You are on page 1of 27

Uma viso geral da topologia em ArcGIS

Centro de Recursos Professional Biblioteca Data Management Geographic tipos de dados Topologias

Se voc tem caractersticas que so coincidentes e compartilhar o mesmo local de coordenadas, limites, ou ns, provvel que geodatabase topologia pode ajud-lo a gerenciar melhor seus dados geogrficos. Geodatabase topologias ajudar a garantir a integridade dos dados. Utilizando uma topologia fornece um mecanismo para executar verificaes de integridade em seus dados e ajuda voc a validar e manter representaes melhor recurso na sua geodatabase. Alm disso, voc pode usar topologias para a modelagem de relaes espaciais entre vrios recursos. Estes permitem o apoio para uma variedade de operaes analticas, tais como encontrar recursos adjacentes, trabalhando com limites coincidentes entre os recursos, e navegar ao longo caractersticas conectado.

Relaes topolgicas
Topologia o arranjo de partes como a geometria ponto, linha e polgono caractersticas. Topologia empregada para fazer o seguinte:

Restringir como a geometria compartilham caractersticas. Por exemplo, polgonos adjacentes, como as parcelas tm compartilhado bordas, linhas de centro e rua censo geometria partes blocos, polgonos e solo adjacente bordas partes.

Definir e impor regras de integridade de dados: no h lacunas deve existir entre polgonos, no dever haver sobreposio de funes, e assim por diante. Suporte a consultas relacionamento topolgico e de navegao, como para identificar adjacncia recurso e conectividade. Apoio sofisticadas ferramentas de edio que fazer cumprir as restries topolgicas do modelo de dados. Construir caractersticas da geometria no-estruturados, tais como a criao de polgonos a partir de linhas.

O processo de construo de uma topologia de dados existentes podem ser resumidos nos seguintes passos:

Workflows e tarefas topologia

Tarefas Projetar sua topologia.

Links para mais informaes Ver Projetar uma topologia geodatabase .

Criar um conjunto de classes de recurso dentro de um conjunto de dados caracterstica comum em um geodatabase.

Ver uma viso geral de trabalhar com conjuntos de dados apresentam .

Se voc tiver dados existentes recurso, carreg-los em suas classes de recurso.

Ver Sobre a importao de classes de recurso .

Criar a topologia usando ArcCatalog ou ferramentas de geoprocessamento.

Veja Criando uma topologia .

Construir e validar a sua topologia.

Veja a validao de uma topologia .

Adicionar a topologia para ArcMap e defina suas propriedades mostrar.

Ver Desenho e exibindo topologias em ArcMap .

Use o ambiente de edio para identificar e corrigir erros.

Ver edio de uma topologia .

Gerenciar atualizaes para caracterizar classes e gerenciar reas sujas.

Veja a validao de uma topologia .

Gerenciar topologia dentro de um geodatabase versionados.

Ver Topologia e geodatabases versionados .

Executar muitas outras tarefas comuns de edio.

Ver tarefas comuns topologia .

Noes bsicas de topologia


Centro de Recursos

Este tpico se aplica a apenas ArcEditor e ArcInfo. Topologia um conjunto de regras que, juntamente com um conjunto de ferramentas de edio e tcnicas, permite que o geodatabase com mais preciso as relaes geomtricas do modelo. ArcGIS topologia implementa atravs de um conjunto de regras que definem como os recursos podem ter o mesmo espao geogrfico e um conjunto de ferramentas de edio que trabalhar com os recursos que a geometria partes de uma forma integrada. A topologia armazenado em um geodatabase como um ou mais relacionamentos que definem como os recursos em uma ou mais partes geometria caracterstica classes. As caractersticas que participam em uma topologia so classes, em vez recurso ainda simples do que modificar a definio da classe recurso, uma topologia serve como uma descrio de como os recursos podem ser espacialmente relacionados.

Por topologia?
Topologia tem sido um requisito chave para GIS de gerenciamento de dados e integridade. Em geral, um modelo de dados topolgico gerencia as relaes espaciais atravs da representao de objetos espaciais (caractersticas ponto, linha e rea) como um grafo subjacente de primitivas topolgicas-nodes, faces e arestas. Estes primitivos, juntamente com suas relaes entre si e com as caractersticas cujos limites que representam, so definidos por representar as geometrias recurso em um grafo planar de elementos topolgicos.

Topologia fundamentalmente utilizado para garantir a qualidade dos dados das relaes espaciais e para ajudar na compilao de dados. Topologia tambm usado para analisar as relaes espaciais em muitas situaes, tais como a dissoluo das fronteiras entre polgonos adjacentes com os valores mesmo atributo ou atravessando uma rede de elementos em um grfico de topologia.

Topologia tambm podem ser usados para modelar como a geometria a partir de um nmero de classes de recurso pode ser integrado. Alguns se referem a isso como a integrao vertical das classes recurso.

Maneiras que apresenta geometria partes em uma topologia


Caractersticas podem compartilhar geometria dentro de uma topologia. Aqui esto alguns exemplos entre as caractersticas adjacentes:

Caractersticas da rea podem compartilhar limites (topologia de polgonos). Recursos de linha podem compartilhar terminais (borda n topologia).

Alm disso, a geometria compartilhadas podem ser gerenciadas entre as classes recurso usando uma topologia de geodatabase. Por exemplo:

Recursos de linha pode compartilhar segmentos com caractersticas de outra linha. Por exemplo, parcelas pode aninhar dentro de blocos:

Caractersticas da rea pode ser coincidente com caractersticas outra rea.

Recursos de linha pode compartilhar vrtices endpoint com caractersticas outro ponto (n da topologia). Caractersticas ponto pode ser coincidente com recursos de linha (eventos ponto).

Nota: Parcelas tm sido comumente gerenciadas usando classes de recurso simples e geodatabase topologia, de modo que o conjunto de classes de recurso necessrio para parcelas modelo, limites, pontos de esquina, e pontos de controle obedecer as regras coincidncia necessria. Outra maneira de gerenciar parcelas com um tecido de encomendas , que fornece automaticamente estas camadas para voc. Um tecido gere a sua topologia interna, sem a necessidade de manter uma topologia de geodatabase ou realizar qualquer edio topolgica para o conjunto de camadas utilizado por parcelas. A principal diferena entre as parcelas modelado como recursos simples e encomendas em um tecido que os limites da tela parcela ("linhas" em um tecido) no so compartilhados, h uma srie completa de linhas sobre o limite de cada parcela; linhas de tecido para parcelas adjacentes se sobrepem e so coincidentes. Tecidos parcela ainda pode participar de geodatabase topologia, onde linhas de fronteira sobreposio tm diferentes geometrias, as linhas esto rachadas, eo grfico de topologia construda como de costume.

Duas vises: Caractersticas e elementos topolgicos


A ilustrao a seguir mostra como uma camada de polgonos podem ser descritos e utilizados:

Como colees de caractersticas geogrficas (pontos, linhas e polgonos) Como um grfico de elementos topolgicos (ns, arestas, faces, e suas relaes)

Isto significa que existem duas alternativas para trabalhar com recursos e um em que as caractersticas so definidas por suas coordenadas e outro em que os recursos so representados como um grfico ordenada de seus elementos topolgicos.

A evoluo da topologia de geodatabase de coberturas ArcInfo


Nota: Lendo este tpico grande no necessrio implementar geodatabase topologias. No entanto, voc pode querer gastar algum tempo lendo isso se voc estiver interessado na evoluo histrica e as motivaes de como topologia gerida no geodatabase.

A gnese do Arco-n e Geo-relacional


Usurios de cobertura ArcInfo tm uma longa histria e apreo pelo papel que desempenha na topologia de manter a integridade dos seus dados espaciais. Aqui esto os elementos do modelo de dados de cobertura ArcInfo.

Em uma cobertura, os limites de recursos e pontos foram armazenados em alguns arquivos principais que foram gerido e propriedade dos ArcInfo Workstation. O arquivo ARC realizada a geometria linear de fronteira ou polgono como bordas topolgica, que eram chamados de arcos. O arquivo LAB realizada locais de ponto, que foram utilizados como pontos de etiqueta para polgonos ou como ponto de caractersticas individuais, como para uma camada

caracterstica poos. Outros arquivos foram utilizados para definir e manter as relaes topolgicas entre cada uma das extremidades e os polgonos. Por exemplo, um arquivo chamado arquivo de PAL (que significa Polygon arco-lista) listados na ordem e direo dos arcos em cada polgono. No ArcInfo, a lgica software foi usado para montar as coordenadas de cada polgono para exibio, anlise e operaes de consulta. A lista ordenada de arestas no arquivo PAL foi utilizado para procurar e montar a borda coordenadas realizada no arquivo ARC. Os polgonos foram montados durante a execuo, quando necessrio. O modelo de cobertura teve vrias vantagens:

usada uma estrutura simples para manter a topologia. Permitiu bordas a serem digitalizados e armazenados apenas uma vez e compartilhados por
muitas caractersticas.

Ele poderia representar polgonos de enorme tamanho (com milhares de coordenadas),


porque polgonos eram realmente definido como um conjunto ordenado de arestas (arcos)

A estrutura de armazenamento da topologia da cobertura era intuitivo. Sua fsica


topolgicas arquivos foram facilmente compreendida pelos usurios ArcInfo. Nota: Um fato histrico interessante: "Arc", quando juntamente com o gerente de mesa "Info", foi a gnese do ArcInfo nome do produto, o que levou a todos os produtos Arc subseqentes no produto ESRI ArcView famlia, ArcIMS, ArcGIS, e assim por diante . Coberturas tambm tinha algumas desvantagens:

Algumas operaes eram lentas, porque muitos recursos teve que ser montado na mosca
quando precisou ser usado. Isto incluiu todos os polgonos e as caractersticas de vrias regies, tais como (o termo cobertura para polgonos multipart) e rotas (o prazo para recursos de linha de multipart).

Caractersticas topolgicas (como polgonos, regies e rotas) no estavam prontos para uso
at que a topologia da cobertura foi construda. Se as arestas foram editados, a topologia teve de ser reconstruda. (Nota:. Processamento parcial acabou por ser utilizado, o que exigiu a reconstruo apenas as partes alteradas da topologia de cobertura) Em geral, quando as edies so feitas para recursos em um conjunto de dados topolgica, um algoritmo de anlise geomtrica deve ser executado para reconstruir as relaes topolgicas, independentemente da o modelo de armazenamento.

Coberturas foram limitados a um nico usurio de edio. Devido necessidade de


assegurar que o grfico foi topolgica em sincronizao com as geometrias recurso, apenas um nico usurio pode atualizar uma topologia de cada vez. Os usurios telha suas coberturas e manter um banco de dados para a edio de azulejos. Esta usurios habilitados individuais para bloquear e editar uma telha de cada vez. Para uso de dados gerais e implantao, os usurios anexar cpias de suas peas em uma camada de dados

mosaicadas. Em outras palavras, os conjuntos de dados de azulejos que no foram editadas diretamente utilizado em toda a organizao. Eles tiveram de ser convertidos, o que significa trabalho extra e hora extra.

Shapefiles e armazenamento de geometria simples


No incio de 1980, coberturas eram vistos como uma grande melhoria sobre os sistemas antigos polgono e da linha de base em que os polgonos foram realizadas como loops completa. Nestes sistemas mais antigos, todas as coordenadas para uma caracterstica foram armazenados na geometria de cada recurso. Antes da cobertura e ArcInfo veio junto, estas estruturas simples polgono e linha foram usados. Estas estruturas de dados eram simples, mas tinha a desvantagem de dupla limites digitalizados. Ou seja, duas cpias das coordenadas das pores adjacentes de polgonos com bordas compartilhadas estaria contida na geometria de cada polgono. A principal desvantagem que software GIS no momento no poderia manter a integridade borda compartilhada. Alm disso, os custos de armazenagem eram enormes, e cada byte de armazenamento vieram em um prmio. Durante o incio de 1980, uma unidade de disco 300 MB era do tamanho de uma mquina de lavar e custou US $ 30.000. Segurando duas ou mais representaes de coordenadas era caro, e os clculos levou muito tempo de computao. Assim, o uso de uma topologia de cobertura tinha vantagens reais. Durante meados dos anos 1990, o interesse em simples estruturas geomtricas cresceu porque o armazenamento em disco e custos de hardware em geral, estavam descendo enquanto a velocidade computacional foi crescendo. Ao mesmo tempo, conjuntos de dados GIS existentes eram mais prontamente disponvel, e o trabalho dos utilizadores GIS foi evoluindo de atividades principalmente compilao de dados para incluir dados sobre o uso, anlise e partilha. Usurios queriam um desempenho mais rpido para o uso de dados (por exemplo, no gastam tempo de computador para obter geometrias polgono quando precisamos deles. Apenas entregar o recurso de coordenadas desses polgonos 1200 o mais rpido possvel). Tendo a geometria completo de recursos disponveis foi mais eficiente. Milhares de sistemas de informao geogrfica estavam em uso, e conjuntos de dados numerosos foram prontamente disponveis. Em torno deste tempo, a ESRI desenvolveu e publicou o seu formato Shapefile da ESRI. Shapefiles utilizado um modelo de armazenamento muito simples para as coordenadas recurso. Cada shapefile representado uma classe nica caracterstica (de pontos, linhas ou polgonos) e usado um modelo de armazenamento simples para as coordenadas da funo. Shapefiles podem ser facilmente criados a partir de coberturas ArcInfo, assim como muitos outros sistemas de informao geogrfica. Eles foram amplamente adotado como um padro de fato e ainda so maciamente utilizados e implantados at hoje. Alguns anos mais tarde, ArcSDE pioneiro de um modelo de armazenamento semelhantes simples em tabelas do banco de dados relacional. Uma tabela de recurso poderia conter uma

caracterstica por linha com a geometria em uma de suas colunas, juntamente com colunas outro atributo recurso. Uma tabela caracterstica da amostra de polgonos estado mostrado abaixo. Cada linha representa um estado. A coluna de forma segura a geometria do polgono de cada Estado.

Este modelo possui simples se encaixa no mecanismo de processamento de SQL muito bem. Atravs do uso de bancos de dados relacionais, comeamos a ver tabela de dados GIS para tamanhos sem precedentes e os nmeros de usurios, sem degradar a performance. Estvamos comeando a alavancar RDBMS para gerenciamento de dados GIS. Shapefiles tornou-se onipresente e, usando ArcSDE, este mecanismo de caractersticas simples tornou-se o modelo de armazenamento caracterstica fundamental em RDBMSs. (Para suportar a interoperabilidade, a ESRI foi o autor do OGC e especificao ISO recursos simples). Armazenamento caracterstica simples tinha vantagens claras:

A geometria para cada caracterstica realizada em um registro. Sem montagem


necessria.

A estrutura de dados (esquema fsico) muito simples, rpido e escalvel. fcil para os programadores a escrever interfaces. O primeiro interopervel. Muitos escreveram conversores simples para mover dados
dentro e fora destas geometrias simples de numerosos outros formatos. Shapefiles foram amplamente aplicado como um uso de dados e formato de intercmbio.

Suas desvantagens eram que a manuteno da integridade dos dados que foi prontamente fornecida por topologia no era to fcil de implementar para funes simples. Como conseqncia, os usurios aplicado um modelo de dados para a edio e manuteno (tais como coberturas) e utilizada para a implantao de outra (como shapefiles ou camadas ArcSDE). Os usurios comearam a usar essa abordagem hbrida para a edio e distribuio de dados. Por exemplo, os usurios editar seus dados em coberturas, arquivos CAD, ou outros formatos. Ento, eles iriam converter seus dados em shapefiles para implantao e uso. Assim, mesmo que a estrutura apresenta um formato simples foi excelente uso direto, ele no apoiou a edio topolgica e gerenciamento de dados da geometria compartilhada. Bases de dados uso direto usaria as estruturas simples, mas uma outra forma topolgica foi usado para edio. Este tinha vantagens para a implantao. Mas a desvantagem era que os dados se tornariam out-of-date e tem que ser atualizada. Funcionou, mas houve um tempo de atraso para atualizar as informaes. Bottom line topologia estava faltando. Que GIS necessrias e que o modelo de topologia de geodatabase implementa agora um mecanismo que armazena os recursos utilizando a geometria do recurso simples, mas permite topologias para ser usado nesta estrutura de dados simples, aberto. Isto significa que os usurios possam ter o melhor dos dois mundos, um modelo de dados transacional que permite consulta topolgica, edio de geometria compartilhada, modelagem de dados ricos, e integridade de dados, mas tambm um simples, mecanismo de armazenamento de dados altamente escalvel que baseado em aberto, simples geometria recurso. Este uso direto do modelo de dados rpido, simples e eficiente. Tambm pode ser editado diretamente e mantido por qualquer nmero de usurios simultneos.

O quadro topologia em ArcGIS


Com efeito, a topologia tem sido considerado como mais do que um problema de armazenamento de dados. A soluo completa inclui o seguinte:

Um modelo de dados completo (objetos, regras de integridade, edio e ferramentas de


validao, um motor de topologia e geometria que pode processar conjuntos de dados de qualquer tamanho e complexidade, e um rico conjunto de operadores topolgicos, visualizao de mapas e ferramentas de consulta)

Um formato de armazenamento aberto usando um conjunto de tipos de registros de


recursos simples e uma interface para consulta topolgica recursos simples, recuperar elementos topolgicos, e navegar seus relacionamentos espaciais (isto , encontrar reas adjacentes e sua borda compartilhada, a rota ao longo das linhas conectadas)

A capacidade de fornecer as caractersticas (pontos, linhas e polgonos), bem como os


elementos topolgicos (ns, arestas e faces) e suas relaes uns com os outros

Um mecanismo que pode suportar o seguinte


Conjuntos de dados massivamente grande, com milhes de recursos Capacidade de realizar a edio e manuteno por muitos editores simultneos

Ready-to-use, a geometria sempre disponvel Apoio integridade topolgica e comportamento Um sistema que passa rpido e escalas para muitos usurios e muitos editores Um sistema que flexvel e simples Um sistema que utiliza o motor RDBMS SQL e estrutura de transao Um sistema que pode suportar mltiplos editores, transaes longas, histrico arquivamento, replicao e

Em uma topologia de geodatabase, o processo de validao identifica coordenadas compartilhados entre os recursos (tanto na classe mesmo recurso e entre as classes de recurso). Um algoritmo de agrupamento usada para garantir que as coordenadas compartilhadas tm o mesmo local. Essas coordenadas compartilhados so armazenados como parte de geometria simples de cada recurso. Isto permite pesquisa muito rpida e escalvel de elementos topolgicos (ns, arestas e faces). Este tem a vantagem de trabalhar muito bem e escala com o motor RDBMS do SQL e estrutura de gerenciamento de transao. Durante a edio e atualizao, como recursos so adicionados, eles so diretamente utilizveis. As reas atualizadas no mapa, as reas sujas, so marcados e controlados como as atualizaes so feitas a cada classe recurso. A qualquer momento, os usurios podem optar por topologicamente analisar e validar as reas sujas para gerar topologia limpo. Apenas a topologia para a rea suja necessidades de reconstruo, economizando tempo de processamento. Os resultados so que primitivas topolgicas (ns, arestas, faces) e suas relaes uns com os outros e as suas caractersticas podem ser eficientemente descoberto e montado. Isto tem vrias vantagens:

Armazenamento de geometria simples recurso utilizado para funes. Este modelo de


armazenamento aberta, eficiente, e as escalas para tamanhos grandes e nmeros de usurios.

Esta simples caractersticas do modelo de dados transacional e multiusurio. Por outro


lado, os mais velhos modelos de armazenamento topolgica no escala e tm dificuldades de apoio transaes editor mltiplos e inmeros outros fluxos de trabalho de gesto de dados GIS.

Geodatabase topologias apoiar plenamente todas as transaes de comprimento e


capacidade de verses do geodatabase. Geodatabase topologias no precisam estar lado a lado, e muitos usurios podem editar simultaneamente o mesmo banco de dados topolgico suas verses dos mesmos recursos, se necessrio.

Classes de recurso pode crescer a qualquer tamanho (centenas de milhes de recursos) com
desempenho muito forte.

Esta implementao topologia aditivo. Normalmente voc pode adicionar este a um


esquema existente das classes caracterstica espacialmente relacionados. A alternativa

que voc deve redefinir e converter todas as suas classes recurso existente para esquemas de dados nova holding primitivas topolgicas.

H s precisa de ser um modelo de dados para a edio de geometria e uso de dados, e no


dois ou mais.

O primeiro interopervel, pois todos possuem adere s especificaes da geometria de


armazenamento simples recursos do Open Geospatial Consortium e ISO.

Modelagem de dados mais natural, porque com base nas caractersticas do usurio
(como parcelas, ruas, tipos de solo e bacias hidrogrficas), em vez de primitivas topolgicas (como ns, arestas e faces). Usurios vo comear a pensar sobre as regras de integridade e comportamento de suas caractersticas reais em vez de as regras de integridade das primitivas topolgicas. Por exemplo, como que as parcelas se comportar? Isto ir permitir mais forte de modelagem para todos os tipos de caractersticas geogrficas. Vai melhorar o nosso pensamento sobre ruas, tipos de solos, setores censitrios, bacias hidrogrficas, sistemas ferrovirios, geologia, povoamentos florestais, as formas da terra, caractersticas fsicas, e assim por diante.

Geodatabase topologias fornecer o mesmo contedo dos mantida implementaes-ou


topolgico voc armazena um grfico de linha topolgica e descobrir a geometria do recurso (como coberturas ArcInfo) ou voc armazenar a geometria e descobrir os elementos topolgicos e relacionamentos (como geodatabases). Nos casos em que os usurios querem guardar as primitivas topolgicas, fcil criar e publicar topologias e suas relaes com mesas para analtica e vrios fins de interoperabilidade (como os usurios que querem postar suas caractersticas em um armazm Oracle Spatial que armazena tabelas de topolgica primitivas). Em um nvel pragmtico, o ArcGIS implementao topologia funciona. escalas para geodatabases extremamente grandes e sistemas multiusurio, sem perda de performance. Inclui validao e ferramentas de edio para construir e manter topologias em geodatabases. Inclui rico e flexvel ferramentas de modelagem de dados que permitem aos usurios montar prtica, trabalhando em sistemas de arquivos de sistemas, em qualquer banco de dados relacional, e em qualquer nmero de esquemas.

Projetar uma topologia de geodatabase


Centro de Recursos Professional Biblioteca Data Management Geographic tipos de dados Topologias

Este tpico se aplica a apenas ArcEditor e ArcInfo. Voc pode trabalhar atravs de vrias etapas do projeto antes de desenvolver um projeto de topologia antes de usar ArcGIS para criar uma topologia na geodatabase. 1. Faa uma lista das classes recurso desejado que ir compartilhar geometria. 2. Especificar as representaes espaciais de cada classe de recurso (ponto, linha ou polgono). 3. Lista das classes caracterstica que ir compartilhar geometria e ser editado e mantido em conjunto. Por exemplo, se voc realizar uma edio na geometria de uma das caractersticas, os outros sero atualizadas tambm.
Algumas classes caracterstica comumente gerido de uma topologia compartilhada Tema de dados
Parcelas

Classes de recurso
Polgonos parcela, limites Parcel (linhas), Parcel cantos (pontos)

Subamostra de topologia regras


Polgonos parcela no devem se sobrepor. Limites do polgono parcela deve ser coberto por linhas de fronteira Parcel. Endpoints limite de pacote deve ser coberta por pontos de canto Parcel.

Rua de centro Centerlines rua, os e de unidades blocos do Censo, grupos censo de quarteires do Censo, setores censitrios

Linhas de rua no devem se cruzar ou tocar interior. Censo blocos no devem se sobrepor. Grupos censo bloco deve ser coberto por blocos de censo. Grupos censo bloco no devem se sobrepor. Setores censitrios deve ser coberto por grupos de quarteires do censo. Setores censitrios no devem se sobrepor.

Solos

Tipo de polgonos do solo

Polgonos solo no devem se sobrepor. Polgonos solo no deve ter lacunas. Linhas hidreltrica no deve auto-sobreposio. Pontos hidro devem ser cobertas por linhas de hidromassagem. Bacias hidrogrficas no devem se sobrepor. Bacias hidrogrficas no deve ter lacunas.

Hidrologia

Hidro linhas, pontos Hydro, Bacias Hidrogrficas (polgonos)

Exemplos de classes de recurso que participam de topologias

4. Organizar estas classes de recurso em um conjunto de dados apresentam . 5. Especificar regras de topologia entre os elementos em cada classe de recurso individual. Por exemplo, as parcelas podem ser polgonos nica pea ou de vrias. Geometria partes adjacentes parcelas. Parcelas no podem se sobrepor. 6. Especificar as regras de topologia entre as classes recurso. Por exemplo, as linhas que definem os polgonos parcela deve ser coberto por linhas de fronteira de encomendas.

7. Identificar as fileiras preciso das coordenadas em cada classe de recurso. As classes caracterstica mais precisa deve receber uma classificao de 1, e precises inferiores devem descer na ordem do mais alto escalo (o segundo mais precisa fica um posto de 2 e assim por diante). Mltiplas classes de recurso pode ter a patente mesma preciso. Se voc no consegue perceber que h uma diferena na preciso, definir as fileiras de todas as classes apresentam a 1 (em outras palavras, para que a preciso o mesmo). 8. Construir uma geodatabase teste (usando um arquivo ou um personal geodatabase) com uma cpia de suas caractersticas para testar seu projeto topologia proposta. Exercer o seu geodatabase prottipo. Por exemplo, adicione uma topologia baseada em seu projeto proposto, valid-lo e editar algumas das caractersticas. Isto lhe dar viso do comportamento e ajudar a refinar o seu projeto. 9. Refinar e ajustar o seu projeto at que voc tenha uma implementao de trabalho. Um livro da ESRI Press chamado Geodatabases Designing: Estudos de Caso em Modelagem de dados GIS por David Zeiler Michael Arctur e fornece alguns exemplos.

Criao de uma topologia


Centro de Recursos Professional Biblioteca Data Management Geographic tipos de dados Topologias

Este tpico se aplica a apenas ArcEditor e ArcInfo. ArcGIS tem uma srie de caminhos para definir e criar uma nova topologia. O principal mtodo envolve o uso de ferramentas na janela do Catlogo ou ArcCatalog. Uma vez que voc sabe como criar uma topologia, voc pode automatizar este trabalho utilizando um conjunto de ferramentas de geoprocessamento. Estes mtodos alternativos so descritos nesta seo.

Criao de uma topologia usando a janela de catlogo ou ArcCatalog


Aqui o processo usado para criar uma topologia usando ArcCatalog. 1. Direito do mouse no conjunto de dados funo para a qual voc deseja adicionar uma topologia, aponte para Novo e clique em Topologia . 2. Clique em Avanar . 3. O nome da nova topologia e especificar a tolerncia de cluster. O valor padro ser definido para o x, y tolerncia do dataset recurso. Um valor padro 0.001 metros boa ou seu equivalente em unidades de sua referncia espacial (por exemplo, 0,003281 p, se as suas unidades esto em ps ou 0,0000000556 graus, se as suas unidades esto em latitude-longitude em graus decimais). 4. Clique em Avanar . 5. Em seguida, escolha as classes recurso que ir participar na topologia. Voc ser mostrada uma lista de todas as classes recurso em seu dataset recurso. 6. Clique em Avanar . 7. Definir as fileiras preciso de coordenadas para cada classe de recurso na topologia. Se uma ou mais das suas classes de recurso de conter coordenada z-valores, clique em Propriedades Z para definir o z-fileiras. O z-tolerncia usada para distinguir o z-altura, ou elevao de vrtices dentro da tolerncia da outra. Por exemplo, duas caractersticas adjacentes de alturas diferentes podem compartilhar uma aresta comum entre eles. No entanto, apenas o seu x, y vrtices so colocados, no seus z-value ou altura. A tolerncia z-ajuda processar essas informaes corretamente durante a validao e operaes de clustering. O valor padro z tolerncia o valor padro igual x, y tolerncia (0,001 metros no mundo real unidades). 8. Clique em Avanar . 9. Adicione a srie de regras que ajudam a topologia a estrutura de relaes espaciais entre recursos e para controlar e validar como a geometria compartilham caractersticas. 10. Clique em Avanar . 11. Reveja o resumo e clique em Finish . Agora voc adicionou a nova topologia para o seu dataset recurso. Voc ser perguntado se voc gostaria de validar a sua topologia

em seu conjunto de dados recurso agora. Se voc tiver dados em suas classes de recurso, voc pode escolher Sim.

Criao de uma topologia utilizando geoprocessamento


ArcToolbox contm uma srie de ferramentas de geoprocessamento para a topologia. O conjunto de ferramentas de topologia est localizado na caixa de ferramentas de gerenciamento de dados. Estas ferramentas podem ser usadas para construir scripts para criar e modificar geodatabase topologias. Scripts podem ser til para automatizar uma srie de tarefas e para a construo de fluxos de trabalho repetitivo.

Validao de uma topologia


Centro de Recursos Professional Biblioteca Data Management Geographic tipos de dados Topologias

Depois de ter criado uma topologia de dados carregados e, a qualquer momento, voc pode executar uma validao com o contedo caracterstica de classe da topologia. Validar executa as tarefas de processamento seguinte:

Rachaduras e agregao de vrtices recurso para localizar recursos que a geometria partes (as coordenadas comuns) Inserindo vrtices de coordenadas comuns em caractersticas que a geometria partes Executando um conjunto de verificaes de integridade para identificar eventuais violaes das regras que foram definidas para a topologia Criar um log de erro do potencial de erros topolgicos em seu conjunto de dados apresentam

Uma vez que uma nova topologia foi validado, as edies subseqentes so anotados com sujidade que identificam subconjuntos de seu conjunto de dados caracterstica que solicitar a revalidao. Isso economiza tempo e melhora o desempenho, porque somente as reas que precisam ser revalidados podem ser processados.

Maneiras para validar uma topologia



Voc pode validar uma topologia na janela Catlogo ou ArcCatalog clicando a topologia na exibio em rvore e clicando em Validar . Voc pode validar uma topologia da barra de ferramentas Topologia durante a edio. O Validate Topologia ferramenta de geoprocessamento pode ser usado para validar uma topologia como parte de um fluxo de trabalho automatizado. Scripts podem ser til para automatizar uma srie de tarefas e para a construo de fluxos de trabalho repetitivo.

Dicas sobre topologia de validao

Voc tem a liberdade de escolher quando e quantas vezes voc validar a sua topologia. Normalmente, cada topologia deve ser validada em sua totalidade apenas uma vez. Todas as validaes outros s vai revalidar sujos onde as mudanas ocorreram.

ArcGIS automaticamente monitorar reas sujas para voc como voc editar seus dados e se voc mudar a sua definio de topologia. Quando voc validar a sua topologia, ArcGIS sabero automaticamente as reas sujas que tm de ser validados.

Quantas vezes voc deve validar a sua topologia? melhor para revalidar sua topologia depois de ter editado o seu dataset recurso. Voc tambm pode optar por validar partes de seu conjunto de dados durante a edio para que voc possa localizar e corrigir erros durante o processo de edio.

Se voc alterar a sua definio de topologia, voc pode precisar revalidar sua topologia. Por exemplo, se voc alterar o conjunto de regras de topologia ou das fileiras de coordenadas, a

topologia inteira ser marcada como suja e ser revalidado na prxima vez que voc executar a validao.

Revalidao sua topologia no significa que o processamento conjunto far com que suas coordenadas para mover-se mais em cada validao posterior. Depois de ter agrupado suas coordenadas na validao inicial, eles no vo se mover em validaes subsequentes, a menos que novas geometrias foram adicionadas que se inserem no x, y tolerncia de recursos existentes (por exemplo, quando voc conecta um novo caminho para uma rede de ruas, dividir uma parcela, e assim por diante). Nestes casos, apenas as reas alteradas, sempre que vrtices cair dentro da tolerncia conjunto de outras funcionalidades sero agrupados e, portanto, potencialmente ajustado.

As classes caracterstica que participar de uma topologia esto sempre disponveis para uso dentro ArcGIS independentemente de haver ou no a topologia foi recentemente validado. Se a topologia no foi validado, alguns de seus recursos no podem aderir a suas regras de integridade. No entanto, eles esto disponveis para uso com ou sem erros.

Quando voc validar a sua topologia, ele gera um relatrio de erros para que voc possa estar ciente dos problemas e ter a oportunidade de reparar erros graves. Desta forma, topologia ajuda voc a saber sobre a integridade de seus conjuntos de dados e sua adequao para uso em diversas aplicaes.

Desenho e exibindo topologias em ArcMap


Centro de Recursos Professional Biblioteca Data Management Geographic tipos de dados Topologias

Este tpico se aplica a apenas ArcEditor e ArcInfo. Voc pode acessar as propriedades de exibio de uma camada da topologia como qualquer outra camada clicando no nome da camada e clicar em Propriedades . Ento, clique na Simbologia guia para alterar as propriedades de desenho para a sua topologia. Voc pode alterar os smbolos para cada tipo de erro ou exceo , assim como ativar a exibio de sujidade .

Edio de uma topologia


Centro de Recursos Professional Biblioteca Data Management Geographic tipos de dados Topologias

Este tpico se aplica a apenas ArcEditor e ArcInfo. ArcMap contm uma srie de ferramentas e funes avanadas de gerenciamento e edio de uma topologia. Aqui est o processo de edio topologia geral: 1. Inicie o ArcMap e adicionar camadas de mapas para as classes de recurso em sua topologia que voc deseja editar. Alm disso, adicionar a topologia que deseja editar. 2. Iniciar a edio . 3. Adicionar a barra de ferramentas de topologia para ArcMap clicando Customize , apontando para Barras de ferramentas e clicando em Topologia . 4. Executar as suas edies e salv-los. 5. Validar a topologia . 6. Rever os erros na janela Inspetor de erro e reparar quaisquer erros de topologia . Ento, validar e salvar as suas edies.

EXERCCIO: Tarefas comuns de topologia


Centro de Recursos Professional Biblioteca Data Management Geographic tipos de dados Topologias

Este tpico se aplica a apenas ArcEditor e ArcInfo. Uma srie de modificaes podem ser feitas a uma topologia. Em alguns casos, como quando renomear uma topologia, a mudana no tem efeito sobre o estado da topologia. No entanto, em outros casos, a mudana pode exigir que a topologia ser revalidado. Por exemplo, mudanas como a adio de classes de novo recurso ou regras ou alterar a tolerncia cluster pode criar novas reas sujas e caractersticas de erros e exigir que a topologia ser revalidado.

Adicionando uma classe nova funcionalidade para uma topologia


Usando a janela de catlogo ou ArcCatalog
Aqui esto os passos para adicionar uma classe nova funcionalidade a uma topologia existente usando a janela de catlogo ou ArcCatalog. 1. Boto direito do mouse a topologia e clique em Propriedades . 2. Clique no Recurso Classes guia. 3. Clique Add Class . 4. Clique na classe recurso que voc deseja adicionar topologia e clique em OK . Somente as classes caracterstica que esto dentro do conjunto de dados de recursos e no esto participando de uma topologia de rede ou geomtricas podem ser adicionados. 5. Definir a posio de coordenadas para a classe recurso adicional. 6. Adicione quaisquer regras adicionais. 7. Clique em OK . 8. Validar a topologia.

Utilizando geoprocessamento
Voc tambm pode usar ferramentas de topologia de geoprocessamento para adicionar classes de recurso e as regras para uma topologia existente. Duas ferramentas esto disponveis no conjunto de ferramentas de topologia na caixa de ferramentas de gerenciamento de dados:

Add Feature Class Para Topologia Adicionar Regra Para Topologia

Modificando uma topologia


Uma srie de modificaes podem ser feitas a uma topologia. Em alguns casos, como quando renomear uma topologia, a mudana no tem efeito sobre o estado da topologia. No entanto, em outros casos, a alterao pode exigir que a topologia ser revalidado. Por exemplo, mudanas como a adio de classes de novo recurso ou regras ou alterar a tolerncia cluster pode criar novas reas sujas e caractersticas de erro, ea topologia deve ser revalidado.

Usando subtipos em uma topologia


Quando voc cria um geodatabase, voc deve estar ciente das opes para a utilizao de subtipos classe recurso em sua topologia.

Sobre subtipos
Subtipos permitem modelo de objetos do mundo real de forma mais eficaz atravs da construo de subclasses das caractersticas dentro de uma classe recurso. Por exemplo, em uma classe recurso de pacote, voc pode ter subclasses de encomendas normais (que no podem se sobrepor) e parcelas condomnio (que so autorizados a se sobrepor). Alm disso, o valor padro para o zoneamento pode ser diferente para cada subtipo de encomendas (por exemplo, Famlia nico residenciais multifamiliares contra residencial). Para saber mais sobre os subtipos e as geodatabase, ver Um rpido passeio de subtipos .

Subtipos dentro de uma topologia


Subtipos em topologias pode ter regras diferentes aplicadas a cada subtipo, bem como fileiras de coordenadas diferentes. Isso permite que voc crie regras que se aplicam apenas a subtipos especficos, por exemplo, estruturas construdas antes da subdiviso foi criado. Por exemplo, considerar a construo de pegadas, voc pode modelar uma situao em que uma pequena percentagem de edifcios legitimamente atravessam as fronteiras de encomendas atravs da criao de subtipos de edifcios e s criar o deve ser coberto por regra para os subtipos que no pode se estender em uma parcela.

Voc tambm pode aplicar fileiras de coordenadas diferentes para cada subtipo. Por exemplo, as parcelas cujos limites foram digitados utilizando ferramentas COGO pode ter uma classificao mais elevada do que outras parcelas de coordenadas em um subtipo diferente, que foram digitados utilizando digitalizao.

Remoo de uma classe de feio


Na janela Catlogo, faa o seguinte: 1. Boto direito do mouse a topologia e clique em Propriedades . 2. Clique no Recurso Classes guia. 3. Clique na classe recurso que voc deseja remover. 4. Clique Remover . 5. Clique em OK .

Renomear uma topologia


Na janela Catlogo, faa o seguinte: 1. Boto direito do mouse a topologia e clique em Propriedades . 2. Clique no geral guia. 3. Digite um novo nome. 4. Clique em OK . Nota: Topologia renomear um no afeta seu estado, ea topologia no precisa ser revalidado.

Mudando a tolerncia aglomerado


Na janela Catlogo, faa o seguinte: 1. Boto direito do mouse a topologia e clique em Propriedades . 2. Clique no geral guia. 3. Digite um valor de tolerncia novo cluster. 4. Clique em OK . Nota: Mudando a tolerncia aglomerado de uma topologia vai exigir que a topologia ser revalidado. Quanto maior a tolerncia do cluster, maior ser a probabilidade de que dispe em seus dados sero movidos a partir de suas posies atuais. Se a tolerncia de cluster muito grande, as formas vo mudar.

Mudana de coordenadas fileiras


H uma srie de maneiras de alterar as configuraes de classificao em uma topologia.

Alterando o nmero de fileiras


1. Boto direito do mouse a topologia e clique em Propriedades . 2. Clique no Recurso Classes guia. 3. Digite um nmero de fileiras. 4. Clique em OK . A topologia pode suportar at 50 fileiras para que as classes recurso pode ser atribudo. Nota: Alterando o nmero ou fileiras por si s no vai exigir a topologia a ser revalidado.

Mudando a classificao de uma classe de feio


1. Boto direito do mouse a topologia e clique em Propriedades . 2. Clique no Recurso Classes guia. 3. Clique e alterar a posio atual da classe recurso. 4. Clique em OK . Nota: Mudando a classificao de qualquer classe recurso requer a topologia a ser revalidado.

Trabalhando com topologia regras


H muitas tarefas para trabalhar com regras dentro de uma topologia. Voc pode fazer o seguinte:

Adicionar ou remover regras a partir de uma topologia existente. Salve como um arquivo de regras conjunto de regras que podem ser compartilhados e reutilizados. Ver descries regra e diagramas.

Adicionando regras para uma topologia


1. Boto direito do mouse a topologia e clique em Propriedades . 2. Clique no Regras guia. 3. Clique Add Rule e escolha a regra. 4. Clique OK em todas as caixas de dilogo. Nota: Depois de adicionar uma nova regra, voc deve revalidar a sua topologia.

Removendo uma regra a partir de uma topologia


1. Boto direito do mouse a topologia e clique em Propriedades .

2. Clique no Regras guia. 3. Clique na regra que voc deseja remover. 4. Clique Remover . 5. Clique OK em todas as caixas de dilogo. Nota: Removendo uma regra exigir a topologia a ser revalidado.

Salvando regras de topologia para um arquivo de conjunto de regras


1. Boto direito do mouse a topologia e clique em Propriedades . 2. Clique no Regras guia. 3. Clique em Salvar Regras . 4. Navegue at onde voc quer salvar as regras que voc definiu para a topologia. 5. Digite um nome. 6. Clique em Salvar para salvar todas as regras para a topologia para o arquivo. 7. Clique em OK .

Carregando regras topologia de um arquivo de conjunto de regras


1. Boto direito do mouse a topologia e clique em Propriedades . 2. Clique no Regras guia. 3. Clique em Salvar Regras . 4. Clique Regras de carga . 5. Navegue at o local onde o conjunto de regras que voc deseja carregar salvo. 6. Clique no conjunto de regras. 7. Clique em Abrir . Se o conjunto de regras foi criado a partir de uma topologia que tinha os nomes dos recursos mesma classe como as classes recurso na nova topologia que voc est definindo, as classes recurso chamado no conjunto de regras deve ser bem adaptado para as classes recurso na nova topologia. Se os nomes forem diferentes, voc precisa combinar as classes caracterstica mencionada na regra definida para suas aulas de funo correspondente na nova topologia. 8. Para cada classe de recurso de fonte que no est mapeada, clique no Alvo da coluna e clique na classe caracterstica que lhe corresponde na nova topologia. 9. Clique OK em todas as caixas de dilogo. Nota: Carregando um conjunto de regras para uma topologia com regras previamente especificado ir acrescentar as regras do conjunto de regras com as regras existentes.

Nota: Carregando um conjunto de regras vai exigir a topologia a ser revalidado. Nota: Se h classes recurso especificado em um conjunto de regras que no podem ser combinados para caracterizar as classes na topologia novas regras envolvendo as classes caracterstica mpar no ser carregado.

Resumindo erros de topologia


Voc pode ver um resumo do nmero de erros em uma topologia da caixa de dilogo Propriedades Topologia. O resumo indica quantos erros e excees existem para cada uma das regras de topologia. Voc pode salvar o resumo como um arquivo de texto para criar um registro do estado da topologia em um determinado momento. Esta pode ser uma maneira til para documentar e monitorar o progresso em um projeto grande topologia edio.

Consultando e navegar um grfico de topologia


As ferramentas de desenvolvedor ArcGIS fornecer programadores com acesso ao grfico de topologia, que uma representao planar das geometrias das classes caracterstica participativa em uma topologia. Para mais informaes sobre como trabalhar com o grfico de topologia, consulte a Ajuda para ArcObjects. NET.

Dicas teis ao usar topologias


Centro de Recursos Professional Biblioteca Data Management Geographic tipos de dados Topologias

Este tpico se aplica a apenas ArcEditor e ArcInfo. As dicas a seguir podem ajud-lo quando se utiliza geodatabase topologias.

Teste seu projeto topologia proposta


Use um arquivo ou geodatabase pessoal com uma cpia de seus dados feature class para testar seu projeto de topologia. Uma cpia importante porque voc vai querer tentar validar contra os seus dados reais e verificar se o seu projeto de topologia funciona bem. Validar as coordenadas de cluster e fazer alteraes sua geometria subjacente. Alguns projetos iniciais podem no funcionar como esperado. Voc vai querer garantir que voc tenha uma cpia de seus dados originais antes de testar. Se voc tem uma geodatabase ArcSDE usado por muitos em sua organizao, esteja ciente que voc tem menos flexibilidade para mudar o esquema sem tomar o seu sistema off-line para as mudanas. Alm disso, se voc tem um geodatabase verso, voc vai precisar para comprimir suas verses antes de aplicar as mudanas de esquema. Voc pode minimizar os problemas com seus fluxos de trabalho por meio de testes iniciais boa de seu projeto de topologia com arquivo e geodatabases pessoal. Alm disso, voc pode salvar suas regras de topologia e definies para utilizao posterior em esquemas geodatabase outros.

Durante os testes
Trabalhar com seus dados para assegurar que seu projeto faz sentido. Por exemplo, voc deve criar as regras propostas, validar a sua topologia, e usar o ambiente de edio do ArcMap para encontrar e corrigir uma srie de erros exemplo descobertos durante a validao. Tente regras alternativas. Trabalho para desenvolver uma melhor compreenso de como as regras de topologia vai funcionar melhor em sua situao especfica. Uma vez que voc instalar em um projeto, voc pode, posteriormente, test-lo como parte de seu esquema de produo.

Bloqueio esquema
Um bloqueio exclusivo necessria em todas as classes de recurso de entrada quando a construo de uma topologia. Se qualquer uma das classes recurso de entrada tem uma trava compartilhada, a topologia no ser construdo. Se qualquer uma das classes recurso em uma topologia tem uma trava compartilhada ou exclusiva, que travam propagado para todas as classes outro recurso na topologia. Saiba mais sobre bloqueios exclusivos e esquema de bloqueio

Erros de topologia
importante perceber que os erros de topologia so descobertos e registrados como recursos quando voc validar a sua topologia. Por exemplo, polgono-on-polgono reas so muitas vezes relatadas como polgonos ou linhas que mostram os erros. reas de recursos de linha e ponto normalmente so registrados como linhas e pontos. Voc pode ver esses como camadas no ArcMap e zero em cada questo para corrigi-lo.

FONTE: http://help.arcgis.com/en/arcgisdesktop/10.0/help/index.html#//00620000000n000000.htm

You might also like