You are on page 1of 13

Liber Liberi vel Lapidis Lazuli Adumbratio Kabbal gyptiorum

sub figur VII

Sendo a Emancipao Voluntria de um certo Adepto Isento do seu Adeptado. Estas so as Palavras de Nascimento de um Mestre do Templo.

AA Publicao em Classe A

Prlogo do Ainda No Nascido


1. Para dentro da minha solido vem 2. O som de uma flauta em bosques escuros que assombram as mais remotas colinas. 3. Mesmo a partir do bravo rio eles chegam s margens do deserto. 4. E eu contemplo Pan. 5. As neves so eternas acima, acima 6. E sua nvoa de perfume se eleva at as narinas das estrelas. 7. Mas o que tenho eu a ver com isso? 8. Para mim apenas a flauta distante, a permanente viso de Pan. 9. Em todos os lados Pan, aos olhos, aos ouvidos; 10.O perfume de Pan penetrando, o seu sabor preenchendo totalmente a minha boca, de modo que a lngua irrompe em uma fala estranha e monstruosa. 11.O seu abrao intenso em cada centro de dor e prazer. 12.O sexto sentido interior arde com o Seu ser mais ntimo, 13.Eu mesmo arremessado para baixo do precipcio do ser 14.Exatamente para o abismo, aniquilao. 15.Um fim para a solido, assim como para tudo. 16.Pan! Pan! Io Pan! Io Pan!

I
1. Meu Deus, como eu Te amo! 2. Com o veemente apetite de uma fera eu Te cao atravs do Universo. 3. Tu ests de p como se estivesse sobre um pinculo s margens de alguma cidade fortificada. Eu sou um pssaro branco, e me assento sobre Ti. 4. Tu s o Meu Amante: Eu Te vejo como uma ninfa com seus membros brancos esticados prximo da nascente. 5. Ela se deita sobre o musgo; no h mais ningum alm dela: 6. Tu no s Pan? 7. Eu sou Ele. No faleis, meu Deus! Que a obra seja realizada em silncio. 8. Que o meu grito de dor seja cristalizado em um pequeno gamo branco para que desaparea na floresta! 9. Tu s um centauro, meu Deus, das flores violeta que coroam a Ti at as patas do cavalo. 10.Tu s mais duro do que o ao temperado; no h diamante alm de Ti. 11.Eu no entreguei este corpo e esta alma? 12.Eu te cortejo com uma adaga atravessada na minha garganta. 13.Que o jorro de sangue sacie a Tua sede de sangue, meu Deus! 14.Tu s um coelhinho branco na toca da Noite. 15.Eu sou maior do que a raposa e a cova. 16.Dai-me Teus beijos, Senhor Deus! 17.O relmpago veio e lambeu o pequeno floco de l da ovelha. 18.H uma lngua e uma chama; eu vejo aquele tridente caminhando sobre o mar. 19.Uma fnix o tem para sua cabea; embaixo h dois forcados. Eles ferem o mpio. 20.Eu Te ferirei, Tu pequeno deus cinza, a menos que Tu te acauteles! 21.Do cinza para o ouro; do ouro para aquilo que est alm do ouro de Ophir. 22.Meu Deus! Mas eu Te amo! 23.Por que Tu sussurraste coisas to ambguas? Estavas Tu receoso, Aquele com patas de bode, Aquele com cornos, pilar do relmpago? 24.Do relmpago caem prolas; das prolas negras partculas de nada. 25.Eu estabeleci tudo em um, um em nada. 26.Flutuando no ter, meu Deus, meu Deus! 27. Tu grande sol coberto de glria, cortai estas plpebras! 28.A natureza se extinguir; ela me ocultou, fechando minhas plpebras com medo, ela me ocultou da Minha destruio, Tu olho aberto. 29. Aquele sempre em pranto! 30.No sis minha me, nem Osris meu ser; mas o incestuoso Hrus entregue a Tfon, possa eu assim o ser! 31.H o pensamento; e o pensamento perverso. 32.Pan! Pan! Io Pan! suficiente. 33.No te precipites na morte, minha alma! Pensai que a morte o leito no qual ests caindo! 34. como eu Te amo, meu Deus! Especialmente se h uma veemente luz paralela do infinito, vilmente difratada na bruma desta mente. 35.Eu Te amo. Eu Te amo. Eu Te amo. 36.Tu s uma coisa bela mais branca do que uma mulher na coluna desta vibrao. 37.Eu disparo verticalmente como uma flecha, e me torno aquilo Acima. 38.Mas isto morte, e a chama da pira. 39.Ascendei na chama da pira, minha alma! Teu Deus como o glido vazio do cu mais remoto, no qual tu radiaste tua pequena luz. 40.Quando Tu me conheceres, Deus vazio, minha chama expirar completamente na Tua

grande N. O. X. 41.O que Tu sers, meu Deus, quando eu tiver cessado de Te amar? 42.Um verme, um nada, um vilo covarde! 43.Mas ! Eu Te amo. 44.Eu joguei um milho de flores da cesta do Alm aos Teus ps, eu ungi a Ti e ao Teu Basto com leo e sangue e beijos. 45.Eu inflamei o Teu mrmore para a vida sim! Para a morte. 46.Eu fui atingido pelo odor da Tua boca, que jamais sorve o vinho, mas a vida. 47.Como o orvalho do Universo embranquece os lbios! 48.Ah! Gotejante fluxo das estrelas da me Celestial, v-se embora! 49.Eu Sou Aquela que dever vir, a Virgem de todos os homens. 50.Eu sou um garoto perante Ti, Tu Deus stiro. 51.Tu infligirs a punio do prazer Agora! Agora! Agora! 52.Io Pan! Io Pan! Eu Te amo. Eu Te amo. 53. meu Deus, me libere! 54.Agora! Est feito! Morte. 55.Eu gritei bem alto a palavra e ela foi um poderoso conjuro para compelir o Invisvel, um encantamento para desatar o atado; sim, para desatar o atado.

II
1. meu Deus! Usai-me Tu novamente, sempre. Para sempre! Para sempre! 2. Que aquilo que vem como fogo de Ti venha como gua de mim; portanto que o Teu Esprito se assente firmemente em mim, de modo que a minha mo direita solte o relmpago. 3. Viajando atravs do espao, eu vi a arremetida de duas galxias, colidindo uma com a outra e sangrando como touros sobre a terra. Eu fiquei com medo. 4. E assim elas pararam de lutar e se voltaram contra mim, e eu fui gravemente esmagado e rasgado. 5. Seria melhor se eu tivesse sido pisoteado pelo Mundo-Elefante. 6. meu Deus! Tu s a minha querida pequena tartaruga! 7. Ainda assim Tu sustentas o Mundo-Elefante. 8. Eu rastejo sob a Tua carapaa, como um amante na cama da sua bela; eu rastejo, e me sento em Teu corao, por mais apertado e aconchegante que seja. 9. Tu me abrigas, para que eu no oua o bramido daquele Mundo-Elefante. 10.Tu no vales um bolo na gora; ainda assim Tu no devers ser comprada ao preo do resgate de todo o Universo. 11.Tu s como uma bela escrava nbia repousando seu prpura nu contra os verdes pilares de mrmore que esto acima da banheira. 12.O vinho jorra de seus negros mamilos. 13.Eu bebi vinho por um instante quando estive na casa de Pertinax. O servial me tratou com cortesia, e me ofereceu corretamente o doce Chian. 14.Havia um garoto Drico, hbil em atos de fora, um atleta. A lua cheia desapareceu colericamente por trs das runas. Ah! Mas ns demos risadas. 15.Eu estava perniciosamente embriagado, meu Deus! E ainda assim Pertinax me levou ao casamento. 16.Eu tinha uma coroa de espinhos como todo o meu dote. 17.Tu s como um chifre de bode de Astor, Tu meu Deus, curvado e enganador e diabolicamente forte. 18.Mais frio do que todo o gelo de todas as geleiras da Montanha Nua foi o vinho que ele verteu para mim.

19.Um pas selvagem e uma lua minguante. Nuvens correndo por sobre o cu. Um crculo de pinheiros, e de altos seixos alm. E Tu ao centro! 20. todos vs sapos e gatos, alegrem-se! Vs coisas lodosas, venham c! 21.Dancem, dancem ao Senhor nosso Deus! 22.Ele ele! Ele ele! Ele ele! 23.Por que eu deveria prosseguir? 24.Por que? Por que? Vem a sbita tagarelice de um milho de diabinhos do inferno. 25.E a gargalhada continua. 26.Mas no adoece o Universo; mas no abala as estrelas. 27.Deus! Como eu Te amo! 28.Eu estou caminhando em um hospcio; todos os homens e mulheres ao meu redor esto loucos. 29. loucura! loucura! loucura! Desejvel s tu! 30.Mas eu Te amo, Deus! 31.Estes homens e mulheres rugem e uivam; eles espumam loucura. 32.Eu comeo a ficar receoso. E no tenho sada; Eu estou s. S. S. 33.Pensai, Deus, em como eu sou feliz no Teu amor. 34. Pan de mrmore! falso rosto malicioso! Eu amo os Teus beijos obscuros, sangrentos e ftidos! Pan de mrmore! Teus beijos so como a luz do sol sobre o Egeu azul; o sangue deles o sangue do por do sol sobre Atenas; o fedor deles como um jardim de Rosas da Macednia. 35.Eu sonhei com o por do sol e rosas e vinhos; Tu estavas l, meu Deus, Tu de fato te trajastes como uma cortes Ateniense, e eu Te amei. 36.Tu no s sonho, Tu to belo como estavas para adormecer e despertar! 37.Eu disperso o povo insano da terra; eu caminho sozinho com meus pequenos bonecos no jardim. 38.Eu sou o Gigante; aquela distante galxia nada mais do que o anel de fumaa do meu incenso. 39.Queimai Tu ervas estranhas, Deus! 40.Preparai-me um licor mgico, garotos, com os seus relances! 41.A prpria alma est embriagada. 42.Tu ests embriagado, meu Deus, pelos meus beijos. 43.O Universo titubeia; Tu olhaste em sua direo. 44.Duas vezes, e tudo est feito. 45.Vinde, meu Deus, e que nos abracemos! 46.Preguiosamente, avidamente, ardentemente, pacientemente; assim eu trabalharei. 47.Haver um Fim. 48. Deus! Deus! 49.Eu sou um louco por Te amar; Tu s cruel, Tu recusas a Ti mesmo. 50.Vinde a mim agora! Eu Te amo! Eu Te amo! 51. meu querido, meu querido Beija-me! Beija-me! Ah! Mais uma vez. 52.Sono, toma-me! Morte, toma-me! Esta vida muito cheia; ela magoa, ela destri, ela satisfaz. 53.Deixa-me voltar para o mundo; sim, de volta para o mundo.

III
1. Eu era o sacerdote de Ammon-Ra no templo de Ammon-Ra em Thebai. 2. Porm Bacchus veio cantando com suas tropas de garotas vestidas de parreiras, de garotas em mantos escuros; e Bacchus ao centro como um gamo! 3. Deus! Como me inflamei na minha fria e dispersei o coro!

4. Mas no meu templo ficou Bacchus como o sacerdote de Ammon-Ra. 5. Ento eu sa descontrolado com as garotas para a Abissnia; e l ns habitamos e nos regozijamos. 6. Excessivamente; sim, em boa realidade! 7. Eu comerei o fruto maduro e o no maduro para a glria de Bacchus. 8. Varandas de azevinho, e fileiras de nix e opala e sardnica conduzindo at o frio prtico verde de malaquita. 9. Dentro h uma concha de cristal, perfilada como uma ostra glria de Prapo! beatitude da Grande Deusa! 10.Dentro desta h uma prola. 11. Prola! Tu nasceste da majestade do terrvel Ammon-Ra. 12.Ento eu o sacerdote vi um brilho incessante no corao da prola. 13.To brilhante que ns no podamos olhar! Porm vide! Uma rosa vermelho-sangue sobre uma cruz de ouro brilhante! 14.Ento eu adorei o Deus. Bacchus! Tu s o amante do meu Deus! 15.Eu que era sacerdote de Ammon-Ra, que vi o Nilo fluir por muitas luas, por muitas, muitas luas, sou o jovem gamo da terra cinza. 16.Eu vou comear a minha dana nos seus encontros, e meus amores secretos sero doces entre vs. 17.Tu ters um amante entre os senhores da terra cinza. 18.Este ser trazido a ti, sem o que tudo em vo; a vida de um homem derramada pelo teu amor sobre os Meus Altares. 19.Amm. 20.Que seja breve, Deus, meu Deus! Eu sofro por Ti, eu vagueio muito solitrio entre a gente insana, na terra cinza de desolao. 21.Tu erguers a abominvel Coisa solitria de perversidade. prazer! Assentar aquela pedra angular! 22.Ela ficar ereta sobre a alta montanha; apenas o meu Deus comungar com ela. 23.Eu a construirei de um simples rubi; ela poder ser vista de muito longe. 24.Vinde! Irritemos os vasos da terra: eles destilaro estranho vinho. 25.Ele cresce sob minha mo: ele cobrir todo o firmamento. 26.Tu ests por trs de mim: Eu grito num louco prazer. 27.Ento disse Ithuriel o forte; que ns tambm adoremos esta maravilha invisvel! 28.Assim o fizeram, e os arcanjos choraram sobre o cu. 29.Estranho e mstico, como um sacerdote amarelo invocando poderosos vos de grandes pssaros cinza desde o Norte, assim permaneo e Te invoco! 30.Que eles no obscuream o sol com suas asas e sua algazarra! 31.Levai embora a forma e sua sucesso! 32.Eu estou esttico. 33.Tu s como uma guia marinha por entre o arrozal, eu sou o grande pelicano vermelho nas guas do por do sol. 34.Eu sou como um negro eunuco; e Tu s a cimitarra. Eu corto a cabea do luminoso, aquele que rompe o po e o sal. 35.Sim! Eu corto e o sangue faz parecer como se fosse um por do sol por sobre o lpis lzuli da Alcova do Rei. 36.Eu corto! O mundo inteiro se rompe em um poderoso vento, e uma voz grita alto numa lngua que os homens no conseguem falar. 37.Eu conheo aquele som terrvel do prazer primordial; sigamos nas asas da ventania diretamente para a casa santa de Hathor; ofereamos as cinco jias da vaca sobre o seu altar! 38.Novamente a voz no humana! 39.Eu lano o meu volume Titnico para dentro dos dentes da ventania, e eu corto e triunfo, e fao uma curva por sobre o mar.

40.H um estranho Deus plido, um deus de dor e perversidade mortal. 41.Minha prpria alma morde a si mesma, como um escorpio cercado pelo fogo. 42.Aquele Deus plido com o rosto desviado, aquele Deus de sutileza e gargalhada, aquele jovem Deus Drico, a ele eu servirei. 43.Pois o fim disto o tormento inexprimvel. 44.Melhor a solido do grande mar cinza! 45.Mas o povo da terra cinza adoeceu, meu Deus! 46.Deixe-me sufoc-los com as minhas rosas! 47. Tu delicioso Deus, sorriso sinistro! 48.Eu Te colho, meu Deus, como uma ameixa prpura sobre uma rvore ensolarada. Como Tu te dissolveste na minha boca, Tu acar consagrado das Estrelas! 49.O mundo todo cinza perante os meus olhos; ele como um velho odre de vinho desgastado. 50.Todo o vinho dele est nestes lbios. 51.Tu me geraste sobre uma Esttua de mrmore, meu Deus! 52.O corpo est gelado pelo frio de um milho de luas; ele est mais rgido do que o diamante da eternidade. Como eu seguirei para a luz? 53.Tu s Ele, Deus! meu querido! Minha criana! Meu brinquedo! Tu s como um grupo de donzelas, como uma multido de cisnes sobre o lago. 54.Eu sinto a essncia da suavidade. 55.Eu sou duro e forte e masculino; mas vinde Tu! Eu serei suave e frgil e feminino. 56.Tu me triturars na prensa de vinho do Teu amor. Meu sangue tingir Teus ps ardentes com litanias de Amor em Angstia. 57.Haver uma nova flor nos campos, uma nova vindima nos vinhedos. 58.As abelhas colhero um novo mel; os poetas cantaro uma nova cano. 59.Eu ganharei a Dor do Bode como meu prmio; e o Deus que se assenta sobre os ombros do Tempo dormir. 60.Ento tudo isso que est escrito ser realizado: sim, ser realizado.

IV
1. Eu sou como uma donzela se banhando numa piscina clara de gua fresca. 2. meu Deus! Eu Te vejo negro e desejvel, surgindo por entre a gua como uma fumaa dourada. 3. Tu s totalmente dourado, o cabelo e as sobrancelhas e o rosto brilhante; mesmo nas pontas dos dedos das mos e dos ps. Tu s um sonho rseo de ouro. 4. Minha alma salta profundamente para dentro dos Teus olhos que so dourados, como um arcanjo ameaando o sol. 5. Minha espada Te atravessa uma e outra vez; luas cristalinas saem do Teu belo corpo que est oculto por trs da curvatura dos Teus olhos. 6. Mais fundo, ainda mais fundo. Eu caio, exatamente como todo o Universo se precipita no abismo dos Anos. 7. Pois a Eternidade chama; o Mundo do alto chama; o mundo da Palavra est nos esperando. 8. Exauris a fala, Deus! Cravai as presas do co Eternidade nesta minha garganta! 9. Eu sou como um pssaro ferido se debatendo em crculos. 10.Quem sabe onde cairei? 11. Abenoado! Deus! meu devorador! 12.Deixa-me cair, me precipitar, me perder, longe, sozinho! 13.Deixa-me cair! 14.Nem h qualquer descanso, Amado, salvo no bero do real Bacchus, a coxa do Mais Sagrado. 15.Ali h descanso, sob o dossel da noite.

16.Urano repreendeu Eros; Marsyas repreendeu Olympas; eu repreendo o meu belo amante com sua cabeleira de raios de sol; eu no cantarei? 17.Meus encantamentos no traro ao meu redor a maravilhosa companhia dos deuses da floresta, seus corpos brilhando com o unguento da luz do luar e mel e mirra? 18.Venerveis sois vs, meus amantes; vamos avante para a cova mais escura! 19.L nos banquetearemos com mandrgora e alho mgico! 20.L O Amvel nos conceder o Seu santo banquete. Nos bolos tostados de milho provaremos o alimento do mundo, e nos fortaleceremos. 21.No avermelhado e terrvel clice de morte ns beberemos o sangue do mundo, e nos embriagaremos! 22.! A cano para Iao, a cano para Iao! 23.Vinde, deixa-nos cantar para ti, Iacchus invisvel, Iacchus triufante, Iacchus inefvel! 24.Iacchus, Iacchus, Iacchus, estejas prximo de ns! 25.Ento o semblante de todo o tempo escureceu, e a luz verdadeira brilhou. 26.Tambm havia um certo grito em uma lngua desconhecida, cuja estridncia perturbou as guas tranquilas da minha alma, de modo que a minha mente e o meu corpo foram curados de sua doena, auto conhecimento. 27.Sim, um anjo perturbou as guas. 28.Este era o grito Dele: IIIOOShBTh-IO-IIIIAMAMThIBI-II. 29.Nem tampouco eu cantei isto mil vezes por noite durante mil noites antes que Tu viesses, meu Deus flamejante, e me perfurasse com a Tua lana. Teu manto escarlate revelou os cus totalmente, de modo que os Deuses disseram: Tudo est queimando: isto o fim. 30.Tambm Tu colocastes Teus lbios na ferida e sugastes um milho de ovos. E Tua me sentou-se sobre eles, e eis! Estrelas e estrelas e Coisas derradeiras das quais as estrelas so os tomos. 31.Ento eu Te percebi, meu Deus, sentado como um gato branco sobre a trelia do caramancho; e o zumbido dos mundos rodopiantes era nada mais que Teu prazer. 32. gato branco, as centelhas saltam do Teu pelo! Tu crepitastes ao partir os mundos. 33.Eu vi mais de Ti no gato branco do que vi na Viso dos ons. 34.Na barca de Ra eu viajei, mas eu jamais descobri sobre o Universo visvel qualquer ser como Ti! 35.Tu eras como um cavalo branco alado, e eu Te cavalguei atravs da eternidade contra o Senhor dos Deuses. 36.Assim ainda cavalgamos! 37.Tu eras como um floco de neve caindo sobre as florestas cobertas de pinheiros. 38.Em um momento Tu estavas perdido em um deserto do igual e do diferente. 39.Mas eu contemplei o belo Deus por trs da nevasca e Tu eras Ele! 40.Tambm em li em um grande livro. 41.Sobre pele antiga estava escrito em letras douradas: Verbum fit Verbum. 42.Tambm Vitriol e o nome do hierofante V.V.V.V.V. 43.Tudo isso girava em fogo, em fogo de estrela, raro e distante e completamente solitrio exatamente como Tu e eu, alma desolada meu Deus! 44.Sim, e a escrita

Est bem. Esta a voz que sacudiu a terra.

45.Oito vezes ele gritou alto, e por oito e por oito eu contarei os Teus favores, Tu Onze vezes Deus 418! 46.Sim, e por muito mais; pelo dez nas vinte e duas direes; exatamente como a perpendicular da Pirmide assim sero os Teus favores. 47.Se eu os numero, eles so Um. 48.Excelente Teu amor, Senhor! Tu s revelado pela escurido, e aquele que tateia no horror dos bosques Te agarrar por acaso, exatamente como uma serpente que ataca um pequeno passarinho que canta. 49.Eu Te agarrei, meu afvel tordo; eu sou como um falco de me-esmeralda; eu Te agarro por instinto, embora meus olhos se enganem pela Tua glria. 50.Ainda assim eles esto para alm da tolice das pessoas. Eu as vejo na areia amarela, e vestidas em prpura Tiriana. 51.Eles arrastam o seu Deus brilhante para a terra em redes; eles fazem uma fogueira para o Senhor do Fogo, e gritam palavras profanas, at mesmo a terrvel maldio Amri maratza, maratza, atman deona lastadza maratza maritzamarn! 52.Ento eles cozinham o deus brilhante, e o engolem inteiro. 53.Essas so pessoas perversas, belo garoto! Passemos para o Outro Mundo. 54.Transformemo-nos numa isca agradvel, numa forma sedutora! 55.Eu serei como uma esplndida mulher nua com seios de marfim e mamilos dourados; todo o meu corpo ser como o leite das estrelas. Eu serei lustroso e grego, uma cortes de Delos, da Ilha instvel. 56.Tu sers como um pequeno verme vermelho em um anzol. 57.Mas tu e eu pegaremos o nosso peixe de modo semelhante. 58.Ento tu sers um peixe brilhante com as costas douradas e o ventre prateado: eu serei como um homem belo violento, mais forte do que dois touros premiados, um homem do Oeste carregando um grande saco de joias preciosas sobre um basto que maior do que o eixo de tudo. 59.E o peixe ser sacrificado a Ti e o homem forte crucificado para Mim, e Tu e eu beijaremos, para reparar o erro do Incio; sim, para reparar o erro do Incio.

V
1. meu belo Deus! Eu nado em Teu corao como uma truta na torrente da montanha. 2. Eu salto de lagoa em lagoa no meu prazer; eu sou gracioso em marrom e dourado e prateado. 3. Porque, eu sou mais atraente do que as rvores castanho-avermelhadas na primeira nevasca de outono. 4. E a caverna de cristal do meu pensamento mais fascinante do que eu. 5. Apenas um anzol de pesca pode me puxar para fora; ele uma mulher se ajoelhando na margem do crrego. ela quem derrama o orvalho brilhante sobre si mesma, e na areia de modo que o rio jorre. 6. H um pssaro em uma murta mais alm; apenas a cano daquele pssaro pode me retirar da lagoa do Teu corao, meu Deus! 7. Quem este garoto Napolitano que gargalha na sua alegria? Sua amante a poderosa cratera da Montanha de Fogo. Eu vi os seus membros carbonizados apoiados para baixo das encostas numa lngua furtiva de pedra lquida. 8. E ! O piar da cigarra! 9. Eu me lembro dos dias quando eu era cacique no Mxico. 10. meu Deus, eras Tu ento como agora o meu belo amante? 11.Era a minha juventude ento como agora o Teu brinquedo, Teu prazer? 12.De fato, eu me lembro daqueles dias de ferro. 13.Eu me lembro como ns ensopvamos aqueles lagos amargos com a nossa torrente de ouro; como ns enterramos a preciosa imagem na cratera de Citlaltepetl.

14.Como a boa chama nos suspendeu diretamente sobre as terras baixas, nos conduzindo para dentro da floresta impenetrvel. 15.Sim, Tu eras um estranho pssaro escarlate com um bico de outro. Eu era o Teu companheiro nas florestas da terra baixa; e ainda assim ns ouvamos de longe o canto estridente dos sacerdotes mutilados e o clamor insano do Sacrifcio das Virgens. 16.Havia um estranho Deus alado que nos contou sobre a sua sabedoria. 17.Ns conseguimos ser gros estrelados de p de ouro nas areias de um rio vagaroso. 18.Sim, e aquele rio era o rio do espao e tambm do tempo. 19.Da ns partimos; uma vez para o menor, uma vez para o maior, at agora, doce Deus, ns somos ns mesmos, o mesmo. 20. meu Deus, Tu como um pequeno bode branco com raios nos seus chifres! 21.Eu Te amo, eu Te amo. 22.Cada respirao, cada palavra, cada pensamento, cada feito um ato de amor Contigo. 23.A batida do meu corao o pndulo do amor. 24.As minhas canes so os suaves suspiros: 25.Os meus pensamentos so um verdadeiro arrebatamento: 26.E os meus feitos so as mirades dos Teus filhos, as estrelas e os tomos. 27.Que nada haja! 28.Que todas as coisas se derramem neste oceano de amor! 29.Seja esta devoo um potente encantamento para exorcizar os demnios dos Cinco! 30.Ah Deus, tudo se foi! Tu consumastes o Teu xtase. Faltli! Faltli! 31.H uma solenidade do silncio. No existe mais voz em absoluto. 32.Ento isto estar no fim. Ns que ramos p jamais desapareceremos no p. 33.Ento assim ser. 34.Ento, meu Deus, o sopro do Jardim das Especiarias. Todas estas tem um sabor de averso. 35.O cone cortado com um raio infinito; a curva da vida hiperblica salta para a existncia. 36.Mais e mais distante ns flutuamos; e ainda assim estamos parados. a srie de sistemas que est se perdendo de ns. 37.Primeiro cai o mundo estpido; o mundo da velha terra cinza. 38.Cai em uma distncia impensvel, com seu pesaroso rosto barbado agindo sobre ele; ele desvanece para o silncio e a angstia. 39.Estamos em silncio e xtase, e a face a face risonha de Eros. 40.Sorrindo ns o saudamos com os sinais secretos. 41.Ele nos conduz ao Palcio Invertido. 42.L est o Corao de Sangue, uma pirmide apontando seu vrtice para baixo alm do Erro do Incio. 43.Ocultai-me na Tua Glria, querido, principesco amante desta donzela meretriz, dentro da Cmara mais Secreta do Palcio! 44.Isto feito rapidamente; sim, o selo afixado sobre o jazigo. 45.Existe um que ter proveito em abri-lo. 46.No pela memria, nem pela imaginao, nem por orao, nem por jejum, nem por flagelao, nem pelas drogas, nem por ritual, nem por meditao; apenas atravs do amor passivo ele se beneficiar. 47.Ele aguardar pela espada do Amado e colocar mostra sua garganta para o golpe. 48.Ento o sangue dele jorrar e me escrever runas no cu; sim, me escrever runas no cu.

VI
1. Tu eras uma sacerdotisa, meu Deus, entre os Druidas; e ns conhecamos os poderes do carvalho. 2. Construmos para ns um templo de pedras no formato do Universo, exatamente como tu o trajastes abertamente e eu reservadamente. 3. L ns realizamos muitas coisas maravilhosas por volta da meia noite. 4. Ns operamos por meio da lua minguante. 5. Por sobre a plancie veio o uivo atroz dos lobos. 6. Ns respondemos; ns caamos junto com a alcateia. 7. Ns fomos diretamente para a nova Capela e Tu colocaste o Santo Graal sob as Tuas vestes de Druida. 8. Secretamente e discretamente ns bebemos do sacramento revelador. 9. Ento uma terrvel doena se apoderou do povo da terra cinza; e ns nos enchemos de contentamento. 10. meu Deus, dissimulai a Tua glria! 11.Vinde como um ladro, e roubemos os Sacramentos! 12.Em nossos bosques, em nossas celas de claustro, em nossa colmeia de felicidade, bebamos, bebamos! 13.Este o vinho que tinge a tudo com a verdadeira tintura do ouro infalvel. 14.H profundos segredos nestas canes. No suficiente ouvir o pssaro; para apreciar a cano ele deve ser o pssaro. 15.Eu sou o pssaro, e Tu s a minha cano, meu glorioso Deus galopante! 16.Tu dominas nas estrelas; tu conduzes as sete constelaes lado a lado atravs do circo da No-existncia. 17.Tu Deus Gladiador! 18.Eu toco a minha harpa; Tu lutas com as bestas e as chamas. 19.Tu sentes o Teu prazer na msica, e eu na luta. 20.Tu e eu somos queridos pelo Imperador. 21.Vide! Ele nos convocou ao trono Imperial. A noite cai; uma grande orgia de adorao e xtase. 22.A noite cai como uma capa adornada dos ombros de um prncipe sobre um escravo. 23.Ele ergue um homem livre! 24.Lana tu, profeta, a capa por sobre estes escravos! 25.Uma grande noite, e poucas fogueiras neste lugar; mas a liberdade para o escravo que sua glria envolver. 26.Ento eu tambm desci para a grande cidade triste. 27.L a Messalina morta trocou sua coroa pelo veneno do morto Locusta; l esteve Calgula, e golpeou os mares de esquecimento. 28.Quem eras Tu, Csar, que conhecestes Deus em um cavalo? 29.Vide! Ns vimos o Cavalo Branco do Saxo gravado sobre a terra; e ns vimos os Cavalos do Mar que flamejam sobre a velha terra cinza, e a espuma das suas narinas nos iluminam! 30.Ah! Mas eu te amo, Deus! 31.Tu s como uma lua sobre o mundo de gelo. 32.Tu s como a alvorada das neves mais distantes sobre as plancies queimadas da terra do tigre. 33.Pelo silncio e pela fala eu Te adoro. 34.Mas tudo em vo. 35.Apenas o Teu silncio e a Tua fala que me beneficiam na adorao. 36.Lamentai, vs povo da terra cinza, pois ns bebemos do seu vinho, e deixamos para vs nada alm do que a borra mais amarga. 37.Ainda assim destas ns destilaremos para vs um licor alm do nctar dos Deuses.

38.H valor na nossa tintura para um mundo de Especiarias e ouro. 39.Pois o nosso p vermelho de projeo est alm de todas as possibilidades. 40.H poucos homens; h o suficiente. 41.Teremos muitos copeiros, e o vinho no est restrito. 42. meu querido Deus! Que festa Tu providenciaste. 43.Contemplai as luzes e as flores e as donzelas! 44.Provai os vinhos e os bolos e as esplndidas refeies! 45.Inalai os perfumes e as nuvens de pequenos deuses como ninfas da floresta que habitam nas narinas! 46.Senti com todo o teu corpo a gloriosa suavidade do frescor do mrmore e o calor generoso do sol e dos escravos! 47.Que o Invisvel conceda essncia a toda Luz devoradora do seu rompente vigor! 48.Sim! O mundo todo partido ao meio, como uma velha rvore cinza pelo raio! 49.Vinde, vos deuses, e festejemos. 50.Tu, meu querido, meu incessante Deus-Pardal, meu deleite, meu desejo, meu enganador, vinde Tu e gorjeie na minha mo direita! 51.Este era o conto da memria de Al Ain o sacerdote; sim, de Al Ain o sacerdote.

VII
1. Pela queima do incenso foi a Palavra revelada, e pela droga distante. 2. refeio e mel e leo! belo estandarte da lua, que ela estende no centro do xtase! 3. Estes soltam as ataduras do cadver; estes soltam os ps de Osris, de modo que o Deus flamejante possa se enfurecer atravs do firmamento com a sua lana fantstica. 4. Mas a triste esttua puro mrmore preto, e a dor imutvel dos olhos amarga para o cego. 5. Ns compreendemos o arrebatamento daquele mrmore estremecido, despedaado pelos espasmos da criana coroada, o basto dourado do Deus dourado. 6. Ns sabemos porque tudo est ocultado na pedra, dentro do atade, dentro do poderoso sepulcro, e ns tambm respondemos Olalm! Iml! Tutlu! Como est escrito no antigo livro. 7. Trs palavras daquele livro so como vida para um novo aeon; nenhum deus leu por inteiro. 8. Mas tu e eu, Deus, o escrevemos pgina por pgina. 9. Nossa onze vezes a leitura da palavra por Onze vezes. 10.Estas sete letras juntas criam diversas palavras; cada palavra divina, e sete sentenas esto ocultas a. 11.Tu s a Palavra, meu querido, meu senhor, meu mestre! 12. vinde a mim, misture o fogo e a gua, tudo dissolver. 13.Eu Te aguardo no sono, no despertar. Eu no mais Te invoco; Pois Tu ests em mim, Tu que me fizeste um belo instrumento afinado com o Teu xtase. 14.Ainda assim Tu ests sempre separado, assim como eu. 15.Eu me lembro de certo feriado no crepsculo do ano, no crepsculo do Equincio de Osris, quando pela primeira vez eu Te contemplei visivelmente; quando pela primeira vez a terrvel questo foi resolvida; quando Aquele com cabea de bis resolveu o conflito. 16.Eu me lembro do Teu primeiro beijo, exatamente como deveria uma donzela lembrar. Nem nos escuros atalhos houve outro: Teus beijos continuaram. 17.No h nenhum outro alm de Ti em todo o Universo de Amor. 18.Meu Deus, eu Te amo, Tu bode com chifres adornados! 19.Tu belo touro de pis! Tu bela serpente de Apep! Tu bela criana da Deusa Grvida! 20.Tu te agitaste no Teu sono, antiga tristeza dos anos! Tu ergueste a Tua cabea para atingir, e tudo est dissolvido no Abismo de Glria. 21.Um fim para as letras das palavras! Um fim para a fala stupla. 22.Explique-me a maravilha disso tudo na figura de um camelo magro veloz andando a largos

passos sobre a areia. 23.Sozinho ele est, e abominvel; ainda assim ele ganhou a coroa. 24. alegra-te! Alegra-te! 25.Meu Deus! meu Deus! Eu sou nada mais que um gro na poeira das estrelas das eras; eu sou o Mestre do Segredo das Coisas. 26.Eu sou o Revelador e o Preparador. Minha a Espada e a Mitra e o Basto Alado! 27.Eu sou o Iniciador e o Destruidor. Meu o Globo e o pssaro Bennu e o Ltus de sis minha filha! 28.Eu sou Aquele alm de todos estes; e eu porto os smbolos da poderosa escurido. 29.Haver um sigilo como o de um vasto, negro e ameaador oceano de morte e o brilho central da escurido, irradiando sua noite sobre tudo. 30.Ele engolir aquela escurido menor. 31.Porm naquela profundeza quem responder: O que ? 32.No eu. 33.No Tu, Deus! 34.Vinde, no vamos mais discutir juntos; vamos nos divertir! Sejamos ns mesmos, silentes, nicos, distantes. 35. florestas solitrias do mundo! Em quais recessos tu ocultars nosso amor? 36.A floresta das lanas do Altssimo chamada Noite, e Hades, e o Dia da Ira; mas eu sou Seu capataz, e eu carrego o Seu clice. 37.No me temas com meus lanceiros! Eles mataro os demnios com seus pequenos forcados. Vs sereis livres. 38.Ah, escravos! vs no vs no sabeis como querer. 39.Ainda assim a msica das minhas lanas ser uma cano de liberdade. 40.Um grande pssaro voar desde o Abismo de Prazer, e vos arribar para seres meus copeiros. 41.Vinde, meu Deus, em um ultimo arrebatamento alcancemos a Unio com os Muitos! 42.No silncio das Coisas, na Noite das Foras, alm do maldito domnio dos Trs, gozemos nosso amor! 43.Meu querido! Meu querido! Para fora, para alm da Assembleia e da Lei e da Iluminao para uma Anarquia de Solido e Escurido! 44.Pois mesmo assim ns devemos ocultar o brilho do nosso Ser. 45.Meu querido! Meu querido! 46. meu Deus, mas o amor em Mim queima para alm dos limites do Espao e do Tempo; meu amor derramado entre aqueles que amam no amar. 47.Meu vinho derramado para aqueles que jamais provaram o vinho. 48.As emanaes dali vo intoxic-los e o vigor do meu amor produzir crianas poderosas para as suas donzelas. 49.Sim! Sem influxo, sem abrao: e a Voz respondeu Sim! Estas coisas sero. 50.Ento eu busquei uma Palavra para Mim mesmo; de fato, para mim mesmo. 51.E a Palavra veio: Ou Tu! Isto est bem. No te preocupes com nada! Eu Te amo! Eu Te amo! 52.Assim eu tive confiana at o fim de tudo; sim, at o fim de tudo.

Fonte:

Traduzido por Arnaldo Lucchesi Cardoso. Revisado por Nina Castro. Editado por Jonatas Lacerda. Extrado da Biblioteca: http://hadnuit.com.br/liber-liberi-vel-lapidis-lazuli-adumbratio-kabbalaeaegyptiorum

You might also like