You are on page 1of 31

Grupo de Estudos de Qabalah

Com: Frater Goya (Anderson Rosa)

Aula 02 A rvore

As Dez Sephiroth Sephira a palavra que indica emanao divina, cujo plural Sephiroth.

As Trs Qualidades de Uma Sephira 1. Sua prpria funo; 2. Comprovar a Sephira Anterior; 3. Transmitir sua prpria natureza.

Os Pilares Pilar Esquerdo: Feminino. O Pilar da Severidade Pilar Mdio ou do Meio: Andrgino. O Pilar do Equilbrio. Pilar Direito: Masculino. O Pilar da Misericrdia.

Os Quatro Mundos 1. Atziluth O Mundo Arquetpico, ou Mundo das Emanaes; Mundo Divino; 2. Briah O Mundo da Criao, tambm chamado Khorsia, o Mundo dos Tronos; 3. Yetzirah O Mundo da Formao e dos Anjos; 4. Assiah O Mundo da Ao; o Mundo da Matria.

Arba'ah Olamot Os Quatro Mundos Os quatro mundos, Atzilut (o mundo da emanao) Beriah (o mundo da criao), Yetzirah (o mundo da formao), e Asiyah (o mundo da ao) todos emergindo da luz infinita de Deus (que, subseqentemente ao tzimtzum, brilha atravs de Ado Kadmon, como descrito anteriormente) e culmina no nosso finito e fsico universo. Todas as dez sefirot e os partzufim (personalidades de Deus, ou faces de Deus), so manifestos em cada um desses quatro reinos. Enquanto o mundo mais alto, Atzilut, nico em sua exclusiva conscincia da unidade Divina, os trs mundos inferiores (cada um variando em graus de independncia auto-consciente) so referidos como uma classe em si mesmos.

Olam Ha'Atzilut O Mundo da Emanao Divina


Atzilut o mundo da emanao divina, plenamente consciente da sua origem divina.O processo de emanao descrito em Chassidut como uma heelem vgilui (segredo e revelao, isto , o processo de revelao da essncia daquilo que at o momento encontrava-se oculto).Os trs mundos inferiores so reinos criados, alguma coisa (autoconscincia independente) do nada ( a oculta origem divina).O processo da criao descrito em Chassidut como um dos etzem vhitpashtut (ser e extenso, como um raio de luz que se extende desde o sol, at eventualmente esconder a si mesmo na realidade onde experimenta a si mesmo outro desde sua fonte original. Como explicado acima, o mundo de Azilut, a partir do momento de sua emanao aps a quebra dos vasos do mundo anterior de Tohu, encontra-se em um estado de perfeita e eterna retificao. No o que ocorre no que concerne aos trs mundos inferiores, os quais requerem o nosso servio divino na terra a fim de redimir as cadas centelhas de divindade e dessa forma eleva-las a um completo estado de retificao ( conforme as do mundo de Atzilut)E Deus reinar sobre toda a terra, neste dia Deus haver de ser uno com o seu Nome. Neste dia Deus haver de ser nico e seu Nome Um.

Normalmente os quatro mundos correspondem s quatro letras do Nome Essencial Havayah ( a coroa sobre o yud de Havayah corresponde ao mundo de Ado Kadmon).O yud de Havayad, acima do tempo e do espao, brilha dentro do mundo de Azilut. As trs letras he, vav, he, as quais se combinam para formar o mundo presente, refletindo a realidade interior do tempo e do espao criados, brilha nos trs mundos inferiores. Com relao alma do homem, os quatro mundos correspondem aos quatro nveis da alma: chayah (do mundo de Azilut); neshamah (do mundo de Beriah; ruach (do mundo de Yetzirah); nefesh ( do mundo de Asiyah). O yechidah da alma corresponde ao ( e deriva-se at o homem a partir de) do mundo de Adam Kadmon. As dez sefirot do mundo de Atzilut em relao aos trs mundos inferiores so como os dez poderes essenciais da alma em relao as suas trs vestimentas, pensamento, palavra e ao. Embora todas as formas de auto-expresso derivem-se basicamente a partir de malchut de Atzilut, o divino mundo da palavra, como exposto acima, as verdadeiras vestimentas da alma (separadas, como estavam, da alma em si) relacionam-se com os trs mundos inferiores de Beriah, Yetzirah e Asiyah.

Olam Ha'Beriah O Mundo da Criao


O mundo de Beriah o primeiro dos trs mundos inferiores. Aqui a etrea substncia inicial da criao emerge a partir do puro nada. Enquanto em relao ao seu prprio estado de realidade o mundo de Atzilut um mundo de no-existncia (ayin), o mundo de Beriah um mundo de existncia potencial (yesh).Este estado de existncia classificado de substncia sem forma (chomer hiyuli). O mundo de Beriah citado na Qabalah como o mundo do trono.O reino de Atzilut senta-se, por assim dizer, no trono de Beriah. A palavra trono (kisai) deriva-se da raiz que significa envolver. O trono ao mesmo tempo encobre e envolve a luz e a glria de Atzilut enquanto em cada um dos mundos inferiores existem uma classe de anjos (mensageiros de Deus a fim de manifestar a Sua presena e governar as entidades criadas dos mundos inferiores). O mundo de Beriah o domiclio espiritual dos serafim (anjos de fogo).So os anjos que o profeta Isaias vislumbrou na sua viso do Carro Divino. Estes so os anjos que exclamam a Deus: Santo, santo, santo, Senhor do Universo, o mundo inteiro cheio de Sua glria.

Olam Ha'Yetzirah O Mundo da Formao


O mundo de Yetzirah o segundo dos trs mundos inferiores. No mundo de Yetzirah, a substancia etria de Beriah dotada de esprito e forma genrica. A conscincia particular deste mundo de formao yesh mmesh (alguma coisa de alguma coisa).Aqui a existncia toma a forma de arqutipos ou espcies no especficos. Este estado apontado como de existncia genrica (em contraste com o estado de existncia potencial do mundo de Beriah). O mundo de Yetzirah classificado na Qabalah como o mundo dos anjos.Embora cada um dos mundos inferiores possua sua classe individual de anjos como declarado anteriormente, a realidade geral dos anjos como existncias conscientes possuindo poder emocional independentemente da motivao da vontade de Deus pertence ao estado de conscincia caracterstico do mundo de Yetzirah.

A classe particular de anjos pertencentes ao mundo de Yetzirah so os chayot hakodesh (as criaturas viventes). Estes so os anjos que Ezequiel vislumbrou em sua viso do carro Divino. Estes anjos esto em continuo ir e vir, a essencial dinmica da contnua pulsao. Enquanto os anjos gneos de Beriah experimentam total consumao, ascendem em fogo, para entrar na realidade divina de Aztilut (aonde se tornam nada), as criaturas viventes de Yetzirah experimentam sua prpria pulso de vida (independentemente da sua fonte original). O mundo de Yetzirah a origem espiritual da emoo humana. Os seis pontos centrais emotivos de Atzilut vivificam o mundo de Yetzirah. Aqui se experimenta o amor (por Deus de Israel), mas ao mesmo tempo h um que ama (aquele que ama possui auto conscincia independente).

Olam Ha'Asiyah O Mundo da Ao


O mundo de Asiyah o terceiro e o mais inferior dos trs mundos inferiores. Como os mundos que o precedem, o mundo de Asiyah em essncia um reino espiritual. Nosso Universo fsico veste as duas ltimas sefina Os seres de Asiyah podem ser entendidos como dizendo respeito conscincia espiritual pertencente s leis da natureza. O estado de existncia no mundo de Asiyah um tipo de existncia particular. Aqui, cada membro individual de uma espcie segue vanguarda da auto conscincia. O mundo de Asiyah, ao significa ainda retificao. Cada indivduo busca a sua prpria retificao pessoal, o processo de retificao de Asiyah refere-se indivduos. O mundo de Asiyah (em particular, sua dimenso fsica) citado na Qabalah como o mundo das esferas celestiais [galgalin]. Cada uma dessas esferas possui uma conscincia individual. A mais alta dessas esferas, a esfera cotidiana, o poder que faz todo o Universo girar.

A classe de anjos que permanecem no mundo de Ayiah (em particular, em sua dimenso espiritual) so os ofanim (as rodas do carro). A relao dos ofanim com os gagalim de Asiyah como a das leis de natureza natureza em si. O movimento contnuo ou revoluo dos ofanim espontneo e instintivo (natural), em contraste com o emotivo, movimento emprico do chayot hakodesh no mundo de Asiyah. Ambos ofanim e chayot hakodesh (em contraste com os serafim) dividem o atributo de aspirar ascender (para o nvel dos serafim) em seu servio divino com grande ruidoEles proclamam juntos: Bendita seja a Glria de Deus em seu lugar. Malchut de Atzilut reside, particularmente, no mundo de Aiyah.Este o mundo cujos seres pretendem ser o povo essencial do Rei. Como no h Rei algum sem um povo, a consumao do desejo Divino de reinar sobre toda a realidade criada no mundo de Asiyah (particularmente, em sua dimenso fsica), o mais inferior dos mundos criados. O mundo de Asiyah a origem dos poderes instintivos das almas (espritos).Almas de Asiyah no naturalmente frum (religiosas), elas possuem uma afinidade natural de receber o domnio dos cu e cumprir as determinaes da Torah.

Ain, Ain Soph, e Ain Soph Aur O nada, o Ilimitado e a Luz Ilimitada Ain Soph (tambm grafado "Ein Soph") (do hebraico: Sem Limites) o Todo Supremo da qabalah, aquilo que podemos chamar de "Deus" em seu aspecto mais elevado, no sendo, no sentido estrito da palavra, um "ser", j que, sendo autocontido e autossuficiente, no pode ser limitado pela prpria existncia, que limita a todos os seres que a possuem. De Ain Soph que emanam os Sephiroth para formar a rvore da vida, que uma representao abstrata da natureza divina (Pleroma). Ain Soph o No-Ser, um princpio que permanece no manifestado e incompreensvel inteligncia humana e aos seres que a possuem num contexto puramente filosfico e psicossomtico.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ain_Soph

O Universo, a soma total de todas as coisas. A Causa sem Causa. Segundo o Zohar: Antes de haver criado nenhuma forma no mundo, antes de haver produzido nenhuma forma, ele estava s, sem forma, sem assemelhar-se a nada. Quem entenderia como era ele ento, antes da criao, j que ele no tinha forma? O Ain no pode ser compreendido pelo intelecto nem descrito por palavras, pois no h nenhuma letra nem palavra alguma para represent-lo. Azariel Bem Menahen.

1) Kether Imagem Mgica Um Ancio ou Rei Barbudo, de perfil Nome de Deus Eheieh Arcanjo Metraton Ordem de Anjos Chaioth he Qadesh Santas Criaturas Viventes Chakra Mundano Primum Mobile. Primeiros Movimentos Virtude Consecuo. Culminao da Grande Obra. Ttulos Existncia das Existncias. Oculto dos Ocultos. Ancio dos Ancies. O Ponto Liso. O Ponto Primordial. O Mais Alto. O Grande Rosto. A Cabea Branca. A Cabea que no . Macroposopos. Experincia Espiritual Unio com Deus Cor em Atziluth Brilhante Cor em Briah Branco Puro Brilhante Cor em Yetzirah Branco Puro Brilhante Cor em Assiah Branco Mosqueado de Dourado Vcio Smbolos O Ponto. O Ponto dentro de um crculo. A Coroa.A Sustica.

O primeiro caminho chamado a Inteligncia Admirvel ou Oculta, porque a Luz que d o poder de compreenso do Primeiro Princpio, que no tem comeo. E a Glria Primria, porque nenhum ser criado pode alcanar sua essncia. A raiz de todas as coisas. Centro de Energia Espiritual, Indivisvel. A prima causa. O Macroposopus (Grande Rosto).

2) Chokmah Imagem Mgica Uma figura masculina barbuda Nome de Deus Jehovah, ou Jah Arcanjo Ratziel Ordem de Anjos Aufanim - Rodas Chakra Mundano O Zodaco Virtude Devoo Ttulos Poder de Yetzirah. Ab-Abba. O Pai Supremo. Tetragrammaton. Yod de Tetragrammaton. Experincia Espiritual A viso de Deus Face a Face Cor em Atziluth Azul suave puro Cor em Briah Cinza Cor em Yetzirah Cinza perolado irisdescente Cor em Assiah Branco, mosqueado de Vermelho, Azul e Amarelo Vcio Smbolos O Lingam, O Falo. Yod. A Tnica Interior de Glria. A Pedra Erguida. A Torre. Basto de Poder Elevado. A Linha Reta

O Segundo Caminho chamado a Inteligncia Iluminadora. a Coroa da Criao, o Esplendor da Unidade, igualando-a. Est exaltada acima de todas as cabeas, e chamada pelos Qabalistas a Segunda Glria. O reflexo de si mesmo. O Pai. O Zodaco. A Magia. O Elemento ativo vital da existncia. Os quatro Reis. Yod He Vau He.

3) Binah Imagem Mgica Uma mulher Madura. Nome de Deus Jehovah Elohim Arcanjo Tzafkiel Ordem de Anjos Aralim. Tronos. Chakra Mundano Saturno Virtude Silncio Ttulos Ama, a me estril obscura. Aima, a Me frtil Brilhante. Khorsia, o Trono. Marah, o Grande Mar. Experincia Espiritual Viso do Pesar Cor em Atziluth Carmesim Cor em Briah Negro Cor em Yetzirah Marrom Escuro Cor em Assiah Cinza, Mosqueado de Rosa Vcio Avareza Smbolos O Yoni. O Kteis. A Copa ou o Clice. A Tnica Exterior do Ocultamento.

O Terceiro Caminho chamado a Inteligncia Santificada ou Fundamento da Sabedoria Primordial. chamado tambm de Criador da F, e suas razes esto em Amm. o autor da F, de onde emana a F. Saturno. A Compreenso, a Me. O Poder construtivo que executa. A Iluso (Maya). O Grande Mar. O Veculo de cada fenmeno possvel. A ltima Sephira antes do Abismo (Daath). Yod He Vau He.

Abismo. Daath Imagem Mgica Uma cabea com duas faces, olhando a ambos os lados Nome de Deus Uma conjuno de Jehovah e Jehovah Elohim Arcanjo Os Arcanjos dos Pontos Cardeais Ordem de Anjos Serpentes Chakra Mundano Sothis ou Srius, a Estrela Co Virtude Desapego. Perfeio da Justia, e a aplicao das Virtudes no corrompidas por consideraes da Personalidade. Confiana no Futuro. Ttulos A Sephira Invisvel. A Mente Csmica Escondida ou No Revelada. A Sephira Mstica. A Habitao Superior. Experincia Espiritual Viso atravs do Abismo Cor em Atziluth Lils Cor em Briah Cinza Prateado Cor em Yetzirah Violeta Puro Cor em Assiah Cinza Mosqueado de Dourado Vcio Dvida do Futuro. Apatia. Inrcia. Covardia (Medo do Futuro). Orgulho (Conduz ao Isolamento e a Desintegrao). Smbolos A Cela do Condenado. O Prisma. O Quarto Vazio. A montanha sagrada de qualquer Raa. Um Gro de Cereal. A Ausncia completa de smbolos. O Conhecimento, o Abismo.

Daath a esfera de onde toma forma a fora pura. portanto a forma mais elevada do mundo das formas. Daath, considerado como Sephira, uma concepo relativamente moderna. mencionada nos primeiros escritos qabalsticos, mas considerado como a conjuno dos princpios masculino/feminino de Deus, Chokmah e Binah. Realmente, os textos antigos estabelecem de maneira mais explcita que h dez Santos Sephiroth, no nove e no onze, seno dez. Sem dvida, a investigao moderna conduziu a evidncias suficientes como que para justificar que se considere uma Sephira por direito prprio, ainda que de modo especial. denominada portanto, de Sephira Invisvel, e Crowley sugeriu que poderia ser considerado anterior, como em outra dimenso, com relao aos demais Sephiroth.

You might also like