You are on page 1of 9

AS DOUTRINAS DO KARMA, PREDESTINAO E REENCARNAO 1

Swami Bhaskarananda 2

A DOUTRINA DO KARMA
Introduo O Hindusmo acredita na doutrina de causa e efeito, que em snscrito chamada Karmavda a teoria ou doutrina do karma. A palavra karma significa ao. Algumas vezes a palavra tambm usada significando o efeito da ao. De acordo com esta doutrina, todas as boas aes produzem bons efeitos, e as ms aes, maus efeitos. Os efeitos ou frutos da ao so geralmente chamados karmaphala 3 em snscrito. Os frutos das boas aes trazem prazer e felicidade para aquele que as fazem, enquanto os frutos das ms aes causam sofrimento e dor. A Fsica nos ensina sobre a teoria da conservao da energia. De acordo com esta teoria, a energia nunca destruda; na realidade um tipo de energia transformase em outro tipo de energia. Usando esta idia como uma analogia, pode-se dizer que a energia utilizada atravs de qualquer ao daquele que a executa, muda sua forma e torna-se fora krmica ou karmaphala. Esta fora, como um bumerangue, inevitavelmente retorna ao agente da ao cedo ou tarde. Retornando ao agente da ao, a fora krmica comea a agir sobre sua mente e corpo causando prazer ou dor. Nenhum agente de uma ao pode escapar desta fora krmica. Depois de agir sobre sua mente e corpo, a fora krmica dissipada. Ela deixa o agente da ao e torna-se parte do vasto depsito da energia csmica. De acordo com esta doutrina, Deus no responsvel pelo prazer e dor de Suas criaturas. So as criaturas que so responsveis por sua prpria felicidade ou sofrimento. Eles sofrem ou gozam devido s consequncias de suas prprias aes, boas ou ms. De acordo com o Hindusmo, Deus o karmaphaladt aquele que d os frutos da ao. Ele o Dispensador Definitivo da justia. Ele se certifica de que todos obtenham seu prprio karmaphala, e de ningum mais. Durante o tempo de vida mdio um agente de aes executa inumerveis aes e os efeitos das quais so igualmente incontveis. Todos os efeitos de suas aes no retornam imediatamente a ele, apesar de que alguns deles possam faz-lo. Por exemplo, se uma pessoa planta uma semente de maa em seu pomar, levar
1 2

Traduo dos captulos IX, X e XI do livro The Essentials of Hinduism, de Swami Bhaskarananda. Swami Bhaskarananda o Presidente da Vedanta Society of Western Washington em Seattle, EUA. 3 Snscrito: karma=ao; phala=fruto.

anos antes que possa obter os frutos. Mas se coloca sua mo no fogo ter um efeito imediato, sua mo se queimar. Sanchita Karma e Prrabdha Karma Algumas aes, devido sua natureza inerente, do efeitos mais tarde. Elas so como depsitos de um investimento com datas para resgate para o futuro. Algumas podem amadurecer ou serem resgatadas daqui a vrios anos. Da mesma forma, os frutos de algumas aes que podero ser resgatados em uma data futura, podem no chegar durante o tempo de vida do agente da ao. Tais frutos de aes ou karmaphala permanecero armazenados at suas datas de resgate. Eles podero vir em uma vida futura do agente da ao. Assim, no Hindusmo, a doutrina do karma est tambm ligada doutrina da reencarnao. Foras krmicas armazenadas so os efeitos das aes feitas pelo agente da ao em vidas passadas. Estas foras so chamadas sanchita karma ou foras krmicas acumuladas. Elas permanecem em um estado potencial assim como os muitos depsitos de um investimento com diferentes datas de resgate, quando amadurecem, em um banco. Quando uma amadurece, torna-se cintica e comea a agir sobre a mente e corpo do agente da ao. A fora krmica, nesta forma cintica, chamada prrabdha karma a fora krmica que j iniciou a provocar os efeitos. De acordo com o Hindusmo, o prrabdha karma causa o nascimento e determina a durao da vida de uma pessoa. Ele tambm causa o prazer ou dor durante a vida de uma pessoa. Quando a fora de seu prrabdha karma se esgota, seu corpo morre. como se o corpo fosse um relgio de corda, a mola que contrada nele como se fosse o prrabdha karma, que continua a faz-lo trabalhar por um certo tempo. Quando a energia da mola esgotada, o relgio pra. Kriyamna (gm) Karma Qualquer ao feita nesta vida, ou seu efeito, chamado kriyamna karma ou gm karma em snscrito. As escrituras hindus nos dizem que tipo de kriyamna karma ou ao feita nesta vida ter efeito imediato. Uma pessoa que tenha cometido crimes extremamente hediondos, 4 como matar uma alma santa ou uma mulher, sofrer dos maus efeitos da ao nesta mesma vida. Outras aes, boas ou ms, que so relativamente triviais, podem no ter efeito imediato. Estas aes vo se acumulando durante a vida de uma pessoa como kriyamna karma e eventualmente se juntam ao vasto depsito do sanchita (ou acumulado) karma. A Viso do Hindusmo Sobre o Suicdio Se uma pessoa pra o relgio de seu corpo prematuramente cometendo o suicdio, ele comete um grande erro. Sua fora krmica no pra com a sua morte. Ela continua perseguindo-o mesmo no outro mundo. Por esta morte no-natural causada por si mesmo, a fora krmica inflige muito vezes mais sofrimento e dor sobre ele do que teria sofrido se estivesse vivo no corpo. Por isso o Hindusmo condena fortemente o suicdio.

Em snscrito, atyutkata karma.

A Interpretao do Hindusmo Sobre a Morte na Infncia luz da reencarnao, o Hindusmo no considera necessariamente uma criana recm-nascida como uma alma pura ou inocente. Nem acredita que uma criana que morre pouco aps seu nascimento ir ao cu ou se tornar liberada. Cada nascimento uma oportunidade para um indivduo crescer e progredir espiritualmente atravs das amargas e doces experincias da vida. Aqueles que morrem na infncia no conseguem esta oportunidade. Uma pessoa com muito mau karma para esgotar, pode nascer repetidamente apenas para morrer vrias vezes na sua infncia. Ele esgota seu mau karma atravs do doloroso processo de infrutferos e repetidos nascimentos e mortes. A curta durao de sua vida na terra impede a ele de fazer qualquer progresso espiritual. Pode um Santo ter Doena Fsica ou Sofrimento Mental? Existe uma noo errada na mente de algumas pessoas que um santo verdadeiro no deve sofrer de nenhuma doena fsica ou dor mental. Esta noo baseada na suposio de que o santo, sendo perfeito, no deve sofrer como as outras pessoas. Mas muitos santos genunos so vistos passando por muito sofrimento mental e fsico em suas vidas. O ditado Um santo tem um passado, e um pecador, um futuro, pode explicar porque um santo sofre nesta vida. O santo deve ter cometido algumas aes ms em uma ou mais de suas vidas passadas. Ele est sofrendo o efeito daquelas aes nesta vida na forma de sofrimento fsico ou mental. Mesmo sendo espiritualmente iluminado agora, ele ainda assim deve esgotar seu prrabdha karma at que a fora daquele karma termine. 5 De acordo com a doutrina do karma, quando uma pessoa torna-se um santo ao ter a experincia espiritual suprema, todo o seu sanchita (ou acumulado) karma , por assim dizer, reduzido a cinzas. Mas ele no pode livrar-se de seu prrabdha karma at sua morte. O Hindusmo usa uma bela analogia para explicar isto. Um caador tem sua aljava cheia de flechas. Estas flechas so seu sanchita (ou acumulado) karma. Ele retira uma flecha de sua aljava, coloca em seu arco e atira. A flecha atirada por ele seu prrabdha karma. Uma vez que a flecha atirada de seu arco ele no tem mais nenhum controle sobre ela. Ela continua seu caminho atravs do ar e cai ao solo quando sua energia termina completamente. O prrabdha karma como a flecha sobre a qual o caador no tem mais qualquer controle. O prrabdha karma cria o corpo de um homem e continua trazendo prazer e dor at que toda sua fora krmica se esgote, e ento o corpo morre. Mesmo os santos no so isentos deste processo. Uma Encarnao Divina Est Alm das Foras Karmicas Existe, contudo, uma exceo a esta regra. Uma Encarnao Divina jamais controlada pelas foras do karma, nem seu corpo causado por qualquer prrabdha karma. Deus, para encarnar-se na terra em forma humana, cria um corpo terreno
5

No contexto do Hindusmo, um santo aquele que experimentou Deus face a face nesta vida. Tambm pode ser dito que um santo aquele que atingiu a perfeio manifestando sua divindade inerente.

para Si mesmo atravs de Seu inescrutvel e mgico poder ou my e entra nele. Por Sua my Ele d aos outros a impresso de que nasceu de pais humanos. Por compaixo por Suas criaturas que tomam refgio Nele, Ele absorve seus pecados e mau karma em Seu corpo terreno, e sofre por sua causa. Para dar a eles alvio e salvao, Ele esgota seu mau prrabdha karma. Uma Encarnao Divina tambm no produz qualquer karmaphala por qualquer ao que faa em Sua existncia terrena. O Sofrimento ao Nascer Visto Luz do Karma e Reencarnao Por que uma criana nasce cega enquanto outra nasce com um corpo perfeito no pode ser explicado dizendo que isto acontece devido vontade de Deus. Neste caso Deus seria injusto ou caprichoso. O Hindusmo explica esta disparidade em termos da reencarnao e da doutrina do karma. A criana nasce cega como resultado de ms aes feitas em encanaes prvias. O karmaphala acumulado de nascimentos passados teve o efeito da cegueira neste nascimento. As Foras Krmicas No Governam as Vidas Humanas Completamente Deve ser claramente compreendido que o Hindusmo nunca diz que tudo o que acontece na vida de uma pessoa o resultado de suas aes feitas nas vidas anteriores. A fora do karma apenas uma das muitas foras que controlam sua vida. Mesmo com estas foras agindo sobre ele, tem certa quantidade de liberdade de ao tambm. Ele deveria exercer esta liberdade atuando de uma maneira que o isente de sofrimento ou dor no futuro e ajudando-o a atingir a liberao atravs da realizao de Deus. As escrituras do Hindusmo, o Bhagavad Gt em particular, tambm nos dizem que uma pessoa pode livrar-se de todas as suas foras krmicas, exceto aquelas do prrabdha karma, se ele executar suas atividades sem esperar os frutos ou resultados de suas prprias aes. Um devoto de Deus encorajado a desenvolver a atitude de que suas aes no so para si mesmo e sim para agradar a Deus. A ao feita com esta atitude ajuda-o a libertar-se dos efeitos futuros das aes (kriyamna karma) feitos nesta vida. Tambm purifica sua mente e assim capacita-o a ter a viso de Deus. Aps a viso de Deus ele liberta-se de todo seu sanchita (ou acumulado) karma. Assim atinge a liberao do ciclo de repetidos nascimentos e mortes. Mesmo assim, ele ter que esgotar seu prrabdha karma, das garras do qual nenhum mortal pode escapar completamente. Alguns dizem, contudo, que mesmo que no se possa escapar completamente de seu prrabdha karma, a intensidade de suas foras pode ser consideravelmente reduzida ao entregar-se a Deus completamente. Shr Srad Dev (1853-1920), uma das grandes mulheres santas da ndia, d suporte a esta opinio. Ela diz, Entregando-se a Deus um devoto pode reduzir consideravelmente seu prrabdha karma. Por exemplo, se ele estava destinado a ter o ferimento causado por uma espada devido s suas foras krmicas, ao invs disso ter o ferimento causado por uma farpa.

A Graa de Deus no Hindusmo luz da doutrina do karma pode parecer que o homem responsvel por qualquer coisa que acontece a ele em sua vida, na forma de prazer e dor. J que Deus apena o dispensador do karmaphala do homem, Seu papel no diferente do papel de um caixa em um banco. O caixa no pode dar nenhum dinheiro ao depositante alm do seu capital investido e seus juros. Ento onde est o lugar da graa de Deus no Hindusmo? Em resposta, o Hindusmo diz que a graa de Deus no pode ser condicional. Qualquer dom condicional no pode ser chamado de verdadeira graa. Por isso, a graa de Deus tem que ser incondicional, justa e imparcial. Da mesma forma que o sol brilha sobre os bons e os malvados, assim tambm Deus derrama Sua graa imparcialmente sobre todos, sejam bons ou maus. Os bons usam a graa de Deus para bons propsitos. Os malvados usam a graa de Deus pra maus propsitos. Shr Rmakrishna explica isto com a ajuda de uma bela analogia. Em um pequeno quarto uma vela est queimando. Com a luz da vela uma pessoa est lendo um livro sagrado, enquanto outra no mesmo quarto est forjando notas de dinheiro. Nesta analogia a luz da vela representa a graa de Deus. Ela imparcial, brilha igualmente sobre ambos. As duas pessoas esto usando a graa de Deus para dois propsitos completamente diferentes um bom, outro mau. Talvez um deles eventualmente torne-se um santo, enquanto o outro terminar na priso. De acordo com Shr Rmakrishna a brisa da graa de Deus est sempre soprando. Todos neste mundo so como donos de barcos a vela. Enquanto a vela do barco no for aberta, no se pode ter a vantagem da brisa no se pode ter o benefcio da graa de Deus. Mas to logo as velas so abertas, a brisa da graa divina comea a mover o barco. Nesta analogia o ato de abrir as velas no seno o autoesforo. Sem auto-esforo uma pessoa no ser capaz de apreciar nem de desfrutar do benefcio da graa de Deus.

A DOUTRINA DA PREDESTINAO

De acordo com a doutrina da predestinao, cada evento na vida de um indivduo j foi determinado por Deus tudo acontece somente de acordo com a vontade de Deus. Os indivduos no tm nenhum controle sobre os eventos. luz da doutrina da predestinao, a doutrina do karma no pode ser aceita como uma doutrina vlida, e vice-versa. O Hindusmo, contudo, aceita ambas as doutrinas como vlidas. De acordo com o Hindusmo, a doutrina do karma vlida para uma pessoa que tem o sentido

de agente da ao ou daquele que faz a ao. Tal pessoa considera-se responsvel por suas aes, sejam boas ou ms. Porm atravs de intensa prtica espiritual, a mente de um aspirante espiritual pode adquirir cada vez mais elevados graus de pureza. Em certo nvel elevado de pureza mental, o aspirante perde completamente seu sentido de ser o agente da ao. Ele ganha a firme convico de que ele no aquele que faz qualquer de suas aes. Ele torna-se convencido de que Deus tem feito tudo usando seu corpo, mente, energia e sentidos. Ele sente que apenas um instrumento nas mos de Deus e tudo o que Deus tem feito para ele para seu definitivo bem espiritual. Neste nvel elevado de espiritualidade, a doutrina da predestinao torna-se a nica doutrina vlida para ele. Para ele a doutrina do karma cessa de ser uma doutrina vlida. Por isso, estas duas doutrinas, mesmo que aparentemente contraditrias entre si, so vlidas para pessoas em diferentes estgios de crescimento espiritual. Em um nvel intermedirio de crescimento espiritual, contudo, um aspirante pode interpretar alguns eventos de sua vida em termos da doutrina da predestinao e interpretar outros eventos de sua vida em termos da doutrina do karma.

A DOUTRINA DA REENCARNAO

Introduo A ideia da reencarnao no Hindusmo talvez to antiga quanto o prprio Hindusmo. Para os estudantes de religies a reencarnao uma doutrina teolgica. A maioria dos Hindus a consideram um fato. A evidncia que d suporte reencarnao vem de duas fontes: (1) Jtismaras pessoas que podem lembrar sua vida ou vidas passadas e (2) o testemunho das escrituras ou santos. A literatura religiosa hindu est repleta de numerosas referncias reencarnao. No Bhagavad Gt, Shr Krishna, uma Encarnao Divina, diz ao seu discpulo Arjuna, Arjuna, tanto Eu quanto voc nascemos muitas vezes no passado. Voc no se lembra desses nascimentos, mas Eu lembro de todos. Neste contexto particular Shr Krishna pode ser chamado um Jtismara, uma pessoa que lembra de seus nascimentos anteriores, mas Arjuna no . O Hindusmo acredita que no apenas as Encarnaes Divinas como Shr Krishna, mas puros santos tambm, se eles quiserem, podem lembrar suas encarnaes passadas. Atravs dos anos algumas pessoas que no so nem encarnaes divinas nem santos mostraram a rara habilidade de lembrar-se de suas vidas passadas. Seu nmero muito pequeno. Mesmo assim, a validade de muitos

de tais casos foi provada na ndia atravs de investigaes confiveis e imparciais, desde o passado. A doutrina da reencarnao explica muitas coisas que no podem ser adequadamente explicadas de outra maneira. Por exemplo, o gnio de uma criana prodgio como Mozart no pode ser explicado satisfatoriamente apenas pela hereditariedade ou genes. Somente a doutrina da reencarnao pode explicar isto satisfatoriamente. Tal prodgio tem que ter sido um msico altamente desenvolvido em seu ltimo nascimento e carregou este talento para esta encarnao. Em resposta pergunta, Por que uma pessoa reencarna? O Hindusmo diz que os desejos insatisfeitos da pessoa que partiu so essencialmente responsveis por seu renascimento. Para compreender esta posio deve-se conhecer a viso do Hindusmo sobre a morte e o alm. Os Corpos Sutis e Grosseiros do Homem De acordo com o Hindusmo, o homem tem dois corpos, o grosseiro e o sutil. O corpo grosseiro o corpo fsico. O corpo sutil consiste da mente, intelecto, rgos sensrios, rgos motores e energia vital. Os olhos, ouvidos, nariz, lngua e pele, fsicos, no so considerados os reais rgos sensrios. Eles so apenas como salas usadas pelos sentidos da viso, audio, odor, paladar e tato para estabelecer contato com o mundo externo. Os reais rgos sensrios so extremamente sutis. A Morte e os Lokas Diferentes Planos de Existncia Quando uma pessoa morre, se corpo fsico grosseiro deixado para trs e a alma com o corpo sutil, consistindo de sua mente, intelecto, energia vital e rgos sensrios e motores, vai para um plano diferente de existncia. Tal plano de existncia chamado loka em snscrito. 6 Alm deste plano terreno, que chamado Bhrloka, existem inumerveis lokas. Eles so mundos de diferentes conjuntos de vibrao. Todos eles, contudo, ocupam o mesmo espao. Os lokas no esto nem acima nem abaixo em relao a este plano terreno. Eles tm a mesma existncia espacial. No possvel para ningum fazer uma lista exaustiva dos lokas, pois so inumerveis. Mesmo assim, o Hindusmo fala de quatorze lokas 7 incluindo este plano terreno (Bhrloka). Os lokas so Satyaloka, Tapoloka, Maharloka, Janaloka, Svarloka, Bhuvarloka, Bhrloka, Atalaloka, Vitalaloka, Sutalaloka, Rastalaloka, Taltalaloka, Mahtalaloka, e Ptlaloka. Entre estes lokas, os seis primeiros so considerados os lokas mais elevados 8 e os sete ltimos so considerados os lokas inferiores. Os adjetivos superior ou inferior neste contexto, so usados na comparao das condies encontradas no Bhrloka (plano terreno). Nos lokas
De acordo com o conceito popular existem trs lokas. Eles so Svarga, Martya e Ptla, mas as escrituras falam de muitos mais. 7 Swami Nikhilananda, Vedntasara of Sadnanda (Calcutta: Advaita ashrama, 1978),61. 8 Escrituras do Hindusmo mencionam outros lokas superiores tambm. O Kaushtaki Upanishad (1.3) menciona Brahmaloka, Prajpatiloka, Indraloka, dityaloka, Varunaloka, Vyuloka e Agniloka como os sete lokas superiores.
6

superiores, em ordem ascendente, existe cada vez mais felicidade ou bemaventurana espiritual se comparado com o que normalmente encontramos neste plano terreno. De forma similar, nos lokas inferiores, em ordem descendente, existe cada vez mais sofrimento. Todas estas felicidades ou sofrimentos, contudo, so experimentados pela alma que partiu, apenas atravs de sua mente. O grau de pureza de sua mente determina para onde sua alma, junto com seu corpo sutil, ir. A alma que partiu ir para um loka superior se sua mente for pura e para um loka relativamente inferior se no for. Como determinado por seu karma passado, a alma que partiu permanece em um desses lokas por certo perodo de tempo, seja sofrendo ou gozando l. O Desejo Insatisfeito Causa a Reencarnao Quando uma pessoa morre com um forte desejo insatisfeito que pode ser satisfeito apenas na terra, sua mente enquanto ele est no outro plano deseja intensamente a satisfao daquele desejo. Aquele desejo insatisfeito eventualmente o traz de volta a terra, assim causando seu renascimento ou reencarnao. Uma analogia explicar isto mais claramente. Vamos supor que uma pessoa adora a um prato extico especial que servido por um determinado restaurante na cidade onde ele vive. Mas o restaurante se encontra a vinte quilmetros de sua casa. Um dia ele sente um grande desejo por este prato. Seu forte desejo de desfrutar deste alimento o convencer a entrar no carro e dirigir por vinte quilmetros at aquele restaurante. Assim tambm o desejo de uma alma que partiu, de satisfazer seu desejo insatisfeito o trar de volta a terra at que seu desejo esteja satisfeito. Reencarnao Uma Oportunidade de Fazer Progresso Espiritual A reencarnao tambm d a uma pessoa a oportunidade de gradualmente evoluir espiritualmente atravs das vrias experincias valiosas que ele adquire em suas diferentes encarnaes. Eventualmente ele atinge a meta de seu progresso espiritual atravs da realizao de Deus. Aps a realizao de Deus ele transcender todos os desejos, pois para ele no falta mais nada. Ele transcende as correntes dos repetidos nascimentos e mortes. Tal pessoa chamada de alma liberada. Transmigrao de Almas A ideia da transmigrao de almas est presente tambm no Hindusmo. Geralmente falando, uma alma humana segue evoluindo de encarnao a encarnao. normal para uma alma humana nascer repetidas vezes somente em corpos humanos at que seja liberada. Mas podem haver raras excees. Nestes casos excepcionais uma alma humana pode nascer uma ou duas vezes em um corpo sub-humano para esgotar um karma muito mau. Quando o mau karma esgotado, a alma encarna-se novamente em um corpo humano e segue o processo da evoluo espiritual gradual. A Reencarnao e a Ideia da Evoluo das Espcies Aqueles que no aceitam a ideia da reencarnao algumas vezes argumentam que o nmero total de seres humanos deveria ter se esgotado por causa dos muitos seres humanos que devem ter se liberado da morte e do renascimento desde o incio

da criao. Mas o Hindusmo refuta esta objeo declarando que muitos seres subhumanos atravs do curso da evoluo esto nascendo como seres humanos. Consequentemente, o nmero de seres humanos est aumentando. O Hindusmo tambm afirma que a divindade est igualmente presente em todas as almas, estejam em corpos humanos ou sub-humanos. De outra forma isto seria contrrio a ideia da onipresena de Deus. Patanjali, o autor do sistema de Yoga de filosofia religiosa, fala da transformao de uma classe de seres ou espcie em outra. Em snscrito isto chamado de jtyantara-parinma. De acordo com Patanjali, uma classe de seres ou espcie potencialmente tem a habilidade de evoluir em outra classe ou espcie quando as mudanas das circunstncias criarem um ambiente apropriado para tal evoluo.

You might also like