You are on page 1of 26

AS VRIAS FACES DA UMBANDA EM GOINIA

Lo Carrer Nogueira

Resumo: A Umbanda uma religio caracterizada por uma grande diversidade de elementos ritualsticos e doutrinrios. Cada terreiro ou centro dispe dos elementos religiosos encontrados em diversas matrizes para compor seus rituais, fazendo com que cada um crie uma experincia nica no contato com os fiis. Forma-se, assim, um continuum medinico com vrios plos de influncias diferentes, que incluem, entre outros, o Espiritismo Kardecista, o Candombl, a Macumba e at mesmo filosofias orientais e religies Holsticas e da Nova Era. Podemos perceber este quadro diversificado ao percorrermos alguns centros e terreiros da capital goiana. Goinia apresenta hoje um campo umbandista bem formado e diversificado, se tornando assim um campo frtil para observarmos como estes diferentes elementos religiosos interagem. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho analisar um pouco das faces que esta religio assume em Goinia, a partir das teorias que procuraram explicar as negociaes e trocas culturais no Brasil colnia, como as idias de sincretismo, hibridismo e transculturao. Palavras-Chave: Umbanda, Goinia, Sincretismo, Continuum.

H alguns anos o crescimento das religies de matriz africana tem sido cada vez mais notado em nossa sociedade. Tal crescimento se reflete em uma maior visibilidade destas religies, alm de um maior interesse por parte da sociedade como um todo. Dentro da comunidade acadmica no diferente, j que vemos cada vez mais trabalhos de pesquisa, na forma de artigos, monografias, dissertaes e teses que as tm como objeto de pesquisa. Por religies de matriz africana ou religies afro-brasileiras1 entendemos um conjunto de prticas religiosas, de origem negra, que tm em comum o fato de agregarem em seus cultos elementos de religies diversas, ao lado de prticas herdadas de nossos antepassados africanos, misturados de vrias maneiras, resultando em um mosaico de infinitas possibilidades e variveis. Entre as religies mais conhecidas temos a Pajelana, o Catimb, o Candombl, a Macumba2 e a Umbanda.

1 2

Neste artigo, para efeito de anlise, utilizaremos os dois termos como sinnimos. Apesar deste termo ser bastante utilizado pelos adeptos de vrias religies afro-brasileiras, estamos aqui considerando-a como uma forma religiosa especfica, anterior ao surgimento da Umbanda, caracterizada por um conjunto de prticas mgicas sem um corpo doutrinrio e ritualstico delimitado, baseados na figura dos chamados feiticeiros negros. Para detalhes ver NEGRO, 1996.

Ao analisar a histria da formao destas religies no Brasil, percebemos um ponto comum a todas a elas, e que passou a ser uma marca registrada destas religiosidades3: trata-se da mistura, em maior ou menor grau, de elementos de diferentes matrizes religiosas, principalmente, a saber, elementos do catolicismo, das prticas religiosas africanas e indgenas e, mais recentemente, do espiritismo de origem kardecista4. Para analisar estas misturas, faz-se necessrio, portanto, alguns conceitos chaves que passaremos agora a delimitar, afim de uma melhor compreenso de nosso objeto.

1. Sincretismo, Hibridismo, Transculturao

Para se analisar e entender os contatos culturais entre europeus, africanos e amerndios no Brasil estudiosos que se dedicaram mais especificamente ao estudo das religies aplicaram uma categoria de anlise da antropologia cultural chamado de Sincretismo. O termo foi bastante utilizado pelos primeiros autores que se debruaram sobre as religies de matriz africana para explicar as misturas e correspondncias que havia entre estas prticas e o catolicismo. Um dos primeiros autores se no o primeiro a tratar do tema, Nina Rodrigues, em seus textos, defendia uma certa superioridade das religies consideradas por ele como mais complexas como o candombl de origem JejeNag5, povos negros que (...) se achavam mais avanados na evoluo religiosa

No faremos aqui uma distino, e muito menos uma hierarquizao, entre os termos Religio, Religiosidade, Formas Religiosas e outros do gnero. Todos sero utilizados significando o mesmo fenmeno, ou seja, as diferentes formas do homem se relacionar com o que Durkheim define como o sobrenatural ou metafsico, ou seja, aquilo que est alm da ordem natural de nosso mundo. 4 Embora os espritas no achem adequado nem necessrio a utilizao da especificao kardecista, juntamente do vocbulo esprita, entendemos que academicamente tal utilizao se torna necessria para distinguir os espritas que seguem a matriz de Alan Kardec, j que dentro da Umbanda comum tambm a utilizao da denominao esprita para se referir si prprios. 5 O conceito de Nao foi utilizado pelos estudiosos brasileiros para classificar e analisar os escravos africanos trazidos para o Brasil. Assim, existem dois grandes grupo reconhecidos: os sudaneses - povos Ktus ou Nags, Jejes e Fons, provenientes dos reinos Yorubs, atuais pases de Togo, Benin, Daom e Nigria; e os Bantos ou Bantus povos Ovibundos, Quimbundos, Quicongos, provenientes da frica

(RODRIGUES, 1988, p. 215), em contraposio prtica que ele denomina de Cabula, de origem Banto, que, nas palavras transcritas por ele de um Prelado Brasileiro ilustre de nome D. Joo Correia Nery, considerada como

vestgio de uma religio atrasada e africana que, transportada para o Brasil, aqui se misturou com as cerimnias populares da nossa religio e outras associaes e seitas existentes, resultando de tudo isso perigosa amlgama, que s serve para ofender a Deus e perverter a alma. (RODRIGUES, 1988, p. 260).

Influenciados por suas idias, os autores que vieram a seguir aprofundaram cada vez mais esta idia da superioridade dos cultos de origem sudanesa (jeje e nag), considerados mais puros, em contraposio aos cultos de origem Banto, considerados pela sua pobreza mtica, e portanto mais suscetveis de serem degradados pela mistura com outras formas religiosas. Podemos perceber estes traos nas obras clssicas de autores como Arthur Ramos, Edison Carneiro e Roger Bastide, pioneiros nos estudos dos Candombls e Macumbas pelo Brasil. Para Bastide, por exemplo, a macumba resulta no parasitismo social, na explorao desavergonhada da credulidade das classes baixas ou no afrouxamento das tendncias imorais, desde o estupro at, freqentemente, o assassinato (BASTIDE, 1989, p. 414). Vagner Gonalves nos esclarece melhor a concepo de Bastide sobre o sincretismo:

Na religio, o pensamento opera por analogias ou correspondncias e a natureza do seu sincretismo no de simples mistura ou identificao, porm de traduo onde as equivalncias mticas permanecem estruturadas num sistema. Na magia6 prevalece a lei da acumulao ou adio. aqui, portanto, que o fenmeno do sincretismo adquire carter de fuso e sntese de elementos das mais variadas fontes com uma finalidade sobretudo operacional onde o que conta a eficincia em atingir o objetivo da ao mgica. (SILVA, 1995: 48).

Central e Austral, principalmente dos atuais pases de Angola, Congo e Moambique. bom lembrar que tais categorias no se referem a povos em estado puro, so apenas agrupamentos didticos, utilizados de forma a facilitar seu estudo. Maiores detalhes ver em MATORY, 1999. 6 Bastide utiliza os conceitos weberianos de Religio e Magia para analisar as religies afro-brasileiras. Para ele, o Candombl, especialmente o de origem ktu, se constituiria em um exemplo de Religio, enquanto que a Macumba e a Umbanda, exemplos de Magia. Para maiores detalhes ver a obra de SILVA, 1995.

Esta sntese ou fuso proposta por Bastide, era o fator do que ele considerava a causa de uma degradao por parte destas religies. Segundo ele, os principais causadores desta degradao seriam, em primeiro lugar, o carter de pobreza mtica dos cultos de origem banto seguidos pela ao da prpria cidade moderna, como So Paulo e Rio de Janeiro7, que promoveriam uma espcie de esfacelamento destas religies em prticas de magia individualizadas, enquanto que nas cidades do nordeste e norte, seu carter ruralizado promoveria uma maior integrao dos sistemas religiosos em cultos coletivos, explicando assim a maior pureza ritualstica e doutrinria dos Candombls que ali se desenvolveram. (SILVA, 1995). J Nina Rodrigues explicava este sincretismo a partir de uma teoria que se tornou clssica na interpretao das religies afro-brasileiras, e que foi duramente criticada anos depois de sua morte. Trata-se da viso que coloca o sincretismo religioso dos negros africanos trazidos para o Brasil como uma estratgia de sobrevivncia diante da imposio da religio catlica realizada pelos missionrios jesutas que objetivavam catequizar e ao mesmo tempo reprimir as prticas religiosas de qualquer outra origem que no fosse cristo-catlica. Foi Nina Rodrigues, portanto, quem consolidou a teoria de que os negros, para manterem sua religiosidade e cultura, mascaravam seus deuses atrs dos santos catlicos. Enquanto fingiam prestar culto a So Jorge, na verdade estavam reverenciando Ogum; Nossa Senhora era Iemanj; e assim sucessivamente. Para condensar a crtica feita a este modelo de pensamento, recorremos obra do antroplogo Josu Tomasini de Castro:

Pensar o sincretismo como se este fosse uma mscara colonial para escapar dominao [branca] (FERRETI, 1995: 88) restringi-lo apenas a uma estratgia poltica contra-hegemnica e dar-lhe uma conotao que nem sempre (...) verdadeira: de que este seria um processo consciente; como se com papel e lpis na mo, os africanos trazidos como escravos ao Brasil tivessem, h mais de quatro sculos, comeado a sintetizar algumas formas de analogias, para que, assim, ao olharem para a esttua da Virgem Maria no se esquecessem de seus prprios santos. (CASTRO, 2006: 25).

Tais crticas, primeiro sobre a valorizao e busca de uma mtica pureza ritual presente nos candombls e a conseqente desvalorizao da macumba por seu carter
7

Bero das prticas que ficaram conhecidas como Macumba e deram origem Umbanda.

sincrtico; e segundo, a crtica ao modelo de explicao que coloca o sincretismo como um processo quase automtico de associao entre cultos de origem africanos e catlicos para mascarar as prticas africanas, em uma atitude de submisso frente imposio religiosa catlica, serviram para colocar o conceito Sincretismo como sendo considerado um conceito falho dentro da academia. Para contornar o problema do sincretismo, outros conceitos comearam a ser utilizados por diversos autores que se debruaram sobre o problema do choque cultural ocorridos no s nas Amricas, como em praticamente todo o mundo colonial. Conceitos como aculturao, mestiagem, crioulizao, hibridizao e transculturao, entre outros, passaram a ser utilizados e debatidos por antroplogos e historiadores, se configurando em categorias de anlise para as diversas variaes destes fenmenos. Devemos principalmente aos tericos das correntes ps-coloniais a discusso e desenvolvimento destes temas. Um dos principais tericos desta corrente o indiano Homi Bhabha, que prope uma renovao nos estudos culturais a partir das teorias ps-coloniais. A chave de sua proposta est, primeiramente, em um deslocamento na nossa prpria compreenso do conceito de cultura. Bhabha tenta uma ressignificao do conceito de cultura, percebido por ele como algo dinmico e aberto:

O projeto [ps-colonial] prev a releitura da diferena cultural numa ressignificao do conceito de cultura. (...) Dessa forma, para Bhabha, no projeto ps-colonial, em oposio ao conceito dominante de cultura como algo esttico, substantivo e essencialista, a cultura passa a ser vista como algo hbrido, produtivo, dinmico, aberto, em constante transformao. (SOUZA, 2004: 125).

Partindo deste princpio, podemos notar que a proposta do autor prev uma completa reformulao no modo como entendemos a cultura, para a partir da podermos compreender os fenmenos culturais includos os fenmenos religiosos ocorridos no bojo do processo colonial. Ao invs de vermos a cultura como algo esttico, ele prope que enxerguemos a dinamicidade das culturas, como algo que est sempre em movimento, e que, ao serem colocadas umas diante das outras, so capazes de interagirem, dando origem a inmeras formas culturais novas. Assim, ao invs de pensarmos em duas matrizes culturais estanques, como por exemplo, uma europia (A) e uma africana (B), que ao se encontrarem, entrariam em

um processo de soma (A + B) e produziriam uma terceira cultura tambm estanque (C), mas com elementos de ambas, o autor prope que pensemos em duas matrizes culturais totalmente abertas e que, ao se encontrarem, do origem a um complexo processo dinmico que pode resultar em infinitas possibilidades de combinao, assimilao, fuso, repulso, excluso, etc. Este o processo que o autor chama de Hibridizao ou traduo cultural:

A traduo tambm uma maneira de imitar, porm de uma forma deslocadora, brincalhona, imitar um original de tal forma que a prioridade do original no seja reforada. (...) O originrio est sempre aberto traduo (...) nunca tem um momento anterior totalizado de ser ou de significao uma essncia. (...) atravs desse deslocamento ou limiaridade que surge a possibilidade de articular prticas e prioridades culturais diferentes e at mesmo incomensurveis. (SOUZA, 2004: 125).

Trazendo tais conceitos para a nossa realidade da formao das religies afrobrasileiras poderamos fazer algumas consideraes: em primeiro lugar, segundo a teoria de Bhabha, todas as culturas so hbridas, porque esto sempre se modificando, no existem culturas em estado puro, como queriam os primeiros autores a analisar o processo de formao das religies afro-brasileiras; em segundo lugar, o contato entre estas culturas d origem a um quadro dinmico, composto por infinitos elementos culturais provenientes de ambas, e que so apropriados, negociados, ressematizados e utilizados de maneiras diferentes por cada indivduo que est imerso nesta dinmica cultural:

Mais do que culturas distintas o que possvel perceber que a sociedade vive essa dinmica cultural e atravs do uso da sua utensilagem mental ressiginificam e se apropriam desse universo cultural disponvel de acordo com as suas percepes e interesses. (S JNIOR, 2004: 51).

Esta a mesma definio utilizada por alguns autores para o conceito de Transculturao. Conforme a anlise de Zil Bernd:

O pensamento da transculturao (...) pressupe que do contato entre duas ou mais culturas no haja apenas perdas e esquecimentos ou acrscimos e adeses impostas pela lei do mais forte. (...) O que sempre existiu na Amrica Latina

(...) foi uma encenao antropofgica onde as culturas em presena deram origem a algo novo, impuro e hbrido, que hoje, em sntese, a cultura das Amricas. (...) Devemos ver e viver a transculturao como um conjunto de transmutaes constantes, pois trata-se de um processo criativo e jamais concludo. (BERND, 2004: 109).

Percebemos no texto de Bernd que ambos os conceitos, tanto o de hibridismo quanto o de transculturao vm com a mesma proposta, ou seja, de mostrar a cultura como algo dinmico, vivo, e que portanto est sempre em processo de mutao, em um processo constante de apropriaes, ressignificaes e negociaes culturais de diferentes ordens. Bhabha faz questo de deixar claro que sua proposta no implica nem em um pluralismo nem em um sincretismo, j que para ele

o pluralismo postula, muitas vezes, a existncia simultnea e pacfica de vrios grupos, culturas, lnguas, etc. na qual cada um se insere num conceito de homogeneidade. (...) O sincretismo, por sua vez, postula a superao da diferena pela qual os contrrios se unem num terceiro termo, transformando, paradoxalmente, a heterogeneidade em homogeneidade. (SOUZA, 2004: 131132).

A grande diferena entre estes conceitos (pluralismo e sincretismo) para o conceito proposto por Bhabha e seu projeto ps-colonial, reside no fato destes conceitos citados por ele implicarem sempre em uma homogeneizao das culturas, enquanto que para ele, como j vimos, a cultura deve ser vista exatamente por seu carter extremamente heterogneo e aberto. Diante de tais avanos no mbito da interpretao das culturas, muitos autores tm simplesmente migrado do sincretismo para estes novos conceitos retirados do projeto ps-colonial. Mas nosso objetivo aqui no simplesmente substituir um conceito pelo outro, mas pelo contrrio, mostrar que possvel, luz destas novas discusses, ressignificar o conceito de sincretismo e traz-lo mais para perto do sentido ps-colonial. O que nos propomos uma tentativa de hibridizar o sincretismo. Tal tarefa j vem sendo feita por alguns autores, como o prof. Srgio Ferreti, que propem que seja repensado o conceito do sincretismo:

A trajetria desse conceito, [sincretismo], permite visualizar disputas acadmicas e polticas, que acompanham a anlise de nossa realidade.

Sincretismo, cultura, identidade, etnicidade e outras categorias sociais complexas necessitam continuar a ser pensados e repensados, com a elaborao de diferentes cincias e correntes de pensamento. (FERRETI, 2001: 26).

Pois passemos agora, ento, sob a luz dos conceitos ps-coloniais, e do que j foi escrito por esta nova corrente que pretende repensar o sincretismo, a refletir um pouco sobre este conceito e suas possibilidades. Para isto, necessrio que contornemos os problemas j apresentados em relao a ele, e a partir disto ressignifiquemos e delimitemos seu significado de acordo com nossa proposta terica para anlise de nosso objeto, ou seja, as religies afro-brasileiras. Primeiramente, sobre o problema do mascaramento colonial ao qual o sincretismo associado, como tendo servido aos africanos escravizados como uma mscara colonial para escapar dominao, como dizia Nina Rodrigues, tal postura j foi bastante criticada e relativizada por outros autores. Apesar do problema de tal pensamento, no podemos deixar de notar que as associaes entre elementos das religies catlica e africanas de fato aconteceram, como nos demonstram inmeros exemplos da historiografia. Luiz Mott, em um artigo intitulado Acotund Razes setecentistas do sincretismo religioso afro-brasileiro, nos apresenta o relato da desarticulao de um ritual religioso dedicado ao culto do deus pago da nao Cour (Lagos, Nigria), praticado no Arraial de Paracatu (Minas Gerais) e que no ano de 1747 foi desmobilizado por um batalho de capites-do-mato. (MOTT, 1988: 87). Tal relato se encontra presente em um processo da Inquisio, localizado no arquivo da Torre do Tombo, em Lisboa, Portugal. Segundo as testemunhas ouvidas no inqurito, o Acotund ou Dana de Tunda pode ser definido da seguinte forma:

Para entrarem nesta dana armavam primeiro um Boneco que tinham feito com feitio de cabea e nariz imitao do Diabo, (...) e o punham no meio da casa, em um tapete pequeno, em cima de umas cruzes de nove travessos em cada ponta e umas panelas em roda e dentro delas umas poucas ervas cozidas (...). E depois de terem armado este estrado do Boneco, entravam todos a danar e dizer seus ditos, que aquele era o Santo de sua terra e assim obsequiavam ao tal Boneco. (MOTT, 1988: 88-89, grifos nossos).

Ao analisarmos mais de perto os depoimentos de algumas testemunhas, perceberemos a presena de elementos do catolicismo, convivendo com as prticas de origem africana. Uma delas afirma ter visto uma casinha, de onde saiu

uma preta forra, Josefa Maria, embrulhada em umas chitas velhas e entrou na Dana proferindo algumas palavras que encontram nossa Santa F Catlica e outras que ela no entendeu (...) por falarem na lngua de Cour. (...) Depois desta dana saa uma que se chamava Quitria e l subia em cima da casa e se punha a pregar pela sua lngua que era Deus e filha de Nossa Senhora do Rosrio e de Santo Antnio (...). E depois de fazer esta prtica, sara ao terreiro e trouxera uma negra uma galinha morta e levava outra em uma caldeirinha e um ramo verde e com ele espalhava gua benta. (MOTT, 1988: 90, grifos nossos).

No livro Brasil de todos os Santos, os pesquisadores Ronaldo Vainfas e Juliana Beatriz de Souza nos apresentam uma srie de fenmenos culturais anlogos aos acima descritos. O mais sintomtico deles se encontra em rituais promovidos por ndios de origem Tupi, que ficaram conhecidos como Santidades, ocorridos no Brasil durante o sculo XVI, por volta dos anos de 1580. Vainfas e Juliana afirmam que tratava-se de uma antropofagia cultural por parte dos indgenas, na qual o catolicismo era assimilado moda Tupi, canibalizado e devorado como no repasto cerimonial (VAINFAS & SOUZA, 2002: 16). Tratava-se de rituais nos quais lderes religiosos indgenas, os paj-au ou grande paj na cultura Tupi, andavam de aldeia em aldeia, em transe e embriagados com o fumo do tabaco realizando obras mgicas e pregando aos ndios que parassem de trabalhar. Estes personagens eram chamados por todos de feiticeiros, e Vainfas e Juliana nos apresentam detalhes de uma destas manifestaes, em que podemos perceber o elemento catlico associado s prticas indgenas:

A mais importante dessas santidades ocorreu em Jaguaripe, ao sul do Recncavo Baiano, liderada por um ndio que fugira do aldeamento inaciano de Tinhar, nos Ilhus. Chamava-se Antnio, nome de batismo, mas dizia ser Tamandar, ancestral mtico dos Tupinamb. (...) [Entre outras coisas, ele] afirmava tambm ser o verdadeiro papa, nomeava bispos e sacristos, sagrava ndios com o nome de santos, so Luiz, so Paulo, e tinha por principal esposa uma ndia chamada Santa Maria Me de Deus. A santidade do pontfice Antnio erigiria uma igreja nos domnios de um

senhor de engenho da Bahia (...), encenando rituais verdadeiramente hbridos. Cerimnias de batismo com fumaa de tabaco ou com os santos leos; bailes tribais e oraes com rosrios feitos de sementes de frutas; confisses em cadeiras de um pau s com suces de fumo em longos canios, num transe coletivo a um s tempo cristo e indgena. (VAINFAS & SOUZA, 2002: 19, grifos nossos).

Por ltimo, damos destaque a um relato mais recente feito pela profa. Gabriela Sampaio, sobre um feiticeiro negro que viveu no Rio de Janeiro em meados do sc. XIX, cujo nome, Juca Rosa, se tornara conhecido em todo o Rio como um poderoso curandeiro e feiticeiro, tendo sido preso em 1860 acusado de estelionato. Segundo Sampaio,
a forma como tratava as molstias unia procedimentos rituais, manipulao de foras sobrenaturais e tambm remdios feitos de erva, juntamente com rezas e velas acesas para Senhora Santa Ana e Senhor do Bonfim, santos que cultuava. (SAMPAIO, 2005: 35, grifos nossos).

Todos estes casos aqui mostrados deixam claro de que fenmenos culturais e religiosos estamos falando. Tratam-se de manifestaes ocorridas durante praticamente toda a histria do Brasil, desde as manifestaes indgenas (sc. XVI) at os mais recentes casos de feiticeiros negros (sc. XIX), e que tinham por caractersticas principais a utilizao, em um mesmo culto, de elementos indgenas, africanos e catlicos, como pudemos perceber pelas descries. Contrariamente ao que colocou Nina Rodrigues, no se tratavam de mascaramentos de cultos africanos ou indgenas diante da imposio catlica, mas sim de apropriaes legtimas, aos olhos de seus praticantes, dos elementos que lhes eram interessantes, dentro do quadro cultural e religioso que lhes estava disponvel. Assim, o conceito de sincretismo adquire um carter aberto e dinmico, muito prximo dos conceitos ps-coloniais de hibridismo e transculturao j expostos:
Andr Droogers diz que o sincretismo acontece quando dois ou mais cenrios de metforas religiosas esto disponveis aos crentes, que ento podem combin-las de vrias formas (DROOGERS apud CASTRO, 2005: 24). (...) Trabalha-se o sincretismo como um processo onde um indivduo, conscientemente ou no, seleciona diferentes elementos de diferentes estruturas

10

presentes em seu contexto social e as engloba em um nico e novo espao mental. (CASTRO, 2005: 30-31).

Assim, independente do conceito que utilizemos em nossa anlise, o que se deve ter em mente o carter extremamente dinmico da cultura, que permite ao seus indivduos combinarem, ressignificarem ou simplesmente associarem elementos culturais de matrizes diversas, do modo como acharem mais adequados. Portanto, neste trabalho, para efeito de anlise, utilizaremos o conceito de sincretismo, mas no aquele sincretismo como colocaram Nina Rodrigues, Roger Bastide e outros autores. Mas o conceito ressignificado e sem perder de vista os conceitos de hibridismo e transculturao, dentro do projeto ps-colonial. Por ltimo, para uma melhor compreenso do fenmeno que chamamos de sincretismo, propomos uma tipologia das diferentes possibilidades de negociaes culturais, classificadas em cinco tipos: fuso, adio, assimilao, ressignificao e correspondncia. O primeiro tipo, a fuso, se caracterizaria pela mistura ou combinao de elementos culturais de diferentes matrizes, dando origem a um terceiro culto totalmente novo e diverso dos anteriores. Como exemplo, temos os calundus (como o da Dana da Tunda) e a macumba carioca, resultados da combinao de prticas mgicas africanas e indgenas com cultos catlicos, dando origem a uma nova prtica religiosa que, embora possa ter identificados inmeros elementos de suas matrizes, no se assemelha com nenhuma delas. O segundo tipo, da adio, se refere simples insero, em um determinado culto religioso, de elementos rituais, prticas ou idias de outras religies, que passam a conviver de forma pacfica com o culto original, sem que uma se misture com a outra. Como exemplo temos a chamada Umbanda esotrica, onde alguns terreiros, mantendo suas prticas originais, de incorporao de caboclos e preto-velhos, apenas inserem em seu culto um momento onde possvel aos fiis receberem tratamentos holsticos, como a aromoterapia, cromoterapia, tratamento com cristais, etc., mas sem que as duas prticas se misturem e se alterem substancialmente. Elas simplesmente convivem em um mesmo espao e ritual, mas tm seus momentos diferenciados e mantm suas autonomias. Quanto ao terceiro tipo, que chamamos de assimilao, trata-se de um processo em que uma determinada religio importa idias ou rituais de outra matriz religiosa, deixando que estas novas idias modifiquem e redefinam suas prticas originais

11

anteriores. o caso do que aconteceu com o espiritismo kardecista, quando este chega ao Brasil e encontra as macumbas cariocas. Aos poucos, as idias e teorias kardecistas comearam a penetrar nas macumbas cariocas, redefinindo e modificando as prticas destes terreiros, que passaram a adotar as idias exteriores, kardecistas, para interpretar seus prprios cultos. O quarto tipo seria a anttese do anterior, ou seja, quando um determinado grupo importa elementos de uma matriz religiosa diferente, s que ao invs de permitir que estes elementos influenciem seus cultos originais, eles mesmos ressignificam estes elementos exteriores segundo a sua doutrina. o que acontece, por exemplo, com os cultos da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), que cada vez mais insere em seus cultos elementos das religies afro-brasileiras, mais especificamente da Umbanda e Quimbanda, como os Exus e Pomba-Giras, presentes nas correntes de libertao desta igreja, s que aqui, ao contrrio do que acontece na Umbanda, estas entidades no so veneradas e cultuadas como dotadas de um poder mgico capaz de auxiliar o homem, mas so exortadas a se revelarem enquanto demnios que agem na vida das pessoas. Ou seja, os Exus e Pomba-giras da Umbanda, na IURD so ressignificados de acordo com a interpretao que esta igreja d para estas entidades. Por ltimo, a correspondncia acontece quando relacionamos elementos de diferentes matrizes culturais que apresentam uma lgica parecida. Neste caso no h mistura entre estes elementos, mas apenas uma associao, uma correspondncia, como num jogo de espelhos, em que um reflete ao outro. o caso da associao entre Santos catlicos e Orixs africanos, ou entre Orixs (ktu-nags), Inquices (Bantos) e Voduns (Jeje), que por serem divindades que apresentam caractersticas e interpretaes muito parecidas em suas matrizes religiosas, acabaram sendo criadas correspondncias e associaes entre algumas delas, como representantes de um mesmo fenmeno em diferentes doutrinas religiosas. Estes so apenas alguns dos tipos de sincretismo que podemos encontrar e classificar. Vrios outros podem ser definidos, e at mesmo variantes destes cinco tipos, que combinados, podem dar origem a uma infinidade de possibilidades diferentes, como a prpria teoria ps-colonial prope. Estes so apenas tipos ideais que acreditamos poderem nos auxiliar na interpretao dos fenmenos religiosos pertinentes ao surgimento das religies de matriz africana no Brasil. Tais discusses so bastante teis e com certeza no se encerram aqui. No entanto, tendo cumprido nosso objetivo de debater e delimitar os conceitos que 12

utilizaremos para anlise de nosso objeto, deixamos uma discusso mais aprofundada sobre este importante referencial terico para uma outra ocasio. Por ora, nos limitamos a introduzir uma discusso do conceito de Sincretismo luz das teorias ps-coloniais, por entendermos que, independente do conceito que utilizemos para analisar os fenmenos aqui descritos, necessrio antes de tudo que delimitemos as fronteiras e limites deste conceito. Assim, consideramos que, dentro do mbito da antropologia e da histria cultural, so vrios os conceitos que podem ser utilizados para analisar os inmeros casos de combinaes de elementos culturais distintos. Entendemos, porm, que a maioria destes conceitos se referem a um mesmo fenmeno, ou seja, aos fenmenos de ressignificaes culturais, de diferentes maneiras, que tiveram origem em praticamente todo o mundo colonial, e que resultaram em um verdadeiro mosaico de prticas culturais e religiosas diversas. Queremos deixar claro que, com isto, no pretendemos reduzir tais conceitos a um mesmo significado, mas pelo contrrio, queremos expandi-los ao mximo, para que assim eles possam abarcar toda a gama de misturas, ressignificaes e apropriaes que surgiram do encontro de culturas diversas dentro de todo o universo colonial. Como conclui Josu de Castro em seu texto,

ao pensarmos em sincretismo, podemos pensar em negociao, interao, confronto, transmisso, mistura, adaptao, assimilao, sondagem,

transposio, identificao, simbiose, fuso, amlgama, alienao, dinamismo, confluncia, interao, etc. (CASTRO, 2005: 27).

2. O continuun medinico

Passemos agora a analisar nosso objeto, ou seja, a Umbanda goianiense, luz das teorias descritas no tpico anterior. Para isto recorreremos a um pouco da histria desta religio, e como ela analisada pelos diversos autores que pesquisaram a Umbanda no Brasil e em Gois. Segundo alguns autores, a Umbanda teria surgido no

13

incio do sculo XX8, resultado da mistura de prticas religiosas de origem distintas, como a macumba, que j era uma mistura de prticas mgicas africanas e indgenas com rituais e idias catlicas; o espiritismo kardecista e o Candombl. Tal mistura, perpetuada especialmente nas capitais dos estados do Rio de Janeiro, So Paulo e Rio Grande do Sul, deu origem a um quadro religioso bastante amplo e diversificado, com a existncia de inmeros modelos de cultos, que competiam dentro de um mercado simblico que crescia a olhos vistos. Joo do Rio, analisando uma prtica religiosa que classifica como orixs, afirma que:

Os orixs, em maior nmero, so os mais complicados e os mais animistas. Litlatras e fitlatras, tm um enorme arsenal de santos, confundem os santos catlicos com os seus santos, e vivem a vida dupla, encontrando em cada pedra, em casa casco de tartaruga, em cada erva, uma alma e um esprito. (...) s vezes encontramos nas ruas negros retintos que mastigam sem cessar. So babalas, matemticos geniais, sabedores dos segredos santos e do futuro da gente; so babs que atiram o endilogum; so babaloxs, pais-de-santo venerveis. (RIO, 1976: 01-02, grifos nossos).

Dentro deste quadro, um dos autores a primeiro se dedicar a analisar esta Umbanda crescente, j na dcada de 60, foi Cndido Procpio Ferreira de Camargo, que escreveu uma obra que se tornou clssica nos estudos umbandistas, devido clareza de suas idias e anlise crtica e eficaz que faz das prticas umbandistas em So Paulo, intitulada Kardecismo e Umbanda. Nesta obra, Camargo define a teoria do continuun religioso. Segundo ele, as religies medinicas9 paulistas se encaixariam em um continuun, uma linha imaginria e gradativa que ia desde a Umbanda at o Kardecismo:

(...) Referimo-nos a religies medinicas, agrupando formas religiosas bem diversas, como a Umbanda e o Kardecismo. Levou-nos a realizar este corte de Existe uma corrente que se tornou clssica na anlise da histria da Umbanda que afirma ter ela surgido no dia 15 de Novembro de 1908, em um centro esprita do Rio de Janeiro, atravs de um caboclo incorporado no corpo do mdium Zlio de Moraes, que teria revelado o surgimento de uma nova religio, a Umbanda. Autores recentes consideram esta histria como um mito fundador da religio, que objetivava dissoci-la de seu passado negro e africano da Macumba. Apesar de nos alinharmos a esta corrente, no entraremos em detalhes sobre este mito, que j foi amplamente discutido por outros autores. Ver ISAIA, Artur. A Umbanda e o Estado Novo: Para alm da Represso, 1994; e S JNIOR, Mario Teixeira de. A Inveno da Alva Nao Umbandista, 2004. 9 Entendemos como religies medinicas aquelas baseadas no contato entre o mundo terreno e o mundo dos espritos, atravs do fenmeno da incorporao. Entre outras podemos citar como exemplo a Umbanda, o Kardecismo e o Candombl.
8

14

realidade (...) a verificao de uma simbiose doutrinria e ritualstica que redunda no florescimento de uma conscincia de unidade. Constitui-se, assim, conforme nossa hiptese, um continuun religioso que abarca desde as formas mais africanistas da Umbanda at o Kardecismo mais ortodoxo. (CAMARGO, 1961: XII).

Como pudemos perceber, dentro deste continuun religioso os terreiros e centros se alinham de diferentes e infinitas formas, podendo combinar os elementos da Umbanda e do Kardecismo da forma que bem entendem. Haveriam, portanto, aqueles mais prximos ao plo kardecista, aqueles mais prximos ao plo umbandista, e entre eles terreiros que misturavam estes dois plos de vrias maneiras diferentes, utilizando os elementos de um ou de outro em maior ou menor grau. Lsias Negro, em uma anlise sobre a mesma Umbanda paulista que fora objeto de Camargo, prope uma ressignificao do continuum por ele definido:

Para ns, apesar da validade e da utilidade do conceito [de continuum,] do ponto de vista metodolgico, haveria a necessidade de redefinir a questo do plo negro-mgico. (...) O plo negro deveria ser considerado como constitudo pela antiga Macumba (...). Ou, ento, o prprio Candombl (...). (NEGRO, 1996: 29).

Assim, para Lsias Negro, os terreiros de Umbanda se encaixariam dentro de um continuum, onde o plo ocidentalizado seria o kardecismo, e o plo oposto, chamado por ele de negro-mgico seria a Macumba ou o Candombl. Em uma pesquisa anterior, demonstrei a utilidade e atualidade de tal definio, aplicando a anlise deste continuum em diferentes terreiros da capital goiana10, que se encaixavam em um ou outro plo do gradiente formado pelo Kardecismo e pelo Candombl:

A descrio dos centros nos d uma pequena amostra de como o ritual de Umbanda realizado [em Goinia] varia de um centro para outro. Desde a Umbanda praticamente destituda de seus aspectos afro atravs do Kardecismo at aquela que praticamente se mistura ao Candombl, todas tem suas peculiaridades e se estabelecem na linha que traamos anteriormente do continuum Kardecismo-Candombl. (NOGUEIRA, 2005: 53).

10

NOGUEIRA, Lo Carrer. Umbanda em Goinia - limites entre Religio e Magia. UEG, Anpolis, 2005. 81p. Monografia.

15

Percebemos, assim que tal teoria do continuum medinico encontrou eco na academia, pois refletia bem a realidade dos terreiros de Umbanda presentes em nosso pas, e serviam para explicar as diferenas entre as prticas utilizadas em todos estes terreiros, que apesar da grande distncia ritualstica e doutrinria, se reconheciam e se denominavam como Umbanda. Portanto, mesmo com as diferentes formas doutrinrias existentes, h um fator de identificao entre elas que nos permitem classificar a todos como Umbanda. Quais seriam ento os elementos que nos permitem classificar a estas diferentes prticas de cultos sob um mesmo cdigo religioso, ou seja, o da Umbanda? Tentando elucidar a questo, defini trs elementos principais que definiriam um trabalho de Umbanda:

O primeiro o fenmeno da incorporao, que a distingue das religies de venerao como o cristianismo; o segundo o trabalho com espritos que so marginalizados na sociedade civilizada11, o que a distingue do Kardecismo, que trabalha com entidades consideradas [mais] evoludas, como mdicos, padres, etc. e [tambm] do Candombl, que trabalha diretamente com os orixs12; e o terceiro a conversa direta entre a entidade incorporada [no mdium] e o paciente que procura o centro (...), [o] que a distingue [mais uma vez] do Candombl, no qual os orixs incorporados no conversam com os freqentadores do culto. (NOGUEIRA, 2005: 40-41).

Assim, fica estabelecido os limites da religio umbandista. Qualquer que seja a forma com que seu culto aparea, seja num formato prximo ao Kardecismo, com a ausncia de atabaques, pontos cantados e riscados13, velas e imagens, seja num formato que lembre mais a uma gira de Candombl, com os mdiuns todos bem vestidos, danando e cantando ao som dos atabaques e louvando e invocando aos orixs, ou seja

Segundo Patrcia Birmam, a Umbanda se caracteriza por uma inverso simblica dentro do terreiro, onde personagens considerados marginalizados socialmente, dentro do ritual umbandista ganham um poder mgico-religioso e so venerados e cultuados como divindades. o caso da figura do negro, tipificada pela presena do Preto-Velho; do ndio, atravs da presena do Caboclo; e dos malandros e homens da rua, que seriam representados pelos Exus. Ver BIRMAM, 1983. 12 Enquanto as entidades da Umbanda tem o status de eguns, ou seja, espritos de pessoas que tiveram anteriormente uma vida na terra antes de morrerem e ascenderem ao status de espritos, os orixs tm o status de divindade, ou seja, so seres superiores, esto acima dos homens e no se misturam com seus negcios. 13 Os pontos cantados so as msicas utilizadas para invocar s entidades no momento delas baixarem no terreiro; e os pontos riscados so smbolos mgico-religiosos desenhados no cho pela entidade incorporada no mdium, que servem para demarcar seu territrio e para atrair as energias necessrias para a realizao de seus trabalhos.

11

16

em qualquer outro ritual que misture e incorpore estes elementos de diferentes formas. Se os trs elementos por ns citados estiverem presentes, o bastante para podermos classific-lo como terreiro de Umbanda.

3. As faces da Umbanda em Goinia

Os estudos deste continuum religioso se tornaram comuns em vrias capitais de nosso pas. Notadamente, So Paulo e Rio de Janeiro so os mais estudados, e as pesquisas ali realizadas acabam servindo de modelo para trabalhos em outras regies de nosso pas. Em Gois ainda so poucos os trabalhos que tem por objeto a Umbanda. Nos ltimos cinco anos, o interesse maior pela cultura herdada dos negros africanos se tem feito sentir tambm neste campo. O resultado que a partir de 2003 comeam a 17

aparecer alguns artigos, monografias e dissertaes que buscam analisar a Umbanda goiana e suas vrias formas. Apesar de poucos, os trabalhos acerca da Umbanda, no s em Goinia como em outras cidades do entorno, como Anpolis e Aparecida, demonstram claramente a existncia deste continuum tambm por aqui. Se visitarmos os terreiros de nossa capital, poderemos perceber uma variedade grande de formas de culto e interpretaes da Umbanda, desde aquelas mais prximas ao Candombl (pela maior presena dos Orixs e forma descontrada do culto), at aquelas que mais assimilaram o Kardecismo (menor presena de imagens, velas, roupas e msicas caractersticas da Umbanda). Considerado um dos terreiros mais tradicionais e antigos de nossa capital, o Centro Esprita Anjo Ismael pode ser considerado exemplo de um trabalho tradicional de Umbanda, o que podemos perceber pela descrio feita no trabalho de Josivnia Alves:

O altar tem um formato de tringulo, composto de imagens dos santos catlicos e smbolos das divindades afro e indgenas. (...) Na hierarquia religiosa tem-se o diretor espiritual que o senhor Luiz. (...) Ele auxiliado pelos ogs, me de terreiro, me pequena e pelos mdiuns. (...) [Em dia de trabalho,] os mdiuns e os cambonos chegam cedo, colocam suas vestes brancas e ficam descalos. (...) As mulheres usam saias longas e rodadas. O ritual se inicia com a purificao do local atravs de incenso. (...) No espao da gira em crculo o pai-de-santo comea o canto que se chama pontos cantados. (...) Na orao cantam vrias msicas, pedem permisso a Oxal, Iemanj, Ogum e outras entidades para dar incio aos trabalhos. Logo em seguida, os mdiuns entram em transe e incorporam as entidades espirituais. (...) Cada mdium depois de incorporado traa no cho os smbolos de suas entidades e recebem seus equipamentos de acordo com a entidade que vai representar. Inicia-se o aconselhamento e cura dos que esto na assistncia. (SILVA, 2007: 67).

Pela descrio, podemos perceber todos os elementos mais comumente encontrados num trabalho de Umbanda, que sempre fazem referncias ao Candombl, como a denominao pai-de-santo, me pequena, ogs, e o louvor aos Orixs, como Oxal, Iemanj, Ogum; elementos do Kardecismo, como as denominaes de mdiuns, incorporam, as noes de entidades espirituais; e por fim elementos tpicos da Umbanda, possivelmente herdados da antiga macumba, como os pontos

18

cantados e riscados, a defumao, a denominao de cambonos, e as prprias entidades que aparecem no trabalho, os preto-velhos e caboclos. Este um exemplo de terreiro que estaria bem no centro do continuum medinico por ns proposto no item anterior, sincretizando e incorporando elementos de religies dos dois plos, ou seja, tanto do Kardecismo quando do Candombl. Seria um exemplo do processo sincrtico que chamamos de fuso, ou seja, incorpora diversos elementos de religies distintas (catlicos, candombl, kardecismo), dando origem a um culto totalmente novo e que no se assemelha a nenhum dos anteriores. Como j informamos, este terreiro apresenta todos os trs elementos que o definem como Umbanda, e o diferenciam das outras religies consideradas por ns como medinicas. Em um dos plos deste continuum, encontramos terreiros que de to influenciados pelo Kardecismo, apresentam um ritual totalmente destitudo destes elementos que aqui consideramos tpicos da Umbanda. o caso do centro Irmos do Caminho, localizado no St. Pedro Ludovico. Seu culto dividido em duas partes, uma pblica em que no h incorporao de entidades, apenas os mdiuns dispostos em crculo realizam o que os espritas chamam de passe magntico, uma tcnica que visa, pela utilizao das mos e da manipulao de energias, retirar da pessoa as energias negativas que possam a estar envolvendo. A segunda parte do trabalho ocorre em uma sala separada nos fundos do templo, e a que percebemos alguns elementos da Umbanda. Este trabalho direcionado apenas aos casos mais graves, geralmente de espritos obsessores14, que necessitam de uma ateno especial para conseguir alcanar xito (geralmente apenas casos de sade). Ao entrar na sala, a pessoa conduzida a uma cadeira, e as entidades da Umbanda (Caboclos, Preto-velhos e Exus), incorporadas nos mdiuns retiram estes espritos obsessores e aconselham a pessoa para que ela no tenha mais problemas. Mesmo ali nesta sala no h a presena de elementos caractersticos da Umbanda, apenas os fumos e bebidas dos Exus. Podemos perceber pela descrio feita acima, que a influncia kardecista neste caso acaba por redefinir a dinmica do trabalho umbandista. um caso de sincretismo
14

Segundo a teoria kardecista, os espritos obsessores so espritos, que ou por maldade ou ignorncia, se ligam s pessoas encarnadas, influenciando em sua vida cotidiana, seja sugando suas energias, seja lhes transmitindo energias negativas. Para afast-los, a Umbanda tem um ritual prprio, em que estes espritos so atrados para o terreiro e l so conduzidos por espritos mais evoludos para lugares de aprendizado do mundo espiritual.

19

por assimilao, em que a tica esprita condiciona o trabalho umbandista. Aqui j no h o contato do freqentador do terreiro com o fenmeno da incorporao das entidades da Umbanda. Seu contato com as entidades mnimo, e reservado para pouqussimas pessoas. O restante, que no tem acesso a este trabalho, somente tm contato com a parte kardecista do trabalho. No plo oposto, temos a apresentao do trabalho de Umbanda mais influenciada pelo Candombl. Um exemplo deste tipo de terreiro em Goinia o Ile Ase Alaketu Omi Osolufon, liderado pelo pai-de-santo Knio de Oxal, se caracterizando como um terreiro de Candombl, mas realizando tambm trabalhos na Umbanda. Por conta disto, o trabalho de Umbanda l realizado bastante influenciado pelo Candombl, como podemos perceber na descrio a seguir:

Os assistentes so dispostos ao redor do pilar central, todos vestidos de branco e com roupas cheias de adornos, como saias de baianas para as mulheres e batas indianas para os homens. O ritual se divide em trs partes. A primeira delas a dos pontos cantados, que se inicia com a chegada do pai-de-santo. Trs assistentes tocam os atabaques enquanto os outros ficam em crculo ao redor do pilar e comeam a entoar os pontos cantados ao mesmo tempo em que danam e giram. Aps executarem os pontos cantados de vrios orixs, iniciada a segunda parte do trabalho, destinada s oraes. Os assistentes abrem o crculo e os freqentadores so convidados a integrarem-no, ficando todos de mos dadas. Coordenadas pelo Pai Knio, vrias pessoas so convidadas a fazer uma orao, decorada ou espontnea. Aps vrias oraes o pai-de-santo faz um pequeno discurso, uma espcie de pregao, falando sobre coisas do outro mundo e sobre o papel da religio e dos orixs na vida das pessoas. A seguir iniciada a terceira parte do trabalho: o ritual de incorporao. Novamente so cantados os pontos, os freqentadores so convidados a se sentarem em seus lugares e os mdiuns comeam a receber as entidades, se espalhando ao redor do salo. (NOGUEIRA, 2005: 51-52).

Pela descrio feita, podemos perceber a enorme distncia entre um trabalho deste tipo e o realizado pelo Irmos do Caminho, por exemplo. Aqui os elementos do Candombl so utilizados, em um sincretismo por assimilao, e redefinem o trabalho da Umbanda, que passa a contar com a presena dos atabaques, e de uma gira para os Orixs, antes do fenmeno da incorporao em si. Alm disto, as prprias entidades

20

trabalham com recursos do Candombl, recomendando aos freqentadores a feitura de um Eb15, ou que se consultem com os Bzios. O estabelecimento destes dois plos do continuum medinico, porm, no significa que estas sejam as nicas matrizes religiosas a fornecer elementos para a Umbanda. Recentemente, novas religies vm sendo utilizadas na composio dos rituais umbandistas, fazendo com que este continuum no tenha apenas duas, mas sim vrias pontas, se configurando no em uma linha, mas vrias linhas entrelaadas. Como exemplo podemos citar a influncia das religies da Nova Era ou Holsticas, e de prticas e idias orientais. Podemos perceber esta possibilidade no trabalho de Sandra Maria Machado, intitulado Umbanda: reencantamento na ps-modernidade?. Como o prprio ttulo deixa claro, Sandra trabalha com a idia weberiana do desencantamento da sociedade moderna, colocando a Umbanda como um veculo que permite ao fiel que a busca, um reencantamento, ou seja, uma busca pelo mgico, pelo encanto religioso, que a sociedade moderna havia deixado de lado e substitudo pelo saber cientfico. Para ratificar sua hiptese, Sandra analisa um centro esprita dos mais recentes na histria de nossa cidade, localizado em um bairro de classe mdia da capital, intitulado Centro Esprita Mensageiros da Caridade (CEMEC). Neste centro podemos notar como a Umbanda vm utilizando elementos das religies holsticas ou msticas, incluindo em seu repertrio, alm daqueles elementos tradicionais citados anteriormente, novos elementos que a tornam ainda mas diversificada. o caso deste CEMEC, cuja presidente, Sra. Tnya, formada pela Universidade Holstica de Braslia (UNIPAZ), e procura incorporar, paralelamente aos trabalhos de Umbanda realizados na casa, tcnicas das religies holsticas e tratamentos alternativos, como percebemos neste trecho:

(...) [No CEMEC] se observa a influncia dos movimentos da Nova Era (como resultante da diversidade da ps-modernidade), conseqncia da formao holstica da dirigente da casa, [como a utilizao] da cromoterapia [atravs das] luzes azul e verde para criar o ambiente adequado; [e da] nomenclatura: energia positiva, os guias orientais [etc.] (...). (MACHADO, 2003: 94).

O Eb uma oferenda feita ao Orix, atravs da oferta a este de comida, bebida e s vezes at com o sacrifcio de um animal. Na Umbanda correspondido pelos chamados despachos, s que na Umbanda o despacho tem outro sentido, sendo destinado no aos orixs, mas aos eguns (espritos).

15

21

Existe, portanto, na Umbanda, uma abertura para o novo, para a incorporao de elementos e prticas de matrizes religiosas relativamente recentes, como as religies da Nova Era. Isto possvel pelo carter totalmente aberto desta religio. No existindo uma maior institucionalizao e um cdigo doutrinrio e ritualstico que seja aceito e reconhecido por todos os praticantes da Umbanda, cada centro ou terreiro dispe dos elementos religiosos sua volta da maneira que acharem mais adequado. No caso descrito acima temos um exemplo do sincretismo feito por associao, ou seja, trata-se apenas da incorporao de tcnicas holsticas concomitantemente ao trabalho de Umbanda. Mas h casos em que este sincretismo da Umbanda com religies holsticas, alternativas e orientais extrapola a simples associao, e passa a um caso de ressignificao dentro de seu ritual. o caso do que vem sendo chamado recentemente de Umbanda esotrica, ou mais especificamente de linha do oriente da Umbanda. Em estudo recente sobre a presena desta linha em Goinia, Welthon Rodrigues demonstra como elementos orientais encontram espao receptivo nos trabalhos de Umbanda, que passam a incorpor-las sob a denominao de linha do oriente. Na maioria dos casos, tratam-se de trabalhos realizados com entidades de ciganos, que incorporam nos mdiuns juntamente com os tradicionais preto-velhos e caboclos, e prestam assistncia aos que os procuram, realizando curas e at mesmo cirurgias espirituais. Welthon faz a anlise em trs terreiros localizados na Grande Goinia16, sendo dois terreiros localizados em Aparecida e um em Goinia. Todos apresentam uma linha de ciganos, que segundo o autor so formas mais simplificadas e com menos grau de especializao (CUNHA, 2004: 79) do que os mestres orientais propriamente ditos. No entanto, a presena dos ciganos j nos d uma idia de novas formas de apresentao do culto umbandista, j que elementos considerados orientais ou esotricos aparecem nestes trabalhos ressignificados e incorporados ao trabalho de Umbanda, como ele deixa claro na descrio destes trabalhos:
[No Centro Esprita Reino dos Orixs] os mdiuns incorporados com os ciganos usam lenos na cabea e (no caso das entidades femininas) saias longas e coloridas. As entidades falam muito, com um sotaque caracterstico, fumam

A Grande Goinia abarca a cidade de Goinia e entorno, includo ai as cidades limtrofes, como Aparecida, Senador Canedo, entre outras.

16

22

cigarros, bebem cerveja, vinho e usam varetas de incenso, cristais, moedas e baralhos. (CUNHA, 2004: 73).

Mais a frente ele descreve uma festa de ciganos realizada no Centro Esprita de Umbanda Joo Grande:

Na frente do altar tradicional foi colocado um outro [altar], com a imagem da Santa [Sara, considerada padroeira do povo cigano], diversas frutas, clices com vinho, flores, varetas de incenso e cristais. Todo o centro foi decorado com tecidos e vus para dar a sensao de se estar numa tenda. As msicas de Umbanda foram substitudas por fitas de msica rabe e indiana. O cigano Pietro incorporado no seu mdium [e presidente da casa, Adriano] e a cigana Gaetana incorporada na mdium Aurilene foram os mais procurados, ambos orientais. (CUNHA, 2004: 78).

Podemos perceber assim, que no so apenas as influncias estudadas por Cndido Procpio e outros autores que atingem a Umbanda. Mas, pelo seu carter extremamente dinmico e aberto, esta religio tem a capacidade de se adaptar e incorporar aos seus cultos elementos diversos, de vrias formas religiosas distintas. Assim, este continuum deve ser ressignificado tambm. Ao invs da linha proposta por autores como Cndido Procpio e Lsias Negro, apresentamos um quadro onde vrias linhas se entrelaam, podendo dar origem a inmeras combinaes diferentes, dependendo da matriz religiosa que se utiliza, mas mantendo as caractersticas principais que a definem, a saber, o fenmeno da incorporao, o trabalho com as entidades consideradas marginalizadas de Caboclos, Pretos-Velhos e Exus, e o contato direto destas entidades com os freqentadores do culto, fazendo curas e receitando remdios para seus males. Nossa teoria a de que o carter aberto da Umbanda se deva prpria histria de sua formao. Praticada pelos negros, ex-escravos e mestios, que procuravam dar vazo sua religiosidade, as macumbas e calundus que proliferaram por praticamente todo o Brasil, uniam em seus rituais elementos diferentes das matrizes religiosas que estavam disponveis poca, como o catolicismo e as prticas mgicas africanas e indgenas. Posteriormente, tais macumbas receberam a influncia do espiritismo kardecista, que veio da Europa trazido pelos intelectuais e pela elite da poca. A Umbanda, portanto, o resultado de todas estas misturas. E as observaes que realizamos em terreiros de nossa capital demonstram que os umbandistas no 23

pararam de misturar e sincretizar seus cultos, mas pelo contrrio, agora buscam novas fontes e novos elementos para incrementarem sua prtica e assim conseguirem responder de maneira mais satisfatria aos anseios dos que os procuram. Esta a verdadeira essncia da Umbanda, uma religio em constante mutao, e que est sempre alargando seus horizontes religiosos, se tornando assim cada vez mais hbrida, cada vez mais sincrtica e, consequentemente, cada vez mais brasileira.

Referncias Bibliogrficas

BASTIDE, Roger. As Religies Africanas no Brasil. 3 Ed. So Paulo: Livraria Pioneira, 1989. BERND, Zil. O elogio da crioulidade o conceito de hibridao a partir dos autores francfonos do Caribe. In: ABDALA JNIOR, Benjamin. Margens da Cultura Mestiagem, hibridismo e outras misturas. So Paulo: Boitempo, 2004. (P. 99-111). BIRMAN, Patrcia. O que Umbanda. So Paulo: Brasiliense, 1983. CAMARGO, Cndido Procpio Ferreira de. Kardecismo e Umbanda Uma interpretao sociolgica. So Paulo: Pioneira, 1961.

24

CASTRO, Josu Tomasini. Discursos Hereros sobre uma frica Crist Contribuies antropolgicas para a compreenso de fenmenos sincrticos. PUC-RS, Porto Alegre, 2006, 152p. Monografia (Graduao em Cincias Sociais). CUNHA, Welthon Rodrigues. A linha do oriente na Umbanda: funo e construo de um campo simblico religioso. UCG, Goinia, 2004, 103p. Dissertao (Mestrado em Cincias da Religio). FERRETTI, Srgio F. Notas sobre o sincretismo religioso no Brasil modelos, limitaes, possibilidades. In: Revista Tempo.Vol. 6, n 11, UFF: Niteri-RJ, julho/2001. (P. 13-26). ISAIA, Artur Csar. O elogio ao progresso na obra dos intelectuais de Umbanda. Retirado de http://www.geocities.com/ail_br/oelogioaoprogressonaobra.htm. Acessado em 24/10/06. _______________. Huxley sobe o morro e desce ao Inferno A Umbanda no discurso catlico dos anos 50. Retirado Acessado de em

http://www.imaginario.com.br/artigo/a0031_a0060/a0056.shtml. 27/10/06.

_____________. A Umbanda e o Estado Novo: Para alm da represso. In: Revista Estudos de Histria. V. 13, n 2. Franca: UNESP, 2006. (P. 297-314). MACHADO, Sandra Maria Chaves. Umbanda: reencantamento na ps-modernidade? UCG, Goinia, 2003, 111p. Dissertao (Mestrado em Cincias da Religio). MATORY, J. Lorand. Jeje: repensando naes e transnacionalismo. In: Revista Mana. V. 5, n 1. Rio de Janeiro, 1999. Retirado de : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010493131999000100003&ing=es&nrm=isso. Acessado em 10/11/06.

MOTT, Luis. Acotund Razes setecentistas do sincretismo religioso afro-brasileiro. In: Revista Escravido homossexualidade e demonologia. So Paulo: cone, 1988. (P. 87-114). NEGRO, Lsias Nogueira. Entre a cruz e a encruzilhada: formao do campo umbandista em So Paulo. So Paulo: Edusp, 1996. NOGUEIRA, Lo Carrer. Umbanda em Goinia limites entre religio e magia. UEG, Anpolis, 2005, 81p. Monografia (Graduao em Histria).

25

REIS, Joo Jos. Devassa contra um Terreiro de Calundu em Cachoeira, 1785. In: Revista Escravido. Vol. 8, n 16. So Paulo: ANPUH/Marco Zero, maro/agosto 1988. (P. 233-284). RIO, Joo do. As Religies no Rio. Editora Nova Aguilar Coleo Biblioteca Manancial n 47, 1976. Retirado de: http://www.biblio.com.br/conteudo/PauloBarreto/asreligioesdorio.htm, 27/10/06. RODRIGUES, Raimundo Nina. Os Africanos no Brasil. 7 ED. So Paulo: Nacional / Braslia: UnB, 1988. S JNIOR, Mario Teixeira de. A inveno da alva nao umbandista a relao entre a produo historiogrfica brasileira e a sua influncia na produo dos intelectuais da Umbanda (1840-1960). Dourados: UFMS, 2004. Dissertao (Mestrado em Histria). SAMPAIO, Gabriela dos Reis. Ax Carioca. In: Revista de Histria da Biblioteca Nacional. Ano 1, n 6, dezembro/2005. (P. 32-35). SERRA, Ordep. No caminho de Aruanda: a Umbanda candanga revisitada. In: Revista Afro-sia. N 25-26. Salvador: UFBA, 2001. (P. 215-256). SILVA, Josivnia Alves de Souza. Religio e poder no Centro Esprita Anjo Ismael. UCG, Goinia, 2007, 91p. Dissertao (Mestrado em Cincias da Religio). SILVA, Vagner Gonalves da. Orixs da metrpole. Petrpolis-RJ: Vozes, 1995. _________________. Candombl e Umbanda Caminhos da devoo brasileira. 2 ed. So Paulo: Selo Negro, 2005. SOUZA, Juliana Beatriz de; VAINFAS, Ronaldo. Brasil de todos os santos. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. SOUZA, Lynn Mario T. Menezes de. Hibridismo e traduo cultural em Bhabha. In: ABDALA JNIOR, Benjamin. Margens da Cultura Mestiagem, hibridismo e outras misturas. So Paulo: Boitempo, 2004. (P.113-133). acessado em

26

You might also like