You are on page 1of 15

Animao de idosos

Carla sabina.

Introduo:
Com a progressiva diminuio das suas capacidades fsicas o idoso vai alterando os seus hbitos e rotinas dirias, substituindo-as por actividades que lhe exijam um menor grau de actividade. Esta diminuio da actividade, ou mesmo inactividade, pode acarretar varias consequncias, como reduo da capacidade de concentrao e reaco, diminuio da auto-estima, apatia, desmotivao, solido e isolamento social. Definimos a animao de idosos como a maneira de actuar em todos os campos do desenvolvimento da qualidade de vida dos mais velhos, sendo um estmulo permanente da vida metal, fsica e afectiva da pessoa.

A importncia da animao nas actividades com idosos


A animao uma actividade interdisciplinar e intergeracional que actua em diversas reas e que influencia a vida do individuo. A animao sinonimo de vida, de movimento, de actividade. Animar-se ou distrair-se a necessidade fundamental de todas as pessoas, e aquele ou aquela que se diverte com uma ocupao agradvel com o fim de se distrair fsica e psicologicamente satisfaz esta necessidade. Tambm as pessoas mais velhas tm necessidades, na medida das suas capacidades, de ter actividades recreativas. A animao uma actividade interdisciplinar e intergeracional que actua em diversas reas e que influencia a vida das pessoas. O desempenho de actividades de animao pode especificar-se por quatro modalidades: Cultural, educativa, econmica e social. As actividades que a animao pode desenvolver so igualmente quatro:

Difuso cultural (incentivar o gosto pelas formas culturais, cientificas e do conhecimento) Actividades artsticas no profissionais (desenvolver os talentos e as capacidades artsticas e criativas das pessoas atravs da sua pratica) Actividades ldicas (a animao por divertimento, lazer, desporto e convvio) Actividades socias (promover a participao das pessoas nos movimentos cvicos, sociais, polticos e econmicos). Uma componente importante da animao, no seu sentidos mais ldicos e puro, o jogo. Jogar, brincar, quando se adulto, enquadra-se tambm naqueles mitos e esteretipos que dizem que jogar, brincar coisa de criana. Grande erro, o desejo de brincar acompanha-nos toda a vida, mas os nossos diferentes papis sociais assumidos distraem-nos da prtica regular de brincar, o que no eliminou, no entanto, o nosso desejo de o fazer. O jogo, quer em criana, em adultos ou em idosos das melhores formas de transmitirmos uma mensagem e de nos divertirmos. Com o jogo conseguiremos: Canalizar a nossa criatividade; Libertar tenses e emoes; Orientar positivamente as angustias quotidianas; Reflectir; Aumentar o nmero de amizades e relaes; Divertir-nos; Aumentar o grau cultural e o compromisso colectivo; Ter predisposio para realizar outros afazeres. O jogo concebe-se como um sistema fictcio, com regras obrigatrias, porem aceitas livremente por todos. A sua pratica traz ao participante mltiplos sentimentos e experiencias diferentes das que esta acostumado no dia-a-dia, e com uma clara funo de utilidade.

Podemos defini-lo como uma unidade:

Livre, sem obrigaes nem coaces de tipo algum; Restrita, limitada no espao e no tempo; Incerta, dependendo tanto da sorte como das qualidades do Improdutiva, sem fins lucrativos; participante;

Espontnea. Obter integrao intergeraes quando se possibilitam oportunidades

Segundo a sua funo: criar.

Esttica: jogar significa, simultaneamente, inventar, por conseguinte,

Cultural: jogar permite satisfazer os ideais de expresso e de socializao. Social: jogar sentir o prazer em compartilhar uma actividade comum que conviria prolongar, alm do espao ldico. Psicolgica: o jogo permite esta instncia, combate ao aborrecimento, estabelece novos contactos no seio de uma equipe, incentiva o gosto pela aco e compensa a falta de actividade profissional. O homem, felizmente, nunca perde o desejo de brincar e esta manifestao acompanha-o em toda a sua vida. Acontece que a modernidade com que o seu conforto foi elaborado simplesmente faz com que esta qualidade se adapte as circunstancias que o mundo dos adultos vai impondo, e assim o percentual do tempo de brincar diminui, porem, felizmente, nunca desaparece. A animao incentiva-o a empreender certas actividades que contribuem para o seu desenvolvimento, dando-lhe o sentimento de pertencer a uma sociedade, em cuja evoluo podem continuar a contribuir. Contrariando a ideia que a maior parte dos idosos tem, de que j no servem para nada, que no interessam famlia, muito menos a sociedade. A animao de idosos, em especficos, define-se, de uma forma geral, na maneira de actuar em todos os campos do desenvolvimento da qualidade de vida dos mais velhos, um estmulo da vida metal, fsica e afectiva da pessoa idosa. A animao representa um conjunto de passos com vista a facilitar o acesso a uma vida mais activa e mais criadora, a melhoria nas relaes e comunicao com os outros, para uma melhor participao na vida da comunidade de que se faz parte, desenvolvendo a personalidade do individuo e a sua autonomia.

Refere-se que a animao entre pessoas idosas pode definir-se como toda a aco que oferece aos idosos as condies matrias e relacionais necessrias e favorveis par que se possam questionar sobre a pertinncia da sua vida. A animao em gerontologia acompanhar a pessoa idosa no seu dia-a-dia. Representa um projecto global de estabelecimento com uma interaco, uma reflexo e uma toma de conscincia de todo o pessoal, e passa pelo prprio idoso. Esta includa no dossier de cuidados. A importncia da animao social das pessoas mais velhas facilitar a sua insero na sociedade, a sua participao na vida social e, sobretudo, permitir-lhe desempenhar um papel, inclusive reactivar papis sociais. A animao de idosos como a maneira de actuar em todos os campos do desenvolvimento da qualidade da vida dos mais velhos, sendo um estmulo permanente da vida mental, fsica e afectiva da pessoa idosa. Tendo em conta os aspectos anteriormente referidos podemos alegar que uma boa animao deve dar resposta a diversos objectivos, visando nomeadamente: Promover a inovao e novas descobertas; Valorizar a formao ao longo da vida; Proporcionar uma vida mais harmoniosa, atractiva e dinmica com a participao e o envolvimento do idoso; Incrementar a ocupao adequada do tempo livre para evitar que o tempo seja passivo e despersonalizado. Rentabilizar os servios e recursos comunitrios para melhorar a qualidade de vida do idoso; Valorizar as capacidades, competncias, saberes e cultura do idoso aumentando a sua auto estima e a auto confiana.

Para compreender a importncia que a animao cultural tem para os idosos, h que primeiro tomar conscincia do que que motiva o ser humano. A motivao aquilo que leva as pessoas a fazer qualquer coisa sem esforo, dedicao, energia e prazer. A sua intensidade e natureza so diferentes em cada um de nos, de acordo com diversas influencias, em cada momento. Se forem dadas condies para que tenham um bom desempenho na execuo de uma determinada tarefa ou actividade e tiverem as competncias necessrias, o seu grau de eficcia depende apenas da sua motivao. Todo e qualquer comportamento humano tm uma motivao na sua base, ou seja, h uma tenso que leva as pessoas a comportarem-se de determinada maneira, deforma a satisfazer uma ou mais necessidades. O ser humano apresenta cinco nveis de necessidades-fisiolgicas, de segurana, de afecto, de estima e de autoconfiana. As necessidades fisiolgicas e de segurana so primrias, enquanto as restantes so secundarias. Existe dois princpios, que so o da dominncia e o da emergncia; quando uma necessidade satisfeita, imediatamente surge uma nova necessidade. Os cinco princpios da motivao so: prprias ideias. O ser humano motivado quando tem a possibilidade de realizar as suas O ser humano motivado sempre que o seu comportamento avaliado Para que o ser humano se motive de forma durvel, ele tem que ser Uma apreciao negativa do humano ou um comportamento que ele no pode ou no sabe como modificar faz com que ele perca a motivao. A maior fonte de motivao para o ser humano o conseguir atingir, com esforo, um objectivo que ele se fixou a si prprio. A grande maioria dos idoso no esta institucionalizada, e convm encontrar formas de promover a animao nos idosos que ainda esto activos ou que esto em casa por diversas razoes. A animao sempre uma das ltimas coisas da lista de prioridades das instituies, sejam publicas ou privadas. Estas dirigem os seus estimulado diversas vezes. por apreciaes (positivas ou negativas) merecidas.

recursos (humanos, materiais e financeiros) principalmente para a higiene, sade e alimentao idoso, e ento se sobrar tempo e alguns meios preocupam-se com a animao. A maioria das instituies limita-se a fazer alguns passeios, duas ou trs festas anuais e a comemorar os aniversrios dos idosos, se tanto. Para mim a animao de idosos comea quando respeitamos os mais elementares dos seus direitos, como sejam o direito a escolha, o direito a privacidade e a direito a participao activa nos pormenores da sua vida. A qualidade de vida do idoso depende destes factores assim como de um acompanhamento docente, cuidado e eficiente por parte dos cuidadores de geriatria. Acompanhamento este que s se consegue atravs de uma formao cuidada e regular por parte dos trabalhadores sociais. Sendo o grande objectivo com a animao de idosos a qualidade de vida, verifica-se que a qualidade de vida dos idosos depende dos seguintes factores: Possuir autonomia para executar as actividades do dia-a-dia Manter uma relao familiar Ter recursos econmicos suficientes Realizar actividades ldicas e recreativas constantemente Uma das melhores formas de aumentar a qualidade de vida dos idosos respeitando os seus direitos, tais como: Direito a privacidade e intimidade Direito a escolha do seu futuro Direito a satisfao das suas necessidades bsicas Direito a individualidade e confidencialidade Direito a entrar ou sair de uma instituio.

Tcnicas de animao
Antes de pensar por um plano de actividades de animao para idosos em prtica, h que realizar uma avaliao psicolgica, social e fsica no sentido de perceber quais as capacidades e motivaes reais de cada idoso em relao a cada uma das actividades propostas. Deve-se tambm dar oportunidade aos idosos para que eles prprios possam propor actividades que sejam do seu agrado, bem como permitir que eles participem nas actividades dirias. Ao estabelecer uma relao com um idoso, deveremos ter em conta a nossa comunicao no-verbal e tambm a dele. Pois s mantendo uma boa atitude corporal que poderemos obter bons resultados na sua adeso as actividades propostas. Assim teremos que ter em conta algumas regras: Manter uma certa distncia Falar pausadamente Referir o que estamos a fazer Repetir quantas vezes forem necessrias Ajudar e apoiar Valorizar qualquer tipo de esforo motor Manter a atitude de calma e passividade Ser paciente e compreensivo Devemos dividir os idosos em trs grupos, por mobilidade. O grupo A, constitudo por idosos autnomos. O grupo B, composto por idosos fisicamente dependentes e frgeis e o grupo C Constitudo por idosos muito dependentes. Como um dos princpios da animao de idosos uma animao personalizada, cada um destes grupos precisa de um mtodo prprio da aco. Na minha opinio, as regras gerais na animao de idosos so: Perguntar-lhes o que gostam e querem fazer. demasiado. No desistir de trabalhar com eles mas ao mesmo tempo no insistir

Ser paciente e alegre. Muitos dos jogos para crianas e jovens podem ser adaptados aos idosos. Podemos dividir a animao em sete partes: 1. Animao fsica ou motora 2. Animao cognitiva 3. Animao atravs da expresso plstica 4. Animao atravs da comunicao 5. Animao associada ao desenvolvimento pessoal e social 6. Animao comunitria 7. Animao ldica

Animao fsica ou motora aquela em que pretendemos que o idoso faa algum tipo de movimento. A terceira idade no apenas o ultimo perodo evolutivo, decadente e regressivo, da vida do homem, mas antes uma outra fase de evoluo, com formas diferentes de viver e de existir, tanto no camo social como pessoal. O corpo o meio atravs do qual a conscincia se identifica e se manifesta. O nosso corpo um vnculo de sensaes. atravs dele que vamos adquirindo a sensibilidade, ou seja as noes de espao que no so visveis, (ex.: quando nos sentamos, sabemos onde esta a cadeira sem olhar). Com a idade estas capacidades vo-se perdendo, chegando ao ponto de se perder o prprio esquema corporal. E possvel ajudar o idoso a adquirir estas noes com o prprio esquema corporal. A massagem suave nos membros ou no tronco tambm so um bom suporte para a consciencializao das diferentes partes do corpo, pois as nossas mos so um estmulo tctil e sensitivo. A colocao de pequenos sacos de areia ou de agua quente, assim como pedir ao idoso que levante ate ao seu campo de viso, as diversas partes do corpo, servem

como elementos facilitadores para o reconhecimento e identificao do seu prprio corpo, em especial quando o idoso esta acamado. Devemos ajudar o idoso aumentar as suas capacidades de representao mental do corpo em movimento, mobilizando as extremidades (braos e pernas), perante o seu olhar e referenciando os seus nomes por Ex: Sr.,agora vou mexer no seu brao direito e vou eleva-lo, e assim por diante. Alguns dos problemas do idoso relacionado com o seu corpo: Dificuldade de adaptao, imagem corporal. Lentido motora, movimentos pouco harmoniosos e de pequenas amplitudes. Medo de quedas e consequentes fractura. Desinteresse pelo arranjo exterior e por vezes com a prpria higiene.

Exemplos de jogos
1jogo Material: placa quadrada com varias filas de pregos, elsticos de vrias core e grossuras diferentes. Objectivo: fortalecimento dos msculos das mos Modo de jogar: esticar os elsticos ao longo dos pregos de modo a fazer desenhos. 2 Jogo Material: garrafas de 1/2l, ou 1,5l, cheias de areia, pintadas, com um cordel atado no gargalo, por sua vez este cordel com um metro de fio esta atado a um pequeno pau. Objectivo: fortalecimento dos msculos dos braos Modo de jogar: puxar as garrafas, enrolando o cordel a um pau pequeno

3 Jogo Material: quadro com vrios quadrados (tabela de dupla entrada), com smbolos, formas ou cores, peas soltas com os mesmos elementos. Objectivo: estimular a memria e a concentrao Modo de jogar: fazer a correspondncia entre os vrios elementos.

Animao cognitiva
A animao de idosos e uma forma de actuar em todos os campos do desenvolvimento da qualidade de vida duma comunidade idosa. Representa um conjunto de passos com vista a facilitar o acesso a uma vida mais activa e mais criadora, a melhoria nas relaes e comunicao com outros, a que se faz parte, incentivando o desenvolvimento da personalidade do individuo e da sua autonomia. Algumas actividades realizveis: Domino-estimula o raciocnio, desenvolve ou mantem a capacidade intelectual e participativa. Palavras cruzadas-desenvolve a capacidade de memria e concentrao

Animao atravs da expresso plstica


Neste tipo de animao queremos que o idoso trabalhe a sua faceta artstica e atravs da modelagem (de barro, plasticina, pasta de papel ou outro material), bordados, pintura, desenho, colagem, etc., consiga exprimir algumas das suas emoes. A animao plstica simultaneamente motora e cognitiva tambm. A animao expressiva plstica visa proporcionar ao idoso a possibilidade de se exprimir atravs das artes plsticas e dos trabalhos manuais. Por requerer algum tipo de equipamento especifico, nem sempre dado a possibilidade aos idosos de poderem experimentar estas tcnicas, no entanto possvel realizar quase todas as

actividades recorrendo a materiais simples e acessveis.

Animao de comunicao
Neste tipo de animao queremos que os idosos comuniquem uns com os outros e essa comunicao pode ser feita traves da msica, pelo teatro, pela dana, pela poesia, fotografia etc. Na animao plstica os animados exprimem-se atravs de objectos, na animao expressiva de comunicao eles transmitem os seus sentimentos e emoes atravs da voz, do comportamento, da postura e do movimento

Animao de desenvolvimento pessoal


Aqui desenvolve-se o eu do idoso, as suas experiencias de vida, as suas emoes e sentimentos. Esta animao tem por objectivo desenvolver as competncias pessoais e sociais da pessoa e, principalmente, da pessoa como elemento de um grupo. Com esta animao estimula-se o autoconhecimento, a interaco entre a pessoa e o grupo e a dinmica de grupo. Inclumos nesta animao toda a componente de religio, espiritualidade e meditao.

Animao ldica
A animao ldica, como o seu nome indica, a animao que tem por objectivo divertir as pessoas e o grupo, ocupar o tempo, promover o convvio e divulgar os conhecimentos, artes e saberes. E vocacionada principalmente para a essncia da animao: o lazer; o entretenimento e a brincadeira. Inclui-se o turismo snior, os jogos, as idas aos museus, teatros, cinemas as festas, a gastronomia, ver televiso, consultar internet, etc.

Animao comunitria
A animao comunitria aquela em que o idoso participa activamente no seio da comunidade como elemento valido, activo e til. Esta animao destina-se essencialmente a idosos autnomos que ainda querem e podem ter uma voz activa

na comunidade onde vivem. Nesta rea o voluntariado assume um papel principal, visto que a grande maioria das actividades executadas pelos idosos na comunidade embutida de um espirito voluntario.

Planificao de animao
Dia- 05 de Novembro de 2012 Local- No domicilio Hora- 15h as 15:30 rea de Interveno Animao para idosos.

Populao Objectivos gerais e Especficos Recursos Humanos

Idosos independentes Estimular o raciocnio, desenvolver e manter a capacidade intelectual e participativa e organizativa Convvio Carla sabina (eu), o doente (Sr. Manuel dos santos),e a esposa (d. vitoria)

Material

Um baralho de cartas

Metodologias

Jogar vrios tipos de jogos de cartas como o (peixinho, sueca,etc.).

Concluso
Na animao num aspecto geral, fala-se muito em grupo. Na animao de idosos, claro que se da importncia ao grupo e se trabalha em grupo, mas no de menor importncia o idoso em si, enquanto pessoa individual. Tambm acontece, e no poucas vezes, a necessidade de trabalhar individualmente com cada idoso como acontece no apoio domicilirio. Depende muito de situao para situao. Logo, cabe ao animador e ao auxiliar de geriatria identificar o melhor mtodo de trabalho, tendo em conta o individua com quem se esta a trabalhar. Se por exemplo existir um nico idoso numa instituio que goste de ler, h que lhe proporcionar e apoiar nessa actividade. No por ser apenas uma pessoa de que goste, que no se vai proporcionar a leitura. Considero que seja muito difcil trabalhar com idosos mas muito mais compensador. Claro que no falo de aspectos monetrios, mas sim no aspecto de aprendizagem e cultura. Os idosos, ao contrrio daquilo que a maioria pensa, so uma grande fonte de sabedoria. Sabedoria esta adquirida palas suas vivencias e trabalho ao longo das suas vidas. A animao de idosos, esta deve estar includa prestados a 3 idade. A animao de idosos deve estar em p de igualdade com a alimentao, cuidados de sade, vesturio, conforto. E daqui a alguns anos teremos uma nova gerao de idosos. Menos depressivos, menos solitrios, menos dependentes de medicao e claro com uma velhice mais bem-disposta e activa.

You might also like