You are on page 1of 1

Captulo II

REAS DE COMPETNCIAS-CHAVE
2. SOCIEDADE, TECNOLOGIA E CINCIA

Unidade de Competncia 3: Compreender que a qualidade de vida e bem-estar implicam a capacidade de accionar fundamentada e adequadamente intervenes e mudanas biocomportamentais, identificando factores de risco e de proteco, e reconhecendo na sade direitos e deveres em situaes de interveno individual e do colectivo.

Ncleo Gerador: Sade (S)


Competncias Critrios de Evidncia Sugestes de Actividades Contextualizadas
Ficha-Exemplo de Critrios de Evidncia STC 9

Adoptar cuidados bsicos de sade em funo de diferentes necessidades e situaes de vida

DR1

Actuar nos comportamentos sociais face aos cuidados bsicos de sade, tendo em conta a sua associao a contextos socioculturais, prticas de sociabilidade e processos culturais e econmicos especficos. Actuar quotidianamente de acordo com as necessidades bsicas de sade (exerccio, alimentao e lazer) adoptando produtos e procedimentos que se ajustem a situaes especficas e ao modo de vida. Actuar com conhecimento das necessidades especficas do organismo em funo da idade, tipo de actividade e estado de sade, evitando comportamentos desajustados. Actuar face aos sistemas de proteco social como elementos do Estado-Providncia, identificando as suas diferentes consequncias no acesso dos cidados aos cuidados de sade, tendo em conta os riscos de determinadas profisses. Actuar conscientemente na manipulao de equipamentos e materiais e na preservao e melhoramento das condies ambientais no local de trabalho tendo em conta a preservao e promoo da sade. Actuar na preveno de doenas e acidentes profissionais, com base no conhecimento do modo de actuao no organismo de factores potenciadores de desequilbrios e na forma de adequar o trabalho s caractersticas e capacidades do trabalhador. Actuar no campo da sade, entendendo-o como um campo composto por instituies com competncias especializadas na produo e distribuio de medicamentos, mas incluindo tambm reas de liberdade, desigualdade e conflito. Actuar no relacionamento com servios e sistemas de sade reconhecendo as possibilidades de escolha e os limites da auto-medicao, bem como intervindo no sentido de conhecer a fiabilidade de tcnicas e produtos para a sade. Actuar na promoo e salvaguarda da sade recorrendo a conhecimentos cientficos para a tomada de posio em debates de interesse pblico sobre problemas da sade (planeamento familiar, teraputicas naturais, toxicodependncia, etc.), suportando essas posies em anlises matemticas que permitam perspectivar medidas de forma consistente. Actuar na preveno ou resoluo de patologias, compreendendo que os riscos, os meios e as concepes de sade variam entre grupos sociais e entre tempos histricos. Actuar tendo em conta a evoluo das regras de preveno e a sua aplicao em situaes adequadas, mostrando capacidade de improvisao de meios de proteco. Actuar reconhecendo a evoluo do conhecimento cientfico na forma de melhor enfrentar os agentes causadores de doenas, as suas variantes e o aparecimento de novas doenas, considerando a inferncia como um processo importante neste domnio.

Promover comportamentos saudveis e medidas de segurana e preveno de riscos, em contexto profissional

Ficha-Exemplo de Critrios de Evidncia STC 10

DR2

Reconhecer os direitos e deveres dos cidados e o papel da componente cientfica e tcnica na tomada de decises racionais relativamente sade

Ficha-Exemplo de Critrios de Evidncia STC 11

DR3

Prevenir adequadamente patologias em funo da evoluo das realidades sociais, cientficas e tecnolgicas

Ficha-Exemplo de Critrios de Evidncia STC 12

DR4

57

You might also like