You are on page 1of 5

A VIDA LQUIDA

INTRODUO
Quando se patina no gelo fino, a segurana esta na nossa velocidade. Ralph Waldo Emerson, sobre a prudncia.

- O Retrato fiel do ser Humano contemporneo - Destruio criativa desapego vanguarda do constante recomeo. - A capacidade de se livrar de tudo que passado consumismo exacerbado - Medo de ficar para trs e ser descartado virar lixo humano. - A liquidez da vida e da sociedade se alimentam e se revigoram mutuamente. (...) no pode manter a forma ou permanecer em seu curso por muito tempo. - Entre as artes da vida lquido-moderna e as habilidades necessrias para pratic-las, livrar-se das coisas tem prioridade sobre adquiri-las. - A Instruo de que mais necessitam os praticantes da vida lquidomoderna (e que mais lhes oferecida pelos especialistas nas artes da vida) no como comear ou abrir, mas como encerrar ou fechar. - E talvez a glria de uma vida lquida de sucesso seja mais bem transmitida pela invisibilidade das tumbas que assinalam seu progresso do que pela ostentao das lpides que celebram os contedos dessas tumbas. - Destruio Criativa a forma como caminha a vida lquida, mas o que esse termo atenua e, silenciosamente, ignora que aquilo que essa criao destri so outros modos de vida e, portanto, de forma indireta, os seres humanos que os praticam.

- Flutuando como a gua... voc vai em frente com rapidez, jamais enfrentando a corrente nem parando o suficiente para ficar estagnado ou se grudar s margens ou s rochas propriedades, situaes ou pessoas que passam por sua vida -, nem mesmo tentando ligeiramente, mas com inteligncia a qualquer coisa que se apresente enquanto voc passa e depois deixando-a ir embora graciosamente sem apegar-se... - A leveza e a graa acompanham a liberdade de movimento, de escolha, de deixar de ser o que se e de se tornar o que ainda no se . Os que esto do lado receptor da nova mobilidade planetria no tm essa liberdade. No podem contar com a clemncia daqueles em relao aos quais prefeririam manter distncia nem com a tolerncia daqueles de quem gostariam de estar mais prximos. - (...) o mundo habitado por lupem-proletrios espirituais no deixa espao para inquietaes sobre qualquer outra coisa seno o que pode ser, ao menos em princpio, consumido e saboreado instantaneamente, aqui e agora. - A eternidade o bvio rejeitado. (...) graas almejada infinitude das experincias mundanas ainda por vir, a eternidade talvez no deixe saudade; talvez nem se chegue a notar a sua perda. - Velocidade, e no durao o que importa... Comprimir a eternidade de modo a poder ajust-la, inteira, durao de uma existncia individual. - No Mundo passado, onde o tempo caminhava bem mais lentamente e resistia acelerao, as pessoas tentavam fechar o torturante fosso entre a pobreza de uma vida curta e mortal e a riqueza infinita do universo eterno com esperanas de reencarnao ou ressurreio. - No mundo lquido moderno, a lealdade motivo de vergonha, no de orgulho. - Vida lquida significa constante autoexame, autocrtica e autocensura. A vida lquida alimenta a insatisfao do eu consigo mesmo.

O INDIVDUO SITIADO

- Ser um indivduo significa ser diferente de todos os outros. - Numa sociedade de indivduos, os membros dessa sociedade so tudo menos indivduos diferentes (...) so estritamente semelhantes a todos os outros pelo fato de terem de seguir a mesma estratgia de vida e usar smbolos comuns comumente reconhecveis para convencerem os outros que assim esto fazendo. - Ser um indivduo significa ser igual a todos no grupo na verdade, idntico aos demais. -Eu procuro pelo meu verdadeiro eu que suponho estar escondido em algum lugar da obscuridade do meu eu prstino, (no afetado, no suprimido, no deformado) pelas presses externas. Eu traduzo o ideal de individualidade como autencidade, como ser fiel a mim mesmo, ser o verdadeiro eu. - Os programas voltados para ajudar as pessoas a entrar em contato com seus verdadeiros eus, supostamente motivados por ideais emancipatrios, muitas vezes tm efeito pression-las a pensar de maneira que confirme a ideologia dos criadores desses mesmos programas. Dessa forma, muitos dos que comeam pensando que suas vidas so vazias ou sem direo acabam perdidos na estrutura do pensamento de determinado programa ou no sentimento de que nunca somos bons o bastante, no importa o que faamos. - Eu sou um indivduo significa que sou responsvel por meus mritos e meus fracassos, e que minha tarefa cultivar os mritos e reparar os fracassos. - Como tarefa, a individualidade o produto final de uma transformao societria disfarada de descoberta pessoal. ... O emergir da individualidade assinalou um progressivo enfraquecimento, a desintegrao ou destruio da densa rede de vnculos sociais que amarrava com fora a totalidade das atividades da vida.

- O mundo da vida cotidiana estava perdendo sua autoevidncia e a transparncia de que havia usufrudo no passado, quando os itinerrios existenciais eram livres de encruzilhadas e de obstculos a serem evitados, negociados ou forados a abrir caminho. - A forma como so as coisas virou a forma como as coisas devem ser feitas. - Ser um indivduo aceitar uma responsabilidade inalienvel pela direo e pelas consequncias da interao. (...) A livre escolha pode ser uma fico, mas a presuno do direito de escolher livremente transforma essa fico numa realidade do Lebenswelt num fato social, real no sentido de uma presso esmagadora equipada com recompensas irresistveis, que no pode ser eliminada pelo desejo ou pela argumentao, muito menos rechaada ou ignorada impunemente. - Embora o direito e o dever da livre escolha sejam premissas tcitas ou reconhecidas da individualidade, no so suficientes para assegurar que o direito a esta possa ser usado. - ... a prtica da individualidade no necessariamente corresponde ao padro imposto pelo dever da livre escolha. Na maior parte do tempo, ou em alguma ou em vrias situaes, muitos homens e mulheres consideram a prtica da livre escolha fora de alcance. - A pobreza global est em fuga. No porque seja expulsa pela riqueza, mas porque foi expulsa de uma hinterlndia exaurida e transformada. - O sucesso e o fracasso na corrida pela singularidade dependem da velocidade dos competidores, da destreza em se livrar prontamente das coisas que foram rebaixadas para a segunda diviso embora os arquitetos dos novos e aperfeioados produtos de consumo estejam plenamente dispostos a prometer uma segunda chance aos infelizes eliminados da corrida anterior. - Ser um indivduo numa sociedade de indivduos custa dinheiro, muito dinheiro. A corrida pela individualizao tem acesso restrito e concentra os que tm credenciais para participar.

- Como aponta John Reader,se cada pessoa da terra vivesse com tanto conforto quanto um cidado da Amrica do Norte, precisaramos no de apenas um, mas de trs planetas para suprir a todos. - A individualidade e dever continuar sendo por muito tempo um privilgio. - Charles Clarke diria: toda a ideia de escolas e universidades para aumentar a taxa de crescimento econmico e ajudar-nos a competir com nossos parceiros europeus, sendo assim, o estudo de Histria antiga, msica, filosofia e coisas que afirmam fortalecer o desenvolvimento pessoal e no a vantagem comercial e poltica dificilmente engrossam os nmeros e ndices da competitividade.

DA DIASPORA STUART HALL

J que a nossa maneira de ver as coisas e literalmente a nossa maneira de viver, o processo de comunicao, de fato, e o processo de comunho: o compartilhamento de significados comuns e, dai os propsitos e atividades comuns; a oferta, recepo e comparao de novos significados, que levam a tenses, ao crescimento e a mudana. (HALL apud Williams, 2003, p.133)

A anlise da cultura , portanto, "a tentativa de descobrir a natureza da organizao que forma o complexo desses relacionamentos". Comea com "a descoberta de padres caractersticos". Iremos descobri-los no na arte, produo, comercio, poltica, criao de filhos, tratados como atividades isoladas, mas atravs do estudo da organizao geral em um caso particular. O propsito da analise entender como todas estas inter-relaes e de todas essas praticas e padres so vividas e experimentadas como um todo em dado perodo e sua "estrutura de experincia". [structure of feeling]. (HALL apud Williams, 2003, p.136)

You might also like