You are on page 1of 13

Grupo de Estudos de Qabalah

Com: Frater Goya (Anderson Rosa)

Aula 03 A aplicao da simblica

Na verdade, o desenho original de Mathers, possui as propores iguais s dadas aqui: 10 quadrados, e o lobulado com os 3 crculos usando a mesma rea do quadrado. Para falar dos smbolos ai viraria um jornal, mas no entram nessa explicao.

A ideia original da Rosacruz Hermtica fazer referncia rvore da Vida (por isso 10 quadrados), onde desabrocha no seu centro uma outra rosacruz menor, podendo esta sim, ter 6 quadrados e uma rosa de 5 ptalas no centro. Na apostila do CIH est dessa forma. A rosacruz de 6 quadrados vem de um erro de interpretao, onde se diz que a sefirah tiphareth o local onde se encontra a rosacruz. Mas ai estaria se referindo a pequena rosacruz (de 5 ptalas) e no a grande, de 10. Porque a ideia que seria a pequena o homem/microcosmo e a grande Adam Kadmon/Macrocosmo.

Logo, deduz-se portanto, que essas interpretaes modernas da rosacruz, representando-a com 6 quadrados apenas, no apenas demonstra desconhecimento da smbolo que ela representa, como um desvio na transmisso do conhecimento mgico, uma vez que o smbolo foi criado para transmitir determinado conhecimento, e com o passar do tempo, foi alterado. a prpria encarnao da ignorncia absoluta que altera um smbolo sem compreender toda sua profundidade.

Uma curiosidade. O smbolo da rosacruz (uma cruz com uma rosa no centro) foi originalmente o smbolo usado por Martinho Lutero, mas era uma cruz de braos iguais (5 quadrados) e uma rosa desabrochada no centro. E existem outras variantes, mas no da hermtica. A rosacruz da fraternidade rosacruciana do Haendel tem uma cinta de rosas envolvendo a cruz, numa referencia obviamente sexual, porm negam at o ltimo...

Martim Lutero

Max Heindel

Robert Fludd Summum Bonum A Rosa alimenta as abelhas

Desconstruindo um Smbolo

Metatron

Elohim

A quem ou a que pertence essa assinatura?

You might also like