You are on page 1of 7

FUNDAO UNIVERSIDADE DE TOCANTINS UNITINS PRO REITORIA DE GRADUAO DIRETORIA DE ENSINO DISTNCIA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CURSO DE SERVIO SOCIAL

IAL EAD DISCIPLINA: ESTGIO SUPERVISIONADO I

RELATRIO FINAL

JOO PESSOA PB 2012

Wanda Celi Cavalcanti Iara Melo de Souza Gama

RELATRIO FINAL

O relatrio final elaborado, para fins avaliativos da disciplina Estgio Supervisionado, realizada na Usina Japungu Agroindustrial S/A, no Municpio de Santa Rita/PB sob orientao da supervisora acadmica Ana Carla Palmeira e orientao da supervisora de campo Roberta Oliveira T. de Lima e M Anunciao de V. Lins

JOO PESSOA PB 2012

INTRODUO

O estgio um espao privilegiado para o contato direto com os usurios e a Poltica de Assistncia Social, visto que constitui o momento de ampliao de conhecimento e apreenso das tcnicas necessrias ao profissional que necessita de um extenso arcabouo terico para ler as entrelinhas das demandas emanadas diariamente, remetendo sempre ao efetivo encaminhamento, ou seja, a prtica com o respeito tica profissional e aos direitos dos seus usurios. Logo, este relatrio descreve o desenvolvimento do Projeto de Interveno na Usina Japungu Agroindustrial S/A, onde sua principal atividade a produo do lcool e acar. Fundada em 13 de Agosto de 1980, conforme registro n 2530000029-5 na Junta Comercial do Estado da Paraba, est situada na Zona Rural, BR 101 Norte Km 59, municpio de Santa Rita, no Estado da Paraba, emprega cerca de 3.200 trabalhadores na poca da safra, que ocorre no perodo compreendido entre os meses de maio a dezembro, aproximadamente, de cada ano e cerca de 2.000 na entressafra. Dos trabalhadores permanentes, a maioria concentra-se nas atividades da indstria, que na entressafra totalmente desmontada para reparos e manuteno. J os trabalhadores temporrios concentram suas atividades principalmente no corte da cana, no perodo de safra. Um contingente menor de trabalhadores permanentes e temporrios ocupa-se das tarefas administrativas e do cultivo da cana de acar. . Na usina a poltica publica desenvolvida da assistncia Social aos Trabalhadores e familiares. Sade, Educao, Transporte, Habitao, Higiene, Saneamento Bsico e Segurana do Trabalho so polticas trabalhadas no setor de servio social. A implantao do Projeto de interveno objetivou sistematizar a reflexo sobre o papel do Assistente Social na sade do trabalhador do campo foi o objetivo geral do projeto de interveno, o qual abrangeu os trabalhadores e trabalhadoras, suas famlias, bem como os Agentes scios e de Sade da comunidade aucareira. Para a concretizao desse Projeto, contamos com a presena de dois auxiliares de enfermagem, um mdico, dois assistentes sociais, dois psiclogos e trs auxiliares educacionais, como tambm o apoio das secretarias de sade dos municpios de Santa Rita, Rio Tinto, Mamanguape e Secretaria Estadual de Sade da Paraba.

DESENVOLVIMENTO

O Projeto foi desenvolvido com a comunidade aucareira da Usina Japungu e com Agentes sociais e de Sade de forma ldica, participativa e informativa, atravs de palestras expositivas, discusses, debates e bate-papos sobre os temas a serem abordados, exibio de vdeos e filmes. Primeiramente, instrumos os Agentes Sociais e de Sade das Famlias dos trabalhadores para podermos realizar um trabalho educativo e preventivo, com uma palestra de capacitao. A Secretaria Estadual de Sade da Paraba disponibilizou dois tcnicos para proferir a palestra, onde foram abordados vrios temas, tendo como destaque principal as DSTs. Fizemos um levantamento de dados junto aos trabalhadores e seus familiares da Usina Japungu, com intuito de observarmos as condies de: moradia, sade, instalaes sanitrias e saneamento. Para tanto lanamos mos de um questionrio fechado, onde os trabalhadores e seus familiares escolheram as alternativas predeterminadas. Depois, realizamos um mapeamento dos principais problemas enfrentados pelos trabalhadores e seus familiares. Dentro dos problemas mais citados esto: as DSTs e o uso de preservativos. Na continuidade, realizamos uma semana de ao social e de sade, com realizao de consultas mdicas, odontolgicas, aplicao de flor, aferio de presso arterial, exames laboratoriais, curativos, exame de mama, teste de glicemia e distribuio de preservativos, como tambm de folders informativo sobre doenas em geral. Trabalhamos com uma base interativa, atuando com dinmicas de grupo, oficinas, debates, vivncias, palestras, entre outras atividades que teve por base a participao coletiva das pessoas do grupo alvo do projeto. Para tanto, sentimos que colocamos disposio da comunidade uma possibilidade de conversas esclarecedoras de carter reflexivo a respeito dos temas expostos, onde os trabalhadores e seus familiares perpassaram-nos a sensao de resultados positivos.

Portanto, o referido relatrio tem o objetivo no s de apresentar as atividades realizadas e informaes colhidas no estgio, que se deu no perodo de 10 de abril a 27 de julho do corrente ano, totalizando 360 horas de estgio curricular obrigatrio.

CONSIDERES FINAIS

As atividades realizadas durante o perodo de estgio foram de extrema valia na nossa formao como Assistente Social, tanto pelo aspecto tcnico, como tambm no ponto de vista tico. Outro ponto que merece destaque a interao com pessoas diferentes, fazendo com que seja absorvido valores e experincia de vida. Isso, sem dvida, torna a experincia do estagio muito mais completa. Quanto execuo do Projeto de interveno, estamos satisfeitas, pois, isso para ns significa partilhar experincias, transmitir conhecimentos, com a certeza que contribumos com a melhoria do atendimento e a promoo da sade dos trabalhadores da indstria, s temos a agradecer a Usina Japungu e a todos os colaboradores. Portanto, o que fica de lio para ns com a realizao desse estgio que, ao longo de nossa Constituio Federal, existem direitos fundamentais, que precisam ser respeitados e promovidos na integra.

REFERNCIAS

BRASIL. Lei Orgnica da Assistncia Social. Braslia: Senado Federal, 1993. Servio Social & Sociedade, So Paulo, n. 103, p.600, jul./set.2010 Editora Cortez. Servio Social & Sociedade, n 69 Ano XXIII maro 2002 Editora Cortez.

You might also like