You are on page 1of 4

Jornal de Umbanda Sagrada.

Ano I N0 Edio Mensal Distribuio Gratuita Bauru, 11 de Novembro de 1999.

EditORiAl

O que Umbanda Sagrada?


Rodrigo Queirz Umbanda o ritual de culto Natureza. Temos um s Deus (Zmbi), o mesmo cultuado por todas as religies, O Criador de tudo, Onipresente, Onisciente, O Pai... Cultuamos os Orixs, que so foras da natureza que cuidam da evoluo de todos os seres encarnados e desencarnados. Esto presentes em tudo e em todas as religies de formas diferentes. Por exemplo: no Candombl so cultuados como deuses africanos, nas igrejas catlicas so os Anjos e santos e assim por diante. No so espritos, mas sim foras csmicas e ns evolumos cada um em uma faixa vibratria, ou seja, cada um de ns tem um Orix que cuida de nossa evoluo desde quando ramos apenas pontos de luz no espao. Durante nossas encarnaes evolumos alternadamente em faixas de Orixs diferentes. Em uma encarnamos na linha de Oxssi em outra, na linha de Oxal at alcanarmos uma determinada evoluo em todas as linhas pra no precisarmos mais encarnar. Exemplo: Oxal o Orix ou a Fora de Deus que desenvolve e estimula a F e a religiosidade nos seres, os que se afinizam mais nesta linha se destacam em forma de sacerdotes, lderes religiosos, como Jesus, Buda, Krishina, etc. So todos Oxals, assim como todos os padres, pastores, chefes de terreiros, etc. Isso e muito mais a Umbanda Sagrada!!! Umbanda a manifestao do esprito para a obra de caridade e sem caridade no haver evoluo. Umbanda F e C a r i d a d e , P a z e A m o r, Simplicidade e Humildade,

Umbanda no Candombl!
Rodrigo Queirz
Segundo o dicionrio Aurlio, religio o sistema solidrio de crenas e prticas relativas e coisas sagradas que unem em uma mesma comunidade moral todos os que dela aderem. com base neste conceito que podemos considerar a Umbanda uma religio. Pode parecer que sua doutrina caracteriza-se de influncias de costumes diversos vindos de outros povos e regies, porm deve-se considerar uma religio ecltica e essencialmente brasileira. No representa, portanto, uma simples seita africana, como muitos acreditam. Devemos distingi-la dos cultos afros, como o Candombl (chamada Nao, no sul do Brasil) ou outras modalidades do norte do Pas (Catimb, Mina, Xang), ou das Antilhas (Vodu), ou ento de sua banda esquerda, a Quimbanda. Esta ltima no considerada religio, pois no tem base doutrinria do tipo crist, muulmana, judia ou oriental; gira apenas em torno da magia, trabalha com espritos inferiores, dedicando-se exclusivamente em fazer o mal; seus trabalhos so cobrados e as reunies para sua execuo privadas, normalmente aps a meia-noite. Citaremos algumas das caractersticas pelas quais a Umbanda diferencia-se do Candombl: Candombl: ritual de naes africanas com uso de idiomas e costumes da tribo de origem. Uso de vestes coloridas obedecendo a cor de cada orix; altar interno, conforme uso africano, sem imagens de santos catlicos; sesses privadas, acessadas pelo pblico s em dias de festas; incorporao de orixs e no de guias e mentores espirituais pelos mdiuns ; preparao e desenvolvimento lento e secreto a cada discpulo ou filho-de-santo; complexa hierarquia administrativa e espiritual; e existncia da Lei da Salva, ou seja, pagamento por trabalho e jogo de bzios. Umbanda: ritual variado de terreiro para terreiro, com uso de idiomas e costumes brasileiros. Utilizao predominante de vestes brancas; altar (Cong) externo, com presena de imagens de santos catlicos, caboclos, Pretos-Velhos e sereias; sesses franqueadas ao pblico com finalidade de cura e auxlio material e espiritual; organizao com simples hierarquia material e espiritual; mdiuns incorporam todas as categorias de entidades espirituais; desenvolvimento de todos os mdiuns integrantes; proibida qualquer cobrana por parte dos mdiuns, sob a lei fundamental de que a mediunidade dada de graa e gratuitamente deve ser utilizada. No se torna fcil isolar crena primitiva pura da mente humana conturbada. Tudo energia e essencial passar por tal evoluo. Acima de tudo, a Umbanda crist e necessria para o Astral Superior tirar o homem das hostes inferiores. Depois destes esclarecimentos aqui deixados espero que o leitor no diga mais que Umbanda ramificao do Candombl ou coisa do tipo! A Umbanda Sagrada independente e de doutrina prpria, existente no Plano Astral desde sempre e que apenas h 91 anos vem sendo difundida mas que est e sempre esteve presente em toda as religies!

Com o objetivo de mostrar s pessoas e principalmente aos nossos irmos iniciantes e veteranos do meio Umbandstico, a Umbanda Sagrada. Um culto de caridade que vem sendo distorcido e defamado nas mos de pessoas sem esclarecimentos e at cheias de esclarecimentos mas dominadas pelas suas ambies e paixes trevais, vm praticando o baixo espiritismo e denominando como Umbanda. Isto um grande insulto aos nossos irmos da caridade e aos guias dirigentes do movimento Umbandista. Triste por vermos tantas mistificaes em terreiros muitas vezes por falta de ateno e esclarecimentos do Chefe do Terreiro, em outros casos por interesse e safadeza do prprio mdium(se que pode-se denomin-lo de tal) e muitos outros motivos, tivemos a idia de montarmos este simples e humilde jornal, mas cheio de Amor e boa vontade para ajudarmos o prximo, grande em informaes e ensinamentos. Dizemos isto no para defender ou muito menos gabar o jornal , mas porque ele dirigido pelos guias de Luz, Caboclo Tupinamb e Pai Joo de Angola. Nada aqui publicado sem a permisso e consentimento destes Guias. As matrias assinadas por Rodrigo Queirz foram orientadas por eles (os guia). Espero que voc que se interessou em ler este contedo possa estar preparado para novas informaes e tenha uma boa leitura! Salve as 7 Linhas de Umbanda!!! Sarav!!!

E-mail:
jus7@bol.com.br iCQ- 120967391

A equipe.

Jornal de Umbanda Sagrada

Bauru, 11 de Novembro de 1999 -Pgina 2-

Filosofia est na arte de viver.


Sabedoria de um Preto Velho.
Numa gira de Preto Velho uma moa em desespero foi pedir ajuda a um nego vio: - Pai, gostaria que vs me ajudasse! - murmura a moa. - Pode zim fal fia, nego t zim inscutano vis mic. - responde o nego, com seu jeito todo amoroso e simples. - Sabe Pai, no sei mais o que fazer com meu marido. Ele anda muito bravo, me tratando mal e eu no sei mais o que fazer. Estou a ponto de separar-me. No agento mais tanto sofrimento. - Desabafou a moa j em prantos. E o nego ficou mudo por um instante e logo disse: - Fia vai pro seu casu e na prxima gira de nego, zim fia traiz uma rosa branca pra nego. Mais zim vis mic que tem que coi.! E assim foi feito. Na semana seguinte a moa voltou com a rosa e pois no p do nego que logo disse: - Fia como que zim vis mi c coieu essa rosa? -Ah Pai! Com muito cuidado pra no furar o dedo e com muito amor pra vs!!! Sem mais nada dizer o nego respondeu: - Into zim fia, assim que vis mic tem que tratar seu homi, com muito cuidado pra no si machuc e dar muito amor pra ele. Porque por mais espinhoso que as veis ele com vis mic no fim ele belo e frgil como esta rosa! (extrado do livro Cartilha de Umbanda.)

Cuidados a
serem tomados

Hino da Umbanda.
Refletiu a luz divina,

Reflexo.
Neste belo fato est um grande ensinamento. Tratar as pessoas com muito cuidado, carinho e dedicao, pois somos todos espinhosos mas frgeis e belos como uma rosa. Que gostoso ser comparado com uma rosa, n? E os espinhos nada mais so que nossas imperfeies e defesas quando algo est nos ameaando. Fazei com o prximo o que queres que seja feito com vs. Por isso, irmos, no reclamem quando algo est errado na sua vida ou quando tem muitos problemas. Ser mesmo que voc est com muitos problemas? J parou pra ver o problema do seu amigo? Garanto que pior que o seu ! Siga sempre os conselhos de nossos mensageiros do espao e da caridade, pois nada justifica fazer o mal contra ningum, voc s estar adquirindo mais dbitos na sua estrada da evoluo. Faa sempre o bem, sempre a caridade, fazei o bem sem olhar a quem. Tudo na vida nos dado como provaes, tanto derrotas como vitrias, tanto alegrias como tristeza. Pense nisso, garanto que voc vai viver melhor! Agradea hoje pelos seus sofrimentos, mas agradea de corao, pois voc um privilegiado de Ter tantos sofrimentos. sinal que Deus lhe deu uma chance de eliminar suas dvidas, agradea hoje, que amanh a alegria sua!

num terreiro!
P rimeiramente quando chegar porta do terreiro, pea licena aos guardies da casa.

Com todo o seu esplendor, Vem do Reino de Oxal, Onde paz e amor, Luz que refletiu na Terra, Luz que refletiu no Mar, Luz que veio de Aruanda, Para Umbanda iluminar. A Umbanda paz e amor, um mundo cheio de luz, a fora que nos da vida, a grandeza que nos conduz. Avante filhos de F, Com a nossa Lei no h, Levamos ao mundo inteiro, A bandeira de Oxal, Levamos ao mundo inteiro A bandeira de Oxal.

Dentro do terreiro, senta o ambiente, feche os olhos e respire fundo (a respirao a base da vida, os ciclos e ritmos - o Fole Vital). Inspire os perfume, as essncias do Templo. Elas lhe despertaro sentimentos e prazeres jamais sentidos. Experimente... Quando as entidades estiverem incorporadas, visualize bem e sinta a vibrao do atabaque e das entidades. No passe necessrio que voc sinta a vibrao da entidade, ou quem no sente vibrao sentir qualquer outro tipo de sensao que mostrar se a entidade est ali ou se uma mistificao. Qualquer tipo de entidade da linha branca no tem linguajar grosseiro nem fica falando da vida de outros ou at mesmo falando que fulano fez isso aqui ou macumba acol. As entidades tem sempre que deixar uma mensagem de conforto. Se isso no acontecer fale com a entidade chefe, pois pode estar havendo mistificao! Tomar muito cuidado com mdiuns mistificadores, no existe na lei de Umbanda Sagrada cobrar para fazer trabalho, muito menos a prpria entidade falar que tem que ser cobrado. Isso um imenso desrespeito com nosso Senhor Zmbi (Deus) e com as entidades. Existem muitos engraadinhos que querem ganhar a vida atravs de mistificao, portanto cuidado, irmos!
Rodrigo Queirz

Sarav!!! Rodrigo Queirz.

Se um homem me fez mal, respondo-lhe com bem, com amor sincero; quanto mais mal, tanto melhor o tratarei! S como o sndalo que perfuma o machado que o fere. (BUdA)

Jornal de Umbanda Sagrada

Bauru, 11 de Novembro de 1999 -Pgina 3As cores so utilizadas desde tempos remotos atravs dos prismas dos cristais e de muitas outras maneiras. A pouco tempo as cores tm sido utilizadas na medicina alternativa como curativas. Na Umbanda j utilizado desde quando Deus criou tudo, pois desde quando existe a natureza a Umbanda existe! ndigo (azul escuro): ao coagulante. Atua diretamente na corrente sangnea. Usado no caso de ferimento e sangrament em geral. Estimula os cinco sentidos e a intuio.

O usO de
ObjetOs materiais
Rodrigo Queirz
Na Umbanda Sagrada tudo tem grande fundamento. Mas por falta de interesse de nossos irmos em saber porque isso e porque aquilo, nossa Umbanda acaba sendo tachada de espiritismo inferior, macumba, feitiaria etc... Mas ela muito mais complexa e cheia de fundamentos esquecidos a sculos passados, a tradio Csmica. Em cada edio deste jornal falaremos sobre um objeto usado na Umbanda Sagrada e seus fundamentos. Porque o uso de velas e suas cores? R: O uso de vela na Umbanda indispensvel num trabalho. A vela representa a Luz espiritual, Luz da Evoluo. A cada trabalho de caridade mais um pouco de luz que o mdium e as entidades ganham . O fogo, junto com sua luz, representa o calor humano, a vida. E mais, o fogo um dos elementos de grande potncia fludica e so tambm esses fluidos benficos que banham o local e as pessoas. Quando uma entidade d um passe usando velas, um mdium de clarividncia ativa pode observar saindo das chamas da vela fachos de luz irradiando no corpo material e espiritual do irmo receptor, assim purificando e reenergizando-o . Isto normalmente ocorre quando o irmo estiver necessitando de energia fludica do Fogo!

O uso das cores teraputico, atravs dela que fazemos uso da Cromoterapia na Umbanda, cada cor tem um efeito. As cores tambm so usadas para mostrar a entidade que est se manifestando! H quem diga que a Umbanda religio de pessoas ignorantes. Mas tantos fundamentos cientficos e teraputicos nos provam que isso no verdade.

espirituais das Cores:


At agora falamos da cromoterapia de forma clnica. Agora vem a lista de efeitos espirituais. As cores utilizadas na Umbanda so principalmente as 7 cores do Arco- ris que so tambm as cores dos Orixs. Luz uma energia, mas as cores tambm so energias derivadas de amlgamas energticos. Branca: absorve todos os nveis vibratrios negativos e irradia paz, amor , bondade e desprendimento.

efeito

entidades:

COres

C ores

e seus

fundamentos

Branca: Anjo de Guarda e Oxal; Branca/ Branca e Preta: Preto Velho; Verde/ Verde e Branca: Oxssi e caboclos; Vermelha/ Vermelha e Branca: Ogum; Amarela: Ians; Amarela e Preto: Baianos e Boiadeiros; Amarela /Amarela e Verde: Oxum; Marrom: Xang; Azul escuro: Yemanj; Azul e branca: Marinheiro; Azul claro/ Rosa: Cosme e Damio, crianas; Preta/ Preta e vermelha: Guardies (Exs). Quando usada uma vela cuja metade de uma cor e a outra metade preta porque a entidade est QUEBRANDO DEMANDA, exceto a vela do baiano (preta e amarela), que significa que a entidade trabalha tanto na linha branca como cruzado com a esquerda.

teraputiCos:
Vermelho: estimulante, d energia e vitalidade; estimula a circulao do sangue e libera adrenalina. tambm afrodisaco! Alaranjado: Tambm um estimulante, combate a fadiga e estimula o sistema respiratrio. Aumenta o otimismo. Amarelo: Estimulante, agita o sistema nervoso central, contribui para a regenerao de problemas sseos, bom para priso de ventre. Estimula o intelecto. Tambm afrodisaco. Verde: equilibrante. Alivia a insnia, favorece o equilbrio hormonal e ajuda os rgos digestivos. Azul: Calmante, analgsico, indicado nas infeces sem febre. Atua em todo o sistema muscular e combate o egosmo trazendo harmonia. Violeta: Ao calmante e purificadora do sangue. Reduz medos e angstias e diminui a irritao.

Mande sua carta ou e-mail. Envie suas sugestes e dvidas para Jornal de Umbanda Sagrada. R. Monsenhor Claro, 3-53, Centro E-mail:

jus7@bol.com.br

Jornal de Umbanda Sagrada


Azul : absorve energias viciadas de dio, irradia amor, contemplao, e introspeo. Amarela: absorve energias de inveja e irradia proteo magntica. Verde: absorve energias radiativas, enfermias e irradia energias magntica e universais e em menor quentidade, a energia celestial. Logo ns a identificamos com a sade. lils: absorve as energias na mesma faixa da onda ultravioleta, assim como as negativas originadas do dio, inveja e ambio. Irradia amor, sade e paz, alm de estimular o altrusmo. Vermelha: absorve todos os tipos de energias negativas . Logo, ns a identificamos como energia magntica, forte e positiva. Alaranjado: absorve todas as energias negativas e irradia ondas de energias positivas que se identificam com f, amor, conhecimento e sexo. A inflexibelidade vibratria a sua maior caracterstica: por mais irradiaes que absorva, sua constncia vibratria permanece inalterada. Marrom: absorve energias de origem enfermia tais como: neuroses, neurastenia, irradiaes radiativas de desequilbrios emocionais os mais variados possveis. Irradia a sua volta circunspeco, introrveso, racionalizao e quietude. Ns a identificamos com a Lei e a F, duas virtudes que tm esses predicados vibratrios onde quer que existam. Preta: absorve todos os nveis de ondas coloridas e irradia apenas uma onda vibratria muito poderosa, que identificamos com a energia csmica, pois absorve todos os eltrons negativos expedidos pelos acmulos excessivos das condensaes energticas. Logo, quem usar o preto estar propenso a se entregar as influncias dessa poderosa energia, alm de ser todo irradiado por suas energias derivadas, que do ao seu receptor uma grande fora interior no sentido de ao transformadora, que uma caracterstica csmica das energias negativas.

Bauru, 11 de Novembro de 1999 -Pgina 41. Origem e evoluo histrica.


Rodrigo Queirz.

O SURgiMENtO dA UMBANdA.

Em fins do sculo passado existiram no Rio de Janeiro vrias modalidades de culto que denotavam nitidamente a origem africana, embora j bem distanciados da crena trazida pelos escravos. A magia dos velhos africanos que era transmitida oralmente atravs de geraes disvirtuava-se , mesclada com as antigas feitiarias provindas de Portugal. As macumbas multiplicavam-se; os feitios e despachos visando obter vantagem e prejudicar terceiros aumentavam; a atividade do feiticeiro tornava-se remunerada; enfim, a prtica da magia negativa propagava-se assustadoramente. ( fundamental salientar que apesar de livres, os negros continuavam a serem discriminados e poucos foram os que conseguiram trabalhar dignamente. Desta forma, utilizando-se da magia africana que dominavam, comearam a cobrar por seus prstimos, na tentativa de sobreviver e impor-se socialmente). O Astral Superior, mobilizado com a situao, organizava falanges de trabalhadores espirituais para atigir, de incio, as classes humildes, mais sujeitas que estavam s influncias das superties que imperavam na poca. Esses trabalhadores que se apresentariam na forma de ndios e negros escravos (caboclos e pretos-velhos) no tiveram acesso nas sesses espritas por serem considerados espritos inferiores ou atrasados. Foi ento que no incio do sculo, mais precisamente a 15 de Novembro de 1908, um jovem de 17 anos, Zlio Fernandino de Moraes, atravs do Caboclo das Sete Encruzilhadas, (que nele incorporava pela primeira vez), dava incio a uma nova Religio espiritual, a qual denominou-se UMBANDA. Zlio fora acometido de uma doena no detectada pelos mdicos e inesperadamente recuperara-se. Assim por influncia de um amigo fora levado Federao Esprita de Niteri, no Rio de Janeiro, na qual participou de uma sesso espirita onde ento

CABOCLO manifestou-se. Aps ter se identificado, anunciou sua misso: estabelecer as bases do culto no qual espritos de ndios e escravos viriam cumprir as determinaes do Astral. Disse que no dia seguinte estaria na casa do mdium para fundar um Templo. Disse ele: levarei daqui uma semente e vou plant-la em Neves onde ela se transformar em uma rvore frondosa. No dia seguinte, na casa do mdium, em Neves, bairro de Niteri, a Entidade manifestou-se dando passes e fazendo curas s pessoas que misteriosamente apareceram no local. Inicialmente determinou as normas do culto, cuja pratica seria denominada sesso e se realizaria noite, das 20 s 22 horas, para atendimento ao publico, totalmente gratuito, com passes e recuperao de obsidiados. O uniforme a ser usado seria todo branco, de tecido simples e no se permitiria retribuio financeira pelo atendimento ou trabalhos realizados. Os cnticos seriam entoados sem o acompanhamento de atabaques ou palmas ritmadas. Assim, fundou-se o primeiro templo de Umbanda do Brasil, denominado Tenda de Umbanda Nossa Senhora da Piedade. Nesta mesma noite manifestou-se em Zlio o preto-velho Pai Antnio, que iria, a partir da, completar as curas iniciadas pelo Caboclo. Passados dez anos, o Caboclo das Sete Encruzilhadas anunciou a segunda etapa de sua misso, que seria a fundao de sete templos que deveriam constituir o ncleo central para difuso da Umbanda. Nas reunies de estudos que se realizariam s quintas, a Entidade preparava. os mdiuns que iriam dirigir os novas templos.

Pai Nosso Umbandista.


Pai Nosso que ests nos cus, nos mares, nas matas e em todos os mundos habitados; santificado seja o Teu nome, pelos Teus filhos, pela Natureza, pelas guas, pela luz e pelo ar que respiramos. Que oTeu Reino, Reino do Bem, do Amor, e da Fraternidade, nos una a todos e a tudo que criastes, em torno da sagrada cruz, aos ps do divino Salvador e Redentor. Que a Tua vontade nos conduza para o culto do Amor e da Caridade. D-nos hoje o po do corpo, o fruto das matas e a gua das fontes para nosso sustento material e espiritual. Perdoa, se merecermos, as nossas faltas e d-nos o sublime sentimento do perdo para os que nos ofendam. No nos deixes sucumbir ante a luta, dissabores, ingratides, tentaes dos maus espritos e iluses pecaminosas da matria. Envia, Pai, um raio da tua divina complacncia, luz e misericrdia para os teus filhos, pecadores que labutam pelo bem da Humanidade. Assim seja. Sarav, Umbanda!
EXPEdiENtE

Fundaram-se assim as Tendas: N. S. da Guia, N. S da Conceio, Santa Brbara, So Pedro, Oxal, So Jorge e So Jernimo.

diretor:Rodrigo Queirz. Reviso: Ndia Marini. Publicidade: Ricardo Barreira.

You might also like