You are on page 1of 14

DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUMICA NO ENSINO MDIO EM ALGUMAS ESCOLAS PBLICAS DA REGIO SUDESTE DE TERESINA Gizeuda de Lavor da Paz Email:

: gizeudapaz@hotmail.com Hilana de Farias Pacheco Email: hilanafpacheco@gmail.com Universidade Estadual do Piau, bolsista PIBIC/UESPI Ccero Oliveira Costa Neto Professor Mestre da Universidade Estadual do Piau, orientador PIBIC/UESPI Rita de Cssia Pereira Santos Carvalho Professora Mestre da Universidade Estadual do Piau, co-orientadora PIBIC/UESPI

INTRODUO

De acordo com as orientaes curriculares para o Ensino Mdio (2008) a importncia da rea de Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias no desenvolvimento intelectual do estudante de Ensino Mdio est na qualidade e no na quantidade de conceitos, aos quais se busca dar significado nos quatro componentes curriculares: Fsica, Qumica, Biologia e Matemtica. Assim, cada componente tem sua razo de ser, seu objeto de estudo, seu sistema de conceitos e seus procedimentos metodolgicos, associados atitudes e valores, mas, no conjunto, a rea corresponde s produes humanas na busca de compreenso da natureza e sua transformao, do prprio ser humano e de suas aes, mediante a produo de instrumentos culturais e nas interaes sociais. Nesse sentido, os Parmetros Curriculares Nacionais - PCNs de Qumica do Ensino Mdio deixa claro que as cincias que compem a rea tm em comum a investigao sobre a natureza e o desenvolvimento tecnolgico, e com ela que a escola compartilha e articula linguagens que compem cada cultura cientfica, estabelecendo medies capazes de produzir o conhecimento escolar, na inter-relao dinmica de conceitos cotidiano e cientficos diversificados, incluindo o universo cultural da Cincia Qumica.

Apesar dessas Orientaes Curriculares Nacionais, o ensino de Qumica transformou-se em preocupao premente nos ltimos anos, tendo em vista que hoje alm das dificuldades apresentadas pelos alunos em aprender Qumica, muitos no sabem o motivo pelo qual estudam esta disciplina, visto que nem sempre esse conhecimento transmitido de maneira que o aluno possa entender a sua importncia. Na maioria das escolas tem-se dado maior nfase transmisso de contedos e memorizao de fatos, smbolos, nomes, frmulas, deixando de lado a construo do conhecimento cientfico dos alunos e a desvinculao entre o conhecimento qumico e o cotidiano. Essa prtica tem influenciado negativamente na aprendizagem dos alunos, uma vez que no conseguem perceber a relao entre aquilo que estuda na sala de aula, a natureza e a sua prpria vida (MIRANDA; COSTA, 2007). Em geral, nos programas escolares verifica-se uma quantidade enorme de contedos a serem desenvolvidos, com minuciosidades desnecessrias, de modo que os professores se vem obrigados a correr com a matria, amontoando um item aps outro na cabea do aluno. Percebe-se um currculo de qumica divergente das propostas defendidas pela comunidade de pesquisadores em Educao Qumica, que consideram nos processos de construo do conhecimento escolar a inter-relao dinmica de conceitos cotidianos e qumicos, de saberes tericos e prticos, no na perspectiva da converso de um no outro, nem da substituio de um pelo outro, mas, sim pelo dilogo capaz de ajudar no estabelecimento de relaes entre conhecimentos diversificados, pela constituio de um conhecimento plural capaz de potencializar a melhoria da vida. Tendo em vista essas preocupaes, busca-se, sistematicamente, por meio deste estudo, compreender os fatores que dificultam o processo ensino-aprendizagem de Qumica, na 2 srie do Ensino Mdio de algumas escolas publica da rede estadual de ensino da zona sudeste de Teresina.

OBJETIVOS GERAL: Investigar os fatores que dificultam o processo de ensino-aprendizagem de Qumica, na 2 srie do ensino mdio, em algumas escolas pblicas da regio Sudeste de Teresina-Pi.

ESPECFICOS: Diagnosticar junto aos alunos e professores as dificuldades no processo ensinoaprendizagem em Qumica. Identificar os mtodos e tcnicas de ensinos utilizados pelos professores no ensino de Qumica, buscando a compreenso de como estes interferem no aprendizado da disciplina. Identificar os principais fatores que dificultam o processo ensino-aprendizagem de Qumica.

METODOLOGIA

Tipo de Estudo Este estudo prope investigar mais detalhadamente os fatores que dificultam o processo ensino-aprendizagem de Qumica no Ensino Mdio, com base em uma metodologia pautada em um estudo descritivo, de base emprica e natureza quantoqualitativa, por considerar que os paradigmas de pesquisa quantitativa e qualitativa se complementam na anlise do fenmeno investigado, como destaca Gamboa (1997, p.106).

Na pesquisa em Cincias Sociais, freqentemente so utilizados resultados e dados expressos em nmeros. Porm se interpretados e contextualizados luz da dinmica social mais ampla, a anlise torna-se qualitativa, isto , na medida em que inserimos os dados na dinmica da evoluo do fenmeno e este dentro de um todo maior compreensivo, preciso articular as dimenses qualitativas e quantitativas em uma inter-relao dinmica, como categorias utilizadas pelo sujeito na explicao e compreenso do objeto.

Nessa mesma linha de raciocnio, Richardson (1999, p.89) defende que embora existam diferenas ideolgicas profundas nos mtodos quantitativos e qualitativos de produo do conhecimento, a complementaridade de ambos os mtodos pode ser importante no desvelamento do problema investigado e, assim argumenta: [...] a pesquisa

social deve estar orientada melhoria das condies de vida da grande maioria da populao. Portanto, necessrio, na medida do possvel, integrar pontos de vista, mtodos e tcnicas para enfrentar o desafio(grifo nosso). Sujeitos do Estudo O estudo foi realizado em 4 (quatro) escolas de Ensino Mdio da rede Estadual de Teresina localizadas na regio sudeste, tendo como sujeitos 220 alunos e 8 professores de Qumica da 2 srie das escolas selecionadas. A coleta de dados foi realizada nos meses de abril e maio do corrente ano. Levantamento dos dados O levantamento dos dados foi realizado atravs de: Questionrio composto de perguntas abertas e fechadas relacionadas s dificuldades dos docentes de Qumica da 2 srie em ralao ao processo ensino-aprendizagem da disciplina; e aplicao de questionrio com questes fechadas a 220 alunos regularmente matriculados na 2 srie. Descrio das fases da pesquisa O trabalho de pesquisa foi realizado nas seguintes etapas: Reunio com o dirigente e professores da escola para apresentao do objetivo da pesquisa. Pesquisa/exploratria para construo dos instrumentos de observao e questionrio. Coleta dos dados de pesquisa utilizando os roteiros de observao e questionrios. Categorizao e anlise dos dados coletados. Elaborao de relatrios parciais e do encerramento das atividades num relatrio final, avaliando o alcance geral dos objetivos propostos.

RESULTADOS E DISCUSSO

O diagnstico dos fatores que dificultam o processo ensino-aprendizagem de Qumica na 2 srie do ensino mdio em escolas pblicas da Regio Sudeste de Teresina foi levantado atravs das informaes recolhidas na aplicao de questionrios a uma amostra de 8 professores e 220 alunos da srie supracitada.

Os questionrios aplicados a professores e alunos tiveram como questes orientadoras, ano de formao dos docentes e tempo de atuao em sala de aula, as dificuldades encontradas por ambos em relao ao processo ensino-aprendizagem, a disponibilidade e utilizao de recursos didticos nas aulas de Qumica, a relao teoriaprtica, a contextualizao e, outros fatores que foram julgados importantes para o ensinoaprendizagem da disciplina. Quanto ao ano de formao, 12,5% dos docentes concluram a formao acadmica em1994 e 87,% entre os anos de 2000 e 2005. Sendo que 50% destes atuam h mais de 10 anos em sala de aula e os outros 50% tm entre 4 e 9 anos de experincia. Este resultado mostra que os professores, de um modo geral, possuem larga experincia na rea do magistrio. Quanto a isso, Tardif (2002) afirma que o tempo um fator importante para a construo dos saberes que servem de base ao trabalho docente e que esses saberes so adquiridos ao longo do tempo atravs de certos processos de aprendizagem e de socializao. Ou seja, quanto maior o tempo de experincia do docente, mais habilidade ele ter para lidar com seus alunos e, possveis problemas que venham a surgir em sala de aula. Os alunos, quando questionados se gostam da disciplina de Qumica, 53,6% afirmam gostar apenas um pouco da disciplina; 21,8% no gostam da disciplina e, somente 24,5% gostam da disciplina ( Grfico 1).

100,0%

80,0%

60,0%

53,6% Sim No Um pouco 24,5% 21,8%

40,0%

20,0%

0,0%

Grfico 1. Alunos que gostam de Qumica

Os dados contidos no grfico 1 mostram que uma pequena parcela dos alunos gostam de estudar a disciplina de Qumica. Isso pode ser reflexo da forma como o conhecimento qumico comumente ministrado nas escolas de ensino bsico, que priorizem frmulas, regras. Tanto o professor quanto o aluno precisam gostar do que esto fazendo para que possam construir um conhecimento significativo. Os professores foram unnimes ao afirmarem que os alunos tm maiores dificuldades nos contedos que requerem clculos matemticos. Os alunos confirmaram essa afirmao, pois 68,6% deles disseram que a maior dificuldade em aprender os contedos de Qumica, so os clculos (Grfico 2).

100,0%

80,0% 68,6% 60,0%

Clculos Falta de aulas prticas A forma como o professor aborda o contedo No gosta da disciplina 28,2% 24,0% No tem dificuldade

40,0%

20,0%

6,4%
0,0%

5,5%

Grfico 2. Dificuldade encontrada pelos alunos em aprender Qumica

Cabe ressaltar que a metodologia utilizada pelo professor um motivo marcante para isso, pois acabam dando nfase memorizao de frmulas, priorizando os clculos e desvalorizando experimentao e a construo do conhecimento cientfico dos alunos, fazendo com que eles tenham dificuldade em aprender a disciplina. Para os professores, as maiores dificuldades apontadas so, a falta de interesse dos alunos (50%), a falta de recursos (50%) e a estrutura da escola (37,5%). No processo ensino-aprendizagem a motivao deve est presente em todos os momentos, cabendo ao professor facilitar a construo do conhecimento, influenciando o aluno no

desenvolvimento da motivao da aprendizagem. Nesse sentido, Castoldi & Polinarski (2009), revelam que h uma influncia dos recursos didtico-pedaggicos e das atividades criativas na motivao dos alunos na participao e interesse nas aulas.

Outro ponto de anlise foi o uso do livro didtico pelos alunos, em que se verificou que todos os alunos possuem o livro do Ricardo Feltre. Alm do uso do livro didtico, todas as escolas possuem biblioteca, uma vez que, 92,7% dos alunos e 87,5% dos professores tm conhecimento da biblioteca escolar. Entretanto, 7,3% dos alunos e 12,5% dos professores, desconhecem a existncia de biblioteca na sua escola. Embora exista biblioteca nas escolas, os alunos afirmaram no utilizar com certa freqncia, pois a maioria dos professores nunca cobrou algum tipo de pesquisa. Esses dados evidenciam que os alunos so pouco incentivados a pesquisa, ficando presos somente ao livro didtico adotado pela escola (Grficos 3 ).
100,0% 80,0% 60,0% 40,0% 20,0% 6,0% 0,0% Grfico 3. Frequncia de utilizao da biblioteca pelos alunos 56,0% 38,0% Utiliza frequentemente Utiliza raramente

Nunca utiliza

Como j foi comentado anteriormente, os recursos didticos tm carter motivador na aprendizagem dos alunos. Mas, infelizmente nem todos os professores e alunos dispem desses recursos (Grfico 4).
100,0%
80,0% 60,0% 40,0% 20,0% 0,0% Grfico 4. Disponibilidade de recursos didticos segundo os professores 37,5% 37,5% 100,0% 75,0% Quadro / Pincel / Giz

TV, DVD
Retropojetor Computador / Internet 12,5%

Data show

O grfico 4 mostra que apenas o quadro, giz e pincel so os recursos acessveis a todos os alunos e professores. O DVD o segundo recurso mais acessvel. J o retroprojetor, o computador e o data show so disponveis para poucos. No entanto, no basta dispor do recurso, o importante a freqncia com que esses recursos so utilizados como facilitador do processo ensino-aprendizagem ( Quadro 1).
Quadro 1. Afirmao de professores e alunos sobre a frequncia com que utilizam recursos didticos

Frequncia de utilizao dos recursos didticos Recursos Frequentemente Alunos Raramente Nunca utiliza Professores 0% 75% 62,5% 75% 100%

Professores Alunos 100% 0% 0% 0% 0% 1,8% 12,3% 7,7% 10% 11,4%

Professores Alunos 0% 25% 37,5% 25% 0% 0% 83,2% 93,2% 86,4% 86,4%

Quadro/pincel/giz
TV, DVD Retroprojetor Computador/internet Data show

98,2% 4,5% 0% 3,6% 2,3%

O quadro 1 mostra que os professores apresentam uma certa resistncia quanto a utilizao de recursos audiovisuais, preferindo, na maioria das vezes, o quadro. importante destacar que a eficcia na utilizao dessas ferramentas depende do uso que se faz delas, de como e com que finalidade elas so empregadas, cabendo ao professor planejar a sua aplicao em sala de aula. Dessa forma, quando bem empregados, esses recursos trazem uma contribuio para o aprendizado do aluno, que passa a dispor no somente da verbalizao, mas, principalmente de estmulos visuais e auditivos, garantindo uma melhor compreenso e assimilao dos contedos ministrados (CRDOVA & PERES, 2008). Cabe destacar ainda que a maioria dos professores utilizam uma metodologia tradicional para ministrar suas aulas, fazendo com que os alunos sintam-se desestimulados. Segundo 58,2% dos alunos, a abordagem didtica mais utilizada no ensino de Qumica a aula expositiva sem a utilizao de recursos audiovisuais, seguida de listas de exerccios (Grfico 5).

100,0%

80,0% 58,2% Aula expositiva sem recursos audiovisuais Exerccios Aulas prticas 40,0% 33,2% Aula expositiva com recursos audiovisuais 5,4% 0,0% Grfico 5. Abordagens didticas mais utilizadas no ensino de Qumica

60,0%

20,0%

3,2%

Quanto a existncia de laboratrio, 87,5% dos professores afirmaram haver o laboratrio mvel na escola em que trabalham. Em contraposio, apenas 16% dos alunos disseram existi-lo em sua escola. Isso mostra que embora haja o laboratrio, o mesmo no utilizado, pois 84% dos alunos desconhecem esse fato. Porm, quando questionados sobre a realizao de atividades experimentais no laboratrio, 62,5% dos professores afirmaram no realizar, e 64,1% dos alunos disseram o mesmo (Grfico 6).

100,0% 80,0% 64,1% 62,5% 60,0% 40,0% 24,1% 20,0% 0,0% 11,8% 37,5% Aluno Professor

0,0%
Frequentemente Raramente No realiza

Grfico 6. Realizao de aulas experimentais utilizando o laboratrio mvel

A anlise do grfico 6 evidencia que a realizao de aulas prticas uma atividade rara. Segundo os professores, o laboratrio mvel est com as vidrarias

10

quebradas e reagentes vencidos, embora isso no impea a realizao de alguma atividade prtica. Outro fator apontado pelos professores a falta de tempo e grande quantidade de alunos por turma. No entanto, essa problemtica da pouca frequncia da experimentao nas aulas de Qumica, embasada na falta de recursos, bastante recorrente, porm no se sustenta, uma vez que no necessrio um laboratrio para que haja uma aula prtica, a mesma pode ser realizada na prpria sala de aula com materiais de baixo custo. A respeito disso, 75% dos professores afirmaram no utilizar essa metodologia, e 52,3% dos alunos confirmaram essa afirmao (Grfico 7).

100,0% 80,0% 60,0% 40,0% 20,0% 0,0% 39,5% 25,0% 7,3% 0,0% Frequentemente Raramente No realiza 52,3% Alunos Professores 75,0%

Grfico 7. Realizao de aulas experimentais sem a utilizao do laboratrio mvel

Nota-se que h uma limitao na realizao de atividades experimentais, o que vem fazendo com que os objetivos previstos pelos PCN (Parmetros Curriculares Nacionais) se tornem distintos nas escolas de ensino mdio. No que se refere ao seu potencial como metodologia de ensino, Giordan (1999) considera que a experimentao desperta interesse entre os alunos, independente do nvel de escolarizao, uma vez que tem carter motivador, ldico, vinculado aos sentidos. Em decorrncia disso, pode aumentar a capacidade de aprendizado. Portanto, quando bem integrada a teoria e a prtica, mais slida se torna a aprendizagem. interessante ressaltar que mesmo no realizando atividades prticas frequentemente, alguns professores afirmam considerar essa metodologia importante para o ensino-aprendizagem. Veja afirmao de dois professores investigados:

11

O aluno consegue compreender mais claramente o contedo, as transformaes no mundo e situaes do dia-a-dia que envolvam a Qumica (Professor A). Desperta o interesse do aluno pela disciplina e pela pesquisa cientfica (professor B).

Em se tratando da contextualizao, verifica-se que 87,5% dos professores a julgam importante para o ensino de Qumica, pois segundo eles, o aluno desenvolve a capacidade de ser crtico e capaz de entender o contedo mais facilmente. Para os 12,5% que disseram no, a contextualizao torna o assunto chato e cansativo. Cabe mencionar ainda, que 62,5% dos professores afirmam contextualizar suas aulas frequentemente, 25% raramente e 12,5% nunca. Quando questionados sobre a forma como fazem isso, alguns afirmaram:
Coloco um assunto que est em pauta, na mdia, para ser discutido em sala de aula (Professor A). Trago textos alternativos, vdeos, etc..(Professor B) Trazendo para a linguagem deles e usando exemplos do cotidiano, ou seja, relaciono o contedo estudado com o dia-a-dia do alunado (Professor C).

Na viso de 56,8% dos alunos, os professores contextualizam os contedos em sala de aula. Entretanto, 13,6% dos alunos consideram que as aulas no so contextualizadas e 29,5%, que s vezes os professores fazem a contextualizao em sala de aula. Nota-se uma contradio nesses resultados, pois analisando o grfico 1, apenas 24,5% dos alunos afirmaram gostar de Qumica. Ora, se as aulas fossem contextualizadas, se o ensino de Qumica fosse transmitido como meio de educao para a vida, estabelecendo relaes entre os contedos estudados e o dia-a-dia dos alunos, levando-os a refletir, compreender, discutir e agir sobre seu mundo, certamente eles no apresentariam dificuldades e consequentemente, gostariam mais dessa disciplina. Assim, para Wartha e Alrio (2005), contextualizar considerar a vivncia e as experincias obtidas, se apropriando tambm de novos conhecimentos. elaborar conhecimento no contexto da sociedade em que vive e na estrutura mundial atual. Isso ajuda o aluno a entender a importncia de fenmenos e fatores que ocorrem a sua volta. Ao questionar os alunos sobre quais formas de ensino eles considerariam melhorar o seu aprendizado, a maior parte citou as aulas prticas, seguidamente de

12

explicaes, utilizao de recursos audiovisuais, atividades extras (pesquisa, aula passeio), alm de outras sugestes, conforme grfico 8.

100,0%

80,0%

Aulas prticas Explicar mais

60,0% 47,3% 40,0%

Utilizar recursos audiovisuais Atividades extras Outros No opinaram 19,5%18,2% 11,4%11,0% 10,5% 7,3% 6,8% No precisa melhorar Contextualizao

20,0%

0,0% Grfico 8. Sugestes dos alunos para melhorar o seu aprendizado na disciplina de Qumica.

Pela anlise do grfico, observa-se que uma pequena quantidade de alunos (7,3%) considera a metodologia do professor eficiente, ou seja, no precisa mudar. Nota-se ainda, que as aulas prticas, a explicao do professor e a utilizao de recursos audiovisuais esto entre as principais sugestes. A realizao de aulas prticas pode ser interessante, desde que haja uma relao teoria-prtica, mas ela apenas um dos recursos que podem contribuir significativamente no processo ensino-aprendizagem de Qumica. Existem outros mtodos que podem ser utilizados com eficincia, como os recursos audiovisuais, a contextualizao, dentre outros.

CONCLUSES

O estudo desenvolvido permitiu a investigao dos fatores que dificultam o processo ensino-aprendizagem de Qumica, na 2 srie do ensino mdio, em algumas escolas pblicas da Regio Sudeste de Teresina PI.

13

Os resultados da pesquisa revelaram que: grande parte dos alunos no gostam de Qumica, e suas maiores dificuldades esto relacionadas so ao uso de clculos e a memorizao de frmulas Constatou-se, ainda que, todas as escolas possuem biblioteca, embora os alunos no a utilizem, sendo o livro didtico a principal fonte de pesquisa adotada por professores e alunos. Quanto aos recursos didticos disponveis, notou-se que apenas o quadro, giz e pincel esto disponveis para todos. Os recursos didticos audiovisuais no so acessveis a todos. importante ressaltar que, mesmo onde h disponibilidade desses recursos, eles so utilizados com pouca freqncia pelos professores, que preferem aulas expositivas com a utilizao somente do quadro e do livro. Cabe destacar, ainda, que a relao teoria-prtica e Qumica-cotidiano praticamente inexistente, permitindo concluir que o ensino, baseia-se, geralmente na transmisso de conhecimentos, sem relao com o cotidiano dos alunos e sem o desenvolvimento de habilidades investigativas dos mesmos. Partindo dessas constataes e das sugestes apontadas pelos alunos para melhorar o seu aprendizado na disciplina, faz-se necessrio que o professor de Qumica adote uma metodologia onde a realizao de aulas prticas, a contextualizao, a utilizao de recursos audiovisuais e atividades extras (pesquisa, aula passeio, etc.) sejam partes integrantes de suas abordagens didticas.

REFERNCIAS

BRASIL. Ministrio da Educao (MEC), Secretaria de Educao e Tecnolgica (Semtec). Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Braslia: MEC/Semtec, 1999.

______. Orientaes Curriculares para o ensino mdio, cincias da natureza, matemtica e suas tecnologias. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2008.

CASTOLDI, R.; POLINARSKI, C.A. A utilizao de recursos didtico-pedaggicos na motivao da aprendizagem. I Simpsio Nacional de Ensino de Cincia e Tecnologia.2009.

14

CRDOVA, S.T.; PERES, J.A. Utilizao de recursos udio visuais na docncia de medicinaveterinria. Revista Eletrnica Lato Sensu. Ano 3, n.1, maro. 2008.

GAMBOA, S. S. (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1997.

GIORDAN, M.; O Papel da Experimentao no Ensino de Cincias. Qumica Nova na Escola, n.10, 1999.

MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Qumica: Formao, competncias/ habilidades e posturas. 2007

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: mtodos e tcnicas. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1999

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formao profissional. Petrpolis: vozes, 2002.

WARTHA, E. J.; ALARIO, A. F. A contextualizao no Ensino de Qumica atravs do Livro Didtico. Revista Qumica Nova na Escola, n.22, 2005.

You might also like