You are on page 1of 8

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAES INATEL

SISTEMA ARDUINO AULA 1

Autora: Marlia Martins Bontempo Instrutor: Jos Manoel de Oliveira Medeiros Superviso: Prof. Evandro Lus Brando Gomes

S U M R I O
1. RODANDO A PRIMEIRA APLICAO PARA MICROCONTROLADORES ARDUINO .. 1 1.1. 1.2. 1.3. 1.3.1. Abrindo o exemplo Blink .................................................................................................. 1 Proposta de Modificao ....................................................................................................... 3 Simulando o exemplo Blink no software Virtual BreadBoard .......................................... 4 Como rodar o exemplo Blink no software Virtual BreadBoard .................................... 4

1. RODANDO A PRIMEIRA APLICAO PARA MICROCONTROLADORES ARDUINO D um duplo clique no aplicativo Arduino. (Se o software Arduino estiver na lngua errada, voc pode mud-lo na janela de preferncias).

1.1.

Abrindo o exemplo Blink

Abra o sketch exemplo LED Blink em: File > Examples > 1.Basics > Blink (Fig. 1; Fig. 2).

Figura 1

Figura 2

Selecione sua placa Arduino em Ferramentas > Placa (Fig. 3). A placa a ser utilizada ser a Arduino Mega 2560. 1

Figura 3 Para as placas Arduino Duemilanove com um ATmega328 (veja o texto sobre o chip na placa), selecione Arduino Duemilanove ou Nano w/ ATmega328. Anteriormente, as placas Arduino vinham com um ATmega168, para esses selecione Arduino Diecimila, Duemilanove, ou Nano w / ATmega168 (detalhes das entradas do menu de bordo esto disponveis na pgina de meio ambiente). Selecione a porta serial na qual a placa foi conectada atravs do menu Ferramentas> Porta Serial (Fig. 4). provvel que a porta serial seja a COM3 ou superior (COM1 e COM2 so normalmente reservados para portas seriais de hardware). Para descobrir, voc pode desconectar sua placa Arduino com o Gerenciador de Dispositivos aberto. A entrada que desaparece a placa Arduino. Reconecte a placa e selecione a porta serial.

Figura 4 Agora, basta clicar no boto Carregar (Fig. 5). 2

Figura 5 Aguarde alguns segundos: voc deve ver o RX e TX leds piscando na placa. Se o upload for bem sucedido, a mensagem "Transferncia Concluda" (Fig. 5) aparecer na barra de status.

Figura 6

Alguns segundos aps a concluso do carregamento, voc deve ver que o pino 13 (L) LED na placa comea a piscar (em laranja), obedecendo funo do programa. Se isso acontecer, parabns! O software foi carregado com sucesso!

1.2.

Proposta de Modificao

a) Aumente a velocidade do Led a piscar, fazendo-o manter-se apagado por 500ms.

b) Altere o cdigo para que o Led utilizado permanea somente aceso.

1.3.

Simulando o exemplo Blink no software Virtual BreadBoard

O Virtual Breadboard um ambiente para simulao e desenvolvimento de aplicaes embarcadas, as quais utilizam microcontroladores. Ele apresenta uma grande variedade de componentes, tais como simulados LCD, Servos, lgica e outros dispositivos de IO que podem ser utilizados para modelar e simular circuitos. As simulaes virtuais so produzidas para microcontroladores PIC ou microcontroladores Arduino.

1.3.1. Como rodar o exemplo Blink no software Virtual BreadBoard


Ao abrir o software, selecione em Project Types a guia Arduino (Fig. 7).

Figura 7

Dentro de Arduino, selecione o item Digital (Fig. 8).

Figura 8 Em Project Templates, marque Blink (Fig. 9). Clique em Open.

Figura 9 5

A tela inicial do Virtual BreadBoard ser inicializada (Fig. 10).

Figura 10

1 Toolbox: a toolbox apresenta uma coleo de componentes que so representaes visuais de componentes eletrnicos, os quais podem ser usados para criar o sistema desejado. 2 BreadboardSheet: trata-se de um esquema do sistema desenvolvido, contendo a disposio dos componentes. 3 Cdigo a ser executado no sistema. 4 Erros e mensagens provenientes da compilao do firmware. 5 Diretrio do projeto. 6 Propriedades do Componente: as propriedades podem ser verificadas de acordo com a Fig. 10. Essa ferramenta permite alteraes das caractersticas de funcionamento do componente, tais quais seleo do tipo de transio (subida ou descida) para determinados dispositivos, nvel lgico (0 ou 1) de acionamento, dentre outros. 7 Descrio do componente selecionado. 6

Figura 11

Na barra de tarefas, pressione Run or Continue de Simulation para compilar (Fig. 12).

Figura 12 Uma tela de simulao ser apresentada. Nesta tela, possvel utilizar os botes de ferramentas para rodar o cdigo (run) ou faz-lo passo a passo (step into para entrar em surotinas; step over para saltar subrotinas). A figura 13 ilustra os botes supracitados:

Figura 13

Verifique o funcionamento do sistema. Se o Led montado, pisca com cadncia de 1 segundo, parabns! Voc acaba de simular o firmware com sucesso no Virtual BreadBoard!

You might also like