You are on page 1of 12

Cobertura de superfcies com massa polister ou plstica MASSAS E REVESTIMENTOS

Massas e revestimentos so produtos utilizados na reparao de pequenas imperfeies na superfcie dos veculos. Nos veculos, os produtos mais utilizados para os revestimentos so as seguintes: massa rpida; massa anti-rudo; massa de vedao; massa de calafetao (filete); massa polister; selantes poliuretanos monocomponentes. Veja no quadro a seguir a forma de aplicao e as situaes de uso de cada um desses produtos.
TIPO DE PRODUTO FORMAS DE APLICAO INDICAES DE USO

Massa rpida - produto de tecnologia tradicional, composto de resinas alqudicas, nitrocelulose, cargas minerais, pigmentos, solventes orgnicos, aromticos e aditivos.

Correo de pequenas imperfeies de superfcies. Aplicador manual (celulide)


Cuidados:

Para evitar bolhas e desplacamentos, aplicar somente sobre o primer. Para obter melhor secagem, usar sempre a massa em camadas finas. Proteo das partes inferiores de veculos (chassis e pra-lama), contra a ao da chuva, maresia e batida de pedra. Calafetao de carrocerias, assoalhos, juntas e fendas de automveis, evitando a penetrao de gua e poeira. Calafetador de junes de chapas de carrocerias contra a penetrao de gua e poeira. Vedao de pequenos orifcios e passagem de fiao de carrocerias. Correo de pequenos defeitos de superfcies, pois tem alto poder de enchimento. Colagem de metais, chapas, portas caps, containeres. Calafetao de rachaduras e trincas. Absoro de vibraes e choques.

Massa anti-rudo - massa de base asfltica. Massa de vedao - massa base de borracha e resinas sintticas dispersas em solventes. Massa de calafetao ou filete massa de borracha e resinas dispersas em leos.

Pistola para emborrachamento, pincel e esptula.

Pincel ou esptula

Manual

Massa polister - produto obtido de alta tecnologia, de fcil lixamento, boa flexibilidade e aderncia. Selantes poliuretanos monocomponentes - produto base de isocianato modificado, cargas minerais, aditivos reolgicos e plastificantes.

Dispensador para massa polister ou manual com celulide

Aplicador de selante manual ou pneumtico.

Fonte: SITIVESP. Manual de pintura automotiva. So Paulo, 2002

Cobertura plstica (massa polister) constitudo por massa de resina polister, cargas minerais, pigmentos e aditivos. Indicada para corrigir pequenos defeitos em superfcie metlicas. A massa de polister de fcil aplicao e lixamento, bom enchimento e viscosidade, pouca porosidade, aspecto homogneo, alto poder de aderncia, secagem rpida e alta flexibilidade.

Para a aplicao da massa de polister deve-se preparar a superfcie da seguinte forma: Lixar a superfcie com lixa de (gro n 40 ou n 80) at que fique nua, eliminando-se completamente todos os vestgios de tinta (lixadeira rotoorbital). Caso a superfcie esteja oleosa ou com poeira, deve-se utilizar um desengraxante. Retirar a quantidade desejada. Misturar o catalisador na seguinte proporo: para cada 100g de massa, adicionar de 1 a 3g do catalisador pastoso, dependendo da temperatura ambiente e da extenso a ser corrigida. Mistur-lo bem a fim de obter uma massa homognea. O tempo gasto desde a mistura do catalisador at o produto estar aplicado no deve ultrapassar de 2 a 3 minutos. Aplicar a massa em camadas finas e cruzadas at que o defeito seja preenchido. O ideal aplicar uma demo para enchimento e se necessrio uma segunda demo para acabamento final. A espessura recomendada para a camada de massa no dever ultrapassar 300 mcron (0,3 mm). Aps a secagem total, efetuar o lixamento na diagonal e cruzado com lixa de gro (50, 80 e 150) no processo manual.

Conhecendo as Massas
So produtos para pintura fabricados com talco especial, secantes slidos e lquidos, acetatos e resinas minerais ou artificiais. A finalidade das massas permitir eliminar as irregularidades das superfcies a pintar.

Massa base de nitrocelulose


a massa chamada rpida ou massa de repasse.

Caractersticas
Contm, na sua composio, acetatos altamente volteis que lhe conferem a caracterstica de secagem rpida.

Emprego
Aplica-se sobre o primer da mesma base, para corrigir pequenas irregularidades, no mximo em quatro demos bem-pressionadas, e no repasse (aps a primeira demo de tinta de acabamento), em duas demos apenas. No indicada como base ou enchimento de grandes irregularidades, pois tende a apresentar rachaduras, rebaixamentos e bolhas que prejudicam a pintura.

Condies de uso
Esta massa vem pronta para a aplicao. Quando se apresenta endurecida pelo tempo de armazenamento ou pela evaporao do solvente, adicionar pequenas quantidades de surfacer da mesma base puro, e no os diluentes ou o primer. O tempo de secagem, dependendo da marca e condies atmosfricas, varia de 10 a 15 minutos entre cada demo e de duas a trs horas para a secagem final ao ar livre.

Conservao
O recipiente no deve ser mantido aberto, para evitar a evaporao dos componentes volteis e o conseqente endurecimento, devendo, por isso, ser bem fechado para armazenamento.

Acondicionamento
Apresenta-se em embalagens de um quarto de galo, nas cores branca e cinza.

Massa base de resinas sintticas


Este tipo de massa, denominada sinttica, tambm conhecido como massa de enchimento ou massa de base. Compe-se de resinas sintticas oleosas e talco especial, formando massa espessa e macia, de secagem mais lenta que a de nitrocelulose.

Emprego
adequada para eliminar grandes irregularidades das superfcies. Pode ser aplicada em cinco ou seis demos, bem-pressionadas, com espaos de 20 a 30 minutos. A secagem final leva de seis a oito horas ao ar livre. Aplica-se sobre superfcies preparadas com primer da mesma base ou sobre as tintas de acabamento devidamente lixadas.

Condies de uso
Para ser usada, a massa sinttica deve ser previamente mexida, misturando bem seus componentes. Quando se apresenta endurecida devido ao prolongado tempo de armazenamento ou a evaporao dos solventes, adicionar pequenas quantidades de surfacer sinttico puro, e no o diluente (redutor) ou primer.

Conservao
O recipiente no deve ser mantido aberto, para evitar a evaporao dos componentes volteis e o conseqente endurecimento, devendo ser completado com gua e vedado para armazenamento.

Acondicionamento
Apresenta-se nas embalagens de 3,785 litros, 0,947 litro e 0,473 litro, nas cores branca, cinza-claro e cinza-escuro. Tem o cheiro caracterstico do leo de linhaa, o que permite distingui-la de outras massas.

Massa plstica
a massa elaborada com resinas polister, usada para encher as superfcies que no sejam obrigatoriamente desamassadas (lanternadas) e apresentem grande dificuldade de reparo.

Emprego
Substitui com vantagem o enchimento com estanho, que, alm de mais caro, exige a aplicao com calor, o que prejudica a pintura adjacente e, posteriormente, a pintura no local de sua aplicao devido ao corrosiva dos desoxidantes empregados. Esta massa, quando submetida ao do catalisador e exposta ao ar, transforma-se num corpo slido e insolvel.

Condies de uso
Para a sua aplicao deve-se calcular a quantidade necessria e adicionar a ela o catalisador na proporo de trinta gotas (em dias quentes, vinte gotas) para cada 100g de massa. A ao do catalisador inicia-se no momento de sua adio e, aps 15 minutos, a massa comea a endurecer, razo pela qual deve-se prepar-la em pequenas quantidades a ser consumidas nesse perodo. O tempo de endurecimento total de uma a duas horas, permitindo o aplainamento com lima ou lixa.

Conservao
No guardar restos de massa com catalisador, nem introduzir a esptula com ela no recipiente da massa pura.

Acondicionamento
Apresenta-se nas embalagens de 0,947 litro, trazendo uma bisnaga do catalisador com a quantidade necessria. Deve ser guardada em lugar fresco (menos de 25C) e escuro, para preservar o catalisador.

Caractersticas
Dependendo do fabricante, apresenta-se nas cores cinza-escura, rosa e verde, cujas tonalidades, aps a ao do catalisador, tornam-se mais fortes, com exceo do cinza, que fica mais claro.

Tomar cuidado ao manusear o catalisador, evitando seu contato com a boca e os olhos.

Emassando Procedimentos Bsicos


Consiste em aplicar a massa com uma esptula, espalhando-a com presso sobre uma superfcie previamente preparada. Esta operao necessria para eliminar as irregularidades da superfcie a ser pintada, ocorrendo, tambm, como repasse no desenvolvimento da pintura.

PROCESSO DE EXECUO 1o passo: Homogeneizar a massa


a. Abrir a lata com abridor apropriado, suspendendo a tampa sucessivamente em vrios pontos. b. Mexer bem a massa, at ficar homognea.

Usar um mexedor resistente, de preferncia de alumnio. A massa rpida no deve ser mexida, pois j vem homognea.

2o passo: Preparar as esptulas


a. Colocar uma lima mura paralela sobre uma superfcie de madeira. b. Retificar o fio da esptula a ser usada, para aplicar a massa, friccionando-a sobre a lima, conforme mostra a fig. 1.

Fig. 1

c. Chanfrar, arredondando o fio da esptula somente em um lado (fig. 2).

Fig. 2

d. Fazer o polimento do chanfrado, friccionando a lmina numa lixa de gua sobre uma superfcie plana. e. Desoxidar as duas esptulas. f. Desengordurar as duas esptulas.

Cuidado para no se ferir com o chanfrado.

Caso I aplicando massa sinttica rpida


PROCESSO DE EXECUO 1o passo: Colocar a massa na esptula
a. Retirar uma poro de massa com a esptula de cabo. b. Remover a massa de uma das faces, passando-a para outra face, usando a segunda esptula. c. Repetir o subpasso b, pressionando a massa contra a lmina da primeira esptula, at sentir que est mais consistente e sem cair.

Introduzir a esptula na massa somente a metade da lmina. Movimentar a esptula em semicrculo e no deixar acumular massa na beirada do recipiente.

2o passo: Aplicar a primeira demo


a. Retirar um pouco de massa de uma das esptulas, com a que vai usar no emassamento. b. Espalhar e alisar a massa na superfcie em movimentos sucessivos, de modo que cada passada se superponha metade da anterior.

A superfcie deve estar limpa e isenta de gordura, umidade e calor. Os movimentos devem ser efetuados conforme mostra a fig. 3. A esptula deve ser usada sempre com a parte chanfrada para dentro e formar um ngulo de 45, ao espalhar a massa, e quase na vertical ao alis-la, sempre pressionada. No deixar a massa endurecer na esptula, renovando-a constantemente. As passadas com massa rpida devem ser feitas com movimentos acelerados.

45 o

massa

Figs. 3 e 4

c. Repetir os subpassos a e b, at cobrir toda a superfcie.

3o passo: Aplicar as outras demos, repetindo o segundo passo

Se a superfcie for plana, aplicar as demos de preferncia cruzadas, para melhor eliminar as irregularidades. Observar o intervalo de tempo entre cada aplicao (15 a 30 minutos para a massa sinttica e de 5 a 10 minutos para a massa rpida). A massa rpida s deve ser aplicada, no mximo, em quatro demos. A massa sinttica poder ser aplicada em mais de quatro demos, se a superfcie for muito irregular.

Caso II aplicando massa plstica


PROCESSO DE EXECUO 1. passo: Preparar a massa
a. Retirar uma poro de massa do recipiente com uma esptula de ao que tenha cabo e esteja completamente limpa. b. Colocar a poro de massa sobre uma superfcie completamente limpa, plana e lisa. c. Fazer com a esptula uma cavidade no centro da poro de massa. d. Pingar na cavidade a quantidade de catalisador recomendada pelo fabricante. e. Misturar bem a massa com o catalisador, usando esptula.

Calcular aproximadamente a poro de massa de acordo com o tamanho da superfcie a ser emassada. No usar superfcies absorventes ou de plstico, e que enferrujem. No colocar a esptula usada na mistura dentro do recipiente da massa, pois esta far com que ela endurea.

2o passo: Aplicar a massa


a. Fazer a aplicao da massa em uma s demo imediatamente ao trmino da mistura, pois ela j estar em processo de secagem. A massa deve ser aplicada com leve presso, sem falhas, tanto mais lisa quanto possvel e em quantidade sempre mais alta que o nvel da superfcie. No colocar a sobra da massa dentro do recipiente dela, pois a ao do catalisador ir endurec-la. A superfcie no deve estar pintada, e sim limpa, desengordurada, com redutor de segunda bem como isenta de umidade e calor.

Aplicando a massa polister


Emassando com a massa polister
1o passo: preparar a massa. a) Retirar uma poro de massa do recipiente, usando uma esptula de ao com cabo completamente limpa. b) Colocar a poro de massa sobre superfcie completamente limpa, plana e lisa. c) Fazer com a esptula uma cavidade no centro da poro de massa. d) Pingar na cavidade a quantidade de catalisador recomendada pelo fabricante. e) Misturar bem a massa com o catalisador, usando a esptula.

Antes de retirar a massa do recipiente, calcular aproximadamente a poro que dever ser usada, levando em considerao o tamanho da superfcie a ser emassada. No colocar a poro de massa em superfcies absorvidas de plstico, ou que enferrujem. No colocar a esptula usada na mistura dentro do recipiente da massa, pois isso faz com que ela endurea.

2o passo: aplicar a massa. Fazer a aplicao da massa em uma s demo imediatamente ao trmino da mistura, pois ela j estar em processo de secagem.

A massa deve ser aplicada com leve presso, sem falhas, tanto mais lisa quanto possvel e em quantidade sempre mais alta que o nvel da superfcie. No colocar a sobra da massa dentro do recipiente dela, pois a ao do catalisador ir endurec-la. A superfcie no deve estar pintada, e sim limpa e desengordurada.

Aplainando as superfcies emassadas


operao manual que se executa com a lixa presa a um bloco de madeira ou de borracha dura. Consiste em friccion-la sobre uma superfcie emassada, desbastando-a, at torn-la plana.

Processo de execuo
1o passo: dividir a lixa de acordo com o tamanho do lixador. 2o passo: eliminar as rebarbas da massa, nas beiradas da pea, com uma esptula de ao com cabo, se necessrio. 3o passo: colocar a lixa no bloco e segur-la conforme mostra a fig. 40.

Fig. 40

4o passo: aplainar a massa lixando-a em movimentos de vaivm, pressionando sempre o lixador contra a superfcie, at aparecerem sinais dela.

Quando usar lixa de gua, manter o lixador e a superfcie sempre molhados. Utilizando a lixa de ferro, eliminar o acmulo de massa na lixa, batendo com o lixador na palma da mo. Em peas grandes, o aplainamento deve ser feito por reas aproximadamente de 1m2 . Nas superfcies planas, os movimentos devem ser realizados nas direes longitudinal ou transversal; nas curvas, na diagonal. O lixador deve ser movimentado sempre na direo dos lados dobrados da lixa.

5o passo: verificar o aplainamento. a) Limpar ou enxugar a superfcie com um espanador ou um pano. b) Verificar a planeza da superfcie visualmente ou com o to. Repassar com o lixador.

You might also like