You are on page 1of 6

31. (UFRGS/1999) Leia o soneto abaixo, de Lus de Cames.

Amor fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer; um no querer mais que bem querer; solitrio andar por entre a gente; nunca contentar-se de contente; cuidar que se ganha em se perder; querer estar preso por vontade; servir a quem vence o vencedor; o tempo que nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos coraes humanos amizade, Se to contrrio a si meu Amor? Com relao ao soneto acima, considere as seguintes afirmaes. I. Vale-se de uma forma relativa para definir o amor. II. Constri-se sobre antteses. III. Constri-se sobre metonmias que remetem mulher amada. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D)Apenas I e II. (E) I, II e III.

34. (UFRGS/1999) Leia o texto abaixo.

O indianismo representou, na seio do Romantismo brasileiro, uma das formas de afirmao da nacionalidade literria, encontrando em Gonalves Dias e Jos de Alencar os seus representantes mais destacados. Nas suas origens, est o desejo de fixar, na figura indgena, o autenticamente brasileiro, j antecipado nos poemas picos de Santa Rita Duro e de Baslio da Gama, ao que se acrescenta a influncia europia, representada, entre outros, pelos romances de Chateaubriand. Assinale a alternativa que melhor corresponde ao texto acima. (A) O Indianismo uma das formas romnticas de desvincular a literatura da realidade nacional, utilizando referenciais europeus. (B) A influncia francesa no Indianismo brasileiro, embora se fizesse presente em Gonalves Dias e em Jos de Alencar, mais perceptvel nos poemas picos de Santa Rita Duro e

de Baslio da Gama. (C) A exaltao do ndio como representante da nao brasileira j estava presente tanto nos romances de Chateaubriand como nos poemas picos de Santa Rita Duro e de Baslio da Gama. (D)O sentimento nacionalista de Gonalves Dias e de Jos de Alencar, expresso, respectivamente, na poesia e no romance, concentrou-se na vida do indgena, sem deixar espao para o desenvolvimento de outros assuntos. (E) O Indianismo j se manifesta em obras do perodo colonial, porm s no Romantismo adquiriu a funo de promover a identidade nacional, ainda que com inspirao europia.
40. (UFRGS/1999) Considere as afirmaes abaixo, relativas a Augusto dos Anjos. I. Augusto dos Anjos autor de um nico livro de poesias, que, embora nem

sempre bem compreendido, obteve inmeras edies desde seu lanamento. II. Por privilegiar temas como o mal-estar e a dor moral que acometem os seres humanos, Augustos dos Anjos pode ser considerado um poeta romntico, tendo contribudo para consolidar na poesia brasileira a tendncia da fuga realidade. III. A poesia de Augusto dos Anjos aborda questes individuais e coletivas e caracteriza-se pela ateno que d perspectiva filosfico-cientfica de sua poca. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D)Apenas I e III. (E) I, II e III.

Arcadismo:
01. Assinale o que no se refere ao Arcadismo: a) poca do Iluminismo (sculo XVIII) Racionalismo, clareza, simplicidade. b) Volta aos princpios clssicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeio, a imitao da natureza). c) Ornamentao estilstica, predomnio da ordem inversa, excesso de figuras. d) Pastoralismo, bucolismo suaves idlios campestres. e) Apia-se em temas clssicos e tem como lema: inutilia truncat (corta o que intil).

02. Indique a alternativa errada: a) Cultismo e conceptismo so as duas vertentes literrias do estilo barroco.

b) O arcadismo afirmou-se em oposio ao estilo barroco. c) O conceptismo correspondeu a um estilo fundado em agudezasou sutilezasde pensamento, com transies bruscas e associaes inesperadas entre conceitos. d) O cultismo correspondeu sobretudo a um jogo formal refinado, com uso abundante de figuras de linguagem e verdadeiras exaltao sensorial na composio das imagens e na elaborao sonora. e) O Arcadismo tendeu obscuridade, complicao lingstica e ao ilogismo.

Nos exerccios 3 e 4, assinale, em cada um, a(s) afirmao(es) improcedente(s) sobre o Arcadismo. (Podem ocorrer vrias em cada exerccio). 03. A respeito da poca em que surgiu o Arcadismo: a) o sculo XVIII ficou conhecido como sculo das luzes; b) os enciclopedistasconstruram os alicerces filosficos da Revoluo Francesa; c) o adiantamento cientifico uma das marcas desta poca histrica; d) a burguesia conhece, ento, acentuado declnio em seu prestgio; e) em O Contrato Social, Rousseau aborda a origem da Autoridade.

Barroco:
04. (VUNESP) Ardor em firme corao nascido; pranto por belos olhos derramado; incndio em mares de gua disfarado; rio de neve em fogo convertido: tu, que em um peito abrasas escondido; tu, que em um rosto corres desatado;

quando fogo, em cristais aprisionado; quando crista, em chamas derretido. Se s fogo, como passas brandamente, se s fogo, como queimas com porfia? Mas ai, que andou Amor em ti prudente! Pois para temperar a tirania, como quis que aqui fosse a neve ardente, permitiu parecesse a chama fria. O texto pertencente a Gregrio de Matos e apresenta todas seguintes caractersticas: a) Trocadilhos, predomnio de metonmias e de smiles, a dualidade temtica da sensualidade e do refreamento, antteses claras dispostas em ordem direta. b) Sintaxe segundo a ordem lgica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomnio das metforas e das antteses, temtica da fugacidade do tempo e da vida. c) Dualidade temtica da sensualidade e do refreamento, construo sinttica por simtrica por simetrias sucessivas, predomnio figurativo das metforas e pares antitticos que tendem para o paradoxo. d) Temtica naturalista, assimetria total de construo, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo. e) Verificao clssica, temtica neoclssica, sintaxe preciosista evidente no uso das sntese, dos anacolutos e das alegorias, construo assimtrica.

http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidosde-portugues/barroco

Texto para as questes 06 a 08 INSTABILIDADE DAS COUSAS DO MUNDO Nasce o Sol, e no dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em continuas tristezas a alegrias, Porm, se acaba o Sol, por que nascia? Se to formosa a Luz, por que no dura? Como a beleza assim se transfigura?

Como o gosto, da pena assim se fia? Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza, Na formosura no se d constncia, E na alegria, sinta-se triste. Comea o Mundo enfim pela ignorncia A firmeza somente na inconstncia. 06. No texto predominaram as imagens: a) olfativas; b) gustativas; c) auditivas; d) tteis; e) visuais.

Humanismo
05. A obra de Ferno Lopes tem um carter: a) Puramente cientfico, pelo tratamento documental da matria histrica; b) Essencialmente esttico pelo predomnio do elemento ficcional; c) Basicamente histrico, pela fidelidade documentao e pela objetividade da linguagem cientfica; d) Histrico-literrio, aproximando-se do moderno romance histrico, pela fuso do real com o imaginrio. e) Histrico-literrio, pela seriedade da pesquisa histrica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literrio, que reveste a narrativa histrica de um tom pico e compe cenas de grande realismo plstico, alm do domnio da tcnica dramtica de composio.

09. (FUVEST-SP) Diabo, Companheiro do Diabo, Anjo, Fidalgo, Onzeneiro, Parvo, Sapateiro, Frade, Florena, Brsida Vaz, Judeu, Corregedor, Procurador, Enforcado e Quatro Cavaleiros so personagens do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Analise as informaes abaixo e selecione a alternativa incorreta cujas caractersticas no descrevam adequadamente a personagem. a) O Onzeneiro idolatra o dinheiro, agiota e usurrio; de tudo que juntara, nada leva para a morte, ou melhor, leva a bolsa vazia. b) O Frade representa o clero decadente e subjugado por suas fraquezas: mulher e

esporte; leva a amante e as armas de esgrima. c) O Diabo, capito da barca do inferno, quem apressa o embarque dos condenados; dissimulado e irnico. d) O Anjo, capito da barca do cu, quem elogia a morte pela f; austero e inflexvel. e) O Corregedor representa a justia e luta pela aplicao integra e exata das leis; leva papis e processos.

01. Sobre o Humanismo, identifique a alternativa falsa: a) Em sentido amplo, designa a atitude de valorizao do homem, de seus atributos e realizaes. b) Configura-se na mxima de Protgoras: O homem a medida de todas as coisas. c) Rejeita a noo do homem regido por leis sobrenaturais e ope-se ao misticismo. d) Designa tanto uma atitude filosfica intemporal quanto um perodo especifico da evoluo da cultura ocidental. e) Fundamenta-se na noo bblica de que o homem p e ao p retornar, e de que s a transcendncia liberta o homem de seu insignificncia terrena.

You might also like