You are on page 1of 12

||DPEES12_001_01N362268||

CESPE/UnB DPEES

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo da sua prova objetiva. Sempre que utilizadas, as siglas subsequentes devem ser interpretadas com a significao associada a cada uma delas, da seguinte forma: ACP = ao civil pblica; CDC = Cdigo de Defesa do Consumidor; CF = Constituio Federal de 1988; CPC = Cdigo de Processo Civil; CPP = Cdigo de Processo Penal; DP = defensoria pblica ou defensor pblico, a depender do contexto; DPE = defensoria pblica do estado; DPE/ES = Defensoria Pblica do Estado do Esprito Santo; ECA = Estatuto da Criana e do Adolescente; MP = Ministrio Pblico; RGPS = regime geral de previdncia social; RPPS = regime prprio de previdncia social; STF = Supremo Tribunal Federal; STJ = Superior Tribunal de Justia.

PROVA OBJETIVA
A respeito das obrigaes e contratos, julgue os itens a seguir.
1

Com relao aos administradores das associaes e da capacidade da pessoa natural, julgue os itens a seguir.
8

Levado o contrato preliminar a registro no cartrio competente, se o estipulante no lhe der execuo, a outra parte no poder consider-lo desfeito e pleitear perdas e danos, em caso de prejuzo, sem, antes, requerer a execuo especfica. Embora o adimplemento seja um direito subjetivo do devedor, este no poder exerc-lo se o atraso no cumprimento da obrigao tiver acarretado o desaparecimento da necessidade do credor na obteno da prestao.

De acordo com a lei, deve ser de grau elevado a insanidade que enseje a interdio e a possibilidade de anulao dos atos praticados anteriormente.

Nas associaes, no h responsabilidade solidria entre os administradores, de forma que um no responde pelos atos praticados por outro.

Julgue o item seguinte, a respeito da unio estvel e da ordem de vocao hereditria.


3

No que se refere prova e prescrio, julgue os itens subsequentes.

De acordo com a jurisprudncia, no se deve declarar a unio estvel entre duas pessoas que celebrem expressamente contrato de namoro no qual esclaream o propsito de no viverem em unio estvel, sob pena de se violar a boa-f da parte inocente.

10

Admite-se prova exclusivamente testemunhal para comprovar os efeitos decorrentes do contrato firmado entre as partes.

11

Nas aes contra empresa seguradora, caso o segurado vise ao pagamento de indenizao de seguro de vida em grupo, ser aplicada a prescrio conforme o CDC.

Com relao aos danos causados ao consumidor, julgue os prximos itens.


4

A responsabilidade dos hospitais, no que tange atuao tcnico-profissional dos mdicos que neles atuam sem vnculo de emprego ou subordinao, subjetiva, ou seja, depende da comprovao de culpa dos prepostos, conforme a teoria de responsabilidade subjetiva dos profissionais liberais, abrigada pelo CDC. O fato de o consumidor no ser previamente informado da inscrio do seu nome em rgo de proteo ao crdito enseja a indenizao por danos morais, ainda que a inadimplncia tenha ocorrido h mais de trs meses e dela tenha cincia o consumidor.

Considerando os conceitos clssicos de processo, julgue os itens a seguir.


12

A possibilidade de os direitos e obrigaes se transformarem em meras expectativas de direitos constitui caracterstica peculiar da relao processual, o que a torna distinta de qualquer outra relao jurdica de direito material.

13

Segundo Liebman, a doutrina do processo como situao jurdica destaca certas categorias peculiares relao processual e distintas das categorias correspondentes ao direito material, explicando o processo em si mesmo como unidade jurdica.

Acerca da locao de imveis urbanos, julgue os itens que se seguem.


6

Se o indivduo A adquirir do indivduo B imvel no qual, por fora de contrato de locao, resida o indivduo C, presumir-se- a concordncia de A com a locao, caso este no a denuncie no prazo de noventa dias. De acordo com a jurisprudncia do STJ, caso uma pessoa se obrigue como principal pagador dos aluguis de imvel at a entrega das chaves, a prorrogao do contrato por prazo indeterminado acarretar a exonerao da fiana.

Acerca dos princpios da jurisdio, julgue o item abaixo.


14

O princpio da inafastabilidade diz respeito vinculao obrigatria das partes ao processo, que passam a integrar a relao processual em um estado de sujeio aos efeitos da deciso jurisdicional.
1

Cargo: Defensor Pblico Substituto

||DPEES12_001_01N362268||

CESPE/UnB DPEES

Com relao competncia processual civil, julgue os itens a seguir.


15

Julgue os itens seguintes, relativos ao direito empresarial.


23

O cosmopolitismo, uma das principais caractersticas do direito empresarial, deu origem a usos e costumes comuns a todos os comerciantes, independentemente de sua nacionalidade, a exemplo da criao, pela Conveno de Genebra, de uma lei uniforme para a letra de cmbio e a nota promissria.

Admite-se, no que se refere ao cumprimento da sentena condenatria, a derrogao da competncia funcional do juzo do decisum, facultando-se ao credor optar pelo juzo do local onde se encontrem os bens sujeitos expropriao.
24

16

A aplicao do princpio da perpetuatio iurisdictionis no obsta a modificao posterior da competncia em caso de competncia absoluta.

Cabe junta comercial, de ofcio ou por provocao da sua procuradoria ou de entidade de classe, reunir e assentar em livro prprio os usos e prticas mercantis correntes em sua jurisdio.

A respeito da coisa julgada, julgue o item seguinte.


17

25

A funo positiva da coisa julgada gerada com base na teoria da identidade da relao jurdica, de modo que dispensvel, para a vinculao ao j decidido em demanda anterior a trplice identidade de parte, causa de pedir e pedido.
26

A duplicata um ttulo imprprio, imperfeito, tambm denominado cambiariforme, visto que, assim como no cheque, nela no se vislumbra uma operao tpica de crdito. So patenteveis a inveno e o modelo de utilidade, exigindo-se, para a concesso da patente de inveno, o preenchimento de alguns requisitos, entre os quais se inclui o de estar a inveno compreendida no estado da tcnica quando do pedido de patente.

Julgue os prximos itens, referentes a ACP e ao de improbidade administrativa.


18

A petio inicial da ao de improbidade administrativa ajuizada pelo MP pode ser objeto de aditamento pelos demais legitimados, em atuao supletiva, para suprir omisso objetiva ou subjetiva.

27

Tratando-se de letra de cmbio, sacador, sacado e tomador podem ser a mesma pessoa. Nesse caso, a letra emitida com o objetivo nico de circular e representar uma dvida que o sacador/sacado/tomador tem perante um terceiro, com quem fez o desconto do ttulo.

19

A categoria tico-poltica dos sujeitos hipervulnerveis justifica a defesa de direito individual indisponvel, ainda que no homogneo, por meio de ACP.
28

Em se tratando de protesto por falta de aceite, dever este ser providenciado aps o vencimento da obrigao e do decurso do prazo legal para aceite ou devoluo.

Em cada um dos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada com relao a procedimento ordinrio e recursos.
20 29

Admite-se a alienao fiduciria de coisa fungvel, especialmente de ttulos de crdito, de valores imobilirios e demais documentos representativos de direitos ou de crdito.

Tribunal de justia estadual, ao julgar recurso de apelao, conferiu provimento para cassar a sentena de extino do processo, determinando o prosseguimento do feito. Nessa situao, a interposio do recurso especial deve observar o procedimento de subida imediata do recurso.

30

Os atos praticados pelo devedor antes e aps a decretao da falncia sero anulados por fraude contra credores; logo, a situao de direito volta a ser a existente antes do ato anulado, produzindo o mesmo efeito da nulidade: uma verdadeira desconstituio definitiva do ato.

21

Joo, em sede de contestao, suscitou a preliminar de pedidos incompatveis entre si, e o juiz, convencido, pelos argumentos do ru, da caracterizao da preliminar de inpcia da petio inicial, extinguiu o processo. Inconformado, o autor interps recurso de apelao. Nessa situao, o juiz poder retratar-se e reformular a deciso.

31

Dissolvida a companhia pela existncia de um nico acionista, no ser admitida a transformao do seu registro em empresrio individual ou responsabilidade limitada. empresa individual de

32

Nas sociedades personificadas previstas no Cdigo Civil, admite-se o acordo de scios, por aplicao analgica das normas relativas s sociedades por aes pertinentes ao acordo de acionistas.

22

Tribunal de justia estadual, ao julgar exceo de impedimento, reconheceu o impedimento suscitado pelo ru. Nessa situao, o juiz excepto no poder interpor recurso especial ou extraordinrio, visto que, no sendo parte no processo civil, carece de capacidade postulatria para recorrer da referida deciso.
33

No Cdigo Comercial do Imprio do Brasil, adotou-se, por influncia dos cdigos francs, espanhol e portugus, a teoria dos atos de comrcio, no que se refere sua abrangncia e aplicao.
2

Cargo: Defensor Pblico Substituto

||DPEES12_001_01N362268||

CESPE/UnB DPEES

Julgue os itens a seguir, que versam sobre a desistncia voluntria, o arrependimento eficaz e posterior e o crime impossvel.
34

Com relao s disposies do ECA, da lei que trata da violncia domstica e familiar e da lei referente lavagem de dinheiro, julgue os itens subsequentes.
42

O crime impossvel caracteriza-se pela ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, no ocorrendo a consumao do crime; nesse delito, considerado putativo pela doutrina, o agente acredita estar agindo ilicitamente, quando, na verdade, no est. Os efeitos da desistncia voluntria e do arrependimento eficaz ficam condicionados presena dos requisitos objetivos e subjetivos, aliados espontaneidade do comportamento do agente, evitando-se a consumao do delito.

Considere que Lcia, maior, capaz, tenha trabalhado por seis meses na residncia da famlia Silva, como empregada domstica, tendo abandonado a relao laboral aps ter sofrido agresso fsica da filha mais velha do casal, que a acusara, injustamente, de furto. Nessa situao hipottica, por ser a agressora do sexo feminino e estar ausente o vnculo familiar, afasta-se a incidncia da norma de violncia domstica e familiar.

35

Com relao aos crimes contra a pessoa, contra o patrimnio e contra a dignidade sexual, julgue os itens que se seguem.
36

Considere que Silas, maior, capaz, motorista de caminho, tenha praticado conjuno carnal com Lcia, de dezessete anos de idade, aps t-la conhecido em uma boate s margens da rodovia, conhecido ponto de prostituio. Nessa situao hipottica, o erro em relao menoridade da vtima elide o dolo e afasta a tipicidade, e, caso Silas tenha atuado na dvida, resta caracterizado o delito de explorao sexual de vulnervel. Para a caracterizao do delito de abandono de incapaz, impe-se, alm da existncia de transgresso da relao particular de assistncia entre o agente e a vtima, a presena, ainda que por certo lapso temporal, de perigo concreto para esta, sendo prevista, para o delito, tanto a forma comissiva quanto a omissiva. Para a configurao do denominado crime de sequestro-relmpago, a restrio da liberdade da vtima condio necessria para a obteno da vantagem econmica, independentemente da ocorrncia desta.

43

A caracterizao do crime de lavagem de dinheiro, de acordo com o que preconiza a lei de regncia, depende da natureza patrimonial dos crimes antecedentes e da presena do animus lucrandi.

44

O ECA preconiza expressamente a responsabilidade penal do agente que adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vdeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explcito ou pornogrfica envolvendo criana ou adolescente, com a possibilidade de diminuio da pena, se for pequena a quantidade do material apreendido, e faculta ao juiz deixar de aplicar a sano ou substitu-la, a qualquer tempo, por pena restritiva de direitos, se o autor, coautor ou partcipe colaborar espontaneamente com as autoridades, prestando esclarecimentos que conduzam apurao das infraes penais, identificao dos autores, coautores e partcipes, ou sua localizao.

37

38

Julgue os itens seguintes, com relao aos crimes previstos na Lei Antidrogas, no Estatuto do Desarmamento e no CDC.
39

Julgue os prximos itens, que versam sobre inqurito policial, ao Suponha que Tobias, maior, capaz, tenha sido abordado por policiais militares quando trafegava em sua moto, tendo sido encontradas com ele duas armas de uso restrito e munies, e atestada, em exame pericial, a impossibilidade de as armas efetuarem disparos. Nessa situao hipottica, resta caracterizado o delito de porte de arma de uso restrito, devendo Tobias responder por crime nico. crime expressamente previsto no CDC, sancionado com pena de deteno e multa correspondente ao dobro do valor cobrado ao consumidor, a exigncia de cheque-cauo, nota promissria ou qualquer outra garantia, assim como a imposio de preenchimento de formulrios administrativos, como condio de atendimento mdico-hospitalar emergencial. A natureza hedionda do delito de trfico de drogas privilegiado, assim nominado pela doutrina, afasta, por si s, a possibilidade da converso da pena privativa de liberdade em pena restritiva de direitos e a possibilidade de aplicao do regime inicial de cumprimento da pena diverso do fechado. penal e ao civil ex delicto.
45

Considere que Jlio, agindo em legtima defesa contra Celso, atinja, por erro na execuo aberratio ictus , Ftima, que esteja passando pelo local no momento e que no tenha relao com os contendores, causando-lhe leses graves. Nessa situao hipottica, ainda que Jlio seja absolvido penalmente, haver o dever de reparar os danos materiais e morais causados a Ftima, com o direito de regresso em face de Celso.

40

46

O arquivamento de inqurito policial formalizado pelo procurador-geral de justia, em processo originrio ou decorrente de remessa de peas informativas pelo juzo de primeira instncia, no se submete ao controle jurisdicional, tampouco se sujeita a juzo de retratao, ainda que surjam novas provas.
3

41

Cargo: Defensor Pblico Substituto

||DPEES12_001_01N362268||

CESPE/UnB DPEES

Acerca da competncia, das questes e processos incidentes e da prova, julgue os itens subsequentes.
47

No que diz respeito sentena e coisa julgada, bem como aos juizados especiais criminais, julgue os itens que se seguem.
53

Caracteriza-se como imprpria a confisso judicial produzida perante autoridade judicial incompetente para o deslinde do processo criminal em curso.

A existncia de ao penal, em andamento, contra o acusado no pode ser considerada indicadora de maus antecedentes, mas obsta a transao penal.

48

Suponha que Fred, Mauro e Roberto sejam denunciados por furto simples, sem qualquer liame subjetivo entre os agentes, em feitos separados e por suposta participao em saque a um supermercado. Nessa situao hipottica, por disposio expressa do CPP, h necessidade de simultaneus processus em face da presena da conexo intersubjetiva por simultaneidade.

54

O CPP preconiza, de forma expressa, os limites objetivos da coisa julgada, dispondo que a exceo de coisa julgada somente poder ser oposta em relao ao fato principal que tiver sido objeto da sentena.

55

Aceita pelo ru a proposta de suspenso condicional do processo oferecida pelo rgo de acusao, vedado ao juiz

49

As questes prejudiciais devolutivas absolutas repercutem na prpria existncia da infrao penal e, desse modo, podem ser ofertadas em qualquer fase da persecuo penal.

recusar-se a suspender o feito, sob pena de violao de direito subjetivo do acusado. Em relao ao conceito de supremacia constitucional e de

Julgue os itens seguintes, referentes priso e liberdade provisria.

constitucionalismo, julgue os itens seguintes.


56

A rigidez e o controle de constitucionalidade no se relacionam com a supremacia da CF, mas com a compatibilidade das leis com o texto constitucional.

50

A autoridade policial expressamente autorizada pelo CPP a conceder fiana nos casos de infrao para a qual seja estipulada pena privativa de liberdade mxima no superior a quatro anos, devendo considerar, para determinar o valor da fiana, a natureza da infrao, as condies pessoais de fortuna e vida pregressa do acusado, as circunstncias indicativas de sua periculosidade, bem como a importncia provvel das custas do processo, at final julgamento.
57

Na perspectiva moderna, o conceito de constitucionalismo abrange, em sua essncia, a limitao do poder poltico e a proteo dos direitos fundamentais.

Julgue os itens a seguir, relativos s normas constitucionais.


58

Uma das caractersticas da hermenutica constitucional contempornea a distino entre regras e princpios;

51

A priso preventiva decretada de forma autnoma, independentemente do flagrante ou da converso deste, deve segundo Ronald Dworkin, tal distino de natureza observar as exigncias da garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria e quando for doloso o crime, punido com pena privativa de liberdade mxima superior a quatro anos.
59

lgico-argumentativa, pois somente pode ser percebida por meio dos usos dos argumentos e razes no mbito de cada caso concreto. De acordo com a classificao de Jos Afonso da Silva, as normas constitucionais podem ser classificadas, quanto eficcia e aplicabilidade, em normas de eficcia plena, normas de eficcia contida e normas de eficcia absoluta.
60

52

A atual sistemtica processual condiciona a execuo da priso em flagrante e a lavratura do respectivo auto ao delito imputado, que, sendo doloso, deve ser punido com pena mxima privativa de liberdade superior a quatro anos.

De acordo com o que dispe a CF, as normas definidoras de direitos fundamentais tm aplicao imediata, mas gradual.
4

Cargo: Defensor Pblico Substituto

||DPEES12_001_01N362268||

CESPE/UnB DPEES

Acerca dos direitos e garantias individuais e coletivos, julgue os itens subsequentes.


61

Julgue os itens subsecutivos, relativos responsabilidade civil do Estado.


70

A alimentao adequada um dos direitos sociais constitucionalmente protegidos, devendo o poder pblico adotar as polticas e aes que se faam necessrias para promover e garantir a segurana alimentar e nutricional da populao.

De acordo com a jurisprudncia consolidada do STF, a responsabilidade objetiva do Estado aplica-se a todos os atos do Poder Judicirio.

71

A responsabilidade civil da administrao pblica por atos comissivos objetiva, embasada na teoria do risco administrativo, isto , independe da comprovao da culpa ou dolo.

62

De acordo com a jurisprudncia do STF, a exigncia de diploma de curso superior para a prtica do jornalismo compatvel com a ordem constitucional, pois o direito liberdade de profisso e o direito liberdade de informao no so absolutos.

Acerca das regras constitucionais aplicveis administrao Em relao ao sistema de controle de constitucionalidade brasileiro, julgue os itens que se seguem.
63

pblica, julgue os itens que se seguem.


72

A DP insere-se entre as instituies legitimadas a ingressar com ACP cujo pedido principal seja a declarao de inconstitucionalidade de uma lei que viole o meio ambiente.

A investidura em cargo ou emprego pblico, incluindo-se os cargos em comisso, depende, de acordo com disposio expressa da CF, da aprovao prvia em concurso pblico de provas ou provas e ttulos.

64

Consoante a jurisprudncia do STF, admite-se o controle judicial preventivo de constitucionalidade nos casos de mandado de segurana impetrado por parlamentar, com a finalidade de impedir a tramitao de proposta de emenda constitucional tendente a abolir clusula ptrea.
73

Em decorrncia de expressa vedao legal, os membros da DP no podem ser remunerados por subsdio, j que o recebimento desse tipo de remunerao violaria o regime jurdico-administrativo aplicvel instituio.

65

A sustao, pelo Poder Legislativo, de atos normativos do presidente da Repblica que exorbitem do poder regulamentar constitui exemplo do controle de constitucionalidade poltico preventivo.
74

De acordo com a CF, as parcelas de carter indenizatrio previstas em lei no so computadas para efeito de cumprimento do teto constitucional da remunerao dos servidores pblicos.

66

Adotando-se a tese da inconstitucionalidade superveniente, como o fez o STF, admite-se ao direta de


75

inconstitucionalidade em face de lei anterior CF. Julgue os itens a seguir, referentes aos princpios do direito administrativo.

Na CF, asseguram-se ao servidor pblico o direito de greve e o direito livre associao sindical; este autoaplicvel, mas aquele depende de lei especfica.

67

A nomeao de cnjuge da autoridade nomeante para o exerccio de cargo em comisso no afronta os princpios constitucionais. No que se refere aos atos administrativos, julgue os itens subsequentes.
76

68

Como o direito administrativo disciplina, alm da atividade do Poder Executivo, as atividades administrativas do Poder Judicirio e do Poder Legislativo, os princpios que regem a administrao pblica, previstos na CF, aplicam-se aos trs poderes da Repblica.

Por meio da revogao, a administrao extingue, com efeitos ex tunc, um ato vlido, por motivos de convenincia e oportunidade, ainda que esse ato seja vinculado.

77

A convalidao, ato administrativo por meio do qual se supre o vcio existente em um ato eivado de ilegalidade, tem efeitos retroativos, mas o ato originrio no pode ter causado leso a terceiros.
5

69

De acordo com o princpio da publicidade, a administrao deve divulgar informaes de interesse pblico, sendo o sigilo dos atos administrativos admitido apenas excepcionalmente e se imprescindvel segurana da sociedade e do Estado.

Cargo: Defensor Pblico Substituto

||DPEES12_001_01N362268||

CESPE/UnB DPEES

Julgue os itens subsequentes, relativos evoluo histrica dos direitos da criana e do adolescente no Brasil.
78

No que se refere ao direito do idoso, julgue os itens a seguir.


88

Para fins de reserva de vaga gratuita para idoso, no so consideradas embarcao do servio convencional de transporte interestadual de passageiros as embarcaes que operem travessias em lagoas abertas ao pblico.

O princpio da absoluta prioridade dos direitos das crianas e dos adolescentes foi institudo, pela primeira vez, pela CF. Foi a partir da Proclamao da Repblica que os menores passaram a ser detentores dos direitos fundamentais de liberdade. O antigo Cdigo de Menores estabelecia a distino entre crianas e adolescentes.

79

89

As instituies para idosos em geral devem oferecer assistncia psicolgica, servio social, apoio jurdico e administrativo.

80

90

A modalidade de atendimento apoio pessoa idosa inclui a residncia em repblica, importante alternativa de residncia para idosos independentes.

Acerca do princpio da preveno especial e das normas de proteo criana e ao adolescente, julgue os prximos itens.
81

H omisso no ECA em caso de exibio de filme classificado pelo rgo competente como inadequado para crianas ou adolescentes admitidos ao espetculo. Agir corretamente o representante de uma sociedade empresria que explore atividade de cinema, ao retirar de uma das suas salas de exibio um menor e seu pai, caso estes pretendam assistir a filme classificado como inadequado para menores de dezoito anos.

91

O idoso que pretenda viajar utilizando o chamado bilhete de viagem do idoso dever comprovar sua idade, por meio de documento pessoal, e sua renda, que no pode ultrapassar um salrio mnimo.

82

92

Compete ao Conselho Nacional dos Direitos do Idoso promover, em parceria com organismos governamentais e no governamentais nacionais e internacionais, a identificao de sistemas de indicadores que sirvam de base para o estabelecimento idoso. de metas e procedimentos para o monitoramento das atividades relacionadas ao atendimento ao

Julgue os itens que se seguem, relativos poltica de atendimento, famlia substituta e ao acesso justia da criana e do adolescente.
83

No caso da adoo, o adotado, aps completar a maioridade civil, tem direito de conhecer sua origem biolgica, bem como de obter acesso irrestrito ao processo no qual a medida foi aplicada. O ECA estabelece que, comprovada a impossibilidade de a famlia de origem acolher a criana inserida em programa de acolhimento familiar ou institucional, esta dever ser colocada em famlia substituta, mediante guarda, tutela ou adoo, com integrao operacional de rgos do Poder Judicirio, MP, DP, conselho tutelar e encarregados da execuo das polticas sociais bsicas e de assistncia social. Para que haja pleno acesso justia, a assistncia judiciria gratuita ser prestada aos que dela necessitarem, por meio de DP ou advogado nomeado. Nesse sentido, as aes judiciais da competncia da justia da infncia e da juventude sero sempre isentas de custas e emolumentos.

No que se refere ao direito das pessoas portadoras de deficincia, julgue os prximos itens.
93

84

O atendimento prioritrio refere-se ao tratamento diferenciado s pessoas portadoras de deficincia, incluindo-se o servio prestado por guia-intrprete s pessoas surdo-cegas.

94

O aconselhamento gentico inclui-se entre os direitos bsicos assegurados pelo poder pblico s pessoas portadoras de deficincia.

85

95

Ao promover arquivamento de inqurito civil que verse sobre interesses relacionados s pessoas portadoras de deficincias, o MP dever remeter, para reexame, os autos ou as respectivas peas ao Conselho Superior do Ministrio Pblico.

Com referncia aos direitos da criana e do adolescente, ao processo de apurao da prtica de ato infracional e atuao do defensor e do MP nesse processo, julgue os itens a seguir.
86

96

Nos termos da legislao pertinente, a paralisia cerebral e a ostomia so consideradas deficincias mentais.

97

De acordo com determinao legal, a DP, de forma concorrente com os conselhos estaduais dos direitos da pessoa portadora de deficincia, tem legitimidade para acompanhar e sugerir medidas para o cumprimento das normas gerais e critrios bsicos para a promoo da acessibilidade das pessoas portadoras de deficincia.
6

A liberdade assistida ser fixada pelo prazo mnimo de seis meses, podendo, a qualquer tempo, ser prorrogada, revogada ou substituda por outra medida, com a oitiva do MP. Crianas e adolescentes podem ser considerados sujeito ativo de ato infracional, caso em que ambos podero ser sujeito passivo de medida socioeducativa.

87

Cargo: Defensor Pblico Substituto

||DPEES12_001_01N362268||

CESPE/UnB DPEES

No que se refere aos direitos da empregada domstica e licena-maternidade, julgue os itens a seguir.
98

Acerca das infraes penais de consumo, julgue o item abaixo.


109

Sendo a licena-maternidade para a empregada domstica prorrogada por deciso do empregador, a sua remunerao, durante a prorrogao, ser proporcional ao tempo de trabalho. O pagamento de uma proporo limitada da remunerao das trabalhadoras domsticas na forma de parcelas in natura poder ser determinado na legislao nacional, em acordos coletivos ou em deciso arbitral, segundo conveno da OIT.

O dono de loja de conserto de aparelhos televisores que utilizar, sem autorizao do consumidor, peas de reposio no reparo de aparelho responder pela prtica de crime expressamente previsto CDC. Se o consumidor tiver mais de sessenta anos de idade, incidir circunstncia agravante.

99

Acerca da proteo assegurada mulher no ordenamento nacional, julgue os itens subsequentes.


100

Julgue os itens seguintes, acerca da defesa do consumidor em juzo.


110

Nas aes coletivas para a defesa dos direitos e interesses dos consumidores, a lei dispensa a parte autora do adiantamento de custas judiciais e emolumentos, mas a obriga a arcar, em qualquer caso, com o pagamento de eventuais honorrios periciais e advocatcios.

meramente protetiva a natureza das medidas de enfrentamento violncia contra a mulher da floresta, adotadas pela Secretaria Especial de Poltica para as Mulheres. A promoo da autonomia econmica e financeira das mulheres, por meio do apoio ao empreendedorismo, associativismo, cooperativismo e comrcio, inclui-se entre as aes do Programa Nacional de Poltica para as Mulheres. Compete exclusivamente Unio manter centros de atendimento integral e multidisciplinar para as mulheres vtimas de violncia domstica.

101

111

Em se tratando de aes de responsabilidade civil de fornecedor de produtos e servios de consumo, o ru que houver contratado seguro de responsabilidade no poder chamar ao processo o segurador, uma vez que o CDC veda qualquer espcie de interveno de terceiros nesse tipo

102

Julgue os itens a seguir, acerca dos direitos do consumidor.


103

As vtimas de acidente areo com aeronave comercial, sejam elas passageiros ou pessoas que se encontrem em superfcie, so designadas consumidores stricto sensu pela doutrina, devendo a elas ser estendidas as normas do CDC. A inverso do nus da prova no obriga a parte contrria a arcar com as custas da prova requerida pelo consumidor, mas o fornecedor fica sujeito s consequncias processuais advindas de sua no produo. Ao de cobrana de indenizao fundada em contrato de seguro firmado com determinada pessoa jurdica sujeita-se ao prazo prescricional de cinco anos, visto que a relao jurdica travada entre as partes, nesse caso, disciplinada pelo CDC. Consideram-se abusivas e nulas de pleno direito as clusulas contratuais que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada em relao ao fornecedor, cabendo ao juiz de direito competente conhecer, de ofcio, da abusividade das clusulas dos contratos, incluindo-se as dos contratos bancrios. No direito brasileiro, o critrio adotado para determinao da condio de consumidora da pessoa jurdica o maximalista, de modo que, para caracterizar-se consumidora, a pessoa jurdica deve ser destinatria final econmica do bem ou servio adquirido. Considere que Ana tenha celebrado contrato com a Alfa Mquinas Ltda. para a aquisio de uma mquina de bordar, visando utilizar o bem para trabalhar e auferir renda para a sua sobrevivncia e a de sua famlia, e que, nesse contrato, haja clusula de eleio de foro que dificulte o livre acesso de Ana ao Poder Judicirio. Nessa situao hipottica, deve ser declarada a nulidade da referida clusula, diante da hipossuficincia e vulnerabilidade econmica da consumidora.

de ao.
112

Considere que vrios taxistas tenham firmado, com vistas aquisio de veculos automotores, contratos de arrendamento mercantil com clusula de indexao monetria atrelada variao cambial. Nessa situao, havendo violao dos direitos consumeristas, a DPE ter legitimidade ativa para propor ACP para a defesa dos interesses desses consumidores.

104

105

Acerca do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e da conveno coletiva de consumo, julgue os itens subsequentes.
113

106

A conveno coletiva de consumo, cujo objeto o estabelecimento de condies relativas ao preo, qualidade, quantidade, garantia e s caractersticas de produtos e servios, bem como reclamao e composio do conflito de consumo, torna-se obrigatria no prazo de trinta dias aps sua publicao na imprensa oficial.

107

108

114

So objetivos principais do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor composto por rgos federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal, alm de entidades privadas de defesa do consumidor o planejamento, a elaborao, a coordenao e a execuo da Poltica Nacional de Proteo ao Consumidor.
7

Cargo: Defensor Pblico Substituto

||DPEES12_001_01N362268||

CESPE/UnB DPEES

Julgue os seguintes itens, sobre a teoria geral, a afirmao histrica, os fundamentos e a universalidade dos direitos humanos.
115

No tocante seguridade social, julgue os itens subsequentes.


126

Segundo a jurisprudncia do STF, as novas contribuies para a seguridade social (contribuies residuais), apesar de s poderem ser criadas mediante lei complementar, podero ter base de clculo e fato gerador prprios de impostos, mas no das contribuies existentes.

A hermenutica diatpica constitui proposta de superao do debate sobre universalismo e relativismo cultural.

116

A universalidade e a indivisibilidade so caractersticas prprias da concepo contempornea dos direitos humanos.


127

Contando com a participao de representantes da sociedade civil e do governo, o Conselho Nacional de Previdncia Social, rgo superior de deliberao colegiada, exemplo do carter democrtico e descentralizado da administrao da seguridade social no Brasil.

117

A concepo contempornea dos direitos humanos surgiu com o trmino da Primeira Grande Guerra Mundial.

118

As trs geraes de direitos humanos demonstram que vises de mundo diferentes refletem-se nas normas jurdicas voltadas proteo da pessoa.

128

A publicao, em 1954, do Decreto n. 35.448, que aprovou o Regulamento Geral dos Institutos de Aposentadorias e Penses, considerada, pela doutrina majoritria, o marco inicial da previdncia social brasileira.

119

A universalidade dos direitos humanos, necessariamente, impe a viso de mundo ocidental plasmada na Declarao Universal de Direitos Humanos.

No que se refere aos regimes previdencirios, julgue os prximos itens.


129

O tempo de contribuio para o RGPS, na qualidade de trabalhador rural, pode ser aproveitado para a obteno de aposentadoria no servio pblico pelo RPPS. Nessa hiptese, os regimes de previdncia social se compensaro financeiramente, segundo critrios estabelecidos em lei.

Julgue os itens que se seguem, referentes ao direito internacional dos direitos humanos e ao sistema interamericano de direitos humanos.
120

No exerccio de sua competncia consultiva, a Corte Interamericana de Direitos Humanos pode considerar qualquer tratado internacional aplicvel aos Estados americanos.

130

No caso de empregada de determinada empresa morrer, em seu local de trabalho, em decorrncia de queimaduras sofridas durante um incndio ocorrido no seu horrio de trabalho, a empresa ser obrigada a comunicar o acidente previdncia social at o 1o dia til seguinte ao da ocorrncia, ainda que o incndio no tenha sido intencional.

121

A Carta das Naes Unidas no integra o ncleo de direito internacional dos direitos humanos, pois apenas institui um organismo internacional.
131

considerado segurado empregado da previdncia social o brasileiro civil que trabalha para a Unio, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que domiciliado e contratado fora do Brasil, salvo se segurado na forma da legislao do pas do domiclio.

122

A mudana de nacionalidade direito assegurado pela Declarao Universal de Direitos Humanos.

123

Nos termos do Pacto Internacional de Direitos Civis e Polticos, a autodeterminao dos povos esgota-se na possibilidade de estabelecer livremente o seu estatuto poltico.
132

Caso um segurado empregado, em seu primeiro dia no emprego, em virtude de acidente, se torne definitivamente incapaz para o trabalho, ele ter direito aposentadoria por invalidez, ainda que no tenha recolhido nenhuma contribuio para o RGPS, mas somente poder exercer tal direito aps o gozo de auxlio-doena prvio durante o perodo mnimo de quinze dias.

124

O Pacto Internacional de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais relaciona o direito ao trabalho ao gozo das liberdades polticas fundamentais.

125

Nos termos da Conveno Internacional sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Racial, a excluso de direitos baseada unicamente na origem nacional tambm poder caracterizar discriminao racial.

133

Servidor pblico estadual que ocupe cargo efetivo no Poder Executivo do estado do Esprito Santo, alm do cargo de professor em escola particular, mesmo sendo obrigado a contribuir tanto para o RPPS do estado quanto para o RGPS, s poder se aposentar pelo regime prprio do estado.
8

Cargo: Defensor Pblico Substituto

||DPEES12_001_01N362268||

CESPE/UnB DPEES

No que concerne a previdncia complementar, julgue os itens subsecutivos.


134

Julgue os prximos itens, relativos defesa dos interesses difusos em juzo.


143

O ente federativo que instituir previdncia complementar pblica poder fazer aporte de recursos respectiva entidade, mas sua contribuio normal no poder exceder do segurado. Embora a filiao a plano de previdncia complementar seja facultativa, se o empregado se filiar a um plano constitudo pela empresa para a qual trabalhe, os benefcios contratados passaro a integrar seu contrato de trabalho.

Em caso de leso ao patrimnio pblico, a indenizao obtida em ACP ser destinada a recompor o patrimnio lesado.

135

144

A coisa julgada ser erga omnes, mas limitada ao grupo, classe ou categoria de pessoas, na ACP ou na ao coletiva que verse sobre interesses coletivos, se a improcedncia se fundar em falta de provas.

Em um Estado democrtico de direito, cabe ao legislador a funo de editar a lei; ao administrador pblico e ao magistrado, aplicarem-na de modo a atingir os interesses do grupo formador do Estado. E a partir desses interesses que surgem os confrontos entre o que de interesse do Estado e o que deve ser de interesse privado. Considerando tais aspectos, julgue os itens a seguir.
136

145

Em processo coletivo, o reexame da deciso que negar a concesso de liminar poder ser realizado em processo cautelar ou em mandado de segurana, at que se profira a prestao jurisdicional definitiva.

Os interesses difusos e os interesses coletivos so indivisveis e se assemelham aos interesses individuais homogneos, por se dirigirem a grupos, categorias ou classes de pessoas determinveis. O interesse do Estado ou dos governantes deve coincidir necessariamente com o bem geral da coletividade, pois, ao tomarem suas decises, os governantes devem atender ao real interesse da comunidade.

Acerca da concesso dos benefcios da gratuidade de justia e dos honorrios de sucumbncia devidos DP, julgue os itens a seguir.
146

137

Presume-se ser pobre, at que se prove o contrrio, aquele que afirma no estar em condies de pagar as custas do processo e os honorrios de advogado, sem prejuzo prprio ou de sua famlia, sob pena de pagamento de at dez salrios mnimos.

Sabendo que, devido sua destinao, o MP est legitimado defesa de qualquer interesse difuso, julgue os itens seguintes.
138

147

A assistncia judiciria compreende as isenes de despesas com peritos e com a realizao do exame de cdigo gentico (DNA) requisitado pela autoridade judiciria nas aes de investigao de paternidade ou maternidade.

Conforme o princpio da obrigatoriedade, o dever de agir obriga o MP a propor ACP, mesmo nas situaes em que, esgotadas todas as diligncias, as evidncias no produzam todo o fundamento necessrio. Em caso de leses a interesses de uma categoria de pessoas, a restaurao da ordem jurdica violada s pode ser alcanada por meio de legitimao ordinria.
148

139

So devidos honorrios advocatcios DPE/ES quando esta atua contra municpio, ainda que este se localize no respectivo ente federativo, por haver compatibilidade lgica da obrigao.

Considerando que a CF fortaleceu a atuao do MP tanto na esfera civil como na penal, julgue os itens que se seguem.
140

luz do que dispem a CF, as constituies estaduais, a Lei A interveno do MP em ao coletiva em andamento na justia estadual no o suficiente para promover o deslocamento da competncia para a justia federal. Aos membros do MP cabe a defesa do patrimnio pblico e social, podendo eles atuar como representantes da fazenda pblica nas aes em que esta seja r, embora no tenham legitimidade para ser advogados nas aes em que a fazenda pblica seja autora. Considere a seguinte situao hipottica. Uma empresa de construo civil foi devidamente licenciada para iniciar as obras de construo de uma vila nas proximidades de um parque e, durante a execuo dessas obras, ocorreram danos ambientais localidade. Nessa situao hipottica, a empresa, independentemente de culpa, responder pelos referidos danos, para cuja reparao o MP estar apto a intentar ACP. Complementar Federal n.o 80/1994 e a Lei Complementar Estadual n.o 55/1994, julgue os itens que se seguem, relativos DP.
149

141

So prerrogativas dos membros da DPE, entre outras, os poderes de requisitar de qualquer autoridade pblica e de pessoas jurdicas de direito privado certides, exames, percias, vistorias, diligncias, documentos, informaes, esclarecimentos e demais providncias necessrias atuao da DP.

142

150

Compete ao subdefensor pblico-geral prestar apoio operacional e tcnico aos rgos da DPE/ES e supervisionar a atuao das coordenaes institucionais.
9

Cargo: Defensor Pblico Substituto

You might also like