAIS PERTO

Um grande monumento solidariedade


Chamem-lhe outra coisa, se preferirem. Para ns, porm, tudo o que estamos a fazer em torno da Luso Canadian Charitable Society... mesmo um monumento solidariedade. Que estamos a fazer ainda melhor. O que s nos pode honrar a todos.

Segunda-feira, 29 de Outubro 2012 Ano III N.124 www.pcnewsnetwork.com

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER

DISTRIBUIO GRATUITA

A terra tremeu na British Columbia

De momento, nada de muito grave anunciado. Mas, de facto, foi um tremor de terra com uma intensidade que j a mais forte das ltimas dcadas. No h notcias de vtimas ou de grandes prejuizos, na British Columbia, depois da costa da provncia ter sido sacudida por um sismo com a magnitude de 7.7, a maior em dcadas, segundo os analistas. Pg. 5

Uma Escola de Excelncia

Tiffany de corpo inteiro 21


Carla Tavares
Mortgage Planner
Lic # M090000105

10/11

Tudo parece indicar que, em matria de aprendizagem de futebol... estamos no bom caminho. E o Sporting pode orgulhar-se da Escola que tem. Pag15

Cell: 647-283-6737
Hipotecas ... Obtenha uma segunda Opinio!
Longtime Friends Serving ...Longtime Customers Peel Region: 14 Queen Street South Mississauga On L5W 1S6 GTA : 2888 Dufferin Street Toronto On M6B 3S6

A mudanada hora Pedro Jorge Costa Baptista

2 . Nossa gente

29 Outubro 2012 O Bairro 18 est a crescer

pedrojorgeri@gmail.com

Estamos prestes a entrar no ms de Novembro, a escurido do Inverno j bem real. A partir das 16:30, j comea a ser escuro e, a partir das 17:20, j noite. Em Portugal, a hora de inverno j se aplica e ns, no Ontrio, temos mais uma semana e depois temos de atrasar os nossos relgios. Para os mais curiosos. A mudana da hora foi sugerida h muitos anos por Benjamim Franklin em 1784, mas s muito mais tarde que se decidiu actuar para aplicar o horrio de vero e de inverno. Isso aconteceu s em 1918 no Canad e em Portugal em 1916. A explicao para se atrasar uma hora ou adiantar uma hora, depende do solstcio, ou seja depende da luminosidade que o astro rei fornece aos hemisfrios do planeta. A explicao para os vrios pases adoptarem a mudana voluntria no relgio no s astrolgica e geogrfica mas tambm econmica. Contudo, muitos pases e regies continuam a no adoptarem este sistema, outros demoraram a adoptar o sistema. Angola por exemplo no usa, a Bolvia tambm no, o Brasil adoptou em 1931 e Cuba s em 2004 que aplicou este sistema. Muitas pessoas no notam mas a mudana da hora, mudana da quantidade de luz do sol que chega terra tem efeitos considerveis na sade das pessoas. Sobretudo a sade psicolgica, atribui-se a este fenmeno muitos suicdios, muitos casos de loucura e problemas mentais, alteraes do sono e do humor so os mais comuns. Nos pases norte como o Canad, Islndia, Noruega, Sucia e Finlndia os casos de alcoolismo so no s um problema como tambm so uma realidade. Existe um projecto para usar uma hora padro para todo o mundo, mas esse projecto encontra poucos defensores, na base do problema est definies geogrficas e onde comear a contar a hora, por exemplo o sol nasce do lado este do planeta (Japo pas do sol nascente) mas a hora zero do planeta comea no reino Unido, que tal como Portugal tm a hora zero. Como existe uma oscilao bastante considervel da balana do poder para o este/oriente, de compreender que os pases do velho continente reajam. Portanto no se esqueam de ver a televiso e o rdio, pois as notcias vo prevenir quando ser a altura de atrasar uma hora no relgio. AT PARA A SEMANA.

Centenas de pessoas a dar opinies e a ouvir o que est previsto


*Ana Bailo em sesso de esclarecimento
Um princpio de tarde no sbado chuvoso que tivemos. A pedir mais, talvez, o remanso do lar, a tarefa de lidar com os filhos ou netos. Nunca a de ir estudar questes que acabam por ter a ver com o desenvolvimento de uma zona urbana como aquela do Bairro 18. Onde moram alguns milhares de pessoas, entre as quais, muitas centenas de Portugueses e que foi, durante muito tempo, o dormitrio maior de muitos mais.

variadas origens que por ali estavam. Foi fcil passar ao Portugus. interessante para mim toda esta movimentao, diz-nos Ana Bailo. No fundo, como nos vai dizendo eu sou a representante de toda estas pessoas, sou como que a voz de toda essa gente, tenho uma comunidade com cerca de 50.000 habitantes, que vai desde abaixo da Queen e Sudbury at Dupont e as pessoas que moram nestas ruas e perto destas reas conhecem muito melhor a realidade. Portanto, eu tenho de estar sempre perto deles, ouvir bem o que que as pessoas querem, quais so os seus anseios e as suas preocupaes, ouvino

Desenvolvimento citadino , naturalmente, com a Cmara. Mexe com os cordelinhos camarrios. A ver crescer prdios, decerto, a fazer nascer parques e logradouros pblicos. A entender melhor... o que melhor serve para a comunidade maior. Entra a a Cmara Municipal. Entra a, afinal, a vereadora luso-canadiana Ana Bailo, eleita fez agora dois anos, e que tem vindo pelo menos assim nos parece a entender as necessidades dos que a elegeram.

o que que elas querem. E lembra que nunca ouviu ningum a dizer que no quer desenvolvimento. As pessoas gostam... mas tambm gostam de ser bem tratadas, integradas na comunidade, em desenvolvimento que beneficie toda a gente e no s os bolsos de quem est a construir... mas sim a comunidade em geral.

Uma semana complicada... mas com final feliz


Avanmos mais. Lembramos que, para a vereadora, foi uma semana complicada, cheia de problemas. Para a Ana, este trabalho vale bem a pena. Faz esquecer outras coisas.

Quando estou ao p das pessoas, entendo que tudo isto vale a pena. Tudo quanto se passa... nada comparado com isto de servir os outros. Olhamos para trs e vemos que estamos a representar bem as pessoas. A ouvir o que querem. A saber, afinal, que estamos a lutar pelo que elas querem. isto que me faz pensar que vale a pena... que tudo vale a pena. Conversas. Palavras. Eram muitos os dirigentes de departamentos camarrios que por ali estavam. Com mapas e fotos. Com peties. Com os vrios meios de dizer que h algo no ar, para fazer do 18 um ptimo lugar para se viver, Por ns gostmos.

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

O Ward 18 est, de facto, a atravessar uma fase de desenvolvimento. E crescimento. Talvez porque mesmo uma area onde muitos desejam viver. E a verdade que h, de momento, nos escritrios municipais, vrias aplicaes e propostas que podem vir a ter um impacto grande e evidente no 18. Com todas estas mudanas a baterem porta, os residentes tm uma tremenda oportunidade para gerir estas mudanas, para serem parte activa em todo o processo, trabalhando at, em conjunto, para uma viso harmoniosa se possvel combinada sobre o que se pretende fazer em toda a vizinhana, deixem-nos dizer assim.

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Conversas e sugestes
Assim, num dos sales da Escola de Santa Helena, na Dufferin St., a vereadora Ana Bailo organizou um chamado Townhall. Encontrmola a entabular conversa e a responder a perguntas, em Ingls, naturalmente, j que eram muitas as pessoas de

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

29 Outubro 2012 EDITORIAL

Material Editorial . 3
Infelizmente, tal como as finanas do Pas se apresentam e do rumo que o Governo parece disposto a seguir no que toca aos apoios sociais, isso pode acontecer. A crise, de que toda a gente se queixa, manifesta-se de forma diferenciada nas diversas classes de rendimento em Portugal. Se o alarme na classe mdia se deve ao facto de ela se sentir esmagada por contribuies, impostos e sobretaxas, a ponto de pr em perigo a capacidade de pagar a tempo todos os compromissos, h toda uma outra classe em vias de resvalar abaixo do limiar da pobreza. E o rendimento social de insero deveria garantir aos agregados familiares marginalizados rendimento alinhado com este objetivo. Com as recentssimas propostas do ministrio da tutela para cortar no rendimento social de insero, bem como no subsdio mnimo de desemprego, no h que estranhar o regresso em fora das tais barracas, que fomos demolindo nos ltimos anos. A no ser que aparea outro Martim Moniz. Sim porque ele est ligado conquista de Lisboa aos Mouros e figura na memria da cidade atravs de uma praa com o seu nome. A lenda conta que D. Afonso Henriques tinha posto cerco cidade. O cerco durou ainda algum tempo, durante o qual se travavam pequenas investidas por parte dos cristos. Numa dessas tentativas de assalto a uma das portas da cidade, Martim Moniz enfrentou os mouros que saam para repelir os cristos e conseguiu manter a porta aberta mesmo a custo da sua prpria vida. O seu corpo ficou atravessado entre os dois batentes e permitiu que os cristos liderados por D. Afonso Henriques entrassem na cidade. Resta saber se, para evitar mais descalabros no dia-a-dia de uma cidade como Lisboa... haver agora um Martim Moniz, que se encrespe - e se sacrifique - contra a inevitabilidade de sermos pobres.

* A Histria a falar...
Em 24 de Outubro de 1147 faz agora muitos anos... Lisboa era conquistada aos Mouros, pelo primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, auxiliado por cruzados ingleses, alemes e flandreses. O cerco, com incio a 1 de Julho de 1147, foi um episdio integrante da Reconquista crist da pennsula Ibrica. Lisboa, a partir da, no parou de crescer. Foi-se abonecando, como soe dizer-se. Os tempos correram e, hoje, as barracas nos centros urbanos podero estar de volta em breve. Quem o vaticinou foi Helena Roseta, vereadora da Habitao na autarquia lisboeta.

Helder Freire Jornalista(Lisboa) Se vivssemos em monarquia, bem se podia dizer que o atual primeiro-ministro, seria D. Passos I, o Reformador. Foi de resto, num tom de exaltada realeza que Passos Coelho distribuiu, no prebendas nem forais, mas remoques aos seus sbditos, sentados volta da Tvola Redonda da Assembleia da Repblica, nas jornadas parlamentares conjuntas do PSD e do CDS. Disse Passos Coelho, que lhe parecia estar na hora de refundar o memorando da troika qualquer coisa como pr o conta quilmetros a zero e partir daqui, para o resto da maratona que falta correr, como referiu com inusitado conhecimento desportivo, o ministro das Finanas. E, ao mesmo tempo que distribua bordoada ao seu parceiro da coligao, acusando-o ainda que veladamente, de estar a alimentar, os comentadores de gravata e fato cinzento, que diariamente zurzem o governo, D. Passos I estendia a passadeira vermelha ao Partido Socialista, convocando-o para arquitetar o futuro, juntamente com a maioria, nessa tarefa da refundar o memorando de entendimento. Trocando por midos, para muitos observadores, e para mim tambm, esta convocatria tem um certo sabor a derrota. Parece que este governo e o primeiro-ministro, mais o seu estratega Vtor Gaspar decidiram atirar a toalha ao cho e vm agora reconhecer, que falharam a grande maioria das suas previses e que a poltica de lanar mais austeridade em cima da austeridade, s cria mais recesso, mais desemprego, mais pobreza e excluso. Assim digo eu no s no conseguiremos alcanar os nossos objetivos, como iremos eternizar a presena da troika em Portugal, porque precisaremos demais ajuda externa para pagar emprstimos e a espiral nunca mais ir parar. No final, daqui por muitos anos, ningum sabe se haver pas, tal como o conhecemos h dois anos atrs. Toda a gente fala nisto e os senadores da nao, com Mrio Soares e Jorge Sampaio na vanguarda, no se cansam de lanar alertas, sendo que Mrio Soares pede mesmo a demisso do governo e assaca culpas ao Presidente da Repblica, se no tomar a iniciativa em tempo til. Perante este cenrio de dificuldades e alguma perplexidade dos portugueses, que vm a sua situao agravar-se dia a dia, e quando se esperava que a maioria parlamentar que suporta o governo, desse mostras de ter enterrado o machado de guerra, eis que rebenta outra bomba no CDS: o lder do partido na Madeira e vice-presidente nacional, Jos Manuel Rodrigues, anunciou que dera indicaes ao deputado madeirense que est na Assembleia da Repblica, para votar contra o Oramento do Estado, por este no defender os interesses da Regio Autnoma. De caminho, Jos Manuel Rodrigues demitiu-se da vice-presidncia do CDS, criando mais um facto poltico que no abona a sade da coligao, desde logo porque Alberto Joo Jardim, no poder ficar quieto e calado, deixando-se ultrapassar pelos centristas, na defesa dos interesses da Madeira. Com uma acentuada quebra de popularidade, Jardim arrisca-se ver Jos Manuel Rodrigues roubar-lhe parte da popularidade e, por isso, se aguarda com curiosidade, as cenas do prximo captulo, l para as bandas da prola do Atlntico. Bem pode D. Passos I ameaar o seu reino com a convocao de raios e coriscos contra os hereges. J ningum quer saber se o rei v nu.

A angstia do Papa
O pontificado de Bento XVI tem sido marcado pela sua grande preocupao relativamente aos cristos da Europa e do mundo ocidental, por se terem afastado perigosamente das suas razes crists. Para tentar emendar esse caminho, a Igreja proclamou 2012/2013 como o Ano da F, que visa pensar numa nova evangelizao. Por outro lado, as notcias veiculadas do conta que a religio crist tem sido aquela que a mais perseguida em todo o mundo, em que muitas igrejas tm sido destrudas e saqueadas e os fiis massacrados, fazendo lembrar os mrtires nos primeiros tempos do cristianismo. De facto, estamos a viver um momento em que cada pessoa considera ter a sua verdade, fazendo com que a sociedade atual esteja impregnada pela ideologia em que cada pessoa pode crer no que quiser e como quiser. Este relativismo diante da verdade gera cristos amorfos e no praticantes, em que a superficialidade nos relacionamentos uma caracterstica do nosso tempo. As pessoas vivem sozinhas dentro de seus grupos, no se construindo solidariedade e fraternidade crists, pois cada pessoa desenvolve uma viso de um mundo individualista, distante do padro bblico. Por isso, neste tempo de crise profunda, estamos perante desafios importantes da nossa identidade cultural, que tambm de oportunidades para repensar modelos de vida. O momento socioeconmico que Portugal atravessa est a ser difcil para todos ns e a Igreja deve ser sensvel ao sofrimento, particularmente dos mais pobres e dos desempregados, independentemente da f que professam. O Papa considera que a Igreja faz parte da sociedade e ela tem sido chamada a contribuir para o bem das pessoas, tendo a sua principal resposta para o momento atual sido dada
Antnio Pedro Costa Ponta Delgada

pelas suas instituies de solidariedade social, como prtica ativa da caridade. A tarefa que deve ser participada e que, por isso, se impe de forma clara que cada cristo deve um ser um elemento ativo. Desde o princpio do seu ministrio em 2005, o Papa tem persistentemente lembrado a necessidade de redescobrir o caminho da f para fazer brilhar, com evidncia sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo, da a sua angstia pelo relativismo que grassa nos meios ocidentais, onde os valores so relados para segundo plano e a cultura do individualismo prevalece. de referir que a data que assinala o incio do Ano da F tambm est cheia de simbolismo. Por um lado, o incontornvel marco dos 50 anos do incio do Conclio Vaticano II e, por outro, o vigsimo aniversrio da publicao do Catecismo da Igreja Catlica, pois o Conclio, foi sem dvida o principal evento da Igreja do ltimo sculo e teve por condo de aproximar a Igreja do mundo moderno para melhor poder interpelar e levar a F em Cristo aos homens. Esta ideia tem sido frequentemente repetida por Bento XVI, de diferentes maneiras: Deus d-nos tudo e no nos tira nada; os ensinamentos da Igreja no so um cdigo de limitaes, mas uma luz que se recebe em liberdade, pelo que a fora com que a verdade se impe tem de ser a alegria e assim combater o relativismo que destri os valores e a verdade.

O rei vai nu?

Afinal ainda temos ouro...


Numa altura em que nos interrogvamos se Portugal ainda tinha reservas de ouro e em que todos se questionavam sobre quanto desse ouro tera sido alienado sob a forma de swaps e outros instrumentos de venda dissimulada, vem a lume que afinal as reservas de ouro de Portugal so das mais valiosas do mundo e correspondem a 10,32 por cento do Produto Interno Bruto. Alis, ao que parece, apenas o Lbano tem maiores reservas, que valem 39 por cento do Produto Interno Bruto daquele pas. Portanto, quando se afirma que os governos de Mrio Soares venderam todo o ouro que Salazar juntou, pelos vistos no bem assim... De tal forma que as reservas de ouro portuguesas podero inclusivamente ser utilizadas como modo colateral para emitir dvida, sem que Portugal tenha de proceder sua venda. A sugesto partiu da directora de assuntos governamentais do World Gold Council, Natalie Dempster, revelando que o ouro portugus pode ser usado para emitir dvida e fazer face s necessidades de financiamento. Em resposta a esta sugesto, o ministro das Finanas Vtor Gaspar j prometeu analisar a questo. No entanto, no se pense que se descobriu a plvora depois da guerra, porque apesar das reservas de ouro do Banco de Portugal ascenderem a 382,5 toneladas e valerem actualmente 16.300 milhes de euros, esta quantia apenas equivale a 7,5 por cento da dvida pblica, mesmo cotao muito elevada que se regista actualmente o ouro na ltima dcada o preo quintiplicou nos mercados internacionais.

Cristina Alves jornalista (Lisboa)

Esta no foi porm a primeira vez que surgiu a possibilidade de Portugal utilizar as reservas de ouro como modo colateral para emitir a dvida. J em 2011 algumas personalidades alems tinham exigido que Portugal vendesse as suas reservas, antes de recorrer ajuda externa do FMI e da Unio Europeia. No entanto, estas posies foram derrotadas por outros polticos apologistas de uma soluo mais europesta. Um dos problemas no meio disto tudo que todos os bancos centrais da zona euro comprometeram-se, h alguns anos, a vender apenas pequenas quantidades de ouro, e Portugal j esgotou praticamente o contingente que lhe cabia. Ou seja, mesmo que Portugal conseguisse vender todo o seu ouro a bom preo e rapidamente, o que considerado pouco provvel pelos analistas, s conseguiria amortizar uma pequena parte da sua dvida soberana. Em contrapartida, a referida venda poderia provocar ainda mais turbulncias nos mercados e agravar a situao dos pases endividados. Apesar de concordar que para este tipo de situaes que nos interessa ter reservas de ouro, questiono-me se estas no deveriam ser usadas apenas em ltimo caso, isto , se acontecer algo de muito trgico, como calamidades naturais.

Se no vejamos

4 . Comunidades

29 Outubro 2012

Falsos inspectores de sade


As autoridades de sade de Toronto esto a chamar a ateno para que os cidados em geral tenham cuidado com um falso inspector que tem feito rondas por restaurantes. O aviso surge depois das autoridades de sade e da polcia terem recebido vrias queixas de proprietrios de restaurantes que foram contatados pessoalmente, ou por telefone, por pessoas que afirmam ser inspetores de sade. Segundo consta, os alegados falsos inspetores levam a que os proprietarios e gerentes das unidades de restauracao adquiram um kit de primeiros socorros, por causa de novos regulamentos, podendo chegar ate aos 300 dlares, cada unidade. A entidade alerta que os verdadeiros inspectores apresentamse com um carto de identificao com foto e ainda o respectivo crach.

Evacuada Embaixada do Canad em Washington

A embaixada do Canad, localizada no centro de Washington, foi evacuada devido descoberta de um pacote suspeito.

A Isabella est a crescer...

A polcia solicita a quem tiver alguma informao relacionada com o caso, que d conhecimentpo s autoridades.

Segundo as autoridades locais, outros edifcios nas imediaes da embaixada foram igualmente evacuados, de forma a agilizar o processo de identificao do objeto suspeito. Vrias equipas de investigao e bombeiros foram mobilizados para o local.

E no que a menina est a crescer! A crescer em idade, naturalmente, mas tambm em beleza. Como a menina est linda! Chama-se Isabella De Almeida Kessentini. No se lembram dela?! Pois... mas olhem que vo conhec-la. At porque filha de peixe... sabe nadar. E a menina filha da menina bonita da nossa TV (FPTV), Paula Almeida e do seu marido... Mr Kessentini (pai babado, hem?) Tanto foi crescendo... que j a baptizaram. O batizado foi no dia 7 de Outubro na Igreja de Nossa Senhora de Fatima, em Brampton. E olhem que nem nos convidaram!

A recepo e para essa, sim, convidaram-nos... mas ns no pudemos ir, porque tnhamos c por casa uma funo parecida com o menino Srgio Fernando, que tambm muito bonito... e j nos chama nomes bonitos e uma outra Isabella que fazia anos foi no restaurante Lisboa Noite com a presena de muitos e muitos familiares e amigos (faltmos ns, como j dissemos). Os padrinhos foram (so) o irmo e a cunhada da me, Marco e Nellie Almeida. Parabns.

Estamos em todo o lado a acompanhar o dia-a-dia das comunidades

29 Outubro 2012

Comunidade . 5

Tremor de terra abala a British Columbia


No h notcias de grandes prejuizos
No h notcias de vtimas ou de grandes prejuizos, na British Columbia, depois da costa da provncia ter sido sacudida por um sismo com a magnitude de 7.7, a maior em dcadas, segundo os analistas. O sismo fez surgir um certo nmero de avisos de tsunami, em toda a provncia, mas ontem de manh, j os avisos eram de menor intensidade. A U.S. Geological Survey diz que um tremor de terra de 7.7 sacudiu a costa da BC, pouco depois das 8 da noite de sbado, a uma profundidade de 17 quilmetros e centrada a uns 139 km a sul de Masset na regio de Haida Gwaii. O sismo foi seguido por algumas rplicas, a maior das quais com a magnitude de 5.8. Face aos diversos avisos de tsunami, lanados a citar as costas central e norte, bem como a regio de Haida Gwaii, alguns residentes, temendo o pior, chegaram a deixar as suas casa para se dirigirem para regies mais altas. No domingo, ainda de madrugada, os avisos iam no sentido de minimizar os eventuais riscos. Mesmo assim, as ondas da costa da provncia atingiram alturas nada prprias para a poca, motivo porque os barcos foram afastados das guas. Mesmo que a amplitude do tsunami seja diminuta, as correntes devem ser muito fortes, avisavam. O tremor de terra produziu fortes ondas que seguiram para norte, para o Alaska, e a sul para a zona da Califrnia e para as ilhas do Hawai. The strongest to hit Canada since 1958 Saturdays earthquake was the strongest to hit Canada since 1958, when a 7.9-magnitude quake struck near the British ColumbiaAlaska border, according to Natural Resources Canada. Just nine years before then, an 8.1-magnitude quake hit west of the Queen Charlotte Islands, in the same area that the most recent quake took place. Earlier this month, more than 590,000 people participated in an

Homenagem a Lincoln Alexander

Amigos, conhecidos e muito povo, prestaram homenagem ao antigo vice-governador do Ontrio, Lincoln Alexander. J o dissemos, Alexander foi o primeiro deputado negro do Canad e mais tarde, durante seis anos, governador do Ontrio. Faleceu na passada sexta-feira, com 90 anos. O seu corpo, esteve em cmara ardente no trio principal do edifcio legislativo. O desfile que acompanhou o corpo at ao Queens Park, que envolveu uma escolta de membros da guarda do governador-geral e da Polcia Montada de Toronto. O corpo de Alexander foi, posteriormente, transferido para sua cidade natal, Hamilton, onde teve lugar o funeral.

Um escritor nosso entre os melhores

earthquake preparation drill called The Great British Columbia ShakeOut. Participants were taught to drop, cover and hold on in case of a tremor. In January 1700, a 9.0-magnitude earthquake struck offshore of Vancouver Island.

terras... pode ajudar a que os que produzem Cultrura a frase sua metam mos obra para mudar a situao. Acho que desprezado no sentido em que no tido em conta, no se pensa nele, quando se pensa muitas vezes na necessidade de internacionalizar aquilo que se faz em Portugal, esquece-se muitas vezes da riqueza que riqueza fruto de sacrifcios e fruto do trabalho de muitas pessoas ter estas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

Interesse e fome pela Literatura?


E at soubemos que esta a segunda vez que veio a Toronto. E que da primeira vez, h trs anos, teve a oportunidade de constatar, inclusivamente, o interesse e a fome que h em relao rea da Literatura. H por c Jos Luis o disse entre os milhares de pessoas que existem por c, existe um interesse muito grande tambm de se falar Portugal, de se falar daquilo que hoje Portugal e isso tambm me enriquece bastante.

Jovem suspeito de violaes


A Polcia de Toronto deteve um rapaz de 15 anos, suspeito de uma srie de violaes, na rea da Bloor e Christie. O suspeito enfrenta agora, 16 acusaes de agresso sexual e 2 acusaes de assdio. Devido sua idade, e de acordo com as leis de Justia do Canad, o indivduo no pode ser identificado. De lembrar que a polcia de Toronto tem vindo a receber queixas de abuso sexual, naquela rea, desde Agosto. O ataque mais recente, aconteceu no passado sbado, quando o suspeito foi preso. O chefe da polcia de Toronto, William Blair, mencionou, em conferncia de impressa, aps a deteno do menor, que muitas pessoas da comunidade ficaram traumatizadas devido a estas agresses. Tambm referiu que a investigao foi concluda com sucesso, devido, em parte, s declaraes das mulheres envolvidas, nestes abusos.

Viva, doutor! Viva, Jos Luis Peixoto, Escritor de nomeada que tem estado entre ns, a representar, decerto, os escritores portugueses, no International Festival of Authors (IFA), evento com grande dimenso na Amrica do Norte e que decorre todos os anos em Toronto. Viva, doutor! Acompanhmo-lo, h dias, quando esteve no Consulado-Geral de Portugal a autografar o seu mais recente livro The Piano Cemetery, que afinal um primor de escrita. Mesmo para ns, que ainda no chegmos ao fim. Este ano, o IFA decorreu entre os dias 18 e 28 de outubro e envolveu dezenas de escritores, na sua maioria do Canad e dos Estados Unidos. Paralelamente, houve um evento itinerante da EUNIC, Read Europe, no dia 27, com um passeio organizado entre as diferentes instalaes dos membros EUNIC em Toronto para contacto com os escritores, com pequenas apresentaes e leituras e carimbo de um passaporte europeu. E foi num desses priplos que tivemos a sorte de dialogar consigo, doutor. Logo de incio, tivemos a sorte de o ouvir dizer que a dispora portuguesa , para todos os Portugueses, um potencial imenso e um potencial que posso at dizer... desprezado. verdade, , Jos Luis. Infelizmente, verdade. E a sua deslocao a estas

Vacinao contra a gripe


A Ministra da Sade, Deb Matthews, em conjunto com a delegada de Sade do Ontrio, Arlene King, iniciaram a temporada da vacinao contra a gripe. Ambas foram vacinadas no First Canadian Place. O Ministrio da Sade referiu que a vacina contra a gripe ajuda a reforar a resposta natural do corpo, estimulando o sistema imunolgico, construindo anticorpos contra o vrus, tornando-o, por conseguinte, mais forte e pronto a combater a gripe. Para vacinar-se gratuitamente, basta dirigirse s clnicas destinadas para o efeito, ou ento, pode obter a vacinao, no consultrio do seu mdico de famlia, ou nas farmcias da sua rea.

Vamos l aproveitar a ocasio. Se o escritor tem esta ideia e ns ficamos impressionados com a resposta ser que algum dia, como criador literrio que , vir a lume um livro que tenha a ver com a dispora e com os seus problemas? Deixmos a pergunta. Ouvimos a resposta. O meu ltimo romance que se chama Livro, um romance que trata justamente de uma histria da emigrao. Nesse caso, comecei com uma histria da emigrao considerada mais simblica... que a emigrao portuguesa para Frana nos anos 60. Uma emigrao que a mim me diz particularmente respeito, na medida em que os meus pais foram emigrantes para Frana e regressaram a Portugal antes de eu nascer. O que fez que eu, que nasci em Setembro de 1974, de certa forma associasse toda essa questo da emigrao quilo que uma vivncia comum s pessoas da minha idade... Ai que temos escritor! Ai que temos um criador de factos, que tenta rebuscar nos casos do dia a dia do povo. Gostmos.

6. Comunidade Centro Cultural Portugus de Mississauga


Quando encorajados e dando-lhe fora de responsabilidade, at conseguem vencer. Pelo menos no Clube Portugus de Mississauga parece que assim. No Sbado foi a vez de se festejar Halloween em Mississauga e este ano, como o ano passado, os mais novos membros do PCCM tinham preparado um labirinto assombrado (Haunted Maze) com todos detalhes estudados na cave do grandioso clube. Labirinto temtico de Halloween completo que inclua teias de arranhas, ratos, e at de pedaos que pelo menos pareciam de corpo humano espelhados pelo cho. (falsos claro!!!) Tudo criado completamente pelos jovens para animar ainda mais a festa que j anual.

29 Outubro 2012

Cuidado com eles... Os jovens so capazes de tudo

Para Andr (Andrew) Cmara, Presidente de Juventude do PCCM este evento quer dizer muito mais do que um evento simplesmente para jovens. verdade que o nosso clube tem muitos jovens que gostam de vir aos eventos e se sentem em casa quando esto c, mas por vezes ns prprios temos que dar um empurro e ajudar para que eles se queiram envolver ainda mais e tambm atrar mais juventude. Por exemplo, este ano j tivemos 25 ou 26 jovens que ajudaram a criar todo este espetculo aqui em baixo, o que melhor do que o ano passado. Andr que praticamente nasceu no clube como alguns dos jovens que encontramos por l no foge a questo quando foi perguntado se um dia tambm quer fazer parte da direao em lugares mais para adultos . Porque no, isto a minha casa, era um crescimento natural para mim, que um dia gostaria de poder preencher esse papel e dar o meu contributo.

Quando falamos com Presidente Gilberto Moniz ao fim do jantar, preparado pelo prprio clube, notamos que estava sobre tudo orgulhoso de tudo aquele trabalho levado a cabo pelos mais novos. As nossas festas so sempre grandes e sempre cheias. Assim que gostamos de ver. Eles, os mais novos pertencem ao clube, querem tambm participar, e nosso trabalho como direo e estarmos c para apoia los e ajudar para que eles sintam bem aqui. Com os artistas trazidos de Portugal, Carlos Galvo para musica dana e o jovem natural de Coimbra, mestre da concertina, Gabriel presente, a festa de Halloween do PCCM parece estar a ficar melhor cada ano como ouvimos dizer alguns dos mais velhos na sala.

Ainda com algum tempo para conversar antes de iniciar a festa, Gilberto Moniz deixou escapar um dos seus segredos para o qual o PCCM consegue desenvolver bons e novos espetaculos semana aps semana. Nos temos muitas informaes de Portugal, tentamos tambem por ns mesmos procurar manter atentos aos ultimos desenvolvimentos, colegas meus e familiares como o meu Primo Sidnio mantem-nos sempre informados tambm. Talvez enquanto muitos clubes apostam sempre na mesma maneira ou seja naquilo que deu certo ontem e anteontem, os mesmos artistas todas as semanas, sem ofender, em Mississauga uma das razoes pelo sucesso seja mesmo que o espetculo e sempre novo e... Jovem. Happy Halloween do ABC. CMCG/ ABC Acontece. De vez em quando, surge a notcia onde no parecia... poder existir. Uma rpida visita a Bentos Auto & Tire Centre, deparmos com uma jovem senhora, Ana Maria, que estava, no fundo, a publicitar no melhor sentido do termo um concerto de

EUROPA DUCT CLEANING

Miss Happy Halloween from ABC

EUROPA DUCT CLEANING


(Uma diviso de EUROPA HEATING & AIR CONDITIONING) Email - info@europaair.net europa@rogers.com Webpage - www.europaair.net

telf: (416) 536 3828 (416) 537 4296

A MELHOR SOLUO SER Contactar Manuel ou Mike

Alergias e doencas so provocadas pelo p, por pelos de animais, ou por bacterias e fungos que permanecem no sistema...

Acordo entre o Instituto Cames


No quadro do reforo do relacionamento institucional entre o Cames I.P. e o Toronto Catholic District School Board (TCDSB), foi assinado, quarta-feira, 23 de Outubro, pelas 15,45 horas, na sede daquela instituio (80 Sheppard Ave. E., North York) um aditamento ao memorando de entendimento celebrado no passado ms de Maro, mediante o qual se viabiliza a visita a Portugal, j a partir do Vero de 2013, de estudantes do ensino secundrio canadiano que cursem os seus estudos no TCDSB, para efeitos de aprofundamento dos seus conhecimentos da lngua portuguesa e da nossa cultura.

e a Direco Escolar Catlica do Ensino


Os alunos sero acompanhados por professores do TCDSB e esta instituio ir procurar promover a atribuio de bolsas de estudos que permitam ajudar ao pagamento das despesas em que incorrero os alunos com aquelas visitas. Estas visitas podem tambm candidatar-se atribuio de apoios por parte da DGACCP (Direo Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas).

Deslocaes a vrias cidades do Ontrio T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Mulher esfaqueada em Ajax


O ataque, agora noticiado, ocorreu na sexta-feira noite na Mandrake St. Uma mulher est gravemente ferida aps ter sido esfaqueada num assalto a uma habitao em Ajax. O caso sucedeu na sexta-feira noite, numa casa em Mandrake Street, perto da Harwood Avenue e Highway 401.

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

A mulher foi esfaqueada por diversas vezes e levada para um hospital. Uma criana estava na habitao mas no ficou ferida. De acordo com a policia, nao foi um ataque aleatrio, e procuram por dois suspeitos do sexo masculino, brancos.

29 Outubro 2012

Em Vaughan... houve mscaras e harmonia


Olhem se acharem que querem aprender (mais ainda) como se ganha este gosto de fazer coisas bonitas e interessantes vo at l acima ao Portuguese Cultural Club of Vaughan. Uma maravilha. Como aquela gente consegue fazer coisas! Sem cansao aparente... com um voluntarismo que , de facto, digno dos maiores encmios. No sbado, o PCCV levou a cabo o seu primeiro Baile de Halloween. Foi no St. Davids Parish Hall. Muita gente esteve presente.

Comunidade . 7

Todos juntos que bom...


O conjunto Santa F era o conjunto que animava ainda mais a festa. Animava mais... porque os que alinham nas festas do clube mais ao norte de Toronto... so j de si animados... Mscaras? Muitas. E at com dificuldades para o jri. Na competio para adultos, o vencedor foi Carlos Murudumbay - Father Carlito. Dois bilhetes para o aniversrio do Rancho do PCCV, no valor de 90 dlares. A festa a 1 de Dezembro. Para a competio de casais, venceram Dona e Vincent Gomes - Vampire e Hot Devil. Um prmio de $150 para um lanche no The Country Club Woodbridge. No concurso para crianas foi Daniel Murudumbay - Nurf Nerd o vencedor. $50.00 para o Toys R Us. No fim de tudo uma directora de Relaes Pblicas - Milene Ferreira - que mais do que isso. j amiga de ABC. O que agradecemos.

Agora ateno:

Entrega do galardo na Gala Anual da PALCUS em New Jersey

No farra! satisfao

BES distinguido pelo Conselho Luso-Americano de Liderana dos EUA pelo seu apoio comunidade
O Banco Esprito Santo (BES) foi distinguido pelo Conselho Luso-Americano de Liderana dos EUA (PALCUS - Portuguese American Leadership Council of the United Sates), na categoria de Corporate Leadership in Community Service, pelo seu envolvimento e apoio comunidade luso-descendente norteamericana e pelo seu dinamismo na criao e desenvolvimento de oportunidades de investimento entre Portugal e a Amrica. A Gala Anual da PALCUS ser o palco da entrega deste galardo, cerimnia que acontece a 27 de Outubro, em New Jersey. O Conselho Luso-Americano de Liderana dos EUA aponta como motivos para esta nomeao o facto de o BES ser um parceiro excepcional e apoiante das iniciativas e projectos luso-americanos e reconhece igualmente o empenho atravs das suas diversas entidades no apoio aos projectos da PALCUS relacionados com a comunidade, em especial na rea do ensino com bolsas de estudo e dos eventos culturais. A PALCUS foi fundada em 1991 por um grupo de profissionais luso-americanos, que reconheceram a necessidade de qualificar a abordagem das comunidades portuguesas nos EUA. Sediada em Washington, a PALCUS uma organizao sem fins polticos e lucrativos, com a misso de expandir todos os aspectos de interesse para a comunidade portuguesa-americana e fomentar as relaes LusoAmericanas. Do seu vasto mbito de actuao destaca-se o fomento do ensino da lngua portuguesa. Estaro presentes nesta cerimnia e em representao do Grupo BES o Dr Jos Manuel Espirito Santo da Administrao do BES e o Dr Gualter Furtado Presidente da Comisso Executiva do BES dos Aores.

A Associao Migrante de Barcelos fez 14 anos. Parabns. Catorze anos de boa sade. E com a associao j quase entregue juventude. Ainda bem! Brian Vasconcelos o presidente da Direco. No sbado, houve festa da rija, ali no Europa da Dundas. Muita gente. Muita animao. A certeza de que os Barcelenses de c esto no bom caminho. E mesmo que no estivssemos por

l muito tempo... ainda ouvimos do Brian a ideia de que tudo est a correr como preciso. Para ele, tudo em forma e no h problemas agora... e est tudo a correr muito bem. s vezes dizem-nos que os jovens no aparecem nas associaes. O Brian parece ser a negao disso. Como est a ver na casa... h muitos jovens na Associao Migrante de

Barcelos... h muitos. Meio a rir, meio a srio, ainda vai dizendo que podemos emprestar alguns... m,as os nossos membros so nossos. Assim, daqui a 14 anos... o Brian e os seus colegas esto c outra vez? Claro. Daqui a 50 anos queremos estar aqui novamente... Ora... ainda bem!

8. Comunidade

29 Outubro 2012

As associaes eram... 3!

O entusiasmo era um s!
E ali na Dupont, na Casa do Alentejo, ainda em plena Semana Cultural Alentejana. Festa. Talvez com trajos ricos, alugados (quem sabe...) algures. E decerto que em muitos outros lugares... vamos todos sacrificar ao bom que a vida tem... em poca de Halloween. Trs clubes em unio de esforos C mais para baixo, onde ainda bate o corao portugus talvez maneirinho e simples mas harmonioso - o Halloween tambm mandou. Na Casa dos Aores, com trs associaes unidas, tambm houve festa. Uma festa de alegria, como dizia, a toda a hora, a presidente da Casa dos Aores Luclia Simas. Alegria, que juntou no mesmo objectivo a Casa dos Aores, o Lusitnia Sports Club e o Amor da Ptria. Trs associaes de raiz aoriana, que nesta como noutras realizaes esto a dar a ideia de que se pode, de facto, fazer coisas em conjunto. Um sbado gordo... de iniciativas. Que a Casa dos Aores aproveitou para dar mais uma ideia de unio.

A tivemos ns um sbado... gordo. Gordo de iniciativas vrias, todas elas, pelos vistos, a prepararem a alegria e a garridice que so dadas pelo Halloween. Com muitas mscaras e trajos de faz de conta. E mesmo que alguns, a sacrificar tradio, lhe chamem outros nomes... Halloween entrou j no vocabulrio de todos. Se at h meninos de ontem que se lembram de quando os pais os levavam ao halloween ainda ao colo! Entre ns, o sbado gordo que passou agora... contou com vrias manifestaes de Halloween. L para cima no Centro Cultural Portugus de Mississauga.

E escrever mais uma pgina daquilo que, em muitos casos, poderamos fazer. Mais do que isso: que teremos de fazer, se quisermos preservar o nosso esprito associativo e de voluntariado.

Gente da Nossa em festa


* Animao em grande
E todos se divertiram. Alis, se olharem para as fotos, ho-de ver o que por l havia. At um Papa, um Padre e uma Freira.

O programa televisivo Gente da Nossa esteve em festa. E a verdade que foi uma festa com animao em grande. Tudo decorreu no salo do Erin Mills Banquet & Convention, no 806 da Southdown Road. E eram para a umas cinco centenas de pessoas que, do princpio ao fim... estiveram em animao constante. Era um almoo, com incio s 13.30, com um programa vasto de artistas. Vimos, designadamente, Daniel Carvalho,

Henrik Cipriano, Carlos Galvo, Gabriel, Nlia e o Duo Gabriel e Carlos Galvo. Presena de destacadas individualidades, como foi o caso do Ministro Charles Sousa. Por nossa parte... a saudao amiga Nellie e ao Csar Pedro... com votos de que a estes 25 anos... muitos outros se sigam.

Isto para no falar em todos... que era, de facto, difcil em noite de fecvho de Jornal. Todos se divertiram. Talvez a pensar que possvel, mesmo

em tempo de Halloween, sacrificar saudade e alegria. Se possvel em clima de unio... melhor ainda.

Uma homenagem que... foi mais ainda!

29 Outubro 2012

Comunidades. 9

Ele era o Walter Moniz. Era um Artista de mo cheia. Mas era, sobretudo, um cidado exemplar. Que no se coibia de ajudar a todos. No se limitava ao seu trabalhinho...

O Paulo Marques era um dos seus amigos e companheiros. Como lhe ouvimos dizer... at aprendeu muito com o Walter. De resto, na Karma Band, est tambm um dos filhos do Walter, o Jesse. Vai da... foi s juntar tudo e fazer, no Festiflor Catering Banquet Hall, uma festa maneira. Que lhe agradaria, decerto. Sobretudo por ser uma festa... maneira simples e popular. To popular e to simples como ele era. E quando se esperava uma grande afluncia de pblico... houve mais ainda. Muita e muita gente juntou-se ao Karma Band e lembrou o Walter. Achamos que no cabia mais ningum... Jos Amorim fez a apresentao de tudo. sua maneira, que comea a ser uma maneira que... agrada. Luis Esgaio veio a ser e ns j l nem estvamos DJ. Faz falta nas lides destas coisas do espectculo. Naturalmente que vimos vrios familiares do Walter, designadamente, a viva e os filhos. A todos saudamos com a amizade de sempre. - CG

e esquecia tudo o resto. O Walter era mais do que isso. O Walter era, para muitos de ns, um irmo. Como dizemos, de resto, mais frente, na crnica semanal que alinhamos na pg. 19.

Como entretenimento houve muito de bom. Com Lino, com o Strickly Salsa Dancing e... naturalmente com o Karma Band, que est, de facto, um senhor conjunto.

10. Comunidade cheio de motivos

Um monumento de que a comunidade


*Jantar anual para recolha de fundos para a Luso Canadian Charitable Society
orgulho em pertencer a uma comunidade como a nossa. De facto, s quem tem, intra-muros, nas suas casas, uma pessoa deficiente... que capaz de entender a fora e o entusiasmo que a Luso-Canadian Charitable Society tem vindo a emprestar obra assistencial em curso. O complemento que consegue na ajuda e no apoio que tem vindo a ser dado. E quando assim ... no apenas ao Governo que importa dar a mo. Cabe-nos, afinal, a todos. E nesse aspecto, face ao que vamos vendo, ao longo dos anos, a comunidade luso-canadiana, atravs do empresariado, do sindicalismo e do cidado annimo, tem feito a sua parte. satisfao. Vim aqui... pela causa em si. uma causa nobre e eu acho que devemos fazer um bocadinho por aqueles que necessitam e precisam mais do que ns, talvez, neste momento. Rosa Alves diz-nos concordar plenamente. Acho que nesta altura que se vem as pessoas que realmente gostam de ajudar nas causas do diaa-dia em que vivemos. Para ela, a certeza de que, de facto, estamos a ajudar a levantar um monumento solidariedade humana. Joe Botelho, mais ligado causa da solidariedade humana, em Hamilton, ainda que ligado intrinsecamente tambm LusoCanadian Charitable Society, na sua vertente de Toronto, diz-nos que se trata de mais uma festa, um momento de alegria de todos quantos participam. Como se v, a nossa Luso Canadian Charitable Society est cada vez maior. No ano passado, estvamos numa sala mais pequenina, com lugar para duzentas e poucas pessoas, e este ano temos o dobro. E isto um bom sinal, um sinal de que a nossa organizao est a crescer at na reputao e as pessoas esto a contribuir, a ajudar e a juntarem-se a ns... Lembra que o Centro tem muitos custos e precisamos de continuar a fazer a angariao de fundos e por a que ns vamos dando certos programas queles que no podem pagar... E quando at atiramos com a ideia que no nossa, mas dos dirigentes de avanar mais at para Mississauga, depois de Toronto e Hamilton,

29 Outubro 2012

de satisfao

Um sbado

Um monumento solidariedade humana


Um sbado cheio de interesse. Para quantos assistiram e para quantos, afinal, vo usufruir de tudo aquilo. E vo entender que, na luta do seu dia-a-dia por uma vida mais digna no esto, de forma alguma, sozinhos.
Sbado, ao fim da tarde, era o Sexto Jantar de Gala Anual da Luso Canadian Charitable Society. Num salo ainda maior que o do ano passado, no Le Treport Banquet Hall, em Mississauga. No fundo, tratava-se de dar mais fora e mais nimo a quantos, ao longo dos anos, tm vindo a dar o melhor de si em termos de voluntarismo sadio a uma causa que s nos pode honrar. Ao analizar o que j foi feito pela sociedade, em Toronto e em Hamilton, teremos de chegar concluso de que a palavra solidariedade tem vindo a falar mais alto, quando se trata de dar mais qualidade de vida a quantos, por si s, a no podem ter. E isto por demais meritrio para no o referirmos. Com cenas que j acompanhmos nas duas cidades onde melhor se tem vindo a interpretar esta onda de bem fazer. E que nos enchem, afinal, de A Gala de sbado no foi mais do que conseguir mais uma pedra uma pedra mais... para levantar mais alto o monumento que estamos a conseguir fazer, em prol dos que mais precisam. Em prol, afinal, de um dos mandamentos sociais que todos vamos sabendo conjugar e cumprir: o mandamento da solidariedade humana. Por nossa parte, fomos acompanhando o esforo geral. Demos, desde sempre, o nosso contributo. Continuaremos assim, certos como estamos de que assim continuaremos a dar voz comunidade que sofre. Talvez at a dar voz comunidade que no tem essa voz. Logo chegada, deparmos com o ministro da Cidadania e Imigrao, Charles Sousa. Que, de resto, fomos vendo, ao longo dos tempos, em todas as ocasies que tm a ver com esta onda de bem-fazer. Para ele, a certeza de que a nossa gente sabe bem o que quer e est sempre disposta a dar a mo aos que mais necessitam.

O ministro satisfeito... e os outros?


Nas conversas que fomos alinhando, um pouco a esmo, deparmos com Joe Pinto e Rosa Alves. Para Joe Pinto, estar por ali uma

Religio e F

Quantos h que conhecem o verdadeiro significado do Halloween? A maiora celebra o Halloween e no sabe que est celebrando a noite do diabo camuflado com uma isca de bondade. Como sabem todos os anos, aqui no Canada e nos Estados Unidos, no dia 31 de Outubro, milhes de crianas juntamente com os seus pais iro de porta em porta, dizendo as palavras trick or treat, truque ou banquete de doces. As crianas ficam maravilhadas porque, aps dizerem tais palavras, so recompensadas com rebuados, chocolates e doces. Algumas das crianas iro vestidas com vestidos de demnios, outras de bruxas, Drcula, esqueletos e monstros feios e terrveis. A maiora das pessoas no vem nada errado com esta celebrao. As escolas promovem o evento tendo festas especiais para as crianas. O governo d festas do Halloween aos seus empregados. As crianas adoram a ideia de receberem os rebuados e doces. As pessoas de negcio anunciam o evento porque recebem imensos lucros. Afinal, quanto mais pessoas vo de porta em porta, dizendo trick or treat mais eles enchem os bolsos de dinheiro. Devem os cristos celebrar o Halloween? Ns tentaremos responder a esta pergunta de duas maneiras. Primeiramente olharemos para a origem do Halloween e depois examinaremos o que a Bblia diz acerca se os cristos devem participar em celebraes que esto associadas com coisas que vm do diabo. Segundo a histria inglesa, a celebrao do Halloween comeou aproximadamente h dois mil anos atrs com o povo dos Celtas que habitavam nas ilhas da Irlanda, Inglaterra, e a Esccia. Os Celtas acreditavam que na noite de 31 de Outubro, Saman, o deus dos mortos, clamava aos espritos dos demnios e os ordenava a atormentar as pessoas nas suas casas. Naquela noite, os Celtas faziam grandes fogueiras em frente das suas casas com o propsito de repelir qualquer esprito mau. Eles tambm acreditavam que os espritos dos mortos visitavam as suas casas terrenas na noite do Halloween. Para que tais espritos no ficassem zangados com as pessoas que estavam habitando nas casas, os Celtas punham

Devem os Cristos celebrar o Halloween?


Rev. Joo Duarte
comida nas entradas das suas casas. Associado com tais crenas desta noite, havia tambm a crena da actividade de fantasmas e bruxas. Nos nossos dias, as crianas, no Halloween, trajam mascaras grotescas do diabo, demnios, bruxas, e outros caracteres sinistros. As crianas quando vo de porta em porta na sua ignorncia esto seguindo os rituais pagos e diablicos dos Celtas. As mscaras grotescas representam os espritos maus que os Celtas acreditavam visitavam as casas das pessoas na noite de 31 de Outubro. Os rebuados e doces que os adultos do s crianas representam os rituais que os Celtas faziam para que os espritos maus dos mortos no atacassem as pessoas que viviam nas casas. Sabendo da origem e o significado do Halloween como que um pai cristo pode permitir que os seus filhos participem em tal festa? De facto, a pergunta deve ir ainda mais alm: Ser que Deus aprova a festa do Halloween? Ao examinarmos as Sagradas Escrituras vemos que no. Jesus disse que os seus discpulos devem ser a luz do mundo (Mateus 5:14). A Bblia claramente nos ensina que os Cristos devem separar-se de qualquer actividade que envolva tradies pags, bruxarias, espiritsmo e actividades de demnios porque Deus considera tais coisas obras das trevas (Efsios 5:11; Levticos 19:31; 20:6; 20:27; Deuterenmio 18:9-14). Portanto, quando um Cristo participa em actividades sinistras est dando lugar ao diabo (Efsios 4:27), est entristecendo o Esprito de Deus (Efsios 4:30), est ofendendo a Deus (Tiago 4:4), perde o auxlio de Deus (Tiago 4:6) e no est sendo o sal e a luz do mundo (Mateus 5:14; Efsios 5:8).

Joe Botelho vai deixando cair que vamos a ver, dando um passo de cada vez... e vamos trabalhando em prol dos que mais precisam e daqueles que no se podem ajudar a si prprios...

Laura Albanese: uma boa causa


A deputada provincial Laura Albanese estava, tambm, por ali. Como est, afinal, muitas vezes nas realizaes da Luso-Canadian Charitable Society. Estou aqui por uma boa causa. Porque a Luso muito importante para a comunidade que eu represento. E no apenas para a comunidade portuguesa, mas para a comunidade no seu todo. Por mim, estou orgulhosa pelo trabalho que vo fazendo... pela dedicao que empregam no seu dia-a-dia de apoio aos utentes.

Victor Ferreira, o conhecido consultor financeiro tambm ali estava. Vim, porque acredito nesta causa. Ajudar os que, com alguns aspectos de invalids, necessitam do nosso apoio. Para mim, ptimo ver a comunidade unida e contribuir e ajudar. Eu acho que todos ns devemos fazer isso nas nossas vidas, porque nem

solidariedade humana rica


toda a gente tem as possibilidades de trabalhar e de ter uma vida independente. uma boa causa, uma ptima causa... L numa zona onde se encontravam muitos utentes dos centros da Luso-Canadian Charitable Society, deparmos com Isaura Carneiro. H muitos anos envolvida. Mola real para muitas coisas. Meio a rir, meio a srio, foi-nos dizendo pensar que j tinha passado de moda... Diz-nos, desde logo, que tudo aquilo est muito bonito, muito bem organizado. Entende que uma obra que merece todo o apoio de todos, por que acho que foi a coisa melhor que fizemos na nossa comunidade, um centro que apoia os deficientes e d como que um alvio aos pais e familiares que cuidam deles... Society era o mais procurado pelos orgos de Informao. Foi dizendo quais os objectivos da festa. Angariar fundos para ajudar a pagar as despesas do centro, at porque os utentes no poderiam pagar o que teriam de pagar para estar ali. Para cobrir as despesas, a Luso faz dois eventos principais, o Torneio de Golfe e este Jantar de Gala anual. Esperamos, hoje, angariar uns bons trocos... para ajudar o centro. Esperamos tambm que as pessoas vejam um minifilme que est preparado para verem o trabalho que faz naquele centro, durante todos os dias... No fundo pretende-se chegar ao corao daquelas pessoas que hoje nos esto a apoiar. A maior parte j tm isso no corao e j quase no preciso pedir... Insiste em que esto por ali duas grandes mesas com utentes. importante ver o sorriso deles. s vezes Jack quem o diz ns nem sabemos a diferena que fazemos na vida destes utentes. Ns temos hoje utentes que antes de irem para o centro, eram tristes, estavam fechados dentro de apartamentos, s vezes pequenos... E ainda: isso que nos faz andar, como o Cruz Gomes costuma perguntar... isso, ver as pessoas contentes e ver a diferena. Quem os conheceu antes e os conhece agora... nota essa diferena. isso que nos faz andar...

29 Outubro 2012

Desporto . 11

Uma jornada feliz. Com o Gala Chair de 2012, John Pontarollo, a dizer que sem o generoso apoio da comunidade e este esprito de ddiva os resultados positivos no teriam sido possveis. O

Jack Prazeres: feliz at demais


Jack Prazeres o homem forta da Luso-Canadian Charitable

mesmo, no fundo, que logo de incio, na saudao, Erminio Oliveri e Cynthia Prazeres disseram. Valeu a pena.

12 . Desporto Benfica vence confortavelmente em Barcelos

29 Outubro 2012
RESULTADOS GERAIS Sexta-feira, 26 out: Vitria de Guimares - Vitria de Setbal, 2-1 - Sbado, 27 out: Beira-Mar - Paos de Ferreira, 0-2 Olhanense Moreirense, 2-2 Gil Vicente Benfica, 0-3 - Domingo, 28 out: Rio Ave Nacional, 2-1 Martimo Sporting de Braga, 0-2 Estoril-Praia FC Porto, 1-2 - Segunda-feira, 29 out: Sporting Acadmica, 3:15 (Sport TV)
jogar na extrema esquerda. A perder, os bicampees nacionais mantiveram-se em cima dos estorilistas e, aos 23 minutos, viram novamente o ferro, desta vez o poste direito, negar o golo no remate de Otamendi, depois de uma assistncia de Jackson, na sequncia de um pontap de canto cobrado por Moutinho. At ao intervalo, o FC Porto mandou no jogo, mas foi o Estoril-Praia que esteve mais perto de fazer o golo, aos 30 minutos, quando Lic surgiu de cabea, na sequncia de um ataque rpido. O melhor que os comandados de Vtor Pereira conseguiram foi uma tentativa de Mangala, depois de um pontap de canto, mas a bola saiu ao lado da baliza defendida por Vagner.

Noite com promessas e surpresas


frente e seguro atrs, com Artur apenas espectador das dificuldades de progresso dos minhotos. O segundo tempo foi muito mau, marcado pela expulso de Enzo Perez a 20 minutos do fim, com apenas dois lances de golo, negados pelo guarda-redes a Lima, isolado na rea gilista, e a Yero num cabeceamento que ainda embateu na trave. JESUS: OLA JOHN E LUISINHO ESTIVERAM BEM A estratgia passava por tentar fazer golos na primeira parte e correu-nos bem, fizemos trs golos com mrito, disse Jorge Jesus, mostrando-se satisfeito com o rendimento dos estreantes: Pensei que mudando trs ou quatro jogadores a equipa ficaria mais rpida. O Luisinho e Ola John estiveram muito bem.

Apostas surpreendentes de Jorge Jesus, com as estreias prometedoras de Luisinho, Andr Gomes e Ola John, foram recompensadas com uma vitria muito fcil em Barcelos, onde o FC Porto perdera dois pontos. Numa posio difcil de acompanhar pela organizao defensiva do Gil Vicente, pois deambulou por toda a frente de ataque, abandonando o flanco direito, Enzo Perez foi a chave para o fcil triunfo, com responsabilidades nos trs golos, marcados antes do intervalo. No primeiro fez a abertura para Maxi Pereira centrar para a cabea de Lima, no segundo desmarcou Lima para este assistir Luisinho, e no terceiro foi ele prprio a colocar a bola frente de Andr Gomes. Aps trs jornadas em que teve de recuperar de entradas em falso e depois de ter sido apanhado distrado no comeo da partida de Moscovo, o Benfica mostrou ter aprendido a lio e acrescentou um golo relmpago srie de surpresas no onze inicial com que Jorge Jesus baralhou as contas de Paulo Alves. No podia ter sido mais feliz o treinador encarnado, com os estreantes portugueses a marcarem dois golos (pela primeira vez desde os tempos de Quique Flores, h mais de quatro anos) e o prprio Ola John a dar uns ares de graa, mas sobretudo pela resposta colectiva. O Benfica foi muito dinmico, agressivo na

Porto ganhou... com alguma dificuldade


formado nos drages, abriu o marcador, na sequncia de uma bola parada. Depois de ter marcado ao Sporting, no empate no Estdio Jos Alvalade (2-2), o central fez o quarto golo na conta pessoal e permitiu aos comandados de Marco Silva sonharem com a conquista dos trs pontos, mas uns minutos de desacerto na segunda parte deitaram tudo a perder. O FC Porto, que estreou Rolando no final da segunda parte, apresentou diante do Estoril-Praia o mesmo onze que venceu o Dnamo de Kiev (3-2) para a Liga dos Campees. J a equipa comandada por Marco Silva surpreendeu por deixar no banco o goleador Lus Leal para colocar em campo o foguete Gerso, a

O futebolista Jackson Martnez foi ontem a figura do jogo, ao apontar um golo e assistir outro, na vitria do FC Porto, por 2-1, diante do Estoril-Praia no encontro 1.000 de Pinto da Costa como presidente dos drages. Quis o destino que o primeiro

jogo como presidente do FC Porto fosse precisamente no Estdio Antnio Coimbra da Mota, mas desta vez o resultado foi mais doce que o empate (1-1) de abril de 1982, apesar do susto inicial provocado pela vantagem dos anfitries, quando Steven Vitria, jogador

Pinto da Costa comemora jogo mil com remoques ao Benfica


Pinto da Costa comemorou ontem o seu jogo mil como presidente do FC Porto, recordando que nunca prometeu uma final europeia, ao contrrio do reeleito presidente do Benfica, mas j esteve em quatro. No falo nada do que esse ser diz, agora evidente que gostava de ver o Benfica numa final europeia. J vi uma vez. O Benfica j faz tempo que necessrio que aparea numa final europeia, lanou o presidente portista, respondendo promessa de Lus Filipe Vieira de levar os benfiquistas a uma final europeia nas prximas quatro pocas. Pinto da Costa recusou assumir uma candidatura final deste ano da Liga dos Campees, dizendo que, para j, o FC Porto vai pensar jogo a jogo. Felizmente j estive em vrias finais europeias, mas no meu programa nunca prometi estar numa final europeia. Estivemos em quatro, ganhmos trs. O que estamos a pensar atingir os oitavos de final e depois no h nenhum clube que no ntimo no tenha a esperanazinha [de estar na final], sabendo que muito difcil enquanto Real Madrid e FC Barcelona tiverem o poderio que tm, reconheceu. O mximo responsvel dos drages comemorou o milsimo jogo no campo onde se estreou como presidente, um feito interessantssimo, apesar das dificuldades sentidas pelo FC Porto, antes de uma segunda parte demolidora.

LTIMA HORA
Furaco Sandy dever atingir hoje o territrio dos EUA O furaco Sandy encontrase a 450 quilmetros da costa da Carolina do Norte e a menos de 800 quilmetros de Nova Iorque, devendo atingir hoje o territrio norteamericano. No Ontario, h indicaes de que haver chuva e fortes ventanias, um pouco derivadas a isso. Naes Unidas encerram

sede hoje por causa do furaco Sandy O Conselho de Segurana da ONU, cuja sede est em Nova Iorque, anulou

hoje as reunies previstas para segunda-feira com presidentes da Amrica Latina, devido passagem do furaco Sandy, segundo fonte das Naes Unidas.

Jackson foi heri na 3. vitria consecutiva do Porto na Champions


O FC Porto recebeu e venceu o Dinamo Kiev por 3-2, em partida da terceira jornada do grupo A da Liga dos Campees. Trata-se da terceira vitria consecutiva dos drages na competio. Segundo Pedro Queiroz, em A Bola, uma primeira parte agradvel, com trs golos, e com o FC Porto a conseguir marcar logo aos 15 minutos, num grande golo de Varela. O Dinamo soube reagir, com Miguel Veloso a ser um jogador importante na primeira parte, marcando o canto que deu o golo do empate aos ucranianos, marcado por Gusev (21). Aos 36 minutos, o FC Porto colocouse novamente na frente do marcador, num golo 100 por cento colombiano. James desmarcou Jackson e o avanado, sada do guarda-redes, no facilitou e fez o seu primeiro golo na Champions. A segunda parte comeou praticamente com uma grande oportunidade de Jackson, que quase marcava meia volta. No marcou o FC Porto, marcou o Dinamo, aos 72 minutos, num golo muito bonito de Brown, quer pela forma como recebe e finaliza, quer pelo grande passe de Iarmolenko. No entanto, seis minutos depois, Lucho cruzou da direita e Jackson finalizou facilmente, dando a vitria e mais trs pontos aos drages. Apesar do Dinamo se ter batido bem no Drago, o FC Porto um justo vencedor da partida, porque esteve quase sempre por cima do jogo (embora sem fazer um jogo brilhante) e porque criou mais e melhores oportunidades. De destacar, obviamente, Jackson Martinez, cada vez mais integrado no jogo da equipa, e o facto do FC Porto estar cada vez mais prximo da passagem aos oitavos de final, somando nove pontos em nove possveis.

29 Outubro 2012

Desporto . 13 Na hora da despedida...

Briosa teve o encanto suficiente para assustar Madrid

Benfica no passa no gelo de Moscovo


O Benfica perdeu, na tera-feira, em Moscovo, com o Spartak, por 1-2 e ficou no ltimo lugar do grupo G. Rafael Carioca adiantou os russos logo aos trs minutos, Lima empatou para o Benfica, mas um auto golo de Jardel deu a vitria ao Spartak. Correu tudo mal ao Benfica. O incio das guias foi muito mau e, logo no primeiro minuto, Artur Moraes evitou o primeiro golo dos russos. Um aviso srio...mas no levado a srio. Dois minutos depois, um mau passe de Matic originou um contra-ataque do Spartak. Rafael Carioca ficou na cara de Artur e fez o 1-0. Assim, a frio, o Benfica dava por si a perder no gelo de Moscovo. As guias estiveram mal na primeira parte e nem o golo do empate de Lima mudou o cariz da partida. As melhores oportunidades foram sempre do Spartak e impressionou o espao que a equipa russa tinha quando atacava. Com a equipa ansiosa pelo intervalo, aconteceu o impensvel, com Jardel a marcar na prpria baliza, quando tentava cortar uma jogada. Houve mais Benfica no segundo tempo, sobretudo no ltimo quarto de hora. Muito domnio, mas apenas uma oportunidade de golo, desperdiada por Salvio sada de Rebrov. Do outro lado, Artur Moraes negou um golo de calcanhar a Ari. As guias saem do gelo de Moscovo no ltimo lugar do grupo G, com apenas um ponto em trs jogos. Daqui a duas semanas, os russos visitam a Luz. J no h margem de erro para o Benfica.

Trs jogos, um ponto, vida complicada para a Acadmica no grupo B mas, em Madrid, o nome da equipa portuguesa deve ter ficado na memria. que a Briosa, nos derradeiros minutos, assustou, e de que maneira, um Atltico de Madrid que, at a, geria a seu belo prazer o jogo. Depois de uma primeira parte jogada a baixo ritmo, sem uma real ocasio de golo, os colchoneros colocaram-se em vantagem no primeiro lance digno de registo da segunda parte, quando Tiago, um dos dois portugueses no onze do Atltico de Madrid - Slvio foi titular na lateral direita, desviou ao primeiro poste um canto de Emre para Diego Costa, ao segundo poste, encostar. Aos 47 minutos, os madrilenos colocavam-se em vantagem, no quinto golo marcado esta poca na Liga Europa e... sem nenhum sofrido. Aos 67 minutos seria novamente uma bola parada de Emre, desta vez um livre, a traduzir-se no 2-0. P esquerdo do turco, livre batido com rgua e esquadro e o Atltico com o jogo praticamente resolvido. Do banco da Acadmica veio, porm, uma alterao do esquema ttico, com um 4-4-2 assertivo, onde Ciss foi acompanhar Edinho na frente de ataque, complementados por Wilson Eduardo e Marinho nas alas. E foi mesmo o heri da Taa de Portugal a arrancar o cruzamento que encontrou, na rea madrilena, a cabea de Ciss. Faltavam ainda cinco minutos para o final do tempo regulamentar, Cleyton, que saltou igualmente do banco, colocou Asenjo prova e, nos derradeiros instantes, at o guarda-redes Ricardo subiu rea. Do outro lado perdia-se tempo, aliviavam-se bolas e olhava-se para o relgio. Mrito da Briosa que, na hora da despedida, quis dar um outro encanto capital espanhola...

Guerreiros cairam de p no Teatro dos sonhos


Sir Alex Ferguson ainda deve estar a pensar que mal fez ao mundo para o dia 23 de outubro ser to malfadado na sua carreira. No dia em que se comemorava um ano da humilhao em Old Trafford, quando o rival Manchester City bateu os red devils por 6-1, quase que se via novo desaire, desta vez s mos de um guerreiro SC Braga. Mas graas aos deuses do futebol, dir Ferguson, tal no aconteceu e o Teatro dos Sonhos no virou... pesadelo. Mas deixemos a histria e os ingleses, porque deve ser dado o devido mrito aos guerreiros do Minho. Primeira jogada do jogo, primeiro canto para o SC Braga. Segunda jogada, golo. Alan aproveitou o cruzamento milimtrico de Hugo Viana da esquerda para desviar para o 1-0. De Gea nem sabia o que lhe tinha acontecido. Os ingleses ficaram desorientados e aos 18 minutos a hecatombe acontecia com o segundo tento minhoto, novamente por Alan. Desta vez, foi der a partir os rins a Carrick na esquerda, cruzando para o desvio do brasileiro. O excelente incio do SC Braga contrastava com a desorientao do Manchester United. Fecharam-se os minhotos na defesa, limpando tudo o que havia para limpar at ao intervalo, exceto aos 24 minutos, quando Chicharito de cabea respondeu a um cruzamento da esquerda de Kagawa. Na segunda parte Nani substituiu o japons e com ele entrou uma nova atitude. O Manchester United transformou-se numa

avalanche que cobriu por completo o SC Braga. Os guerreiros lutaram bravamente mas no conseguiram melhor aos 61 minutos. Aps canto a bola embrulhou-se na rea e Evans, mais expedito, deu o toque para o empate. Os ingleses ganharam ainda mais alento e aos 72 minutos a reviravolta, novamente por Chicharito que repetiu o lance do primeiro golo, exceto que o cruzamento foi da direita e de Rafael. Os minhotos ainda lutaram bravamente at ao fim, mas o flego gasto a defender a vantagem no chegou para os 90 minutos. No entanto honra aos vencidos, que deram uma lio de humildade ao poderoso Manchester United.

Vercauteren, o belga que novo treinador dos lees, esteve na bancada a ver o Sporting, mas no foi ainda o talism necessrio para a equipa inverter uma srie negativa que j vai em cinco jogos sem ganhar (um empate e quatro derrotas seguidas). A ltima foi agora, em Genk, num resultado (1-2) que sobretudo um castigo para a falta de eficcia dos lees. O Sporting teve vrias ocasies de golo, mas Wolfswinkel, Schaars, Cdric e Jeffrn no foram capazes de marcar. E em futebol, quem no marca, sofre.

Sporting perde em Genk com golo perto do fim


Do primeiro tempo ficou a igualdade a um golo e a entrada de leo do Sporting, que marcou primeiro (tambm o primeiro dos lees nesta Liga Europa), num remate sem preparao de Schaars, aps canto muito bem cobrado na esquerda por Adrien (um regresso feliz titularidade, para transmitir maior agressividade e transporte de bola ao meio-campo). Mas o Sporting voltou a cometer erros bsicos. O desplante com que Rojo tentou driblar belgas e deu origem a um pontap de canto j prenunciava o que chegou

no seguimento do lance. Rojo voltou a ter um erro de marcao, e um primeiro desvio encontrou De Ceulaer para marcar. O Sporting continuou a ter mais bola na segunda parte, mostrou ideias mais objectivas do que os belgas, mas a atraco pelo abismo voltou a tomar conta do leo, que depois de oportunidades falhadas, sofreu um golo em novo canto pelo recm-entrado Barda (de cabea, sem tirar os ps do cho), numa fase em que Boulahrouz j tinha sido expulso. Tudo inglrio demais.

14 . Desporto
Estamos na luta - Pedro Martins

29 Outubro 2012

Para o treinador tudo est em aberto

Ganhou o Sport Lisboa e Benfica


No ganhou a lista A ou B, ganhou o Sport Lisboa e Benfica. Nunca antes na histria do clube houve um acto eleitoral to participado, o que d conta da vitalidade e da responsabilidade que os scios do Benfica tm, disse Lus Filipe Vieira. A partir de agora no h vencedores nem vencidos. Apenas benfiquistas que vo unir esforos para construir o futuro do Benfica, acrescentou. No discurso que efectuou aps ter sido reeleito, Vieira lembrou ainda a questo dos direitos televisivos - a partir da poca 2013/14, os jogos das guias na Luz vo ser emitidos no canal do clube. Os scios votaram por uma opo clara nos direitos televisivos. Votaram pela continuidade na luta pela verdade desportiva, vincou, lembrando as apostas nas modalidades e na formao. Depois, deixou um recado para a lista liderada por Rui Rangel: Espero que saibam aceitar os resultados com a dignidade que por vezes faltou nesta campanha. Aos que votaram na outra lista quero garantir-lhes que serei o presidente de todos os benfiquistas. A minha porta est aberta, como sempre esteve, para os que querem ajudar. Depois de ter sido interrompido por alguns apupos, insistiu em dirigir-se lista da oposio. Se tm grandes projectos para o Benfica, nomeadamente os direitos televisivos por 60 milhes, apresentem-nos. Se souberem como podemos ser campees, digam-me amanh como se faz. Eram 22h46, quando Lus Nazar, lder da assembleia geral, informou os scios do Benfica que Lus Filipe Vieira tinha sido reeleito: 18 139 dos 22 676 associados (novo recorde, o anterior datava de 2000, com 21 804, quando Manuel Vilarinho bateu Vale e Azevedo), votaram no actual lder do clube, contra 3744 em Rui Rangel. Antes de anunciar os resultados, rebentou um petardo no Pavilho da Luz. Aps alguns segundos de pausa, Nazar concluiu a leitura dos resultados: Lus Filipe Vieira teve 385 998 votos (83,02%), contra 64 299 (13,83%) de Rui Rangel.

Recorde: Lus Filipe Vieira reeleito com 83,02% dos votos

Pedro Martins diz que a sua equipa dominou todo o jogo frente ao Bordus. O tcnico considera que os verde rubros se tm batido bem na Liga Europa e, quanto passagem fase seguinte, diz que ainda est tudo em aberto. Penso que houve domnio completo da nossa parte no jogo todo. Mesmo na primeira parte fomos superiores. O lance do golo da equipa francesa nasce de um erro nosso. A segunda parte muito boa. A equipa adversria jogou num bloco muito baixo que nos tirou espao e por vezes no tommos as melhores decises. Fica um travo amargo, estamos a lutar com grandes equipas e em nada temos sido inferiores. Pelo contrrio, temos demonstrado qualidade. Vamos continuar a trabalhar, a lutar, ainda est tudo em aberto. Faltam trs jogos e estamos na luta para passar fase seguinte. Sabemos das dificuldades mas j demonstrmos que no ficamos atrs de ningum, afirmou o tcnico em declaraes SportTV. Pedro Martins diz que o prximo jogo, em Bordus, determinante: Se ganharmos estamos na corrida, se perdermos fica muito mais difcil. J demonstrmos que temos condies para chegar a Frana, disputar o jogo e ganh-lo.

no Benfica. A veia de empresrio leva-o sempre a novas apostas, algumas das quais com xitos que o envaidecem. O nmero de scios activos, acima dos 200 mil, tornou o Benfica num clube do Guinness dos recordes mundiais. Na gesto do clube, realizou algumas vendas milionrias de futebolistas, embora a contabilidade continue um pesadelo de preocupaes financeiras. A imagem do Benfica presidido por Lus Filipe Vieira sofre com a sombra de resultados futebolsticos do FC Porto. E ele, ex-amigo do lder dos drages, avaliar os contornos da sombra melhor do que ningum. O confronto entre os dois homens parece s vezes ser mais importante do que o despique dentro dos campos de jogo. No entanto, l que a bola bate no ferro e traz desiluses ou entra na baliza e d vitrias.

Rui Rangel: No colaboro com quem difamou

MAIS PROJECTOS QUE RESULTADOS

Lus Filipe Vieira at agora o homem do sculo XXI no Benfica. Chegou em 2001, com a equipa dirigente de Manuel Vilarinho, e tinha j a experincia dos meandros do futebol profissional como presidente do Alverca. A sua aco no clube da Luz tem-se sentido, mas existe um dfice de resultados em relao s expectativas. Ao cabo de uma dzia de anos, o Benfica conquistou dois ttulos de campeo nacional de futebol, tal como o Sporting. O xito sabe a pouco a quem se entusiasma com o voo da guia. Com 63 anos de idade, Lus Filipe Vieira, lisboeta, do signo Caranguejo, persiste contudo na vontade de fazer histria gloriosa

No vou colaborar com quem me difamou, disse o candidato derrotado Rui Rangel, quando questionado sobre a disponibilidade para cooperar com Lus Filipe Vieira. Cumprimento a lista vencedora e aceito os resultados. Em democracia ganha-se e perde-se. H maiores dramas nas famlias portuguesas, referiu. Foi a maior votao de sempre e fico contente por ter contribudo para acordar o Benfica. No fim, Rui Rangel deixou um aviso a Lus Filipe Vieira: Estarei vigilante s promessas que foram feitas pela lista A, frisou. Quanto possibilidade de se recandidatar s prximas eleies, dentro de quatro anos, Rangel fez tabu. No fao futurologia, o que digo que estarei sempre disponvel para colaborar com o Benfica. Ajudar a tornar o Benfica num grande clube e ganhador, em termos de dimenso nacional e internacional. O futuro a Deus pertence. Quero elogiar a forma tranquila, gil e serena como tudo correu, assim como a forma como a estrutura foi montada para esta votao. Permitiram o voto rpido e tranquilo. Parabns ao Benfica pelo processo, concluiu Rui Rangel.

DOCE MINHO
Po quente de hora a hora Broa de milho como se faz na terra

Pastelaria Fina

Agora tambem em Bradford!

Salo de ch Ambiente acolhedor


Uma casa com a tradio de bem servir porque sabe produzir melhor!

Para encomendas ligue-

416 - 652 - 8666


2189 Dufferin St. Toronto (Entre a Rogers e Eglinton)

29 Outubro 2012 No Sporting de c

Comunidades . 15

No Sbado, 27 de Outubro, a famlia Leonina entre ns soprou mais uma vela. Deu mais um passo para cimentar a imagem de ser uma Escola de excelncia (School of Excellence) como dizem os seus folhetos em Ingls. Para muitos dos mais novos futebolistas na sala esta Gala Leonina era como uma noite de sonho, um dia importantssimo que certamente no esquecero, e via-se isso mesmo nos seus olhos. Os mais novos praticantes do desporto rei verde e branco receberiam as suas medalhas e trofus relativas temporada de vero e um deles receberia o mais prestigioso trofu interno, o trofu Christopher Mccurbin-Parkin. Trofu esse nomeado com o nome de o jovem que faleceu de morte sbita em campo este vero, jogador e colega de muitos dos jovens presentes na sala que foi recordado durante toda cerimonia.

Uma Escola de Excelncia

Como no podia de deixar de ser, falmos com o Coordenador de todo este projeto, Pedro Dias, sobre o que esta data significava para ele e a resposta foi clara: Boa noite ABC, para ns um prazer receb-los aqui em nossa casa, digo que sou simplesmente a cabea principal de um projeto ambicioso onde trabalham treinadores competentes onde cada um d o melhor de si e que celebra mais um passo e mais uma data importante. Eu sou apenas a pessoa responsvel, mas sem eles, estes treinadores excelentes, esta academia no existia e eu no seria ningum. Esta Academia significa um sonho, poder fazer aquilo que aprendi ao longo da minha carreira enquanto profissional, daquilo que ainda hoje aprendo enquanto estou a estudar para ter a minha licena A Norte Americana e tambm da Europa, que um processo de muitos anos, mas como eu encaro com muita vontade e prazer por gostar o que fao e gostar de conduzir estes jovens e para que no futuro possamos ter uma Academia mais forte no Canada e um dia ter (porque no?) jogadores Luso Descendentes a representar a Seleo Portuguesa. Para uma academia que parece estar em franca expanso e crescimento perguntamos a Pedro Dias o que ainda faltava, O Sporting FC precisa de um local prprio para trabalhar, um apelo que fao aos nossos governantes que nos ajudem e facultem um espao de eleio para

que seja possvel torn-lo eficiente no inverno para que possamos crescer e atingir nossos objetivos. Para realar que presente na sala para comemorar esta data importante na vida da ainda jovem academia estiveram dois responsveis da Academia de Lisboa, Rui Reis, Diretor Tcnico do Projeto de Academias, e Hugo Barbosa, responsvel pelas parcelas de Marketing das Academias Sporting em Portugal e no mundo... O que pode significar ser uma prova de reconhecimento do trabalho desenvolvido neste lado do mundo. Durante o evento, entre homenagens a patrocinadores, entregas de trofus, animao variada, incluindo o fantstico conjunto Starlight, que abrilhantou ainda mais a festa, se possvel, incluiu tambm um mini leilo, apresentado pelo proprio Pedro Dias para angariao de fundos para o futebol Tour 2013. Numa cerimonia onde nada faltou incluindo um minuto para lembrar um colega mais novo que nunca mais seria esquecido, o Sporting FC mostrou ser mesmo apontado a ser aquilo mesmo que diz ser... Uma Escola de excelncia. O vencedor do Trofu Christopher Mccurbin-Parkin 2012 foi Brian Lee, nomeado unanimemente por todos treinadores e recebeu o trofu pelas mos da Me do jovem colega Cristopher.

Para nos que assistimos, nossos aplausos a uma academia jovem, que gerida por gente sria, e que sabe o que quer. Se tiver algum jovem em casa que tenha bastante energia e com vontade de jogar futebol, (647) 378-0104 GRTIS

(647) 378-0104 ou por email pedrodias@sportingfctoronto. com, com certeza que aprendera muito mais do que s futebol. CMCG/ABC

16 . Mensagem

29 Outubro 2012

JOES GARDEN CENTRE & GRAPES


Escolher um bom vinho nem sempre uma tarefa fcil. Assim, o ideal visitar o Joes Grape Juice. H muitos anos que muitos portugueses residentes no Canada escolhem Joes Grape Juice para fazer do seu vinho caseiro o melhor possvel. Galardoado em 2010 por ABC Portuguese Canadian Newspaper como smbolo de reconhecida qualidade, Joes Grape Juice continua no caminho certo. Se j cliente de Joes Grape Juice informamos que as uvas j chegaram. Se ainda no o ... esperamos por si.
Uma companhia ao dispor de toda a comunidade para melhor servir. Sempre o melhor mosto para vinho feito ao seu gosto.

1921 DAVENPORT ROAD, TORONTO (416) 656-7250

Lua de Mel... em So Miguel


Mike Layton e a sua esposa Brett Tryon estiveram de lua de mel nos Aores, de 17 a 21 de Setembro. O vereador do Bairro 19 (Trinity - Spadina) da Cmara de Toronto contou que ficaram hospedados numa casa de um amigo. O primeiro dia foi to bonito como vimos nas fotografias, aquelas paisagens maravilhosas comeou por referir o filho do antigo lder do NDP, j falecido, Jack Layton. Embora o tempo nao ajudasse, devido tambm passagem da tempestade tropical Nadine que passou naquele periodo no arquiplago, aproveitaram para passear na cidade, nas praias, observando golfinhos sendo que as Furnas e Nordeste tambem integraram o roteiro.

29 Outubro 2012

Ainda a tempo . 17

Como a sua esposa ambientalista, adora observar a natureza, no podiam deixar de ir ver o Azorian Bullfinch, em Portugus (Priolo), que est em vias de extino. O nevoeiro tambm se fez sentir, o que os levou a conhecer diversas partes da ilha, e provar alguma gastronomia local, nomeadamente o peixe proveniente do mar aoriano. A marina de S. Miguel tambm foi um dos destaques, na companhia de um caf, abaxaxi e o bom vinho, onde se fizerem novas amizades. Para concluir, o casal espera regressar muito brevemente aos Aores, e pede a colaborao de S. Pedro para que melhore as condies metereolgicas. De recordar que Mike Layton e Brett Tyron casaram no dia 25 de Agosto, na ilha de Toronto, local prximo onde o seu pai Jack Layton e Olivia Chow deram o n em 1988.

Silncio que se canta o Fado... no Lisboa Noite


Com apenas um telefonema podia se saber, em certeza, a data de nascimento. Sabemos que h longos anos que assim acontece que entre os primeiros passos da imigrao Lusa nas ruas de Toronto, entre novos restaurantes da poca que se abriam, que comeou a crescer uma estranha forma de vida. cones como Amlia Rodrigues imortalizaram-no e, com ele, o amor, a saudade, a desgraa e o sonho. No bem preciso ir a Portugal para se ouvir um um bom Fado. Porque entre nos, tambm as h. Localizado no centro no 802-A Dundas Street W., em Toronto, o restaurante Lisboa Noite serve comida portuguesa tradicional. A carta de vinhos excelente e original. O ambiente parece sempre moderno e familiar. Os proprietrios, so amantes incondicionais do fado. A paixo pertence ao conjunto de coisas que nascem connosco e no se sabe muito bem explicar como nos dizem. Na Sexta Feira Manuel Moscatel na guitarra Portuguesa, Valdemar Mejdoubi na Guitarra e Hernni Raposo na Guitarra Baixa, este trio, que j tocam entre nos alguns anos acompanharam Otlia de Jesus (que j no ouvamos a bastante tempo) abrir o espetculo para Pedro Calado, Fadista vindo de Portugal. Parece que no Lisboa Noite a tradio do Fado e para continuar e ja nos dias 9 e 10 de Novembro a Fadista Alexandra vinda de Portugal pisar o pequeno palco deste conhecido local de Fado. Tambm vo estar por la fadistas conhecidos entre nos Paulo Filipe e Soraia Mejdoubi. Uma noite que promete. 416.800.2546 GRTIS 416.800.2546 para reservas. CMCG

Dra. Ema Secca


ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica
CONTACTE E TER BONS RESULTADOS

Cambios

Na Casa das Beiras a festa foi de... arromba

Tel: 214418910 (Lisboa) Cel: 918825577 e-mail: emaseca@netcabo.pt

Foi de arromba, sim. E a verdade que nem sequer tivemos tempo de alinhar uma nota que desse a conhecer tudo quanto por l se passou. Uma arreliadora falta de espao impediu-nos de dar nota de tudo quanto, em sbado, de muitas actividades, tivemos de aligeirar. Outra vez ser.

18 . Ler e contar

29 Outubro 2012 Afinal... ainda h ouro!

A Mais Linda Expresso Do Nosso Povo!


evidente que as nossas colectividades, especialmente as mais antigas, lutam com grandes dificuldades para manter os jovens interessados no envolvimento associativo. No entanto, podemos presenciar, que na ltima dcada se tem notado o crescimento e inovao da participao da juventude nos nossos lindos Ranchos Folclricos. E de louvar! De louvar, os jovens que, orgulhosamente, participam em prol da divulgao dos nossos usos e costumes. Como tambm de louvar os dirigentes das nossas colectividades, que fazem das tripas corao para manter e levar em frente as importantes tarefas do dia a dia, ao mesmo tempo que trabalham, afincadamente, para a continuidade dos nossos Clubes e Associaes neste pas. E foi, precisamente, h uma semana, que a prestigiosa Casa do Alentejo, teve a feliz iniciativa de integrar na sua Semana Cultural, um dos mais lindos Festivais de Folclore, onde dezenas e dezenas de jovens, e menos jovens, ergueram bem alto o nosso Estandarte Cultural, com a alegria estampada nos rostos lindos, numa magnfica manifestao de orgulho das suas razes. Chegavam felizes. Enchendo toda aquela linda sala de alegria, onde vivemos horas Sao_baptista@hotmail.com

Ouro pode ajudar Portugal a financiar-se


As reservas de ouro do Banco de Portugal so as maiores dos pases desenvolvidos, em proporo ao Produto Interno Bruto (PIB), e representam 40% das necessidades de financiamento, revelou, na quarta-feira, o Dirio Econmico. Num momento em que o Pas atravessa um perodo de forte ajustamento para reconquistar a confiana dos mercados, o Dirio Econmico conta hoje que h entidades que defendem o recurso s reservas de ouro, das maiores dos pases desenvolvidos. Portugal s ultrapassado pelo Lbano. A directora de assuntos governamentais da World Gold Council (WGC), entidade que representa a indstria de ouro e que presta aconselhamento a governos e bancos centrais, defende a utilizao do ouro como garantia nas emisses de dvida. Ter uma elevada quantidade de ouro positivo e pode-se alavancar o metal, utilizando-o como colateral para emitir dvida e fazer face s necessidades de refinanciamento, diz Natalie Dempster, a directora de assuntos governamentais da WGC. No caso de Portugal, fazer uma emisso de dvida garantida em metade do seu valor

Conceio Baptista

de um deslumbramento total. Traziam com eles os mais antigos utensilios, usados ao longo dos sculos, no rduo trabalho do campo. E vestiam os trajes mais autnticos e representativos das suas regies. Bailaram e cantaram lindas modas antigas, com o pblico a fazer coro - e enxugando, aqui e ali, uma lgrima teimosa, que, de vez em quando, aparecia, pelas vivas recordaes de tempos passados e pelas saudades da nossa terra. Vimos e ouvimos danas e msicas do norte ao sul de Portugal e Ilhas, cheias de grande beleza e dificeis de interpretar, que os jovens danarinos danaram a rigor, honrando a nossa Terra e o nosso Povo! E assim foi, uma tarde cheia da mais pura cultura de raiz popular - A Mais Linda Expresso Do Nosso Povo! Parabns Casa do Alentejo, e a todos os Grupos Folclricos que por ali desfilaram! Bem hajam!

por ouro serviria para baixar os juros em metade, indicam estimativas constantes num relatrio encomendado pela WGC consultora European Economics e entregue ao Parlamento Europeu. Esta recomendao sublinha tambm que entre os estados-membros da zona euro, Portugal e a Itlia so os pases onde est hiptese particularmente relevante. A WGC defende ainda que para alm de baixar os custos de financiamento, a proteco que o ouro daria face ao incumprimento atrairia certamente investidores, governos de mercados emergentes e fundos soberanos.

29 Outubro 2012

Ler e contar . 19

O Presidente da Repblica conferiu posse aos novos membros do Governo esta sexta-feira, pelas 12:30 horas, no Palcio de Belm. Em causa esto trs novos governantes e uma actual secretria de Estado que ver a sua pasta dividida em duas. Nos termos da alnea h) do artigo 133. da Constituio, o Presidente da Repblica aceitou a proposta que lhe foi

Mini-remodelao no Governo Ch das 5... a 2!


apresentada pelo Primeiro-Ministro de exonerao, a seu pedido, do Dr. Francisco Jos Pereira de Almeida Viegas, do cargo de Secretrio de Estado da Cultura, e da Prof. Doutora Isabel Maria Santos Silva Leite, do cargo de Secretria de Estado do Ensino Bsico e Secundrio. Nos termos da mesma norma constitucional, o Presidente da Repblica aceitou a proposta que lhe foi apresentada pelo Primeiro-Ministro de nomeao do Dr. Jorge Barreto Xavier e do Mestre Joo Henrique de Carvalho Dias Grancho para aqueles respetivos cargos. A nota emitida por Belm apresentava outras novidades. Tambm aceite pelo Presidente da Repblica foi a proposta do Primeiro-Ministro de nomeao do Doutor Manuel Lus Rodrigues para o cargo de Secretrio de Estado das Finanas, bem como da Mestre Maria Lus Casanova Morgado Dias de Albuquerque, que desempenhava as funes de Secretria de Estado das Finanas e do Tesouro, para o cargo de Secretria de Estado do Tesouro. Uma remodelao aqum do esperado que deixou no ar a sensao de que o primeiro-ministro ganhou algum tempo para fazer mexidas mais profundas, mais para dezembro.

Fernando Cruz Gomes


s vezes... tenho histrias aos montes. Ternurentas. Linearmente ternurentas. Outras vezes... tenho de alinhar a prosa no sentido de encontrar um fio condutor de sentimentos. Com histrias muitas, sim, mas a terem de ser niveladas nos escassos minutos que nos do e que escorrem rpido por entre os dedos de quem escreve e por entre o tal sentimento... de quem as sente. H uma banda chamada Karma Band. Tem gente jovem viva, Paulo! que tem da gratido e do amor uma noo muito viva. E vai da... nasceu a homenagem a Valter Moniz. O meu amigo Valter... que j se foi. Que me deixou mais pobre. Que me ficou a dever... montes de histrias que ele to bem sentia. Que se foi embora quando eu estava ainda no B B da aprendizagem. E que nem um abrao de despedida da minha parte recebeu. O Valter, ilhu de muita sabedoria, era assim como que o meu mestre das coisas que quase se no aprendem nos livros. Passmos horas e mais horas naquele caf rumorejante da Dundas, em que os silncios s vezes falavam mais alto. Com a msica a pressentir-se, sim, no emaranhado das palavras, mas a servir apenas de acompanhamento (quase a solo) em que ele era grande. E contava-me histrias da sua ilha. Embrenhava-se pelos mares da sua infncia. Encrespava-se contra o alm que deixava vir as intempries muitas que mutilavam, s vezes, os seus sonhos de menino, feito rpidamente homem aos solavancos da sorte. Tudo numa harmonia que ele tinha e eu no. Tudo sem levantar a voz e deixando que eu a levantasse. Tudo naquele ar harmonioso nivelado pela msica que ele sabia... e eu no.

Recuperao da Sinagoga de Ponta Delgada

Interesse colectivo em refazer a Histria da cidade


O Presidente da Cmara Municipal, Jos Manuel Bolieiro, defendeu, na segunda-feira, que a unio das comunidades dos Aores, de Lisboa, e dos aorianos e judeus da Amrica do Norte, volta da recuperao da antiga Sinagoga de Ponta Delgada, um sinal de interesse coletivo no desenvolvimento de Ponta Delgada. Jos Manuel Bolieiro falava na cerimnia de tomada de posse da Associao Cultural - Amigos da Sinagoga, que teve lugar no Salo Nobre dos Paos do Conselho, onde estiveram presentes a delegao norte-americana que integra esta associao presidida por Jos de Almeida Mello, e de que faz, ainda, parte o Presidente da Comunidade Israelita de Lisboa, Jos Carp, bem como um grupo de personalidades ligadas s comunidades aorianas e judias na Amrica do Norte. O responsvel municipal de Ponta Delgada salientou o impacto turstico e cultural que a recuperao da Sinagoga ter em termos nacionais e internacionais e, assim, o seu contributo para o desenvolvimento de Ponta Delgada, j que se trata da mais antiga sinagoga de Portugal (fundada em 1836) desde a expulso dos judeus, que entrar num roteiro de cidades com herana judaica.

com a participao ativa desta mesma comunidade, ao tornar-se agora parte da Associao Cultural - Amigos da Sinagoga, disse o atual Presidente da Cmara de Ponta Delgada, que no deixou de enaltecer o papel da sua antecessora, Berta Cabral no arranque institucional do processo de recuperao da sinagoga. Como referiu Jos Manuel Bolieiro, Berta Cabral soube ser sensvel s solicitaes das pessoas, bem como herana hebraica nos Aores, que nos enriquece a histria, a cultura e a identidade, a expresso da alma aoriana enquanto cidados do mundo.

Uma porta aberta ao mundo


No entender do autarca, a tomada de posse da associao cultural, que vai apoiar a Cmara Municipal na recuperao da sinagoga, reafirma Ponta Delgada como uma porta aberta ao mundo, num interesse comum volta do seu desenvolvimento, que se apresenta marcado por um sinal de grande tolerncia e multiculturalidade. Assim, ressalvou que esta unio de vontades entre aorianos, portugueses e americanos um smbolo de como, juntos, podemos reforar os nossos valores, humanidade e cultura. Deste modo, o Presidente da Cmara Municipal de Ponta Delgada reforou a pluralidade da nova associao, que integra cerca de uma centena de elementos, que vai alm da religio de cristos a judeus incluindo vrios representantes da sociedade civil como jornalistas, professores universitrios, artistas, arquitetos, responsveis polticos dos Aores e dos Estados Unidos, entre outras foras vivas. Esta parceria um passo objetivo num processo que comeou h dcadas pela vontade da sociedade civil, que ganha continuidade

Berta Cabral esteve no centro da iniciativa


Fazendo o histrico, Jos Manuel Bolieiro lembrou que o arranque oficial da recuperao da sinagoga, teve lugar com a assinatura de um protocolo, em novembro de 2009, entre a Comunidade Israelita de Lisboa e a Cmara Municipal, em que a primeira cedeu o imvel segunda, por 99 anos, para que a autarquia pudesse liderar um esforo coletivo de reabilitao para museu da antiga casa de adorao desativada h mais de meio sculo. J em 2011, a antiga autarca reuniu com empresrios e com o Senador Estadual de Massachusetts, Michael Rodrigues que passou a representar a Azorean Jewish Heritage Foundation que tem como misso angariar fundos para ajudar recuperao da sinagoga de Ponta Delgada. O Presidente da Cmara Municipal de Ponta Delgada agradeceu, por isso, todos os esforos que tm vindo a ser levados a cabo na Amrica do Norte por figuras como o Tesoureiro Estadual, Steven Grossman e a sua mulher, o Senador Michael Rodrigues, o empresrio Fernando Garcia, o Chefe de Gabinete, Pedro Amaral, o professor universitrio Steven White, bem como, em Lisboa, o Presidente da Comunidade Israelita, Jos Carp. Com o apoio da Comunidade Hebraica de Lisboa, professores de centros de investigao das Universidades de Harvard e Massachusetts, da Associao Cultural - Amigos da Sinagoga, entre outros conhecedores, pretende-se recolher todas as contribuies materiais e imateriais para restaurar e musealizar o antigo espao de culto, repondo-se elementos decorativos e rituais dispersos; a instalao do arquivo documental da memria judaica aoriana; a instalao de uma exposio permanente dedicada histria das actividades desenvolvidas pelas famlias judaicas dos Aores; criar mais um servio cultural da Cmara Municipal de Ponta Delgada dedicado aos muncipes, visitantes e turistas.

E at sonhmos... sonhos juntos. Como aquele de fazermos um espectculo semanal conjunto. Diferente dos outros. Para juntar, mesma mesa, e no mesmo palco, os Artistas que nos deixam ter. Seria o Ch das 5, com nome que j trazamos de outras paragens, com outras calemas... mas que, por aqui, resultaria em cheio. s minhas ideias juntava ele as suas com um entusiasmo que eu j percebia quando via o bigode (sua imagem de marca) a tremer. Ou o via a alisar os cabelos que ele tinha e eu no. Tudo se perdeu quando, a 28 de Outubro de 2008... ele se foi. Finou-se a mando de uma doena de que ele nunca me falou e ele sabia ter! Finou-se, pronto. E no fora agora a garridice feita dor de o ter perdido, levantada pelo Paulo Marques que ainda nos acompanhou, s vezes, nas nossas conversas de fala-s eu j quase esquecia o Valter. O meu Valter. Esquecia, no... porque a sua imagem estava encrostada c dentro, no lugar onde moram os sentimentos, espera que l longe, agora com mais tempo, ele possa produzir o tal Ch das 5. J temos por l tantos que por c andaram! L... vamos, de facto, fazer o tal Ch das 5. Mesmo que nos falte, ento e faltar, decerto, por que eles ainda por c andam... o dedo de mestre de um Paulo Marques ou o sentimento filial de um Jesse Moniz. Vamos fazer o nosso Ch das 5. Ele, o Homem Grande, vai deixar que o faamos! E, c em baixo, o Paulo que teve agora a ideia de homenagear o Valter vai-nos bater palmas. Bater palmas e achar que a sua cano talvez no tenha sentido. Sim, quando ele diz que quando um amigo se vai... parte com ele a amizade. No parte nada, Paulo. A amizade est por a na ramaria das rvores, no vento suo que nos afaga as faces... na saudade que ainda se no foi! Viva, Valter! Continuamos amigos!

20 . Automobilismo

29 Outubro 2012

Pedro Lamy arranca da terceira posio

Michael Schumacher: Acreditava que em dois anos poderia voltar a vencer o Mundial de F1
Em declaraes recentes, Michael Schumacher reconheceu que ficou desiludido com esta sua segunda passagem pela Frmula 1. Apesar da ausncia, acreditava que em dois anos poderia voltar a vencer o Mundial de Frmula 1. Chegava a uma equipa que tinha acabado de ser campe, e a que se juntava a fora de um grande nome como a Mercedes, portanto, as condies para voltar ao sucesso eram boas..., referiu Schumacher que nestes trs anos de F1 o melhor que conseguiu foi um terceiro lugar no GP da Europa deste ano, classificou-se cinco vezes nos quatro melhores e oito no top 5, para alm duma pole position no Mnaco, este ano, perdida devido a uma penalizao antecipada devido a um acidente em Espanha.

Paulo Alves Carlos Moreira

Julien Canal, companheiro de equipa de Pedro Lamy e Patrick Bomhauser na Larbre Competition, qualificou o Corvette C6 ZR1 da Larbre Competition na terceira posio da categoria LM GTE AM para a derradeira corrida de 2012 do Campeonato do Mundo de Resistncia (WEC) que decorreu no passado este de semana na China. A Larbre Competition lidera a classificao da categoria. Ao contrrio do que aconteceu no Japo, tivemos alguns problemas na afinao do carro para o traado de Xangai, mas julgo que para a corrida tudo estar resolvido. Os nossos principais adversrios no campeonato conseguiram a Pole, mas numa corrida com 6 horas de durao, muita coisa pode acontecer. Estamos bastante motivados e decididos a lutar pela vitria da prova e pela conquista do Ttulo, referiu Pedro Lamy aps a qualificao.

Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse Rafale. Nome comprido para um carro muito rpido.

Fiat apresenta 500 eltrico em Los Angeles

Em homenagem a um avio de caa, a Bugatti no podia fazer por menos. Uma decorao especfica e uma potncia de 1200 CV d nisto: 1,9 milhes de euros... A Bugatti acaba de apresentar no Salo automvel de So Paulo, no Brasil, mais uma variao sobre o seu poderoso tema Veyron. Trata-se do Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse Rafale, que recebe este ltimo apelido em homenagem ao avio de caa com o mesmo nome, da fabricante francesa Dassault. desta mesma inspirao que resultam as cores exteriores especficas, com uma tonalidade cinzento Rafale e os elementos em fibra de carbono pintados de azul. As jantes de liga leve tambm tm decorao em tons de azul na parte interior dos respetivos raios, enquanto no habitculo os revestimentos em couro invertido assumem esta tonalidade, com costuras de contraste em cinzento. Os habituais elementos em fibra de carbono encontram-se tambm no interior e, mais uma vez, pintados de azul.

Trata-se da verso de srie que ser lanada, numa primeira fase, como edio especial apenas para o mercado norte-americano. A Fiat vai levar ao prximo Salo de Los Angeles, em novembro, a verso definitiva do 500 eltrico. A informao ainda muito escassa, mas trata-se, para j, de uma edio especial vendida apenas nos Estados Unidos. O motor eltrico de 100 CV e esta notcia vem confirmar a promessa de Sergio Marchionne, CEO do Grupo Fiat, de comear a produzir o 500 eltrico no final de 2012. A foto que v a do concept Fiat/Chrysler 500 BEV apresentado no Salo de Detroit, em 2010. A Fiat entra assim no mercado dos eltricos, num mercado onde ter um teste difcil.

Independentemente dos detalhes decorativos que tornam esta verso to especfica, importa mesmo a alma do Veyron 16.4 Sport Vitesse, que est l toda, escondida sob a tampa de um motor de 16 cilindros em W (dois blocos V8 combinados) com 7,9 litros de cilindrada e uma potncia mxima digna de um avio de caa: 1200 CV (1500 Nm de binrio) Desenvolvido a partir do banco de rgos do grupo Volkswagen, o Veyron utiliza um sistema de trao integral que distribui a potncia pelos dois eixos e que a recebe de uma caixa automtica do tipo DSG com sete velocidades. As performances so as mais elevadas que um automvel utilizvel em estrada consegue fazer atualmente: uma acelerao de 2,6 segundos dos zero aos 100 km/h e uma velocidade mxima superior aos 400 km/h. ! Se se sente motivado pela ficha tcnica, ento j agora leia esta ltima linha, que descreve o preo: 1,9 milhes de euros. E vem mesmo a tempo de entrar na sua lista de prendas para este Natal.

29 Outubro 2012 Amor de irmos:

Tiffany e Michael juntos na musica


Srgio Mourato

Comunidades . 21

Tiffany Costa, de Mississauga, uma jovem cantora da comunidade portuguesa, muito cedo comeou a dar os primeiros passos na msica, subindo a um palco pela primeira vez, com apenas sete anos. O seu irmo Michael Costa faz as edies dos videos, fotografia, toca guitarra e ainda ajuda na composio de msicas. Comeando por falar de Tiffany, teve como principal referncia Whitney Houston, e v como idolos Lara Fabian, Celine Dion, Pink, Leona Lewis e Kelly Clarkson, sendo que o seu estilo msical aproxima-se do R & B, Golpel e Pop. Durante aproximadamente dois anos integrou o conjunto Chaves DOuro, lanando quatro albuns. Actualmente, alm da msica, Tiffany tambm pratica Samba e ensina Danas Latinas e Ballroom. Mas cantar o mais importante salienta afirmando que o Ingls a lingua em que se sente mais vontade, mas sente muito orgulho em cantar na lingua portuguesa,

Cantar uma boa maneira de libertar os sentimentos, resume. Em casa por vezes, h algumas opines diferentes,

relativamente musica, mas com a ajuda do pai e da me, as negociaes chegam a bom porto. Quanto a influncias msicais, essas passam pelo rock alternativo, e os dolos so One Republic e Ed Sheeran.

Para todo o tipo de festividades e eventos Fale connosco

espera agora tambm experimentar em espanhol. Em termos profissionais, a jovem quer dentro de um ano concluir o curso de educadora de infncia. No videoclip do mais recente tema intitulado Tu s meu amigo, que j roda na radio, que ser editado pelo seu irmao Michael Costa, Tiffany vai danar e ser filmado em Mississauga, Markham e Brampton. Quanto mensagem que tenta transmitir na msica, a familia Costa tem sido atingida por alguns falecimentos nos ultimos tempos, algo que a vai reflectir no prximo tema a ser editado Dear Agony, onde Michael vai participar nos vocais. Com producao de Charles Di Raimondo e Joseph Resendes, em 2013, Tiffany espera ter mais um cd na rua, com estas msica e outras que ho-de sair, em Ingls, Portugus e Espanhol. Uma das inovaes ser um smbolo atribudo a cada msica, que ficar disponvel no site, no youtube, e no lbum, que vai atribuir um significado artstico a cada msica. Michael tambem vai cantar O irmo de Tiffany tem ajudado na edio dos videos e fotos, na guitarra, e na composio de alguns temas, vai muito brevemente estrear-se ao microfone sem receios. A primeira msica vai falar do amor e depois sobre Desiluses amorosas revela, reconhecendo que um privilgio trabalhar com a sua irm .

Po fresco a toda a hora * Bolos para todas as ocasies festivas * Pastelaria * Refeies rpidas * Caf Espresso e Canadiano
TUDO SERVIO COM ESMERO E REQUINTE

Agradece Familia, aos Empregados e aos Clientes que nos visitam todos os dias

So muitos os milhares que j nos conhecem! Mas h sempre lugar para mais um!

352 Oakwood Ave, Toronto, ON

(416) 651-1780

22 . Passatempos

29 Outubro 2012

Gossip
Polcia confunde bengala de cego com uma espada. O sr. Colin Farmer, um ingls de 61
anos, reformado, cego e com duas tromboses na sua histria clnica, ia a passear pela rua. Estava perto de sua casa, numa zona habitualmente calma do Lancashire. Mas quando ouviu algum gritar-lhe para parar, julgou que seria um assalto. Sem acelerar o passo (de pouco lhe valeria), continuou a andar. Imediatamente sentiu um golpe fortssimo nas costas, que o derrubou. Ao cair, bateu com a cabea no cho. Mal teve tempo para se inquietar com isso, pois logo sentiu um joelho nas costas, e algum que lhe torcia os braos e o aljemava, apesar de ele gritar repetidamente sou cego, sou cego. O assaltante era na verdade um polcia e o golpe fora uma descarga de 50 mil volts, administrada por um Taser uma daquelas armas que se tm vindo a espalhar e a ser usadas com certa liberalidade por todo o mundo. O sr. Farmer disse que se sentiu como se tivesse agarrado num pilar de electricidade com as mos. A polcia explicou mais tarde que recebera um alerta sobre um homem que andava a passear por ali com uma espada de samurai. Ao ver o sr. Farmer, o agente ter pensado que a sua bengala era a espada.

Horscopo
Carneiro - 21-3 A 20-4 Touro - 21-4 A 20-5
Perodo de maior harmonia e capacidade de entendimento. Aproveite para fazer algo que realmente lhe d prazer. Momento ideal para se conhecer melhor a si prprio. Aproveite para solucionar ou definir melhor um assunto domstico.

Gmeos - 21-5 A 20-6

Perodo de maior harmonia interior, no qual ter capacidade para se relacionar melhor com os membros do sexo oposto.

Caranguejo - 21-6 A 20-7 Leo - 21-7 A 20-8

Resolva uma situao familiar do passado. Os relacionamentos com mulheres podero ter um papel fundamental.

Sente grande serenidade, tendo tendncia para sonhar alto e refugiar-se em mundos imaginrios, caso da arte e do cinema.

Virgem - 21-8 A 20-9

Sudoku
8 6 1 9 4 3 9 3 2 7 3 2
2 5 8 7 3 4 1 9 6

Palavras Cruzadas
8 4 2 1 7 5 8 3 1 7 2 8 6 6 8 1 5 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
Horizontais 1-Bbedos; 2-Muito (ant.)/Borralho (fig.); 3-Ral/Sarda; 4-Amarro/Nota mus./rbio(sq); 5-Andar/Oferece/Atmosfera/ Apelido; 6-Repetir/Rutnio (s.q.); 7-Aqui foi feito o estgio da seleco nacional de futebol/ Dividir ao meio; 8-Cinzel/Honesto; 9-Rdio (s.q.)/As abelhas o fazem/Samrio (s.q.); 10-Choupanas; 11-Onde homens cortam cabelo; Verticais 1-Levantai/Construo; 2-Conceda; 3-Fim de crmio/Transportes internacionais/Cabelo branco; 4-Estrada entre casas/Oferecer; 5-Graceja/Torre junto ao mar que avisa os navegantes/Brigitte Bardot; 6-Clcio(s.q)/Campeo/Madre; 7-Tribo/Cu/Rio de Frana; 8-Riqueza/Adoar com mel; 9-Rezar/Varrer o sal/Nota musical; 10-Transpirais; 11-Pompa/Ir e no ver o Papa;

Ter maior aptido para defrontar adversidades. Sentir maior segurana interior, pelo que ser capaz de lutar isoladamente.

Balana - 21-9 A 20-10

8 9 10 11

Poder ver-se a relembrar histrias antigas e sentir vontade de visitar velhos amigos.

Escorpio - 21-10 A 20-11 Sagitrio - 21-11 A 20-12

Evite entrar em choque consigo, fruto de uma dualidade de critrios entre o que pensa e o que realiza.

Pode obter informaes relacionadas com o seu passado ou sobre outros aspectos da sua vida importantes para si.

Capricrnio - 21-12 A 20-1 Aqurio - 21-1 A 20-2 Peixes - 21-2 A 20-3

Sentir que tem as emoes mais controladas, no de forma repressiva, mas de modo a ter uma viso mais realista da vida.

6 4

Parodo ideal para fortalecer o esprito. Ver que sentir uma maior preparao para resistir com segurana s adversidades.

A sua sensibilidade e esprito de sacrifcio vo estar ao rubro. Poder dar consigo a ouvir os problemas de outra pessoa.

Receita
Ingredientes (6 pax): - 130 g de manteiga - 150 g de acar - 4 ovos - 100 g de chocolate culinrio - 100 g de chocolate em p - 130 g de farinha de trigo - 2 col. (ch) fermento em p - 1,5 dl de leite gordo - 100 g de miolo de avel ral. - Acar em p para polvilhar Confeco: Bata em creme a manteiga amolecida, juntamente com o acar. Junte os ovos, 1 a 1, batendo bem entre cada adio. Rale o chocolate p/ culinria. Junte o chocolate ralado ao creme de ovos. Junte o chocolate em p, com a farinha e o fermento.

Bolo de Chocolate com Avels

Sudoku

leia e divulgue o ABC

HORIZONTAIS 1-Borrachos 2-Mui; Lar 3-Laia; Cavala 4-Ato; F; Er 5-Ir; D; Ar; S 6-Iterar; Ru 7-bidos; Mear 8-Buril; Srio 9-Ra; Mel; Sm 10-Cabanas 11-Barbearia

3 7 9 5 4 1 6 8

4 1 7 6 8 3 9

9 6 2 1 3 4 5 7

VERTICAIS 1-Alai; Obra 2-Atribua 3-mio; Tir; C 4-Rua; Dedicar 5-Ri; Farol; BB 6-Ca; s; Me 7-Cl; Ar; Sena 8-Haver; Melar 9-Orar; Rer; Si 10-Suais 11-Gal; Roma

6 5 4 3 9 8 2

1 9 6 8 2 7 4 5

2 8 5 1 9 3 6

5 3 8 9 6 2 7 4

7 4 1 2 5 8
6

8 2 3 4 7 5 1 9

Anedota
Na barbearia, o barbeiro diz: - Ento de que clube que o Sr. ? - Sou do seu... - Mas eu no lhe disse qual o meu clube! - Pois no. Mas o senhor est com uma navalha na mo...

Adicione a mistura ao creme. Junte o leite e o miolo de avel. Bata bem. Deite a massa numa forma sem buraco, previamente untada e polvilhada com farinha. Leve ao forno, previamente aquecido a 180C, durante cerca de 50 min. Depois de verificar se est cozido, desenforme e deixe arrefecer. Na altura de servir, polvilhe com acar em p.

Palavras Cruzadas

29 Outubro 2012 Tratamentos naturais para a beleza dos seios femininos

Clubes e Associaes
ACAPO - Tera-feira, 6 de Novembro, reunio do Conselho de Presidentes, na sede do Sporting Clube Portugus de Toronto. AMIGOS DO PEEL MEMORIAL - Sbado, 3 de Novembro, Jantar de angariao de fundos para a reconstruo do Peel Memorial. No Salo da Local 183. Actuaes de Tony Cmara, Jessica Amaro, Victoria Fragomeri, Christopher Dallo e Hermes. Informaes: 416-568-9535. AMOR DA PTRIA - Sbado, 17 de Novembro, Matana de Porco, com jantar. Msica a cargo de Tony Silveira Band. ARSENAL DO MINHO Sbado, 10 de Novembro, Festa de S.Martinho abrilhantado por Saul Ricardo. Jantar e baile seguido de espectculo, actuao do Rancho. Local 183. Informaes: 416-841-1676. ASAS DO ATLNTICO Sbado, 10 de Novembro, Matana de Porco. Conjunto Folhas Negras, s 18h30. Informaes: 416-621-9057. ASSOCIAO CULTURAL 25 DE ABRIL - Quinta-feira, 1 de Novembro, assembleia geral da Associao, a realizar na Casa do Alentejo. ASSOCIAO CULTURAL DO MINHO - Sbado, 3 de Novembro, Magusto de So Martinho a realizar no Lithuanian Hall, 1573 Bloor Street, Jantar e baile. Actuao de Baeta & Companhia, s 19h00. Informaes: 647-4049501. CASA DO ALENTEJO Segunda-feira, 29, Colquio Literrio Um regresso nossa comunidade muito desejado e encontro com o escritor Jos Lus Peixoto, das 18h30 s 20h00. Sexta-feira, 2 Nov., 7. Festival Anual Internacional de Cinema, A vida de Florbela Espanca. Jantar das 19h00 s 21h00. Momento de poesia pelo ncleo de leitura da Casa do Alentejo e actuao

Coisas e loisas . 23
do Grupo Coral da Casa do Alentejo, s 21h00. Domingo, 4, 7. Festival Anual Internacional de Cinema, Jos e Pilar e Letters from Angola. CASA DOS AORES Domingo at sexta-feira, 4 a 9 de Novembro, XV Semana Cultural Aoreana. Sbado, 10 de Novembro: Jantar do 27. Aniversrio. CASA DOS POVEIROS - Sbado, 3 de Novembro: Cozido portuguesa, pelas 12h30. Sbado, 10 de Novembro: Noite de So Martinho. Baile e actuao do Rancho Infantil, s 19h30. Informaes: 416-315-4598. CENTRO CULTURAL PORTUGUS DE MISSISSAUGA - Sbado, 3 de Novembro, Noite de Fado, com actuaes de Sonya Shirsat, Gonzaga Coutinho e o conjunto Santa F. IRMANDADE DO ESPIRITO SANTO (Santa Maria dos Anjos) - Sbado, 10 de Novembro, Baile de So Martinho. Jantar abrilhantado por Katy, s 19h00. Informaes: 416-656-4170. RANCHO FOLCLRICO AMIGOS DO MINHO Sbado, 10 de Novembro, Festa de So Martinho, a realizar na Casa do Alentejo. Jantar abrilhantado pelo conjunto Alm Mar, s 19h30. Actuao do Rancho Folclrico Amigos do Minho. Informaes: 416-802-8799. RANCHO FOLCLRICO DA NAZAR - Sbado, 3 de Novembro, 53. Aniversrio. Porto de Honra, s 17h30, no Lisboa Noite. Jantar abrilhantado por Unique Touch, a realizar no salo St. Cyril & Methdius Church (5255 Thornwood Drive), s 18h30. Informaes: 289-232-2350. ESTRELAS DO NORTE - Sbado, 3 de Novembro, Festa do Sarrabulho. Jantar . DJ Sangue Lusitano. Actuao de concertinas. A realizar na Casa da Madeira. Informaes, 416-516-8324. SPORTING CLUBE PORTUGUS DE TORONTO - Sbado, 10 de Novembro, Jantar e baile de So Martinho abrilhantado pelo Conjunto Karma Band.

Antnio Custdio Barros (RNhP 7132) Tel. 416 533-8907

Na Sociedade, os seios femininos, so vistos como um smbolo de feminilidade, maternidade, amamentao e constituem indubitavelmente um importante atractivo sexual na espcie humana. Por vezes, as jovens e as senhoras tm os seios pequenos. Essa situao no tem qualquer importncia, inclusive na sua capacidade de amamentar ou procriar, no representando qualquer perigo, desde que haja uma boa sade mamria e geral, mas em certas pessoas a existncia de tal situao, cria desarmonias emocionais, tristeza e at s vezes depresso de graves consequncias. Outras situaes que podem acontecer a deformao dos seios devido aos tecidos de suporte cederem e provocarem situaes em que os seios esteticamente ficam, como descados, motivando bastante descontentamento da parte das senhoras que sofrem esse processo. Isso deve-se fragilizao, quebra e envelhecimento dos tecidos que suportam os seios, o que acontece depois de um longo ou repetido perodo de amamentao, envelhecimento e outras situaes inclusive o tabagismo, que destri a elastina, ou o uso de lcool em excesso e tambm os traumatismos mamrios repetidos. Enquanto trabalha ou faz desporto, dever usar um soutien, com bom suporte, confortvel, mas evite dormir com ele ou t-lo vestido nas 24 horas do dia. Antes de tudo, deve ver se a sua sade mamria perfeita (auto-palpao da mama, mamografia, etc.), depois de ter a certeza que no existe qualquer problema grave, pode usar alguns cremes de massagem, que funcionam com grande poder de correco, sem os perigos e inconvenientes duma cirurgia e realmente tambm melhoram a textura e beleza da prpria pele. Este o caso do creme Firm Gro e do creme Terme di Montegrimano, assim como nalguns casos, pode associar a toma de comprimidos BAM The Femme, que aumentam o volume dos seios. Estes apresentam como ingredientes: Anglica, violeta, cardo mariano, entre outros produtos orgnicos. Este conjunto aumenta os seios, reafirma-os, melhora a textura da pele, trabalha em harmonia com a normal fisiologia do corpo e principalmente no tem efeitos secundrios negativos. Tambm se deve fazer uma teraputica que acalme a paciente, determinando, a reduo do sofrimento psicolgico. Estas manobras naturais so preferveis colocao de prteses cirrgicas, que podem fazer efeitos secundrios, por vezes graves. Caso necessite de nos contactar use os Emails: anabarros@ gmail.com ou ervanaria@bam-international.com Ou o telefone 4168542019 ou ainda aparea pessoalmente, para mais esclarecimentos. UMA BOA SEMANA

So muitas as vantagens do xarope Dizemos algumas


e Mostr io nc ste An e Ter 20% nto Desco

NEERA

OFERTAS DE EMPREGO
-Empregada para pastelaria e padaria, com experincia. 416-531-5000. -Empregados de limpeza, para escola na rea de Oakville. Contactar Augusto Dias. 416-948-4494. -Pessoa com certificado de PSW ou de Assistente Educacional e Primeiros Socorros e fluente em ingls, para organizao de apoio a deficintes em Hamilton. Enviar currculo via fax. 905-525-5665. -Empregados de limpeza. Contactar Luis Pacheco. 416-678-3681. -Empregado para fbrica de mveis de cozinha, com experincia. Contactar Rodrigues. 416-604-8686. -Carpinteiros com experincia, para a construo. 416-856-0343. -Ajudante de carpinteiro de acabamentos, com experincia. Contactar Victor. 416-829-7330. -Ladrilhador/instalador de marmore e cermica com experincia. 416-822-6385. -Casal para fazer limpeza na rea de Mississauga. 905-453-5883. -Empregada para boutique de noivas. 416-537-7511.

RECEITA ORIGINAL O processo de fabrico continua a seguir a receita concebida pelo criador da Cura com sumo de Limo. * Mistura de dois tipos de seiva: seiva de palma (rica em potssio e sdio); seiva de cer (rica em mangans e zinco); Seivas de Grau C o grau mais rico em clcio, zinco, mangans e ferro. * Tecnologia de Hot-Filling, embalada a quente, no necessitando de conservantes. Sem aditivos qumicos 100% natural, sem corantes nem conservantes.

O Xarope de NEERA permite:


Desintoxicar Aco drenante Aco diurtica Aco anti-toxinas Reduzir eficazmente o peso Aco Lipoltica Aco anti-gorduras localizadas Reduzir o volume e ventre mais liso Aco anti-Reteno de Lquidos Aco Anti-celultica

Promover Bem-Estar

* Aco Auto-Regenerante * Aco de Auto-regulao * Aco estimulante * Aco tonificante * Obteno de um aspecto mais juvenil * Obteno de maior elasticidade do corpo
Esta dieta no se destina apenas ao emagrecimento mas tambm para desintoxicar o organismo promovendo o seu bem-estar. A cura com xarope NEERA e sumo de limo um meio eficaz para desintoxicar o organismo se for feito de acordo com as instrues correctas (aconselhamos a leitura do livro A cura com sumo de limo, de K.A.Beyer) e com os ingredientes apropriados. Verificou-se em vrios casos que uma alterao de um ingrediente pode provocar efeitos indesejveis. O uso de produtos de imitao (por vezes contendo conservantes e/ ou aditivos) pode ser prejudicial para esta dieta.

1227 Dundas St. W. Toronto, M6J 1X6 Email: ervanaria@bam-internacional.com www.florauniversal.com

FLORA UNIVERSAL /Lagoa Azul

FACTO - Peixe incrivelmente bom para nossa sade. Rico em nutrientes, os vrios benefcios mostraram ser extremamente benficos para nossa sade e bem estar em geral. Escolha ter peixe a sua mesa pelo menos 4 dias por semana. Seu corpo vai agradecer.

PARA ENCONTRAR PEIXE MAIS FRESCO... SOMENTE NO MAR.

You might also like