You are on page 1of 16

VICTOR SAID DOS SANTOS SOUSA

PENSANDO COM A SOCIOLOGIA

SALVADOR - BA 2012

1. MATERIALISMO HISTORICO O materialismo histrico constitui parte inalienvel da filosofia marxista. Ele transformou de maneira radical as concepes de sociedade e as leis mais gerais em que se pautavam as foras motrizes de seu desenvolvimento, alm de ser uma metodologia de anlise nos estudos sociais. Sua particularidade bsica consiste na importncia das posies filosficas na anlise da vida das sociedades; considera que todas as coisas naturais ou histricas no so fatos estticos, acabados, mas em movimento, construdos a cada momento, sempre em transformao, logo historicamente determinados. O materialismo histrico uma maneira de pensar as idias que determinam a conscincia humana, ou seja, para Marx, so as condies materiais instituda pela sociedade que propiciam ao ser humano sua conscincia pensar desta ou daquela maneira. Essas condies materiais so determinadas a partir das relaes sociais de produo e da diviso social do trabalho. Mas por que materialismo histrico? Para CHAU (1997):
Materialismo porque somos o que as condies materiais (as relaes de produo) nos determinam a ser e a pensar. Histrico porque a sociedade e a poltica no surgem de decretos divinos nem nascem da ordem natural, mas dependem da ao concreta dos seres humanos no tempo.

Outro ponto importante levantado por Marx a constatao de que o motor da histria luta de classe, expresso das contribuies da sociedade e base desta forma de pensar a realidade, o que nos leva afirmar que o materialismo histrico tambm dialtico. Alm disso, como mtodo de pesquisa nas cincias humanas, o materialismo histrico-dialtico pretende romper com as diversas formas de anlises metafsicas, de variados enfoques e nveis de compreenso da realidade, porm sempre lineares, a - histricas e harmnicas. H, pois, a exigncia necessria de uma concepo de realidade, um mtodo capaz de desvendar as leis fundamentais que estruturam um problema que se investiga (FRIGOTTO, 1991)

Marx Pontua em uma analogia que a sociedade um edifcio no qual as fundaes, a infra-estrutura, seriam representadas pelas foras econmicas, enquanto o edifcio em si, a superestrutura, representaria as idias, costumes, instituies (polticas, religiosas, jurdicas, etc). Em A misria da Filosofia (1847) Marx afirma:
As relaes sociais so inteiramente interligadas s foras produtivas. Adquirindo novas foras produtivas, os homens modificam o seu modo de produo, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relaes sociais. O moinho a brao vos dar a sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial.

Um exemplo de Materialismo histrico o seguinte:


O modo de produo feudal o fato positivo, a afirmao mas j traz dentro de si o germe de sua prpria negao: o desenvolvimento de suas foras produtivas propicia o surgimento da burguesia. medida que estas foras produtivas se desenvolvem, elas vo negando as relaes feudais de produo e introduzindo as relaes capitalistas de produo. A luta entre a nobreza e a burguesia vai se acirrando; em um determinado ponto deste desenvolvimento ocorre a ruptura e aparece o terceiro elemento mais desenvolvido, que mo do de produo capitalista. , portanto, 5 luta entre as classes que faz mover a Histria. (SPINDEL, A. op. cit. p. 39.)

Fonte: MARZZITELLI, Edna. CONHECENDO O MATERIALISMO HISTRICO E O MARXISMO: CONHECENDO MARX. UFSC, 2011.

2. MODO DE PRODUAO Modo de produo em economia, a forma de organizao socioeconmica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das foras produtivas e das relaes de produo. Rene as caractersticas do trabalho preconizado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial. So constitudos pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho necessrios produo (instrumentos ou ferramentas, mquinas, oficinas, fbricas, etc.) Existem 6 modos de produo: Primitivo, Asitico, Escravista, Feudal, Capitalista, Comunista.

Um sistema egronmico definido pelo modo de produo no qual se baseia. O modo de produo atual aquele que se baseia na economia do pas. Os modos de produo so formados pelo conjunto das foras produtivas e pelo conjunto das relaes de produo, na sua interao, num certo estdio de desenvolvimento. Simultaneamente designam as condies tcnicas e sociais que constituem a estrutura dum processo historicamente determinado. Os homens ao produzirem bens materiais criam, com isso mesmo, um regime para a sua vida. O modo de produo uma forma determinada da atividade vital dos indivduos, um determinado modo de vida. Podem-se distinguir alguns tipos historicamente mais significativos de modos de produo: um, destinado satisfao direta das necessidades dos produtores; um segundo, destinado a manter uma classe dominante atravs da entrega regular de tributos e de trabalho compulsivo; outro, baseado na produo de mercadorias; e, finalmente, um outro assente na lgica da obteno do mximo lucro. Uma das particularidades dos modos de produo consiste na sua transformao permanente, sendo de salientar que o seu desenvolvimento e alterao determinam a modificao do regime social no seu conjunto. A evoluo dos modos de produo explica-se pelo facto do desenvolvimento das foras produtivas levar, a certa altura, a uma contradio com as relaes sociais de produo, de tal forma que estas se revelam como um obstculo ao pleno desenvolvimento daquelas. Estes fenmenos no existem desunidos, so partes integrantes do processo produtivo e podem ser considerados como uma mudana estrutural da economia. A fase de formao dum novo modo de produo constitu um perodo muito agitado e de excepcional importncia na vida concreta das sociedades. Os modos de produo existentes enfrentam cada vez maiores dificuldades em manter a estrutura econmica em que se baseiam, tentam reorganizar-se e resistir influncia dos novos modos de produo, por vezes atravs de formas perturbadoras ou at violentas. Surgem realidades diferentes com novas formas de apropriao dos meios de produo, alterao dos modelos redistributivos ou de relaes de trabalho, mudanas na composio das classes ou grupos sociais.

Quando o novo modo de produo assume um papel preponderante numa determinada sociedade, acompanhado pelo declnio dos existentes, embora estes continuem a subsistir em espaos econmicos onde ainda no surgiram as condies econmicas e sociais que originaram a mudana. Os traos e as propriedades dos modos de produo manifestam-se de maneira diferente nas vrias regies. O modo de produo dominante assume a determinao dos processos, das relaes e das instituies fundamentais. O reconhecimento da forma especfica de cada modo de produo implica a recolha e anlise dos dados que os distinguem. Entre outros fatores, indispensvel observar: o nvel de desenvolvimento das foras produtivas, com relevncia para a formao dos trabalhadores, os instrumentos e as tcnicas adoptadas; o tipo de relaes existentes entre os membros da sociedade e o papel de cada classe social no processo produtivo; a propriedade dos meios de produo e os direitos de cada grupo social ou classe sobre esses meios; o objetivo da atividade econmica, conforme se destina a satisfazer as necessidades e interesses dos produtores, dos mercadores ou dos no produtores, mas que se apropriam dos excedentes; a ordem de grandeza, a forma, a utilizao e a apropriao do produto do processo de trabalho entre os membros da sociedade; a forma como est assegurada a reproduo social. O modo de produo asitico predominou no Egito, na China, na ndia e tambm na frica do sculo passado. Tomando como exemplo o Egito, no tempo dos faras, vamos notar que a parte produtiva da sociedade era composta pelos escravos, que era forados, e pelos camponeses, que tambm eram forados a entregar ao Estado o que produziam. A parcela maior prejudicando cada vez mais o meio de produo asitico. Fatores que determinaram o fim do modo de produo asitico:

A propriedade de terra pelos nobres; O alto custo de manuteno dos setores improdutivos; A rebelio dos escravos.

Fora de trabalho A capacidade dos trabalhadores de produzirem riqueza material ou, mais precisamente, as aptides e habilidades humanas submetidas condio de compra e venda, isto , sob a forma de mercadoria 3. MEIOS DE PRODUAO Segundo a teoria marxista, meios de produo so o conjunto formado por meios de trabalhoe objetos de trabalho - ou tudo aquilo que medeia a relao entre o trabalho humano e anatureza, no processo de transformao da prpria natureza. Os meios de trabalho incluem os instrumentos de produo: prediais de (fbricas, gua, armazns, fornecimento silos de etc), infraestrutura energia,transportes,

instalaes

(abastecimento

telecomunicaes, etc), mquinas, ferramentas, etc. Os objetos de trabalho so os elementos sobre os quais aplicado o

trabalho humano - recursos naturais (terra, matrias-primas). Fonte: ECONOMIA NET. Introduo ao Capital de Karl Marx. Disponvel em: <www.economiabr.net>. Acessado em: Junho de 2012.

4. FORA DE TRABALHO Max Pontua que no o trabalho que comprado pelo capitalista, mas a "fora de trabalho" ou a capacidade de trabalho do operrio. Esta fora de trabalho paga "pelo seu valor", segundo as normas da economia capitalista. Efetivamente, o salrio o que permite manter e reproduzir a fora de trabalho; logo, a expresso monetria do seu custo em trabalho ou da quantidade de trabalho que a sociedade deve consagrar manuteno e reproduo da fora de trabalho. Fonte: Amboni, Vanderlei. O NASCIMENTO DO CAPITAL COMO RELAO E PROCESSO SOCIAL: A SUBSUNO DO TRABALHO AO CAPITAL. Universidade Estadual do Paran Campus de Paranava, 2012.

5. RELAOES SOCIAIS DE PRODUAO Ao modo de produo capitalista corresponde essencialmente uma relao social entre duas classes. Destas, uma a burguesia, por ter o monoplio dos meios de produo e do dinheiro, explora a outra a classe trabalhadora, que no proprietria de nada exceto a sua fora de trabalho que se v forada a vender. O objetivo da produo aqui o objetivo da burguesia: a criao de mais-valia para a acumulao privada de capital, no a satisfao das necessidades da maioria dos membros da sociedade. Segundo Karl Marx, (...) na produo social da sua vida, os homens entram em determinadas relaes, necessrias, independentes da sua vontade, relaes de produo que correspondem a uma determinada etapa de desenvolvimento das suas foras produtivas materiais (Marx, Engels, Obras Escolhidas, tomo I, pg. 530, Edies Avante, 1982). Quaisquer que elas sejam, as relaes de produo assumem as trs funes seguintes:

Determinar a forma social do acesso s fontes e ao controlo dos meios

de produo;

Redistribuir a fora de trabalho social entre os diversos processos de

trabalho que produzem a vida material, organizam e descrevem esse processo;

Determinar a forma social de diviso, redistribuio dos produtos do

trabalho individual e coletivo e, por essa via, as formas de circulao ou no circulao desses produtos. Fonte: Secretaria Nacional de Formao Poltica do Partido Comunista Brasileiro. CURSO DE INICIAO PARTIDRIA: MODOS DE PRODUO.

6. CLASSES SOCIAIS

Segundo a ptica marxista, em praticamente toda sociedade, seja ela prcapitalista ou caracterizada por um capitalismo desenvolvido, existe a classe dominante, que controla direta ou indiretamente o Estado, e as classes dominadas por aquela, reproduzida inexoravelmente por uma estrutura social implantada pela classe dominante. Segundo a mesma viso de mundo, a histria da humanidade a sucesso das lutas de classes, de forma que sempre que uma classe dominada passa a assumir o papel de classe dominante, surge em seu lugar uma nova classe dominada, e aquela impe a sua estrutura social mais adequada para a perpetuao da explorao. A diviso da sociedade em classes consequncia dos diferentes papeis que os grupos sociais tm no processo de produo, seguindo a teoria de Karl Marx. do papel ocupado por cada classe que depende o nvel de fortuna e de rendimento, o gnero de vida e numerosas caractersticas culturais das diferentes classes. Classe social define-se como conjunto de agentes sociais nas mesmas condies no processo de produo e que tm afinidades polticas e ideolgicas.

Fonte: VAISMAN, Ester. Marx e a Filosofia: elementos para discusso ainda necessria. Disponvel em <www.scielo.br>. Acessado em jun 2012.

7. LUTA DE CLASSES

A histria do homem a histria da luta de classes. Para Marx a evoluo histrica se d pelo antagonismo irreconcilivel entre as classes sociais de cada sociedade. Foi assim na escravista (senhores de escravos - escravos), na feudalista (senhores feudais - servos) e assim na capitalista (burguesia - proletariado). Entre as classes de cada sociedade h uma luta constante por interesses opostos, eclodindo em guerras civis declaradas ou no. Na sociedade capitalista, a qual Marx e Engels analisaram mais intrinsecamente, a diviso social decorreu da apropriao dos meios de produo por um grupo de pessoas (burgueses) e outro grupo expropriado possuindo apenas seu corpo e capacidade de trabalho (proletrios).

Estes so, portanto, obrigados a trabalhar para o burgus. Os trabalhadores so economicamente explorados e os patres obtm o lucro atravs da mais-valia. LEO, Stephane Pedroso. Karl Max e suas Ideologias. Disponvel em: <amigonerd.net>. Acessado em jun de 2012. 8. EXPLORAAO Para Karl Marx a explorao um elemento inerente e chave do capitalismo e os mercados livres. Ela a consequncia dos mercados competidores e os puramente competitivos. Afirma ainda que quanto maior a liberdade dos mercado, maior a fora do capital e por sua vez maior ser a explorao.Na viso de Marx a explorao normal esta baseada em trs caractersticas: A propriedade dos meios de produo por uma pequena minoria da

sociedade, os capitalista.

A inabilidade dos que no tem propriedade (os trabalhadores) para

sobreviver sem vender a fora de trabalho para os capitalistas, ou seja, sem ser empregado como outros trabalhadores. O Estado que usa sua fora para proteger de forma parcial a

distribuio do poder e propriedade na sociedade. Fonte: GOMES, Fbio Guedes. Mobilidade do trabalho e controle social: trabalho e organizaes na era neoliberal. Rev. Sociol. Polit. vol.17 no.32 Curitiba Feb. 2009 9. MAIS VALIA A teoria marxista da mais-valia pode ser compreendida da seguinte forma: suponhamos que um funcionrio leve 2 horas para fabricar um par de calados. Nesse perodo ele produz o suficiente para pagar todo o seu trabalho. Mas, ele permanece mais tempo na fbrica, produzindo mais de um par de calados e recebendo o equivalente confeco de apenas um. Em uma jornada de 8 horas, por exemplo, so produzidos 4 pares de calados. O custo de cada par continua o mesmo, assim tambm como o salrio do proletrio. Com isso, conclui-se que ele

10

trabalha 6 horas de graa, reduzindo o custo do produto e aumentando os lucros do patro. Fonte: ECONOMIDIANDO. Marx: Mais-Valia Absoluta e Relativa. Disponvel em: <economidiando.blogspot.com.br>. Acessado em: jun de 2012. 10. MAIS VALIA ABSOLUTA Produo de mais-valia absoluta um modo de incrementar a produo do excedente a ser apropriado pelo capitalista. Consiste na intensificao do ritmo de trabalho, atravs de uma srie de controles impostos aos operrios, que incluem da mais severa vigilncia a todos os seus atos na unidade produtiva at a cronometragem e determinao dos movimentos necessrios realizao das suas tarefas. O capitalista obriga o trabalhador a trabalhar a um ritmo tal que, sem alterar a durao da jornada, produzem mais mercadorias e mais valor. Fonte: ECONOMIDIANDO. Marx: Mais-Valia Absoluta e Relativa. Disponvel em: <economidiando.blogspot.com.br>. Acessado em: jun de 2012.

11. MAIS VALIA RELATIVA Quando esse mtodo encontra os limites da extrao da mais-valia absoluta: resistncia da classe operria e deteriorao de suas condies fsicas o segundo caminho, a extrao da mais-valia relativa, que fez do capitalismo o modo de produo mais dinmico de todos os tempos, transformando continuamente seus mtodos de produo e introduzindo incessantemente inovaes tecnolgicas. Pois apenas atravs da mudana tcnica que o tempo de trabalho socialmente necessrio de determinados bens pode ser reduzido. Aumentos na produtividade resultantes e novos mtodos de produo, nos quais o trabalho morto sob a forma de mquinas assume o lugar do trabalho vivo, reduzem o valor dos bens individuais produzidos.

11

Fonte: ECONOMIDIANDO. Marx: Mais-Valia Absoluta e Relativa. Disponvel em: <economidiando.blogspot.com.br>. Acessado em: jun de 2012.
12.

ALIENAO

Alienao, para Marx, tem um sentido negativo (em Hegel, algo positivo) em que o trabalho, ao invs de realizar o homem, o escraviza; ao invs de humaniz-lo, o desumaniza. O homem troca o verbo SER pelo TER: sua vida passa a medir-se pelo que ele possui, no pelo que ele . Isso parece familiar? Pois , vamos ver os detalhes. O filsofo alemo concebeu diferentes formas de alienao, como a religio ou o Estado, em que o homem, longe de tornar-se livre, cada vez mais se aprisionaria. Mas uma alienao bsica, segundo Marx: a alienao econmica. A alienao econmica pode ser descrita de duas formas: o trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b) produto apropriado por outros.
13.

CONSCINCIA DE CLASSE

Caracteriza a pertena, reiterada e conscientemente afirmada, de um indivduo a uma classe social especfica, que age de forma solidria e normalmente organizada, com os restantes membros, na defesa dos seus interesses coletivos e que se reflete na organizao e ao poltico-sociais. De salientar que no existe uma relao linear objetiva entre posio de classe e conscincia de classe. Para a sua estruturao concorrem aspetos como o lugar nas relaes de produo - a posio objetiva -, os hbitos, os estilos de vida e outros comportamentos culturais a posio subjetiva. A conscincia de classe determinante para a luta de classes. Pela tomada de conscincia da sua posio de classe, cada indivduo age de forma organizada nos diversos contextos sociais, nomeadamente a nvel poltico e laboral. Sem esquecer a importncia do fator objetivo (a situao material), necessrio no desvalorizar o papel da conscincia, enquanto fator subjetivo, para o sucesso de qualquer processo revolucionrio, em especial quando articulado com o fator organizativo.

12

Por exemplo, os assalariados no se comportam de modo condizente com sua condio proletria, ou mesmo alguns deles, quando interrogados, no sabem definir-se ou afirmam pertencer ao estrato mdio. Ou, ainda mais, classe aquilo que a classe diz supor representar em resposta a um questionrio. Mais uma vez, classe como categoria histrica, em seu comportamento atravs do tempo, resulta excluda. INFOPDIA. Conscincia de classe. Disponvel em: <www.infopedia.pt>. Acessado em: jun de 2012. 14.INFRAESTRUTURA Seria a base da economia. As atividades realizadas para produzir os bens de consumo no intuito de saciar as necessidades humanas, como por exemplo, os meios de produo, a fora de trabalho e entre outros conceitos j citados anteriormente. Toda atividade que gere lucro para a economia considerada uma infraestrutura, neste caso. KOTOVICZ, Schirlei Maria Cequinel. Economia. Curso de Sistemas de Informaes, 2010. 15.SUPRAESTRUTURA contrria a infraestrutura. A preocupao dela social. Considera a parte da conscincia humana, de que forma os indivduos se organizam para garantir uma base econmica boa. O pensamento, as estratgias econmicas, tudo isso superestrutura. KOTOVICZ, Schirlei Maria Cequinel. Economia. Curso de Sistemas de Informaes, 2010.
16.

IDEOLOGIA

MARX/GRAMSCI

HEGEMONIA

CONTRA

HGEMONIA, IDEOLOGIA E CONTRA IDEOLOGIA

hegemonia

no

se

reduz

legitimao,

falsa

conscincia,

ou

instrumentalizao da massa da populao, cujo senso comum ou viso do

13

mundo, segundo Gramsci, composto de vrios elementos, alguns dos quais contradizem a ideologia dominante, como alis grande parte da experincia cotidiana. O que uma ideologia hegemnica, dominante, pode propiciar uma viso do mundo mais coerente e sistemtica que no s influencia a massa da populao, como serve como um princpio de organizao das instituies sociais.

17.PROLETARIADO Karl Max entendia que a nica riqueza que um trabalhador poderia possuir e multiplicar era sua prole (filhos), e no processo das primeiras Revolues Industriais, os trabalhadores buscavam ter muitos filhos, pois seriam novos braos trabalhadores para o mercado de trabalho, da o termo proletariado para designar massa de trabalhadores prontos para vender suas foras de trabalho. O proletariado antagnico burguesia dentro do marxismo, o que apenas possui a fora de trabalho como propriedade. Mas, segundo Karl Marx, o proletariado produz algo a partir da natureza, enquanto que o trabalhador pode apenas oferecer algo j produzido, o que diferencia o significado entre ambos. KOTOVICZ, Schirlei Maria Cequinel. Economia. Curso de Sistemas de Informaes, 2010.

18.REVOLUO PROLETRIA Quando a classe dominada resolve reivindicar seus direitos perante a sociedade capitalista ou perante a classe dominante. Para isso cominam uma revoluo que tem a participao das pessoas que defende esses direitos reivindicados e a dos prprios reivindicadores, o proletariado. KOTOVICZ, Schirlei Maria Cequinel. Economia. Curso de Sistemas de Informaes, 2010.

14

19.DITADURA DO PROLETARIADO A classe dominada toma o poder da sociedade capitalista e tenta reverter situao de explorao praticada pelo capitalismo e pela burguesia. Para isso implantam medidas proletrias controladas com pulso firme pelo proletariado que impediam as diferenas sociais e com isso a diviso da sociedade em classes dominada e dominante. Uma das primeiras tentativas de implantao da Ditadura do Proletariado ocorreu na Frana em 1871. A chamada Comuna resultou na tomada do poder pelo operariado e na tentativa de instalao de uma repblica de carter socialista. Entretanto, o movimento foi aniquilado pelo governo, o que representou uma forte derrota para os defensores da ideologia comunista de cunho marxista. 20.SOCIALISMO Karl Marx e Friedrich Engels desenvolveram a teoria do Socialismo Cientfico. denominado assim por no se apresentar mais como um ideal (como o Socialismo Utpico), mas como uma necessidade histrica que deriva da crise do capitalismo. Em 1848, Marx e Engels lanam O Manifesto Comunista, que analisa a histria como o resultado da luta entre as classes - burguesia e proletariado - e instiga o proletariado de todo o mundo a se unir para tomar o poder. Traduzido para vrias lnguas, tem forte influncia nos movimentos operrios e revolucionrios de todo o mundo. Para Marx, um burgus pode trabalhar muito, mas sua riqueza no vem apenas de seu trabalho. O burgus se apropria da fora de trabalho de seus empregados, que recebem um salrio equivalente a apenas poucas horas do seu trabalho. Por exemplo, um burgus emprega 100 pessoas, cada pessoa recebe um salrio de $200,00 por ms e produz 100 pares de sapatos mensais. Cada par de sapato custa $10,00. No fim do ms o empregado produziu sozinho $1000,00. Descontando-se o valor do salrio e do material gasto na produo ainda sobrariam $500,00 que apropriado pelo burgus.

15

Esta quantia o que Marx chamava de mais valia e base de todo o sistema capitalista. Ou seja a lgica do sistema capitalista a explorao da classe trabalhadora para acumulao de riquezas. O materialismo histrico, que a ferramenta chave usada por Marx para a criao da teoria do socialismo cientfico, analisa que toda a histria uma srie de lutas entre a classe dominante e a classe explorada. O Capitalismo, como dizia Marx, carrega os germes de sua prpria destruio, e seria suplantado pelo socialismo onde os trabalhadores formariam uma sociedade baseada na propriedade colectiva dos meios de produo. Para se chegar ao Socialismo, segundo Marx, necessrio atravs de uma revoluo social, implantar a ditadura do proletariado, que seria o elo de transio do capitalismo ao Socialismo. No socialismo desaparece a mais valia, e o produto do trabalho social dividido pelos trabalhadores de acordo com seu trabalho. Da o nome socialismo, e no "Deixar os homens todos iguais" como querem a maioria dos crticos contrrios ao socialismo. O socialismo a etapa de transio ao comunismo, este se caracteriza pelo desaparecimento total do estado e pelo alto desenvolvimento das foras produtivas que permite atender o principio: "De cada um segundo as suas capacidades, a cada um segundo as suas necessidades" Em 1917 a Rssia realizou uma revoluo social e implantou o socialismo; o movimento estendeu-se a pases vizinhos que passaram a compor a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (soviete era uma espcie de comit de governo com representantes do povo); o movimento expandiu-se mais ainda e os demais pases que se alinharam com a URSS formaram o chamado "Leste Europeu" ou "Cortina de Ferro", que dissolveu-se a partir do ano de 1989, quando ento estas tentativas de se desenvolver pases socialistas faliu por motivos diversos. H tambm outros casos clssicos, como a China, Cuba, Coria do Norte etc., mas com certeza, a teoria socialista nunca aconteceu na prtica em plenitude, prximo talvez, mas plenamente no, tanto que estes pases ou abandonaram de vez o socialismo - como o caso da ex-URSS, ou ento adaptaram seus sistemas acatando princpios capitalistas (China, por exemplo).

16

Fonte: ________.O que socialismo? Acessado em: jun de 2012. Disponvel em: <gritodosmudos.files.wordpress.com>.

21.COMUNISMO a doutrina evoluda do socialismo. Ela consiste na criao de uma sociedade sem classes sociais onde os meios de produo deixariam de ser privados a um nico indivduo e passariam a pertencer a todos que nela vivem. Neste contexto no existiria Estado controlando nada. Quem governaria seria a classe dominada, o proletariado.

You might also like