You are on page 1of 11

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor

Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

10 lies extradas dos pecados de Sanso

Meus amados e queridos irmos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

Pretendo neste estudo bblico apresentar as 10 lies extradas dos pecados de Sanso; apontarei as suas conseqncias na sua e eventualmente na vida de cada um de ns.

Ao invs de aprender com os nossos, aprendamos com os erros dos outros, e nesse caso os de Sanso.

Eis aqui um homem que brincou muito com o pecado, ele podia ter voltado atrs, mas cada dia mais se afundava, cada vez mais, pois um abismo chama outro abismo, e Sanso mesmo sendo um escolhido de Deus, Nazireu, brincou com o pior.

Sanso desce a Tinnate e casa com uma estranha, depois mata um leo e ao voltar toca no cadver, depois bebe vinho, se mostra um mulherengo assanhado, ele luta sempre por seus interesses e nunca pelo interesse de Israel, depois se apaixonou por uma prostituta que descobre com astcia o seu segredo, ento Sanso preso pelos Filisteus, virando um palhao, uma chacota, tendo seus olhos furados. Sanso brincou com o pecado, e no caso dele seu pecado foi o sexo, no controlava seu prprio corpo, terminou morto junto com seus inimigos, triste recompensa.

( Jz 13: 3- 7)

(V.3) E o anjo do SENHOR apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora s estril, e nunca tens concebido; porm concebers, e ters um filho.

(V.4) Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda.

(V.5) Porque eis que tu concebers e ters um filho sobre cuja cabea no passar navalha; porquanto o menino ser Nazireu de Deus desde o ventre; e ele comear a livrar a Israel da mo dos filisteus.

(V.6) Ento a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja aparncia era semelhante de um anjo de Deus, terribilssima; e no lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome.

(V.7) Porm disse-me: Eis que tu concebers e ters um filho; agora pois, no bebas vinho, nem bebida forte, e no comas coisa imunda; porque o menino ser Nazireu de Deus, desde o ventre at ao dia da sua morte .

Sanso recebeu as seguintes instrues:

No beber vinho ou bebida forte;

Nem comas comida imunda;

Nem raspars o cabelo.

Sanso cometeu alguns erros:

1. Escolheu andar sozinho

Esse um erro que nunca podemos cometer na nossa vida! As pessoas tm preferido cuidar de bicho! Precisamos ser instrumentos de Deus para amolar os outros. Existem pessoas escolhendo andar sozinhas. Geralmente pessoas que optam por estar ss, esto querendo fazer algo bizarro, porque o homem no foi feito para andar sozinho.

Sanso escolheu andar sozinho e isso um risco muito grande. Quando ele saiu a primeira vez com os pais, tomou outro caminho. Ele no compartilhava conflitos nem vitrias com ningum.

Precisamos do prximo para compartilhar lutas e vitrias. Quando voc escolhe andar sozinho, est colocando sua vida em risco! Existem pessoas que no fazem amigos entram mudos no Congresso e saem mudos, por isso que existem muitos jovens que esto sem namorar! Eles no constroem relacionamentos, no trocam idias, no se relacionam!

Quando voc caminha com os outros, a recompensa maior, o salrio maior! Se o solitrio cair, no haver quem o levante. Ai daquele que no tem amigos! Existem situaes em que precisaremos de algum para nos ajudar, nos esquentar

As amizades verdadeiras nos ajudam nos momentos difceis. A fora dobrada! Para aqueles que gostam de andar reservados PV 18.1 Quem se isola um bobo! Se voc escolheu andar sozinho, creia, vai se dar mal. O solitrio tolo! Os que escolhem andar sozinhos prejudicam seu prprio futuro!

2. Perdeu a capacidade de ouvir!

Os erros que mais doem, so aqueles em que fomos mais alertados. Quando os pais dizem: Filho, no casa com fulano de tal! E a pessoa insiste em casar, jejua e ora, depois colhe as conseqncias da desobedincia. Foi o que Sanso fez, a Bblia diz que Sanso chegou para o pai dele e disse que queria casar com uma Filistia e no captulo 3 verso 14 do livro de Juzes vemos ele dizer: S esta me agrada!

Existem pessoas que o pastor, o pai, o amigo, j avisou e a pessoa continua dando as mesmas cabeadas, porque no aprendeu a ouvir Na multido dos conselheiros a sabedoria!

Respeite o cabelo branco dos seus pais. Oua a voz da experincia! Vantagem de quem aprende ouvir: cresce em prudncia, tem tranqilidade e segurana PV 18.13.

O pecado de Sanso era as mulheres ele s se envolveu com mulheres erradas. Fuja do erro, do pecado, daquilo que te afasta do Esprito Santo de Deus.

Sanso s usou o poder de Deus para conquistas externas. Ele no usou o poder de Deus para conquistas internas e vencer seus maiores inimigos que no eram os filisteus e sim os seus prprios pecados, que fervilhavam dentro dele!

Ao se arrepender o Esprito Santo encheu sua vida e ele passou a ser usado por Ele, mas o fim de sua trajetria foi triste. Quando deixamos o pecado dominar, ele nos transforma em tolos, palhaos! Sanso nasceu para brilhar, mas escolheu ser palhao nas mos do inimigo!

So muitas a lies para todos ns.

1. Nascemos com um chamado especifico para sermos um instrumento nas mos de Deus, santos num mundo pecaminoso (Ef. 1:4).

2. Precisamos crer que nosso namoro com as Dalilas, com as coisas do mundo, so totalmente prejudiciais ns.

Todos aqueles que querem ser amigos do mundo, so infiis, verdadeiros adlteros espirituais e inimigos de Deus (Tg 4:4. I Joo 2:15 a 17). No podemos brincar com a tentao. No somos capazes de brincar com a tentao sem cair em pecado, embora pensemos como Sanso que sim.

Temos inimigos ao nosso redor querendo a todo instante nos afastar da vontade de Deus e, mesmo assim, temos brincado com coisas que devemos levar muito a srio. Por mais sedutores e, aparentemente inofensivos, nossos relacionamentos fora dos princpios de Cristo devem ser evitados. momento de nos perguntar se temos ido ao encontro de coisas, lugares e pessoas que deveramos fugir.

Com qual Dalila temos nos relacionado? Qual paixo pelas coisas do mundo tem nos importunado diariamente, querendo nos fazer cair em pecado? No podemos brincar

com a tentao, menosprez-la, por isso a melhor coisa a fazer o que Paulo recomendou a Timteo o que Jos fez, ou seja, fugir! Aprendamos com Sanso que todos ns, por melhores que possamos pensar ser, por mais fortes fisicamente que sejamos ou por mais autoconfiantes que pensamos ser, a verdade que somos frgeis e impotentes diante da tentao sem a graa de Deus.

Que abandonemos todos os tipos de relacionamentos prejudiciais nossa vida crist urgentemente. Tudo o que estivermos plantando, isso colheremos. Sanso que o diga.

3 A nossa converso, quando nos convertemos e aceitamos o Senhor Jesus como nosso Senhor e Salvador, a partir da Deus comea a trabalhar em nossas vidas e busquemos mais Dele. Um dos primeiros passos a leitura da Bblia em Josu 1:8 Deus diz a Josu que ele devia meditar noite e dia nestas palavras, ento ns comeamos a nos alimentar da comida boa que a palavra. Passamos a falar desenfreadamente, pois estamos cheios e vivendo o primeiro amor, falamos do que Jesus faz na nossa vida e temos um brilho no olhar que a luz de Jesus (Mt 5:1416) Jesus diz que os discpulos deviam ser luz por onde andarem. Ns somos os discpulos de Jesus hoje e devemos viver a palavra de Deus, atravs da leitura diria, meditando nela, compartilhando com os outros o que aprendemos e tirar as nossas dvidas.

4. Passamos a freqentar todos os cultos da igreja, temos vontade de ajudar a obra do Senhor, nos tornamos voluntrios na obra, viemos a igreja com alegria no corao, ofertamos, dizimamos com alegria, estamos aberto a receber mais de Deus, nosso corao est quebrantado e sedentos a aprender. Neste perodo passamos a ajustar a nossa vida baseados no que a palavra nos diz e com isso confessamos os nossos pecados e pedimos perdo as pessoas, nos batizamos e se houver alguma pendncia em nossas vidas colocamos em ordem para podermos servir a Deus de maneira correta. E Deus vai nos enchendo e crescemos espiritualmente e passamos a ensinar as pessoas que esto chegando testemunhando o que Deus fez nas nossas vidas. Passamos a Glorificar a Deus em tudo na nossa vida.

5. Orao: comeamos a viver uma vida de orao e intimidade com Deus e Deus comea a falar conosco, Ele nos revela o que devemos fazer, nos guia, nos livra dos laos de satans. Os nossos olhos esto abertos para enxergar o que Deus nos permite ver e temos experincias com Deus. Em 1 Tessalonicenses 17 Orai sem cessar, 2 Tessalonicenses 1:11-12Por isso, tambm no cessamos de orar por vs, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocao e cumpra com poder todo propsito de bondade e obra de f, a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vs, e vs, nele, segundo a graa do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. Segundo o livro Mateus 26:36 Vigiai e orai, para que no entreis em tentao; na verdade, o esprito est pronto, mas a carne fraca. 1 Pedro 5:8-9 Sede sbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversrio, anda em derredor, como leo que ruge procurando algum para devorar; resisti-lhe firmes na f, certos de que sofrimentos iguais aos vossos esto-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Satans tentar levar voc ao pecado (mentira, promiscuidade, corrupo, roubar, matar, enganar e outras, claro que algumas vezes no satans o culpado e sim deixamos a carne nos dominar, atravs do orgulho, soberba, pois quando estamos crescendo espiritualmente podemos cair numa cilada de achar que somos ns que fizemos tudo. A palavra de Deus diz em Tiago 4: 6-10 Antes, ele d maior graa. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas d graa aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugir de vs. Chegai-vos a Deus, e ele se chegar a vs. Alimpai as mos, pecadores; e, vs de duplo nimo, purificai os coraes. Senti as vossas misrias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltar. Sabemos que o inimigo astuto e ele usa pessoas para fazer com que camos e quando camos pecamos e o Esprito de Deus na habita onde h o pecado, neste momento devemos fazer o que a palavra no livro de Tiago dita acima. Quando reconhecemos as nossas fraquezas Deus ir nos levantar novamente.

6. Casamento mal estruturado (Jz 14:1-3): ele no orou o suficiente para obedecer Palavra e entender os seus propsitos de Deus para o casamento.

Deus precisa ser buscado em primeirssimo lugar nesta rea to importante da vida. Depois de Deus, a famlia a rea mais importante. Segundo, se entregou a uma mulher que estava longe de Deus; se agradou da filha dos filisteus; mulher idlatra e fora da bno. Terceiro, desonrou seus pais. Ele poderia escolher uma dentre vrias mulheres no meio do povo de Deus, mas preferiu desobedecer seus pais. Deus usa os pais para nos livrar das ciladas do diabo.

7. Falta de consagrao.

Sanso foi a Gaza, viu ali uma prostituta e coabitou com ela. (Juzes 16:1) Sanso se entregou ao pecado da prostituio. um dos maiores pecados que tem levado as pessoas derrota, a perder a uno, a paz, a alegria, a f, a vida com Deus. Muitos lderes hoje so derrotados, no homossexualismo, lesbianismo, prostituio, lascvia, adultrio, quer mentalmente ou com aes prticas. Sanso caiu nessa tambm. Para evitar o fracasso voc precisa urgentemente tirar da sua vida todo o entulho do diabo e servir a Deus com integridade de corao!

9. No levar a srio as advertncias de Deus.

"Ento, ela (Dalila) lhe disse: Como dizes que me amas, se no est comigo o teu corao? J trs vezes zombaste de mim e ainda no me declaraste em que consiste a tua grande fora". (Jz 16:15). A Bblia diz que Sanso no deu importncia s advertncias de Deus, atravs das coisas que Ele lhe permitiu que lhe acontecessem.

Olha s o que Deus fez com Sanso: ele foi trado uma vez pela esposa, quando ela relatou o significado do enigma para os 30 jovens; depois ele foi trado por Dalila trs vezes e a Bblia diz que Sanso no deu importncia s advertncias. Quantas pessoas hoje tm ouvido a Palavra de Deus, sendo advertidos pelas situaes da vida e mesmo assim no tm dado o devido valor s advertncias que o Senhor lhes tem colocado. O Senhor faz isso. Ele permite que voc enxergue, para que voc depois no diga que no sabia de nada. Sanso foi ignorante demais e tem muita gente assim hoje, peca porque quer.

10. Sanso tornou-se palhao nas mos dos filisteus.

Ele serviu de chacota e diverso para seus inimigos. Quando deixamos o nosso pecado nos dominar, nos tornamos palhaos nas mos de Satans, acabamos nos tornando motivo de zombaria e diverso para o inimigo. Quando damos lugar para o mal entrar nas nossas vidas, acabamos como Sanso: quando tinha o Senhor por perto, era forte e poderoso, mas, quando Deus se afastou dele, se tornou palhao do pecado. A palavra de Deus nos diz em Jz 16. 25, que os filisteus mandaram trazer Sanso para que os divertissem.

Nos dias de hoje, muitos tem se tornado palhaos nas mos de Satans. Temos que tomar cuidado, pois, quando o Esprito de Deus se afasta de nossas vidas, o pecado tem lugar para nos dominar, e dele nos tornamos escravos.

Se formos desobedientes ao Senhor quebrando as alianas e pactos estabelecidos atravs da sua Santa Palavra poderemos at se nos salvar como que pelo fogo, mas a exemplo de Sanso poderemos perder a oportunidade de gozar os benefcios desta vida; e mesmo que as adversidades sejam vencidas, contudo a nossa vida poder ser ceifada precocemente.

Que Deus nos ajude a se desviar de tais armadilhas do Diabo e ficarmos firmes na presena de Deus, amm!

You might also like