You are on page 1of 11

Grupo de Estudos de Qabalah

Com: Frater Goya (Anderson Rosa)

Aula 01 Os princpios

A Qabalah Tradio Oral, Misticismo Hebraico, Livros dos Profetas. Interpretao da Torah e os

A palavra Qabalah quer dizer tradio, assim como Caibalion. Qabalah tambm quer dizer aquilo que foi recebido e transmitido que na verdade corresponde a palavra tradio que antigamente queria designar a LEI (Torah) que foi implantada por Moiss. Tradio ou aquilo que recebido. Antigamente A Lei de Moiss (mosaica). Ou ainda, a busca pelo equilbrio entre o desejo de Deus de dar e o de receber do homem.

As duas Escolas: Primeiro, a escola judaica; A principal diferena entre as duas que a escola judaica impede que se faa qualquer representao, para impedir a formao de idolatria. Para eles a Qabalah uma ferramenta de conhecimento intelectual, que os ajuda e decifrar a Torah escrita (Torah shebichtv) e a Torah oral (Torah shebealp)

Segundo, a escola Hermtica. A escola hermtica difere principalmente e justamente na liberdade ao utilizar-se ferramentas grficas, como a rvore das Vidas, e a capa da apostila. Existindo ainda diferenas sutis entre ambas, que podero ser vistas futuramente por cada indivduo, ao longo do nosso estudo

A Qabalah , do ponto de vista histrico, pode ser definida como um produto da interpenetrao entre o gnosticismo judaico e o neoplatonismo Gershon Scholen, Kabalah.

A origem histrica da Qabalah vem da criao do que se chama de Merkabah (carruagem), Merkabah a descrio de Ezequiel em relao ao carro de Deus. a carruagem que carregava o trono de Deus da esfera celeste. A crena comum que este carro ia e vinha entre o cu e a terra e tinha um determinado conhecimento mstico potencial para explicar o Merkabah. A partir deste momento que se foram se desenvolvendo outras estruturas como a rvore das Vidas. A Qabalah no somente um conjunto de coisas absurdas. Devemos que v-la como uma chave capaz de elucidar o que ns no podemos responder sozinhos.

Origem Histrica Merkabah ( carruagem)


a carruagem que transportou o trono de Deus ou o Trono do mundo. Como todas as cincias e escolas esotricas, a Qabalah tem uma origem tradicional e uma origem histrica, e necessariamente a origem tradicional no coincide com a histrica. Segundo a origem tradicional, a Qabalah foi ensinada pelos anjos a Ado para que Ado, atravs do estudo e da utilizao cabalstica pudesse retornar ao paraso. Ado passou a Abrao, Abrao levou estes ensinamentos at o Egito eles absorveram parcialmente a Qabalah. Mais tarde, Moiss aprendeu esse conhecimento e aprimorou esse conhecimento no deserto, durante os quarenta anos que por l perambulou. Essa a origem tradicional, tambm se dizendo que ele foi ajudado por anjos no deserto, existindo todo um folclore sobre isto.

As Quatro Categorias da Qabalah 1) A qabalah prtica - que trata da Magia Talismnica, Cerimonial, e do tarot. 2) A qabalah dogmtica - que consiste na literatura Qabalstica; 3) A qabalah literal - que trata do uso das letras e dos nmeros possui subdivises; 4) A qabalah no-escrita - que consiste no conhecimento correto da maneira pela qual os sistemas simblicos esto dispostos na rvore das Vidas.

A Qabalah Literal divide-se em trs partes:

1) A Gematria - que baseia-se nos valores das palavras; 2) O Notariqon - que baseia-se nas letras de uma palavra que formam as iniciais de outras palavras, formando uma sentena; 3) A Temura - ou permutao, sendo esta a substituio de uma letra por outra que a precede no alfabeto.

A Gematria Em hebraico, os termos Serpente do Gnesis (Nechesh), e Messias (Messiach), ambos somam 358; Unio (achad) vale 13; Amor (ahbh) vale 13; Logo, o amor manifesta-se na unidade, ou a unidade no amor. O nome de Deus em hebraico, vale 26, que a soma de 13+13. Logo, Deus manifesta-se na unidade do amor.

You might also like