You are on page 1of 3

Arco e echa, Tcnica de tiro, produtos para Arqueria, site do ...

http://www.arcosmaug.com.br/tecnica.htm

ARCO FLECHA ARQUERIA LONGBOW MAUG MARCOS AUGUSTO FERREIRA

ARCOS RECURVOS

ARCOS COMPOSTOS

BESTAS

FLECHAS E ACESSRIOS

LINKS

TCNICA DE TIRO

BEM VINDO AO SITE DO ARTESO MARCOS AUGUSTO FERREIRA DESDE 1998 AQUI VOC ENCONTRA UMA LINHA COMPLETA PARA O TIRO COM ARCO E FLECHA TODOS OS EQUIPAMENTOS SO FABRICADOS ARTESANALMENTE COM GARANTIA DE PEAS E MANUTENO 100% BRASIL vendasmaug@yahoo.com.br Tcnica de tiro com o com o arco e echa Site atual WWW.ARCOSMAUG.COM.BR FONE (19) 3546 2974 ARQUERIA MAUG ARTESO MARCOS AUGUSTO

A descrio da tcnica ser assumida aquela em que o arqueiro e destro, e usando um protetor no antebrao para proteger conta eventuais e dolorosos tapas do tensor, e com uma malha de couro (ou luva) que se encaixa nos ded indicador, mdio e anular, como no desenho abaixo, para canhotos seria o inverso.

Com o alvo a sua esquerda, as pernas levemente afastadas, alinhando o tiro a direita da face, mirando com o olho direito a echa deve estar adequada com o apoio (rest), e o entalhe (nock) ao encordoamento, nos tiros sucessivos as devem ser individuais no conjunto que tem grande uniformidade de dimenses, (variam de 60 cm a 80 cm), peso (umas 30 gramas, 1 ona (28,35 gr) aproximadamente de acordo como o tipo de arco e potncia), rmeza e empena

O arqueiro levanta o arco com a mo esquerda e ao mesmo tempo executa a puxada, a respirao deve ser natural, (obs no puxe o tensor do seu arco como se quisesse quebr-lo, execute a puxada levemente para se obter um bo equilbrio e perfeita execuo, em puxar e soltar, e por resultado um tiro perfeito).

O cotovelo direito bem elevado, e o antebrao transmite a fora exercida pelos msculos do ombro e das costas.

Quando o tensor aproxima-se do queixo ele est pronto para soltar a echa, ele continua a puxar, com deliberao e quase sem conscincia intencionada, permite que o tiro ocorra. Obs: isto de grande importncia para que a echa tenha, uniformidade na trajetria e preciso em sucessivos tiros.

1 of 3

02/01/12 13:20

Arco e echa, Tcnica de tiro, produtos para Arqueria, site do ...

http://www.arcosmaug.com.br/tecnica.htm

Assumindo a perfeita execuo de puxar e soltar, batendo na marca da distncia requerida (ponto de ancoragem ou marca de tiro, um apoio no seu rosto como o queixo por exemplo), e certamente no ponto de elevao desejada para Este ponto conseguido por poucos praticantes de tiro com arco. Importante a echas deve car em 90 em relao ao encordoamento, no ponto de encaixe ( nock )como no desenho abaixo.

So apenas algumas dicas a prtica muito importante. Tenha cuidado pratique sempre em locais apropriados a prtica, procure um clube ou associao, voc descobrira o prazer de praticar o esporte. Dica de leitura. A arte cavalheiresca do arqueiro Zen Ajuste do ponto de encaixe da echa ( nock ).

Para ajustar o marcador de encaixe da echa ( nock ), ela deve estar no ngulo de 90 graus em relao ao encordoamento, encostada no apoio de echa (rest), o ponto de encaixe (nock) deve ser inserido entre

3 e 10 mm acima do ponto de 90 , isto se deve ao motivo de se puxar o encordoamento com dois dedos abaixo e um acima da echa, tem por nalidade compensar as foras que agem no encordoamento no momento da puchad utilizando este mtodo encontra-se um ponto de balanceamento ideal. A maneira mais rpida que encontrei para ajustar uma posio do ponto de encaixe da echa (Nocking) o mtodo de ajuste no papel.

Coloque uma folha de papel em um armao ou biombo em frente ao alvo uns 2 metros, posicione-se a 1 metro do alvo aproximadamente faa alguns tiros e observe o sentido dos rasgos no papel. Desta maneira pode-se ajustar a altura ideal.

2 of 3

02/01/12 13:20

Arco e echa, Tcnica de tiro, produtos para Arqueria, site do ...

http://www.arcosmaug.com.br/tecnica.htm

O rasgo do papel a esquerda indica que o ponto de encaixe (nocking ) demasiadamente elevado. O rasgo do papel a direita indica que o ponto de encaixe (nocking) demasiadamente baixo. Sempre anotando a posio e faa o ajuste necessrio.

Coloque uma nova folha e verique o sentido dos rasgos aps os ajustes os rasgos aceitveis esto no desenho acima, no possvel que eles sejam perfeitos devido a outros fatores. Ajuste lateral da echa.

Soltando o parafuso ou tecla a echa ira para a esquerda e vice e versa. Observe a regulagem a esquerda deve ser usada para o tiro com gatilho mecnico, ela deve ser bem ao centro do arco. A regulagem a direita deve ser usada para o tiro normal sendo ligeiramente a esquerda, para compensar o movimento lateral do encordoamento no momento de liberao dos dedos. Mtodo do papel Observe os rasgos do papel

O rasgo do papel a esquerda indica que a echa est demasiadamente a direita do arco solte o parafuso ou telha. O rasgo do papel a direita indica que a echa est demasiadamente a esquerdo do arco aperte o parafuso. Repita o procedimento at que os furos estejam aceitveis como descrito acima no ajusto do ponto de encaixe (nock), caso no houver reduo de tamanho nos furos do papel a echa pode estar com muito giro.

VOLTAR
Clique aqui e adicione ao seu FAVORITOS.

vendasmaug@yahoo.com.br
O arteso se reserva o direito de alterar os seus produtos sem prvio aviso! Pgina criada em 04 novembro de 2001 Atualizada, sbado, 23 de agosto de 2008 Webmaster Marcos Augusto Ferreira

Contador de

3 of 3

02/01/12 13:20

You might also like