You are on page 1of 22

3.

O Plano da Criao Divina

GETER Grupo de Estudos e Trabalhos Espiritualistas Ramats


INTRODUO AO ESTUDO DAS OBRAS DE RAMATS

O PLANO DA CRIAO DIVINA


Os astros, satlites, sistemas, constelaes e galxias do Universo observvel no esto sujeitos a leis que variem de poca para poca, mas circunscritas unicamente disciplina da Lei Perfeita e Imutvel do Cosmo. Em toda a Criao, essa Lei organiza e rege, numa s pulsao harmnica e vital, todo o eterno pensar de Deus, e materializa no campo exterior o sucesso do Grande Plano Mental elaborado pelo Divino Arquiteto! como um relgio de preciso, absolutamente certo e exclusivamente harmnico. No h ocorrncia imprevista nos eventos siderais; tudo manifestao exata de uma causa alhures j planejada com toda exatido.

1. COSMOGNESE SEGUNDO A CINCIA: O UNIVERSO PULSANTE


Numa rpida viso panormica luz da cincia terrena, o Universo material se apresenta constitudo de milhes de galxias formadas por mirades de estrelas de diversas espcies e idades siderais, em torno de certo percentual das quais giram orbes fsicos, os planetas e seus satlites, alm de outros corpos celestes caractersticos, como cometas, pulsares, quasares, etc., todos revelando um aspecto dinmico de indescritvel harmonia e beleza. Muito ao contrrio de uma situao esttica e de equilbrio, a que uma abordagem superficial poderia induzir, o Cosmo se encontra em contnua e acelerada expanso, j detectada pelos cientistas desde meados do sculo XIX, que observaram o deslocamento para a cor vermelha da maior parte da intensidade resultante da fragmentao do espectro luminoso proveniente das estrelas. A teoria de cosmognese atualmente defendida pela cincia oficial a do Big Bang (a grande exploso) que assevera que, em seu incio, todo o Universo esteve concentrado num nico ponto diminuto, composto de um plasma, mistura de diferentes partculas subatmicas, sob temperatura e densidade incalculveis, e que explodiu violentamente, resfriando-se paulatinamente medida que a fabulosa expanso que sofreu foi criando o prprio espao, at ento inexistente.

. GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina

Nesse processo de sbita expanso, essas subpartculas se recombinaram formando tomos e molculas em estado inicialmente gasoso, que, ao se condensarem por fora do resfriamento, foram formando os corpos celestes constituintes do Cosmo. Em suma, para a Cincia a matria surgiu no momento da criao. Atualmente, as galxias continuam a se afastar mutuamente, tendo os cientistas formulado trs hipteses matematicamente possveis, representadas graficamente nas figuras a seguir: 1) O Universo se expande to rapidamente que a atrao gravitacional entre suas galxias no poder jamais parar o processo de dilatao de suas fronteiras. Essa hiptese afirma que ele ir continuar a se expandir eternamente.

2) O Universo se expande continuamente, porm na velocidade estritamente necessria para isso. Nessa hiptese, a ao da atrao gravitacional entre as galxias mais intensa que na anterior, porm insuficiente para impedir seu infindvel afastamento mtuo.

3) O Universo, aps a grande exploso inicial (o Big Bang), num primeiro momento se expande rapidamente, movido pelas foras que atuam nesse processo, porm a atrao gravitacional entre suas galxias de tal modo intensa que se contrapes quelas foras originais, vencendo-as em intensidade decorrido certo intervalo de tempo, aps o qual passa a sobrepuj-las.

. GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina

As galxias, ento, comeam a se mover umas em direo s outras e o Universo se contrai, at que elas se colapsem fundindo-se num nico ponto concentrado e diminuto, acontecimento chamado de Big Crunch (a grande contrao).

A quantidade de matria presente no Universo o fator que ir determinar para a Cincia se o seu processo de expanso continuar indefinidamente ou no.

Os cientistas especulam, baseados em argumentos tericos, que aps um Big Crunch seja criado um novo Universo a partir de um Big Bang seguinte, que poder formar tipos de partculas completamente diferentes das do Cosmo atual. A TEORIA CCLICA sugere que, pelo lado da Cincia oficial, o Universo pode continuar a se expandir e contrair-se alternadamente, num processo infinito (UNIVERSO PULSANTE).

2. O GRANDE PLANO DA CRIAO DIVINA E A DESCIDA ANGLICA


Os velhos mestres do oriente, desde os iniciados dos Vedas h mais de 4.000 anos e dos instrutores da Dinastia de Rama na antiga ndia, vm propugnando que o Universo pulsante. Cada ciclo de expanso e correspondente contrao conhecido como GRANDE PLANO (Manvantara na escolstica hindu), uma pulsao ou respirao completa de Brahma, e que compreende 4.320.000.000 de anos do calendrio terreno, divididos em duas fases de igual durao, tempo exato em que o Esprito Divino desce vibratoriamente at formar a matria e depois a dissolve novamente, retornando sua expresso anterior de puro esprito. Conforme os Vedas, uma respirao ou pulsao macrocsmica de Brahma (ou Deus) corresponde a uma respirao microcsmica do homem !

Para Deus, na eternidade da Mente Divina, esse acontecimento entre principiar e cessar a exploso formadora do Universo sideral to instantneo como o explosivo que estoura no perodo de um segundo terrestre. Aquilo que para Deus se sucede no tempo simblico de um segundo terreno, na contagem do calendrio humano, abrange 4,32 bilhes de anos: O Sol faz a cobertura astrolgica de um signo zodiacal (atualmente no trmino do signo de Piscis e no incio do signo de Aquarius) no prazo de 2.160 anos exatos, completando uma Era Zodiacal. Um grande ano astrolgico formado pela passagem do Sol pelos 12 signos (12 Eras Zodiacais), perfazendo 25.920 anos. Dois milhes de signos somam exatamente o total de 4.320.000.000 anos terrestres, ou seja, o tempo em que ocorre um Grande Plano da Criao Divina, chamado pelos antigos atlantes de Supremo Giro de Ra (Sol).

1 GRANDE PLANO = 166.666 Grandes Anos = 2 milhes Eras Zodiacais = 4,32 bilhes anos

. GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina

Um Grande Plano da Criao Divina abrange duas fases ou etapas de igual durao, cada qual com durao exata de 2,16 bilhes de anos do calendrio terrestre: o Dia de Brahma, que vai do Big Bang at o ponto de mxima expanso das galxias, e a Noite de Brahma, que vai deste ponto at o Big Crunch.

Deus embora sendo nico, revela-se sob a manifestao exterior do Universo formal, fase em que o Esprito Divino desce vibratoriamente at formar a matria, ou seja, se expande e pulsa centripetamente at atingir a compactao conhecida por matria, acionado por Sua vontade a energia, sob impulso expansivo e criativo divino, para compor os mundos, as galxias e os orbes fsicos, ou seja, o prprio Cosmo. Pode-se entender, dessa forma, que o Universo sob esse aspecto est na condio de uma vestimenta transitria da Divindade, constituda por toda a criao fsica, pois que Deus o interpenetra e o vivifica, enquanto os espritos se conscientizam, vibram e vivem no oceano csmico, expandindo-se tanto mais quanto mais absorvem o conhecimento inesgotvel e o Amor do Pai Eterno no comando do Cosmo monista. Esse processo de descida vibratria do princpio anglico, em que o Criador faz a criao emanar de Si formando o Universo exterior das formas, e desce para criar novas conscincias dentro de sua prpria Conscincia Csmica, conhecido como descida anglica. Apesar de contnuo, esse processo costumeiramente apresentado subdividido em diversos graus ou etapas da descida do esprito at a expanso da matria: os Sete Planos da Manifestao Csmica. A essa fase de descida vibratria s formas exteriores dos mundos materiais, segue-se a fase em que o Esprito de Deus dissolve o Universo morfolgico e retorna sua essncia anterior de Esprito Virginal. O Universo uma sucesso consecutiva de Grandes Planos ou Manvantaras, a se substiturem uns aos outros, em que se forjam os seres espirituais (as conscincias individuais).

A Criao, que produto do pensamento de Deus, nunca teve comeo, assim como no ter fim; no se subordina ao tempo e ao espao.

. GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina

A manifestao divina eterna, contnua e ilimitada, e no apresenta em si mesma diviso abrupta em duas fases distintas, como a da descida forma exterior-matria e a do retorno ou dissoluo da substncia; h uma passagem natural de uma outra fase, num processo infinito.

1 fase: 2,16 bilhes de anos DIA DE BRAHMA do Big Bang at o ponto de expanso mxima das galxias SSTOLE CSMICA Gnese e expanso do Universo Fsico (Cosmo) FASE CRIATIVA DA MATRIA fase em que Deus cria DESCIDA ANGLICA descida vibratria do Esprito Divino at atingir a forma exterior matria

2 fase: 2,16 bilhes de anos NOITE DE BRAHMA do ponto de expanso mxima das galxias at o Big Crunch DISTOLE CSMICA Contrao e desaparecimento do Universo Fsico FASE DESTRUTIVA DA MATRIA fase em que Deus fisicamente desintegra (dissoluo ou retorno da Substncia) DESMATERIALIZAO libertao do Esprito Divino da forma, de volta o seu estado original (essncia pura) para

3. OS PLANOS DA MANIFESTAO DIVINA


No curso de um Grande Plano, na etapa em que o Esprito Divino desce vibratoriamente at a fase exterior da expresso da matria, h a formao de fases sucessivas intermedirias que graduam o processo de descida anglica, demarcam as pulsaes rtmicas da Criao Divina e assimilam as faixas vibratrias que identificam as principais mudanas na energia do Cosmo. Embora muito aqum da Realidade Csmica, as diversas fases da descida do esprito Divino tm sido apresentadas pelo conhecimento inicitico milenrio com o ritmo setenrio. Nele, o Universo emanado de Deus abrange sete planos ou estados energticos sucessivos, desde o Mundo Divino at o Mundo Fsico, que servem de degraus diferenciais no abaixamento vibratrio e que a tradio Bblica simboliza no trajeto ascensional da escada de Jac. Esses planos ou mundos no se encontram em algum lugar particular do espao e nem sobre postos entre si em camadas; so estados de conscincia, perceptveis ou penetrveis de acordo com o estado evolutivo de cada ser capaz de perceb-los. Como faixas vibratrias diferenciadas, esses planos interpenetram-se, coexistindo num mesmo espaotempo (ou melhor, fora daquilo conhecido por espao), sem interferirem entre si. So como Universos paralelos interpostos, mutuamente e simultaneamente coexistentes. Sob o ponto de vista dimensional, o Plano Fsico apresenta trs dimenses espaciais (todos os objetos possuem comprimento, largura e profundidade) e uma dimenso temporal (o tempo), perfazendo quatro dimenses. Entretanto, cada Plano de Manifestao Divina subseqente ao Plano Fsico, em direo ao Plano Divino, agrega mais uma dimenso fsica. Por exemplo, o Plano Astral (Mundo dos Desejos), imediatamente posterior ao Plano Fsico (Mundo material) no diagrama a seguir, apresenta quatro dimenses espaciais e uma dimenso temporal, porm em estado vibratrio muitssimo superior vibrao letrgica da matria densa. Nessa escala de sete planos de evoluo da conscincia, o Plano Divino totaliza dez dimenses. . GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina PLANO DE MANIFESTAO CSMICA 7 MUNDO DE DEUS

CARACTERSTICAS

A Matriz-Base, o Pensamento Original e Total

MUNDO DOS ESPRITOS VIRGINAIS MUNDO DO ESPRITO DIVINO MUNDO DO ESPRITO DE VIDA regio do pensamento ABSTRATO regio do pensamento CONCRETO

Origem dos espritos diferenciados em Deus antes da sua peregrinao atravs da matria, e origem dos veculos do homem

Origem das mais elevadas influncias espirituais no homem

Origem do aspecto intuicional no esprito do homem Contm as idias germinais da forma mineral, vegetal, animal e humana, e idias germinais do desejo e emoo dos animais e do homem. Origem do aspecto inteligente no esprito do homem (plano dos pensamentos puros) Origem das foras arquetpicas e da mente humana; reflete o esprito na matria e contm os arqutipos do desejo, da emoo, da vitalidade universal e da forma Poder anmico } Luz anmica } atrao Vida anmica }

MUNDO DO PENSAMENTO

MUNDO DOS DESEJOS

Sentimentos Desejos Impressionabilidade Paixes e desejos inferiores TER QUMICO responsvel por todos os fenmenos de assimilao e excreo nas relaes do homem com o meio TER VITAL permite a propagao no meio fsico e impregna desde o plem at o espermatozide TER LUMINOSO meio da percepo sensorial, capta as vibraes do ambiente exterior e transmite as emoes e sensaes interiores da alma TER REFLETOR reflete toda a memria da natureza; conscincia reflexiva por acumulao no simbolismo do tempo e do espao

1 MUNDO FSICO

regio ETRICA (interior)

regio QUMICA (exterior)

regio composta pela matria fsica nos estados slido, lquido e gasoso

As vrias escolas iniciticas e religies espirituais do oriente e do ocidente fazem diferentes designaes e/ou simplificaes desses diversos planos vibratrios, apresentadas no quadro a seguir, para fins comparativos:

. GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina quadro comparativo: PLANOS DA CRIAO DIVINA EM DIFERENTES CORRENTES RELIGIOSAS
plano FILOSOFIA ROSA-CRUZ OCULTISMO ORIENTAL PLANO MAHAPARANIRVNICO PLANO PARANIRVNICO PLANO NIRVNICO PLANO BDICO TEOSOFIA PLANO DICO OU DIVINO VEDAS PLANO ADI PLANO ESPIRITUAL ANTIGO EGITO

ESPIRITISMO

MUNDO DE DEUS

MUNDO DOS ESPIRITOS VIRGINAIS

PLANO MONDICO PLANO OU ANUPDICO ANUPDAKA

PLANO OU MUNDO DIVINO

MUNDO DO ESPRITO DIVINO

PLANO TMICO OU NIRVNICO

PLANO TMICO PLANO BDICO OU INTUICIONAL PLANO ASTRAL PLANO MENTAL

MUNDO DO ESPRITO DE VIDA regio do pensamento ABSTRATO regio do pensamento CONCRETO

PLANO BDICO

ARUPA PLANO MENTAL RUPA PLANO MENTAL

sem forma

MUNDO DO PENSAMENTO

com forma

PLANO OU MUNDO ESPIRITUAL

MUNDO DOS DESEJOS

PLANO ASTRAL

PLANO ASTRAL

PLANO ASTRAL

MUNDO FSICO

regio ETRICA

PLANO FSICO

ETRICO

PLANO FSICO

ETRICO

PLANO FSICO

PLANO FSICO

regio QUMICA

DENSO

DENSO

PLANO FSICO

Cada plano ou regio de manifestao csmica ainda subdividido em at outros sete subplanos em graduaes ascendentes.

4. OS TRS PRINCPIOS CSMICOS OU MANIFESTAES DA NATUREZA DIVINA NO COSMO


Na ao de criar ou destruir sucessivamente o Universo fsico, a Realidade Monista divina e indissolvel, que Deus nico, ao mesmo tempo se manifesta de modo trifsico, sem qualquer alterao ntima. Essa subdiviso em trs aspectos distintos e mutuamente complementares apenas recurso humano para facilitar a Sua melhor compreenso. A constatao desses trs aspectos da Unidade Divina pela mente humana apenas gradua os atributos divinos como fases de um mesmo fenmeno e no modifica internamente Sua natureza, sendo inegvel e definitivo que o princpio um s, uma s origem e uma s vontade central criadora de todo o Cosmo, que permanece indestrutvel na sustentao eterna e sbia de tudo o que Ele criou. O prprio homem, embora seja um nico ser, pode se manifestar ao mesmo tempo sob o aspecto trifsico de PENSAR, SENTIR e AGIR, sem que sofra qualquer alterao ntima na sua individualidade constitucional.

. GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina OS TRS PRINCPIOS CSMICOS DE DEUS 1 princpio: INCRIADO GERANTE A Unidade Csmica O Esprito Eterno O Pensamento Csmico Original 2 princpio: CRIADO GERANTE O Cristo Csmico O Amor que estabelece o equilbrio entre os opostos Cimento que une o Pensamento Csmico forma 3 princpio: CRIADO IMANENTE

A Mente Abstrata do Supremo CRIADOR (ATIVIDADE CRIADORA) O Pai Criador Absoluto ESFERA DO PENSAMENTO DIVINO ABSTRATO:

Agente da ao que plasma o Pensamento Divino no desejo do Cristo Csmico (concebe com a energia virgem para a gestao na matria)

ALENTO ANIMADOR AGENTE EXECUTOR (ATIVIDADE SUSTENTADORA) (ATIVIDADE PRESERVADORA) O pensamento abstrato fora de O pensamento divino derramado Deus, manifestado como criao na Criao como Inteligncia, Vida pela ao de agentes csmicos e Amor ESFERA DOS AGENTES ESFERA DAS MANIFESTAES CSMICOS CRIADORES DO ESPRITO DIVINO DE MUNDOS: NA CRIAO: associado aos Arcanjos, Devas associado aos Anjos ou Devas Maiores, Cristos, Logoi, O Verbo Menores ou Engenheiros Siderais

Deus em sua mais pura essncia

Uma gua quente, perfumada e colorida mantm intacta sua estrutura original de lquido, comparao onde a gua representa Deus, seu calor o esprito, o perfume a energia e o colorido a matria (forma, cor). O ASPECTO TRIFSICO DA MANIFESTAO DIVINA NO COSMO 1 aspecto: ESTTICO (de equilbrio) ESPRITO PENSAMENTO O Pensar Divino 2 aspecto: DINMICO (de movimento) ENERGIA VONTADE O Arqutipo Divino 3 aspecto: MORFOLGICO (de forma) MATRIA AO O Materializar Divino

As principais religies da maioria dos povos, sob invlucro mstico e religioso, sempre proclamaram os trs aspectos de Deus como derivados e no divididos da mesma Unidade, no podendo ser simplesmente encarados como uma unio de trs pessoas numa s entidade divina. OS TRS ASPECTOS DA MANIFESTAO DIVINA EM DIFERENTES CRENAS religio CATOLICISMO HINDUSMO BUDISMO EGPCIOS BABILNIOS GREGOS ASSRIOS PERSAS 1 princpio Pai Brahma Amittaba Osres Ea Zeus Baal Orzmud 2 princpio Filho Vishnu Alavokite Shavara sis Ishtar Demtrio Astart Ariman 3 princpio Esprito Santo Shiva Naudjousri Hrus Thamus Dionsio Adnis Mithra . GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina GERMANOS e CELTAS Voltan Friga Dnar

A pedagogia sideral ensina que h trs princpios csmicos, unssonos, que constituem o prprio Deus, trs manifestaes absolutas do Ser Supremo, e que no devem ser confundidos como sendo outras entidades criativas e governantes isoladas do Cosmo. O primeiro princpio est associado ao aspecto Criador, a Mente Abstrata da prpria divindade, ou seja, Deus em sua essncia mais pura. O Cristo Csmico o segundo princpio emanado de Deus que, na forma do Amor, serve de coeso entre o seu Pensamento Original Incriado e os mundos que os Arcanjos ou Engenheiros Siderais revelam sob a Vontade Divina. Ele significa o estado absoluto do Amor no Cosmo, cimento de coeso entre os astros e a luz pura que alimenta o amor entre os seres. o elo entre o pensar interno e o existir exterior; o canal que, no Cosmo e no seio do prprio Absoluto, une as duas margens externas da Criao: o Deus Pai (pensamento incriado) ao Deus - Esprito Agente, sua prpria emanao na configurao material, de que a matria apenas vestimenta de Sua Idia Fundamental e cuja vontade transmitida pelo Cristo Csmico. O terceiro princpio, associado ao plasmando-se na forma, materializa a Vontade de Deus pelo seu Pensamento Incriado, recebendo o sustento atravs do Cristo Csmico, o segundo princpio, e desce vibratoriamente at a configurao material. Quando isso ocorre, o terceiro princpio compe a forma fsica ou incorpora-se como energia acumulada, atingindo a vibrao letrgica da expresso-matria, fazendo o descenso at o existir exterior. Os espiritualistas do Oriente denominam a Fora Criadora do Universo pelo termo LOGOS UNIVERSAL , a fora ativa da Criao, em atividade criadora, sustentadora e preservadora do ciclo evolutivo de cada ser. Brahm a inteligncia, o comando e por assim dizer, a parte intelectual dirigente da Fora criadora, ao passo que o Logos Universal a manifestao ativa dessa fora; so duas maneiras de designar aspectos diversos de uma nica fora. a Fora Irradiante responsvel pela vida, da qual tudo parte e para a qual tudo retorna, que o homem se dirige em prece, quando invoca foras para a realizao de seu destino de luz, ansiando pela paz e pela harmonia, e para onde se sente irresistivelmente atrado, quando atinge o trmino do perodo bsico da conscincia individual, sob o clamor interior da necessidade de uma integrao ao seio do Eterno. A essa Fora Criadora que as escrituras Sagradas se referem quando afirmam que no princpio era o Verbo e, aps mostrarem ao homem de onde surgiu sua essncia, passam os profetas a dar recomendaes que lhe permitiro voltar ao seio do Criador, assinalando a utilidade das normas de conduta que proporcionam a felicidade do retorno ao ponto de partida: Deus ou O Logos Universal. Deus, em seu aspecto transcendente, incognoscvel para a compreenso e o entendimento humano. Deus Imanifestado, o Absoluto, o Inimaginvel, s pode ser cognoscvel quando toma um estado relativo . GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina

10

com Ele mesmo, transformando-se na Sua prpria manifestao, o Universo, com sua infinidade de corpos celestes. Esse Universo, com tudo o que Nele se contm, a expresso de Sua Vida Consciente.

Deus Imanifestado ou Transcendente = O Absoluto = O Logos Csmico ou Universal

Deus sempre uma Unidade, mas quando anima um Universo (passagem do Imanifestado para o Manifestado), o Uno o faz como uma trindade, com trs modos fundamentais de manifestao. Quando o Logos Csmico toma um estado relativo consigo mesmo, cria no Plano da Mente Divina a Ideao Csmica, com todas as transformaes que adviro, do princpio ao fim. Cria o arqutipo de todas as formas, foras e estgios de evoluo, nos mnimos detalhes, por onde h de se desenvolver aquilo que se chama Vida, ou seja, cria o esquema evolucionrio do Seu Sistema: o campo da evoluo Logica. Depois escolhe a poro do espao destinado ao Seu Grande Plano de Evoluo, onde nascer toda a matria diferenciada que existe no Cosmo. Nada existia ainda nesse espao, formado de ter primordial ou raiz da matria (Mlaprakriti entre os orientais), mais apropriadamente chamado de Kilon, a negao da matria, segundo a Teosofia.

4.1 O TRABALHO DO TERCEIRO ASPECTO DO LOGOS


Comea ento pelo Terceiro Aspecto do Logos, a Grande Mente Universal, a construo propriamente dita dos sete planos csmicos, cada um com os respectivos sete subplanos, atravs do que se conhece como Fora-Matria ou Fohat. Antes da construo do Plano Fsico, so construdos os planos hiperfsicos.

Depois de criados os sete planos csmicos, o Terceiro Aspecto do Logos cria os sete subplanos de cada plano. O primeiro subplano de cada plano csmico, o mais elevado vibratoriamente, sempre constitudo de tomos simples, enquanto os demais subplanos so formados das combinaes desses tomos em molculas. Dentro do Kilon (o espao primordial, vazio de matria), o Terceiro Logos derrama sua poderosa energia e abre vrios pontos luminosos ou bolhas, que vm a constituir vrios pontos de sua conscincia, porquanto cada bolha ou ponto de luz s existe enquanto Ele conservar afastado o Kilon que o envolve. A matria no Cosmo, tal como conhecida, nada mais do que buracos no ter primordial.

. GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina

11

Em conseqncia, o tomo mais simples do plano fsico no constitudo de matria, mas de infinitos pontos de conscincia do Terceiro Aspecto do Logos, numa disposio, numa trajetria orbital particular, para poder realizar um trabalho por Ele determinado: a construo do Plano Fsico.

. GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina

12

Depois da formao dos estados atmicos de matria, em cada um dos diferentes planos da natureza, o Terceiro Aspecto do Logos (ou terceiro aspecto da Trindade), o Doador da Vida, submerge no mar de matria virgem do espao e, em razo de sua vitalidade (Fohat, a Fora Matria), desperta nos tomos de matria atmica novas possibilidades ou poderes, que daro como resultado a formao das subdivises de cada plano csmico. No plano fsico, o subplano mais elevado formado de tomos simples de duas naturezas: tomos positivos e tomos negativos; pela combinao desses dois tipos de tomos, so construdos ou formados os subplanos restantes, alm do atmico, a saber: subatmico, superetrico, etrico, gasoso, lquido e slido.

4.2 O TRABALHO DO SEGUNDO ASPECTO DO LOGOS


Quando os sete planos csmicos, com seus sete subplanos esto formados, aps Fohat eletrificar essa matria, e os tomos se combinarem em molculas, comea o trabalho do Segundo Aspecto do Logos, a Segunda Emanao como Vida-Forma, atravs da energia conhecida como Prna, energia ou fluido vital. Atravs do Prna, a Vida do Segundo Logos anima todos os planos e subplanos csmicos, fazendo com que toda a matria que os constitui se torne apta para construir formas, a fim de abrigar a maravilhosa qualidade chamada Vida. Essa Vida do Segundo Aspecto do Logos modela a matria dos diferentes planos, nas mais variadas formas, e cada forma persiste (sobrexiste), tem durao, enquanto essa Vida Divina, a Segunda Emanao, mantiver nela a matria. Surge, ento pela primeira vez nesse Universo, o fenmeno do aparecimento e do desaparecimento, porquanto uma forma nasce em razo da Vida do Segundo Logos ter um plano evolutivo para realizar por Seu intermdio. A forma de vida cresce quando esse plano prossegue at um determinado limite, e entra em decadncia quando o Segundo Aspecto do Logos vai retirando Sua Vida da forma, para finalmente morrer ou desaparecer quando a Vida do Segundo Logos se retirar da forma a que animava, para ir constituir ou construir uma nova forma, mais apta para evoluir em novas experincias e novas adaptaes. Essa Segunda Emanao, atravs de Prna (Vida Forma), recebe diferentes nomes nas diversas fases de sua descida matria:

Em conjunto, denomina-se Essncia Mondica, principalmente quando est envolta unicamente em matria atmica dos diferentes planos. Quando anima matria no atmica (j combinada em molculas), denomina-se Essncia Elemental, nome dado pelos ocultistas medievais, que o atriburam matria constitutiva dos corpos dos Espritos da Natureza, que por eles eram chamados de Elementais. Quando a Essncia Elemental anima os trs subplanos superiores do Plano Mental, denomina-se Primeiro Reino Elemental Mental Abstrato. Depois de se desenvolver ao longo de um enorme perodo de tempo (uma Cadeia de Evoluo), passa a animar os quatro subplanos inferiores do Plano Mental, sendo ento chamada Segundo Reino Elemental Mental Concreto; neste grau, a Essncia tambm conhecida como Essncia Elemental Mental. Na etapa seguinte, passa a animar o Plano Astral, quando fica conhecida como Terceiro Reino Elemental Astral.

Esses trs Reinos Elementais, em vrias manifestaes de diferentes formas de vida, juntamente com os reinos mineral, vegetal e animal, se constituem nos Reinos da Natureza. Tanto a Essncia Elemental Mental, como a Astral, esto ligadas intimamente aos corpos ou veculos de conscincia do homem, e logicamente sua evoluo. . GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina

13

A Essncia Elemental se encontra no arco descendente, impropriamente conhecido como involuo, pois seu progresso evolutivo consiste em descer s formas de matria mais densas, para aprender a se expressar por intermdio delas. Para o Homem, a evoluo se verifica no sentido oposto, ou seja, depois de haver se aprofundado na matria mais densa, comea a elevar-se na direo do Grande Fonte da qual proveio. Dessa forma, lenta e gradualmente, essa corrente de Vida flui atravs dos diferentes planos, permanecendo em cada um deles um perodo de tempo correspondente a um intervalo que dura muitos milhes de anos terrestres (uma Cadeia de Evoluo).

A Vida do Segundo Logos, atravs da Segunda Emanao (Vida Forma), no s vivifica os diferentes planos csmicos, trazendo existncia os diferentes reinos de vida, como tambm pe em atividade as mnadas que, do Plano Anupdico, esperam que os outros planos inferiores estejam preparados para poder iniciar o seu trabalho. A Segunda Emanao, a Vida do Segundo Aspecto do Logos, toma a matria vivificada pela Primeira Emanao, do Terceiro Aspecto do Logos, modela-a e anima-a lenta e gradualmente, para formar os trs reinos elementais, e finalmente os reinos mineral, vegetal e animal.

Dessa forma, a matria vivificada por Fohat (1 Emanao, do Terceiro Logos) recebe Prna (2 Emanao, do Segundo Logos), operao que resultou no dogma maior do Cristianismo: O Filho encarna por obra e graa do Esprito Santo na Virgem Maria.

4.3 O TRABALHO DO PRIMEIRO ASPECTO DO LOGOS


O stimo e ltimo reino, o hominal ou humano, criado pela descida da Vida do Primeiro Aspecto do Logos, quando da individualizao da Mnada no reino animal. Mnadas (tomos Vida ou Jivas) so unidades . GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina

14

de conscincia geradas dentro da Vida Divina por um ato de Vontade do Primeiro Aspecto do Logos, antes que esteja formado na Ideao Csmica um Campo de Evoluo (um Grande Plano ou Universo Imanente). As Mnadas so os filhos que moram desde o princpio de ima idade criadora no seio do pai; so originrias do Primeiro Aspecto do Logos. As Mnadas so idnticas ao pai quanto sua Divindade, mas inferiores quanto natureza humana. Da condio esttica, envolvendo todas as potencialidades divinas, chegam condio dinmica desenvolvendo todos os poderes divinos. A morada das Mnadas o Plano Anupdico ou Mondico (Paranivnico), embora as razes de sua vida estejam no Plano dico ou Divino (Mahaparanirvnico), pois so originrias do Primeiro Aspecto do Logos. No Plano Anupdico, a Mnada onipresente e onisciente, porm inconsciente nos demais planos e, atravs de sua involuo at a matria, chegar a ser onisciente e onipresente em todos os planos csmicos, para que, no final de sua evoluo, no decurso de idades sem conta, se torne um Logos Criador, produzindo de si mesma universos futuros.

AS TRS EMANAES DO LOGOS (MANIFESTAO DIVINA NO COSMO) 1 aspecto do Logos 2 aspecto do Logos VIDA - FORMA 3 Emanao: PRINCPIO ESPIRITUAL OU PRINCPIO INTELIGENTE 2 Emanao: PRNA PRINCPIO VITAL 3 aspecto do Logos FORA - MATRIA 1 Emanao: FOHAT PRINCPIO MATERIAL

5. AS HIERARQUIAS ESPIRITUAIS, OS ENGENHEIROS SIDERAIS E O SEU PAPEL NO PLANO DA CRIAO


A conscincia espiritual de Deus o nico Comando, controle e fundamento do Universo! As galxias, constelaes e sistemas planetrios e os diversos reinos da Natureza, que constituem os orbes fsicos, so manifestaes ou materializaes deste Psiquismo Csmico em sua descida vibratria criativa. Nesse processo, Ele pode dispor de tantos centros de governo psquico, no macro ou no microcosmo, conforme sejam as caractersticas criadoras exigidas nos campos, sistemas ou quaisquer unidades de Vida. Em verdade, Deus serve-se dos seus prprios filhos para exercer esse governo disciplinado e criativo universal, uma vez que eles so potencialmente o prprio Cosmo em miniatura. Os Espritos so uma das Potncias da Natureza e os instrumentos de que Deus se serve para a execuo de seus desgnios providenciais (a Providncia Divina) em todos os nveis siderais.

Toda a obra Divina s concretizada graas infinita e imensurvel hierarquia espiritual de elevada estirpe, poder e sabedoria, que cria, disciplina e aperfeioa os mundos em cada Grande Plano ou Manvantara da Criao, com seu limite extremo superior situado na prpria Conscincia Espiritual de Deus e o extremo inferior na conscincia do prprio homem.

. GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina

15

Deus, a Mente Criadora, faz cumprir a sua Vontade atravs de seus prepostos, mantendo o Cosmo em incessante atividade criadora, obra s concretizada graas hierarquia de construtores, que se inicia nos espritos arcanglicos e decresce at se findar no prprio homem limitado no mundo.

Esse o motivo porque a histria religiosa inicitica e esotrica do mundo terreno sempre admitiu a imagem de Deus cercado de uma corte refulgente de entidades de aparncia luminosa, a cumprir-lhe a vontade augusta e nica. Para a tradio catlica, por exemplo, h O Senhor, sentado no Trono Divino, rodeado dos seus Anjos; j as religies orientais conhecem esses seres radiantes por Devas. Os povos orientais antigos e os primitivos celtas mostravam-se familiarizados com a idia da existncia de deuses que rodeavam o Trono do Senhor, incumbidos das criaes e providncias mais avanadas e complexas do Universo. Em face de sua aparncia harmoniosa e muitssimo refulgente, que ressalta desses deuses tradicionais, reconhecveis por exmios clarividentes, eles so conhecidos pela denominao de DEVAS, que em Snscrito significa seres brilhantes. Os Devas operam na Criao como prepostos de Deus, e so espritos que se burilaram nas lutas reencarnatrias, habitando e se aperfeioando nas diversas moradas do Pai. Os Devas Maiores correspondem aos Arcanjos da tradio religiosa ocidental, e os Devas Menores equivalem aos Anjos. O Arcanjo ou Deva Maior, projeta, cria, coordena e ratifica toda a atividade criadora e progressiva, por exemplo, de toda uma constelao, enquanto os Anjos ou Devas Menores, sustentam cada orbe dentro do esquema Arcanglico. Em conseqncia, a ao anglica pode ser mais ntima e sutil, ou mais perifrica e indireta, tanto quanto for a natureza e o aprimoramento de cada reino ou espcie onde ela atua. As galxias, constelaes, os sistemas planetrios, orbes e satlites so ncleos de vida psquica que transitam pelo Cosmo sob o comando de entidades siderais arcanglicas e anglicas que lhes penetram a intimidade fsica com seu sublime psiquismo. As auras dos espritos anglicos e arcanglicos extravasam alm dos sistemas siderais (galxias, constelaes, etc.) a que do forma.

Na sua incessante descida vibratria, o Psiquismo Csmico, que atua e interpenetra todo o Universo, possui as suas subestaes de transformadores psquicos, em ordem decrescente e conforme as necessidades dos departamentos da vida psicofsica.

. GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina

16

As indescritveis conscincias arcanglicas e anglicas, que lembram fabulosos transformadores vivos e receptivos elevada voltagem divina do Criador, passam dessa forma, a ser doadores de energia sideral mais reduzida e adaptada s conscincias menos capacitadas. O Psiquismo Csmico, nessa transformao de voltagem sideral, e sem qualquer alterao em sua Unidade Eterna, atinge, dessa forma, todos os ncleos de conscincia e de vida. Essas inteligncias siderais absorvem e reduzem o Potencial Virgem do Criador para que o esprito imortal se situe na percepo consciencial humana e possa recepcionar o quantum exato de luz que deve alimentar-lhe o psiquismo e a noo diminuta de ser ou de existir, num fantstico processo de integrao de todas as partes do Cosmo ao Criador, desde as suas mais remotas partculas componentes. H uma intercomunicao criativa que pulsa incessantemente desde Deus e interpenetra todo o Cosmo, a unir em ordem decrescente vibratria, desde a conscincia arcanglica at a conscincia humana no reino hominal. O UNO EST NAS PARTES, E AS PARTES INTEGRADAS NO UNO !

Nesse descenso psquico procedido pela Conscincia Csmica atravs das galxias, constelaes e orbes, vo se elaborando, pouco a pouco, numa sntese regressiva, os prprios ncleos das futuras conscincias humanas.

5.1 O PAPEL DOS DEVAS MAIORES


O comando psquico arcanglico de uma constelao, conhecido por Deva Maior entre os orientais, ou ainda Arcanjo ou Logos Constelatrio, atua intimamente nas fmbrias de todas as atividades fsicas e psquicas se cada orbe habitado, ou em elaborao para futura moradia planetria, dessa constelao. . GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina

17

Os Arcanjos ou Devas Maiores so os agentes onipresentes e superfsicos da Vontade Criadora do Pai, senhores e diretores de todas as energias, leis, princpios e processos galaxiais, constelatrios, solares, interplanetrios e planetrios.

Embora o pensamento puro do Onipotente seja o princpio de todas as coisas e de todos os seres, existem elos intermedirios entre o pensar e o materializar divino, que se constituem de leis vivas, operantes e imutveis, que do origem matria e energia condensada. Esses conjuntos e leis vivas so Espritos Arcanglicos, verdadeiros Engenheiros Siderais, que apreendem o pensamento divino e o revelam no plano denso da Criao. So entidades dotadas do poder e da fora criadora, situados no Plano Anupdico, plano csmico imediatamente abaixo do Plano Divino, os mais altos intermedirios do pensamento incriado do Absoluto. Essas Inteligncias Divinas, como agentes diretos de Deus, pois vibram em perfeita sintonia com a Mente Divina, corporificam e emitem ondas sucessivas de energia criadora inteligente, que se projetam nos espaos, criando os tomos, germes de vida, que potencializam energias, inteligncia e amor, os quais se aglomeram e multiplicam dentro das leis divinas pr-existentes, formando os mundos materiais e seus seres. So os agentes inteligentes que animam, santificam e presidem a formao de Universos e galxias, e que, a seu turno, delegam poderes a agentes seus: os CRISTOS ou LOGOI (Logoi: plural de Logos), que, como VERBOS DIVINOS, corporificam seus pensamentos, executando a criao de planetas, satlites e astros em geral (dos diferentes sistemas planetrios), de que passam a ser seus governantes espirituais. Os Engenheiros Siderais so entidades espirituais de elevada hierarquia no Cosmos que interpenetram o pensamento de Deus e o plasmam na forma dos mundos e de suas humanidades ! Atravs da ao dinmica do VERBO, o pensamento fora de Deus, aquilo que permaneceria em condies abstratas na mente Divina, revela-se na figura de mundos exteriores. Os Engenheiros Siderais so os reveladores, na forma tangvel, daquilo que pr-existe eternamente no mundo interior, mental e virgem de Deus; so intermedirios submissos e operantes dessa Vontade Absoluta e Infinita, para faz-la pousar at nas rugas das formas dos mundculos microcsmicos. Eles sustm em suas auras imensurveis a conscincia fsica dos mundos e a conscincia somtica espiritual de cada humanidade. Cada uma dessas Conscincias Arcanglicas, que abrange um orbe, sistema planetrio ou galxia, sabe e sente quais as necessidades evolutivas das humanidades ali existentes, assim como a conscincia humana, situada no crebro fsico, sente todas as carncias do corpo e providencia-lhe os socorros para a sua sobrevivncia. Os Arcanjos Siderais consolidam os mundos e os alimentam em suas primeiras auras constelatrias ou planetrias, e ainda condensam e avivam as centelhas espirituais descidas do seio da Divindade at o microcosmo, e ativando-lhes a dinmica ascensional. Todas as formas de vida esto impregnadas dos princpios espirituais: tudo tem alma e tudo evolui para estados mais sublimes, desde o eltron que rodopia no seio do tomo at as galxias que giram e se arrastam em permanente afastamento mtuo. Os Engenheiros Siderais presidem a ascenso de todas as coisas e seres para a Ventura Eterna.

. GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina

18

Os Arcanjos Construtores so os Divinos Condensadores que se interpem entre a Luz Mxima, refulgente de Deus, cujo potencial virgem e poderoso desagregaria os espritos a ela diretamente submetidos e ainda incapacitados de suportar energia to elevada, e a graduam pouco a pouco, dosando-a at ajustar-se ao nvel do homem, atravs de suas prprias Conscincias hemisfricas, galxias constelatrias, planetrias e mesmo as que operam no comando dos quatro elementos da matria, nos reinos da natureza, nos continentes e raas humanas. A srie hierrquica dessas entidades, que agrupam em si mesmas o potencial mais alto e depois o transmitem faixa vibratria mais reduzida em suas prprias auras conscientes, que permite logicamente o crescimento e a ascenso do esprito humano para a sublime angelitude. Atravs de sua vibrao altssima e impossvel de qualquer receptividade humana, cuja luz e energia criativa, ao incidir diretamente, pulverizaria qualquer ser, o Arcanjo ou Deva Maior o campo vibratrio de toda vida e aperfeioamento do sistema planetrio onde atua. Por exemplo, o Arcanjo ou Logos Solar a conscincia psquica mais evoluda do Sistema Solar, a nossa constelao em particular, e vibra na intimidade de todos os planetas, orbes e satlites que o constituem. O Sol do nosso sistema planetrio o local exato em que atua a conscincia do Arcanjo, Engenheiro, Construtor ou Logos da Constelao Solar, que o alento e a prpria Vida de todo o conjunto de seus planetas, orbes, satlites ou poeiras siderais, inclusive todos os seres e as coisas viventes em suas crostas materiais. Esse Logos no se situa num local ou latitude geogrfica do Cosmo; o que o distingue principalmente o seu estado espiritual vibratrio, inacessvel ao entendimento humano, e que est presente e interpenetra todo o campo constelatrio solar que emanou de si mesmo, em harmoniosa conexo com as outras demais constelaes e galxias que se disseminam pelo Cosmo, e que so, por sua vez, presididas por outras conscincias arcanglicas, formando progressivamente a inconcebvel humanidade sideral. imagem e semelhana do Logos Csmico, o Logos Solar tambm uma trindade quando anima, quando transforma de Si Mesmo, um sistema de evoluo.

Desde o astro solar at a rbita do planeta mais distante de um sistema planetrio, sua respectiva Conscincia Arcanglica se estende em todos os sentidos e coordena todas as aes que ocorrem nesse campo de vida, sob a superviso excelsa da Mente Divina.

Por sua vez, cada orbe fsico de um sistema planetrio possui o seu Deva Menor ou Logos Planetrio, que sob a ao e comando do Arcanjo do sistema planetrio global, cumpre o desgnio criador em semear a vida e incentivar o progresso de todos os reinos sob o seu governo. O Arcanjo Constelatrio projeta, cria, coordena e retifica toda a atividade criadora e progressiva de toda a constelao ou sistema planetrio, enquanto os Devas Menores sustentam cada orbe do esquema arcanglico. H um incessante intercmbio entre as conscincias menores, situadas nos reinos inferiores, e as maiores, que interpenetram sistemas e galxias, sob a vigilncia e a coordenao da Conscincia Infinita e Eterna de Deus: No cai um s fio de cabelo ou uma s folha da rvore sem que Deus o saiba!

Muitas criaturas abandonam-se Intuio e confiam plenamente na Providncia Divina porque sabem que, atravs da escadaria infinita de conscincias graduadas no Cosmo, a mais sutil aspirao humana consegue sua realizao, de conformidade com o seu merecimento espiritual.

. GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina

19

Atravs do oceano etrico concentrado pela sua Conscincia Mental e que banha e interpreta tambm as fmbrias dos tomos dos mundos que condensou em si mesmo, o Logos Solar tambm atua na conscincia dos outros Arcanjos menores que corporificam os planetas e os governam em esprito, numa inconcebvel operao harmnica da conscincia constelatria, ao comandar instantaneamente as humanidades que palpitam em seus mundos constituintes, e que apresentam os mais variados matizes conscienciais. O Logos Solar o condensador sideral que absorve a energia demasiadamente poderosa, proveniente da Mente Divina, e retm em si o quantum sideral inalcanado pelos espritos menores. Os Logoi Solares concretizam, na forma de sistemas planetrios, viveiros de almas sedentas de ventura, uma das peas componentes da engrenagem csmica que faz parte de um Grande Plano.

No caso, em particular, de nosso Sistema Solar, o conjunto de orbes, satlites e asterides em torno do Sol significa o corpo astro-fsico do respectivo Arcanjo Solar, cuja conscincia espiritual independente da maior ou menor extenso desse sistema planetrio, que apenas seu prolongamento ou sua emanao, assim como o corpo fsico apenas o prolongamento, instrumento ou emanao do esprito humano encarnado na Terra. Assim como as humanidades do Sistema Solar vivem mergulhadas na Essncia Imortal do Logos Solar, que interpenetra todo o cortejo de nossa constelao, tambm ele se situa intimamente inserido na aura de outro esprito imensurvel que, por sua vez, se liga a outro maior, e assim sucessivamente, at cessar o poder conceptual em Deus, que a ltima e absoluta Conscincia Universal. O refulgente Arcanjo Solar de nosso sistema planetrio situa o seu comando no ncleo do Sol porque este o centro astro-fsico da constelao, do qual emanam todas as aes e providncias necessrias para o governo de seus mundos e humanidades em evoluo. Sua aura abrange todo o Sistema Solar e nutre todos os seres nele pululantes que materializam a Sua Vontade na matria; uma entidade viva, pensante e progressiva, inconcebivelmente mais viva do que qualquer um dos mais evoludos seres a ele afetos, e faz a conexo perfeita entre todos os liames de ao e de vida em nossa constelao. Se, numa comparao, o corpo fsico do homem fosse a figura de Deus, ento a conscincia e a luminosidade urica de um Arcanjo Sideral seria do tamanho da aura do ncleo de um tomo desse corpo!

No se deve confundir o corpo sideral material e visvel de um Esprito ou Engenheiro Sideral, centrado num sistema planetrio, com sua conscincia sideral, do qual o primeiro apenas o seu prolongamento no plano fsico, e que pode ser desintegrado sem que ele fique reduzido em sua conscincia, da mesma forma que o esprito humano sobrevive desintegrao de seu corpo fsico de uma dada reencarnao. Em termos alegricos, Deus, como Esprito Criador do Cosmo, realmente deve considerar que os mundos emanados de si so como o seu prprio corpo fsico no plano material.

Nesse sentido, se o Onipotente for simbolizado como sendo uma infinita esfera translcida pejada de mundos e orbes que flutua disciplinadamente em seu seio, essa esfera pode ser subdividida mentalmente em dois hemisfrios iguais, duas partes exatas. Embora Deus continue integralmente em toda a Esfera Infinita, essa simples diviso conceitual em dois hemisfrios implica em se perceber a necessidade de dois comandos espirituais: duas novas conscincias na figura de dois condensadores siderais, que devem ento graduar o altssimo potencial e a ilimitada energia de toda a esfera, a fim de situar as cotas correspondentes de cada hemisfrio, que passam a ter vida parte, nessa comparao, embora sem sair de Deus. . GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina

20

Surgem, portanto, os dois Arcanjos Hemisfricos Siderais, que a vontade de Deus situa em termos conscienciais imediatamente abaixo de sua Vontade Infinita, e que atendero a todas as necessidades da nova vida em agitao nesses hemisfrios da hipottica Esfera Divina. Ao se continuar mentalmente subdividindo esses hemisfrios, cada Arcanjo correspondente subdividir-se- em outras duas conscincias menores s quais eles tambm transmitiro sua vontade e poder criador, mas sempre as abrangendo, pois sero criaes conscienciais de si mesmos. Nessa suposta ordem decrescente e redutora, a Fonte Mxima de Energia, que Deus, desce vibratoriamente e vai compondo novas conscincias cada vez menores, sem que por isso fique fora delas, terminando por compor as galxias, os sistemas estelares, os orbes, os satlites, asterides e poeiras siderais, onde se reconhece a respectiva graduao de subseqentes conscincias espirituais, que comandam, em ordem decrescente, mas sempre obedecem hierarquicamente imediata vontade mais alta. Todas as galxias possveis de serem evocadas mentalmente formam o corpo de um Arcanjo Csmico, que por sua vez coordena harmoniosamente os Arcanjos de cada galxia; em cada uma delas, o seu Arcanjo Galaxial controla os respectivos sistemas solares e seus orbes, cujos Arcanjos Solares ou Logoi Solares disciplinam e provm cada sistema sob a sua direo mental e espiritual, materializam e alimentam a substncia e os orbes de seus sistemas. Cada orbe, por sua vez, possui seu Arcanjo Planetrio, do qual o corpo visvel, o verdadeiro coordenador das necessidades dos reinos, seres e coisas ali existentes, e que constitui apenas a materializao exterior de sua vontade espiritual, ligada ao rosrio infinito de outras vontades maiores, que se fundem na Vontade ltima, que Deus. A Terra, em particular, a forma visvel de uma vontade espiritual que a comanda no seu campo interior e que a criou sob o ritmo da Vontade Maior, descida do Pai, atravs dos seus prepostos que afloram cada vez mais forma exterior, vontade essa conhecida como Logos ou Cristo Planetrio. O Anjo ou Deva Menor ainda capaz de atuar no mundo material, cuja possibilidade a prpria Bblia simboliza pelos sete degraus da escada de Jac, mas o Arcanjo no pode mais deixar o seu mundo divino e efetuar qualquer ligao direta com a matria, pois j abandonou, em definitivo, todos os veculos intermedirios (corpos sutis de evoluo) que lhe facultariam tal possibilidade. A fim de poder encarnar-se na Terra, Jesus de Nazar, esprito anglico ainda passvel de atuar nas formas fsicas, teve de reconstituir as matrizes perispirituais usadas noutros mundos materiais extintos. Jesus de Nazar, como agente da Entidade sob cuja jurisdio e dependncia a Terra se encontra (o Logos Planetrio da Terra), como mundo formado em um sistema planetrio, concorreu formao de nosso globo e de todos os seres que o habitam, passando a ser Governador Planetrio. O Cristo Planetrio uma entidade arcanglica, enquanto Jesus de Nazar, esprito sublime e anglico, foi seu mdium mais perfeito na Terra. Cristo um Arcanjo Planetrio, enquanto Jesus o Anjo governador da humanidade terrcola.

Jesus a mais Alta Conscincia Diretora da humanidade terrena, mas no do Planeta Terra, porque ainda permanece diretamente em contato psicofsico com as conscincias terrcolas encarnadas ou no. Ele o Elo Divino e o mais ldimo representante de aspecto humano que se liga diretamente Sublime Conscincia do Arcanjo Planetrio da Terra. O Comando Sideral do Sistema Solar (o Logos Solar) atua no Arcanjo do Planeta Terra, e este na imediata conscincia espiritual abaixo de si e em condies receptivas de sent-lo e cumprir-lhe a vontade no mundo fsico: o insigne Jesus. O mestre anglico, alm de ser o Governador Espiritual de nossa humanidade, participou da Assemblia Sideral em que o Arcanjo Esprito do Planeta Terra mentalizou os planos preliminares para a formao de nosso orbe, em perfeita conexo com os projetos maiores do Arcanjo ou Logos Solar do Sistema Solar.

. GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina

21

A jurisdio de Jesus assemelha-se a sublime janela viva que se abre na forma material para que o Arcanjo Planetrio veja e sinta o que deve providenciar em seu interior espiritual para atender progressiva ecloso das conscincias humanas delineadas na matria terrquea. Ante a incessante ascenso espiritual de Jesus e o seu conhecimento cada vez mais extenso sobre a conscincia coletiva de nossa humanidade, acredita-se que no prximo Grande Plano ele provavelmente se torne um Arcanjo coordenador na criao dos mundos, sob a jurisdio direta de outro Logos Solar. Um Arcanjo, Logos Planetrio ou Solar, representa a miniatura de todos os atributos de Deus, como seja a Sabedoria, o Poder, a Vontade, a Justia e, obviamente, o Amor, que o princpio crstico. Durante o perodo sob cada signo da tradio astrolgica relacionada ao planeta Terra, que dura exatos 2.160 anos, destacado um dos aspectos do Logos Planetrio, condizente com o atributo que deve ser desenvolvido e cultuado pela humanidade terrena em evoluo durante o perodo de vigncia desse signo. Como o Amor foi o principal motivo destacado nos atributos do Logos do Planeta Terra para ser cultuado pelo homem, sob a vibrao amorosa do signo de Piscis, todas as atividades missionrias e incentivadoras de nosso mundo atual giram em torno do aspecto CRISTO, ou seja, em torno da manifestao absoluta do Amor, um dos aspectos sublimes desse Arcanjo Planetrio, a ser cultuado parte, em correspondncia com o favorecimento do magnetismo astrolgico em vigor. O Cristo Csmico, em sua generalidade, o Segundo Princpio emanado de Deus que, na forma do Amor, serve de coeso entre o seu Pensamento Original Incriado e os mundos que os Arcanjos ou Engenheiros Siderais revelam sob a vontade divina; significa, portanto, o estado absoluto do Amor no Cosmo, cimento de coeso entre os astros, e luz pura que alimenta o amor entre os seres. O Cristo revela-se em Deus na plenitude do Amor Eterno; o Cristo Galaxial o prprio Logos ou Arcanjo das galxias, mas destacado na sua expresso de Amor sobre os seus demais princpios de Poder, Sabedoria e da Vontade criadora. O Cristo Solar tambm o mesmo Logos Solar, porm acentuado sideralmente no princpio do Amor e distinguido do Poder, da Vontade e da Sabedoria Solar. O Cristo da Terra, conseqentemente, a expresso absoluta do Amor do prprio Arcanjo de nosso planeta.

A ao anglica pode ser mais ntima e sutil, ou mais perifrica e indireta, tanto quanto for a natureza e o aprimoramento de cada reino ou espcie onde ele atua.

5.2 A AO DOS DEVAS MENORES


Os Devas Menores ainda representam um elevado estado do psiquismo Csmico, mas j se constituem nas conscincias psquicas que comandam os diversos reinos da natureza (chamados nesse caso de Psiquismo Diretor), e ainda se subdividem em novos sub-comandos instintivos e responsveis por cada espcie diferente de mineral, vegetal e animal de cada reino: as Almas-Grupo ou Espritos-Grupo. Os Devas Menores atuam nos diversos reinos da natureza operando intimamente desde o reino mineral, vegetal e animal e principalmente hominal. Senhores do psiquismo, prdigos de sabedoria e poder criativo, eles criam, disciplinam, orientam, aperfeioam e sublimam todas as manifestaes de Vida nos mais diversos planos e regies dos orbes fsicos.

. GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

3. O Plano da Criao Divina

22

Fontes bibliogrficas:
1. Maes, Herclio. O Evangelho Luz do Cosmo Obra medinica ditada pelo esprito Ramats. 3 ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1987. 2. Maes, Herclio. O Sublime Peregrino Obra medinica ditada pelo esprito Ramats. 7 ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1990. 3. Maes, Herclio. Mensagens do Astral Obra medinica ditada pelo esprito Ramats. 9 ed. So Paulo: Freitas Bastos, 1989. 4. Feraudy, Roger. Umbanda, essa desconhecida 1 ed. Porto Alegre: FEEU, 1984.

. GETER - Introduo ao estudo das obras de Ramats

You might also like