You are on page 1of 13

1

LUS XI DE FRANA: A VIDA BURGUESA DE UM REI FEUDAL LOUIS XI OF FRANCE: THE BOURGEOIS LIFE OF A FEUDAL KING Suely Romero, Dip. RSA

(...) os traos distintivos mais prestigiosos so aqueles que simbolizam mais claramente a posio diferencial dos agentes na estrutura social - por exemplo, a roupa, a linguagem ou a pronncia, e sobretudo as maneiras (...) Bourdieu

RESUMO. Este artigo aborda alguns aspectos do reinado de Lus XI, rei de Frana na segunda metade do sculo XV. Foca o combate implacvel s pretenses dos grandes senhores feudais e o vis burgus que marcou seu estilo de vida, bem como a ateno concedida aos interesses dos elementos comerciantes e agricultores, sem distino de nascimento. Remete ao desafio da busca contnua de nuances na interpretao do desenvolvimento do absolutismo monrquico que levem em conta as profundas transformaes da sociedade da poca, sua complexidade e seus reflexos numa ordem poltica em plena mutao.

ABSTRACT. This text approaches some issues of the rule of Louis XIth, king of France in the second half of 15th century. It focuses on his vigorous fight against the power of the great feudal lords and the bourgeois aspect which marked his lifestyle, as well as the kings concern for the commercial and agricultural interests regardless of birth distinction. It reminds of the need to go on looking for distinct ways of understanding absolutism which take account of the deep changes of society at the time, its complexity and influence in a political order in plain mutation.

Palavras-chave: monarquia absolutismo pretenses feudais vida burguesa Lus XI.

Introduo. A complexidade da sociedade medieval, a consolidao do absolutismo e o jogo de poder subjacente a todas as transformaes da poca constituem temas intrigantes para o entendimento da formao da chamada era moderna. Nem sempre possvel traar perfis exclusivos e contrastantes entre os diversos atores ou classes sociais desses longos perodos. Um desses traados to ntidos o que ope o rei ou prncipe feudal ao burgus, sempre representados como radicalmente diferentes em seus objetivos, valores e apresentao pblica. O rei de Frana Lus XI, cujo reinado se estendeu de 1461 a 1483, fornece um exemplo surpreendente da dissoluo dessas linhas separadoras.

O estudo da figura desse rei desloca, de certo modo, a tese de que a concentrao do poder monrquico se fez para melhor preservar a dominao feudal. O apoio das classes comerciantes, a pujana de seu desenvolvimento e a defesa de seus interesses foram decisivos nesse embate secular. O inimigo comum sem dvida eram os grandes senhores feudais, de tendncia particularista e at separatista.

Louis XI, King of France Fonte: NYLPD

A marca de Lus XI sobre a histria da monarquia francesa foi assim resumida por Friedrich Engels na obra A Guerra Camponesa na Alemanha:
Ele comeou uma luta contra os senhores feudais, mais foi confrontado pela Liga do Bem Comum que uniu os grandes e pequenos vassalos de Frana. Nas guerras que empreendeu contra a Liga, Lus, em vez de usar os mtodos primitivos das polticas feudais, praticou no apenas a fora, mas tambm a ardileza, um sistema diplomtico de mentiras, despistamentos e precaues. Lus XI foi derrotado e compelido a assinar um pacto de paz com os senhores feudais em 29 de outubro de 1461. Mas essa paz com os nobres feudais no se concretizou. Com o apoio da classe comerciante, comeou uma nova guerra em novembro de 1470. Toda a parte ocidental da Frana levantou-se contra ele, mas desta vez foi vitorioso. Para conseguir maior sucesso na oposio aos senhores feudais, Lus XI decidiu reformar o exrcito liberando as cidades de obrigaes militares e criou uma fora de 50.000 homens. Sua infantaria era formada de mercenrios suos. Em 1481, incorporou a Provena e Lige a seus domnios e subjugou o resto da Frana, com exceo da Navarra e do ducado da Bretanha. O poder absoluto de Lus XI s conseguiu se estabelecer na Frana por meio do apoio dos elementos ligados s atividades comerciais. Por sua vez, protegeu o comrcio, o artesanato e a agricultura. Em seu reinado, a velha instituio romana dos correios foi restaurada (ENGELS, 1850, s/p, grifo nosso).i

A atuao de Lus XI, por sinal infatigvel, intrpida e persistente, levou a marca antifeudal e pr-burguesa. A utilizao de mercenrios suos em seu exrcito permanente no gratuita. Havia, entre o rei e aquele povo, uma afinidade notadamente contrria ao poder feudal. Uma cano alem deploraria no sculo XVI o exemplo

suo: Os camponeses tentaram aprender / artimanhas vis com os suos / e se tornaram seus prprios senhores... ii. Os levantes camponeses, que abalariam no sculo seguinte vastas regies da Frana oriental, Alemanha, Bomia e ustria, extrairiam fora e inspirao do exemplo radical e bem sucedido da Confederao Sua. Desde 1315, esta tinha conseguido a subjugao, quando no a expulso, de sua nobreza e instaurado um governo sem cabea dirigente, mas unido atravs de negociaes regulares e peridicas entre os diversos e mltiplos interesses dos pequenos rurais, cidades, camponeses, mercadores e membros da Igreja. A luta contra os bares ladres, como chamaria mais tarde Voltaire os nobres feudais que extorquiam e exploravam campo e cidades pela fora das armas, encontrou nos cantes suos condies de sucesso. Por outro lado, o fator ambiental desempenhou tambm um importante papel nesta configurao de poder: as reas montanhosas no forneciam recursos suficientes manuteno de uma aristocracia, em todo lado cada vez mais ambiciosa e adepta do luxo. No havia grande excedente de produo. Um nobre feudal nas regies montanhosas seria to pobre quanto seus servos (BRYANT, 1991, s/p). Juntar-se Confederao Sua significava adotar o autogoverno. Havia ainda uma propenso histrica dos suos de conferirem liberdade aos servos e camponeses dos principados situados em suas fronteiras em constante expanso. A competncia militar dos suos tambm era proverbial, tendo-se afiado ao longo de sculos de guerras contra os cavaleiros Habsburgos do Sacro Imprio. Eram tidos como os melhores soldados da Europa e logo se tornaram importante fonte de renda financiadora da liberdade de seus cantes. Note-se, porm, que eram os pobres, forados pelas circunstncias, que se tornavam mercenrios (BRYANT, 1991). O aproveitamento dos suos por Lus XI em suas foras de combate foi motivo no pequeno de despeito e revolta entre os grandes senhores. De todo modo, convm considerar o crescimento da burguesia e de seu locus privilegiado, a cidade medieval, partes integrantes e no marginais do sistema feudal, como alerta Jacques Le Goff:
A cidade encontrou o seu lugar no sistema feudal e formou com ele, no como aliada, mas como parte integrante, o que Jos Lus Romero denominou sistema feudo-burgus. Esse sistema durou enquanto o modo de produo senhorial no entravou o funcionamento econmico do mercado nem freou em demasia as ambies da burguesia [...]. Mas verdade que a cidade

4
medieval, por sua lgica econmica fundada mais no dinheiro do que na terra, por seu sistema de valores no qual, em face do ideal aristocrtico de hierarquia vertical, de durao, de ociosidade e de largueza (desperdcio), impunha a si mesma outra concepo, outro ideal de hierarquia horizontal, do tempo, do trabalho e do clculo, podia minar por dentro o sistema feudal para transform-lo em sistema capitalista. Foi preciso, entretanto, esperar pela revoluo industrial (LE GOFF, 1992: 58, grifo nosso).

Cabe neste ponto tentar identificar o que seria exatamente burgus, ou seja, o que diferencia o modo de vida e a viso de mundo burguesa do feudal medieval propriamente dito. Retomando mais uma vez a expresso de Jos Luis Romero, Le Goff (1992) aponta para o elemento original e capital introduzido pela burguesia. O clculo um aspecto de mxima importncia. Uma citao famosa de Lus XI deixa uma mensagem subliminar de seu emprego a expensas da grande virtude feudal expressa pelo orgulho, inseparvel da glria: Onde o orgulho toma frente, seguem-se a vergonha e o arrependimento: o raciocnio frio, calculista, o que deve guiar o governante. Apesar da existncia de certa simbiose entre nobres e patrcios burgueses, as diferenas de atividades operaes propriamente ditas de negcios, de cmbio e de banco efetuadas exclusivamente por burgueses levavam a diferenas de modo de vida, a uma oposio de sentimentos e de interesses, a uma mentalidade contrria e a divergncias profundas. Os nobres continuam ligados vida guerreira; os burgueses se preocupam com os negcios. Quando se lana ao luxo da habitao, o burgus o faz num esprito de ascenso social e de gozo, bem diferente da largueza, do desperdcio dominador da classe ociosa medieval, a nobreza (LE GOFF, 1992: 168-9). H indcios mais que suficientes que fazem merecer Lus XI a qualificao de pesadelo dos grandes feudatrios. Em dados momentos, estes chegaram a sobrepor seus interesses particulares para se unirem contra o monarca numa guerra sem fim. A base de apoio de Lus XI estava entre os burgueses e a pequena nobreza. Tratava-se de dois projetos de dominao inconciliveis um centralizador, outro de natureza centrpeta que se defrontaram e que ainda se defrontariam pelos sculos seguintes at a vitria definitiva de Lus XIV no sculo XVII. Carlos o Temerrio, duque de Borgonha, assim confessa sua oposio unio nacional, mesmo que o fosse para depor Lus XI pelo imaginado bem de Frana:

5
Eis o senhor dUrf que me insta a fazer de meu exrcito o maior possvel e me diz que o seria pelo grande bem do reino (...), diz Carlos ao cronista Commynes. E responde: Amo bem mais o reino de Frana do que pensa Monsenhor dUrf; pois, para um rei que existe, gostaria que fossem seis! (KENDALL, 1974: 280).

Ao procurar compreender o Risorgimento italiano no sculo XIX, Gramsci (1968) faz uma digresso at o Quatrocentos ao perguntar: Por que os grandes navegadores italianos serviram a outros pases? (p. 40). A resposta ajuda a situar o interesse da burguesia no suporte monarquia: A burguesia desenvolveu-se melhor, nesse perodo, com os estados absolutistas, isto , com um poder indireto, no tendo [ainda] todo o poder (GRAMSCI, 1968: 40). Combate s pretenses feudais. Chama ateno o contraponto radical da figura de Lus XI conveno social do que deveria ser um representante de uma linhagem aristocrtica, em que pese a interpretao clebre de Perry Anderson (1989) sobre ser o absolutismo monrquico do incio da chamada era moderna no mais que um aparelho de dominao feudal recolocado e reforado e no um rbitro entre a aristocracia e a burguesia, e menos ainda um instrumento da burguesia nascente contra a aristocracia: ele era a nova carapaa poltica de uma nobreza atemorizada (p. 18). Temia essa nobreza as massas camponesas, a dissoluo dos laos feudais, as invenes tcnicas, as novas formas de poder, determinadas agora pela difuso da produo e troca de mercadorias:
Assim, quando os Estados absolutistas se constituram no Ocidente, a sua estrutura foi fundamentalmente determinada pelo reagrupamento feudal contra o campesinato, aps a dissoluo da servido; mas ela foi secundariamente sobredeterminada pela ascenso de uma burguesia urbana que, depois de uma srie de avanos tcnicos e comerciais, evolua agora em direo s manufaturas pr-industriais numa escala considervel (ANDERSON, 1989: 22).

Toda essa sociedade aristocrtica se apoiava inteira sobre os ombros de uma massa annima de servos e camponeses
cuja nica funo consistia em fornecer a seus senhores o excedente de suas colheitas e os produtos indispensveis expanso de seu esplendor. (...) sua sorte era montona, sua vida simples e estreita, o interesse que suscitavam nos cronistas era nulo. Trabalhavam do nascer do dia ao cair da noite, careciam muitas vezes do mnimo para uma sobrevivncia mesmo a mais elementar e no tinham praticamente nenhum papel na cena social (KENDALL, 1974: XV).

As massas laboriosas, no entanto, no se confinavam ao mundo rural. Como alerta Kendall (1974), tambm nas cidades seus membros mal ganhavam para seu sustento.

6
Viviam apinhados em casebres e no usufruam de quaisquer direitos da burguesia. Artesos e pequenos lojistas alfaiates e sapateiros sem ningum ou quase a seu servio ocupavam alojamentos sombrios e entulhados, nos fundos ou em cima de suas oficinas; suas corporaes eram as mais pobres e constituam a frao menos favorecida da burguesia (KENDALL, 1974: XX).

O impacto causado pela emergncia de um terceiro elemento, para alm da nobreza feudal e dos produtores diretos constitudos pelas massas camponesas e citadinas, isto , pelo advento de uma burguesia prspera e empreendedora, teve talvez em Lus XI um efeito marcante, a ponto de distanci-lo ou mesmo contrap-lo classe que, em ltima anlise, pela interpretao de Perry Anderson, defendia e cujo poder assegurava:
o advento do absolutismo nunca foi, para a prpria classe dominante, um suave processo de evoluo: ele foi marcado por rupturas e conflitos extremamente agudos no seio da aristocracia feudal, cujos interesses coletivos em ltima anlise servia (ANDERSON, 1989: 20).

Segundo Anderson (1989), o efeito ltimo desta redisposio geral do poder social da nobreza foi a mquina de Estado e a ordem jurdica do absolutismo, cuja coordenao iria aumentar a eficcia da dominao aristocrtica ao sujeitar um campesinato [agora] no servil a novas formas de dependncia e explorao. Os Estados monrquicos da Renascena foram em primeiro lugar e acima de tudo instrumentos modernizados para a manuteno do domnio da nobreza sobre as massas rurais (ANDERSON, 1989: 20). No entanto, foram diversas as aes de Lus XI no sentido de domar, controlar e mesmo destruir as pretenses feudais. Desde o incio ficou claro a todos essa posio do rei. KENDALL (1974) relata a srie de medidas tomadas desde o incio de seu reinado que feriam diretamente o poder da nobreza. Aboliu a Pragmtica Sano de 1483, que havia estabelecido uma Igreja galicana virtualmente independente da tutela papal e deixara nas mos dos eclesisticos e nobres muitos novos benefcios. Anunciou ainda sua disposio de no conceder mais qualquer alto comando militar aos grandes vassalos. Recusou-se a manter na corte os senhores de sua parentela, apesar de considerados conselheiros naturais do rei. Mandou estudar com grande ateno a lista de penses em virtude das quais muitos se haviam enriquecido em detrimento do tesouro real. No entanto, alerta Kendall, o golpe mais decisivo contra a feudalidade foi a atuao autorizada pelo rei a seus funcionrios bailios e senescais encarregados de governar as principais regies administrativas. Abaixo deles, sargentos, juzes e coletores de impostos recebiam do mesmo modo ordens expressas de fazer valer, em qualquer circunstncia e contra quem quer que fosse, os direitos e as prerrogativas da Coroa. Entre elas figurava a abertura de inqurito minucioso e aprofundado sempre que um

privilgio lhes parecesse duvidoso. Este senso da lei, em contraposio ao costume, foi uma arma poderosa na guerra contra as reivindicaes dos grandes feudatrios. Por outro lado, Lus XI combateu a burocracia do governo diminuindo a quantidade de cargos e exigindo maior eficcia e total fidelidade de seus funcionrios (KENDALL, 1974, p. 113-115). Resta ento ao leitor apoiar-se na tese das contradies internas ao feudalismo para no deixar de ver em Lus XI um defensor de uma ordem feudal em nova verso, alinhada com o incio da modernidade, que dispara contra uma tradio j arcaica e instaura uma nova era com novas disposies jurdicas, econmicas, tcnicas, sociais e militares. Uma nova ordem. Podero esclarecer ainda mais o sentido da atuao real e os valores subjacentes na instaurao de sua nova ordem as metforas correntes na poca, algumas usadas pelo prprio rei. Sua vontade de conhecer os pormenores da movimentao dos grandes senhores, a influncia cultivada nas cortes estrangeiras de Espanha, Inglaterra e reinos italianos, sua teia de espies e informantes, as tramas urdidas para fazer valer sua poltica de afirmao monrquica valeram ao rei o epteto Aranha Universal. Lus XI se preocupava ademais com o clima dominante entre os habitantes do reino. Em notas endereadas ao filho, descrevia, antecipando de certa forma Voltaire (Il faut cultiver notre jardin preciso cultivar nosso jardim), a semelhana entre o rei e um jardineiro ou agricultor: O prncipe deve pensar nas condies de seu povo e misturarse a ele com frequncia, do mesmo modo que um bom jardineiro cultiva o seu lote de terra (KENDALL, 1974: 116). Subentende-se a extirpao de ervas daninhas, o saber tratar a terra, semear, garantir a boa colheita, sustentar a vida, resguardar a plantao das intempries, utilizar sabiamente os recursos, plantar hoje para colher depois. Tal postura contrastava com a prtica blica de terra arrasada, comum entre os nobres. Pilhar e queimar tudo em sua passagem, deixar atrs de si um rastro de destruio material e de vidas, constituam marcas de poder, inconsequncia e intimidao aristocrtica. Por diversas vezes, Lus, alis, tido como exmio general e notvel estrategista, abstinha-se de atacar ou oferecer batalha para no prejudicar a colheita ou o comrcio de determinado local. O clculo de tais prejuzos fazia parte de seu processo decisrio. O rei desejava dar aos sditos um modelo de modicidade e economia. Kendall (1974) refere-se estupefao dos embaixadores milaneses diante da extrema simplicidade da casa real onde apenas os cavalos eram dignos desse status. O rei mantinha tambm um

interesse de conhecedor sobre ces, afeioado que era caa. Embora reconhecessem a riqueza do rei, afirmavam que este tinha por nico interesse aumentar seus recursos e restringir as despesas inteis (KENDALL, 1974: 114). Em suas constantes viagens, Lus XI usava uma roupa simples de pano cinza e um rosrio feito de madeira em torno do pescoo, em nada se distinguindo, para espanto geral, de qualquer burgus simplrio. Desde cedo Lus XI promoveu reformas nos impostos e prestigiou o emprego na Corte de homens comuns, sem bero, desde que talentosos e teis sua poltica. Importavalhe a competncia para realizar seus objetivos de mudana. Foi assim que empregou a seu servio vrios indivduos associados ao grande financista Jacques Coeur, que se destacava entre os mais notveis empreendedores da poca e ocupou por algum tempo o cargo de tesoureiro do rei. Jaques Coeur possua sociedades de comrcio em toda a Frana e detinha uma frota mediterrnea que trazia artigos de luxo do Oriente, o que o tornava personagem importante tambm no mundo muulmano. Dizia-se que sua renda anual equivalia renda total de todos os outros mercadores de Frana (KENDALL, 1974: 45). Kendall (1974) assinala o desejo ardente do rei de instaurar uma nova ordem, mesmo ciente de que seria mal compreendido por muitos setores. Contornou o privilgio que garantia exclusividade dos nobres na aquisio de senhorios introduzindo uma poltica de enobrecimento dos que se dedicassem agricultura com o objetivo de estimul-la, sinalizando assim sua preocupao com as classes mdias. Por outro lado, autorizou a nobreza a se imiscuir nas prticas comerciais sem perda de seus privilgios. Em suas viagens frequentes, atento a tudo o que se passava, Lus fazia o que lhe passava pela cabea, demonstrando um senso de oportunidade dentro daquilo que valorizava como importante a seus propsitos: sondava os governos municipais, institua feiras, promulgava regulamentos comerciais, visitava estabelecimentos religiosos, confirmavalhes privilgios, pedia para ver suas relquias e dispensava as somas necessrias a alguma obra de restaurao (KENDALL, 1974: 116). Vida burguesa. Kendall (1974) sublinha o prazer que Lus XI parecia ter numa vida que hoje se qualificaria de burguesa. Em seus deslocamentos constantes em funo quer das guerras quer das aes de negociao diplomtica, gostava de se hospedar na casa de funcionrios reais ou comerciantes onde encontraria boa comida e conversao franca, livre de formalidades, inclusive com as mulheres. Sua corte tinha uma aparncia

mesquinha, mas era ativa, eficaz e incansvel. Preferia alojar-se com simplicidade, como ilustra sua entrada na cidade borgonhesa de Arras em janeiro de 1464. Com uma pequena escolta mal vestida e toscamente equipada como de costume, declinou o convite do bispo, apesar da residncia deste ser o mais belo palcio episcopal que se pudesse encontrar e da existncia de outros cmodos confortveis no claustro dos cnones (KENDALL, 1974: 127). De lngua solta, estava sempre pronto a uma interveno cmica e ferina a respeito do comportamento dos padres ou da afabilidade afetada dos diplomatas. Esse trao observado por seu cronista Philippe de Commynes (c. 1447-1511), que assim o descreve:
Ele falava das pessoas com ligeireza, tanto em sua presena quanto ausncia (...) E quando, por haver assim falado, se via prejudicado ou suspeitava que o seria e desejava remediar a situao, usava desta frmula dirigida ao personagem atacado: Bem sei que minha lngua me causou um grande mal, mas ela tambm me proporcionou s vezes um grande prazer. justo que eu faa uma reparao. Jamais usava essas palavras sem dispensar algum favor ao personagem a que se dirigia e seus favores no eram jamais mesquinhos (COMMYNES, apud LAGARDE; MICHARD, 1970: 146-7).iii

Lus XI demonstrava um interesse vvido pela realidade das coisas, lanando-se a uma investigao curiosa acerca da vida diria dos diferentes locais, interrogando um visitante, por exemplo, sobre as diferenas entre o cultivo do campo lombardo e o do campo francs (KENDALL, 1974: 124). Tal postura contrastava com a sensualidade e a erudio dos eclesisticos sofisticados da Renascena como Jean Jouffroy, cardeal de Arras, que em certa ocasio apresentou ao rei suas saudaes num discurso de improviso, porm pronunciado em latim perfeito, entremeado de citaes clssicas e aluses filosficas (KENDALL, 1974: 126).
Em suma, ele [Lus XI] no correspondia imagem que se podia fazer de um soberano. No se vestia como um rei; no falava nem pensava como um rei; no testemunhava a seus prncipes e a seus senhores a afeio devida a seu crculo por todo verdadeiro rei. Cercava-se de homens perigosamente laboriosos, perigosamente inteligentes e lamentavelmente mal nascidos. Mantinha a seu servio todo tipo de estrangeiros, cuja companhia preferia de honestos franceses. (...) Agia de modo imprevisvel e no se dava nem mesmo ao trabalho de anunciar suas visitas com antecedncia, o que feria os grandes senhores em sua dignidade e os tornava excessivamente nervosos. Ele e sua corte eram perfeitamente desprovidos desse senso de decoro e desse gosto de magnificncia que eram a essncia mesma da realeza. Quem poderia esperar de um soberano que, de passagem pela residncia do conde du Maine, desdenhasse o castelo de seu anfitrio para acampar nas florestas dos arredores? (KENDALL, 1974: 142).

10

O carter contestador do rei atacava frontalmente o senso de prestgio da alta nobreza, simbolizado nas roupas, nas formalidades, nas convenes. Aos olhos dos grandes senhores, o rei no possua as qualidades que deveria ter um prncipe. Era um provocador, um homem de nenhum lugar, um homem, sobretudo, que no pertencia ao seu mundo (KENDALL, 1974: 142). A simplicidade do rei impressionante. No correspondia sequer s expectativas do povo mido. A descrio do brilhante cortejo de Carlos de Borgonha, que surge diante de um Lus XI em sua indefectvel roupa de caa, por ocasio de uma visita deste numa dentre muitas misses de negociao, ilustra de forma desconcertante o abismo entre duas vises de mundo aparentemente antagnicas. Enquanto a comitiva real era a mais modesta possvel, sem brases nem armaduras, a do duque, que lhe vinha ao encontro, tinha cerca de duzentos
cavaleiros e escudeiros em equipagem brilhante, alm de uma dzia de pajens com roupas douradas precedendo o duque de Borgonha, ao lado do qual, Antnio, seu irmo bastardo, desfilava sob um manto tecido de ouro que caa at o cho (KENDALL, 1974: 236).

O estranhamento que causava a figura do rei no se limitava aos pares do reino. Kendall (1974) assim descreve sua chegada em 28 de setembro de 1463 aldeia de Hesdin, onde se encontraria com seu tio Felipe o Bom, duque de Borgonha, pai de Carlos o Temerrio, em misso diplomtica junto aos ingleses:
Montado em um pequeno cavalo de m aparncia e vestido com sua roupa de caa, foi encontrado por seu tio cerca de uma milha antes da aldeia de Hesdin. Quando o duque de Borgonha, suntuosamente vestido como de hbito, atravessou o burgo com seu companheiro de aparncia miservel (o rei), murmrios de espanto se fizeram ouvir entre os espectadores reunidos em massa ao longo das ruas: Onde est o rei? Qual deles ? Aquele l?. Assim que os aldees compreenderam que se tratava com efeito daquele l, no conseguiram esconder sua estupefao: Benedicte! aquele um rei de Frana, o maior rei do mundo? Parece mais um valete do que um cavaleiro. Tudo nele no vale vinte francos, cavalo e roupa do corpo. Ainda o nosso duque, nosso prncipe, um sol de homem e uma imagem que representam uma alta pessoa (KENDALL, 1974: 120).

Todos, mesmo os midos, estranhavam a rebeldia espantosa do rei face s convenes da poca.

11

Cavaleiro de Felipe o Bom, 3 Duque de Borgonha. Fonte: Asteria in Europe.

Levando-se em conta que toda a atuao de Lus XI tem por princpio a consolidao do poder real, h que se buscar entender o impacto dessa postura que contraria frontalmente os smbolos altamente valorizados pela nobreza da poca: a magnificncia, a ostentao, o afastamento do que comum, como testemunha seu cronista Commynes:
Era por natureza amigo da gente de condio mdia e inimigo de todos os grandes que podiam se passar sem ele. Ningum jamais prestou tanto ouvidos s pessoas, informou-se sobre tantas coisas mais que ele e desejou conhecer tantas outras. Porque ele conhecia todos os homens de peso e de valor da Inglaterra, Espanha, Portugal, Itlia, estados do duque de Borgonha e da Bretanha, to a fundo quanto seus prprios sditos (COMMYNES, apud LAGARDE; MICHARD, 1970: 146).iv

Fica-se diante de um verdadeiro choque cultural, frontalmente contrrio s expectativas dos poderes at ento dominantes e rivais da realeza.v A prpria figura de Lus XI sua aparncia, sua forma de atuar, suas caractersticas burguesas - tem o efeito de demolir a lgica sobe a qual se assentava a legitimao poltica e ideolgica do regime de dominao feudal, atacando-o nos smbolos mais fundamentais e reconhecveis de seu poder. Consideraes finais. Acompanhar a trajetria de reis, no caso Lus XI, permite ao estudioso um panorama mais diferenciado e rico das condies de sua poca. As grandes teses explicativas, embora de inestimvel importncia para o entendimento macro da Histria, perdem sua fora engessadora e assumem o papel de um referencial til, porm a ser utilizado com precauo.

12

A concentrao do poder monrquico certamente ganhou matizes prprios em cada local e em cada poca. O reinado de Lus XI projeta a burguesia e as classes mdias rurais e urbanas a um patamar importante na luta pelo poder. Faz sentido buscar nesta transformao, manifestada pelo desejo do rei de instalar uma nova ordem em Frana, um papel bem maior do que a sobredeterminao (ou atuao secundria) da burguesia. A luta da burguesia contra a aristocracia feudal foi longa, cheia de revezes, e somente se definiu no final do sculo XVIII com a Revoluo Industrial e a Revoluo Francesa. Nesse longo intervalo de sculos, no surpreenderia se a correlao de foras ora privilegiasse a burguesia em crescimento, ora o arcasmo feudal sempre em busca de adaptao aos novos tempos. Lus XI foi certamente, dentro das condies prevalentes na segunda metade do Quatrocentos, a expresso dessa ascenso burguesa.

REFERNCIAS

ANDRADE, Jamille Paz. Por que os pases se unem? Universitas - Relaes Int., Braslia, v. 2, n.1, p. 219-233, jan./jun. 2004. Disponvel em: <http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/relacoesinternacionais/article/viewFile/243/25 3>. Acesso em: 15 ago. 2010. BOURDIEU, Pierre. A Economia Das Trocas Simblicas. So Paulo: Perspectiva, 1999, 5. ed.361 p. BRYANT, Greg. Medieval movements and the origins of Switzerland. RAIN Magazine, Vol XIV, Number 1, Winter 1991. Disponvel em: <http://www.rainmagazine.com/archive/1991-1/medievalmovements-and-the-origins-of-switzerland>. Acesso em: 4 set. 2010. CAVALEIRO de Felipe o Bom. Asteria in Europe. Disponvel em: <http://web.me.com/rhynemaid/Asteria_in_Europe/Asteria_in_Europe/Entries/2008/6/25_The_Virtue_of _Magnificence~The_Berne_Exhibition,_p>. Acesso em: 12 out. 2010. COMMYNES, Philippe de. Portrait of Louis XI (c. 1498). Medieval Sourcebook. Disponvel em: <http://www.fordham.edu/halsall/source/commynes1.html>. Acesso em: 15 ago. 2010 ENGELS, Frederick. The Peasant War in Germany. Notes. Summer 1850, London. Neue Rheinische Zeitung. Revue. Translated: by Moissaye J. Olgin in 1926 for International Publishers. HTML Mark-up: revised January 2002. Disponvel em: <http://www.marxists.org/archive/marx/works/1850/peasant-wargermany/notes.htm>. Acesso em: 15 ago. 2010. GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organizao da cultura . Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1968. Coleo Perspectivas do Homem, volume 48, Srie Filosofia. LAGARDE, Andr; MICHARD, Laurent. Moyen Age. Paris: Bordas, 1970. LOUIS XI, King of France. NYPL Digital Gallery. Digital Item Published: 7-21-2008; updated 6-252010. Disponvel em : <http://digitalgallery.nypl.org>. Acesso em: 12 out. 2010. LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. So Paulo: Martins Fontes, 1992.

13

Traduo livre do texto em ingls disponvel em <http://www.marxists.org/archive/marx/works/1850/peasant-war-germany/notes.htm>. Acesso em: 15 ago. 2010. ii Traduo livre do ingls. BRYANT, 1991, s/p. iii Traduo livre do original em francs na obra citada. iv Traduo livre do texto em francs na obra citada. v Ver consideraes sobre cultura estruturada e cultura estruturante baseadas na obra de Bourdieu em ANDRADE, Jamille Paz. Por que os pases se unem? Universitas - Relaes Int., Braslia, v. 2, n.1, p. 219-233, jan./jun. 2004.

You might also like