You are on page 1of 11

Recursos Humanos

TRANSIES, PRAZER E DOR NO TRABALHO DE ENFERMAGEM


Jos Humberto Viana Lima Jnior Doutor em Administrao pela FGV-EAESP e Professor Adjunto da FEA-UFJF. E-mail: humberto@fea.ufjf.br Angelo Brigato sther Mestre em Administrao pela UFMG e Professor-Assistente da FEA-UFJF. E-mail: angelo@fea.ufjf.br RESUMO O artigo, fundamentado nas premissas tericas sobre relaes de trabalho, em especial em algumas variveis que integram a categoria microssocial organizao do trabalho e condies de trabalho , aliadas s contribuies da Escola Dejouriana, que analisa os temas do prazer e do sofrimento vinculados ao trabalho, procura desvendar o processo de desgaste/prazer no trabalho dentro de um hospital universitrio, por meio do discurso dos trabalhadores de enfermagem ali atuantes, buscando captar suas realizaes, dificuldades, alegrias, tramas e defesas, angstias, contradies, a luta pelo poder, as vivncias subjetivas, os silncios. Em suma, as transies da enfermagem de anjo de branco a profissional tm sido marcadas por preconceitos, desgaste, sofrimento e luta por espao laboral. Abandonando a posio de saber perifrico e vulnervel, assistimos, atualmente, ao esforo dos trabalhadores de enfermagem para a construo de uma nova imagem que contempla estratgias de revalorizao do estatuto profissional, controle da formao, das carreiras e dos contedos do trabalho para que se tornem agentes privilegiados e ativos na melhoria das condies de sade da comunidade e propulsores de novas idias para o avano da gesto nas organizaes hospitalares.

ABSTRACT This article aims at the understanding of the factors linked to the genesis of pleasure and suffering as they are experienced by nursing workers in their labor performance. Based on the premises of labor relations, focusing the work organization and the working conditions, allied to contributions from Christophe Dejours, who analyzes the themes of pleasure and suffering within the work, we brought into evidence the particular aspects of the relationship between labor and suffering/pleasure process expressed by nursing workers who work in both public and universitarian hospital. Concerning the nursing trajectory from white angel to a professional, we could observe that it has been marked by conflicts, preconception, suffering and battles for labor space. Abandoning the position of peripheral and vulnerable knowledge, we verify nowadays the efforts of the nursing workers to construct a new image that contemplates strategies of revalorization of the professional statute, self-developing control, a motivating career plan and work contents based on new paradigms, thus becoming privileged and active actors to improve community health conditions and propellents of new ideas in order to implant a vanguard administration model in the hospital organizations.

PALAVRAS-CHAVE Trabalho de enfermagem, prazer e dor, transies, relaes de trabalho, gesto hospitalar. KEY WORDS Nursing labor, pleasure and suffering, transitions, labor relations, hospital management.

20

RAE - Revista de Administrao de Empresas Jul./Set. 2001

RAE So Paulo, v. 41 v. 41 n. 3 Jul./Set. 2001 n. 3 p. 20-30

Transies, prazer e dor no trabalho de enfermagem

INTRODUO Baseados nas premissas tericas sobre relaes laborais, aliadas s contribuies da Escola Dejouriana, que analisa os temas do prazer e do sofrimento vinculados ao trabalho, procuraremos desvendar o processo de desgaste/prazer vivenciado pelos profissionais da rea da enfermagem. O trabalho em ambiente hospitalar considerado rico, estimulante e heterogneo. Abarca, simultaneamente, no entanto, atividades insalubres, penosas e difceis para todos os atores, dentre os quais destacamos os trabalhadores de enfermagem. A elevada tenso emocional advinda do cuidado direto de pessoas fisicamente doentes ou lesadas, associada s longas jornadas, baixa remunerao, ao freqente emprego duplo, ao desenvolvimento de tarefas desagradveis, repulsivas e aterradoras, gera danos sade, propiciadores de acidentes, de encurtamento de vida ou at mesmo de morte prematura dos trabalhadores de enfermagem. Sem escolha, submetem-se a relaes, organizaes, condies e ambientes que contribuem significativamente para um sofrimento inevitvel e ubquo, que idealmente demandaria ser gerenciado pelos trabalhadores em proveito de sua sade e qualidade de vida. A indagao que fazemos reside em como esses profissionais podem buscar encantamento num mundo marcado precipuamente pela dor, tristeza e morte, tornando o ambiente laboral um espao onde subsistam a alegria, o ldico e o prazer. Na realidade, nenhuma atividade est isenta de propiciar satisfao ou desgaste fsico e mental, mas, na dependncia de fatores decorrentes de sua prpria natureza, de sua forma de organizao e de condies de realizao, estes podero estar presentes em maior ou menor grau. No podemos negar a natureza de determinado tipo de trabalho, mas podemos minor-la ou empreender aes que contribuam para a melhoria de suas condies e organizao, a fim de permitir ao trabalhador o exerccio da criatividade e a prtica do ldico, transformando o sofrimento patognico em sofrimento criativo, objetivando o prazer. A relevncia deste estudo reside em acompanhar o cotidiano do pessoal de enfermagem sob a perspectiva da vivncia, de como realmente , como se d, e no de como deveria ser, contemplando fatores que esto na gnese do desgaste e do prazer no trabalho hospitalar.

globa tanto as caractersticas do prprio lugar (dimenses, iluminao, aerao, presena de poeiras, gases ou vapores e fumaas, dentre outros) quanto os elementos conexos atividade em si (tipo de trabalho, posio do trabalhador, ritmo do trabalho, ocupao do tempo, horrio dirio, semanal, sistema de turnos, alienao e novalorizao do patrimnio intelectual e profissional) (Oddone, 1986).

AO

LONGO DA

HISTRIA,

O AMBIENTE LABORAL TEM SIDO CAUSA DE MORTES, DOENAS E INCAPACIDADE PARA UMA CONSIDERVEL PARCELA DE TRABALHADORES.
Dependendo da intensidade e tambm do tempo de contato dos indivduos com esses elementos, podem resultar formas variadas de danos sade dos trabalhadores: da sensao indefinida de desconforto e sofrimento s doenas profissionais clssicas e aos acidentes de trabalho. Conforme Lopes et al. (1996), os trabalhadores submetem-se sem escolha s relaes, organizaes, condies e ambientes, expondo-se fisicamente poeira, vapores, gases, calor, barulhos, acidentes, jornadas excessivamente longas, elementos sobre os quais no detm nenhum controle. Atualmente, sabemos que a atividade em ambiente hospitalar abrange uma srie de fatores geradores de insalubridade e penosidade, produzindo agravos sade do trabalhador. Nesse tipo de organizao, dificilmente existe a preocupao em proteger, promover e manter a sade de seus funcionrios. Sem dvida, trata-se de uma situao paradoxal, porque, ao mesmo tempo em que o hospital tem como misso salvar vidas e recuperar a sade dos indivduos enfermos, favorece o adoecer das pessoas que nele trabalham. Nesse contexto, enfermeiros, tcnicos e auxiliares de enfermagem expem sua sade e segurana a condies que favorecem o aparecimento de acidentes, sofrimentos e doenas. Observamos que, apesar da possibilidade de mensurao, avaliao, preveno ou at mesmo de eliminao dos riscos, estes permanecem afetando sobremaneira a sade dos trabalhadores no ambiente laboral contemporneo. A preocupao com os problemas que emergem da relao trabalhosade inerente aos profissionais que exercem suas atividades em hospitais vem despertando o

ENFERMAGEM: TRABALHO, CUIDADO E RISCO Ao longo da Histria, o ambiente laboral tem sido causa de mortes, doenas e incapacidade para uma considervel parcela de trabalhadores. Entendido como o conjunto de condies de vida no local de trabalho, en-

2001, - Revista de Empresas /FGV/EAESP, So Paulo, Brasil. RAE RAE v. 41 n.de 3 Administrao Jul./Set. 2001

21

Recursos Humanos

Recursos Humanos

interesse de pesquisadores devido aos aspectos de penosidade e sofrimento referentes ao cuidar de pessoas doentes, alm dos riscos do ambiente de trabalho. A maioria dos estudos que enfoca essa temtica esbarra nos limites do paradigma positivista, uma vez que se embasa na concepo hegemnica multifatorial do processo sadedoena. Nessa concepo, tais estudos buscam apreender os riscos e morbidades especficos a que esto expostos os trabalhadores de enfermagem segundo uma viso restrita, ou seja, como agentes presentes no ambiente de trabalho. No que concerne s pesquisas que enfocam o desgaste mental relacionado ao trabalho de enfermagem, podem-se citar a abordagem psicossocial ou materialista histrica e dialtica de Menzies (s.d.), na Inglaterra, e a de Pitta (1990) e Silva (1996), no Brasil. Num estudo com trabalhadores de enfermagem de um hospital londrino, Menzies (s.d.) ressalta que o servio de enfermagem sofre o impacto total, de modo imediato e concentrado, das tenses, angstias e conseqente desgaste mental que advm do cuidar diretamente de pessoas fisicamente doentes ou lesadas. O lidar cotidiano com doenas e morte imprime um fluxo de atividades que compreende a execuo de tarefas agradveis ou no, repulsivas e aterradoras, fazendo emergir sentimentos muito fortes e contraditrios na enfermeira: piedade, compaixo e amor; culpa e ansiedade; dio e ressentimento contra os pacientes e at mesmo inveja do cuidado oferecido ao doente. Em seu trabalho, Menzies (s.d.) confirmou como a organizao parcelada do trabalho de enfermagem e a desqualificao, que esvazia os seus significados, afetam negativamente a vida psquica das enfermeiras e propiciam o surgimento de um sistema socialmente estruturado de defesas psicolgicas. Se, por um lado, esse fato proporciona s profissionais um certo grau de desempenho rotinizado e sistematizado, por outro, gera perdas relevantes para a vitalidade de seu psiquismo individual e para a qualidade do trabalho que realizam. As contribuies provenientes do estudo de Menzies (s.d.) so fundamentais para os avanos na organizao do trabalho de enfermagem e para a promoo de sade psicossocial includa a a realizao profissional da categoria. curioso notar, no entanto, o fato de ainda no terem sido levadas em considerao e amplamente aproveitadas para tais objetivos. A investigao de Pitta (1990) visa mostrar que o sofrimento psquico daqueles que trabalham com a dor e a morte do outro decorre da prpria natureza e das formas de organizao desse trabalho essencial e diuturno, evidenciado por sintomas e sinais orgnicos e psquicos inespecficos. Assim, a autora, buscando nexos de causalidade entre a organizao e a diviso do trabalho e o sofrimento psquico dos trabalhadores em uma investigao emprica desenvolvida num hospital geral, analisa

alguns elementos, dentre os quais podem ser destacados a natureza do trabalho, a diviso das tarefas, o ritmo, o controle, a presso das chefias, a jornada, o gnero, o estrato social e a qualificao. Silva (1996) procura, por meio de um estudo fundamentado no materialismo histrico e dialtico, enfocar a relao trabalhosade dos trabalhadores de enfermagem de um hospital pblico e universitrio. Com esse objetivo, reproduz o referencial terico-metodolgicooperacional construdo por Laurell e Noriega (1989), que correlaciona os processos de trabalho e condies de desgaste. O modelo implica um grande desafio por contemplar a dificuldade de se entender o fenmeno do desgaste mental que ocorre na interao do indivduo com o trabalho, j que trata de aspectos objetivos, subjetivos e intersubjetivos. Nesse sentido, tomando como base as contribuies de Laurell e Noriega (1989), os quais definem o desgaste como perda de capacidade potencial e/ou efetiva, corporal e psquica, Silva (1996) analisa as diferentes cargas a que esto expostos os trabalhadores de enfermagem, gerando um perfil de desgaste caracterstico. As cargas so classificadas como de materialidade externa ou interna. As cargas de materialidade externa a que esto sujeitos os trabalhadores de enfermagem podem ser agrupadas em fsicas, biolgicas, qumicas e mecnicas. As cargas de materialidade interna a que esto submetidos os trabalhadores de enfermagem podem ser caracterizadas em fisiolgicas e psquicas. De acordo com Laurell e Noriega (1989), uma vez que as cargas presentes no ambiente hospitalar so responsveis pelos desequilbrios que conduzem aos processos de desgaste irreversveis, aos acidentes, s doenas e morte prematura, assume acentuada importncia o papel protagonista dos trabalhadores na transformao da realidade e na construo de uma prtica social distinta, visto que consideram inegvel a relao entre conhecer e transformar. Nesse contexto, os trabalhadores de enfermagem devem buscar maior engajamento, articulao e conhecimento com relao base tcnica, organizao e diviso do trabalho, para que tenham condies de transformlas e adapt-las aos seus equipamentos fisiolgicos e psicolgicos.

RELAES DE TRABALHO E ASPECTOS PSICODINMICOS DA RELAO HOMEMTRABALHO: DESVENDANDO O PRAZER E O SOFRIMENTO H muito tempo sabemos que o trabalho, quando executado em ambientes insalubres e penosos, causa doenas, encurta a vida ou mata os trabalhadores. histrico o nexo causal entre o trabalho e o sofrimento

22

RAE v. 41 n. 3 Jul./Set. 2001

Transies, prazer e dor no trabalho de enfermagem

fsico, colocando a nfase da discusso sobre o corpo como lugar depositrio de doenas provocadas pelas condies de trabalho. Numa nova abordagem, Dejours (1994) revela que o desgaste no trabalho no deveria ser reduzido apenas s presses fsicas, qumicas, biolgicas ou mesmo psicossensoriais e cognitivas do posto de trabalho habitualmente estudadas. Para o autor, fundamental considerar a dimenso organizacional, centralizada na diviso das tarefas e nas relaes de produo, contrapondo-se concepo tradicional da ergonomia, baseada na anlise das condies de trabalho. A dimenso organizacional diz respeito s relaes de trabalho que so, para Dejours (1992a, p. 75), todos os laos humanos criados pela organizao do trabalho: relaes com a hierarquia, com as chefias, com a superviso, com os outros trabalhadores e que so s vezes desagradveis, at insuportveis. Considerando essa realidade, o trabalho tanto pode fortalecer a sade mental do trabalhador como tambm favorecer a constituio de distrbios, resultando em manifestaes psicossomticas e de conduta, no que se refere psicopatologia do trabalhador e do prprio trabalho. Embora o termo relaes de trabalho venha sendo adotado com sentidos tericos especficos conforme a rea do conhecimento e a abordagem metodolgica, inclusive entre pesquisadores de uma mesma rea (Fleury e Fischer, 1987), a Administrao definiu abrangncia prpria a seu nvel de anlise micro e a seu objeto particular de estudo as organizaes , considerando que o enfoque do processo de trabalho, adotando uma perspectiva macro, muito amplo e generalizante para o entendimento das relaes particulares que se desenvolvem cotidianamente no interior das organizaes para a realizao do trabalho. Nesse sentido, a obra de Fleury e Fischer (1987) representa um marco nas anlises tericas e metodolgicas do assunto. Para as autoras, as relaes de trabalho nascem das relaes sociais de produo, constituindo a forma particular de interao entre agentes sociais que ocupam posies opostas e complementares no processo produtivo: os trabalhadores e os empregadores. Na sua obra, Fischer (1987, p. 20) afirma que as relaes de trabalho so uma das formas de relacionamento social e, por isso, expressam caractersticas da sociedade mais ampla, acrescentando que os padres que assumem em quadros histricos, conjunturais e setoriais dados so resultantes dessas caractersticas redefinidas para os contextos em que emergem. Dessa forma, a autora ressalta que, em termos de pesquisa e conhecimento, deve-se contemplar o espao social e poltico em que as relaes de trabalho se realizam: a organizao do processo de trabalho, a elaborao das polticas administrativo-organizacionais e a prtica cotidiana dos agentes sociais em relao.

Portanto, ao se considerar o trabalho como uma categoria social sujeita a mltiplas determinaes, o conceito de relaes de trabalho adquire maior amplitude com a insero de outras variveis significativas da sociedade (Laurell, 1985). De acordo com Siqueira (1991, p. 21), as relaes de trabalho que ocorrem no interior de uma organizao no podem ser explicadas apenas por variveis internas organizao, dependendo de variveis do ambiente organizacional prprio e de variveis da sociedade.

SITUAO DOS HOSPITAIS

PARADOXAL: AO MESMO TEMPO EM QUE TM COMO MISSO SALVAR VIDAS E RECUPERAR A SADE DOS INDIVDUOS ENFERMOS, DIFICILMENTE TM A PREOCUPAO DE PROMOVER E MANTER A SADE DE SEUS FUNCIONRIOS.

Ao definir relaes de trabalho, a autora adota como categorias de anlise as categorias macrossociais, organizacionais e microssociais (Siqueira, 1991). No que diz respeito ao nvel macrossocial, so definidas para anlise as variveis tecnologia do trabalho, o mercado de trabalho e a organizao poltico-sindical; no nvel organizacional, a dependncia em relao ao Estado e, na esfera microssocial, a organizao do trabalho, a gesto da fora de trabalho, as condies de trabalho e as formas de regulao de conflitos. Para os fins deste estudo, as variveis organizao do trabalho e condies de trabalho podem ser definidas da seguinte forma: Organizao do trabalho So as maneiras de dividir e sistematizar as tarefas e o tempo entre grupos de trabalhadores; as especialidades decorrentes e as qualificaes exigidas; as seqncias, os ritmos e cadncias; a padronizao e a autonomia; a participao do trabalhador na programao e o locus de realizao das tarefas (Siqueira, 1991, p. 40). Condies de trabalho Elas implicam no s as condies ambientais e os

RAE v. 41 n. 3 Jul./Set. 2001

23

Recursos Humanos

Recursos Humanos

riscos especficos envolvidos no trabalho dos grupos analisados, mas tambm a introduo da subjetividade do empregado, refletindo a representao de seu modo especfico de trabalhar/desgastar-se incluindo a sade mental e o stress (Siqueira, 1991, p. 42). Assim, tomando-se tais premissas tericas sobre relaes de trabalho, especificamente duas variveis que compem a categoria microssocial organizao e condies de trabalho , objetivamos compreender como se projeta a relao sofrimento/prazer dos trabalhadores de enfermagem e como alguns deles se encaminham ao sofrimento patognico e outros, ao sofrimento criativo. Dejours e Abdoucheli (1994, p.137) distinguem dois tipos de sofrimento: Sofrimento criador e sofrimento patognico. O ltimo aparece quando todas as margens de liberdade na transformao, gesto e aperfeioamento da organizao do trabalho j foram utilizadas. Isto , quando no h nada alm de presses fixas, rgidas, incontornveis, inaugurando a repetio e a frustrao, o aborrecimento, o medo, ou o sentimento de impotncia. Quando foram explorados todos os recursos defensivos, o sofrimento residual, no compensado, continua seu trabalho de solapar e comea a destruir o aparelho mental e o equilbrio psquico do sujeito, empurrando-o lenta ou brutalmente para a descompensao (mental ou psicossomtica) e para a doena. Fala-se ento de sofrimento patognico. O desafio real na prtica, para a psicopatologia do trabalho, definir as aes susceptveis de modificar o destino do sofrimento e favorecer sua transformao (e no sua eliminao). Quando o sofrimento pode ser transformado em criatividade, ele traz uma contribuio que beneficia a identidade. Aumenta a resistncia do sujeito ao risco de desestabilizao psquica e somtica e funciona como um mediador para a sade. Quando, ao contrrio, a situao, as relaes sociais de trabalho e as escolhas gerenciais empregam o sofrimento no sentido patognico, o trabalho funciona como um mediador de desestabilizao e da fragilizao da sade. Dessa forma, sofrimento e prazer so provenientes da dinmica interna das situaes e da organizao do trabalho, ou seja, so produtos dessa dinmica, das relaes subjetivas e de poder, das condutas e aes dos trabalhadores permitidas pela organizao do trabalho. Considerando a interface entre o conceito de relaes de trabalho e as contribuies da Escola Dejouriana, procuraremos desvendar a realidade laboral dos trabalhadores de enfermagem do Hospital Universitrio da Universidade Federal de Juiz de Fora (HUUFJF).

O (DES)CONHECIDO TRABALHO DO PESSOAL DE ENFERMAGEM: O CASO DO HOSPITAL UNIVERSITRIO DA UFJF Metodologia O objetivo central do estudo foi a identificao dos fatores que, na percepo dos enfermeiros, tcnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, tm implicaes nos sentimentos de prazer e desgaste no trabalho. Definimos como objetivos especficos a serem alcanados nesta pesquisa: a) procurar relacionar sofrimento psquico com as condies ansiognicas e estressoras de determinadas formas de organizao do trabalho; b) explorar como os trabalhadores de enfermagem da instituio selecionada convivem e reagem em relao ao desgaste/prazer da sua prtica diria na assistncia de enfermagem; c) contribuir para a discusso sobre a qualidade de vida no trabalho, sob a tica do ambiente interno. A pesquisa baseou-se em uma amostra intencional dos trabalhadores de enfermagem que trabalham em unidades de ateno direta ao paciente, exercendo suas atividades em diferentes unidades de internao e em turnos distintos. Foram entrevistados 14 enfermeiros (E), 13 tcnicos de enfermagem (TE) e 9 auxiliares de enfermagem (AE). As opinies, atitudes, valores e concepes, na tica dos diferentes atores que acederam a ser entrevistados, permitiram retratar o trabalho de enfermagem no HUUFJF em sua complexidade e riqueza. As unidades de ateno direta ao paciente enfocadas no presente estudo e o respectivo nmero de entrevistas so os seguintes: Servio de Enfermagem de Clnicas de Homens, com sete entrevistados; Servio de Enfermagem de Clnicas de Mulheres, com quatro entrevistados; Servio de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva, com trs entrevistados; Servio de Enfermagem de Cirurgias de Homens, com oito entrevistados; Servio de Enfermagem de Cirurgias de Mulheres, com oito entrevistados e Servio de Enfermagem de Pediatria, com seis entrevistados. A fala do trabalhador de enfermagem: expresso do desgaste e do prazer Com base nos testemunhos fornecidos pelos trabalhadores de enfermagem, procuramos analisar o cotidiano vivido em um ambiente hospitalar, visando apreenso dos fatores que esto na gnese do desgaste e do prazer no trabalho. Os discursos apresentados a seguir so um jorrar espontneo de idias e sentimentos, fiel revelador da realidade sofrida, conflituosa e contraditria do mundo hospitalar, em especial do Hospital Universitrio da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF).

24

RAE v. 41 n. 3 Jul./Set. 2001

Transies, prazer e dor no trabalho de enfermagem

Valorizao da profisso perante a sociedade As trabalhadoras de enfermagem no se sentem valorizadas como funcionrias do hospital e se julgam discriminadas na sociedade por terem uma imagem vinculada a um anjo de branco, o smbolo da abnegao e do servir ao prximo, ou a uma pessoa de conduta moral incorreta, sempre se envolvendo com o staff mdico. A imagem da enfermeira vem sofrendo uma mudana para melhor, porque at bem pouco tempo atrs ramos vistas como prostitutas ou irms de caridade, na viso geral do povo, ou, ento, amante do mdico. Hoje estamos buscando nosso lugar pela competncia e pela eficincia. (Enfermeiro Entrevista 14) At bem pouco tempo atrs, a gente ouvia dizer que quem trabalhava na enfermagem era mulher de mdico. Eu j tive diversos namorados que a primeira coisa que falava pra mim era que se voc quiser continuar namorando comigo voc sai dessa profisso... ento acabava com aquilo ali e pronto. Eu queria minha profisso... (Tcnico de Enfermagem Entrevista 04) Acrescentamos a essa realidade o fato de que, na percepo do senso comum, no se diferencia o E de qualquer pessoa que trabalhe aplicando injees, dos agentes de sade e, sobretudo, dos TEs e AEs. uma profisso que no tem status, ns no temos status enquanto um profissional de nvel superior, porque se confunde muito o auxiliar, o tcnico e o enfermeiro, n?... (Enfermeiro Entrevista 19) Constatamos que, dessas trs imagens, a primeira mitifica (irm de caridade/anjo de branco), a segunda vulgariza (prostituta/amante do mdico) e a terceira simplifica o profissional enfermeiro (no-diferenciao do E perante as outras categorias). Nos diversos relatos, pudemos perceber que j comeam a ocorrer mudanas de mentalidade, mostrando que o trabalho do enfermeiro e da enfermagem est sendo mais reconhecido e apresentando maior diferenciao entre as diversas categorias, tanto pela comunidade que recorre aos servios de sade quanto pelos membros mais novos integrantes da equipe multiprofissional, destacando-se o mdico. Remunerao e benefcios Em relao a planos de recompensa e benefcios, o HU-UFJF no oferece vantagens aos trabalhadores. Todos os entrevistados consideram o salrio muito baixo, gerador de descontentamento e desnimo por no atender s necessidades de sobrevivncia com decncia e conforto. Uma parcela considervel tem no salrio recebido a parcela principal do oramento familiar ou arrimo de famlia. Em especial, os Es ressaltam que os salrios da classe so muito baixos, se levadas em considerao a atividade e a responsabilidade que tm. Tal nvel salarial levaos a assumir mais de um vnculo empregatcio para ob-

ter melhores condies de vida, o que reputam bastante estressante e cansativo. A questo salarial pesa muito, a maioria escolhe a profisso pra sustento, eu acho que um peso muito grande, mas o que me satisfaz o servir ao prximo, eu acho que vital pra mim ser til, isso me realiza, me deixa bem, me sinto em paz. (Enfermeiro Entrevista 09)

SOFRIMENTO

E PRAZER SO

PROVENIENTES DA DINMICA INTERNA DAS SITUAES E DA ORGANIZAO DO TRABALHO, DAS RELAES SUBJETIVAS E DE PODER E DAS CONDUTAS E DAS AES DOS TRABALHADORES.

Os TEs e os AEs consideram que a remunerao que percebem baixa. Acreditam, no entanto, que recebam muito mais do que se estivessem na iniciativa privada, conforme depoimento abaixo: Em relao ao lugar que eu trabalhava, o salrio daqui melhor; apesar de estar defasado, aqui melhor. (Auxiliar de Enfermagem Entrevista 06) Os entrevistados no vem possibilidades de promoo na carreira e salientam que lhes poderiam ser oferecidos benefcios extraordinrios para minimizar a ansiedade inerente capacidade de sustento da famlia e ao desencanto com a profisso. O ambiente fsico do HU-UFJF: suas caractersticas e deficincias Mal planejado e mal equipado, carente de recursos tecnolgicos especficos e falta de apoio logstico necessrio a um desempenho eficiente, o ambiente fsico do HU apontado como um problema pela maioria dos entrevistados, acarretando desperdcio de tempo e de energia, alm de riscos de agravo sade. A estrutura nossa aqui totalmente fora dos padres, n? Rampas muito altas, escadas, realmente muito desgaste... posto muito distante das enfermarias, ento c anda quilmetros durante o dia, durante o planto, sabe? (Enfermeiro Entrevista 03) A falta de manuteno e de adequao das instalaes tambm considerada problemtica em decorrncia das repercusses sobre o conforto e os cuidados prestados aos pacientes, sendo um impeditivo para que as intervenes

RAE v. 41 n. 3 Jul./Set. 2001

25

Recursos Humanos

Recursos Humanos

necessrias a um bom atendimento se realizem com eficincia e eficcia. As reclamaes se estendem igualmente inexistncia de um refeitrio e de uma sala de descanso para os funcionrios. Na concepo dos entrevistados, um local de trabalho agradvel e funcional percebido como essencial para o desempenho de suas atividades. Eles observam que a inadequao das condies fsicas do ambiente interfere negativamente na realizao do trabalho, principalmente se as caractersticas do local forem incompatveis com o tipo de ao a ser executado, sendo causa de um grande desgaste e descontentamento. Os recursos humanos e materiais: a essncia do cuidado Um fator apontado como facilitador do trabalho refere-se organizao do ambiente, que possibilita segurana aos profissionais e controle da assistncia prestada aos pacientes sob sua responsabilidade. Em contraposio, os entrevistados afirmam que receber um planto sem as condies necessrias carncia de materiais bsicos e especializados e falta de funcionrios dificulta suas aes, sendo origem de muita tenso, irritabilidade, desespero e cansao. Igual eu t te falando, hoje s tem duas aqui, se uma adoecer ou passar mal, nem pode, a gente no tem o direito de adoecer, porque se uma adoecer (risos) a outra vai ficar sozinha e a como que c vai trabalhar, n? Fora material que no tem, voc tem que fazer um curativo, no tem pina, c tem que ficar improvisando, paciente quer fazer xixi, sabe o que que a gente faz, no tem comadre, a gente pega bacia, s vezes, nem luva tem, fica improvisando, pega um par, ento uma mo usa, depois pega a outra guarda pra depois (risos), tem que dar banho no paciente, mas no tem uma bacia, isso tambm horrvel, atrasa o teu servio e ruim pro paciente, n? Porque c no vai atender o paciente bem como ele tem que ser atendido, uma tristeza... (Tcnico de Enfermagem Entrevista 31) Os entrevistados deixaram evidente que a falta de condies materiais e tecnolgicas tida como muito desgastante, originando um sentimento de impotncia ao tentar e no conseguir aquilo de que necessitam. Obter aquilo de que se precisa depende da disposio em correr atrs e de uma certa dose de criatividade para economizar itens no disponveis na quantidade suficiente, alm de adaptarem materiais mais caros para uso em determinados procedimentos. O prazer e a alegria em concretizar intervenes corretas e eficazes so suplantados pelo sacrifcio e pelo desespero de no conseguir aquilo de que necessitam, impossibilitando o desenvolvimento de suas atividades de maneira melhor e em menor espao de tempo. Como que voc vai ter prazer em trabalhar, se voc no tem como fazer bem feito, eu acho que o prazer t

em fazer aquilo que voc gosta, mas fazer bem feito. (Auxiliar de Enfermagem Entrevista 25) Diversos Es manifestaram dvidas, preocupao e ansiedade devido a alguns equipamentos e aparelhos no estarem em boas condies de uso e no apresentarem dados/informaes confiveis, podendo comprometer a sade e/ou o pronto restabelecimento dos pacientes. Em casos de urgncia/emergncia, isso potencializa um estado de angstia, nervosismo e incapacidade, devido premncia de uso de um determinado aparelho que no funciona, tendo que solicitar a outro setor, que tambm no dispe do aparelho em condies adequadas de uso, pouco podendo ser feito pelo paciente. O trabalho cansativo, por exemplo, material fora de lugar, a dificuldade de voc encontrar material, a organizao do teu setor, entendeu? O CTI um setor que tem que ter um controle excelente, porque na hora de uma emergncia voc fica muito apreensivo, n?... Se voc, s vezes, perde um paciente por falta de organizao, traz muita revolta, voc no sai bem do planto, no... no d certo!!! (Tcnico de Enfermagem Entrevista 36) Especificamente em relao falta de recursos humanos, observamos que os entrevistados so unnimes em afirmar que existe excesso de tarefas superpostas e repetitivas compartilhadas pelo pessoal disponvel. As solicitaes mltiplas e inesperadas impem um ritmo mais acelerado e intenso de trabalho que conduz ao esgotamento fsico e mental. C v hoje, at o meio-dia somos trs, depois do meio-dia somos duas, ento a gente faz tudo, tem paciente que depende da gente pra tudo, a gente d remdio, alimentao, leva paciente ao banheiro... Chega em casa aquele farrapo humano (risos). (Tcnico de Enfermagem Entrevista 31) O quadro de pessoal do HU-UFJF apresenta-se bastante reduzido devido ao grande nmero de aposentadorias e inexistncia de concursos para preenchimento das vagas. Esse cenrio indica a sada de profissionais experientes, a no-contratao de novos e a sobrecarga dos remanescentes, que ficam impossibilitados de atuar em consonncia com padres de qualidade desejados e de atender s exigncias do trabalho. Muitos Es, TEs e AEs revelam que foram obrigados a se afastar das suas atividades reas de atuao e horrios de suas predilees por causa do desgaste sofrido pela falta de suporte para executar o trabalho e a cobrana por resultados. Denunciaram que as condies de sobrecarga de trabalho e a inexistncia de material levam a revolta, angstia e stress, como evidenciado no depoimento abaixo: Teve uma poca que eu tava trabalhando muito, falta de funcionrio, sabe? Da eu chegava a desmaiar e eu no tinha nada, eu parava assim, se bobeasse eu at caa no cho, as colegas que tinham que me atender

26

RAE v. 41 n. 3 Jul./Set. 2001

Transies, prazer e dor no trabalho de enfermagem

aqui, ficar me socorrendo, aqui (risos) e no era um problema de sade, no, algum problema srio, era stress. Depois fiquei uns tempos em casa, melhorei, voltei pra outro setor, no tive mais. (Tcnico de Enfermagem Entrevista 31) Alguns Es comentam que necessrio apreender conceitos de Administrao e de Gesto Hospitalar objetivando o desenvolvimento de habilidades de negociao, comunicao e participao, a fim de atuar efetivamente em conjunto com a Direo do Hospital no estabelecimento das metas do HU-UFJF. Sentem que precisam envidar esforos para controlar e manter seu poder sobre as decises que interferem em seu trabalho, visto que as aes estratgicas tm ficado a cargo dos diretores, invariavelmente mdicos, os quais no apresentam uma viso administrativa ampla que atenda s expectativas, aos interesses e aos objetivos institucionais. Caractersticas das reas de atuao da equipe de enfermagem Em face de suas peculiaridades e especificidades, determinadas reas de internao foram mencionadas pelos entrevistados como sendo locais saudveis e prazerosos de se trabalhar, enquanto outras so apontadas como geradoras de desgaste e tenso, repercutindo negativamente no equilbrio fsico e mental. Os trabalhadores revelam que o ambiente do CTI gera sofrimento, tenso e medo, pois se fica em contato direto com o objeto de trabalho, o corpo individual do paciente doente, que sofre, que sente dor e que no se recupera. O freqente assistir morte dos pacientes foi considerado uma das situaes mais penosas de ser enfrentada no CTI. Declararam que a perda dos pacientes jovens e das crianas, bem como a daqueles pacientes que esto h muito tempo internados na unidade, com quem se acostumaram a conviver, so as mais difceis de elaborar. Podemos perceber essa conotao nos discursos que se seguem: De insatisfao no CTI a morte, voc lidar constantemente com a morte, muito difcil, n? O doente vem, vai... e fica o luto. Fica o luto pra enfermagem, a enfermagem lidou com o doente, tratou daquele doente e depois ele vai embora... o vazio fica mesmo pra enfermagem, porque a enfermagem passou as 24 horas do dia com aquele doente, satura muito lidar com isso... (Tcnico de Enfermagem Entrevista 35) Por outro lado, trabalhar arduamente e pacientemente para tirar algum de um coma profundo, obter sucesso nas manobras de ressuscitao em uma parada cardaca ou reverter um choque anafiltico considerado algo maravilhoso, extraordinrio e incrvel, constituindo motivo de regozijo, prazer e realizao no trabalho. Para muitos entrevistados, a pediatria percebida como um local onde prepondera a alegria pelo fato de se dedicarem s crianas, proporcionando carinho, proteo

e bem-estar, tendo maiores possibilidades de particularizar e personalizar a ateno e os cuidados de enfermagem. Entristece-os profundamente, desencadeando desespero e descontrole emocional, a ocorrncia de situaes anmalas e o lidar com crianas que demandam ateno e cuidados especiais, na ausncia de materiais e equipamentos adequados para prestar uma boa assistncia.

AS

TRABALHADORAS DE

ENFERMAGEM SE JULGAM DISCRIMINADAS POR TRS IMAGENS ESTEREOTIPADAS: A PRIMEIRA MITIFICA (IRM DE CARIDADE/ANJO DE BRANCO), A SEGUNDA VULGARIZA DO

(PROSTITUTA/AMANTE MDICO) E A TERCEIRA (NO-DIFERENCIAO

SIMPLIFICA O PROFISSIONAL ENFERMEIRO

DO ENFERMEIRO PERANTE AS OUTRAS CATEGORIAS).


Trabalhar na pediatria bastante estressante, principalmente porque voc no sabe como agir diante de determinadas situaes... e voc acaba sofrendo junto, sabe? Aqui, na pediatria esse o motivo da greve agora, a gente lida com infeco sem respirador, a gente no tem condies adequadas pra atender uma urgncia, ento voc tem que se desdobrar pra conseguir manter... n? a criana viva, a, na maioria das vezes a gente at transfere, ento voc tem que ficar pedindo ambulncia, tem que pedir o resgate, sabe? (Enfermeiro Entrevista 03) O Servio de Clnicas de Homens engloba leitos para internao de pessoas portadoras de doenas infecto-contagiosas, sendo expresso pelos trabalhadores como um local propiciador de grande sofrimento fsico e psquico, por lidarem cotidianamente com pacientes crticos, o que implica duas possibilidades distintas: a de se ter resultado satisfatrio e conseqente melhora do quadro clnico e a da morte do paciente, o que significa trabalho perdido. Aqui tinha muito bito dos HIV, que nesse andar fica os pacientes HIV positivos, ento tinha muito bito, todos muito jovens. J no tava agentando mais olhar pra cadver, de preparar corpo de paciente HIV, tava me depri-

RAE v. 41 n. 3 Jul./Set. 2001

27

Recursos Humanos

Recursos Humanos

mindo muito, e agora, no sei se esse coquetel, mas melhorou muito.(Auxiliar de Enfermagem Entrevista 13) De forma semelhante, o Servio de Clnicas de Mulheres possui leitos para doenas infecto-contagiosas, tendo sido mencionado como uma rea de trabalho penosa pela existncia de casos graves e difceis de se lidar como mulheres portadoras do vrus HIV, gerando uma sensao de tristeza e lamento pelas situaes que vivenciam. Os entrevistados apregoam que o prazer no trabalho advm primordialmente do fato de poderem assistir diretamente o paciente, prestando cuidados, acompanhando sua evoluo clnica, da recuperao at a alta hospitalar. Eles afirmam que situaes de urgncia/emergncia so bastante desafiadoras, proporcionando realizao plena, quando logram xito ao lidar com o risco iminente de vida. O convvio com o sofrimento e a dor do outro instaura conflitos e contradies inevitveis, pois, apesar do envolvimento emocional intenso e o desgaste a que se submetem, gostam do que fazem, sentindo-se recompensados por poderem zelar pelo bem-estar fsico e espiritual dos pacientes, representando a essncia do seu trabalho. Jornada de trabalho Os depoimentos so unnimes quanto ao desgaste que representa trabalhar em uma organizao hospitalar que funciona 24 horas por dia, 365 dias do ano, em um trabalho contnuo que se depara com srios problemas de coordenao e operacionalizao dos turnos e horrios de trabalho. Em seus depoimentos, os entrevistados do diurno confirmam que a jornada de seis horas dirias e os plantes de 12x60h so considerados muito dinmicos e prazerosos em funo da grande concentrao de atividades de enfermagem nesse perodo, referentes execuo de procedimentos especiais, banhos no leito, administrao de medicao e alimentao, dentre outras. J o turno da tarde apresenta um fluxo de trabalho menor, aparentemente mais montono e ocioso, dando a sensao de que o tempo no passa. O pessoal entra em pnico no que concerne possibilidade de vir trabalhar noite, por julgar ser um horrio que leva a um desgaste excessivo. A jornada de trabalho noturna percebida por muitos trabalhadores como excessivamente fatigante, prejudicando seu rendimento, sade e bem-estar, assim como sua vida familiar e social, situao essa complicada pela associao necessidade de realizarem o trabalho domstico e, muitas vezes, terem outro emprego. Eu tenho dificuldade de concentrao pra dormir, tenho deficincia de sono... eu tenho sono, sinto sono, eu deito na cama e no consigo relaxar. Eu j tive em vrios neurologistas e eles passam medicaes fortes assim, pra eu dormir e no vale nada, fico sem dormir... a gente vai levando, vou levando bobo... (Tcnico de Enfermagem Entrevista 04)

A maioria dos entrevistados apontou o trabalho realizado noite como gerador de transtornos fisiolgicos relacionados com distrbios do sono, agravados pelo fato de no conseguirem ter um repouso adequado aps o planto pelos rudos e luminosidade do ambiente domstico, alm de perturbaes do apetite e problemas digestivos. Demonstram que a falta de substitutos de folgas, frias e licenas conduz a uma sobrecarga de trabalho e um ritmo intenso que origina esgotamento e angstia, prejudicando-os sobremaneira por ocasio da ocorrncia de faltas ao planto. Nessas situaes, o stress se faz presente, associado ao acmulo de atividades e ao excesso de pacientes sob a responsabilidade de cada um, bem como falta de ao eficaz em situaes crticas pela dificuldade de concentrao, cansao e desateno. O contato com a morte Os entrevistados falam que a maior parte de suas vidas profissionais transcorre em contato direto com o homempaciente e suas necessidades. Desse contato, o mais doloroso, angustiante e difcil com o paciente terminal, pois o enfrentamento da morte interfere diretamente em seus sentimentos, emoes e defesas. Os depoimentos revelam que, ao assistir o morrer dos pacientes, os trabalhadores de enfermagem ficam frustrados, exibindo uma sensao de tristeza e lamento pela perda daquele algum com quem se acostumaram a conviver. Tal percepo emerge no seguinte comentrio: Ah! Quando morre um, acaba com o meu dia, aquilo me desequilibra toda, at eu chegar outra vez aonde eu estava... praticamente vai... a gente assim... horrvel. (Tcnico de Enfermagem Entrevista 04) Os entrevistados explicam, ainda, que a intensidade do sofrimento pela morte dos pacientes diferenciada, levando-se em conta fatores como a idade, o diagnstico e o prognstico deles. Os trabalhadores de sade so preparados para manter e recuperar a vida e, quando percebem que no conseguem preserv-la, sentem-se desiludidos e deprimidos, requerendo, em alguns casos, apoio psicolgico, por no suportarem a perda de pacientes queridos, conforme relato de uma E: Eu j tive problemas, fiquei muito chorosa, triste, depresso mesmo, da precisei recorrer a um psiclogo da Universidade, porque eu no enfrentava bem essas questes de morte, cada vez que um paciente ia a bito, pacientes que eu tinha mais apego, mais tempo de convivncia com eles, era muito difcil, muito complicado na minha cabea. (Enfermeiro Entrevista 15) Alguns entrevistados disseram viver sentimentos de angstia, dvida e raiva por acreditarem que falharam na prestao dos cuidados, seja por no terem sido esgotadas todas as alternativas para recuperar a vida dos pacientes, seja por negligncia de outros membros da equipe de sade ou, ainda, por falta de condies materiais:

28

RAE v. 41 n. 3 Jul./Set. 2001

Transies, prazer e dor no trabalho de enfermagem

Quando um paciente morre porque ocorreu uma negligncia, que a gente sabe disso... que existe... n? Isso choca muito a gente. (Tcnico de Enfermagem Entrevista 16) Em sntese, constatamos que o hospital no apenas o lugar onde as pessoas se tratam e se curam; , tambm, onde morrem e onde, paradoxalmente, a palavra morte negada. No HU-UFJF, um nmero relevante de entrevistados mostrou que seus pacientes no morrem: eles expiram, sucumbem, falecem, vo a bito ou tm uma parada, expresses que indicam as dificuldades no convvio e no enfrentamento dessa situao. Envolvimento e afeto A contradio trabalhar para cuidar/tratar/curar versus trabalhar para sobreviver afeta de forma profunda a identidade do trabalhador de enfermagem e a relao afeto trabalho, conforme depoimentos colhidos com os entrevistados. Ressaltam que o apaziguamento dessa contradio, por meio do discurso ideolgico ilustrado nos slogans (a enfermagem um sacerdcio, a enfermagem uma profisso que exige sacrifcio, devoo, generosidade), no surte mais efeito, tendo em vista o nvel de conscincia que adquiriram em face da deteriorao das condies de trabalho e de vida, que demanda a busca de uma revalorizao da profisso. As contradies que o trabalho de cuidar impem na percepo dos entrevistados envolvem, por um lado, a expresso de afeto e dedicao de que se precisa dispor na relao com o paciente ao lidar com a sua dor, sua dependncia e sua intimidade; por outro lado, esse cuidado mediado por trs fatores complicadores e imbricados: o salrio, fonte de sobrevivncia; o fantasma da perda do paciente, seja por alta-cura, seja por alta-bito, e a obrigao de se postar diante do paciente sempre como profissional, no lhes sendo permitido expressar suas angstias, tristezas, preferncias ou recusas por esse ou aquele paciente.

to, residindo a essncia do sofrimento narrado pelos entrevistados na organizao do trabalho e, primordialmente, nas condies de trabalho. Nesse caso, como afirma Dejours (1992b), o sofrimento adquire um sentido o prazer no trabalho um produto derivado do sofrimento, pois, se, por um lado, os trabalhadores se empenham em lutar contra o sofrimento, por outro, no buscam situaes de trabalho isentas de sofrimento, chegando at a detest-las. Enfrentam sem hesitao as adversidades das situaes de trabalho. Constatamos que a realidade de trabalho no HU-

IDENTIFICAMOS

UMA PROFISSO

REPLETA DE CONTRADIES: UM OFCIO RELEVANTE, PORM AINDA INCAPAZ DE GERAR RECONHECIMENTO SOCIAL; UM FAZER EFICIENTE, MAS DESACOMPANHADO DE UM SABER COERENTE; UM FAZER NECESSRIO, MAS DESVALORIZADO E FRAGMENTADO; UM SABER IMPORTANTE, MAS UM FAZER PEQUENO.

CONSIDERAES FINAIS As idias expostas neste estudo evidenciaram o processo de desgaste/prazer no trabalho e os fatores que, na percepo dos trabalhadores da rea de enfermagem, tm implicaes nos sentimentos de prazer e desgaste no trabalho. Desde o incio, buscamos a articulao desses fatores com o trabalho em si, sua organizao e suas condies no ambiente hospitalar para o desenvolvimento das atividades laborais no mbito do HU-UFJF. Este estudo leva-nos s concluses e recomendaes relatadas a seguir. Em primeiro lugar, podemos afirmar que, apesar do sofrimento que contm em si, a atividade de enfermagem possibilita experimentar um prazer verdadeiro e concre-

UFJF um terreno propcio para jogar e rejogar com o sofrimento, apesar das situaes crticas e das dificuldades que vivenciam. Todavia, quando se atende demanda de assistncia o mais prximo da normalidade e com um nvel de qualidade aceitvel, os entrevistados se sentem satisfeitos e recompensados, torna-se possvel experimentar a sensao de se considerarem teis e de estarem cumprindo o dever assumido com os mais fracos e dependentes. Por outro lado, alguns entrevistados relataram desconforto mental ou psicossomtico devido a frustraes, medo, cobranas, aborrecimento e sentimento de impotncia diante da inexistncia de condies organizacionais para se prestar um atendimento considerado tico e responsvel aos pacientes. Tal ocorrncia despontou como um dos grandes impeditivos do prazer no trabalho. Em segundo lugar, ficou evidenciado, por meio dos relatos, o fato de a instituio apresentar traos incontestes ou significativos do modelo funcionalista/burocrtico de gesto que, acrescidos de determinadas prti-

RAE v. 41 n. 3 Jul./Set. 2001

29

Recursos Humanos

Recursos Humanos

cas tayloristas, fazem emergir problemas de sade e segurana envolvidos na gnese do sofrimento no trabalho. H uma nfase muito forte na autoridade racionallegal, especializao/estanquizao, rgida hierarquia vertical e sistemtica diviso do trabalho, bem como apego s normas, regulamentos e regras que conduzem a um comportamento rotinizado e padronizado, fazendo com que os trabalhadores resistam a qualquer tipo de mudana. Identificamos, portanto, a existncia de bloqueio na relao homemorganizao do trabalho na rea de enfermagem, haja vista a caracterizao da prtica de trabalho expressa pelos entrevistados, na qual se evidenciaram um alto grau de rigidez, a inflexibilidade e a ausncia de liberdade e criatividade. Em terceiro lugar, referindo-se especificamente s condies de trabalho no HU-UFJF, os trabalhadores de enfermagem demonstram que, sem escolha, se submetem-se s relaes, condies e ambientes de trabalho geradores de insalubridade e penosidade, colocando-se diante de riscos ocupacionais diversos que favorecem o aparecimento de acidentes, sofrimento e doenas. Baseados nos discursos dos trabalhadores de enfermagem, sujeitos da pesquisa, identificamos uma profisso repleta de contradies; um ofcio relevante, porm ainda incapaz de gerar reconhecimento social; um fazer eficiente, mas desacompanhado de um saber coerente; um fazer necessrio, mas desvalorizado e fragmentado; um

saber importante, mas um fazer pequeno; um saber e um fazer marcados tanto pelo prazer quanto pelo desgaste/ sofrimento. Em quarto lugar, chegamos concluso de que a trajetria da enfermagem de anjo de branco a profissional tem sido marcada por conflitos, preconceitos, desgaste, sofrimento e luta por espao laboral. Abandonando a posio de um saber perifrico e vulnervel, assistimos, atualmente, ao esforo dos trabalhadores de enfermagem para a construo de uma nova imagem que contempla estratgias de revalorizao do estatuto profissional, controle da formao, das carreiras e dos contedos do trabalho para que se tornem agentes privilegiados e ativos na melhoria das condies de sade da comunidade e propulsores, juntamente com os outros membros integrantes da equipe, da modernizao e do avano da gesto nas organizaes hospitalares. Por fim, considerando-se que os resultados obtidos pela anlise dos depoimentos constitui uma representao relevante das percepes dos trabalhadores de enfermagem do hospital estudado, no que diz respeito relao prazer e dor no trabalho que executam, sugerimos expandir os limites deste estudo para outras categorias da rea de sade, bem como para categorias fora da profisso e do contexto abordados, de modo a possibilitar uma compreenso mais abrangente da relao homemtrabalho, desgasteprazer.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

DEJOURS, C. A loucura do trabalho : estudo de psicopatologia do trabalho. So Paulo : Cortez-Obor, 1992a.

FLEURY, M. T. L., FISCHER, R. M. (Coords.). Processo e relaes do trabalho no Brasil. So Paulo : Atlas, 1987.

ODDONE, I. et al. Ambiente de trabalho : a luta dos trabalhadores pela sade. So Paulo : Hucitec, 1986.

DEJOURS, C. Uma nova viso do sofrimento humano nas organizaes. In: CHANLAT, J. F. (Coord.). O indivduo na organizao: dimenses esquecidas. So Paulo : Atlas, 1992b.

LAURELL, A. C. Sade e trabalho: os enfoques tericos. In: NUNES, E. D. (Org.). As cincias sociais em sade na Amrica Latina: tendncias e perspectivas. Braslia : OPAS,1985.

PITTA, M. F. Hospital : dor e morte como ofcio. So Paulo : Hucitec, 1990.

DEJOURS, C., ABDOUCHELI, E. Itinerrio terico em psicopatologia do trabalho. In: DEJOURS, C., ABDOUCHELI, E., JAYET, C. Psicodinmica do trabalho: contribuies da escola dejouriana anlise da relao prazer, sofrimento e trabalho. So Paulo : Atlas, 1994.

LAURELL, A. C., NORIEGA, M. Processo de produo e sade: trabalho e desgaste operrio. So Paulo : Hucitec, 1989.

LOPES, G. T., SPNDOLA, T., MARTINS, E. R. I. O adoecer em enfermagem segundo seus profissionais. Revista de Enfermagem da UERJ, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 9-18, 1996.

SILVA, V. E. F. O desgaste do trabalhador de enfermagem: estudo da relao trabalho de enfermagem e sade do trabalhador. Tese (Doutorado) Escola de Enfermagem, Universidade de So Paulo, 1996.

FISCHER, R. M. Pondo os pingos nos is sobre as relaes de trabalho e polticas de administrao de recursos humanos. In: FLEURY, M. T. L., FISCHER, R. M. Processo e relaes do trabalho no Brasil. So Paulo : Atlas, 1987.

MENZIES, I. O funcionamento das organizaes como sistemas sociais de defesa contra ansiedade. So Paulo : FGV, s.d. Mimeo.

SIQUEIRA, M. M. de. Relaes de trabalho em hospitais de Belo Horizonte. Tese (Professor Titular) Faculdade de Cincias Econmicas, Universidade Federal de Minas Gerais, 1991.

30

RAE v. 41 n. 3 Jul./Set. 2001

You might also like