You are on page 1of 17

1 ALCANCES E LIMITES DA NEUROBIOLOGIA DAS EMOES E DOS SENTIMENTOS. Lima, Orion Ferreira.

Mestre em Filosofia pelo Programa de Ps-Graduao em Filosofia da UNESP campus de Marlia. orionferreira@yahoo.com.br Resumo Neste artigo nos propomos analisar, luz do pensamento de Damsio, os alcances e limites da neurobiologia das emoes e dos sentimentos. Inicialmente discutiremos em que medida as emoes influenciam nossas decises racionais. Em organismos complexos a tomada de decises, diante de situaes tambm complexas, exige reas evoludas do crebro, como por exemplo, o neocortex. Contudo, reas antigas do crebro, como o sistema lmbico, so tambm importantes na tomada de decises. No obstante a toda maquinaria cerebral, cabe-nos questionar se seriam os processos biolgicos, condio necessria e suficiente para se entender a experincia de uma emoo e de um sentimento. Tais questes nos conduzem inevitavelmente ao problema da conscincia. A idia do corpo como sustentculo do eu nos levaro a um paradigma representacional diferente do modelo clssico de representao. Tentaremos mostrar que os esforos atuais das neurocincias em descobrir os mecanismos neurais envolvidos na constituio da experincia de se ter emoes e sentimentos proporcionaram indstria farmacutica uma corrida em busca de substncias capazes de minimizar a dor e, conseguintemente aumentar o prazer. Contudo, essas descobertas no nos permitiram explicar como temos a experincia dos sentimentos e das emoes em nossa vida. Palavras-chave: Neurobiologia, Emoes, Sentimentos, Conscincia. Abstract In this article we propose review, in the light of thought Damsio, the scope and limits of the neurobiology of emotions and feelings. Initially discuss the extent to which emotions influence our rational decisions. In bodies complex decision-making, also facing complex situations, requires advanced areas of the brain, such as the neocortex. However, areas "old" brains, as the limbic system, are also important in decision making. Despite the whole brain machinery, we should be questioning whether the biological processes, necessary and sufficient condition to understand the experience of an emotion and a feeling. Such questions inevitably lead us to the problem of consciousness. The idea of the body as a cornerstone of I will take

2 us to a different paradigm representational that the traditional model of representation. We show that the current efforts of neuroscience to find the neural mechanisms involved in the formation of the experience of having emotions and feelings provide the pharmaceutical industry a race in search of substances able to minimize the pain and increase the pleasure. However, these discoveries have enabled us to explain how we have the experience of feelings and emotions in our life. Keywords: Neurobiology, Emotions, Feelings, Conscience.

Introduo O presente artigo tem por finalidade discutir questes relativas neurobiologia das emoes e dos sentimentos. Inicialmente nos propomos analisar em que medida as emoes influenciam a tomada de decises racionais. Em organismos complexos a tomada de decises ante a situaes tambm complexas exigem reas modernas e mais evoludas do crebro, o neocortex. Contudo, no h uma sobreposio de reas modernas sobre reas antigas do crebro. Ambas so importantes na tomada de deciso. Nesse contexto, Damsio diferencia as emoes primrias das secundrias. As primeiras podem ser entendidas como sinnimo de inatas ou pr-organizadas e se articulam por meio de uma rede intricada do sistema lmbico. As emoes secundrias, por sua vez, necessitam no somente do sistema lmbico, mas tambm de outras estruturas mais evoludas como o crtex pr-frontal, o sistema endcrino e peptdeo. No obstante a toda essa maquinaria neural, cabe-nos questionar se seriam os processos biolgicos, condio necessria e suficiente para se entender a experincia de uma emoo. Ao falarmos de experincia de emoes referimo-nos inevitavelmente ao problema da conscincia. O filsofo David Chalmers (seco 2), postula dois tipos de problemas sobre a conscincia: o problema fcil, e o problema difcil. O primeiro pode ser explicado por mecanismos computacionais ou neurais, como por exemplo, a habilidade para discriminar, categorizar, reagir a estmulos; comportamento estes que podem ser facilmente simulados em uma mquina. O segundo problema mais difcil, pois situa-se em torno da experincia qualitativa sentida pelo sujeito. A grande questo envolvida nesse problema saber por que quando nosso sistema visual ou auditivo se empenha em um processamento informacional, ns temos concomitantemente a experincia auditiva ou visual. No obstante a todos os recursos disponveis no somos capazes de dar uma

3 resposta satisfatria a essa questo. Por outro lado, o fato de no conseguirmos obter uma soluo ao hard problem no anula nossas esperanas de um dia poder encontrla. A idia do corpo como sustentculo do eu nos conduziro a um paradigma representacional diferente do modelo clssico que concebe a existncia de um homnculo no crebro que recebe sinais das mais variadas estruturas do corpo. Na seco 3, demonstraremos que a concepo de mapeamento proposta por Damsio acontece de maneira dinmica, isto , se renova constantemente, de modo que podemos ter um acesso on-linedo que est acontecendo no organismo a cada momento que ocorre uma emoo. Na tentativa de descobrir quais os mecanismos neurais envolvidos na constituio dos sentimentos e das emoes, que a indstria farmacutica empenha todos seus esforos no sentido de encontrar drogas capazes de minimizar a dor e aumentar o prazer. Contudo, a descoberta de tais substncias no nos permite explicar o que sentimos e como sentimos. Uma coisa sabermos que certos tipos de substncias podem provocar determinados tipos de sentimentos e emoes e outra bem diferente conhecer os mecanismos pelos quais se consegue alterar essas mesmas emoes e sentimentos. 1 Neurobiologia das emoes e dos sentimentos Muitos dos organismos possuem em seu repertrio biolgico selees de respostas inconscientes. Mesmo entre organismos simples destitudos de um sistema nervoso plenamente desenvolvido, essas selees lhes garantem sobreviver em meio aos perigos e a manter um equilbrio satisfatrio a fim de preservar a prpria vida. No entender de Damsio (1996), essas selees equivalem a uma elementar tomada de deciso, que se manifesta por meio de correlaes neurais. Em organismos complexos, a tomada de deciso ante as situaes tambm complexas, necessita de reas modernas do crebro (no sentido evolutivo), assim denominadas neocrtex. Assim, haver uma correlao entre as divises e complexificaes do neocrtex e a complexidade e imprevisibilidade do meio no qual os organismos vivos esto situados. Segundo Damsio (1996, p. 156), as descobertas de John Allman revelaram que:

4
[...] independente do tamanho do corpo, o neocrtex dos macacos que se alimentavam de frutos maior que o daqueles que se alimentavam de folhas. Os macacos que se alimentam de frutos tem de possuir uma memria mais rica para que possam recordar quando e onde procurar frutas comestveis, para que no encontrem rvores sem frutos ou com fruta estragada. Seus neocrtices maiores sustem a maior capacidade de memria fatual de que necessitam.

Diante desses fatos, poderamos falar que h alguma discrepncia entre as estruturas cerebrais velhas e modernas? Damsio acredita que as estruturas velhas so encarregadas de regular os degraus subterrneos de nossa mente, enquanto que o novo crebro disporia com sensatez todas as nossas decises. Em cima, no neocrtex, encontrar-se-ia a razo e a fora de vontade, enquanto que embaixo, no subcrtex, se encontraria as emoes e todas aquelas coisas fracas e carnais. (DAMSIO, 1996, p. 157). Mas ser que as emoes no interferem na tomada de decises de modo afetar a manuteno da vida em organismos complexos? Damsio (1996) afirma que em muitos casos isso seja possvel, por exemplo, no podemos desprezar o conselho de nossos pais e avs que sempre nos dizem, quando tiver que resolver um problema, faa-o de cabea fresca, ou seja, livre dos assaltos emocionais. Contudo, h situaes em que as emoes so essenciais para uma tomada de deciso eficaz. Muitos estudos indicam que o segredo da longevidade no est somente na existncia de estruturas biolgicas responsveis pelo raciocnio e desenvolvimento, mas tambm em outras estruturas subjacentes como as do hipotlamo que, como sabemos, situa-se na parte inferior do crebro. Alm do mais, alguns comportamentos dependem tanto do antigo crebro como do novo crebro, combinando assim estruturas e funes diferenciadas. Desse modo, as emoes e os sentimentos desempenham um papel relevante na tomada de nossas decises racionais. Uma pessoa destituda desses elementos no pode decidir-se satisfatoriamente. Em sua importante obra, Principles of Psychology, publicada no incio do sculo XX, James afirma:
-me muito difcil, se no mesmo impossvel, pensar que espcie de emoo de medo restaria se no se verificasse a sensao de acelerao do ritmo cardaco, de respirao suspensa, de tremor dos lbios e de pernas enfraquecidas, de pele arrepiada e de aperto no estomago. Poder algum imaginar o estado de raiva e no ver de perto em ebulio, o rosto congestionado, as narinas dilatadas, os dentes cerrados e o impulso para ao vigorosa, mas, ao contrrio, msculos flcidos, respirao calma e um rosto plido? (JAMES, W., 1905 apud DAMSIO, 1996, p.159).

Com essa citao, James nos chama ateno para a idia de que h um mecanismo bsico em que determinados estmulos do meio acionam reaes especficas do corpo. No obstante, na concepo de Damsio, em muitos momentos da vida do homem, como ser social, deflagram-se as emoes aps um processo mental de avaliao no automtica, mas sim voluntria, ou seja, h um amplo espectro de estmulos que se associam aos estmulos inatamente selecionados. Essas reaes so avaliadas e o que tudo indica segundo Damsio, algumas emoes possuem caractersticas pr-organizadas (as emoes experimentadas na infncia do choro, dos gritos, etc, so exemplos disso) Por outro lado, existem emoes secundrias que se caracterizam por serem construdas interpostas s emoes primrias, de modo a serem vivenciadas na fase adulta. Vejamos com ateno o que Damsio quer nos dizer com o termo emoes primrias Em termos gerais, as emoes primrias envolvem disposies inatas para responder a certa classe de estmulos. Por exemplo: somos como que inatamente prprogramados a sentir medo de animais de grande porte, ou a determinado tipo de movimento, como por exemplo, das cobras e de outros rpteis. Essas caractersticas seriam processadas pelo sistema lmbico (amgdala). A emoo correspondente ao medo resulta da ativao de ncleos neurais no lmbico, capaz de representar dispositivamente o estado do corpo. No necessrio o reconhecimento de um animal especfico ante os olhos, mas apenas a sutileza de suas caractersticas, de maneira que os crtices sensoriais iniciais fazem uma classificao representando no corpo o sinal de perigo. Em organismos evoludos esse sistema garante uma coerncia entre o estmulo que deflagrou a emoo e seu impacto no organismo, ou seja, a sensao de uma emoo. De fato que no haveria necessidade do organismo, no ato de interagir com o objeto causador da emoo, se conhecer nesse processo relacional, uma vez que h maneiras automticas e adaptativas de responder a esses estmulos. Contudo, com a emergncia de uma conscincia, os organismos vivos alcanaram mecanismos seguros de sobrevivncia. Com efeito, nos afirma Damsio (1996, p. 161):

6
[...] se vier, a saber, que o animal ou situao X causa medo, voc tem duas formas de se comportar em a X. A primeira inata, voc no a controla; alm disso, no especifica de X: pode ser causada por um grande nmero, de seres, objetos e circunstncias. A segunda forma baseia-se na sua prpria experincia e especifica de X. O conhecimento de X permite-lhe pensar com antecipao e prever a probabilidade de sua presena num dado meio ambiente, de modo a conseguir evitar X antecipadamente, em vez de ter de reagir a sua presena numa emergncia.

Ao utilizar a terminologia sentir os estados emocionais, Damsio se refere conscincia das emoes. Essa permite com que as respostas, baseadas na histria de cada indivduo ao interagir com o meio, sejam versteis. Qual seria a base neural na qual repousariam as emoes primrias? De acordo com Damsio (1996), as emoes primrias, entendidas aqui como sinnimo de inatas, pr-organizadas, se articulam em uma rede intrigada do sistema lmbico, onde a amigdala e o cngulo assumem papis significativos. Muitas foram s pesquisas empricas envolvendo a influncia da amigdala nos processos emocionais. Damsio nos afirma que os trabalhos de Heinrich Kluver e Paul Bucyl (1973) j demonstravam que pacientes submetidos lobotomia temporal apresentavam embotamento afetivo significativo, alm de outros transtornos emocionais, logo aps a interveno cirrgica. Em 1932, Breckner, um famoso neurologista da Columbia University desenvolveu um trabalho interessante onde se relacionava o crtex frontal com as emoes. O doente A, por ele denominado, apresentou um quadro clnico de tumor cerebral, mais precisamente um meninginoma. O tumor crescia e comprimia os lobos frontais. Breckner retirou o tumor com sucesso, porm, juntamente com o tumor, retirou-se tambm boa parte dos lobos frontais esquerdo e direito. No lado direito retirou-se todo o crtex que se localizava em frente das reas responsveis pelo movimento. Os crtices na superfcie ventral (orbital) e na parte inferior da superfcie (mediana) tambm foram removidos. Aps a cirurgia, o paciente A gozava de boa sade. A relao espao-temporal permaneceu ntegra assim como a memria convencional. No mbito da linguagem no houve alterao. Na esfera racional, o paciente era capaz de fazer clculos e at mesmo jogar xadrez com muita habilidade. Qual o problema com o paciente A? O problema estava na vida afetiva. Certo sinal de embotamento se evidenciava sempre que ele propunha se relacionar com outras pessoas. No havia nenhum

7 sentimento de empatia pelo outro, nem ao menos um sinal de vergonha, tristeza ou angstia diante de tudo aquilo que lhe havia acontecido. Em suma, o que ficou comprometido em nosso paciente A foi sua capacidade de decidir por meio de aes mais vantajosas. Como podemos perceber as emoes primrias por si s no so capazes de explorar a complexidade dos processes e comportamentos emocionais. Com efeito, nos afirma Damsio (1996, p. 163):
Creio, no entanto, que em termos do desenvolvimento de um indivduo seguem-se mecanismos de emoes secundrias que ocorrem mal comeamos a ter sentimentos e formam ligaes sistemticas entre categorias de objetos e situados, por um lado, e, emoes primrias por outro. (Grifo do autor).

As emoes secundrias, por outro lado, necessitam no somente do sistema lmbico, mas tambm de outras estruturas anatmica e fisiologicamente mais evoludas. Essas estruturas so necessrias produo de emoes secundrias. Considere a seguinte situao: Voc est no aeroporto espera do seu vo e de repente encontra um amigo que h muito tempo no via. Partindo do princpio de que voc uma pessoa normal, obviamente voc sentir emoes: taquicardia inesperada, talvez vontade de chorar, ou um aperto no estmago, uma alegria indizvel, suas mos podero ficar frias e midas, entre outras manifestaes fsicas e psicolgicas. A questo : o que acontece, em termos neurobiolgicos, quando se experimenta essa emoo? E mais, o que significa experienciar uma emoo?. Como dissemos anteriormente, no momento da experincia da emoo, o organismo se v em um estado de mudana, tanto em termos biolgicos quanto psicolgicos. O organismo como um todo se empenha em buscar, de uma maneira rpida e segura, um equilbrio funcional, ou em outras palavras, uma homeostase. Em se tratando de nosso exemplo, o processo inicia-se com consideraes deliberadas em relao a esta pessoa em particular: afinidades com a pessoa, valor que ela representa etc. Muitas dessas consideraes acontecem em um nvel imagtico, noverbal, enquanto outras podem assumir um contedo verbal: as palavras, o timbre de voz, lembranas de discursos, acontecimentos. A base neural de todo esse substrato representvel ocorre em crtices sensoriais iniciais (visual, auditivo, olfativo). Em nvel inconsciente, redes presentes no crtex pr-frontal reagem como que automaticamente a todos os sinais resultantes dos processos imagticos descritos. Esta

8 resposta pr-frontal s possvel graas existncia de representaes dispositivas adquiridas e no inatas, isto , aquilo que no decorrer da histria de vida de cada um foise acumulando e formando, de modo a construir a individualidade. Damsio (1996) acredita que a resposta das disposies pr-frontais (inconsciente e automtica) tem como base neural a amgdala e o cngulo. Estas por sua vez, ativam os ncleos do sistema nervoso autnomo, enviando sinais ao sistema inato, de modo a alterar significativamente a musculatura esqueltica. O sistema endcrino e peptdeo so ativados, alterando o estado do organismo por meio de uma srie de aes qumicas. Por final, h uma ativao dos ncleos dos neurotransmissores no especficos, situados no tronco cerebral e prosencfalo basal, que liberam informaes qumicas em regies do telencfalo (gnglio basal e crtex cerebral). Como podemos observar, as mudanas ocorridas nas mais diversas estruturas biolgicas produzem certo tipo de estado emocional do corpo. Por outro lado, a ativao dos ncleos dos neurotransmissores no especficos parece no provocar uma reao no corpo, propriamente dita, mas num determinado grupo de estruturas do tronco cerebral, responsvel pela regulao do corpo. Nas palavras de Damsio (1996, p. 167): Tem um impacto muito importante no estilo e eficincia dos processos cognitivos e constitui uma via paralela para a resposta emocional. Contudo, resta-nos ainda tentar responder a seguinte questo: Seriam os processos biolgicos, condio necessria e suficiente para se entender a experincia de uma emoo ou de sentir uma emoo? bem verdade que o aspecto relativo conservao no depende necessariamente da conscincia, pois como vimos h seres unicelulares que lutam por se manterem na existncia e, contudo, possuem uma estrutura neurobiolgica rudimentar, mas sabemos tambm que o surgimento de um crebro evoludo e conseqentemente de uma conscincia permitiu s espcies uma maior vantagem no processo de seleo natural. Vimos tambm que a diferena entre emoes primrias e secundrias que nas primeiras as mudanas biolgicas ocorrem em um nvel inconsciente, ao passo que as secundrias caracterizam-se pela constatao de um sentimento. Desse modo, nos parece que o conceito de emoo, precisamente as emoes secundrias, encontra-se relacionado ao conceito de conscincia, uma vez que, para

9 Damsio (1996, p. 168) existem outras alteraes do estado do corpo que s so perceptveis pelo dono desse corpo. 2 Alm da simples sensao corporal Para o filsofo David Chalmers (1995) There is no just one problem of consciousness. consciousness is an ambiguous term[...]1 Para Chalmers (1995), argumenta que h dois tipos de problemas quando falamos sobre conscincia: o problema fcil e o problema difcil. O primeiro pode ser explicado por mecanismos computacionais ou neurais. Por exemplo: a habilidade para discriminar, categorizar e reagir a estmulos do meio-ambiente; a habilidade de um sistema para acessar seus prprios estados internos, etc. Todos esses problemas, na concepo de Chalmers, podem ser descritos e explicados por meio de recursos computacionais ou neurais. Por outro lado, o problema difcil da conscincia se refere justamente ao problema da experincia consciente. No processo de pensar e perceber alguma coisa h mecanismos de processamento de informao neurofsicos e neuroqumicos envolvidos, mas h tambm um aspecto subjetivo. Por exemplo: ao olharmos para uma rosa vermelha acontece uma srie de mudanas processuais e informacionais em nosso organismo que podem ser explicadas a nvel fsico. Mas h, alm disso, tambm a experincia do vermelho que sentida pelo indivduo. Com efeito, nos afirma Chalmers (1995, p. 3)
When we see, for exemple, we experience visual sensation: the felt quality of redness, the experience of dark and light, the quality of depth in a visual field. Other experiences go along with perception in difference modalities: the sound of a clarinet, the smell of mothballs. Then there are bodily sensations, from pains to orgasms, mental images that are conjured up internally; the felt quality of emotion, and the experience of a stream of conscious thought. What unites all of these states is that there is something it is like to be in them. All of them are states of experience. 2

Toda nossa discusso situa-se em torno da experincia qualitativa sentida pelo sujeito. Na perspectiva de Chalmers, o grande problema descobrir porque que quando
1 2

No somente um problema da conscincia. A conscincia um termo ambguo (traduo nossa). Quando vemos, por exemplo, ns experienciamos uma sensao visual, a qualidade de sentido de vermelhido, a experincia da escurido e da luz, a qualidade da profundidade em um campo visual. Outras experincias acompanham a percepo em diferentes modalidades: o som de uma clarineta, o cheiro do monthbaalls. Ento, existem sensaes corporais das dores aos orgasmos, imagens mentais que surgem internamente; a qualidade sentida de emoo e a experincia de um fluxo de pensamento consciente. O que une todos estes estados que h alguma coisa intrnseca a eles. Todos eles so estados de experincia. (CHALMERS, 1995, p. 3, traduo nossa).

10 o nosso sistema visual ou auditivo se empenha em um processamento informacional ns temos concomitantemente a experincia auditiva ou visual. Apesar de todos os recursos oferecidos hoje pelas neurocincias no somos capazes de dar uma resposta satisfatria a esta questo. Consideremos a seguinte experincia de pensamento sugerida pelo filsofo Frank Jackson: Mary uma neurocientista do sculo XXIII e uma especialista renomada em processos cerebrais responsveis pela viso da cor. Ela conhece tudo sobre cor: os processos psicofsicos relacionados cor, ela tambm sabe como o crebro discrimina os estmulos, bem como integra a informao. Conhece tudo sobre a cor, o conjunto de ondas no espectro da luz entre muitas outras coisas. No obstante, Mary passou toda sua vida trancada em uma sala branca e preta, sem jamais ver cor alguma. Mary nunca vivenciou ou experimentou, por exemplo, o vermelho. Ao que nos parece, existem fatos sobre a experincia consciente que no podem ser explicados somente luz de interaes neurais. Estaria, ento, toda nossa indstria, fadada ao fracasso? Nas palavras de Chalmers, no: Notavelmente, a experincia subjetiva parece emergir de um processo fsico, mas no temos nenhuma idia de como ou por que assim. (CHALMERS, [2003], p.43). O fato de no termos ainda encontrado uma resposta satisfatria ao hard problem, no anula em hiptese alguma nossa esperana em encontrar uma explicao cientfica. Como j dissemos, a conscincia contribuiu de maneira significativa perpetuao e conservao da vida, uma vez que possibilitou ao homem construir um conjunto de regras e normas com o objetivo de alcanar, o mximo possvel, o equilbrio. Com efeito, nos afirma Penrose (1989, p. 412 apud ECCLES, 1994, p. 66):
O que que faz verdadeiramente a conscincia? ... Que podemos fazer graas ao pensamento consciente que no pode ser feito inconscientemente?... De certa maneira, temos a necessidade da conscincia a fim de tratarmos de situaes em que temos de formar novos juzos, em que as regras no foram estabelecidas partida. muito difcil ser exato quando a distino entre os tipos de atividade mental que aparecem requerer a conscincia e os que no a requerem.

11 A capacidade da mente em formular juzos constitui, na viso de Penrose, a marca essencial da conscincia, ou seja, a capacidade de diferenciar o verdadeiro do falso, contemplar e distinguir a beleza da fealdade. 3 O corpo como substrato da conscincia A idia do corpo como sustentculo do eu deve guiar mais uma vez nossa discusso. Seguindo os passos de Damsio conseguimos formular o conceito do que seja uma emoo, isto , a combinao de todo um processo de avaliao mental. Para ele, esse processo pode ser:
[...] simples ou complexo, com respostas dispositivas a esse processe, em sua maioria dirigida ao corpo propriamente dito, resultando num estado emocional do corpo, mas tambm dirigida ao prprio crebro (ncleos de neurotransmissores no tronco cerebral, resultando em alteraes mentais adicionais) (DAMSIO, 1996, p.169).

A capacidade de reconhecer essas alteraes mentais adicionais constitui o pano de fundo das emoes. No momento em que vivenciamos algum tipo de emoo nosso corpo sofre alteraes que so ora percebidas por um observador externo (por exemplo o rubor de nossa pele, contraes da musculatura facial, o olhar de pnico, entre outros), ora sentida por ns mesmos, por exemplo s contraes gastrintestinais e taquicardia. Independentemente do tipo de alterao que soframos, o crebro sinaliza todas essas modificaes por meio da existncia de nervos perifricos que carregam impulsos eltricos pela pele. As estruturas lmbicas e os crtices somatossensoriais situados nas regies insular e parietal so responsveis por obter uma imagem do que acontece com o organismo durante uma emoo. Diferentemente do modelo representacional clssico que concebe a existncia de um homnculo no crebro que recebe sinais das mais variadas estruturas do corpo, a concepo de mapeamento proposta por Damsio acontece dinamicamente, isto , se renova constantemente, de modo a ser possvel, utilizando uma metfora computacional, termos um acesso on-line do que est acontecendo no organismo a cada momento que ocorre uma emoo. H tambm alteraes complexas de natureza bioqumica envolvidas no processo de sentir uma emoo, contudo, este no objeto de nosso presente trabalho. Muitas dessas alteraes corporais so sentidas ou vivenciadas como pertencentes ao nosso organismo. A experincia das alteraes corporais associadas a

12 contedos cognitivos especficos o que Damsio denomina sentimento. De acordo com Damsio:
Se uma emoo um conjunto de alteraes no estado do corpo associada a certas imagens mentais que ativaram um sistema cerebral especifico, a essncia do sentir de uma emoo a experincia dessas alteraes em justaposio com as imagines mentais que iniciaram o ciclo. (DAMSIO, 1996, p.175).

Damsio acredita que para surgir um sentimento necessria uma justaposio de uma imagem do corpo com a imagem de alguma coisa. O que Damsio quer nos dizer com o conceito de justaposio? Para Damsio (1996), a imagem do corpo propriamente dita emerge aps a imagem dessa alguma coisa. Em termos neurais, essas imagens se mantm separadas, no no sentido cartesiano de se opor duas substncias, de um lado a corporal e do outro a mental, mas de uma combinao. Com efeito, nos afirma Damsio (1996, p. 177):
A idia de que o qualificado (um rosto) e o qualificador (o estado corporal justaposto) se combinam, mas no se misturam ajuda a explicar porque possvel sentirmo-nos deprimidos quando pensamos em pessoas ou situaes que de modo algum significam tristeza ou perda, ou nos sentimos animados sem razo alguma imediata que a explique.

H tambm outro aspecto importante a ser sinalizado. Apesar de existir uma srie de componentes essenciais dos sentimentos, em temos cognitivos e neurais, o problema de saber como sentimos um sentimento permanece em aberto. Acreditamos que as correlaes entre o estado do corpo e as mais diversas regies cerebrais so importantes, porm, no explicam como de fato sentimos o sentimento, mas nos apontam um caminho. Segundo Damsio (1996, p. 178): A recepo de um conjunto amplo de sinais sobre o estado do corpo nas zonas cerebrais apropriadas o comeo necessrio, mas no suficiente para os sentimentos serem sentidos. Este talvez seja o Hard Problem dos sentimentos. Para Damsio (1996) sabemos que um sentimento em relao a um determinado objeto funda-se numa subjetividade da percepo do objeto e do estado corporal produzido pelo objeto bem como as alteraes em nvel do pensamento durante todo o processo. Como podemos perceber, nos tentador separar de um lado a subjetividade e do outro as manifestaes

13 corporais. Este com certeza o rano metafsico deixado por Descartes ao pensamento ocidental. Nossa tentativa de diluir ou enfraquecer o mximo possvel essa idia. O sentimento emerge do corpo e neste que ele se situa. A justaposio de uma imagem do corpo associada a algo mais constitui o sentimento, no como uma unio substancial, mas como combinao entre elementos cujas bases so comuns a ambos, ou seja, o prprio corpo. Ao pensarmos na idia de corpo, isto , em emoes e sentimentos, somos levados quase que inevitavelmente a retomar uma antiga questo que desde os tempos de Willian James incomodava as neurocincias: Fugimos porque sentimos medo ou sentimos medo porque fugimos? Na concepo de James so as reaes fisiolgicas que produzem sentimentos. Se tomarmos como exemplo as emoes envolvidas durante a ao de fuga, perceberemos que algumas reaes fisiolgicas so observveis por outros enquanto que outras so sentidas somente pelo sujeito que vivencia aquela situao: aumento da presso sangnea, taquicardia, midrase, contraes musculares e gastrintestinais. As respostas fisiolgicas retornam ao crebro por meio de uma sensao fsica, a fim de que um padro nico de feedback sensorial permita com que cada tipo de emoo tenha uma qualidade especfica. Para melhor compreender a idia das reaes fisiolgicas que provocam sentimentos, Damsio ir cunhar uma subespcie de sensaes, a saber, o conceito de sentimento de fundo. Damsio (1996) acredita que as emoes de fundo originam-se em estados corporais de fundo e no em estados emocionais. Ela a imagem do corpo quando este se encontra em repouso, isto , quando no est agitado pelas emoes. As sensaes de fundo acontecem de maneira contnua, embora no possamos perceber a cada momento o que ocorre em nosso corpo. No obstante, por meio dessas sensaes que somos capazes de respondemos a questo: como se sente? Damsio nos lembra que este tipo de pergunta no se refere apenas ao modo como estamos levando a vida, nossas atividades dirias, etc. Ao darmos uma resposta fazemos meno ao nosso prprio estado corporal. Por exemplo, como nos comportaramos se de repente, ao dirigirmos essa pergunta a uma pessoa, ela nada soubesse sobre como se sente? Alguns doentes acometidos por anosognosia prototpica perderam por completo a noo de seu estado de sade. Pelo fato de desconhecerem suas atuais debilidades, negam que estejam doentes. Com efeito, nos afirma Damsio (1996, p. 184):

14

No reconhecem que esto paralisados, mesmo quando percebem que no mexem os ombros, por exemplo, ao serem confrontados com a realidade e obrigados a ver a imobilidade da mo e do brao esquerdo [...] Suas manifestaes emocionais so limitadas ou inexistentes os sentimentos por sua prpria verificao ou por interferncia de um observador - so igualmente nulas.

Pacientes anosognsicos com comprometimento cerebral, seja por uma leso ou por ter um tumor, apresentam falhas de intercomunicao entre regies responsveis pelo mapeamento do corpo. Os estudos, incluindo as pesquisas por Damsio e sua equipe, confirmaram que a maioria dessas regies situa-se no hemisfrio direito, no excluindo o esquerdo. Algumas regies mantm um vnculo muito estreito de comunicao e se localizam na nsula, no lobo parietal e na substncia branca. Alm do mais, encontramos ligaes significativas entre tlamo, crtex frontal e gnglios basais. Para Damsio (1996), doentes com anosognosia apreendem de modo insuficiente as informaes relativas ao seu estado corporal, ou seja, no h uma atualizao das prprias representaes corporais. Sendo assim, para essas pessoas a capacidade de reconhecimento imediato e automtico dos estados corporais fica comprometida. Embora sejam capazes de formar uma imagem de como eram seus corpos, essa imagem agora se apresenta desatualizada. Essa a justificativa que eles utilizam para dizer que esto saudveis, no obstante os sinais visveis da doena. Pesquisas envolvendo pacientes anosognsicos nos apontam um caminho interessante no que se refere aos estados mentais. Ao que tudo indica, eles nos apresentam a idia de uma mente privada da possibilidade de situar-se no presente do seu estado corporal. Damsio (1996) levanta a hiptese de um eu desintegrado, ou seja, apesar do conhecimento da identidade pessoal estar preservada e isso pode se notar por intermdio de suas afirmaes: eu sei quem sou e onde estou, se perguntasse as elas como se sentem aps uma delicada cirurgia diro que no esto doentes, mas que se sentem muito bem. Nas palavras de Damsio, pode-se observar o quo desatualizado se encontram as informaes: A teoria que esses doentes criaram acerca de suas mentes e das mentes dos outros encontra-se em estado deplorvel, irrevogavelmente desatualizada e defasada da poca histrica em que eles e seus observadores se encontram. (DAMSIO, 1996, p.185). Embora o meio em que vivemos se apresente em constante mudana bem como as imagens que dele temos, nossa identidade pessoal se caracteriza por assumir uma regularidade em meio irregularidade. Desse modo, a

15 continuidade dos sentimentos de fundo se refere prpria continuidade do organismo vivo, uma vez que esses sentimentos fazem meno ao prprio estado corporal do organismo. 4 As drogas da felicidade Pelo que podemos observar at o presente momento, tanto as emoes quanto os sentimentos, incluindo tambm os sentimentos de fundo, encontram-se alicerados na idia que temos de organismo vivo. Assim, duas questes se colocam contundentemente nossa investigao: quais seriam os processos neurais envolvidos no sentir de um estado emocional ou de uma sensao de fundo? Seriam os processos neurais, condio necessria e suficiente para se sentir uma emoo ou um sentimento de fundo? Muitas respostas foram aventadas no sentido de uma busca desenfreada por encontrar substncias neuroqumicas capazes de explicar as emoes (as indstrias de psicofrmacos que o digam). Contudo, a descoberta de tais substncias que alteram comportamentos emocionais no suficientemente capaz de explicar o que sentimos. Uma coisa sabermos que certos tipos de substncias qumicas podem provocar determinados tipos de sentimentos ou emoes e outra bem diferente conhecer os mecanismos pelos quais se consegue alterar as emoes ou os sentimentos. Em outras palavras, podemos saber que h substncias que atuam em determinados neurnios, circuitos e receptores, porm toda essa maquinaria neural no nos possibilita responder a questo do porque nos sentimos tristes ou alegres. Para Damsio (1996), o mximo que conseguimos fazer estabelecer uma relao de causa e efeito entre substncias e sensaes, mas no podemos explicar qualitativamente como se d a passagem de um nvel a outro. No estamos tentando ressuscitar a idia de um homnculo que represente no teatro cartesiano da mente essa passagem. Acreditamos que alm de uma explicao causal h elementos cognitivos indispensveis na compreenso da emergncia de um sentimento. Esses elementos cognitivos tambm requerem a presena de substncias qumicas, uma vez que essas estruturas no so etreas ou difanas, mas no se reduzem as explicaes neuroqumicas. Um exemplo clssico que podemos tomar o caso da depresso. Em quadros depressivos algumas funes cognitivas e afetivas ficam comprometidas, porm no podemos por essa razo explicar esta situao somente a

16 partir de uma diminuio de serotonina ou dopamina ou qualquer outro neurotransmissor. Outra tentao que muitos neurocientistas caem de tentar explicar o sentimento somente a partir do dado biolgico. No nos suficiente explicar quais so os neurotransmissores envolvidos no processo de sentir. Precisamos compreender de que modo s representaes corporais se tornam subjetivas. Na concepo de Damsio (1996), para podermos ter algum tipo de sentimento em relao a uma pessoa ou acontecimento, o crebro precisa encontrar um meio de representar causalmente a pessoa ou o acontecimento ao estado do corpo de modo coerente. Entre os sinais do corpo e o objeto causativo da emoo existem zonas de convergncia que recebem sinais da atividade cerebral que assinala uma determinada entidade, de maneira a mapear tanto os crtices sensoriais iniciais quanto da atividade cerebral que assinala as alteraes corporais. Para Damsio (1996), as zonas de convergncia so capazes de receber sinais desses dois lugares, graas s ligaes neurais de feedforward . Essa representao intermediria preserva a ordem de incio da atividade cerebral e, alm disso, mantm a atividade e ateno por meio de conexes de feedback dirigidas para os dois locais iniciais. (DAMSIO, 1996, p.193). H um verdadeiro equilbrio na troca de sinais entre essas trs estruturas, de forma que o organismo consegue sentir-se no processo da emoo. Embora haja estruturas corticais envolvidas neste processo, no podemos deixar de mencionar a relao entre estruturas subcorticais, de modo especial as do tlamo. No obstante a toda essa explicao, os contedos emocionais, ou em uma linguagem chalmersiana, a sensao da experincia est intrinsecamente relacionada conscincia. Sendo assim, acreditamos que se faz necessrio compreendermos mais a fundo os mecanismos subjacentes a cada um dos elementos. De acordo com Pereira (2003, p. 116):
Embora uma seo sobre emoes estivesse presente em muitas coletneas de estudos neurocientificos desde os anos sessenta , sua abordagem quase sempre se resumia a identificao das reas cerebrais e mecanismos bioqumicos envolvidos. Uma adequada conceptualizao dos fenmenos envolvidos tarefa difcil, e a compreenso das correlaes entre base neural de emoo e sua fenomenologia ainda uma rea incipiente na neurocincia afetiva e reas afins (como a neuropsicofarmacologia e a psiquiatria biolgica).

17

Como podemos observar as emoes e os sentimentos no devem ser vistos como entidades metafsicas ou desencarnadas do corpo, mas requerem um estudo aprofundado dos mecanismos biolgicos envolvidos, bem como uma anlise sria de sua fenomenologia, vista aqui no como substncia imaterial ou etrea, mas como entidades relacionadas ao organismo vivo. Referncias CHALMERS, D. J. Facing Up to the Problem of Consciousness. Journal of Consciousness Studies, Australia, v.2, n. 3, p. 200-19, 1995. ______. O enigma da conscincia. Scientific Amercan, Edio Especial: segredos da mente n. 4, [2004]. DAMSIO, A. O Erro de Descartes: emoo, razo e o crebro humano. So Paulo: Companhia da Letras, 1996. ______. O Mistrio da Conscincia: do corpo e das emoes ao conhecimento de si. Traduo de Lauro Teixeira Motta. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. ______. Em busca de Espinosa: prazer e dor na cincia dos sentimentos. Adaptao para o portugus do Brasil Laura Teixeira Motta. So Paulo: Companhia das Letras, 2004a. ECCLES, C J. Crebro e Conscincia: o self e o crebro. Traduo de Ana Andr. Lisboa: Instituto Piaget, 1994. PEREIRA, JR., A. Uma abordagem naturalista da conscincia humana. Trans-formao, So Paulo: UNESP, v. 26, n. 2, p. 109-141, ano 2005.

You might also like