You are on page 1of 14

25/4/2011

Curso: Teologia
Prof: Trcio Machado Siqueira

Tema: Exegese e Teologia


do Antigo Testamento Metodologia I

Objetivos
Praticar a exegese em um texto proftico; Conhecer o projeto de Jav para o mundo; Conhecer a vontade de Jav para o povo num determinado momento da histria bblica.

A exegese bblica possui, necessariamente, um carter cientfico, mas este elemento no deve ser interpretado como uma ameaa espiritualidade da Bblia. De modo nenhum! A Bblia contm a Palavra de Deus comunicada por pessoas especiais, mas, ainda, humanos. A tarefa exegtica entender e interpretar o texto bblico.

25/4/2011

Especialmente, o Antigo Testamento (AT) um livro de testemunhos. So expresses de f manifestadas no dia-a-dia, inicialmente, de um grupo de pastores. Engana-se quem achar que o AT um esboo de doutrinas. A narratividade est presente at mesmo nos salmos e nos provrbios. Por isso, o mito no faz parte da literatura do AT. O interesse do AT est no dilogo entre as pessoas que clamam em suas carncias e Jav.

Por esta razo, para entender o texto, preciso, basicamente, saber (1) quem est falando; (2) em que lugar est o autor do texto; (3) a quem o autor est se dirigindo. De posse dessas informaes, o intrprete tem mais condies de continuar no seu estudo exegtico. Vamos tomar a percope de Miquias 4,1-5, para a nossa prtica exegtica.

Primeiro passo: Ler esta percope, tantas vezes for necessrio para a sua compreenso. 1. E acontecer nos ltimos dias, que a montanha da casa de Jav estar firme no cume das montanhas, e se elevar acima das colinas. Ento os povos afluiro para ela. 2. Viro muitas naes e diro: Vinde, subamos montanha de Jav para a casa do Deus de Jac.

25/4/2011

E Ele nos ensinar os seus caminhos e caminharemos pelas suas vias. Ateno! De Sio sair a instruo (torah), e de Jerusalm a palavra de Jav. 3. Ele julgar entre muitos povos e Ele decidir para as naes, poderosas, distantes. Ele moer suas espadas para arados, e suas lanas, podadeiras. Uma nao no levantar espada contra (outra) nao e no ensinaro mais a guerra.

4. E cada homem se sentar debaixo de sua vinha e debaixo de sua figueira, e no h aquele que o inquietar. Ateno! A boca de Jav dos Exrcitos falou! 5. Ateno! Todos os povos caminham cada qual em nome do seu Eloim: E ns caminhamos em nome de Jav, nosso Eloim, para sempre e sempre!

Segundo passo: Descobrir a estrutura literria (fazer o raio x desta percope). I. O mundo como uma manifestao verdadeira da ordem divina (v.1-4) A. O projeto de Jav para o mundo (v.1-2a); B. Convite para todas as naes (v.2b); C. Contedo do projeto de Jav (v.2c-4a); D. Legitimidade do projeto de Jav (v. 4b) II. Responsrio congregacional (v. 5)

25/4/2011

Terceiro passo: Explicar a dinmica da palavra de Miquias. Os versos 1-2a e 5 so como invlocros que introduzem e fecham a pregao de Miquias. Se observarmos com ateno, os versos 2b-4 formam o ncleo principal, onde se encontra a inteno do profeta: Revelar o projeto de governo de Jav.

O quarto passo descobrir a data desta percope. As questes que devem nortear a busca de uma data so: (a) A localizao do livro no cnon do AT; (b) O contexto histrico de Miquias e do texto estudado; e, por fim, (c) Saber se as palavras desta percope adequam linguagem da poca e teologia do texto. (Tudo isso porque os ditos profticos foram muito usados, durante a fase oral de transmisso).

Quinto passo: Analisar, exegeticamente, o texto de Miquias 4,1-5. Para esta tarefa preciso concentrar sua ateno nas palavras e nas frases do profeta. O contedo deste texto est exposto didaticamente. A palavra de Miquias tem uma inteno. Para que a exegese seja produtiva, recomendvel analisar separadamente as partes da estrutura literria (2. passo). Assim, primeiramente, vamos interpretar os versos 1-4.

25/4/2011

Atividade
1. Ler novamente o texto de Miquias 4,1-5; 2. Comparar este texto lido com Isaas 2,1-5 e destacar os pontos comuns aos dois textos.

A. O mundo como manifestao da ordem divina (v.1-4). Inicialmente, o texto mostra uma palavra introdutria (v. 1-2a) sobre os acontecimentos por virem: a primeira refere-se ao tempo, E acontecer nos ltimos dias; Em segundo lugar, o profeta indica o local, a montanha da casa de Jav...; E, por fim, Miquias faz uma referncia aos povos que participaro desse evento. Ento os povos afluiro ela.

Miquias anuncia que Jav sonha com um mundo melhor para o mundo. Ele est desapontado com reis incompetentes e desleais a Jav. Para tal empreendimento, ele anuncia que ser instalado, em Jerusalm, o centro dessa nova liderana mundial. Esse novo espao poltico ser o centro do mundo: Ento os povos afluiro para ela (v.1c).

25/4/2011

Duas observaes: (1) Os povos no recorrero Jerusalm pela fora, ou por movimento reivindicatrio, mas eles iro Jerusalm de boa vontade, livremente. O verbo usado nahar, jorrar como um rio. A ansiedade dos povos por ouvir a palavra de Jav. As guerras no lhes tm trazido nenhuma satisfao e soluo.

(2) Esta manifestao dominada pelo sentido teolgico. Ele recorre ao significado teolgico dos nomes Jav e Jerusalm. Jav um termo hebraico que no possui uma explicao etiolgica. Quanto Jerusalm, o profeta se refere ao lugar onde a Arca de Jav foi instalada. A arca foi o nico smbolo religioso comum s tribos israelitas.

A segunda parte da palavra de Miquias constitui-se no ncleo de sua proclamao (v.2b-4). Ele comea citando a convocatria das naes (v.2b). Estas reconhecem que esto fartas de reis tiranos que fabricam suas prprias leis para sobreviverem-se. As naes no querem leis que oprimem, mas normas ticas. Para tanto, as naes apelam: Vinde... montanha de Jav... Ele nos ensinar os seus caminhos... (v.2c).

25/4/2011

Para Miquias, Jerusalm ser a sede do governo de Jav e a Tor ser o seu nico instrumento de disciplina na Sua administrao universal. A expresso, de Sio sair a instruo, torah, e de Jerusalm a palavra de Jav (v.2d), muito significativa, pois identifica a Tor com a palavra de Jav.

Aqui, corremos um risco ao traduzir o termo hebraico torah por lei. Segundo o Salmo 19, a torah de Jav restaura a vida, faz sbio o inexperiente, alegra o corao... (v.9-10). A partir da, passamos compreender melhor o projeto de Jav: Ele pretende recuperar, salvar, unir todos os povos que submetero ao seu governo justo e libertador.

Em decorrncia do conceito bblico de Tor, surge outra novidade no projeto de Jav: A forma de Jav julgar inusitada, entre os povos vizinhos de Israel. A palavra hebraica xapat significa julgar para corrigir e recuperar aquele que se encontra no erro. A condenao fica em segundo plano na inteno divina.

25/4/2011

O verso 3a mostra um paralelismo sugestivo: Ele julgar, xapat, entre muitos povos e Ele decidir, yakah, para as naes... . Para Miquias, os dois verbos julgar e decidir correspondem em significado. As decises de Jav, sobre as naes, visam a restaurao dos diferentes povos, e nunca o julgamento que condena.

O profeta continua descrevendo a ao de Jav. Nos versos 3b-4a, Miquias surpreende. Como parte da ao de julgar, Jav anuncia que vai eliminar a guerra. Todavia, esta no uma afirmao isolada: O salmista tambm disse: Ele acaba com as guerras... quebra os arcos, despedaa as lanas e atira os escudos no fogo (Sl 46,10).

Com a mesma convico do salmista e outros profetas (Is 2,2-4; 31,1-3; Os 1,7), Miquias afirma: Ele moer suas espadas para tornarem-se arados, e suas lanas em podadeiras... (Mq 4,3b). O profeta anuncia o fim da guerra. Assim, Jav decide e decreta o fechamento das escolas de guerra. O que vale, agora, a instruo da Tor.

25/4/2011

Como resultado dessa nova orientao, a paz passaria a acontecer no mundo: E cada homem se sentar debaixo de sua vinha... e no h quem o inquietar (Mq 4,4). A inteno deste pronunciamento mostrar que a guerra sempre causou estagnao da economia, desequilbrio no meio ambiente e toda sorte de prejuzo para a humanidade.

A expresso no h quem o inquietar (Mq 4,4) sugestiva. O verbo hebraico harad carrega o sentido de sentir pnico. Por isso, a eliminao da guerra um fato to esperado e to auspicioso que o profeta Isaas tambm proclama para a sua comunidade, em Jerusalm (Is 2,2-4). Miquias e Isaas vivenciaram o estado de guerra.

25/4/2011

Para os dois profetas, este ser um sonho para todos e todas, mas Deus transformar esse sonho em realidade. O profeta no fala que esse sonho acontecer debaixo de qualquer rvore. Ele anuncia que tudo acontecer sombra dos galhos da figueira e dos ramos da vinha. So duas das mais importantes fontes produtoras de alimento. Uma paz completa: com alimento abundante e vida feliz, tranquila.

Os ouvintes do profeta, certamente, duvidaram. Percebendo isso, Miquias acrescenta: A boca de Jav dos Exrcitos falou! (v.4c). A legitimidade da promessa de paz no vem de Miquias, como pessoa, mas da palavra de Jav. A Bblia ensina que a palavra de Jav no vazia. Quando Ele fala, Ele cria o mundo.

Atividade
Qual seria a inteno de Deus: Reunindo todas as naes para ensinlas, e no destru-las? Observar que Deus no vai agir com fora fsica, mas com a Sua palavra. Isso sugestivo para a situao que vivemos no mundo de hoje? Discuta estes pontos.

10

25/4/2011

Como se v, a exegese no repete o que est dito no texto bblico. preciso ir alm da mera letra. A frase, A boca de Jav dos Exrcitos falou! (v.4c), antecedida pela interjeio ki, ateno!, que indica urgncia. Alm disso, necessrio aprofundar o significado da fala de Deus e a expresso Jav dos Exrcitos.

Recordemos o verso 5: Ateno! Todos os povos caminham cada qual em nome do seu eloim. E ns caminhamos em nome de Jav... O verbo hebraico halak, caminhar, tem o sentido de ir e obedecer Palavra de Deus. Miquias no quer a obedincia s formalidades ou doutrinas. Ele conclama o povo ao compromisso com Deus.

Para aprofundar o sentido de halak, caminhar, preciso recorrer as orientaes de Deus a Josu, ao entrar em Cana. A entrada do povo deveria ser processada em obedincia aos ensinos, a Tor. Nenhum passo deveria ser dado sem a orientao da instruo divina: Tu no desvies dela direita, esquerda para que tu tenhas sucesso em tudo que andares (Js 1,7).

11

25/4/2011

H, todavia, outro detalhe muito significativo no texto. Todos os povos caminham cada qual em nome do seu eloim e caminhamos em nome de Jav (v.5). As duas frases so paralelas. O sujeito da primeira : Os povos; O sujeito da segunda frase o pronome ns, isto , Miquias e o povo de Jud.

Seguindo este raciocnio, observamos que o verbo caminhar, nas duas frases, no pede um destino, mas ele complementado pelas expresses em nome do seu eloim e em nome de Jav, seu Eloim, isto , seu Deus. As naes podem seguir os seus deuses, mas Israel tem o compromisso de andar com Jav. A nfase est na tica.

Para Miquias, Jav, o seu Deus, exigente para com a tica, por princpios que disciplinam e ordenam a vida comunitria, bem como a nossa relao com o mundo criado. Miquias sabia que a guerra gerida por interesses financeiros. No h nela a inteno de criar o bem estar, nem comunitrio, nem mundial.

12

25/4/2011

A ltima constatao, do verso 5, que Miquias no se mostra intolerante para com os deuses dos povos vizinhos. Para o profeta, a escolha de um deus uma questo de princpio tico. Para ele, caminhar com Jav a melhor alternativa, pois Jav ensina, instrui, julga buscando recuperar o faltoso. Jav converte os instrumentos de guerra em utenslios que produzem alimentos, enfim, Ele promove paz para os trabalhadores.

O fato de fecharmos a nossa tarefa exegtica no significa que tiramos tudo o que o texto de Miquias quer dizer. O texto bblico tem muito mais a nos dizer. Nunca esgotamos a sua sabedoria. Por esta razo que a comunidade contempornea de Miquias guardou e transmitiu as suas pregaes como inspiradas por Deus.

Elas reconhecem que esto fartas de reis tiranos que fabricam suas prprias leis para sobreviverem-se. As naes no querem leis que oprimem, mas normas ticas. Para tanto, as naes apelam: Vinde... montanha de Jav... Ele nos ensinar os seus caminhos... (v.2c).

13

25/4/2011

Boa Aula
Prof: Trcio Machado Siqueira
Referncia de imagens: Imagem 1 Disponvel em: <www.metodista.br>. Acesso em: 12 jun 2007. Imagem 2 Disponvel em: <www.metodista.br>. Acesso em: 12 jun 2007. Todas as demais imagens so originrias de banco de imagens.

14

You might also like