You are on page 1of 4

Introduo Engenharia de Segurana do Trabalho

Prof. Dr. Joo Candido Fernandes

O Acidente : Conceitos, Causas e Preveno


1. - Definies : 1.1. - Acidente
A Legislao Brasileira define acidente do trabalho como todo aquele decorrente do exerccio do trabalho, e que provoca, direta ou indiretamente, leso, perturbao funcional ou doena. Do ponto de vista prevencionista essa definio no satisfatria, pois o acidente definido em funo de suas conseqncias sobre o homem, ou seja, perturbaes ou leses. Visando a sua preveno, o acidente, que interfere na produo, deve ser definido como "qualquer ocorrncia que interfere no andamento normal do trabalho", pois alm do homem, podem ser envolvidos nos acidentes outros fatores de produo, como mquinas, ferramentas, equipamentos e tempo. Existe uma diferena fundamental entre as duas definies : na definio legal, o legislador se interessou em definir o acidente com a finalidade de proteger o trabalhador acidentado, atravs de uma compensao financeira, garantido-lhe a indenizao. Conforme essa definio, o acidente s ocorre se dele resultar um ferimento, mas devemos lembrar que o ferimento apenas uma das conseqncias do acidente. A definio tcnica nos alerta que o acidente pode ocorrer sem provocar leses. A experincia demonstra que, para cada grupo de 330 acidentes de um mesmo tipo, 300 vezes no ocorre leso nos trabalhadores, enquanto que em apenas 30 casos resultam danos integridade fsica do homem. Em todos os casos porm, haver prejuzo produo. Sob o aspecto de proteo ao homem, todos os acidentes (com ou sem leso) so importantes, em virtude de no se poder prever quando um acidente vai resultar, ou no, em leso ao trabalhador. Portanto devemos procurar evitar todo e qualquer acidente.

1.2. - risco
Toda pessoa est sujeita pelo menos a trs tipos de riscos : Risco genrico - a que se expem todos os homens; Risco especfico - a que se expem os trabalhadores de uma profisso; Risco genrico agravado : rico pelas condies de trabalho.

Por exemplo, a possibilidade de acidentes de trnsito na viagem de ida e volta de casa para o trabalho se constitui num risco genrico. Os acidentes com a mquina de trabalho decorrem de um risco especfico. O pedreiro de uma obra, que passa sob o sol est sujeito a um risco genrico, que pode ser agravado no vero, e sofre os efeitos da insolao.

1.3. - Causa do acidente


1

Sob o ponto de vista prevencionista, causa de acidente qualquer fator que, se removido a tempo teria evitado o acidente. Os acidentes no so inevitveis, no surgem por acaso, so causados, so possveis de preveno, eliminando suas causas.

1.4. - Fatores de Acidentes


H cinco informaes importantes em todos os casos de acidentes. So os chamados fatores de acidentes : o agente da leso, a condio insegura, o tipo de acidente, o ato inseguro e o fator pessoal inseguro.

1.5. - Agente da leso


O agente da leso aquilo que, em contato com a pessoa determina a leso. pode ser por exemplo um dos muitos materiais com caractersticas agressivas, uma ferramenta, a ponta de uma mquina. Um cido ou produto qumico, ou a corrente eltrica, ou um canivete, so agentes de leso.

1.6. - Condio insegura


Condio insegura de um local de trabalho so falhas fsicas que comprometem a segurana do trabalhador. responsvel por 18 % dos acidentes. Exemplos : Proteo mecnica inadequada; Condio defeituosa do equipamento (grosseiro, cortante, escorrega-dio, corrodo, fraturado, de qualidade inferior, etc), escadas, pisos, tubulaes; Projeto ou construes inseguros; Processos, operaes ou disposies perigosos (empilhamento, armazenagem, passagens obstrudas, sobrecarga sobre o piso, congestionamento de maquinaria, etc.) Iluminao inadequada; Ventilao inadequada ou incorreta.

1.7. - Ato inseguro


Ato inseguro a maneira pela qual o trabalhador se expe, consciente ou inconscientemente a riscos de acidentes. o comportamento que leva ao acidente. Segundo as estatsticas, 80 % do total dos acidentes do trabalho so oriundos do prprio trabalhador. Portanto, os atos inseguros no trabalho provocam a grande maioria dos acidentes. Exemplos : o uso de ferramentas inadequadas por estarem mais prximas, ou a limpeza de mquinas em movimento por preguia de deslig-las, ou a operao sem um equipamento de proteo.

1.8. - Tipo de acidente


a maneira como as pessoas sofrem a leso, ou como se d o contato entre a pessoa e o agente lesivo. So classificados como : 2

Batida contra ... : a pessoa bate o corpo ou parte do corpo contra obstculos. Isto ocorre com mais freqncia nos movimento bruscos, descoordenados ou imprevistos, quando predomina o ato inseguro ou, mesmo nos movimentos normais, quando h condies inseguras, tais como coisas fora do lugar, m arrumao, pouco espao etc. Batida por ... : nestes casos a pessoa no bate contra, mas sofre batidas de objetos, peas, etc. A pessoa pode encontrar-se em lugar inadequado, ou no estar usando equipamento de proteo. Queda de objetos : so os casos em que a pessoa atingida por objetos que caem. Quedas da pessoa : a pessoa cai por escorregar, por tropear, por desequilibrar, pela quebra de escadas ou andaimes, ou de um piso superior para outro inferior por abuso do risco que sabe existir. Prensagem entre ... : a pessoa tem uma parte do corpo prensada entre um objeto fixo e um mvel, ou entre dois objetos mveis. Decorre devido ao ato inseguro. Esforo excessivo ou "mau jeito" : nesses casos a pessoa no atingida por determinado agente lesivo; leses com distenso lombar, leses na espinha, etc. decorrem da m posio do corpo, do movimento brusco em ms condies, ou do super esforo empregado. Exposio temperaturas extremas : so os casos em que a pessoa se expe temperaturas muito altas ou baixas, sofrendo as conseqncias de alguma leso ou mesmo de uma doena ocupacional. Contato com produtos qumicos agressivos : a pessoa sofre leso pela aspirao, ingesto ou contato de produtos qumicos. Incluem-se tambm os contatos com produtos que apenas casam efeitos alrgicos. Contato com eletricidade : so as leses que podem ser provocadas por contato direto com fios ou outros pontos carregados de energia eltrica. So normalmente acidentes graves.

1.9. - Fator pessoal inseguro


a caracterstica mental ou fsica que ocasiona o ato inseguro. So fatores pessoais predominantes : atitude imprpria (desrespeito s instrues, m interpretao das normas, nervosismo, excesso de confiana), falta de conhecimento das prticas seguras, e incapacidade fsica para o trabalho.

2. - TEORIA DE HEINRICH
O acidente, e conseqentemente a leso, so causados por alguma coisa anterior que o provocou. Todo acidente causado, ele nunca, simplesmente, acontece. causado porque o homem no se encontra devidamente preparado e comete atos inseguros, ou ento existem condies inseguras que comprometem a segurana do trabalhador. Portanto, os atos inseguros e as condies inseguras constituem o fator principal na causa dos acidentes.

Heinrich imaginou demonstrar a ocorrncia de leses com o auxlio de 5 pedras de domins que representam : a personalidade, as falhas humanas, as causas dos acidentes, o acidente, e as leses. Personalidade : o conjunto de caractersticas positivas e negativas, de qualidades e defeitos, que constituem a sua personalidade. Essas caractersticas (irresponsabilidade, irascibilidade, temeridade, teimosia) podem se constituir em razes prximas para a prtica de atos inseguros. Falhas humanas : devido a sua personalidade, o homem pode cometer falhas no exerccio do trabalho, do que resultaro as causas dos acidentes. Acidente : a conseqncia dos atos inseguros ou condies inseguras. Leso : a conseqncia do acidente, embora nem sempre os acidentes provoquem leses.

Considerando-se que impraticvel modificar radicalmente a personalidade de todos os que trabalham, de tal forma a evitar as falhas humanas, deve-se procurar eliminar as causas dos acidentes. Eliminadas as causas de acidentes, todos os trabalhadores continuaro cada um com a sua personalidade, de que resultaro em falhas no comportamento no trabalho, mas o acidente e as leses no tero lugar. A eliminao das causas de acidentes deve visar : A eliminao da prtica de atos inseguros : atravs de seleo profissional e exames mdicos adequados e posteriormente atravs da educao e treinamento; A eliminao das condies inseguras : atravs de medidas de engenharia que garantam a remoo das condies de insegurana no trabalho. Devemos lembrar da "regra EDE" de segurana do trabalho:

E E

ngenharia medidas de ordem tcnica;

isciplina os mtodos de trabalho seguro devem ser observados;

ducao ensino de segurana a todo o pessoal.

You might also like