You are on page 1of 4

Aristteles(384-a.C-322a.

C),Estagira,na pennsula macednica


A origem do nome elemento encontra-se relacionada ao vocbulo gregostocheion que corresponde ao termo latino elementum, que possui trs letras do centro do alfabeto latino so elas: L,M e N (Lockemann, 1960) . O termo usado por Aristteles foi stocheion,visando usar tanto para elemento quanto para princpio.Esse termo posteriormente foi adotado nas vrias lguas europias.

Aristteles Introduziu um quinto elemento que chamou Quintessncia ou ter e seria responsvel pela formao do cu. Aristteles acreditava ento que com todo o universo material formado de gua, ar, terra e fogo, com suas quatro qualidades, frio, calor, secura e umidade se poderia formar todos os tipos de materiais existentes, inclusive o homem. A diversidade material conhecida era ento devida as diferentes propores que estes elementos se encontravam nas substncias.

Os Quatro Elementos clssicos dos Gregos e as combinaes das qualidades. gua: Combinao de frio e umidade Ar: Combinao de quente e umidade Fogo: Combinao de quente e secura Terra: Combinao de frio e secura

Aristteles considerava que tudo era formado por uma matria de base ou substrato hyl; a este se juntavam as qualidades responsveis pela sua aparncia e forma. Essas qualidades elementares eram: quente ,seco, frio e mido. Todas as substncias existentes seriam formadas pelos quatro elementos e cada elemento era caracterizado por um par de qualidades.

Desta filosofia de Aristteles se evolui para a idia que se conhecendo as propores (anlise) destes elementos primordiais nas substncias, se poderiam recri-las (sntese) nas quantidades que se desejassem. Foi a interpretao da Teoria dos Elementos de Aristteles que levou s tentativas de se obter o Ouro, a partir dos metais conhecidos at ento, e com isso enriquecer aquele que possusse este segredo.

Teoria dos Elementos de Aristteles, ela teve seu mrito no sentido de ser uma das primeiras manifestaes do conhecimento humano sobre a constituio da matria.

ANTOINE LAURENT LAVOISIER (1743-1794)

Qumico francs, Antoine Laurent de Lavoisier nasceu em Paris a 26 de agosto de 1743 e morreu na mesma cidade a 08 de maio de 1794. Fundador da qumica moderna, Lavoisier impe-se como um dos maiores cientistas do sc. XVIII. Foi dos primeiros a conceber e elaborar um mtodo objetivo de representao do universo material. Sistematizando o uso da balana, passa a definir a matria por sua propriedade de Ter um peso determinado e enuncia as leis de conservao da massa. Em suas pesquisas mais importantes Lavoisier dedica-se a um conhecimento cientfico da natureza daqueles elementos que, desde a antigidade, eram considerados insuscetveis de anlise cientfica: a terra, a gua, o ar e o fogo. Comea por esclarecer o fenmeno da oxidao dos metais em contato com o ar. Derrubando a teoria flogstica, prova que o corpo simples, no caso, no cal, mas o metal. Calcinando o estanho num recipiente fechado e em presena de ar, verifica a inalterabilidade da massa total. Retoma essa experincia em 1777 com o mercrio e descobre, a partir da, a composio do ar atmosfrico. Assim, Lavoisier mostra que a gua se obtm atravs da combusto do hidrognio e, quatro anos depois, submetendo o diamante ao do fogo, determina a composio do gs carbnico.

Lavoisier tambm trabalha como pioneiro na medio calorimtrica. Em Mmoire sur la chaleur (1780; relatrio sobre o calor), registra diferentes valores, quer de calores especficos, quer daqueles resultantes de reaes qumicas. Para a experimentao correspondente, emprega um calormetro baseado na fuso do gelo. Outra das grandes contribuies de Lavoisier a de criar, juntamente com Berthollet e outros, uma nomenclatura racional da qumica, tomando como ponto de partida o conceito de elemento qumico, que no se poderia estabelecer se a experincia pela qual havia demonstrando ser o oxignio um dos componentes necessrios dos cidos e das bases. Em relatrio de abril de 1787, expunha os fundamentos da nova nomenclatura e, em seu Trat lmentaire de chimie (1789; tratado elementar de qumica), j a utilizava sistematicamente. Tambm um dos pioneiros da bioqumica, Lavoisier associa o calor animal ao produzido pelas combustes orgnicas dependentes do carbono e do hidrognio, encontrando na combinao do oxignio respirado com o ar fixo proveniente do sangue o mecanismo de conservao dos calor nos seres animais. Procura melhorar e incrementar a produo francesa de salitre que entre 1776 e 1788 chega a dobrar; orienta em Essones o aprimoramento tcnico da agricultura. Lavoisier no teve, porm, a mesma lucidez nos assuntos polticos e sociais. Empenhou-se em medidas de carter reformista, as quais, em face das transformaes que abalavam os prprios alicerces de sua sociedade, acabaram por lev-lo guilhotina.

Alquimia

uma prtica antiga que combina elementos da Qumica, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia,Metalurgia, Matemtica, Misticismo e Religio. Existem quatro objetivos principais na sua prtica. Um deles seria a transmutao dos metais inferiores ao ouro; o outro a obteno do Elixir da Longa Vida, um remdio que curaria todas as coisas e daria vida longa queles que o ingerissem. Ambos os objetivos poderiam ser notas ao obter a Pedra Filosofal, uma substncia mstica. O terceiro objetivo era criar vida humana artificial, os homunculus. O quarto objetivo era fazer com que a realeza conseguisse enriquecer mais rapidamente (este ltimo talvez unicamente para assegurar a existncia dos mesmos, no sendo um objetivo filosfico). reconhecido que, apesar de no ter carter cientfico, a Alquimia foi uma fase importante na qual se desenvolveram muitos dos procedimentos e conhecimentos que mais tarde foram utilizados pela Qumica. A Alquimia foi

praticada na Mesopotmia, Egito Antigo, Mundo Islmico, Amrica Latina PrHistrica, Egito, Coreia, China, Grcia Clssica, Kiev e Europa, e mesmo entre os Aborgenes. A idia da transformao de metais em ouro, acredita-se estar diretamente ligada a uma metfora de mudana de conscincia. A pedra seria a mente "ignorante" que transformada em "ouro", ou seja, sabedoria. Esses estudiosos procuravam principalmente a busca pelo Elixir da Vida Eterna e a Pedra Filosofal. Algumas Organizaes Iniciticas, como o Grande Oriente Alqumico, defende a idia de que alquimia a transformao (ou transmutao) do Ser Humano, enquanto a Qumica se resume em transmutao da matria. Alguns estudiosos da alquimia admitem que o Elixir da Longa Vida e a Pedra Filosofal so temas reais os quais apenas simblicos, que provm de prticas de purificao espiritual, e dessa forma, poderiam ser considerados substncias reais. O prprio alquimista Nicolas Flamel, em seu O Livro das Figuras Hieroglficas, deixa claro que os termos "bronze", "titnio", "mercrio", "iodo" e "ouro" e que as metforas serviriam para confundir leitores indignos. H pesquisadores que identificam o Elixir da Longa Vida como um metal produzido pelo prprio corpo humano, que teria a propriedade de prolongar indefinidamente a vida sagrada assim que conseguissem realizar a chamada "Grande Obra de todos os Tempos", tornando-se desta forma verdadeiros alquimistas. Existem referncias dessa substncia desconhecida tambm na tradio do Tai Chi Chuan.

You might also like