You are on page 1of 5

100 Questes Comentadas CGU-AFC | ESAF

Espao do Concurseiro

Direito Constitucional
Concurso: CGU-AFC

100 Questes Comentadas - ESAF

DIREITO CONSTITUCIONAL

Direito Constitucional

www.espacodoconcurseiro.com.br

100 Questes Comentadas CGU-AFC | ESAF

Espao do Concurseiro

Sumrio
UNIDADE 1. Teoria geral do Estado. UNIDADE 2. Os poderes do Estado e as respectivas funes. UNIDADE 3. Teoria geral da Constituio: conceito, origens, contedo, estrutura e classificao. UNIDADE 4. Supremacia da Constituio. UNIDADE 5. Tipos de Constituio. UNIDADE 6. Poder constituinte. UNIDADE 7. Princpios constitucionais. UNIDADE 8. Interpretao da Constituio e Controle de Constitucionalidade. Normas constitucionais e inconstitucionais. UNIDADE 9. Emenda, reforma e reviso constitucional. UNIDADE 10. Anlise do princpio hierrquico das normas. UNIDADE 11. Princpios fundamentais da CF/88. UNIDADE 12. Direitos e garantias fundamentais. UNIDADE 13. Organizao do Estado poltico-administrativo. UNIDADE 14. Administrao Pblica na CF/88. UNIDADE 15. Organizao dos Poderes. O Poder Legislativo. A fiscalizao contbil, financeira e oramentria. O Controle Externo e os Sistemas de Controle Interno. O Poder Executivo e o Poder Judicirio. O Ministrio Pblico. UNIDADE 16. Sistema Tributrio Nacional. UNIDADE 17. Finanas Pblicas: normas gerais e oramento pblico. UNIDADE 18. As Polticas Pblicas na CF/88.

Direito Constitucional

www.espacodoconcurseiro.com.br

100 Questes Comentadas CGU-AFC | ESAF

Espao do Concurseiro

DIREITO CONSTITUCIONAL UNIDADE 1


Teoria geral do Estado.
QUESTES DE PROVAS ANTERIORES RELACIONADAS AO TEMA EXPOSTO ACIMA (ESAF/ATA-MF/2009) 01. A limitao do poder estatal foi um dos grandes desideratos do liberalismo, o qual exalta a garantia dos direitos do homem como razo de ser do Estado. (ESAF/MRE/2004) 02. O objeto da teoria geral do Estado o estudo da construo jurdica do Estado, podendo abranger, ainda, o estudo do Estado em sua perspectiva de realidade jurdica e de realidade social. (ESAF/AFC-CGU/2004) 03. Um dos objetos do Direito Constitucional Comparado o estudo das normas jurdicas positivadas nos textos das Constituies de um mesmo Estado, em diferentes momentos histricotemporais. (ESAF/AFC-STN/2005) 04. O poder poltico ou poder estatal o instrumento de que se vale o Estado moderno para coordenar e impor regras e limites sociedade civil, sendo a delegabilidade uma das caractersticas fundamentais desse poder. GABARITOS COMENTADOS RELACIONADOS AO TEMA EXPOSTO ACIMA 01. COMENTRIO DA QUESTO: O pensamento do liberalismo surgiu com a Revoluo Francesa e com a Independncia dos Estados Unidos no final do sculo XVIII, com seus conceitos de homem naturalmente livre, buscando limitar a atuao dos Estados para dar maior autonomia privada. GABARITO FINAL: O item est certo. 02. COMENTRIO DA QUESTO: A teoria geral do Estado, de acordo com a doutrina, o estudo do Estado pelos mais variados prismas, como o jurdico, sociolgico, poltico, entre outros. GABARITO FINAL: O item est certo. 03. COMENTRIO DA QUESTO: O Direito Constitucional Comparado qualquer estudo comparativo de ordenamentos jurdicos, pode usar dois critrios, sendo estes: temporal - analisa os diversos ordenamentos que um Estado possuiu ao longo do tempo; espacial - analisa os ordenamentos de Estados diferentes. GABARITO FINAL: O item est certo.
Direito Constitucional
www.espacodoconcurseiro.com.br

100 Questes Comentadas CGU-AFC | ESAF

Espao do Concurseiro

04. COMENTRIO DA QUESTO: O poder poltico uno, indivisvel e indelegvel. GABARITO FINAL: O item est errado.

UNIDADE 2
Os poderes do Estado e as respectivas funes.
QUESTES DE PROVAS ANTERIORES RELACIONADAS AO TEMA EXPOSTO ACIMA (ESAF/ PGFN/2007) 05. Para Ferdinand Lassalle, a constituio dimensionada como deciso global e fundamental proveniente da unidade poltica, a qual, por isso mesmo, pode constantemente interferir no texto formal, pelo que se torna inconcebvel, nesta perspectiva materializante, a idia de rigidez de todas as regras. (ESAF/Auditor Fiscal do Trabalho/2003) 06. A concepo de constituio, defendida por Konrad Hesse, no tem pontos em comum com a concepo de constituio defendida por Ferdinand Lassale, uma vez que, para Konrad Hesse, os fatores histricos, polticos e sociais presentes na sociedade no concorrem para a fora normativa da constituio. (ESAF/AFC-STN/2005) 07. Na concepo de constituio em seu sentido poltico, formulada por Carl Schmmit, h uma identidade entre o conceito de constituio e o conceito de leis constitucionais, uma vez que nas leis constitucionais que se materializa a deciso poltica fundamental do Estado. (ESAF/AFTE-RN/2005) 08. A constituio em sentido poltico pode ser entendida como a fundamentao lgico-poltica de validade das normas constitucionais positivas.

GABARITOS COMENTADOS RELACIONADOS AO TEMA EXPOSTO ACIMA 05. COMENTRIO DA QUESTO: Lassale defendia em seu livro O que uma Constituio que na verdade, a constituio seria um fato social, seria um evento determinado pelas foras dominantes da sociedade. Deste modo, defendia ele que o Estado possua 2 constituies: A folha de papel e a Constituio Real, que era a soma dos fatores reais de poder. Deciso fundamental a corrente decisionista de Schimit, no de Lassale. GABARITO FINAL: O item est errado. 06. COMENTRIO DA QUESTO: Konrad Hesse no negava Lassale, ele apenas fexibilizava. No seu escrito A Fora Normativa da Constituio dizia que Lassale estava certo em apenas alguns
Direito Constitucional
www.espacodoconcurseiro.com.br

100 Questes Comentadas CGU-AFC | ESAF

Espao do Concurseiro

pontos, mas, que no poderia excluir a fora positiva que uma Constituio tinha de moldar a sociedade, no estando ela apenas passivamente sujeita s suas foras. GABARITO FINAL: O item est errado. 07. COMENTRIO DA QUESTO: Para Carl Schimit o importante no era a formalidade, mas sim a matria tratada. GABARITO FINAL: O item est errado. 08. COMENTRIO DA QUESTO: A concepo ldigo-jurdica de Kelsen se refere a fundamentao de validade das normas constitucionais positivas. J Carl Schimit defendia o sentido poltico da Constituio, onde a Constituio seria o fruto de uma deciso poltica fundamental, pouco importava a forma. GABARITO FINAL: O item est errado.

UNIDADE 3
Teoria geral da Constituio: conceito, origens, contedo, estrutura e classificao.
QUESTES DE PROVAS ANTERIORES RELACIONADAS AO TEMA EXPOSTO ACIMA (ESAF/ENAP/2006) 09. No caso brasileiro, a titularidade da soberania, por expressa previso constitucional, do Estado brasileiro. (ESAF/AFC-STN/2005) 10. O Estado moderno de tipo europeu, quando do seu surgimento, tinha como caractersticas prprias: ser um Estado nacional, correspondente a uma nao ou comunidade histrico-cultural, possuir soberania e ter por uma de suas bases o poder religioso. (ESAF/AFC-CGU/2004) 11. A idia de uma Constituio escrita, consagrada aps o sucesso da Revoluo Francesa, tem entre seus antecedentes histricos os pactos, os forais, as cartas de franquia e os contratos de colonizao. (ESAF/MRE/2004) 12. O Estado, visto como Estado-comunidade, refere-se ao poder poltico manifestado por meio de rgos, servios e relaes de autoridade. (ESAF/AFC-CGU/2004) 13. Segundo a melhor doutrina, a soberania, em sua concepo contempornea, constitui um atributo do Estado, manifestando-se, no campo interno, como o poder supremo de que dispe o Estado para subordinar as demais vontades e excluir a competio de qualquer outro poder similar.

Direito Constitucional

www.espacodoconcurseiro.com.br

You might also like