You are on page 1of 36

Grupo de Estudos de Qabalah

Com: Frater Goya (Anderson Rosa)

Aula 15 Conexes entre a Qabalah e o Tarot Arcanos Menores

A Qabalah Tradio Oral, Misticismo Hebraico, Livros dos Profetas. Interpretao da Torah e os

A palavra Qabalah quer dizer tradio, assim como Caibalion. Qabalah tambm quer dizer aquilo que foi recebido e transmitido que na verdade corresponde a palavra tradio que antigamente queria designar a LEI (Torah) que foi implantada por Moiss. Tradio ou aquilo que recebido. Antigamente A Lei de Moiss (mosaica). Ou ainda, a busca pelo equilbrio entre o desejo de Deus de dar e o de receber do homem.

As duas Escolas: Primeiro, a escola judaica; A principal diferena entre as duas que a escola judaica impede que se faa qualquer representao, para impedir a formao de idolatria. Para eles a Qabalah uma ferramenta de conhecimento intelectual, que os ajuda e decifrar a Torah escrita (Torah shebichtv) e a Torah oral (Torah shebealp)

Segundo, a escola Hermtica. A escola hermtica difere principalmente e justamente na liberdade ao utilizar-se ferramentas grficas, como a rvore das Vidas, e a capa da apostila. Existindo ainda diferenas sutis entre ambas, que podero ser vistas futuramente por cada indivduo, ao longo do nosso estudo

A Qabalah , do ponto de vista histrico, pode ser definida como um produto da interpenetrao entre o gnosticismo judaico e o neoplatonismo Gershon Scholen, Kabalah.

A origem histrica da Qabalah vem da criao do que se chama de Merkabah (carruagem), Merkabah a descrio de Ezequiel em relao ao carro de Deus. a carruagem que carregava o trono de Deus da esfera celeste. A crena comum que este carro ia e vinha entre o cu e a terra e tinha um determinado conhecimento mstico potencial para explicar o Merkabah. A partir deste momento que se foram se desenvolvendo outras estruturas como a rvore das Vidas. A Qabalah no somente um conjunto de coisas absurdas. Devemos que v-la como uma chave capaz de elucidar o que ns no podemos responder sozinhos.

As Quatro Categorias da Qabalah 1) A qabalah prtica - que trata da Magia Talismnica, Cerimonial, e do tarot. 2) A qabalah dogmtica - que consiste na literatura Qabalstica; 3) A qabalah literal - que trata do uso das letras e dos nmeros possui subdivises; 4) A qabalah no-escrita - que consiste no conhecimento correto da maneira pela qual os sistemas simblicos esto dispostos na rvore das Vidas.

A Qabalah Literal divide-se em trs partes:

1) A Gematria - que baseia-se nos valores das palavras; 2) O Notariqon - que baseia-se nas letras de uma palavra que formam as iniciais de outras palavras, formando uma sentena; 3) A Temura - ou permutao, sendo esta a substituio de uma letra por outra que a precede no alfabeto.

A Gematria Em hebraico, os termos Serpente do Gnesis (Nechesh), e Messias (Messiach), ambos somam 358; Unio (achad) vale 13; Amor (ahbh) vale 13; Logo, o amor manifesta-se na unidade, ou a unidade no amor. O nome de Deus em hebraico, vale 26, que a soma de 13+13. Logo, Deus manifesta-se na unidade do amor.

Os Quatro Mundos 1. Atziluth O Mundo Arquetpico, ou Mundo das Emanaes; Mundo Divino; 2. Briah O Mundo da Criao, tambm chamado Khorsia, o Mundo dos Tronos; 3. Yetzirah O Mundo da Formao e dos Anjos; 4. Assiah O Mundo da Ao; o Mundo da Matria.

Assiah

Todas as sefiroth recebem energia vinda dos planos superiores, alm da rvore, de Ein Soph Aur. No entanto, as sefiroth 7 e 8, Netzach e Hod respectivamente, tem sua energia debilitada, uma vez que sua posio est muito abaixo das Supernas e tambm esto fora do Pilar do Meio.

Os Arcanos Menores correspondem a situaes reais, e os Arcanos Maiores aos processos mentais (caminhos) envolvidos para resolvlos ou atingi-los. Mas e a Realeza (Corte)? Representam as pessoas ou energias que interferem neste processo.

No conjunto, podemos entender que somos a esfera do pinball, que circula ou rebate nas sephiroth, de forma dinmica. O entendimento das regras da rvore das Vidas, no torna o mundo real num processo sequencial.

O Naipe de Bastes (Fogo) O Naipe de Bastes indica normalmente progresso e iniciativa, exerccio da vontade, nimo, inveno, energia e desenvolvimento. Representa os operrios e trabalhadores. Corresponde aos poderes de Yod ( y ) do Nome Divino. Seu elemento o Fogo. O Naipe de Copas (gua) O Naipe de Copas traz como atributos o amor, a felicidade, a jovialidade e a alegria. Contendo a gua, representam prazer e felicidade. Representa por natureza as paixes e sentimentos profundos, os aspectos emocionais. Representa a pessoa humana, sentimental. Corresponde ao primeiro Heh ( h ) do Nome Divino. Seu elemento a gua.

O Naipe de Espadas (Ar) O Naipe de Espadas possui como atributos e caractersticas a coragem, a audcia, o vigor, autoridade, fora, ambio, raciocnio, intelecto, e agressividade. Alm destas caractersticas, simbolizam tambm o progresso, a realizao e a atividade, tanto para o bem como para o mal, podendo s vezes indicar infortnios, disputas e desgraas. Naipe que representa os lderes e os guerreiros. Corresponde aos poderes de Vav ( w ) do Nome Divino. Seu elemento o Ar. O Naipe de Pantculos (Terra) O Naipe de Pantculos representa naturalmente as questes materiais e financeiras, os assuntos da vida cotidiana ligadas ao trabalho. Isso pode estar associado a dinheiro, ocupao, lucro ou perda material, negcios, contratos, etc. Representam ainda a sensibilidade profunda e o envolvimento. Naipe que representa o comerciante e os homens de negcio. Corresponde aos poderes do segundo Heh ( h ) do Nome Divino. Seu elemento a Terra.

Dos Quatro Ases Primeiros na ordem de importncia, esto os quatro ases, representando a fora do esprito, personificando e unindo as quatro escalas de cada elemento, e respondendo ao domnio das letras no nome em Kether de cada uma delas. Representam as foras radicais. Dos quatro ases, diz-se que esto situados no polo norte do universo de onde giram, governando sua revoluo; e regendo com lao de unio entre Yetzirah e o plano material ou universo. Devido proximidade com Ain, Ain Soph e Ain Soph Aur, sua natureza etrea e quase no pode ser sentida na prtica. So apenas ideias soltas no espao, porm sem profundidade ou materialidade que as sustente. Quando um s sai sozinho (por exemplo na carta do dia), no possui significado claro, dependendo quase totalmente da proximidade de cartas ao seu redor, quando estas existem durante o jogo. o ponto.

Dos Quatro Dois Os quatro dois correspondem a Chokmah, sendo a segunda sephira em manifestao. Representam os Cavaleiros do Tarot, e o Pai, sendo o Yod ( y ) do Nome Divino, o pice da energia manifestada por cada elemento, porm sua natureza ainda sutil demais para ser percebida sozinha. Depende tanto quanto os Ases das cartas ao redor para que seu significado torne-se claro. Analisadas de acordo com o elemento do seu naipe, representam sua energia original. a linha. Dos Quatro Trs Os quatro trs correspondem a Binah, representando a ideia materializada. o tringulo, o primeiro slido da geometria e tambm o primeiro nmero propriamente dito 8. Representam as Rainhas do Tarot, e a Me, sendo o primeiro Heh ( h ) do Nome Divino. Possui certa estabilidade, porm ainda est muito acima na rvore das Vidas para oferecer algo de concreto. Uma ajuda das cartas ao redor pode facilitar seu entendimento. o tringulo.

Dos Quatro Quatros Os quatro quatros correspondem a Chesed, sendo esta a primeira sephira abaixo do Abismo. Representa a materializao primeira da ideia, formando o quadrado como figura estvel. portanto a estabilizao do propsito, representando o trabalho e a disciplina necessrias para seguir adiante. Representa a Lei e a Misericrdia em juzo. a ideia mais elevada que pode ser aprendida intelectualmente. o quadrado.

Dos Quatro Cincos Os quatro cincos correspondem a Geburah, e ao domnio da mente sobre a matria. No sentido prtico isso no quer dizer muita coisa, pois a maioria das pessoas no domina a si mesmo, quase sempre sendo vtimas dos prprios desejos. Por isso, Crowley expressa no desenho das cartas de nmero cinco, um pentagrama de cabea para baixo, demonstrando que ao invs da pessoa dominar a natureza, acaba sendo dominada por ela. Isso no deve ser motivo de espanto ou terror, pois apenas prope um comportamento, no impe, cabendo sempre ao indivduo a tarefa de superar a si mesmo. Embora haja uma tenso , esta pode ser resolvida por determinao , que outra palavra-chave que se traduz nestas cartas. Representa ainda a inrcia e a procrastinao . o pentagrama.

Dos Quatro Seis Os quatro seis correspondem a Tiphareth, que a sephira mais importante de todas, por ser a nica abaixo do abismo a se comunicar diretamente com Kether, e tambm a se comunicar diretamente com as demais sephiroth da rvore das Vidas, dividindo a rvore ao meio. Domina e alimenta todas as sephiroth abaixo na rvore. No sentido prtico, mais capaz de realizao que a sephira nmero dois (Chokmah), que representa apenas uma realizao ideal mas no concreta. Seus pais so Chokmah e Binah, representando portanto, o Vav ( w )do Nome Divino, e os Prncipes do Tarot encontram ali sua morada. tambm a sephira onde habita o SAG. o hexagrama.

Dos Quatro Setes Os quatro setes correspondem a Netzach, cuja fora duplamente debilitada por estar muito abaixo na rvore das Vidas e fora do Pilar do Meio, o Pilar do Equilbrio. Pode representar a autoiluso e o falso conhecimento de si mesmo. o ponto mais alto que podemos atingir no conhecimento de quem somos, onde habita o conceito junguiano de Self. Para se atingir o SAG, primeiro necessrio conhecer a si mesmo sem mscaras, sendo esta a realizao mais difcil que representada por este conjunto de cartas. Tudo o que realizado aqui feito com um esforo desmedido e propenso a prejuzos de vrias formas de acordo com a natureza de cada naipe. a degenerao da fora e a exposio das fraquezas, quando estas se tornam mais evidentes. Porm, enquanto ainda se est aqui, uma derrota apenas parcial, sendo a derrota final, o fracasso, representada pelas cartas de nmero oito. a morte iminente. o heptagrama.

Dos Quatro Oitos Os quatro oitos correspondem a Hod na rvore das Vidas, e possuem a mesma debilidade das cartas anteriores, e pelos mesmos motivos. Se nos setes a energia est perto do fim, nos oitos, esta energia pode tomar duas direes opostas: seu esgotamento final ou morte, ou a reao contra este esgotamento em direo ao sucesso, na consecuo da tarefa proposta. Se nelas no h uma perfeio, pode haver uma reao e uma recuperao. Sucesso ou fracasso absoluto. o octgono.

Dos Quatro Noves Os quatro noves correspondem a Yesod e ao retorno ao Pilar do Meio. Sua energia sustentada por Tiphareth, j que no pode depender das sephiroth imediatamente mais acima, Netzach e Hod, cuja energia debilitada. Aps a superao das sephiroth anteriores, Yesod e os Noves atingem a mais alta perfeio no plano material, sendo o Nove smbolo de perfeio por excelncia. a busca do equilbrio na instabilidade. Se por um lado a estabilidade da matria, por outro, recebe a instabilidade emocional da Lua, que rege esta sephira naturalmente. o eneagrama.

Dos Quatro Dez Os quatro dez correspondem a Malkuth, a sephira alm da perfeio dada pelo nmero nove, e portanto, o comeo da imperfeio. a separao da perfeio original. um alerta sobre a forma como conduzimos as coisas a seu final. No por acaso que esta sephira serve de morada para as Princesas do Tarot, filhas dos Cavaleiros (Chokmah) e das Rainhas (Binah), sendo portanto, o segundo Heh ( h ) do Nome Divino. Encontram-se como os Ases no Polo Norte do Universo, sendo o fim e o incio da rvore das Vidas. A instabilidade e os caprichos podem levar a realizao ao fracasso por sua pressa e iluso de poder. Pode representar tanto uma beno quanto uma ordlia com a mesma fora pendendo para ambos os lados. Se no fossem to caprichosos em seus desejos, poderiam ser a perfeio alm da perfeio. o decgono.

As 16 Cartas da Realeza ou da Corte As caractersticas gerais das cartas da realeza esto declaradas no incio desta obra, a respeito de sua relao com a Astrologia e o Nome Divino (h w h y). Portanto abaixo, daremos uma explicao mais sucinta, de acordo com a imagem que representam e sua natureza. Para utilizao em um ritual mgico, podemos associar a energia destas cartas aos objetivos a serem alcanados. Por exemplo: Se eu preciso de um incio mais explosivo, com grande fonte de energia, posso utilizar a energia do Cavaleiro. Se preciso de continuidade, posso utilizar a energia das rainhas, e assim por diante. Posso tambm de acordo com o naipe especificar qual a natureza dessa energia.

Os quatro Cavaleiros (Reis) Os quatro Cavaleiros, ou figuras montadas sobre cavalos, representam as foras de Yod do nome de cada naipe: a raiz, pai e comeo das foras materiais, uma fora na qual todas as demais esto implcitas, e da qual forma o desenvolvimento e o fim. Uma fora rpida e violenta em sua ao, mas cujos efeitos passam rapidamente. Simbolizada por uma figura sobre um corcel, cavalgando velozmente e vestida com uma armadura completa. Aqui se faz necessrio o conhecimento da escala de cores do Rei para o comeo de todo trabalho mgico.

As quatro Rainhas Esto sentadas em tronos, representando as foras do Heh do nome em cada naipe. A me e criadora das foras materiais: uma fora que desenvolve e realiza mais que o Cavaleiro ; uma fora firme e ininterrupta, mas no rpida, ainda que perseverante. simbolizada, portanto, por uma figura sentada sobre um trono, mas tambm investida com uma armadura.

Os quatro Prncipes Os Prncipes so figuras sentadas sobre carros que os transportam. Representam as foras de Vau do nome em cada naipe. O filho poderoso do Cavaleiro e da Rainha , que realiza a influncia de ambas as escalas de fora. Um prncipe, o filho de um Cavaleiro e de uma Rainha ; sem dvida um prncipe dos prncipes e rei dos reis; o imperador cujo efeito imediato rpido (ainda que no to veloz como a Rainha ) e perseverante. Est, portanto, simbolizado por uma figura transportada em um carro e vestido com uma armadura. No obstante, seu poder ilusrio, a menos que seja posto em movimento por seu pai e por sua me.

As quatro Princesas As quatro Princesas ou figuras de Amazonas de p esto firmes: nem montadas a cavalo; nem sentadas num trono; nem transportadas por carruagens. Representam as foras do Heh final do nome de cada naipe, completando as influncias das outras escalas; a poderosa e potente filha de um Cavaleiro e de uma Rainha ; uma princesa poderosa e terrvel; uma Rainha de rainhas; uma imperatriz cujo efeito combina com o Cavaleiro, a Rainha e o Prncipe, violento e permanente. Por conseguinte, simbolizada por uma figura que permanece de p firme, apenas parcialmente vestida e tendo, to somente uma pequena armadura. Sem dvida, seu poder no existe, salvo por meio dos demais, e ento , em verdade, poderosa e terrvel materialmente. o trono das foras do esprito. O Mal vem a todo aquele que lhe fizer guerra, quando assim est estabelecida.

You might also like