You are on page 1of 8

1) Leia a tira abaixo.

BIOLOGIA

nitrognio e no o oxignio. III - a afirmativa faz referncia fotossntese, processo que, ao liberar oxignio na atmosfera, possibilitou o surgimento de seres com respirao aerbia. 2) Sabe-se que a replicao do DNA semiconservativa. Com base nesse mecanismo de replicao, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmaes abaixo . ( ) O DNA original atua como molde, e cada novo DNA possui uma fita antiga e outra nova. ( ) Os quatro ribonucleosdeos trifosfatados, dATP, dGTP, dCTP e dUTP, devem estar presentes. ( ) O DNA deve ser desnaturado (desenrolado) para tornar-se acessvel ao pareamento das novas bases. ( ) A enzima DNA polimerase adiciona nucleotdeos novos de acordo com o molde de DNA. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) V - V - F - F. (D) F - V - F - F. (B) F - V - V - V. (E) F - F - F - V. (C) V - F - V - V. QUESTO 2 LETRA C O DNA, cido desoxirribonucleico, a macromolcula composta por nucleotdeos portadora da informao gentica responsvel pela formao das protenas cujas funes constituem os caracteres hereditrios dos seres vivos. Na sua constituio, os nucleotdeos encontrados so: A (adenina), G (guanina), C (citosina) e T (timina). A U (uracila) o nucleotdeo exclusivo do RNA, o cido ribonucleico, que alm de formar a estrutura dos ribossomos, participa no processo de sntese proteica. 3) Considere o enunciado abaixo e as quatro propostas

Com base nos dados apresentados na tira acima e em seus conhecimentos sobre a presena de vida na Terra, considere as afirmaes abaixo. I - A presena de metano poderia ser indcio de vida em Marte, uma vez que algumas espcies procariontes conhecidas produzem metano atravs da reduo de CO2. II - A atmosfera de Marte apresenta os mesmos componentes da atmosfera atual da Terra, mas, em nosso planeta, o oxignio o componente predominante. III- A capacidade de quebrar molculas de gua, na Terra, levou liberao de O2, o que abriu caminho para a evoluo das reaes de oxidao aerbicas. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas II e III. (B) Apenas II. (E) I, II e III. (C) Apenas I e III. QUESTO 1 LETRA C Essa questo aborda o tema origem da vida e suas afirmativas podem ser analisadas do seguinte modo. I - bactrias metanognicas (domnio Archeae) tem o gs metano como um subproduto de seu metabolismo energtico. Na Terra, essas bactrias so encontradas em pntanos e no sistema digestrio de ruminantes, por exemplo. II - gs carbnico, hidrognio, argnio, oxignio, gua e metano tambm fazem parte da atmosfera terrestre, porm em propores muito diferentes de Marte. Alm disso, o gs predominante na Terra o

para complet-lo. No processo de transporte, atravs da membrana, pode ocorrer 1 - a difuso facilitada, um tipo de transporte passivo. 2 - o transporte passivo, a favor do gradiente de concentrao. 3 - o transporte ativo, feito com gasto de energia. 4 - a difuso simples, independemente do gradiente de concentrao. Quais propostas esto corretas? (A) Apenas 2. (D) Apenas 1, 2 e 4. (B) Apenas 2 e 4. (E) Apenas 1, 3 e 4. (C) Apenas 1, 2 e 3. QUESTO 3 LETRA C tomos e molculas esto em constante movimento, tanto maior quanto mais alta for a temperatura. Como resultado desse movimento contnuo e casual, as partculas tendem a se espalhar, em um processo espontneo denominado difuso. Determinadas substncias so capazes de atravessar a membrana plasmtica por simples difuso. Nesse caso, basta que a concentrao da substncia seja maior fora da clula para que ela entre. Por outro lado, se a substncia estiver mais concentrada dentro da clula, ela tender a sair. A difuso a distribuio homognea no meio (mais concentrado para o menos concentrado). Na difuso simples, as substncias passam pela parte lipdica da membrana. Isso indica afinidade qumica com essa regio da bicamada. Molculas como O2 e CO2 so exemplos de substncias que atravessam a membrana por difuso simples. 4) Com relao s estruturas celulares encontradas nas clulas eucariontes, considere as afirmaes abaixo.

I - O citoesqueleto e os centrolos so encontrados somente em clulas animais. II - O cloroplasta e a parede celular so encontrados somente em clulas vegetais. III- O complexo golgiense e os lisossomos so encontrados somente em clulas animais. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas II e III. (B) Apenas II. (E) I, II e III. (C) Apenas I e III. QUESTO 4 LETRA B So eucariontes os organismos dos reinos Protista (algas e protozorios), Fungi, Plantae e Animalia. Embora seja questionvel, comum dizer-se que clulas vegetais ocorrem em plantas e algas e que clulas animais ocorrem em protozorios e em animais. Fungos apresentam um padro celular que no se adequa a nenhum dos modelos anteriores. Como diferenciao, clulas vegetais apresentam parede celular, cloroplastos e vacolos de suco celular. Alm de no possurem essas estruturas, em clulas animais a membrana plasmtica apresenta glicoclix e existem muitos lisossomos no citoplasma. Centrolos so organelas presentes em clulas animais e vegetais, ocorrendo, porm, apenas em vegetais inferiores, como brifitas e pteridfitas. Cabe salientar que, em termos evolutivos, as plantas so originadas a partir das algas, o mesmo acontecendo com os animais em relao aos protozorios, razo pela qual conveniente aceitar a afirmativa II como correta.

Anglo Vestibulares www.anglors.com

facebook.com/anglors Anglo Resolve - Vestibular UFRGS - 2013

Distribuio gratuita. Venda proibida.

5) A fotossntese e a respirao celular, em termos energticos e metablicos, so caracterizadas, respectivamente, como processos (A) endotrmicos e anablicos. (B) endotrmicos e catablicos. (C) exotrmicos e anablicos. (D) exotrmicos e catablicos. (E) isotrmicas e catablicos. QUESTO 5 LETRA B A fotossntese a produo de carboidratos e outras substncias a partir da energia luminosa convertida em energia qumica. A ATP molcula energtica produzida na fase , clara, tem a sua energia utilizada na formao das ligaes qumicas dos compostos gerados em reaes endotrmicas. A respirao a produo de ATP a partir da oxidao da glicose onde h quebra dessa molcula (catabolismo) e liberao de energia. 6) A figura abaixo representa o ciclo celular de uma clula eucaritica.

nas vaginalis, um protozorio flagelado que contamina tanto homens quanto mulheres, sendo que nas mulheres ataca o colo do tero, a vagina e a uretra, e nos homens, o pnis. O HPV uma classe de vrus que est associado ao surgimento de leses genitais, sendo que, dependendo do grau destas leses, podem ser precursoras de tumores no colo do tero. Alm disso, como no causada por fungos, no h como control-la com antifngicos. 8) Considere a figura abaixo, que representa uma vista lateral de um joelho humano.

(B) cmbio vascular - felognio (C) coifa - procmbio (D) protoderme - felognio (E) coifa - anis anuais QUESTO 10 LETRA B As plantas angiospermas so classificadas em dois grandes grupos: monocotiledneas e dicotiledneas. Dentre as diferenas entre elas est a ocorrncia de crescimento secundrio nas dicotiledneas, que resulta no aumento do dimetro do caule devido ao desenvolvimento do cmbio vascular e na substituio da epiderme pela feloderme devido ao desenvolvimento do felognio. Cmbio vascular e felognio so os nicos dois tipos de tecidos vegetais classificados como meristemas secundrios e ocorrem somente algumas angiospermas. 11) A coluna da esquerda, abaixo, lista quatro grupos de plantas atuais; a da direita, caractersticas desses grupos. Associe adequadamente a coluna da direita da esquerda. 1 -Brifita 3 -Gimnosperma 2 -Pteridfita 4 -Angiosperma ( ) plantas avasculares que apresentam rizoides ( ) plantas sem sementes que apresentam esporngios ( ) plantas com estrbilos que apresentam sementes nuas A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) 3 - 2 - 1. (D) 2 - 3 - 4. (B) 3 - 1 - 4. (E) 1- 2 - 3. (C) 1 - 4 - 3. QUESTO 11 LETRA E A classificao vegetal nos quatro grandes grupos apresentados baseia-se em alguns critrios, como a presena de sistema vascular, de sementes e de fruto. Brifitas, como musgos e hepticas, so avasculares; pteridfitas, como samambaias e xaxins, so vasculares, porm no apresentam sementes; gimnospermas, como pinheiros e sequoias, so vasculares, espermatfitas (com sementes), mas no apresentam fruto e; angiospermas so as plantas vasculares, espermatfitas e que apresentam fruto como estrutura de proteo s sementes. 12) A coluna da esquerda, abaixo, apresenta caractersticas de diferentes grupos de invertebrados; a da . direita, trs grupos de invertebrados. Associe adequadamente a coluna da direita da esquerda. 1 -Rdula como estrutura para alimentao 2 -Locomoo realizada pelo sistema ambulacrria 3 -Corpo composto de exoesqueleto 4 -Presena de respirao por espirculos ( ) Crustceos ( ) Moluscos ( ) Equinodermas A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) 3 - 4 - 1. (C) 1 - 4 - 3. (E) 1 - 2 - 3. (B) 3 - 1 - 2. (D) 2 - 1 - 4. QUESTO 12 LETRA B Esta questo trs referncias diretas s caractersticas de determinados grupos animais. Os crustceos pertencem ao filo Artropoda, portanto possuem exoesqueleto quitinoso. Os moluscos possuem como caractersticas: corpo mole, dividido em cabea (exceto os bivalves), p e massa visceral, sendo a rdula composta de dentculos usados para raspar o alimento. Os equinodermos so os nicos animais que possuem um sistema ambulacral, tambm denominado sistema hidrovascular ou ainda sistema vascular-aqufero, que um conjunto de canais, ampolas e ps ambulacrais usados, na maioria, para a locomoo. 13) Observe os esquemas abaixo que representam sistemas circulatrios de vertebrados.

II - O esquema A representa circulao simples; o B, circulao dupla. III- O esquema A caracterstico de anfbios . Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas II e III. (B) Apenas III. (E) I, II e III. (C) Apenas I e II. QUESTO 13 LETRA C Ao longo do processo evolutivo do sistema circulatrio dos vertebrados, os peixes apresentam um corao com um trio e um ventrculo, por onde passa sangue venoso, que ser oxigenado nas brnquias e distribudo para todo o corpo, onde o oxignio liberado e o gs carbnico recolhido, retornando ao corao e iniciando novamente o processo. Trata-se, portanto, de circulao simples. Nos anfbios aparece a diviso do trio em duas cmaras, permanecendo esta caracterstica nos rpteis, nas aves e nos mamferos. Esses grupos, que formam os tetrpodes, respiram por pulmes (os anfbios tambm possuem respirao branquial e cutnea) e, portanto, tm circulao dupla, ou seja, o corao impulsiona sangue venoso para os pulmes, onde oxigenado e retorna ao corao para ser bombeado ao restante do corpo, levando oxignio, recolhendo gs carbnico e retornando ao corao, o que significa a realizao de dois circuitos. 14) A coluna da esquerda, abaixo, lista cinco estruturas que fazem parte do sistema nervoso; a da direita, caractersticas de trs dessas estruturas. Associe adequadamente a coluna da direita da esquerda. 1 -bulbo 4 -hipotlamo 2 -cerebelo 5 -medula espinhal 3 -hipfise ( ) responsvel pelo controle das funes motoras do corpo. ( ) Possui grupos de neurnios envolvidos no controle de respirao e circulao. ( ) Possui o centro do controle para manuteno da temperatura corporal. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) 3 - 5 - 4. (C) 3 - 5 - 1. (E) 5 - 1 - 3. (B) 2 - 4 - 3. (D) 2 - 1 - 4. QUESTO 14 LETRA D A hipfise considerada a glndula mestra do organismo por controlar outras glndulas do corpo, tais como, tireoide e gnadas. A medula espinhal um grande feixe de neurnios que, alm de tomar decises, faz a ligao entre o encfalo e os nervos raquidianos. 15) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmaes abaixo, referentes fisiologia respiratria humana. ( ) O principal msculo respiratrio o diafragma. ( ) O dixido de carbono (CO2) , principalmente, transportado dissolvido no plasma como bicarbonato (HCO 3-). ( ) A enzima anidrase carbnica, presente no plasma, participa no transporte de oxignio. ( ) A mioglobina funciona como a reserva de oxignio para os msculos. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) V - F - V - V. (D) V - V - F - V. (B) F - F - V - F. (E) V - V - V - F. (C) F - V - F - V. QUESTO 15 LETRA D A anidrase carbnica uma enzima presente nas hemcias e sua principal funo consiste em catalisar a reao entre dixido de carbono (CO2) e gua (H2O) para a formao de cido carbnico (H2CO3). Este cido carbnico se dissocia em ons hidrognio (H+) e bicarbonato (HCO3-), sendo o bicarbonato resultante a forma mais comum de transporte do CO2 no sangue (em torno de 70%). 16) A puberdade o perodo de maturao sexual em humanos. Essa fase do desenvolvimento caracteriza-se pelo (A) aumento da produo de gonadotropinas e de esteroides sexuais. (B) decrscimo da produo do hormnio luteinizante. (C) incio da produo de esteroides sexuais, como a testosterona e o estradiol. (D) aumento da produo dos hormnios trficos da neuro-

Assinale a alternativa que apresenta os tipos dos tecidos conjuntivos que correspondem, respectivamente, aos nmeros 1, 2, 3 da figura. (A) cartilaginoso - denso - frouxo (B) reticular - frouxo - cartilaginoso (C) frouxo - reticular - frouxo (D) cartilaginoso - frouxo - denso (E) frouxo - cartilaginoso - denso QUESTO 8 LETRA A Na figura so apontados os seguintes componentes da articulao do joelho: 1. cartilagem articular; 2. tendo patelar; 3. lquido sinovial. Em 1 existe tecido conjuntivo cartilaginoso, que apresenta clulas especializadas (condroblastos) que secretam uma rede compacta de fibras colgenas em uma matriz gelatinosa consistente e sem vascularizao. No caso, tem funo de revestimento, protegendo contrachoques mecnicos. O n 2 formado por tecido conjuntivo denso, onde h predomnio de fibras colgenas. As clulas mais frequentes so os fibroblastos. Ocorre nos tendes, que ligam as extremidades dos msculos aos ossos e nos ligamentos, que ligam os ossos entre si. O n 3 produzido pela membrana sinovial, que formada por tecido conjuntivo frouxo. o tecido conjuntivo mais amplamente distribudo no corpo humano, exercendo as funes principais de preenchimento de espao, nutrio de clulas epiteliais, defesa contra infeces e cicatrizao. Envolve nervos, msculos, vasos sanguneos e linfticos e faz parte de muitos rgos. 9) Bactrias so agentes causadores de diversas doenas, e algumas delas podem ser muito graves. Considere as afirmaes abaixo, a respeito de doenas. I - A clera causada por um vibrio, que eliminado junto com as fezes. II - A gastrite bacteriana causada pela Helicobacter pylori, que pode levar ao cncer. III- A dengue hemorrgica causada por bactrias, do tipo bacilo, eliminadas no sangue. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas II e III. (B) Apenas III. (E) I, II e III. (C) Apenas I e II. QUESTO 9 LETRA C A clera uma doena causada pela bactria Vibrio cholerae e afeta o trato gastrointestinal. Sua transmisso se d atravs de um ciclo oral-fecal, sendo eliminada juntamente com as fezes. A gastrite bacteriana uma inflamao do estmago causada pela bactria Helicobacter pylori e, se no tratada, pode desenvolver srias leses na mucosa estomacal. J a dengue hemorrgica causada por um vrus, sendo que sua transmisso ocorre atravs da picada do mosquito Aedes aegypti. 10) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. As dicotiledneas apresentam ........ e ........ , o que lhes permite crescimento secundrio. (A) protoderme - procmbio

Assinale a alternativa correta em relao interfase. (A) A interfase o perodo em que no ocorre diviso celular, e a clula permanece sem atividade metablica. (B) As clulas que no se dividem so normalmente mantidas em GO. (C) O nuclolo desaparece durante o Gl. (D) A quantidade de DNA permanece constante durante o perodo S. (E) O G2 caracteriza-se pela presena de cromossomas constitudos de uma nica cromtide. QUESTO 6 LETRA B Considerando a ordem das alternativas erradas: A) a interfase o perodo de maior atividade metablica, onde ocorre, por exemplo, uma intensa transcrio de RNAs e sntese de protenas. C) O nuclolo a poro do DNA onde ocorre a transcrio de RNA ribossmico utilizado na formao dos ribossomos. O seu desaparecimento ocorre na prfase, no incio do processo de diviso celular. D) O perodo S onde ocorre a replicao do DNA. No trmino dessa fase espera-se encontrar o dobro da quantidade da molcula. E) O perodo G2 sucede o perodo S, portanto, cada cromossomo apresenta duas cromtides, que a designao dada a cada uma das cpias das molculas de DNA em um cromossomo duplicado. 7) Assinale a afirmativa correta, referente s doenas sexualmente transmissveis (DST). (A) A sfilis causada por um protozorio e, se no tratada, pode levar a alteraes no sistema nervoso, circulatrio e urinrio. (B) A gonorria causada por um vrus que pode ser tratado com antibiticos. (C) A tricomonase provocada por uma bactria, e sua maior ocorrncia em homens. (D) A pediculose pubiana causada por um inseto que provoca coceira na regio pubiana. (E) O cncer de colo de tero causado pelo HPV, e seu avano pode ser controlado com antifngicos. QUESTO 7 LETRA D A pediculose pubiana, popularmente conhecida como chato, causada por um inseto hematfago de nome cientfico Pthirus pubis. Este parasita instala-se principalmente na regio dos pelos pubianos para depositar seus ovos e transmitido pelo contato ntimo entre pessoas ou atravs de roupas de cama e banho. A sfilis e a gonorria so DSTs causadas por bactrias da espcie Treponema pallidum e Neisseria gonorrheae, respectivamente, sendo que o tratamento de ambas consiste no uso de antibiticos. J a tricomononase causada pelo Trichomo-

Em relao aos dois esquemas, considere as seguintes afirmaes. I - O vertebrado do esquema A possui brnquias; o do B, pulmes.

facebook.com/anglors Anglo Resolve - Vestibular UFRGS - 2013

Anglo Vestibulares www.anglors.com

-hipfise. (E) decrscimo da produo de andrgenos, de estrgenos e de progesterona. QUESTO 16 LETRA A A puberdade a fase do desenvolvimento em que o indivduo passa da infncia para a adolescncia. As caractersticas sexuais secundrias acentuam-se muito neste perodo, diferenciando cada vez mais homens e mulheres. Todas estas mudanas ocorrem, inicialmente, devido ao aumento das gonadotrofinas (FSH e LH), hormnios secretados pela adeno-hipfise e que se intensificam nessa fase da vida, anunciando uma preparao do corpo para a maturidade sexual. Tais hormnios agem sobre as gnadas (testculos e ovrios), glndulas endcrinas que secretaro os hormnios sexuais. 17) O estudo de gmeos utilizado para a anlise de caractersticas genticas humanas. Gmeos monozigticos, exceto por raras mutaes somticas, so geneticamente idnticos. Os gmeos dizigticos, por outro lado, tm, em mdia, 50% de seus alelos em comum. O quadro abaixo apresenta a concordncia obtida para gmeos mono e dizigticos em um estudo relacionado a trs diferentes caractersticas.

(E) O resultado obtido compatvel com herana autossmica, e as propores da prole esto de acordo com o esperado. QUESTO 18 LETRA A Herana autossmica aquela onde os indivduos afetados so de ambos os sexos. Na herana sexual ocorre uma maior expresso da caracterstica em um dos sexos. Na herana dominante ligada ao sexo (ligada ao cromossomo X), o gene encontra-se em um local do cromossomo X sem homologia ao cromossomo Y. Um pai afetado ter todas as filhas afetadas, pois este passar a elas o seu cromossomo X portador do gene em questo. Todos os seus filhos homens no so afetados, pois herdaram o cromossomo Y. Como o texto relata o ocorrido em apenas uma gerao, isso d margem a supor tratar-se de herana autossmica, ainda que pouco provvel. 19) Analise as informaes abaixo, relacionadas aos mecanismos de isolamento reprodutivo. 1 - Os sapos do gnero Scaphiopus vivem em diferentes tipos de solo. 2 - Existem insetos que se acasalam em diferentes horrios, durante a noite. 3 - As fmeas de vagalumes no respondem aos sinais de luz emitidos pelos machos de outras espcies. 4 - O plen de uma espcie de angiosperma transferido ao estigma de outra espcie, mas os tubos polnicos no atingem os vulos, por crescerem lentamente. Com relao s informaes apresentadas, assinale a alternativa correta. (A) Em 1, o mecanismo de isolamento mecnico, e os parceiros potenciais encontram-se. (B) Em 1 e 2, os mecanismos de isolamento so, respectivamente, de habitat e de tempo, e os parceiros potenciais no se encontram. (C) Em 2 e 3, os mecanismos de isolamento so etolgicos, e os parceiros potenciais encontram-se, mas no copulam. (D) Em 3, o mecanismo de isolamento mecnico, e os parceiros potenciais no se encontram. (E) Em 4, o mecanismo de isolamento reprodutivo ps-zigtico. QUESTO 19 LETRA B Mecanismos de isolamento reprodutivo (MIR) so aqueles que no possibilitam o cruzamento com descendncia frtil entre indivduos de diferentes espcies. A questo apresenta exemplos de situaes em que ocorrem MIR pr-zigticos, pois evitam a fecundao e, por consequncia, a formao do zigoto. Nas afirmativas, os sapos apresentam MIR espacial (de hbitat), pois vivem em locais diferentes; os insetos apresentam MIR temporal, j que tem horrios distintos para o acasalamento; os vagalumes evidenciam MIR etolgico, em que o comportamento dos machos somente reconhecido por fmeas da sua espcie e; o exemplo das plantas corresponde a uma incompatibilidade fisiolgica entre as espcies. 20) Na figura abaixo, os nmeros esquerda indicam a porcentagem da diferena entre os DNAs de primatas superiores; os nmeros direita, uma estimativa dos milhes de anos transcorridos desde que eles tiveram um ancestral em comum.

sua estrutura gentica geral. ( ) A distncia gentica que separa os humanos dos chimpanzs menor do que a existente entre as duas espcies de gibes, mostradas na figura. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) V - V - F - V. (D) V - F - F - V. (B) V - F - V - F. (E) F - V - V - F. (C) F - F - V - V. QUESTO 20 LETRA D A questo mostra uma rvore genealgica, ou cladograma, onde cada bifurcao, ou n, representa a separao em duas linhagens. A separao de linhagens que leva ao homem e aos chimpanzs mais recente do que qualquer outra, portanto, estes tm maior similaridade, e no gorilas e chimpanzs. Pela mesma razo, humanos, gorilas e chimpanzs no so equidistantes em sua estrutura gentica. Ao observarmos o tempo transcorrido do n que separa as linhagens do homem e dos chimpanzs, nota-se que ela mais recente que a bifurcao que leva ao gibo comum e ao gibo siamango. 21) Considere as afirmaes abaixo sobre os fsseis. I - Partes de organismos so consideradas fsseis, somente se encontradas em rochas sedimentares. II - O processo de fossilizao requer condies ambientais especficas, o que contribui para a sua raridade. III- Fsseis mais antigos podem ser encontrados na camada superior do sedimento, em funo das movimentaes da crosta terrestre. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas II e III. (B) Apenas II. (E) I, II e III. (C) Apenas I e III. QUESTO 21 LETRA D Fsseis podem ser encontrados no apenas em rochas sedimentares, mas tambm em resinas de rvores e no gelo. Para que haja fossilizao no deve haver decomposio total do organismo, o que torna o processo pouco comum. Os movimentos geolgicos do planeta podem fazer com que uma camada inferior de sedimento seja dobrada, o que implica em que fosseis localizados em sedimentos mais antigos sejam encontrados em camadas. 22) O mapa abaixo representa os principais biomas brasileiros.

23) Ao longo do tempo, ocorrem mudanas na repartio de energia, na estrutura das espcies e nos processos de uma comunidade biolgica, e essa sequncia de mudanas denominada sucesso ecolgica. Com relao sucesso ecolgica, considere as afirmaes abaixo. I - O estgio inicial de uma sucesso caracteriza-se pela presena de plantas pioneiras que exibem altas taxas de crescimento. II - A sucesso secundria leva mais tempo para atingir o clmax, do que a primria. III- O estgio de clmax caracteriza-se por baixa diversidade de espcies, em funo do aumento dos nichos ecolgicos. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas II e III. (B) Apenas III. (E) I, II e III. (C) Apenas I e II. QUESTO 23 LETRA A A sucesso ecolgica consiste na substituio de comunidades simples por outras mais complexas at formar a comunidade-clmax, com objetivo de atingir o maior nvel de estabilidade possvel. Podemos observar ao longo do processo: mudanas nos tipos de plantas e animais, aumento da biomassa, aumento da diversidade das espcies e aumento da estabilidade das comunidades. A sucesso primria acontece em reas nunca ocupadas anteriormente. J a sucesso secundria ocorre em reas que j foram habitadas previamente por outros organismos, cujo equilbrio foi rompido por mudana ambiental natural ou antrpica. 24) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmaes abaixo, referentes a alteraes do equilbrio ambiental. ( ) A borracha, o plstico e o isopor so exemplos de materiais no biodegradveis. ( ) Os lixes a cu aberto so responsveis pela proliferao de animais que causam doenas, como a leptospirose. ( ) Nos aterros sanitrios, o lixo contamina o solo. ( ) As pilhas e baterias so ricas em metais pesados e devem ser recolhidas e depositadas em aterros sanitrios. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) V - F - V - V. (D) V - V - V - F. (B) F -F - V - F. (E) V - V - F - F. (C) F - V - F - V. QUESTO 24 LETRA E A construo do aterro sanitrio requer a instalao prvia de mantas impermeabilizantes, que impedem a infiltrao do chorume no solo e no lenol fretico. O lquido que fica retido no aterro, o chorume, ento conduzido at um sistema de tratamento de efluentes para posterior descarte em condies que no agridam o meio ambiente. Materiais no biodegradveis como a borracha, o plstico e o isopor, assim como os metais pesados presentes em pilhas e baterias, no podem ser usados como substrato por microrganismos que os transformariam em outras substncias. Para pilhas e baterias necessrio um tratamento diferenciado, no devendo, assim, ser depositadas em lixes ou aterros sanitrios. 25) A figura abaixo apresenta trs padres hipotticos de curvas de sobrevivncia, frequentemente encontrados na natureza.

Adaptado de: PIERCE, B.A. (ed.) Gentica um enfoque conce/tusl. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

Com base no quadro acima e em seus conhecimentos de gentica, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmaes abaixo. ( ) A cor dos olhos parece ter influncia ambiental, uma vez que a concordncia em gmeos dizigticos baixa. ( ) A tuberculose no tem influncia gentica, j que apresenta o mesmo baixo grau de concordncia nos dois tipos de gmeos. ( ) A presso alta parece ser influenciada tanto por fatores genticos, quanto por fatores ambientais. ( ) A cor dos olhos e a presso alta apresentam o mesmo grau de influncia ambiental, uma vez que compartilham uma concordncia de 40% entre os gmeos dizigticos. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) V - V - F - V. (D) V - F - F - V. (B) V - F - V - F. (E) F - V - V - F. (C) F - F - V - V. QUESTO 17 LETRA E A influncia do ambiente na formao das nossas caractersticas um tema que encontra dificuldade de estudos e analises profundas por limitaes ticas que impedem, de forma positiva, as pesquisas com seres humanos. Na primeira afirmativa, a cor dos olhos possui uma influncia ambiental nula, ou quase, exatamente pela concordncia mxima existente entre gmeos monozigticos. Na quarta afirmativa, o grau de influncia ambiental deve ser analisado a partir da comparao da concordncia entre gmeos monozigticos e dizigticos. Apesar de apresentarem o mesmo percentual de concordncia em gmeos dizigticos, a divergncia na concordncia de ambas as caractersticas em gmeos monozigticos leva a concluso de que estas no possuem o mesmo grau de influncia ambiental. 18) Um estudante de biologia suspeita que uma determinada caracterstica recessiva em ces ligada ao sexo. Aps um nico cruzamento entre um macho com fentipo dominante e uma fmea com fentipo recessivo, obtida uma prole constituda de trs machos com fentipo recessivo e quatro fmeas com fentipo dominante. Com base nesse experimento, assinale a alternativa correta. (A) O resultado obtido compatvel com herana ligada ao sexo, mas no exclui herana autossmica. (B) O resultado obtido exclui herana ligada ao sexo. (C) O resultado obtido compatvel com herana ligada ao sexo e exclui herana autossmica. (D) O resultado obtido compatvel com herana autossmica, desde que os pais sejam homozigotos.

Disponvel em: <http://www.guiadoestudante.abril.com.br>. Acesso em: 10 set. 2012.

Assinale a alternativa correta com relao aos biomas representados. (A) O 2 pobre em recursos hdricos. (B) O 3 caracteriza-se pela presena de vegetao caduciflia. (C) O 4 caracteriza-se pela presena de vegetais com pneumatforos. (D) O 5 o que perdeu a maior parte de sua rea original. (E) O 6 caracteriza-se pela inundao de grandes reas, nos meses de cheia. QUESTO 22 LETRA E Os biomas apresentados na questo so: 1-Pampa, 2-Mata Atlntica, 3-Cerrado, 4-Caatinga, 5-Amaznia, 6-Pantanal. A Mata Atlntica um bioma rico em recursos hdricos, sendo este o bioma que mais foi descaracterizado at o momento, restando menos de 12% de sua rea original. A vegetao caduciflia aquela na qual a maioria dos indivduos perdem suas folhas na poca seca do ano. O Cerrado apresenta vegetao semicaduciflia, pois a vegetao como um todo no perde suas folhas, apenas alguns indivduos. A presena de pneumatforos (estruturas presentes na raiz com funo de captao de oxignio) est relacionada a saturao hdrica do solo, caracterstica esta que no pode ser relacionada Caatinga.

Com base nos dados apresentados na figura, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmaes abaixo. ( ) O parentesco entre os humanos e os chimpanzs mais prximo do que o de qualquer um dos dois com os macacos do Velho Mundo. ( ) Gorilas e chimpanzs so mais similares entre si do que com os humanos, uma vez que os humanos se separaram antes da divergncia ocorrida entre gorilas e chimpanzs. ( ) Humanos, gorilas e chimpanzs so equidistantes em

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmaes abaixo, referentes a essas curvas. ( ) A curva I ilustra uma situao na qual a probabilidade de sobrevivncia aproximadamente igual, durante a maior parte da vida. ( ) A curva II caracteriza organismos com poucos descendentes e muito investimento parental. ( ) A curva III tpica de organismos em que a sobrevivncia baixa entre os jovens. ( ) A curva III caracteriza organismos com muitos descen-

Anglo Vestibulares www.anglors.com

facebook.com/anglors Anglo Resolve - Vestibular UFRGS - 2013

dentes e nenhum cuidado parental. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) V - V - F - F. (D) F - V - F - F. (B) F - V - V - V. (E) F - F - V - V. (C) V - F - V - V. QUESTO 25 LETRA C A curva II caracteriza organismos com muitos descendentes e mdio investimento parental, j que o decrscimo da populao ocorre no to rapidamente como na curva 3 e nem to lentamente como na curva 1.

QUMICA
26) Considere os seguintes processos. I - Formao de neve em condies adequadas de temperatura, umidade e presso. II - Clareamento dos pelos com gua oxigenada. III - Adio de adoante do tipo aspartame no caf. Quais processos envolvem uma reao qumica? (A) Apenas I. (D) Apenas I e II. (B) Apenas II. (E) Apenas II e III. (C) Apenas III. QUESTO 26 LETRA B I A formao da neve, a partir da gua lquida, um fenmeno fsico, j que no altera a estrutura molecular da gua. H2O(L) H2O(S) II o clareamento dos pelos com gua oxigenada uma reao qumica de oxirreduo. III Em uma de suas extremidades, o aspartame apresenta um grupo carboxila, o que caracteriza acidez. Logo, ao ser dissolvido no caf, uma soluo, o hidrognio da carboxila sofre ionizao. Alguns autores consideram a ionizao como um processo qumico. A UFRGS, contrariando o senso comum, considerou-o como um processo fsico. Em nossa opinio, questes polmicas como essa no deveriam fazer parte de concursos.

A substncia participante da reao que corresponde ao diagrama acima (A) Ca(OH)2. (D) NH3. (B) (NH4)2SO4. (E) H2O. (C) CaSO4. QUESTO 28 LETRA D O exerccio trata do estudo do estado de agregao (estado fsico) das substncias. Substncias inicas so slidas em temperatura ambiente (25C), como o caso do Ca(OH)2, do (NH4)2SO4 e do CaSO4. A gua predominantemente lquida na temperatura ambiente e a amnia, NH3, um gs. A substncia representada no grfico evapora a -33C. Logo, a amnia. 29) Na reunio da IUPAC, que celebrou o fim do Ano Internacional da Qumica, os mais novos elementos foram oficialmente denominados de flervio, em homenagem ao fsico russo Georgiy Flerov, e de livermrio, em homenagem ao Laboratrio Livermore da Califrnia. Esses so os dois elementos mais pesados da tabela perid ica e so altamente radioativos. O flervio (Fl) apresenta nmero atmico 114 e nmero de massa 289, e o livermrio (Lv) apresenta nmero atmico 116 e nmero de massa 292. O nmero de nutrons em cada tomo do elemento flervio e o nmero de nutrons em cada tomo do elemento livermrio so, respectivamente , (A) 114 e 116. (D) 289 e 292 (B) 175 e 176. (E) 403 e 408 (C) 189 e 192. QUESTO 29 LETRA B O nmero de nutrons de um tomo pode ser determinado pela diferena entre o nmero de massa e o nmero de prtons (nmero atmico). Para o flervio, temos: 289 114 = 175 nutrons Para o livermrio, temos: 292 116 = 176 nutrons. 30) O nitrito de sdio um aditivo utilizado em alimentos industrializados base de carnes, que atua na fixao da cor e na preveno do crescimento de certas bactrias, apresentando elevado fator de risco toxicolgico. A identificao de nions nitritos pode ser realizada pela adio de um sal ferroso em meio cido, produzindo xido ntrico, que, por sua vez, se combina com o excesso de ons ferrosos para formar um complexo de cor marrom que identifica a presena de nitrito. A primeira etapa do processo de identificao de nitritos representada pela reao abaixo 2FeSO4+2NaNO2+2H2SO4Fe2(SO4)3+2NO+2H2O+Na2SO4 Pode-se afirmar que, nessa etapa do processo, (A) ocorre reduo dos nions nitritos por ao do sal ferroso. (B) ocorre oxidao dos ons H+ do cido por ao do sal ferroso. (C) o on H+ do cido atua como agente redutor dos nions nitritos. (D) o nitrognio, no xido ntrico, est em um estado mais oxidado do que no nion nitrito. (E) o ferro no FeSO4est em um estado mais oxidado do que no Fe2(SO4)3. QUESTO 30 LETRA A Para responder questo necessrio identificar o estado de oxidao (NOX) de cada tomo participante da equao.

em locais especficos, de acordo com sua procedncia. A coluna da esquerda, abaixo, relaciona cinco tipos de lixo que no devem ser enviados reciclagem comum; a da direita, as principais substncias responsveis pelos efeitos nocivos de cada tipo de lixo. Associe corretamente a coluna da direita da esquerda. 1 - lmpadas fluorescentes ( ) sais de prata 2 - toner para fotocopiadoras ( ) nquel e cdmio 3 - chapas de raios-X ( ) negro de fumo (p de carbono) 4 - bateria de celular ( ) mercrio (vapor) 5 - antibitico com validade vencida A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) 2 - 5 - 3 - 4. (D) 3 - 2 - 4 - 5. (B) 2 - 4 - 3 - 5. (E) 4 - 5 - 2 - 1. (C) 3 - 4 - 2 - 1. QUESTO 31 LETRA C Essa questo mostra alguns sistemas qumicos conhecidos pelos alunos e solicita uma associao com substncias que podem estar presentes em sua composio. Alguns sistemas so mais conhecidos, como as lmpadas fluorescentes, que apresentam vapor de mercrio em sua composio, e bateria de celular, que apresenta os metais nquel e cdmio. 32) Na coluna da esquerda, abaixo, esto listados cinco pares de substncias, em que a primeira substncia de cada par apresenta ponto de ebulio mais elevado do que o da segunda substncia, nas mesmas condies de presso. Na coluna da direita, encontra-se o fator mais significativo que justificaria o ponto de ebulio mais elevado para a primeira substncia do par. Associe corretamente a coluna da direita da esquerda. 1 - CCl4 e CH4 ( ) intensidade das ligaes de hidrognio 2 - CHCl3 e CO2 ( ) massa molecular mais elevada ( ) estabelecimento de ligao inica 3 - NaCl e HCl 4 - H2O e H2S ( ) polaridade da molcula 5 - SO2 e CO2 A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) 2 - 4 - 1 - 3. (D) 4 - 1 - 3 - 5. (B) 2 - 4 - 3 - 5. (E) 4 - 5 - 1 - 3. (C) 3 - 5 - 4 - 1. QUESTO 32 LETRA D No primeiro par, o maior ponto de ebulio do CCl4 explicado pela maior massa molar, j que ambas as molculas so apolares; no segundo par o maior ponto de ebulio do CHCl3 justifica-se pela polaridade da molcula (o CO2 apolar); no terceiro par, a justificativa do maior ponto de ebulio do NaCl se d pela ligao inica entre seus ons; no quarto par a maior eletronegatividade do oxignio da gua provoca maior intensidade nas ligaes de hidrognio, o que explica seu maior ponto de ebulio; no quinto a polaridade do SO2 justifica seu maior ponto de ebulio. 33) Em avies, quando as mscaras de oxignio caem, elas ficam presas por um cabo de acionamento. Quando a mscara puxada, esse cabo aciona o gatilho do gerador de oxignio, provocando uma reao exotrmica entre limalha de ferro e sal clorato de sdio, contidos no recipiente armazenador. O calor liberado aquece ainda mais o clorato restante, que se decompe rapidamente, liberando oxignio. Qual das reaes abaixo representa corretamente a reao de decomposio do clorato de sdio, que ocorre no gerador de oxignio? (A) 2NaClO 2Na + Cl2+ O2 (B) 2NaClO 2NaCl+ ClO2 (C) 2NaClO2 2Na + Cl2+ 2O2 (D) 2NaClO3 2Na + Cl2+ 3O2 (E) 2NaClO3 2NaCl + 3O2 QUESTO 33 LETRA E O clorato de sdio tem frmula NaClO3. Sua decomposio no poderia produzir gs cloro (Cl2), substncia txica. Dessa forma, o gs liberado o oxignio, segundo a equao: 2 NaClO3 2 NaCl + 3 O2. 34) Por muito tempo, acreditou-se que os gases nobres seriam incapazes de formar compostos qumicos. Entretanto, atualmente, sabe-se que, sob determinadas condies, possvel reagir um gs nobre, como o xennio, e formar, por exemplo, o composto cuja sntese e caracterizao foi descrita em 2010 e cuja estrutura est mostrada abaixo.

Considere as seguintes afirmaes sobre o composto acima. I - Nesse composto, o xennio est ligado a um on fluoreto e a um on nitrato. II - Nesse composto, o xennio tem geometria linear; e o nitrognio tem geometria trigonal plana. III -Nesse composto, o xennio tem estado de oxidao zero. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas I e II. (B) Apenas II. (E) Apenas II e III. (C) Apenas III. QUESTO 34 LETRA D Os gases nobres, como o xennio, no tm tendncia a ligarem-se a outros tomos quando em condies naturais. Entretanto, em situaes experimentais, isso possvel. A representao apresentada faz parecer que se trata de uma substncia molecular, uma vez que o Xe est ligado a tomos de oxignio e flor. Entretanto, a UFRGS considera que o Xe esteja ligado aos ons nitrato e fluoreto, o que no consideramos correto. Por estar ligado a dois tomos mais eletronegativos, o estado de oxidao do Xe +2, enquanto as geometrias das ligaes dos tomos so linear para o xennio e trigonal plana para o nitrognio.

27) Considere as seguintes situaes qumicas. 1 - Nanotubos de carbono so organizados na forma de tubos de dimenso nanomtrica. No fulereno, a estrutura assemelha-se a uma bola de futebol, e o grafeno apresenta uma estrutura planar. Todos eles so constitudos exclusivamente por carbono, mas as diferenas nas suas estruturas propiciam aplicaes tecnolgicas diferentes. 2 - O urnio encontrado na natureza uma forma combinada, em que a espcie mais abundante o urnio-238, o qual no adequado para ser usado como combustvel nas usinas nucleares . Assim, para um melhor aproveitamento, o urnio submetido a um processo de enriquecimento, que consiste em aumentar o teor de urnio-235, o qual possui alto poder de fisso. As espcies qumicas citadas nas situaes 1 e 2 so, respectivamente, exemplos de (A) altropos e istopos. (D) isomorfos e altropos. (B) enantimeros e isbaros. (E) istopos e ismeros. (C) ismeros e antpodas. QUESTO 27 LETRA A 1) Nanotubos de carbono, fulereno e grafeno so formas diferentes de associao dos tomos de carbono. H a ocorrncia do fenmeno da alotropia, na qual um mesmo elemento qumico pode formar substncias simples diferentes. 2) Os dois tomos de urnio diferem entre si pelo nmero de nutrons e pelo nmero de massa, apresentando o mesmo nmero de prtons, j que so tomos do mesmo elemento qumico. Ento, so considerados tomos istopos um do outro. 28) Considere a reao abaixo. Ca(OH)2 + (NH4)2SO4 CaSO4 + 2 NH3 + 2 H2O Analisando as propriedades das substncias participantes dessa reao, verificou-se que uma delas apresenta o seguinte diagrama, quando submetida a processos de mudanas de estado fsico.

35) Em 2012, aps dcadas de pesquisas, cientistas anunciaram, na Sua, terem detectado uma partcula compatvel com o denominado bson de Higgs, partcula que d origem massa. Essa partcula foi detectada no maior acelerador de partculas do mundo, o Large Hadron Collider (LHC), onde so realizadas experincias que consistem em acelerar, em direes opostas, feixes de prtons em velocidades prximas da luz, fazendo-os colidirem entre si para provocar sua decomposio. Nos experimentos realizados no LHC, so injetados; no acelerador, feixes contendo cerca de 100 bilhes de prtons, obtidos da ruptura de tomos de hidrognio. Para obter 100 bilhes de prtons, necessria uma quantidade de tomos de hidrognio de, aproximadamente, (A) 6,02 X 1011 mols. (D) 3,01 X 10-10 mols. 5 (E) 1,66 X 10-13 mols. (B) 1,66 X 10 mols. (C) 6,02 X 10-1 mols. QUESTO 35 LETRA E Cada tomo de hidrognio tem um prton. Logo, 100 bilhes de prtons existem em 100 bilhes de tomos de hidrognio. Um mol de tomos de hidrognio correspondem a 6 x 1023 tomos. Ento: 1 mol de tomos de H ---- 6 x 1023 tomos x mol de tomos de H ---- 100 x 109 tomos x = 1,66 x 10-13 mol de tomos . 36) Na combusto do diesel, o enxofre presente convertido em dixido de enxofre (SO2), que uma das principais causas de chuva cida. At o fim de 2013, o diesel S1800, que contm 1800 ppm de enxofre (ppm = partes por milho expressa em massa), ser totalmente abolido no pas. Atualmente, o diesel mais vendido o diesel S500 (500 ppm de enxofre). A emisso de SO2, por tonelada de diesel, para S500 e S1800, , respectivamente, de (A) 500 g e 1800 g. (D) 1600 g e 3200 g. (B) 640 g e 900 g. (E) 2000 g e 7200 g. (C) 1000 g e 3600 g. QUESTO 36 LETRA C Para o diesel S500, pode-se fazer a seguinte relao: 1000 kg de diesel ---- 106 (1 milho de partes) X kg de diesel ---- 500 partes X = 0,5 kg ou 500 g Na reao de combusto: S + O2 SO2 32 g ---------------- 64 g 0,5 kg -------------- m m = 1 kg ou 1000 g

O nitrognio do nion nitrito, (NO2)1 sofre processo de reduo (diminui seu nox), enquanto que o ction ferroso (Fe+2) aumenta seu nox para +3, em um processo de oxidao. 31) Muitas vezes, necessrio descartar tipos de lixo nos quais existem resduos que, embora possam ser reaproveitados, no devem ser enviados reciclagem comum, devido aos efeitos nocivos que podem provocar sade e ao meio ambiente. Esses resduos devem ser coletados

facebook.com/anglors Anglo Resolve - Vestibular UFRGS - 2013

Anglo Vestibulares www.anglors.com

Para o diesel S1800, pode-se fazer a seguinte relao: 1000 kg de diesel ---- 106 (1 milho de partes) X kg de diesel ---- 1800 partes X = 1,8 kg ou 1800 g Na reao de combusto: S + O2 SO2 32 g ----------------- 64 g 1,8 kg --------------- m m = 3,6 kg ou 3600 g 37) A anlise elementar de um hidrocarboneto mostrou que ele composto por 20% de hidrognio e 80% de carbono. O composto abaixo que apresenta essa composio o (A) eteno. (C) etino. (E) metanol. (B) benzeno. (D) etano. QUESTO 37 LETRA D O nmero de tomos de carbono de hidrognio pode ser determinado, inicialmente, pela diviso do percentual informado pela massa molar: Carbono: 80/12=6,67 Hidrognio: 20/1=20 Aps, simplificam-se esses valores: Carbono: 6,67/6,67=1 Hidrognio: 20/6,67=3 Logo, a proporo entre os tomos de carbono : CH3. Dessa forma, o composto o eteno, C2H6. 38) Salvinorina A, cuja estrutura mostrada abaixo, um dos mais potentes alucingenos naturais que se conhece. Esse composto encontrado na Salvia divinorum, uma Planta rara do Mxico. 40) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. A reao do 2-bromo-2-metilpropano com o etxido de sdio, usando etanol como solvente, leva formao de 3% de ter e de 97% de alceno, conforme representado abaixo.

dadeira) Segunda afirmao: so ismeros de funo, pois apresentam frmula molecular igual (C4H10O). (verdadeira) Terceira afirmao: o ter faz ligao intermolecular mais fraca (interaes de Van der Walls). O butanol faz ligao de hidrognio, apresentando, portanto ponto de ebulio maior. (falsa) Quarta afirmao: o n-butano hidrocarboneto, portanto apolar e insolvel em gua. Compostos da funo lcool de cadeia carbnica pequena so mais solveis em gua que os hidrocarbonetos. (falsa) 43) A dose adequada de paracetamol para uma criana com febre de 12 mg kg-1. Sabendo que o paracetamol de uso peditrico tem concentrao de 200 mg mL-1 e que 20 gotas perfazem 1 ml, quantas gotas um pediatra receitaria para uma criana que pesa 30 kg? (A) 50 gotas. (C) 30 gotas. (E) 18 gotas. (B) 36 gotas. (D) 20 gotas. QUESTO 43 LETRA B Inicialmente, calculamos a massa de medicamento que pode ser ingerida pela criana. 12 mg .....................1 kg x mg ....................30 kg x = 360 mg (dose para a criana) A seguir, calculamos o nmero de gotas correspondente a essa massa. 20 gotas ..................... 200 mg y gotas ..................... 360 mg y = 36 gotas 44) Mesmo quando a gua destilada extremamente pura, no se pode injet-la diretamente no sangue de um paciente, pois h o risco de (A) autodissociao da gua, produzindo cido. (B) aumento da concentrao de oxignio do sangue. (C) aumento sbito do pH do sangue. (D) precipitao de sais minerais. (E) ruptura das hemcias, devido diminuio da presso osmtica do sangue. QUESTO 44 LETRA E Com a injeo de gua no sangue ocorre uma diminuio da concentrao do mesmo. Com diferena de concentrao entre o interior e o exterior das hemcias, ocorre o fenmeno da osmose com a gua penetrando nas hemcias e provocando seu rompimento. 45) O selnio um elemento que exibe alotropia, isto , pode ser encontrado em mais de uma forma slida diferente. A forma mais estvel o selnio cinza, mas esse elemento tambm pode ser encontrado como selnio a e como selnio vtreo. Sabendo que a entalpia de formao do selnio a de 6,7 kJ mol1 , e que a entalpia de formao do xido de selnio gasoso de 53,4 kJ mol1, a entalpia da reao 2 Se (s,a) + O2(g) 2 SeO (g) ser (A) 120,2 kJ mol1. (D) 93,4 kJ mol1. (E) 106,8 kJ mol1. (B) 60,1 kJ mol1. (C) 46,7 kJ mol1. QUESTO 45 LETRA D Considerando a reao apresentada e as respectivas entalpias de formao (Hf):

(B) o propano o combustvel mais eficaz entre os relacionados, considerando massas iguais de combustvel. (C) todos os combustveis do quadro acima geram CO2 na sua combusto total. (D) por sua maior densidade, o poder calorfico do etanol, medido em kJ por litro, o maior entre todos. (E) por causa de sua baixa densidade, o poder calorfico do hidrognio, medido em kJ por litro, muito baixo. QUESTO 46 LETRA E Para avaliarmos o poder calorfico dos combustveis da questo, precisamos converter o poder calorfico apresentado em poder calorfico por litro ou 1000 mL (volume), conforme a ltima coluna da tabela.

Em relao aos produtos, correto afirmar que o ter formado por uma reao de ........ , e o alceno formado por uma reao de ......... (A) substituio - eliminao (D) adio - hidrogenao (B) substituio - desidrataco (E) adio - desidratao (C) oxidao - eliminao QUESTO 40 LETRA A O ter formado, composto maior e acima, resulta da substituio do bromo pelo etxido (CH3CH2O). O alceno formado, composto menor e abaixo, resulta da eliminao do bromo e de um hidrognio e formao da ligao dupla (C = C) entre o carbono tercirio e um primrio. 41) A respeito de biomolculas, considere as afirmaes abaixo. I - O acar extrado da cana de acar a sacarose, que um dissacardeo composto de glicose e frutose. II - Os cidos graxas insaturados contm, na sua estrutura, pelo menos uma ligao dupla carbono-carbono. III -As ligaes peptdicas so rompidas no processo de desnaturao de protenas. Quais esto corretas? (A) Apenas II. (D) Apenas I e III. (B) Apenas III. (E) I, II e III. (C) Apenas I e II. QUESTO 41 LETRA C Analisando as afirmaes: I. A sacarose, produzida do suco da cana de acar, sofre hidrlise e forma glicose e frutose, esta ltima atribui sabor doce ao acar. (correta) II. A insaturao dos cidos graxos deve-se (s) ligao(es) dupla(s) em sua estrutura molecular. (correta) III. O processo de desnaturao de protenas pode ocorrer com aumento da temperatura ou alterao do pH do meio. A desnaturao uma mudana na conformao da molcula da protena que faz com esta perca sua capacidade fisiolgica. No ocorre rompimento de ligao peptdica na desnaturao. (incorreta) 42) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmaes abaixo. ( ) O ter dietlico e o butan-1-ol tm como frmula estrutural condensada, respectivamente, CH3-CH2-O-CH2-CH3 e CH3-CH2-CH2-CH2-OH. ( ) O ter dietlico e o butan-1-ol so ismeros. ( ) O ter dietlico apresenta ponto de ebulio maior que o butan-1-ol. ( ) O n-butano tem maior solubilidade em gua que o butan-1-ol. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) V - V - F - F. (D) F - F - V - F. (B) V - V - F - V. (E) F - F - V - V. (C) V - F - V - F. QUESTO 42 LETRA A Primeira afirmao: frmulas corretas. (ver-

a) O hidrognio mais ineficaz. Observar coluna kJ/L. (Incorreta) b) O combustvel mais eficaz, considerando massas iguais o hidrognio. Observar coluna p.c. (kJ/g). (Incorreta) c) O hidrognio produz somente H2O, conforme a reao: H2 + O2 H2O (incorreta) d) A gasolina tem maior poder calorfico em kJ/litro. (incorreto) e) O poder calorfico do hidrognio, medido em kJ por litro, mais baixo. (correta) 47) Considere a reao abaixo. N2 (g) + 3 H2 (g) 2 NH3 (g) Para determinar a velocidade da reao, monitorou-se a concentrao de hidrognio ao longo do tempo, obtendo-se os dados contidos no quadro que segue.

A respeito da estrutura da Salvinorina A, considere as seguintes afirmaes. I - Contm anis heterocclicos. II - Contm carbonos assimtricos. III- No apresenta carbonos tercirios. Quais esto corretas? (A) Apenas II. (D) Apenas II e III. (B) Apenas III. (E) I, II e III. (C) Apenas I e II. QUESTO 38 LETRA C Considerando a frmula apresentada abaixo, a Salvinorina A: I. Possui dois anis heterocclicos, indicados por seta. II. Possui vrios carbonos assimtricos, sendo que dois esto indicados por seta. III. Possui vrios carbonos tercirios, sendo que um est indicado por seta.

Com base nos dados apresentados, correto afirmar que a velocidade mdia de formao da amnia ser (D) 0,40 mol L1min1. (A) 0,10 mol L1min1. (B) 0,20 mol L1min1. (E) 0,60 mol L1min1. 1 1 (C) 0,30 mol L min . QUESTO 47 LETRA B Segundo a tabela apresentada a velocidade mdia de decomposio do hidrognio de 0,6 mol.L1 (1,0 0,4) a cada dois minutos (120 s), ou seja, 0,3 mol . L1. min1. Como as velocidades mdias de decomposio do hidrognio (H2) e a de formao de amnia (NH3) so proporcionais aos coeficientes da reao balanceada, a velocidade mdia de formao de amnia ser 0,2 mol . L1. min1. A relao entre as velocidades : VH2 / 3 = VNH3 / 2 48) Apesar de o papel queimar com muita facilidade, no se observa a queima de uma folha de papel, sozinha, sem que se coloque fogo. Considere as seguintes afirmaes a respeito da reao de combusto do papel. I - Essa reao no termodinamicamente espontnea. II - A energia de ativao deve ser maior que a energia trmica disponvel para as molculas, na temperatura ambiente. III - A variao de entalpia negativa. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas I e III. (B) Apenas II. (E) Apenas II e III. (C) Apenas III. QUESTO 48 LETRA E I. So usados alguns critrios para avaliar a espontaneidade de uma reao qumica. A UFRGS considera, nesta questo, apenas o fato da reao ser exotrmica. Sob esse aspecto, essa reao espontnea. (correta) II. Uma reao qumica inicia quando os reagentes tiverem maior energia do que a energia de ativao, que energia necessria para iniciar uma reao qumica. (correta) III. A reao de queima do papel exotrmica e, portanto, libera calor para o ambiente. Tem uma variao de entalpia (H) menor que zero, ou seja, tem H negativo j que H = Hf produtos Hf reagentes. (correta) 49) O sulfeto de cdmio, CdS, um sal pouco solvel,

39) O carmaterol, cuja estrutura mostrada abaixo, est em fase de testes clnicos para o uso no tratamento de asma. (ver figura em www.anglors.com) Assinale a alternativa que contm funes orgnicas presentes no carmaterol. (A) cido carboxlico, ter e fenol (B) Amina, amida e fenol (C) lcool, ster e fenol (D) Aldedo, amina e ter (E) lcool, amina e ster QUESTO 39 LETRA B As funes existentes na molcula esto marcadas na frmula abaixo.

46) A crise energtica mundial impulsionou a procura por combustveis alternativos e renovveis. Considere os dados contidos no quadro abaixo.

Com base nesses dados, correto afirmar que (A) o hidrognio o combustvel mais eficaz entre os relacionados, considerando iguais volumes de combustvel.

Anglo Vestibulares www.anglors.com

facebook.com/anglors Anglo Resolve - Vestibular UFRGS - 2013

e o gs sulfdrico, H2S, comporta-se, em soluo aquosa, como um cido muito fraco. Considere as afirmaes abaixo sobre o acrscimo de CdS gua. I - A soluo bsica. II - A adio de H2S aumenta a concentrao de ons cdmio em soluo. III- A adio de cido forte soluo provoca a liberao de gs sulfdrico. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas I e III. (B) Apenas II. (E) Apenas II e III. (C) Apenas III. QUESTO 49 LETRA D I. Ambas as solues so fracas. O fato de haver a informao de que o CdS um sal um pouco solvel, permite prever que a base de origem, o Cd(OH)2, no seja to fraco quanto o cido H2S. seria conveniente que a questo informasse os valores das constantes Ka para o cido e Kb para a base. (correta) II. A dissociao do CdS representada por: CdS Cd+2 + S -2 O acrscimo de uma soluo de H2S libera ons S -2, deslocando o equilbrio para a esquerda e diminuindo a concentrao de ons cdmio. (incorreta) III. A ionizao do gs representada por: H2S 2 H+ + S -2 O acrscimo de uma soluo de cido forte, altamente ionizado, provoca aumento na concentrao de H+, deslocando o equilbrio para a esquerda e produzindo maior quantidade de H2S. (correta) 50) Os potenciais padro de reduo, determinados mediante processos eletroqumicos, podem ser empregados para prever a espontaneidade de reaes, mesmo quando essas no constituem pilhas ou baterias. Observe o quadro a seguir. e= 0,80 V Ag+ (aq) +e Ag (s) e= 0,28 V Co2+ (aq) + 2e Co (s) e= 1,66 V Al3+ (aq) + 3e AI (s) e= 2,90 V Ba2+ (aq) + 2e Ba (s) Com base no quadro, considere as reaes abaixo. I - Ba(NO3)2 + 2 Ag 2 AgNO3 + Ba. II - 2AI(NO3)3 + 3 Co 3 Co(NO3)2 + 2 AI. III- 3AgNO3 + AI AI(NO3)3 + 3 Ag. Quais reaes sero espontneas? (A) Apenas I. (D) Apenas I e III. (B) Apenas II. (E) I, II e III. (C) Apenas III. QUESTO 50 LETRA C Os potenciais de reduo so usados para prever qual elemento se oxida e qual se reduz em uma reao. Os eltrons vo do metal de menor para o metal de maior potencial de reduo. Assim, colocando em ordem crescente de potencial de reduo, teremos: Ba+2 - Al+3 - Co+2 - Ag+1. Numa comparao de dois metais desta fila, o que estiver direita ganha eltrons do que estiver esquerda, espontaneamente. O contrrio no ocorre espontaneamente. Na reao I. o Ba+2 est ganhando eltrons da Ag. No ocorre espontaneamente. Na reao II. o Al+3 est ganhando eltrons do Co. No ocorre espontaneamente. Na reao II. a Ag+1 est ganhando eltrons do Al. Ocorre espontaneamente.

QUESTO 51 LETRA A O aluno que bem acompanhou os eventos astronmicos amplamente divulgados pelos canais de mdia em 2011 e 2012, conseguiu facilmente encontrar a resposta. A Lua tem seu momento mais prximo da Terra conhecido como perigeu e o mais afastado como apogeu; na fase Cheia quando melhor se d sua visualizao. Associando a fase cheia com o perigeu temos o fenmeno conhecido da super lua. 52) Como consequncia dos movimentos de rotao e translao, realizados pelo planeta Terra, h uma variao na incidncia dos raios solares sobre a superfcie terrestre, no decorrer do ano. A esse respeito, considere as seguintes afirmaes. I - Os raios solares atingem a superfcie da Terra durante o dia e, noite, a superfcie se resfria. II - A incidncia de radiao solar diminui em direo s regies de alta latitude. III - A incidncia da radiao solar, nas regies localizadas em zonas temperadas, varia muito ao longo do ano. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas II e III. (B) Apenas II. (E) I, II e III. (C) Apenas III. QUESTO 52 LETRA E Sabe-se que, anualmente, o Sol emite a mesma quantidade de energia para os hemisfrios norte e sul. A variao anual de calor se d em funo da quantidade de horas em que dada regio da Terra estar exposta a luz ao longo do dia e ao grau de inclinao como que a luz incide sobre a superfcie. Assim, as altas latitudes so mais frias pois esto expostas a menor quantidade de horas de iluminao ao longo do ano; associado ao fato de receberem raios solares oblquos, distribuindo-se por uma rea da superfcie muito maior do que na zona equatorial, regio mais quente. 53) Leia a letra da cano, Ora Bolas, de Paulo Tatit e Edith Derdyk.
(Ver texto em www.anglors.com)

mente devido ao movimento de conveco do magma que ocorre na astenosfera, poro superior do manto. Tanto em limites convergentes, quanto em limites divergentes, as placas se movimentam em sentido contrrio. Para que a quarta afirmativa possa ser considerada como falsa, a banca deve ter entendido que sentido contrrio um limite divergente de placas. Nesse caso, impossvel a subduco mergulho de uma placa sob a outra e a conseqente formao de dobramentos; mesmo que tais dobramentos tambm possam ser originados por obduco. 55) Observe o mapa abaixo.

demais regies do Brasil. III - A impermeabilizao do solo urbano e a manuteno dos ndices de crescimento populacional, nas grandes cidades brasileiras, garantem a disponibilidade de gua potvel. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas II e III. (B) Apenas II. (E) I, II e III. (C) Apenas III. QUESTO 57 LETRA B O maior potencial hdrico no Brasil o da regio Norte. Sendo que o Sul e Sudeste correspondem a cerca de metade da populao brasileira. O maior contingente rene Sudeste e Nordeste. No h uma relao direta entre a impermeabilizao do solo urbano, a manuteno com os ndices de crescimento populacional e a garantia de disponibilidade de gua potvel. 58) Considere as seguintes afirmaes sobre rios e bacias hidrogrficas brasileiras. I - O rio Amazonas considerado um rio de plancie, navegvel e com baixo potencial hidroeltrico. II - Os rios Negro, Trombetas e Jari esto entre os maiores e mais importantes afluentes do Amazonas, pela margem direita, e dispem de grande potencial para gerar energia hidroeltrica. III - Os principais afluentes da Bacia Tocantins-Araguaia tm potendal hidroeltrico, formando a maior bacia localizada totalmente em territrio brasileiro. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

LEINZ, V.; AMARAL, S. E. Geologia geral. Sio Paulo: Nacional, 2003. p. 284.

As reas mais escuras do mapa correspondem aos (A) terrenos de cobertura sedimentar e metamrfica. (B) relevos de estruturas dobradas. (C) terrenos vulcnicos e sedimentares. (D) relevos de plancies continentais. (E) terrenos cristalinos de Idade Pr-cambriana. QUESTO 55 LETRA C Tendo em vista que o mapa apresentado mostra duas reas com hachuras diferentes, a resposta s poderia ser A ou C, j que as demais apontam uma nica diferenciao. Ao lembrarmos que o os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paran so basicamente basalto (vulcnico) sobre arenito (sedimentar), ficamos com a resposta C. 56) Uma pequena parte de gua doce do planeta flui, no estado lquido, por cursos de gua e lagos nas reas continentais. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmaes sobre as guas continentais superficiais. ( ) Foz de curso de gua em forma de esturio ocorre quando ele desgua no oceano, formando canais e ilhas. ( ) Cursos de gua, localizados em regies com ndices pluviomtricos anuais altos, possuem regime fluvial perene. ( ) Cheias ou inundaes dos cursos de gua ocorrem na estao mais chuvosa; e as vazantes, nas estaes de menor precipitao. ( ) Canalizao o processo pelo qual o curso de gua conduzido por meio de canais ou valas escavadas, retilinizando seu leito e regularizando sua direo. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) V - F - F - V. (D) F - F - V - V. (B) F - V - V - V. (E) V - V - V - F. (C) V - V - F - F. QUESTO 56 LETRA B O exutrio (ou foz) de cursos de gua se d de duas maneiras: com formao de ilhas e canais foz em delta ou com a sua desembocadura aberta e sem a deposio sedimentar formando ilhas foz em esturio. Na segunda afirmativa, o termo perene est empregado corretamente, pois se refere condio dos rios que correm sem secar ao longo do ano. A terceira afirmativa est correta, pois as maiores vazes dos rios, que levam s inundaes, ocorrem, sim, pelas chuvas abundantes que so o principal de recarga dos cursos fluviais. Por fim, a canalizao consiste em uma interveno antrpica que por retilinizar o curso de gua facilita o escoamento, o que tende a aumentar a vazo do mesmo. 57) O Brasil um pas com grande disponibilidade de recursos hdricos, mas enfrenta o problema de escassez de gua potvel em alguns lugares. A esse respeito, considere as seguintes afirmaes. I - As Regies Sul e Sudeste concentram o maior potencial hdrico e o maior contingente populacional do pas. II - A Regio Nordeste possui o menor potencial hdrico do pas e o segundo maior contingente populacional entre as

A cano aborda uma temtica importante para compreender a produo do espao geogrfico e essa temtica pode ser definida como (A) migrao intraurbana. (B) diferentes nveis de escala geogrfica. (C) transformaes na paisagem natural. (D) formao do espao urbano. (E) integrao econmica no continente americano. QUESTO 53 LETRA B A letra da cano apresenta vrios planos diferentes de acontecimentos, isto , em escalas diferentes: do p do menino (rea menor, maior detalhamento, maior escala) ao planeta (rea maior, menor detalhamento, menor escala). 54) Assinale com V (verdadeiro) e F (falso) as afirmaes abaixo, referentes dinmica das placas litosfricas. ( ) A primeira teoria a defender que a crosta terrestre uma camada composta de fragmentos mveis e, no, uma camada rgida inteiria de rochas ficou conhecida como Teoria do Ciclo Geogrfico. ( ) O afastamento ou a coliso entre placas litosfricas um movimento muito lento, que ocorre a uma velocidade mdia de dois a trs centmetros por ano. ( ) O deslocamento das placas litosfricas decorrente de foras endgenas do planeta, geradas pelas correntes de conveco no interior do manto terrestre. ( ) O movimento entre duas placas, em sentido contrrio, provoca grandes dobramentos em suas bordas de cantata, devido ao fenmeno de subduco. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) V - F - F - V. (D) F - F - V - V. (B) F - V - V - F. (E) F - V - F - F. (C) V - F - F - F. QUESTO 54 LETRA B A teoria a que se refere a primeira afirmativa a teoria da Deriva Continental, formulada por Alfred Wegener no incio do sculo XX e incorporada teoria da Tectnica de Placas no ps-guerra. As placas tectnicas se movimentam lenta-

QUESTO 58 LETRA C O Brasil possui a maior rede fluvial do mundo. Essa caracterstica natural contribui enormemente para o desenvolvimento de uma matriz energtica mais limpa. A regio norte possui o maior potencial hidroeltrico no-instalado do pas, sobretudo nos rios da margem direita que nascem nos planaltos do Brasil central e que possuem inmeras quedas dgua. Porm, o rio Amazonas essencialmente um rio de plancie, o que dificulta a utilizao de suas guas para esse fim. J os seus tributrios Jari, Trombetas e Negro localizam-se na margem esquerda de sua calha. A bacia amaznica no totalmente brasileira, desenvolvendo-se sobre os territrios de outros pases da Amrica do sul. A maior bacia hidrogrfica totalmente brasileira a da calha dos rios Tocantins-Araguaia, seguida pela bacia do rio So Francisco. 59) Considere as seguintes afirmaes sobre atividades mineradoras e impactos ambientais. I - No Rio Grande do Sul, o chamado Escudo Sul-rio-grandense a unidade geolgica de extrao mineral mais antiga do Estado. II - No Planalto Basltico, no Rio Grande do Sul, a presena de ametista e gata tem induzido agricultores atividade de extrao mineral. III - Nas regies carbonferas dos estados da Regio Sul, a poluio hdrica mais importante decorrente da infiltrao da gua da chuva, sob os rejeitas gerados nas atividades de lavra e de beneficiamento. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas II e III. (B) Apenas II. (E) I, II e III. (C) Apenas III. QUESTO 59 LETRA E O ncleo cratnico (cristalino) do Rio Grande do Sul, de formao Pr-Cambriana, configura-se como a provncia geolgica mais antiga do estado. J o Planalto Basltico, unidade geomorfolgica de formao mesozica, tem se destacado na produo de pedras preciosas em cidades como Ira e Frederico Westphalen. No que concerne a poluio hdrica pelos rejeitos carbonferos, os estados do sul do Brasil, na posio de maiores produtores desse combustvel fssil, sofrem com a infiltrao das guas para o lenol fretico e, consequentemente, para os demais corpos hdricos.

GEOGRAFIA
51) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. O fenmeno da super Lua ocorre quando a Lua est em sua fase ........ , o satlite est ........ da Terra, situao chamada de ........ , e a sua aparncia ........ em relao ao normal. (A) cheia - mais perto - perigeu - maior (B) nova - mais perto - apogeu - menor (C) cheia - mais perto - apogeu - maior (D) nova - mais distante - perigeu - maior (E) cheia - mais distante - perigeu - menor

facebook.com/anglors Anglo Resolve - Vestibular UFRGS - 2013

Anglo Vestibulares www.anglors.com

60) Considere as afirmaes abaixo a respeito da extrao e da produo de derivados de petrleo no Brasil. I - As refinarias de petrleo, no Brasil, esto localizadas prximas s regies de maior concentrao industrial, a fim de atender s necessidades de matria-prima nesse setor. II - A atividade petrolfera, no Brasil, monoplio da Petrobrs, empresa que controla refinarias e distribuio de combustveis e derivados. III - O Brasil atingiu, em 2009, a autossuficincia e, assim, o pas deixou de importar petrleo, j que todas as refinarias esto adaptadas para o refino da produo. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas II e III. (B) Apenas II. (E) I, II e III. (C) Apenas III. QUESTO 60 LETRA A A leitura do mapa abaixo, permite relacionar a localizao das refinarias s reas de maior concentrao industrial.

QUESTO 62 LETRA E Os furaces se desenvolvem, especialmente, sobre guas ocenicas aquecidas, formando enormes reas de baixa presso atmosfrica. Desenvolvem assim, grandes nuvens chamadas de cumulus nimbos. Tais regies atraem ventos do entorno, de maior presso atmosfrica e menor temperatura, criando clulas de nuvens, com formato espiralado e que apresentam movimentos giratrios, conhecidos tecnicamente como ciclones tropicais. O furaco Sandy que atingiu primeiramente o Caribe e depois rumou para NY, representa muito bem esse violento fenmeno atmosfrico. 63) Com relao dinmica climtica, considere as afirmaes abaixo . I - O deslocamento das massas de ar um fenmeno atmosfrico que ocorre na troposfera e que interfere nas condies meteorolgicas. II - As massas de ar polares tm origem nos polos Norte e Sul do planeta e, conforme a rea por onde se deslocam, podem ser secas ou midas. III - As chamadas frentes de transio, que se formam nas reas onde ocorre o encontro entre massas de ar, podem ser frentes frias ou quentes. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas II e III. (B) Apenas II. (E) I, II e III. (C) Apenas III. QUESTO 63 LETRA E Todos os fenmenos climticos ocorrem na Troposfera (primeira camada da atmosfera, com altitude mxima variando entre 8 e 11km). Portanto, o deslocamento das massas de ar, responsvel por interferncias nas condies meteorolgicas, tambm ocorre nessa camada. O encontro das massas de ar, que formam frentes frias ou quentes, podem condicionar tipos climticos. Quanto afirmativa II, ela somente foi considerada correta porque a banca generalizou plo por regio polar. 64) O mapa abaixo representa os estudos realizados pelo gegrafo brasileiro Aziz Nacib Ab'Saber, sobre os domnios morfoclimticos do Brasil, que resultam da interao entre relevo, clima e vegetao.

soja e pastagens. A afirmativa III incorreta, pois no h serras nessa regio, e sim, escarpas de um derramamento basltico. Por fim, as faixas de transio caracterizam-se por serem regies que apresentam caractersticas que no se restringem a um s domnio, sendo essas nuances notadas no Agreste, na Mata de Cocais e no Complexo do Pantanal. 65) No bloco superior abaixo, esto listados quatro termos; no inferior, definies de conceitos referentes a trs desses termos. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior. 1 -Regio 3 -Biosfera 2 -Territrio 4 -Bioma ( ) Parcela da superfcie terrestre que forma uma unidade distinta em virtude de determinadas caractersticas temticas. ( ) Apropriao de uma parcela geogrfica por um indivduo ou uma coletividade. ( ) Um conjunto de ecossistemas. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) 1 - 2 - 4. (C) 2 - 3 - 1. (E) 3 - 4 - 1. (B) 1 - 2 - 3. (D) 3 - 4 - 2. QUESTO 65 LETRA A O primeiro conceito da questo se refere Regio, uma vez que essa um recorte temtico feito no espao geogrfico. O segundo conceito fala em apropriao do espao, ou seja, fala em poder, levando ao conceito de Territrio. Por ltimo, um conjunto de ecossistemas um bioma, uma vez que Biosfera se refere ao conjunto de todos os ecossistemas, ou todo lugar que reside a vida do planeta. 66) Considere as seguintes afirmaes sobre a crise do Euro e a geopoltica na Europa. I - Uma das razes da crise do Euro a dificuldade de alguns pases europeus na manuteno de uma poltica de bem-estar social em uma economia neoliberal. II - Pases como Portugal, Espanha, Itlia e Grcia baixaram seus custos e retomaram as barreiras alfandegrias internas. III - O dficit oramental da Grcia fez com que os investidores exigissem taxas de juros muito altas para emprestar dinheiro ao pas. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas I e III. (B) Apenas II. (E) I, II e III. (C) Apenas I e II. QUESTO 66 LETRA D Aps a crise, muitos pases vem praticando cortes nas polticas sociais, refletindo em manifestaes de contrariedade pela populao. Contudo, as medidas de austeridade no restringiram as transaes comerciais e financeiras entre os pases membros do bloco europeu. O dficit de oramento configura risco aos investidores na economia grega, tendo a alta dos juros como conseqncia. 67) Considere as seguintes afirmaes sobre as transformaes recentes no Mercosul. I - A integrao da Venezuela ao Mercosul contou com apoio dos governos do Uruguai, da Argentina e do Brasil. II - A suspenso provisria do Paraguai do Mercosul ocorreu em virtude do processo poltico que levou ao impeachment o ento presidente paraguaio Fernando Lugo, em junho de 2012. III-O Brasil tem interesse na entrada do Chile como membro permanente do Mercosul, uma vez que a economia daquele pas centralizada em petrleo. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas II e III. (B) Apenas II. (E) I, II e III. (C) Apenas I e II. QUESTO 67 LETRA C A partir da suspenso temporria do Paraguai, pas que se opunha presena da Venezuela no Mercosul; Brasil, Argentina e Uruguai incluram a Venezuela como membro permanente do bloco. A suspenso tem relao com o processo no-democrtico de escolha do novo presidente, a partir do impedimento do antigo, Fernando Lugo. Na afirmativa III est errado afirmar a centralizao da economia do Chile em petrleo, uma vez que o cobre o principal produto de extrao mineral do pas.

68) Observe a figura abaixo a respeito da produo agrcola de orgnicos.

Adaptado de: <http://ipd.org.br/upload/tiny_mce/arquivos/Perfil_do_ mercado_organico_braslleiro_ como_processo_de_inclusao_social.pdf>. Acesso em: set. 2012.

Com base na figura acima, considere as seguintes afirmaes sobre a produo agrcola de orgnicos. I - A Oceania, diferente dos demais continentes, tem sua produo em grande escala. II - A Europa e a Amrica do Sul tm a produo de orgnicos com caractersticas muito semelhantes. III - A Amrica do Norte tem sua produo de orgnicos centrada em produtores com maior rea de cultivo. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas I e III. (8) Apenas II. (E) I, II e III. (C) Apenas I e II. QUESTO 68 LETRA C Ao se analisar o mapa percebe-se que a maior rea plantada e a maior rea por produtor (o que elimina a afirmativa III) esto na Oceania, o que caracteriza a produo em grande escala. As caractersticas da produo na Europa e na Amrica do Sul so similares de acordo com os dados apresentados na figura. 69) Observe o quadro abaixo referente produo de orgnicos no Brasil e estrutura fundiria.

A Petrobras, desde agosto de 1997, no detm mais o monoplio sobre a rea de petrleo no Brasil, ainda que a distribuio nunca tivesse sido de exclusividade sua. Apesar do Brasil j ter atingido a autossuficincia de petrleo, a qualidade do leo exige que o pas importe o petrleo leve para misturar ao pesado e, dessa forma, baratear o refino. Se comearmos a produzir petrleo leve, poderemos parar de importar (vide pr-sal). 61) Com relao Amaznia brasileira, considere as afirmaes abaixo. I - Apesar de os cursos de gua serem considerados vias de transporte, as estradas de rodagem so, atualmente, os principais corredores de escoamento de populao e de produtos ao longo da floresta amaznica. II - A maioria dos desmatamentos ocorre no chamado arco de desflorestamento da Amaznia, faixa de terra que vai do noroeste do Par, passando pelo norte do Mato Grosso e por Rondnia, at o Acre. III - O avano das empresas agropecurias e madeireiras sobre as reas indgenas tem aumentado os conflitos sociais na Amaznia, principalmente nos estados do Par, Mato Grosso e Rondnia. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas II e III. (B) Apenas II. (E) I, II e III. (C) Apenas III. QUESTO 61 LETRA D A complexa rede hidrogrfica da regio Norte possibilita a intensa utilizao das hidrovias amaznicas. A forte presso exercida pelo agronegcio, sobretudo sojicultura e pastagens, responsvel pela expanso da fronteira agrcola sobre a franja oriental da Amaznia, conforme descrito nas afirmativas II e III. 62) No que diz respeito aos furaces, assinale a alternativa correta. (A) Furaces, tufes, ciclones, tempestades ciclnicas e ciclones tropicais tm origens diferentes e ocorrem nos mesmos espaos geogrficos do planeta. (B) Eles ocorrem quando do resfriamento da massa de ar, imediatamente acima da gua dos oceanos, provocando evaporao e consequente aumento da umidade. (C) Eles geralmente se originam no oceano Pacfico, estando associados s correntes marinhas frias no Hemisfrio Norte. (D) A maior ocorrncia de furaces no Caribe e na Amrica do Norte est associada aos meses frios do inverno boreal. (E) A ocorrncia do furaco Sandy, no ms de outubro de 2012, o resultado do aumento da intensidade do vento entre regies com grandes diferenas de temperaturas frias (presso maior) e quentes (presso menor).

AB'SABER, A.N. Os domnios de natureza no Brasil. So Paulo: Ateli Editorial, 2003. p. 16.

Com base nos dados do quadro acima, considere as seguintes afirmaes sobre a produo de orgnicos. I - Nos estados da Regio Sul, a agricultura orgnica desenvolve-se, em mdia, em pequenos estabelecimentos. II - Nos estados da Regio Centro-Oeste, o valor da produo por rea , em mdia, o maior entre as regies. III - Na Regio Nordeste, encontra-se o menor valor de produo entre as regies. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas I e III. (B) Apenas II. (E) I, II e III. (C) Apenas I e II. QUESTO 69 LETRA A Questo de interpretao de tabela. A afirmativa I a nica que encontra apoio na tabela. No caso da regio Centro-Oeste o valor da produo por rea o menor entre as regies. O valor da produo do Nordeste o maior entre as regies. 70) Observe o quadro abaixo.

Considere as seguintes afirmaes a respeito dos domnios morfoclimticos e a respectiva localizao no mapa. I - Domnio da caatinga (1 no mapa): relevo formado por depresses e planaltos. Possui clima semirido, com chuvas concentradas em alguns meses do ano. A vegetao de arbustos espinhosos e cactceas sofre alteraes desde a poca do Brasil colnia. II - Domnio do Cerrado (2 no mapa): a vegetao tem sido intensamente alterada para dar lugar s reas de pastagens e para a instalao de lavouras (sobretudo o cultivo da soja). III - Domnio das Araucrias (3 no mapa): regio caracterizada pela presena de planaltos em estruturas dobradas, com muitas serras e morros. IV - Faixas de Transio (4 no mapa): reas intermedirias que possuem caractersticas ambientais de dois ou mais domnios morfoclimticos, como o caso do Pantanal mato-grossense. Quais esto corretas? (A) Apenas I e II. (D) Apenas II e IV. (B) Apenas I e III. (E) Apenas III e IV. (C) Apenas II e III. QUESTO 64 LETRA D A afirmativa I indica a caatinga como sendo o nmero 1 no mapa, porm esse domnio litorneo conhecido como Mares de Morros. Na afirmativa II se colocam os corretos motivos para a degradao do Domnio dos Cerrados (2 no mapa), so eles: lavoura de

Com base nos dados do quadro, considere as seguintes afirmaes sobre a produo leiteira no Brasil. I - A produo leiteira foi maior no perodo de 2000 a 2011. II - A produtividade do leite pouco cresceu, visto que acompanhou apenas o crescimento proporcional da produo de leite. III - O rebanho bovino leiteiro cresceu no perodo de 1975 a 2011, conforme demonstram a produo e a produtividade de leite. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

Anglo Vestibulares www.anglors.com

facebook.com/anglors Anglo Resolve - Vestibular UFRGS - 2013

QUESTO 70 LETRA C Outra questo de interpretao. Veja que a produo leiteira vem aumentando desde 1975 (cresceu cerca de quatro vezes) assim como a produtividade - cresceu pouco mais que o dobro. O rebanho bovino brasileiro o segundo maior do mundo (sendo o maior comercial) e o aumento da produo de leite e da produtividade tem a ver com o crescimento do rebanho no perodo. 71) O desenvolvimento tecnolgico dos sculos XIX e XX alterou as formas de trabalho, as paisagens geogrficas, os hbitos e os costumes das populaes. Assinale a alternativa correta em relao a essas alteraes. (A) A produo de elevadores e automveis, no final do sculo XIX e incio do sculo XX, contribuiu para a verticalizao e a intensificao da estrutura viria no espao urbano. (B) O conhecimento tcnico-cientfico, nos sculos XIX e XX, contribuiu para reduzir a degradao ambiental. (C) A criao de equipamentos agrcolas modernos viabilizou o cultivo de grandes extenses de terras e o aumento da demanda por trabalhadores no campo. (D) O desenvolvimento econmico, tecnolgico e social, que transformou as paisagens geogrficas, tem sua origem nas polticas nacionalistas, implantadas pelos regimes autoritrios, no final do sculo XIX. (E) Tecnologias avanadas, direcionadas para a automao da produo, proporcionaram o aumento da produtividade, exigindo maior esforo fsico e mental dos trabalhadores para realizar as atividades. QUESTO 71 LETRA A A 2 Revoluo Industrial, iniciada em meados do sculo XIX, foi baseada no desenvolvimento da energia eltrica, no uso industrial do petrleo e na ampliao do uso dos produtos da indstria siderrgica (ao). nesse contexto que ocorre um aumento vigoroso da urbanizao na Europa Ocidental e nos EUA, bem como a verticalizao das cidades, criando os primeiros arranha-cus nas incipientes metrpoles. Dessa forma, o desenvolvimento tecno-cientfico, promoveu mudanas na organizao e dinmica das cidades.

72) Observe o quadro abaixo.

Considere as seguintes afirmaes a respeito dos dados populacionais das cidades brasileiras. I - Na dcada de 1950, existiam no Brasil quatorze cidades consideradas de porte mdio. II - A partir da dcada de 2000, h o crescimento no nmero de mdias cidades, o que configura uma desconcentrao populacional no Brasil. III - A partir da dcada de 1970, o crescimento dos maiores centros urbanos contribuiu para o surgimento das principais metrpoles do Brasil. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas II e III. (B) Apenas II. (E) I, II e III. (C) Apenas III. QUESTO 72 LETRA D A primeira afirmativa contabiliza as cidades com populao acima de 1 milho de habitantes, que no podem ser consideradas de porte mdio. Os ltimos censos indicam uma mobilidade urbana-urbana com destino s cidades mdias. Desde os anos 70, quando atingiu-se o auge do xodo rural, o crescimento populacional tem contribudo para a metropolizao brasileira. Instruo: As questes 73 e 74 esto relacionadas s pirmides populacionais abaixo, referentes populao indgena em duas regies brasileiras, em 2010.

I - A anlise das formas das pirmides permite concluir que a pirmide 1 representa uma regio com a populao indgena predominantemente rural. II - A pirmide 2 aponta uma diminuio do nmero de idosos, isto , indica uma menor expectativa de vida. III - A base da pirmide 1 caracterstica de uma regio com baixo ndice de urbanizao. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas II e III. (B) Apenas II. (E) I, II e III. (C) Apenas I e III. QUESTO 73 LETRA C Vide comentrio da questo 74. 74) Assinale a alternativa correta, de acordo com os dados constantes nas duas pirmides. (A) As informaes das pirmides demonstram que a populao indgena tem um crescimento populacional inverso ao da populao brasileira em geral, quanto aos fatores ruralidade e urbanidade. (B) A projeo do crescimento da populao indgena na pirmide 1 aponta maior expectativa de vida. (C) A comparao entre as duas bases das pirmides permite concluir que o crescimento vegetativo da populao indgena maior na pirmide 2. (D) A pirmide 1 reflete um grande crescimento da populao indgena adulta. (E) O formato da pirmide 2 indica que as populaes indgenas residentes em reas urbanizadas so mais longevas, porm com taxa de natalidade menor. QUESTO 74 LETRA E Pirmide I aponta para uma realidade mais ruralizada e empobrecida, caractersticas das comunidades indgenas da regio Norte. No Sudeste, segundo nos informa o censo de 2010, a maior parte dos ndios est fora das reas indgenas; muitos inseridos na realidade urbana. Como conseqncia, os ndices representados na Pirmide II so mais prximos dos dados gerais do Brasil. 75) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Na cidade de Alegrete, na fronteira oeste do estado do Rio

Grande do Sul, a amplitude trmica anual ........ que na cidade de Tramanda, localizada no litoral norte, devido .......... J na cidade de So Francisco de Paula, localizada no Planalto Meridional, as temperaturas mdias sofrem a influncia da ........ , que as ......... (A) menor - maritimidade - latitude - aumenta (B) maior - continentalidade - altitude - diminui (C) igual - maritimidade - altitude - mantm (D) maior - continentalidade - latitude - mantm (E) igual - continentalidade - altitude - diminui QUESTO 75 LETRA B Continentalidade, altitude e latitude so fatores climticos e influenciam nos climas. Quanto mais afastado de grandes massas lquidas continentalidade maior ser a amplitude trmica. Isso em funo do calor especfico da terra ser menor. So Francisco de Paula est localizado no nordeste do Rio Grande do Sul, onde as altitudes so as mais elevadas do estado. Quanto maior a altitude menor a temperatura zonal.

EXPEDIENTE

Biologia: Andr Fozzy, Csar Matos, Cesar Milheiro, Cludia Senandes e Maurcio Marczwski Qumica: Flvio Schifino, Jorge Ruffini e Marcus Ribeiro Geografia: Alexandre Rosa, Cajo Neis, Csar Ferrari, Felipe Costa e Toms Reck Logstica e gastronomia: Ana Virtuozo, Guilherme Resende, Marcelo Cser e Marcos Milan Coordenador: Andr Fozzy

Adaptado de: <http://www.lbge.gov.br/lndlgenas/plramlde_indlgena. html>. Acesso em: 12 set. 2012.

73) Com base nos dados apresentados pelas duas pirmides populacionais, considere as afirmaes abaixo.

facebook.com/anglors Anglo Resolve - Vestibular UFRGS - 2013

Anglo Vestibulares www.anglors.com

You might also like