You are on page 1of 28

ANEXO FLORAIS

geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

1. Agave As pessoas do tipo Agave diante das dificuldades lutam obstinadamente at os limites extremos de suas foras. So incansveis, corajosas, lutadoras, resistentes, optimistas, fortes e capazes de suportar situaes de extrema tenso e gravidade, com pacincia, sabedoria e muito senso de iniciativa. Quando equilibradas sabem ponderar os momentos certos de agir, a intensidade da fora a empregar e as ocasies oportunas para descansar e acumular novas energias. Reconhecem e incorporam dentro de si mesmo os sbios ritmos presentes nos eternos ciclos da natureza. Todavia, no gostam de deixar transparecer quando as suas foras esto exauridas. So, pois, predispostas ao esgotamento mental, fsico e sintomas correlacionados.

2. Ageratum Trata-se de uma essncia floral para a purificao e sublimao das emoes e sentimentos mais dolorosos do ser, principalmente durante os sonhos. Desperta a clareza de intenes naqueles que almejam realizar um servio amoroso ou altrusta. Ajuda a conectar com os nveis profundos da alma, atravs do emergir de sonhos simblicos, significativos para a jornada de crescimento espiritual. Favorece a impregnao activa das impresses sensoriais, principalmente pelos elementos coloridos e sonoros do quotidiano, que formam a base da imaginao criativa que, quando devidamente intensificada, desperta durante o sono as foras curativas latentes na alma. Ageratum um floral para limpeza profunda do corpo emocional. A essncia conduz os conflitos apreciao da alma, no decorrer do sono, evitando-se desse modo a aco ilusria da mente concreta. Esse floral apresenta uma indicao certeira nos casos onde o processo consciente de cura mostra-se doloroso. 3. Aleluia Trata-se de uma essncia adequada para aqueles que se resignaram frente s condies adversas, perderam a f e a esperana na prpria recuperao. Para as pessoas que padecem de doenas crnicas, que j tentaram de tudo e se encontram em desespero, sem mais vontade de recomear. Para aquelas situaes crticas e desesperadoras, onde algo de extraordinrio precisa acontecer. Aleluia resgata na alma as energias espirituais de f e esperana. 4. Althaea Para aquelas personalidades com forte sentimento de rejeio social ou de excluso familiar, que duvidam da prpria condio de cidados e fogem dos compromissos sociais. Para trazer as vibraes superiores de integrao e convivncia. Ajuda no despertar das responsabilidades pessoais frente ao ambiente familiar, de trabalho ou social. Trabalha o alinhamento do propsito interno em meio s necessidades colectivas. 5. Amaranthus Favorece a recomposio da unidade e integridade familiar, atenuando as tenses, os traumas e conflitos nos relacionamentos. til nos ambientes familiares onde prevalecem a discrdia, os desentendimentos, as rusgas, os conflitos de convivncia, a desarmonia entre os papis individuais, a desconfiana mtua, o cime doentio, as rivalidades e quaisquer formas separatistas. Amaranthus contribui para o resgate e a sublimao dos desequilbrios acumulados durante a convivncia familiar. A essncia faz-se proveitosa na atenuao dos conflitos e rusgas familiares, os quais so causadores

geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

de traumas psicolgicos sobre as crianas; traz as percepes subjacentes s razes dos conflitos, desvendando a intricada trama familiar que cooperou para engendrar o sofrimento pessoal. 6. Ambrosia Para aqueles que temem a escassez de recursos vitais, principalmente de alimentos. Para os indivduos que tm medo do fracasso financeiro, do desemprego, da falta de dinheiro, de no serem capazes de suprir as necessidades bsicas da famlia. Para aqueles ansiosos e inseguros com os recursos que dispem, com a situao econmica e com as perspectivas futuras de 12 sobrevivncias. Para certos quadros de obesidade, onde h um instinto acumulativo ampliado pelo temor de faltar alimentos. Ambrosia trabalha as energias de aceitao, entrega e f na Providncia Divina. 7. Anil Para as personalidades com enfraquecimento em suas capacidades sensoriais e intelectuais. Para o envelhecimento mental precoce, senilidade, esclerose, atrofia e degenerescncia cerebral. Tnico e regenerador psquico. Auxiliar na melhora da circulao cerebral e restaurador de neurnios danificados, sendo indicado nos casos de leses cerebrais, acompanhadas por perdas de memria, falta de concentrao, debilitao sensorial e condutas inadequadas. 8. Aristoloquia Para aqueles assoberbados por um conceito deturpado de pecado e que carregam, dentro de si, sentimentos de culpa de origem religiosa, principalmente com respeito sexualidade. Para quando h remorsos e arrependimentos muito fortes, os quais assumem um carcter obsessivo, deixando a conscincia obscurecida com tristes recordaes. Coadjuvante na tenso pr-menstrual, na menopausa e em todas as situaes onde h auto-punio e rejeio vida. Aristoloquia busca na alma as energias do verdadeiro perdo, trazendo compreenso da profunda Misericrdia Divina. 9. Arnica Campestre Para a restaurao do corpo etrico-fsico, quando h rupturas ou rompimentos na energia vital em razo de choques, traumas, ferimentos, cortes, tores, pancadas, hemorragias, contuses, envenenamentos, intoxicaes, intervenes cirrgicas ou acidentes. Ajuda a manter a conexo entre os vrios corpos da personalidade e facilita o controlo do Eu sobre os processos energticos e fisiolgicos. Para as situaes de emergncia em geral, quando a integridade do corpo vital precisa ser preservada, enquanto se procura imediatamente o socorro mdico especializado. A essncia um excelente cicatrizante floral, agindo prontamente na recuperao de tecidos danificados, interna e externamente. Tambm til para catalisar o efeito de outras essncias, principalmente quando necessrio que a cura atinja o nvel fsico. Deve ser usada como auxiliar nas dores internas, musculares, articulares e reumticas, e em situaes pr e psoperatrias.

geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

10. Artemsia Para aqueles que necessitam, de emergncia, de uma limpeza profunda nos seus corpos mais densos. Para a purificao do corpo e da mente, em situaes traumticas, quando h necessidade de eliminao rpida de toxinas psquicas e fsicas. Para os estados obsessivos e nos casos de debilidade do sistema imunolgico. Trata-se de uma espcie de antibitico e depurativo floral de largo espectro energtico. 11. Basilicum Para as personalidades fortes que eventualmente podem ser acometidas por crises de inadequao e dvidas sobre a prpria capacidade. Para os sentimentos de sobrecarga ou de incapacidade para cumprir os deveres profissionais, familiares, matrimoniais ou sociais. til nos estados depressivos resultante do excesso de trabalho ou de grandes exigncias mentais. Coadjuvante nas dores de origem nervosa, na histeria, nos problemas gerais da sexualidade, nos casos de confuso mental, nos quadros neurticos e psicticos. A essncia desperta na mente os conceitos de adequao e harmonia, imbuindo-nos de poder moral e espiritual, preparando-nos para a superao, a conquista, o progresso, a vitria e o triunfo final nas diversas experincias ao longo da nossa gloriosa jornada de crescimento na luz.

12. Bipinatus Para as situaes de emergncia em que o indivduo acometido de pnico, terror ou medo agudo. Quando o ambiente ou o estado da pessoa se apresenta em tal complexidade ou gravidade que uma sada simples, a serenidade e a coragem precisam ser evocadas na alma. til nos primeiros socorros, nas emergncias fsicas e psquicas, nas salvaes. Ajuda no despertar das energias de firmeza, coragem herica e de simplicidade, to necessrias em momentos aparentemente caticos. Coadjuvante nos distrbios do sono (pesadelo, bruxismo, sonambulismo, agitao) e tambm nas crises de pnico ou desespero. 13. Borragine Para os indivduos pessimistas que, mediante o passar do tempo, interiorizaram muita falta de f e desesperana. Para a depresso crnica, acompanhada de tenso no plexo solar e sensao de aperto ou abafamento no peito. Ajuda a afastar os pensamentos sombrios e negativos, atravs do florescimento de novas perspectivas pessoais. til quando a desistncia se instala nos sentimentos e no nvel do corao. Traz coragem e animao queles abandonados prpria sorte, principalmente aos idosos que sofrem solido.

14. Bougainvillea Esta essncia floral amadurece a alma para a descoberta, a revelao e o encantamento com a prpria beleza interior, auxiliando a personalidade a cultivar uma harmoniosa auto-identificao com suas contrapartes luminosas, belas e silenciosamente sbias. Representa um precioso apoio para a pessoa despertar para a beleza imanente s mincias da vida terrena, por mais simples, humildes e insignificantes que possam parecer. Bougainvillea ajuda tambm a romper bloqueios e limitaes na actividade inventiva, na criatividade artstica e na capacidade de auto-identificao com a formosura e graa interior, dando um impulso para a alma desabrochar naqueles aspectos inesperadamente maduros e ocultamente belos de si mesma.

geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

15. Calendula Silvestre Indicada para o indivduo do tipo oito ou oitenta, tudo ou nada, morte ou vida, que est sempre nos limites extremos da razo e do sentimento. Para as atitudes, posturas e situaes em que h formas destrutivas interiorizadas. Para a agressividade verbal, emocional e fsica. Ajuda a vencer os bloqueios de criatividade, dando margem a pensamentos positivos de amor e unio. til para aqueles que experimentam oscilaes extremas de dio e amor, de humor e clera. Coadjuvante para os indivduos que experimentam variadas formas de autodestruio, automutilao, obesidade, tumores, verrugas, degeneraes e deformaes sseas. 16. Camelli Para a ausncia de amor expressa na forma de dio, inveja, cime, ganncia, desconfiana, sentimentos de vingana, malcia, amargura, raiva, agressividade, sectarismo, racismo, intolerncia, mgoa, crueldade e violncia. A essncia permite a conexo com nveis internos, onde brotam ideias benevolentes e sentimentos maravilhosos de amor altrusta e incondicional. Ajuda na percepo do amor que vem das profundezas da alma e que no tem nada de pessoal, pleno de compaixo e benevolncia e de um sentido de unidade, universalidade, comunho sagrada, de identificao recproca e aceitao plena da realidade comum de todos os seres. Camelli a essncia do despertar da dignidade e nobreza do humanismo cristo. 17. Capsicum til para os indivduos resignados e apticos. Para aqueles conformados com a prpria condio adversa e que se sentem incapazes de dar um novo passo na tentativa de alter-la. Apresentam insensibilidade emocional, fadiga constante, monotonia na expresso fcil e rigidez nas expectativas. H carncia de energia vital e um estado de anemia psquica. A essncia traz das profundezas do ser a energia da motivao interna. 18. Cassia Para as personalidades com sentimentos de auto-condenao e remorsos pelas suas atitudes pblicas ou sociais. Para os que acreditam assumir um papel impuro ou condenvel perante os demais cidados. A essncia til para aqueles que se aproveitaram mal da liberdade e do poder sobre o destino de muitos, prejudicando-os em suas evolues. Ajuda-nos a extrair as lies mais importantes dos eventos equivocados de outrora. Propicia a aquisio de qualidades morais elevadas, impulsionando-nos a novos patamares de crescimento no amor.

19. Cauliflora Para aquele indivduo materialista, avarento e ganancioso que ambiciona poder e posses. til queles que tm dificuldades de viver comunitariamente, que no sabem compartilhar recursos e tendem a trapacear ao dividir o po. Pode ser empregada nos quadros psicolgicos em que h tendncia aos furtos, inabilidade de aceitao de derrotas e traos de deslealdade nas competies. A essncia ajuda a despertar a generosidade, a empatia e a solidariedade. 20. Chicorium Para os indivduos egostas e possessivos, que gostam de ateno constante e se sentem magoados facilmente. No apreciam ficar sozinhos e choram com facilidade. Manifestam forte carncia afectiva e sufocam os outros ao invs de amarem. Cobram retorno de afecto e interferem nos sentimentos e atitudes
geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

daqueles que lhes so mais prximos. Gostam de manter seus entes queridos sempre nas proximidades, ao prprio alcance, para assim melhor control-los e corrigi-los, principalmente no que se refere aos sentimentos. A essncia traz a energia do amor altrusta e incondicional. Desperta a capacidade de amar a todos, indistintamente. Ajuda a sublimar as ligaes afectivas estreitas e pessoais em padres amorosos planetrios, csmicos e universais.

21. Coffea Recomendada para aquelas personalidades obstinada, racional, materialistas, financistas, competitivas, individualistas, aparentemente fortes e corajosas, que esto via de regra inconscientemente inseridas na grande roda produtiva da civilizao moderna, estimuladas por ela, colaborando pessoalmente para a busca desenfreada de resultados imediatos. Ajuda na libertao da conscincia ao favorecer a superao dos padres de mecanizao, massificao e robotizao, hoje universalmente presentes no quotidiano da civilizao. As personalidades afogadas nos ritmos alucinantes e pasteurizadas das engrenagens sociais podem ser beneficiadas pelas vibraes da Coffea. A essncia desenvolve o conceito de que a realizao profissional deve estar intimamente ligada aos interesses supremos do Eu Superior. A essncia Coffea ajuda a trazer para o consciente a diferenciao vital entre o trabalho e a vocao. Deve ser usada como coadjuvante no tratamento do tabagismo.

22. Coleus Essncia usada como auxiliar floral no desenvolvimento da inteligncia emocional. Ajuda a combater a impetuosidade, a impulsividade, a ira, a clera e a falta de aceitao da atitude alheia. uma espcie de digestivo emocional das experincias mais desafiadoras, contundentes e provocativas do quotidiano. Ajuda na limpeza energtica e atenua a sobrecarga nervosa relacionada com acmulo de raiva, mgoa, ira e esprito de vingana. Refina as atitudes perante os semelhantes, com os quais h algum lao de sentimento. 23. Dianthus Para as pessoas muito sensveis a tudo que ocorre ao redor e que vo acumulando, gradativamente e em silncio, as escrias das contradies e equvocos dos fatos quotidianos. Suportam caladas as humilhaes, os enganos, a ignorncia e a ira alheia, mas internamente ficam remoendo os acontecimentos que lhes so inaceitveis e incompreensveis. Passam um ar de frieza, no deixando transparecer nem a tristeza nem a alegria. Nos momentos em que deveriam explodir de emoo no o fazem, pois so recatadas e orgulhosas. Ocultam a dor, a tortura e a ansiedade internas atravs da polidez e da distncia que mantm dos outros. 24. Duranta Indicada para a personalidade inconscientemente afectada por acontecimentos dolorosos do passado. O indivduo assumiu uma atitude muito inflexvel frente aos episdios mais traumticos, de forma que h muita internalizao de emoes. Os fatos graves de outrora so frequentemente rememorados, porm, sem o envolvimento emocional correspondente. O indivduo no chorou e no chora, e as lgrimas permanecem endurecidas dentro dele. A essncia ajuda a estabelecer um canal de abertura por onde a liberao dos vnculos anteriores possa ocorrer suavemente.

geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

25. Emilia Para as personalidades com fraca convico, que vivem pedindo conselhos e opinies aos outros. Tm dvidas nas escolhas e decises as mais banais, mudam frequentemente de ideia quando influenciadas. Possuem fraco sentimento de identidade e com isto tendem a imitar outras pessoas. A essncia fortalece a conexo da conscincia com os nveis intuitivos. Favorece a coordenao e a integrao global da individualidade, mediante o despertar da voz interna e da convico pessoal. 26. Eucalyptus Para as pessoas psiquicamente instveis, que experimentam uma aguda contradio entre o querer mais profundo e a prtica quotidiana, entre a idealizao e a realizao concreta. Experimentam oscilaes entre antipatia e simpatia, sinceridade e cinismo, medo e coragem, optimismo e depresso, interesse e indiferena, alerta e apatia, franqueza e submisso, liberdade e constrio e, nos casos extremos, entre querer viver e querer morrer. A essncia til como coadjuvante em todos os distrbios respiratrios, como a bronquite asmtica e alrgica, asma nervosa, gripes catarrais, pneumonias e enfisemas. Eucalyptus traz as energias de concretizao do fluxo imaginativo, sincronizando os elementos rtmicos e respiratrios. O foco arquetpico de actuao da essncia est na tensa conjuno entre padres de legitimidade e de legalidade. 27. Ficus Para pessoas indecisas em suas escolhas, que ficam oscilando entre as possibilidades por um tempo muito longo e que, quando decidem, podem ainda assim se arrependerem, por falta de convico. Apresentam mudanas repentinas de humor e so psiquicamente muito influenciveis pelas alteraes climticas. A essncia ajuda a tirar as nuvens da personalidade, acendendo uma luz interna, que emite raios de equilbrio e serenidade, amparando a pessoa em sua fragilidade. Ficus indicada como um coadjuvante no tratamento de distrbios psicossomticos, dores internas, enxaquecas, enjoos, vertigens e nos distrbios menstruais. A essncia traz clareza mental e estabilidade psquica.

28. Ficus Krakatoa Facilita a recordao da conscincia admica, na justa medida em que confere pureza, graa, integrao, completude, plenitude, nudez de alma, espontaneidade, serenidade, alegria de viver. Ajuda a resgatar o instinto predador, sublimando-o, na medida em que o livre-arbtrio permite, em energias mais elevadas, criativas e espirituais. Colabora para uma nova interpretao da histria pessoal, buscando a verdadeira perspectiva reveladora da finalidade sagrada da alma. 29. Foeniculum Para aqueles com dvidas a respeito da prpria capacidade. Para os perodos subsequentes s mudanas na vida, aps nascimento, aps casamento, mudanas no trabalho e transies biolgicas. A essncia indicada nas pocas de readaptao a novas circunstncias ou aps perodos de muita exigncia energtica. Trata-se de um tnico geral, mental e fsico. Facilita a digesto das novas ideias, impresses e sentimentos. Activa tambm a fisiologia energtica dos sistemas orgnicos labirnticos: intestino, pulmes, crebro, sistema nervoso, circulatrio e gastrointestinal. A essncia um excelente coadjuvante nas dificuldades circulatrias, pois revitaliza e aquece, trazendo a conscincia para os processos corporais. Intensifica as vibraes de vitalidade interna, da mente e do corpo. Incita a alma a vivenciar com clareza e plenitude a sua realidade espiritual na condio humana terrena.
geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

30. Fortificata Para aqueles cujo amor possessivo e a extrema carncia afectiva provocam um bloqueio de energia de tal ordem que pode sobrevir um colapso psquico-fsico. O trao caracterstico da personalidade que a atitude unilateral de desamor j deixa marcas identificveis no corpo, na forma de sintomas simblicos que reflectem o padro de desarmonia. Para as pessoas cuja vitalidade est a esvair-se como consequncia da avidez com que esgotam os outros. A essncia ajuda na conexo com as foras curativas em seus aspectos mais elevados, ou seja, com os pensamentos de compreenso e amor, to necessrios em qualquer processo de cura verdadeira.

31. Fragaria Indicada para aquele tipo humano obscuro, isolado, desconfiado das intenes alheias e que, via de regra, se fecha num mundo muito particular com as suas fantasias e os seus objectivos pessoais. Tem padres de comportamento desordenado em relao aos hbitos pessoais e aos relacionamentos. , em geral, um tipo muito criativo, porm no compartilha as suas criaes com terceiros. A essncia ajuda no despertar para o mundo mais amplo e ensolarado da convivncia fraterna. Induz uma vontade de sair de casa, de se expor, de apanhar sol, de sentir o vento, a chuva, de andar por a, de comunicar, de experimentar e compartilhar alguns aspectos sensuais da alma e do corpo, de sentir a natureza e viver a vida em comunho com tudo e todos. A essncia ajuda a fermentar a ideia de que o corpo pode ser um objecto lcito e saudvel de alegria para alma.

32. Fuchsia Para as pessoas ansiosas que buscam dissimular a sua tortura interna atravs de muito sentido de humor. So indivduos que tm dificuldades de encarar os problemas e se refugiam ento na busca de excitaes externas. A essncia tem um efeito catrtico, facilitando a liberao das obstrues inconscientes. Trata-se de um ansioltico floral, til como auxiliar nos problemas psicossomticos, tais quais, insnias, dores de cabea, obesidade, gastrite, priso de ventre, hipertenso arterial, etc. um coadjuvante no tratamento de viciados em drogas e lcool. A essncia busca no interior do ser as energias relacionadas verdadeira alegria e coragem para enfrentar a vida.

33. Guinea Guinea ajuda na identificao da personalidade com o seu verdadeiro Eu Interno, fortalecendo poderosamente a individualidade, interrompendo assim muitas perdas energticas decorrentes de influncias externas danosas. Ajuda na identificao, compreenso e liberao dos conflitos de relacionamento, principalmente quando h dependncia doentia ou deslealdade na relao. Ajuda a romper o vcio na outra pessoa, detectando e revelando a falsa dependncia, forma ilusria de sugar a energia alheia ou de deixar-se escravizar. 34. Helianthus Para as almas cujas energias esto excessivamente absorvidas em si mesmas. Para quando as foras psquicas do indivduo esto exclusivamente centradas em seus prprios problemas ou interesses. til quando h exagerada extroverso e loquacidade, e o indivduo quer ser o centro das atenes. A essncia
geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

ajuda a encontrar as devidas propores na manifestao do ego perante a colectividade. Coadjuvante na hipocondria e nos distrbios de comportamento, onde h elevada ou baixa auto-estima, ou preocupao excessiva com detalhes insignificantes. A essncia floral ajuda a alma a trabalhar o silncio interno e externo, trazendo tona vibraes de equilbrio e controle sobre a prpria atitude criativa, despertando a verdadeira empatia.

35. Heliofolius Ajuda a superar o negativismo e o pessimismo social, daqueles indivduos que julgam que nada mais pode ser feito pelo mundo, e que, entretanto, no percebem o quanto esto a dizer de si mesmos. Esto sempre condenando a situao social, poltica e econmica, realando a degradao moral, tica e religiosa e, no entanto, nada fazem de concreto e de positivo para reacender a chama da esperana a sua volta. A essncia aumenta a percepo do indivduo quanto sabedoria presente em sua prpria evoluo individual e permite tambm a apreenso de informaes arquetpicas, disponveis na conscincia colectiva da humanidade. Heliofolius ajuda a recolher dados perdidos ao longo da caminhada, os quais so imprescindveis para se vencer a actual condio de dor, sofrimento e ignorncia. Desperta o indivduo para a grande lio de que somente atravs da sabedoria, da expanso de conscincia, da interligao de nossa histria pessoal com toda a epopeia da humanidade, poder-se- superar o sofrimento e se preparar um grandioso futuro.

36. Heliotropium Para os estados temporrios de angstia extrema e melancolia. Para o indivduo que se acha em completa escurido interna, no limite mximo de suas foras, num desespero insuportvel, no vislumbrando nenhuma luz no fim do tnel. Para os estados existenciais mais negativos, em que h tremenda presso interna para o parto de um novo ser, uma grande expanso de conscincia, o nascimento de uma nova e resplandecente alma. til nos estados de depresso que podem eventualmente acometer indivduos em estados terminais.

37. Hibiscus Para aquela personalidade que no consegue uma fuso psquica com seu parceiro. Para os relacionamentos afectivos repletos de rusgas, dissabores, desentendimentos, intolerncias e repreenses. Quando h um mau humor recproco na convivncia do casal e a criatividade do relacionamento dissociativa. Coadjuvante na impotncia sexual psicolgica e na frigidez feminina, quando decorrentes de uma falha de sincronizao vibracional entre os parceiros. A essncia ajuda o casal a suplantar o conflito e ento usufruir o enorme potencial criativo latente nas polaridades em harmonia. 38. Hymenaea Hymenaea se faz til quando h rejeio ou medo da maternidade ou da paternidade. Tal desequilbrio pode trazer uma srie de distrbios no relacionamento afectivo e/ou sexual do indivduo, gerando invariavelmente disputa, inveja, repdio, afastamento, incompreenso, irresponsabilidade na criao dos filhos, pavor da submisso ao marido, frieza ou frigidez sexual na mulher, impotncia sexual no homem. Ajuda na restaurao dos padres arquetpicos associados s polaridades sexuadas da alma, promovendo secundariamente, atravs da exteriorizao, um novo equilbrio nos relacionamentos afectivos e sexuais.
geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

39. Icaro til queles demasiadamente audaciosos, com elevadas ambies ou pretenses, que correm riscos sem avaliar suas consequncias. Para as personalidades que vivem obstinadamente em busca de ascenso e reconhecimento. Deve ser empregado quando a escalada da pessoa impetuosa, repleta de falsos apoios e apenas ilusoriamente de valor. Para quando se busca por todos os meios possveis a vitria, a conquista, o poder e a glria, um lugar de destaque, mesmo que no profundo do ntimo algo fale sobre a fugacidade, a ilegitimidade e perigos de uma tal aventura externa. A essncia actua tambm em situaes onde h hipersensibilidade, exaltao sensorial, ou quando a pessoa se sente muito afectada pelo excesso de som, de luzes e por cheiros, ou quando h distrbios funcionais no tacto e paladar. Essncia adequada quando e onde o indivduo no consegue se desenvencilhar do excesso de impresses sensoriais, principalmente em ambientes congestionados das grandes cidades. Coadjuvante nas dores fsicas, locais ou generalizadas, sendo, portanto uma espcie de analgsico floral. Icaro sincroniza e equilibra o andamento e o ritmo evolutivo, aplacando o impulso exagerado de ascenso ou catalisando a aco quando houver pouca mobilidade anmica.

40. Ignea Para as situaes crticas de escolha pessoal entre valores internos e segurana externa. Para as personalidades apegadas ao luxo, ostentao, iluso das formas, s convenes, aos ornamentos e adornos materiais, em detrimento dos valores espirituais. Para aqueles vaidosos, com forte autoidentificao fsica, desconectados dos princpios morais e superiores. Ignea ajuda queimar a iluso material, trazendo harmonia na manifestao dos vrios corpos da pessoa. A essncia deve ser empregada quando um equilbrio entre espiritualidade e aparncia se faz necessrio no plano consciente. til no alinhamento mtuo entre os corpos fsico, psquico e espiritual. Trata-se de uma essncia importante quando h rejeio da vida terrena, do prprio corpo fsico e dos aspectos mais densos da manifestao. Ignea aquece a chama da alma, despertando e intensificando a vontade espiritual de crescimento na Terra. Ela catalisa mudanas agudas, atravs da sublimao e purificao dos conceitos adquiridos ou impostos pela sociedade ou pela famlia, os quais poderiam estar adulterando o livre desabrochar da alma. A essncia equilibra espiritualidade e manifestao terrena, sendo especialmente til nos momentos de conflito ou provao, onde tais conceitos so colocados prova. Ignea representa o fogo sagrado de uma lareira que rene em torno de si a famlia dos homens, aquecendo seus coraes com a chama amorosa do Divino Esprito Santo.

41. Impatiens Para aqueles que so rpidos na aco e no pensamento, perdendo sempre a pacincia com pessoas lentas. Para os indivduos francos e com muita iniciativa, mas tambm tensos, irritadios, nervosos com detalhes, impetuosos, impulsivos, impacientes, ansiosos e fisicamente inquietos. A essncia til quando h aflio, ansiedade, tenso, irritabilidade, agressividade, nervosismo, insnias, hipertenso e problemas psicossomticos em geral. Coadjuvante na agitao psicomotora infantil. Impatiens resgata na alma os conceitos de tolerncia, pacincia, tranquilidade e serenidade.

geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

10

42. Incensus A essncia floral Incensus ajuda no despertar da conscincia para a realidade espiritual dentro da existncia quotidiana, dando hiptese personalidade de aprofundar-se na totalidade da experincia religiosa e mstica. Incensus impregna o indivduo com um veculo imaterial etrico, uma espcie de nuvem harmnica invisvel e contagiante, com efeitos positivos sobre a percepo e a actividade mstica, artstica e espiritual. 43. Inga Ajuda a despertar na alma os conceitos superiores do amor em liberdade, sendo, pois, indicada para as pessoas com relacionamentos doentios, mutuamente apegados, dependentes, escravizadores, e para a maternidade exagerada no aspecto de superme. Permite a sintonia subtil com a energia luminosa da MeDivina, potencializando os conceitos sagrados de criao, nutrio, proteco e maternidade. indicada para as personalidades desconectadas da fonte suprema de energia e amor, e que atravs de atitudes egostas e possessivas tentam dominar, controlar e dirigir os sentimentos e os afectos alheios, de seus entes queridos. Para aqueles que tendem a esgotar as energias dos outros, por estarem fora de contacto com a prpria vida e dinmica interior.

44. Ipomea Para aquelas personalidades que sentem necessidade constante de xtase, que precisam do contnuo estmulo do novo, do inusitado e do desconhecido. Para as pessoas que buscam sempre padres alternativos de conduta e tm, como meta nica, a transcendncia da realidade vulgar. A essncia til na purificao, clarificao e ordenao dos pensamentos e atitudes. Coadjuvante nos perodos de libertao das drogas e bebidas alcolicas. Ajuda na compreenso de que a verdadeira experincia mstica aquela encontrada dentro de si mesmo, atravs do desenvolvimento interior. Ipomea trabalha os grandes ritmos e o sincronismo de abertura e fechamento da alma, entre o mundo manifesto e a realidade multidimensional. A essncia intensifica os padres harmnicos nos ciclos do despertar e do adormecer, em todas as suas profundas repercusses, tanto na vida quotidiana quanto na relao maior dos ciclos de vida e de morte.

45. Jasminum Ajuda a vencer a resistncia de romper certos hbitos, com a criao de uma nova imagem de ns mesmos. Para a libertao das fantasias e devaneios relativos a uma auto-imagem falsa. Auxilia o emergir dos aspectos obscuros e subconscientes, contribuindo para a libertao do excesso de bagagem na personalidade. A essncia proveitosa em qualquer etapa e gradao de conflitos, onde o cerne seja a autoiluso. Jasminum trabalha um novo nascimento ou o rebaptismo do indivduo, uma interaco viva e saudvel da personalidade com o seu prprio nome interno. Trata-se de um regenerador psquico, capaz de promover dilvios divinos, que lavam profundamente a psique. Capacita e ensina o ego a construir novssimas conjugaes verbais, novos eu sou, que so reflexos da imagem indita e to desejada que se inaugura de si mesmo. Coadjuvante no tratamento das psicopatologias, em quaisquer de suas formas, ajuda a transpor os limites errados da soberba e do orgulho neurtico. Jasminum induz a identificao da personalidade com o Eu Real, Interno, Superior e Divino.

geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

11

46. Lacrima Para a purificao dos corpos mais subtis do indivduo, favorecendo a capacidade de manter o contacto com ideias benevolentes e sentimentos nobres. Para aquele que acredita necessitar de limpeza em suas atitudes espirituais. Apropriada para os estgios de decada, em que o caminhante espiritual (discpulo) se sente conturbado e frgil diante de sua prpria natureza, que se lhe revela obscura e torpe. A essncia traz a pessoa para um estado mais meditativo e de introverso, ajustando uma sintonia refinada de viglia com relao s prprias atitudes morais e espirituais. Lacrima facilita o contacto com os elementos ocultos da natureza, com os aspectos subjectivos e intrnsecos da realidade, quando isto faz parte do propsito da alma em sua senda de crescimento evolutivo. Lacrima auxilia a elevao da mente na direco do belo, do bom, do sagrado e divino.

47. Lactuca Para as pessoas que fogem da realidade perceptiva sempre que a situao se lhes apresenta nova. Os novos estados de conscincia so rejeitados e o indivduo escapa atravs do apego a detalhes sem importncia. O bloqueio pode manifestar-se em mltiplos sintomas, como perdas de conscincia, histerismo, neurastenia, hipocondria, desvios sexuais. A essncia traz um ancoramento maternal e faz florescer a adaptabilidade e a compreenso dos propsitos superiores. No sentido psicolgico, a essncia floral Lactuca apropriada ao tratamento do Complexo de Adnis, a ligao patolgica, imatura e pueril com a energia feminina e que reflecte dolorosamente a falta de desligamento da me. Assim, deve ser recomendada para aqueles enfeitiados com o prprio corpo, e que chegam s vezes a deform -lo na busca doentia por uma falsa beleza exterior (culturismo, obteno de musculatura e porte fsico alm dos padres humanos, etc).

48. Lantana Apropriada para a harmonizao de agrupamentos, os quais podem estar reunidos em assembleias, congressos, locais de trabalho, escolas, hospitais, casas de deteno, creches, asilos, retiros, meditaes, viagens, festas, simpsios e quadras de diverso em geral. Para as situaes que exigem a necessidade de equilbrio entre as manifestaes individuais e colectivas, entre o saber ouvir e o saber falar, ou quando o propsito social ou do grupo necessita de elevao em seu padro vibratrio. Ajuda a pessoa a captar em maior profundidade a psique do outro, criando assim um plano de maior entendimento mtuo. A essncia pode ser empregada tradicionalmente por via oral, porm tambm eficientemente usada em asperso.

49. Lavandula Para aquele indivduo talentoso, capaz e com suficiente fora de vontade, que est sempre perseguindo seus objectivos, porm nunca consegue finalizar seus projectos. A pessoa tem sempre a sensao vaga de estar presa a alguma coisa que prejudica seu pleno desabrochar e a sua completa realizao. Para as situaes onde h atrasos no pleno florescimento biolgico ou psquico. Deve ser ministrada quando h falta de iniciativa, imaturidade, hesitao, perdas de autoconfiana e sentimentos de inferioridade e de impotncia fsica ou psquica. Lavandula traz as energias da autoconfiana e da auto-realizao, auxiliando a personalidade a construir um conceito mais amplo de vontade e poder. Ela refora o eu debilitado, esquecido de suas prprias reservas internas de fora e coragem. Coadjuvante nas dificuldades de aprendizado em geral e no desenvolvimento e integrao de pessoas especiais.

geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

12

50. Leonotis Ajuda a personalidade a encontrar os aspectos positivos e bons de cada provao, por mais difcil e complexa a situao em que esteja. Nos momentos de grande necessidade, a essncia ajuda a fazer a conexo com as reservas internas de fora, coragem e autoconfiana, trazendo a compreenso de que as dificuldades e lutas fazem parte da estupenda corrente de vida, e tm o propsito de aprimoramento total do ser humano. Favorece a sublimao das energias negativas do medo, pnico, insegurana e dvida, que surgem invariavelmente nestes perodos, transformando-as em vibraes de equilbrio, clareza, coragem e f. 51. Leonurus Estabelece um fluxo ordenado e contnuo de impulsos vitais e criativos, os quais ao se expandirem atingem toda a periferia do indivduo ao mesmo tempo produzindo verticalizao e elevao moral e espiritual. Desperta a ateno para os inmeros momentos e situaes especiais da vida, para as oportunidades que ciclicamente retornam durante a trajectria evolutiva. Traz a percepo de que as misteriosas ocorrncias da vida no so fortuitas, ocasionais, mas esto intimamente relacionadas com a verdade individual e com a finalidade ltima da criao Divina. Colabora para o pleno enquadramento psquico-espiritual na dinmica do espao e do tempo, dilatando a percepo clara de que existe uma fora intransponvel direccionando a vida em seus detalhes. Visa o equilbrio na perspectiva de percepo horizontal (vida prtica, material) com a sensibilidade no plano vertical (vida terica, espiritual).

52. Lilium Ajuda a harmonizar e purificar as manifestaes dos aspectos psquicos femininos e masculinos tanto no homem quanto na mulher. Para as situaes de conflito geradas pela necessidade de conciliar maternidade ou paternidade e carreira profissional. Para quando h conflitos no casal devido s dificuldades de se estabelecer os papis masculinos e femininos na relao. Para os pais agressivos com os prprios filhos devido sobrecarga nas responsabilidades e afazeres matriarcais ou patriarcais, ou devido ao aprisionamento ou bloqueios na sexualidade. til quando h revolta com a necessidade de submisso, dependncia e proteco, principalmente entre casais. Para as pessoas que vivenciam uma sexualidade exacerbada. Para o narcisismo, o sensualismo, a exibio corporal mrbida, a incontinncia sexual, a compulso por orgias e masturbao, o uso e abuso de recursos fsicos e psquicos em magias e encantamentos lascivos, sedutores e erticos. Para distrbios associados a pesadelos erticos e polues nocturnas. Lilium sublima as energias primitivas e instintivas, permitindo um desabrochar superior e criativo do ser. Desenvolve a nobreza, favorece um juzo mais equilibrado, trabalha a equanimidade e uma possvel e desejvel inalterabilidade activa frente a qualquer evento ou prova. Ajuda a qualificar gradativamente a natureza do relacionamento com a vida, proporcionando um agir sem agir ou um deixar acontecer activo, onde o controle se instala no nvel do Eu Superior. Lilium favorece a constncia emocional, evi tando flutuaes extremas de alegria e decepo.

53. Linum Para aqueles indivduos que experimentaram forte expanso de conscincia, atravs de experincias muito duras e unilaterais, tendo como consequncia sequelas nos seus planos interdimensionais. til quando h indefinio sobre quais pensamentos e emoes pertencem pessoa e quais pertencem a terceiros. Para aqueles cujo sistema nervoso se encontra abalado pelo abuso de drogas, sexo, alimentos, contactos medinicos e magias pessoais. Para as auras manchadas ou rompidas, as quais permitem livre acesso de
geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

13

material ou energias estranhas ao Eu. A essncia busca no mago da alma os conceitos de restaurao e regenerao, conferindo uma actuao protectora e de emergncia, atingindo tanto os corpos subtis quanto os densos da individualidade. Trata-se de um alfaiate angelical especializado na reforma ou restaurao das vestimentas da alma.

54. Lippia Actua sobre o corpo psquico e etrico-fsico, corrigindo suas deformaes e tendncias negativas em perder energia, a qual via de regra pode expressar-se na forma de processos inflamatrios e degenerativos. Lippia tem uma aco harmonizadora, penetrando fundo nos ncleos de energias densas e estagnadas, produzindo uma intensa movimentao e expanso etrica. Relaciona-se com a alma que perdeu a noo bsica de como retirar energia do ar, da gua, dos alimentos, do Sol e do ambiente. Lippia coopera para mudar tal situao, na medida em que representa um grande vrtice de purssima energia primordial, capaz de reacender na individualidade a chama da participao consciente nos processos vitais e evolutivos. A essncia sedativa, desfazendo a tenso e sossegando a mente, trazendo ainda uma sensao de elevao interna que resulta em quietude. Recompe a estrutura de absoro de energia subtil, trazendo o ensinamento de como se posicionar frente aos meios bsicos de subsistncia e ao ambiente. Melhora o rendimento energtico do organismo e da alma.

55. Luceris Para os indivduos cujo desenvolvimento extra-sensorial, paranormal ou espiritual encontra-se descontrolado, o que ocasiona conflitos emocionais ou desconforto mental. Para as degradaes energticas surgidas durante os processos meditativos, insistentemente mal conduzidos, os quais podem resultar em estimulaes, desvios e iluses. Para aqueles insuficientemente purificados e despreparados para os contactos superiores, que podem adulterar o afluxo das energias espirituais, tornando-se vtimas de congesto cerebral, cansao, confuso mental, incapacidade de concentrao, perdas do poder de autocrtica, emotividade exacerbada, irritabilidade, agressividade, insnias e sensao de ofuscamento das faculdades visuais e auditivas. Para as pessoas que tentam despertar, artificialmente, os seus poderes psquicos, atraindo as formapensamentos inferiores. Para os sintomas tpicos do astralismo. A essncia ajuda corrigir as iluses subtis e enganosas do trabalho meditativo mais avanado, em que o ego pode sub-repticiamente assumir as rdeas das comunicaes, alterando a verdade em vantagem prpria. Aumenta a capacidade de viglia com relao natureza dos afluxos energticos provenientes dos nveis extra fsicos de manifestao. Trata-se de uma essncia tonificante da imaginao visionria, sem a qual no possvel olhar a corrente de imagens interiores. Para aqueles que j esto suficientemente maduros para galgar certos saltos qualitativos em seus poderes psquico-espirituais, a essncia representa uma chave e um smbolo para uma nova conquista e da implacvel responsabilidade. Luceris coopera constante e gradativamente para o despertar dos chakras superiores, favorecendo a clarividncia e a clariaudincia. A essncia ascende na alma a iluminao, interna e externa, ajudando no discernimento e na expanso da conscincia mstica. Pode compor um colrio floral por excelncia, sendo que em tal caso a soluo deve ser diluda em soro fisiolgico.

geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

14

56. Madressilva Para as personalidades presas aos acontecimentos passados ou a locais distantes. Para aqueles cuja passagem do tempo e a distncia sempre lhes trazem dor. Para as pessoas que sofrem de saudade de uma poca feliz, da terra natal ou mesmo por um amor perdido. A essncia ajuda a resgatar na alma a capacidade de mudanas e de estabelecimento de novas ligaes com eventos, locais e pessoas do presente. Madressilva til como coadjuvante nos estados temporrios da menopausa, andropausa e no envelhecimento precoce. Ajuda a secar o excesso de emoo da alma, permitindo aflorar os conceitos de adaptabilidade, aceitao e a capacidade de estabelecer novos vnculos. A essncia indicada para os indivduos que tm relutncia em aceitar o envelhecimento, e que fazem de tudo para disfar-lo ou ocultlo.

57. Malus til queles que necessitam de limpeza fsica e psquica. Para os indivduos que sentem vergonha de alguma parte do corpo ou de sua aparncia em geral. Recomendvel para sublimar os sentimentos de auto desgosto ou de auto-averso. Malus indicada para as pessoas acometidas por pensamentos e sentimentos impuros, e que utilizam um linguajar agressivo ou chulo. A essncia apresenta virtudes depurativas, regenerativas, principalmente aps o uso prolongado de drogas e cigarros, antibiticos e corticosterides. Trata-se de um auxiliar na terapia dos complexos psicolgicos, em especial aqueles da adolescncia. importante para todos que tm problemas de auto-aceitao fsica, por exemplo, deficientes fsicos ou vtimas de acidentes com perdas de membros. Coadjuvante no tratamento da hipocondria, obesidade e transtornos obsessivos, neurticos e psicticos. Deve ser situaes que exijam purificao e eliminao de toxinas, como, por exemplo, nos processos infecciosos e inflamatrios em geral. Malus um dos antibiticos do sistema floral, relacionando-se com os conceitos internos de pureza, ordem e perfeio.

58. Margarites Para as pessoas com uma viso fragmentria da vida e que no conseguem correlacionar os eventos, devido iluso que as aparncias externas lhes causam. A essncia permite englobar muitas informaes num todo integrado, ajudando a galgar novos estgios de conscincia. recomendvel para as pessoas especiais ou com dificuldades de aprendizado. Tambm til aos terapeutas, que precisam lidar e integrar um conjunto grande de informaes e sintomas, aparentemente desconexos, disponveis durante a entrevista. Margarites ajuda a cultivar um modo de pensar e de sentir intensificados, goethianos, em que a mente e o corao, a razo e a intuio so aliados e apalpam o objecto de interesse por fora e por dentro, procurando aquele pano de fundo oculto que a tudo interliga e d sentido. Trata-se de uma lente ampliadora da capacidade de sntese e globalizao. Coadjuvante na harmonizao e no sincronismo da fisiologia energtica dos meridianos (chakras), glandular ou endcrina. Intensifica o compartilhamento energtico e entrpico (informacional) entre o hemisfrio cerebral direito e esquerdo.

59. Matricaria Para aquela personalidade entusiasmada, que se entrega totalmente ao servio que lhe apraz, mas que sofre ao no observar a mesma solidariedade sua volta. Para as pessoas que se envolvem de corao e incondicionalmente com tudo o que fazem, embora permaneam nervosas e apreensivas. So almas nutridoras, conscientes de que sacrificam parte de si, mas no aceitam que os outros tambm no o faam.
geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

15

Tornam-se facilmente sobrecarregadas de trabalho, irritam-se internamente com argumentos e atitudes egostas no ambiente e, invariavelmente, esto tensas. A essncia relaciona-se com um tipo de maternidade que alia superproteco e nervosismo interno sem, todavia, as caractersticas de carncia afectiva e dominao. A apreenso excessiva aqui fruto da expectativa de perfeio total no servio de doao e na atitude maternal exagerada de entrega das energias amorosas. A essncia desperta um conceito mais luminoso de solicitude e amor ao prximo, ampliando a capacidade de nutrio csmica. Matricaria coadjuvante nos problemas psicossomticos decorrentes de tais bloqueios, devendo ser ministrada em todas e quaisquer situaes onde as energias de criao (parto, dentio, etc.), nutrio e proteco precisam ser equilibradas ou potencializadas.

60. Melindre Ajuda no despertar para as coincidncias do dia-a-dia, trazendo a convico de que existe um sentido inequvoco para os acontecimentos, principalmente aqueles inesperados, inusitados, os quais compem uma orquestrao finalista e evolutiva na marcha do destino individual. Colabora para aplacar a tenso e o nervosismo residuais, os quais aparecem quando a personalidade se encontra perdida e afastada da corrente evolutiva. A essncia visa aprimorar os nveis de sensibilidade ao detalhe e ao pormenor, refinando a interaco da pessoa com o meio ambiente e com os eventos, abrindo os canais subtis de percepo. uma essncia que agua o faro espiritual para a percepo da unicidade e oportunidade mpar do momento. Melindre trabalha o contedo de recusa e fuga em vivenciar o presente. 61. Millefolium Para os indivduos que esto atravessando mudanas que lhes podem ser dolorosas. Para a personalidade supersensvel s ideias de terceiros, aos ambientes circundantes e s influncias dos outros. Ajuda a romper hbitos arraigados e ligaes outrora valiosas, dando proteco quele que se sente vtima de encantamentos, vampirismos e toda a sorte de radiaes ou emanaes psquicas ou espirituais negativas. Deve ser ministrada durante os estgios de transio espiritual, psquica ou biolgica (dentio, puberdade, menopausa, andropausa, gravidez, amputao de membros, separao, divrcio, mudanas de trabalho, de local de moradia, perda de emprego, etc.). til queles que esto tentando se livrar de vcios (alcoolismo, tabagismo, drogas e psicotrpicos), principalmente quando so induzidos por influncias alheias ou externas. Millefolium deve ser empregada como uma espcie de ncora na formulao floral composta, quando se percebe a necessidade de harmonizar as profundas mudanas que o indivduo poder experimentar durante o tratamento, principalmente quando essncias catrticas so ministradas. Millefolium fortalece os contornos da aura, tornando-a mais impenetrvel s vibraes incompatveis com os padres da individualidade. Ajuda a alma manter-se fiel ao destino que lhe foi traado, a cumprir seus desgnios mais profundos, sem permitir a interferncia indevida de outros elementos ou foras estranhas. Desperta as qualidades de aceitao e adaptabilidade, imprescindveis verdadeira libertao interior.

62. Mimosa Para as pessoas que sentem medo exagerado de animais, de intempries (ventania, chuva forte, relmpago, trovo), de grandes volumes de gua (rio, lago, piscina), de mato, altura, elevador, local fechado, de doenas (cncro, sida, enfarte, derrame, demncia, paralisia; contgio; hospital; injeco; dor; parto; dentista; exames; resultados clnicos; morte), de ladro, de acidentes e do fracasso pessoal. Para aqueles hipersensveis aos mnimos sinais externos (luzes, sons e barulhos, movimentos rpidos). Mimosa auxilia no
geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

16

tratamento da timidez, acanhamento, gaguez e nervosismo com as tarefas quotidianas. A essncia resgata na alma os conceitos de f, coragem e autoconfiana. 63. Mirabilis Para aqueles intolerantes e crticos, com forte auto-identificao com o ambiente circundante, que julgam cada palavra, sentimento ou ato, podendo expressar ou no a condenao que fazem do mesmo. Para os tipos sistemticos, separatistas, irritveis, irnicos, egostas, antipticos, arrogantes, autoritrios, hipcritas, racistas e germinadores de discrdias. A essncia desperta os conceitos latentes na alma de simpatia e tolerncia para com o prximo. Mirabilis ajuda a resgatar as energias internas do verdadeiro amor altrusta e incondicional. Trata-se de um coadjuvante nas debilidades imunolgicas e sensoriais.

64. Momordica Para as pessoas sujeitas a pensamentos ruminantes e indesejveis. Para a mente que se apega obsessivamente a certa ideia ou preocupao e os pensamentos tornam-se persistentemente repetitivos. Para aqueles que se preocupam demais com os problemas corriqueiros, passando de preocupao em preocupao com o fluir da vida. Para a tortura mental que retira a paz de esprito, impossibilita o descanso e obstrui a capacidade de concentrao. A essncia til ao ser ministrada previamente tomada de decises importantes na vida, nas preparaes para testes, provas, partos e antecedendo aquelas situaes especiais que exigem maior autocontrolo e concentrao. Momordica traz maior clareza de raciocnio e desapego emocional, colhendo nas fontes internas as vibraes de calma, tranquilidade e paz para a mente.

65. Myosotis Para aqueles que viveram uma experincia traumatizante de perda de um ente querido e no conseguem se recuperar de sua ausncia. Para os indivduos que sustentam uma forte ligao com pessoas que j partiram (falecimento) e se esforam para se manterem em contacto pouco saudvel com elas. Myosotis til quando h rejeio de recm-nascidos por parte dos pais e na depresso ps-parto. A essncia traz a energia de reconhecimento dos compromissos espirituais entre as almas dos familiares, favorecendo a aceitao mtua das limitaes ou obrigaes temporrias. Trata-se de uma essncia floral consoladora, que deve ser ministrada queles que esto nas estaes da vida, pois harmoniza as despedidas de alguns e as chegadas de outros.

66. Nicociana Para aquelas personalidades destemidas, valentes, fortes, competitivas, aventureiras, que esto sempre procurando um desafio que exija coragem fsica e perfeio de performance. A essncia ajuda na percepo da fugacidade da aventura externa e terrena, dando ao indivduo um impulso de coragem verdadeira para a busca da vitria interior. Nicociana convida a alma para que a auto-avaliao fsica seja transcendida em uma avaliao da prpria personalidade do ponto de vista do Eu Superior. A essncia ajuda a sublimar coragem fsica em coragem moral, mostrando que h limites e fronteiras materiais para a capacidade humana, o que no ocorre na esfera espiritual. A essncia um excelente coadjuvante na agitao psicomotora infantil proporcionando um estado mais contemplativo, no s criana, mas tambm ao adulto com tais traos de personalidade.

geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

17

67. Nigrum Colabora na cicatrizao de traumas e feridas psquicas e espirituais, e na atenuao dos sofrimentos decorrentes. Deve ser empregada por aqueles que carregam marcas dolorosas da gestao e do parto, sejam elas no corpo, mente ou esprito. til s pessoas com deficincias congnitas ou adquiridas e que se revoltam com a prpria condio. recomendvel aos deficientes mentais, s pessoas de ndole histrica, s vtimas peridicas de estados obsessivos, e como coadjuvante no tratamento das neuroses e psicoses em geral. Nigrum colabora para uma sntese interna acerca do longo percurso evolutivo da alma, integrando passado, presente e futuro, numa viso unificada e coesa da realidade existencial. Ajuda a clarificar interna e subjectivamente a razo do isolamento, do sofrimento e da dor, trazendo consolo e aceitao para razes que fogem capacidade de entendimento humano. indicada queles que se sentem estranhos em qualquer lugar do mundo e em qualquer poca, em razo de terem sido forados a esquecer a verdade ltima que justifica suas vidas. A essncia recomendada queles cuja trajectria, principalmente durante a gestao, nascimento ou infncia, est marcada pelo trauma, pela dor e pela perda prematura da pureza e inocncia originais. Neste sentido, o uso de Nigrum sugerido para vtimas de abuso, estupro, abandono e violncia durante a infncia. 68. Orellana Para as personalidades cuja permanncia em atitudes de desamor (dio, rancor, cime, egosmo, individualismo, agressividade, violncia, racismo, etc.) j trouxe um certo comprometimento no corpo etrico-fsico, principalmente nos rgos situados nas imediaes do plexo solar e do chakra cardaco. A essncia auxilia na desobstruo desses centros energticos, trazendo expanso de conscincia e uma hiptese de compreender a lio do verdadeiro amor divino e incondicional. Trata-se de uma essncia floral apaziguadora para pessoas com o corao endurecido e que so de ndole intratvel.

69. Origanum Para aquelas personalidades que se encontram perdidas quanto ao caminho a ser tomado na vida, no sabem o que fazer, tentam muitas coisas, mas nenhuma delas lhes traz satisfao. Para a falta de vocao, a falta de idealismo, as frustraes profissionais e as inquietaes na criatividade. tambm til na adolescncia, quando se est prestes a escolher uma carreira. Origanum indicada para as pessoas desmotivadas, entediadas, frustradas e aborrecidas com o dia-a-dia. Para personalidades moralmente fracas que se tornam escravas das foras instintivas e se entregam aos vcios, devassido sexual, gula, s disputas inteis, a toda a sorte de egosmo e actos separatistas. Origanum coadjuvante no tratamento dos excessos sexuais (masturbao compulsiva, sensualismo doentio, exaltao do apetite venreo, ninfomania e sono lascivo). A essncia sublima as energias primitivas e inferiores em formas mais elevadas de criatividade e realizao. Ajuda no despertar de um ideal associado a um sentido profundo de vida. Origanum busca nas profundezas da alma os conceitos de motivao interna e propsito superior.

70. Ornithogalum Para as situaes traumticas de choque emocional. Para aqueles que passaram por um susto muito forte, uma perda inaceitvel e no conseguem se recuperar. Para aqueles com o corao dilacerado por mgoas afectivas. Ornithogalum age tambm como essncia floral catrtica naqueles casos onde parece haver sonolncia ou letargia interna. Pode ser um coadjuvante no tratamento de perdas funcionais na capacidade
geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

18

sensorial (viso, audio, olfacto, tacto, paladar), quando no h causas orgnicas identificveis, e h histria de traumas emocionais na infncia. A essncia lida com as vibraes luminosas de restaurao e renovao. 71. Palicores Ajuda a alma a vencer a tendncia errnea da personalidade de esquivar-se dos aspectos sombrios da vida, dando um impulso de coragem para enfrentar aquilo que aparentemente funesto e ameaador. Clareia a mente revelando que o maior adversrio no a treva da provao, mas sim a rejeio inconsciente que fazemos da escurido. Palicores a essncia floral que traz um potente facho de luz para iluminar nossos pores interiores, nosso inconsciente profundo, repleto de medos e dvidas espirituais. Em situ aes especiais, uma essncia para ajudar a vislumbrar a luz eterna, em meio escurido representada pela provao e adversidade. 72. Passiflora Para as pessoas atormentadas por temores ou medos vagos de origem desconhecida. Para aqueles que sentem pressentimentos, pressgios de eventos negativos, sensao de perseguio, de punio e de morte. Para as personalidades acometidas repentinamente por medos inexplicveis, ansiedade, mudanas de humor e ideias obsessivas. Para os supersticiosos, que s vezes sentem calafrios, tremores, suores e arrepios, e ainda tm medo da escurido, de fantasmas, velrios e cemitrios. Coadjuvante nos pesadelos, no sonambulismo, na agitao nocturna, no bruxismo e na insnia associada ao medo de morrer ou percepo de espectros. Passiflora desabrocha internamente os conceitos de f, coragem e ressurreio.

73. Pastoris Para o retraimento, a falta de sociabilidade, o isolamento pessoal, familiar ou de grupo. Para as pessoas muito desconfiadas com relao s intenes e s atitudes dos outros. Para aqueles que tm o corpo mental frequentado por ideias de hostilidade e que projectam tais expectativas sempre que algum estranho se aproxima. A essncia importante na conquista de um relacionamento pessoal mais leve, confiante e criativo. Pastoris contribui para aplacar os julgamentos alienados e as barreiras separatistas, desenvolvendo maior moderao, benevolncia e fraternidade na convivncia mtua. Coadjuvante em diversos problemas dermatolgicos. 74. Persicaria Indicada para as personalidades que se sentem s margens ou excludas do prprio processo evolutivo. Para as pessoas que percebem a prpria vida escoando por entre os dedos, incapazes de participar consciente e amorosamente dos processos inesgotveis de criao e renovao. Ajuda a romper bloqueios internos na comunicao entre os corpos mental e emocional, favorecendo a intensificao dos fluxos de energia e de entropia (informacional) dentro do organismo. Persicaria est inserida no quadro arquetpico d e aglutinar (sntese) e colocar em movimento (aco), em razo de seu contedo em derivados tannicos e cumarnicos, caracterizando-se, portanto, como uma essncia floral catrtica. 75. Pervinca Pervinca faz-se necessria quelas personalidades que perderam ou jamais conseguiram conectar-se com a motivao primordial, com a inspirao bsica, com o poder germinativo e criativo presentes na alma, de tal forma que os prejuzos advindos desta ruptura anmica ameaam os seus corpos etrico-fsicos e consequentemente seus processos vitais. Trata-se de uma essncia floral de grande utilidade quando a falta
geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

19

de motivao profunda e de um propsito mnimo para a vida, e a dificuldade de encontrar uma ncora terrena, familiar, social e espiritual deixa a alma completamente perdida no caos da existncia terrena. A essncia facilita o enraizar (vincar) da alma no corpo e na Terra, principalmente quando h uma rejeio inconsciente Graa da Vida. 76. Phyllanthus Para aquelas pessoas sistemticas, metdicas, perfeccionistas, pontuais, organizadas, teimosas, exigentes, preconceituosas, excessivamente sbrias e severas consigo mesmas, e cujo comportamento gostariam que servisse de exemplo para outros. Para aqueles com dificuldades de adaptao e internamente prisioneiros de formas cristalizadas de sentimentos e pensamentos. A essncia til quando h rigidez mental e emocional, fanatismo e idealismo exacerbados. Para aqueles excessivamente disciplinados em seus hbitos, exasperados por inmeras e questionveis necessidades. Para a auto-represso e negao de si mesmo. A essncia parece ser tanto mais requerida quanto mais idosa a pessoa, principalmente no que se refere necessidade de quebrar resistncias ao tratamento floral. Phyllanthus evoca em nossas profundezas as maravilhosas vibraes de adaptabilidade e de liberdade interior. Coadjuvante no tratamento energtico dos distrbios funcionais dos rins e dos ossos.

77. Pinus Para a personalidade que experimenta sentimentos de culpa e de auto-condenao, remorsos e arrependimentos por alguma atitude concreta de seu passado. Para aquela pessoa que sente desgosto e depresso quando obrigada a fazer a mais leve repreenso, pois no suporta sentir-se como uma fonte de sofrimento para os outros. Pinus recomendado queles tipos introvertidos, perfeccionistas, exigentes, sbrios, conscienciosos, tristes e negativistas. Para aqueles com a conscincia intranquila, por acharem que outrora poderiam ter agido melhor, talvez sem prejudicar algum. A essncia resgata na alma os conceitos coadjuvantes na impotncia sexual masculina e na frigidez feminina. 78. Piperita Para o indivduo fsico e mentalmente lento ou letrgico. til para aquele que demora muito a ter um claro discernimento das situaes da vida, pois se atrasa em reunir os elementos necessrios para a anlise interior. uma essncia aglutinadora das mltiplas facetas da personalidade, trabalhando consistncia, integridade e regulao, e favorecendo a instaurao de um sincronismo com as exigncias de crescimento. Trata-se de uma essncia floral de aprendizado, til s crianas com dificuldades escolares ou vtimas de algum acidente neurolgico. Piperita desperta maior capacidade psquica de digerir e assimilar as impresses sensoriais, contribuindo para que a pessoa possa estar integralmente presente nas circunstncias do seu dia-a-dia. 79. Plantago Para o medo das fantasias, dos sonhos, do entusiasmo, das surpresas, do inesperado, do perigo, dos riscos, de cantar aberta e livremente a vida, de ser alegre, de ter desejos, de amar e ser amado. Para o temor vago, mas profundamente real, da vida, na sua totalidade. Para o medo de perder o equilbrio csmico, de cair na iluso e no caos material, de romper as ligaes angelicais e troc-las por efmeros vnculos terrenos. Para aqueles que estranham seus almns e os ambientes da vida carnal terrena. A essncia procura trazer dos nveis internos as energias de humanizao, de confiana, f, coragem e compreenso nos desgnios de amor subjacentes aos eventos externos. Plantago um coadjuvante nos problemas bronco-respiratrios infantis.
geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

20

80. Prunus Indicada para aqueles sujeitos a algum tipo de descontrole mental e que tm medo de perder a razo. So pessoas muito sensveis s sugestes energticas, psquicas e espirituais do ambiente e tm uma actividade mental muito intensa. Ajuda a desabrochar no indivduo os conceitos de abertura e serenidade. A essncia age como uma espcie de laxante mental, produzindo sadas aceitveis e criativas quando h risco de exploses irracionais. 81. Psidium Para os indivduos psiquicamente impulsivos, violentos e que temem perder o controle sobre a razo e os sentimentos. Para aqueles que s imaginam sadas violentas e se reconhecem como de estopim curto. Para os estados obsessivos, para a histeria e as exploses incontrolveis de ira. Para o medo da loucura e do suicdio. Coadjuvante na terapia dos distrbios nocturnos (pesadelos, enurese, agitao, sonambulismo, bruxismo, etc). A essncia desperta na alma formas criativas de abertura e suavidade, convidando o indivduo para uma conexo com suas poderosas reservas internas espirituais, fontes purssimas de equilbrio e serenidade. 82. Rosa Canina Para os indivduos resignados e apticos, conformados com a prpria condio adversa e que se sentem incapazes de dar um novo passo na tentativa de alter-la. til quelas pessoas passivas, pessimistas, frustradas, infelizes, entediadas, sem iniciativa, fatalistas, desvitalizadas e capituladas frente vida. Rosa Canina tambm importante para aqueles que sofreram uma forte decepo amorosa e ento decidiram congelar o corao para a vida, tornando-se desconfiadas, frias, distantes e retradas. A essncia floral traz das profundezas da alma as energias sagradas de motivao, propsito e alegria de viver.

83. Rosmarinus Para o indivduo que vive quase constantemente afastado da realidade perceptiva, envolto em seu mundo de fantasias e sonhos. Para os tipos areos, cuja mente fugidia vaga caoticamente em elucubraes de um futuro diferente, remoto e fantstico. A essncia fortalece a ligao entre o corpo fsico e os planos mais subtis, sendo assim um certo tipo de fertilizante psicolgico. Rosmarinus til para as crianas de satentas na escola, e ainda age como coadjuvante para acelerar o aprendizado dos excepcionais. A essncia exerce uma aco tonificante sobre o Eu, acentuando a presena do indivduo na realidade, reforando, agitando e aquecendo o sangue, ampliando a voz e a fora do corao. Ajuda a manter estreitamente ligados os vrios corpos, sendo assim imprescindvel para uma vida sadia. Trata-se de um remdio de emergncia, quando as ligaes entre os diversos nveis de manifestao so temporariamente ameaadas, como, por exemplo, nos desmaios ou perdas da conscincia. A essncia traz ao nvel consciente as energias de criao divina e do propsito reservado para alma em sua morada terrena temporria. Rosmarinus auxiliar nos distrbios circulatrios em geral, nas debilidades senis, nas perdas da memria e nas dificuldades de concentrao.

84. Ruta Para as personalidades subservientes, tmidas, cuja fraqueza de vontade as tornam facilmente dominadas por terceiros. Para aqueles que no sabem dizer no, que so influenciveis e reagem de forma exagerada aos desejos e necessidades dos outros. Para as pessoas submetidas a qualquer tipo de servilismo ou
geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

21

explorao. Para aqueles que se esgotam na nsia de agradar e atender aos outros. til queles que possuem escassez de individualidade, minada pelos compromissos e responsabilidades de um servir desmesurado. Para as almas que deixam seus sagrados destinos serem adulterados por interferncias alheias. Ruta desperta franqueza e traz, ao nvel consciente, as vibraes positivas de autodeterminao e auto-realizao, dando assim vitalidade para que se possa cumprir a vontade mais profunda da alma. A essncia til tambm quando surgir alguma fraqueza de vontade de carcter temporria ou quando h necessidade de reforar o Eu (parto, convulso, incontinncia urinria, hemorragia, esgotamento, etc.). 85. Salvia Para aqueles que tm dificuldades em digerir e assimilar as experincias da vida, repetem com frequncia os mesmos erros e, s vezes, se colocam em situaes difceis por no perceberem os sinais a sua volta. Para as pessoas superficiais que tm uma interpretao material ou grosseira da vida. Apropriada para aqueles indivduos compelidos aco mecnica, no pensada e massificada. A essncia til quando ministrada continuamente aos excepcionais (pessoas especiais), queles com retardamento mental ou com dificuldades gerais de aprendizado, ajudando-os progressivamente a dar grandes passos de conscincia e integrao. Grandes benefcios podem ter aqueles que se sentem com bloqueios mentais e dificuldades de entendimento e assimilao na escola. Salvia deveria ser utilizada por todas as pessoas, pois ajuda no amadurecimento da alma, desabrochando nela toda a capacidade de aprendizado. a ess ncia floral cujo vector aponta na direco da sabedoria e da humildade. Coadjuvante em todas as doenas fsicas ou psquicas com periodicidade de ocorrncia, principalmente naquelas dos sistemas digestivo e imunolgico. 86. Sambucus Para aqueles que temem a falha e o descontrole do prprio corpo fsico, principalmente nas situaes em que concentrao, coordenao e controle so requeridos. Para os medos relacionados ao possvel descontrole da psique ou do sistema neuro-motor. Para o indivduo acometido por movimentos involuntrios de origem nervosa. Sambucus recomendado quando houver agressividade verbal e fsica. til no comportamento desordenado e fortemente obsessivo. A essncia trabalha no indivduo o ritmo do Eu, procurando estabelecer um sincronismo adequado de penetrao e de afastamento do ego no sistema neuro-ssensorial. Sambucus relaciona-se com os padres vibratrios da respirao nervosa da pessoa e com o fluxo ordenado das sensaes. A essncia floral serve como auxiliar nas situaes de descontrole motor infantil, nas disritmias, tremores nervosos, distrbios fisiolgicos e dificuldades de coordenao vocal, gaguez, hbito de roer unhas e disfunes urinrias. 87. Sempervivum Para aqueles acometidos por esgotamento fsico e psquico. Para os estados depressivos, de fraqueza e prostrao, que aparecem aps longos perodos de adversidade fsica ou psicolgica, em que grandes exigncias sobre a pessoa exauriram sua vitalidade. Para o stress, a debilidade crnica e os estados de convalescena. A essncia Sempervivum presenteia-nos com ondas energticas de regenerao e superao, captadas da nossa fonte interna de energia vital, sendo assim um tnico fsico, psquico e espiritual. 88. Silene Para aquelas personalidades que esto sempre falseando em suas atitudes perante terceiros. Tm muitas dificuldades em contrapor suas prprias ideias s dos outros e assim, em um dilogo, esto sempre concordando com o interlocutor. Para aqueles propensos toda sorte de mentiras e falsidades, do tipo camaleo, ou seja, para cada ambiente assumem uma dada postura ou cor, para cada plateia adoptam
geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

22

um certo discurso. Silene til nas situaes especiais onde devemos ser o mais sincero possvel em nossos relacionamentos e, no entanto, por variados motivos, no conseguimos s-lo. A essncia trabalha a coerncia entre os vrios corpos da personalidade, entre o pensar, o sentir e o agir. Ajuda a alma a tornar-se mais lmpida e transparente aos olhos alheios, despertando a f e a certeza de que a inocncia e a autenticidade so atributos indispensveis ao pleno auto-desabrochar. Silene traz tona as luminosas vibraes de sinceridade interior, com seus mltiplos reflexos na convivncia mtua. 89. Sinapsis Para as personalidades acometidas por tristeza, desesperana, melancolia ou depresso, sendo que para tais estados negativos no se encontra uma causa exterior objectiva bem definida. Coadjuvante no tratamento da depresso endgena ou dos estados existenciais caracterizados pelo desinteresse pelas circunstncias, introverso, isolamento, reduo na percepo sensorial, letargia ou estagnao. A essncia floral ajuda o indivduo a perceber aspectos da prpria omnipotncia interna, permitindo aflorar vontade, iniciativa, aco serena, f e alegria. 90. Solanis A essncia trabalha na restaurao da graciosidade, do fulgor, da radincia e da espiritualidade naturais do corpo e da alma, atravs da superao de conflitos ou rupturas existentes entre o pensamento e o sentimento, entre o arbtrio e o desejo, entre a conteno e a espontaneidade, entre o suportvel e o no suportvel, enfim, entre a necessidade e o desejo. indicada para aqueles que perderam a leveza, a graciosidade e harmonia intrnseca dos movimentos corporais. proveitosa para aqueles que se sentem enrijecidos, pesados, sem foras, impotentes e psiquicamente imobilizados, embora sintam uma grande necessidade de transformao, para buscar a sade, a vitalidade, a liberdade, a graa e a espiritualidade. Solanis traz de forma complementar um grande aprendizado com relao aos hbitos alimentares, realando os conceitos de moderao, satisfao e gratido para com os alimentos e demais recursos de sobrevivncia. A essncia modula positivamente a voracidade arquetpica do ser humano e, portanto, ope resistncia ao instinto predador. 91. Sonchus Para os indivduos pessimistas que desanimam com facilidade frente ao menor obstculo, e que tendem depresso quando surge alguma insinuao de fracasso. Para aqueles negativistas que esto sempre lanando dvidas sobre as boas perspectivas, faltando-lhes um mnimo de f. A essncia deve ser usada como auxiliar no tratamento da depresso exgena, cujas causas so externamente identificveis. til quando houver recadas durante o tratamento floral. Deve ser indicada em todas as situaes nas quais possa haver vacilao, dvida, incerteza, desencorajamento, pessimismo, negativismo e falta de autoconfiana. Sonchus traz a luz do sol interno para disseminar as densas sombras que os pequenos obstculos lanam sobre a personalidade. Os conceitos de f, esperana e crena so ento evocados na alma. 92. Splendens A essncia floral Splendens trabalha uma nova viso, refinada, colaborativa e espiritual do homem em relao aos demais reinos naturais (animais, vegetais, minerais, angelicais, etc.). Ajuda a desenvolver um olhar e um sentir especiais para a alma, aguando sua interaco com a realidade viva natural, permitindo que os detalhes sejam valorizados e direccionados para o cumprimento do propsito superior comum a todos. A essncia agua a percepo das alianas especiais que se fazem presentes nossa volta,
geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

23

cujo objectivo ajudar-nos a alar voos de libertao para o esprito. Desperta a criatividade artstica e a necessidade de agir harmoniosamente no mundo. Splendens est ligada a uma conscincia adamica, fazendo com que o dilogo com a natureza assuma um novo patamar vibracional. A essncia ajuda no re-despertar da jovialidade e pureza originais na medida em que evoca padres arquetpicos associados transparncia cristalina congnita da alma humana. 93. Tabebuia Para toda e qualquer situao especial da vida em que as foras espirituais, psquicas ou fsicas precisam ser convenientemente concentradas no objectivo da autocura. Para todas as condies em que h disperso energtica que impede a transio de etapas ou um novo recomeo. Para quando todas as foras esto aparentemente exauridas, existindo apenas a esperana como nica chama acesa. Para aquela alma que precisa concentrar e potencializar todos os seus recursos internos para obter a recuperao. Para a personalidade energeticamente solitria, sem a possibilidade de obter ajudas externas, e que, no entanto, anseia por um ltimo esforo interno de salvao. til nas situaes que exigem esforo e concentrao, para as quais parece no haver sadas ou opes. Tabebuia uma essncia vitalizadora e concentradora de energias curativas, sendo recomendvel em inmeras e diferentes situaes prticas da vida. A essncia favorece o despertar das foras primaveris da alma, acordando-a para o desabrochar da vida e suas lies. Deve ser ministrada como coadjuvante floral nos casos de doenas crnicas e nas convalescenas, quando a alma est tomada pelas foras invernais, precisando assim aglutinar todos os recursos internos para a autorecuperao. Tabebuia desperta na alma os conceitos de fora e sincronismo, os quais so indispensveis para as grandes e milagrosas reviravoltas de cura. 94. Tagetes Para as situaes de choque emocional decorrente de qualquer acontecimento negativo inesperado. Para aqueles que passam ou passaram por um susto muito forte, em virtude de uma notcia ruim, de uma perda irreparvel, da qual no conseguem se recuperar. Para as situaes especiais da vida em que o indivduo rejeita, com todas as suas foras, a realidade a sua volta, em que os episdios se mostram duros e irreversveis e a pessoa recusa-se a enxerg-los. til nos estados de muita expanso de conscincia, como por exemplo, no falecimento de um ente querido, perdas afectivas repentinas, separaes dolorosas, isolamentos, doenas graves e acidentes. A essncia age tambm como catalisadora nos casos em que parece haver certa sonolncia interna, com paralisia ou estagnao. Deve ser ministrada nos traumas reactivos e nos ferimentos psquicos, os quais podem permanecer adormecidos por longo tempo, despertando-se na forma de debilidades neurossensoriais, paralisias, tosses, perdas de memria e problemas comportamentais. Tagetes acciona uma espcie de ncora maternal proporcionando a sensao de pisar em terra firme, especialmente nos momentos de abalo ou provaes. 95. Taraxacum Para as personalidades com uma viso muito grosseira e superficial das experincias quotidianas, e que tm dificuldades de digerir e assimilar a realidade, pois o fazem sem analisar detalhadamente os fatos. Taraxacum alarga os conceitos mais amplos de vontade e de aprendizado espirituais, sugerindo um novo enfoque de nossa lente mental, no sentido de vermos mais minuciosamente nosso prprio ser interior e decorrentemente a dinmica de seus smbolos externos, os quais formam a trama aparente da vida. A essncia floral nos ampara ao mergulharmos na profundidade da vida, realando os contrastes e as transies, mostrando a continuidade das sequncias e enfim, resgatando a dignidade do detalhe como participante indispensvel do Todo. A essncia til nos casos em que h resistncia terapia floral,
geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

24

principalmente na falta de efeitos aparentes, devido ao enrijecimento dos corpos internos ou intromisso excessiva do corpo etrico no corpo fsico. Taraxacum refina a interaco da alma com a realidade externa. A essncia age tambm como um depurativo sendo um bom coadjuvante na eliminao de resduos e impurezas do sangue. 96. Thunbergia Para a pessoa de ndole marcadamente autoritria, inflexvel, dotada de enorme fora de vontade, que tende a menosprezar a opinio alheia, a exigir obedincia incondicional, adoptando mtodos cruis para atingir seus objectivos pessoais. Para aquele que domina os outros com mo -de-ferro. Para a personalidade agressiva, dominadora, omnipotente, ditatorial, impiedosa, maquiavlica, ambiciosa e excessivamente severa com todos ao seu redor. Thunbergia relaciona-se com as energias positivas da verdadeira autoridade, de liderana e da capacidade em assumir convices, constelando as energias arquetpicas do mito de Hera. 97. Typha Ajuda a estabelecer uma conexo mais ntida e transparente com a vocao interior, com o propsito imanente da alma, com a essncia interna e divina do ser. Deve ser empregada por aquelas personalidades que se sentem aprisionadas nas emoes terrenas e que no conseguem desenvencilhar-se dos perigosos lodaais da provao. Typha traz um grande impulso de ascenso e aponta uma direco elevada para a mente. A essncia sugere a sublimao das foras involutivas e destrutivas em energias evolutivas e construtivas ligadas verdade inquebrantvel do destino individual. Typha ajuda aflorar uma confiana interna de que se est indo no caminho que Deus aponta, por mais difcil e duvidosa que seja a trajectria escolhida.

98. Trimera Para aqueles que sentem ansiedade e aflio pelo bem-estar dos outros, sempre imaginando que as pessoas de seu mbito afectivo esto sendo acometidas por catstrofes, doenas graves e toda a sorte de infortnios. Para a congesto mental devido apreenso excessiva com os entes queridos. Essncia oportuna sempre que h uma relao simbitica entre pessoas com laos afectivos doentios. til queles que exageram nas recomendaes de cuidado e, quando algum se atrasa, no relaxam perturbados por ruminaes mentais negativas. Trimera resgata na alma os conceitos de solicitude e amor altrusta, trazendo as vibraes que nos ajudam a vencer nossas fraquezas, impedindo-nos de tolhermos a liberdade de quem nos ama.

99. Tropaeolum Para aqueles acometidos em certo grau por vaidade, soberba, orgulho, arrogncia, excessiva auto-estima, desmedida auto-suficincia, indiferena, frieza emocional e que no admitem falha s ou repreenso. Tropaeolum til para todos os que optaram por vidas monsticas ou de pura criatividade artstica, ou mesmo para aqueles que experimentaram recentemente os sabores de grandes converses msticas. Tais almas, no momento em que comeam a sentir a tremenda potncia interior, podem ser invadidas por sentimentos de orgulho, em razo de falsos mritos, alm da sensao ilusria de superioridade e separao frente aos outros. A essncia auxilia o indivduo a perceber a superioridade dos sentimentos de humildade,

geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

25

modstia e o valor da verdadeira sabedoria. Tropaeolum favorece o despertar da criatividade artstica, filosfica, mstica e religiosa. 100. Verbenacea Para os indivduos tensos, super ansiosos, exasperados por justia e, via de regra, muito entusiasmados com as prprias ideias e opinies. Para aqueles propensos aos fanatismos de toda espcie, que assumem muitas actividades ao mesmo tempo e, quando iniciam as tarefas, sentem necessidade de termin-las custe o que custar. Para as pessoas inflamadas, propensas a discusses, e lutadoras por causas justas. A essncia busca desobstruir os canais de comunicao com aquelas regies interiores da alma onde esto gravados os registos de extrema sabedoria, da vontade sbia e os conceitos de justia divina. Trata-se de um antiinflamatrio floral. 101. Vernonia Para as pessoas inconformadas com suas posies na sociedade, no trabalho ou na famlia. Para aqueles que se sentem inadequados na hierarquia profissional e so acometidos por conflitos de autoridade e de insubordinao, no compreendendo as diferenas de nvel e as hierarquias na sociedade humana e, com frequncia, revoltam--se com a aparente desordem de posies. Para as crianas desobedientes, que criam conflitos no relacionamento familiar. Vernonia ajuda na compreenso de que a desigualdade de posies externas apenas ilusria e passageira, porm instrutiva e necessria. Favorece o entendimento mais profundo da situao recproca de cada indivduo numa hierarquia, desenvolvendo o olhar e a avaliao de uma perspectiva interna. Facilita a compreenso dos deveres e direitos, e harmoniza a convivncia, na medida em que as pessoas sentem-se mais adaptadas s suas posies e funes. Vernonia contribui para desenvolver as qualidades da abelha e da formiga, ou seja, o privilgio e a graa de poder enquadrar-se modestamente em uma ordem hierrquica, ser aplicado, ter devoo por trabalhar igualmente por qualquer um que lhe esteja acima ou abaixo, colaborando assim com o todo e as partes. A essncia adequada para pessoas com tendncias trapaa, desonestidade, ao engodo, ao falseamento e com degeneraes sociolgicas. 102. Vervano Para as personalidades exacerbadas por justia e punies, propensas a castigar, surrar, bater ou agredir, psquica e fisicamente. Para os indivduos de ndole belicosa que, ao detectarem algo injusto volta, tornamse inundados por ira e rancor, tendendo a censurar e a corrigir de forma muito enrgica, exigindo demasiadamente das outras pessoas. A essncia pode ser empregada nos quadros de ansiedades severas, na agitao psicomotora infantil e tambm como anti-inflamatrio floral. Vervano traz dos planos internos as vibraes positivas de harmonia, paz e sabedoria para a mente e os sentimentos. 103. Villaresia A partir do chakra cardaco, Villaresia ajuda na manuteno de uma aura de elevao, firmeza e devoo espiritual, inundando e permeando as clulas etricas do corpo em uma atmosfera da gratido e compaixo, reflectindo isto na serenidade do semblante e no terno brilho do olhar. A essncia favorece o desenvolvimento de um tipo de reflexo compassiva sobre o prprio comportamento durante as provaes e os desafios da vida. Colabora trazendo discernimento e percepo sobre os instintos de defesa e ndulos de hostilidade, os quais so causadores de bloqueios no corao. Ajuda no despertar da honestidade pessoal e da coragem moral, nucleando situaes e experincias onde a alma convidada a ampliar sua capacidade de perdoar e de amar. O foco de actuao da essncia floral Villaresia a limpeza,
geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

26

purificao e modulao das atitudes amorosas, agindo preponderantemente sobre o chakra do corao, sendo, portanto, um Cardiotnico floral. 104. Viola Para os indivduos acometidos por falta de confiana nos relacionamentos sociais e que se sentem retrados, oprimidos ou ameaados quando na presena de pessoas diferentes ou desconhecidas. Para aqueles delicados, tmidos, solitrios, humildes, silenciosos, modestos, recatados, srios, moralistas e calmos, que anseiam por um compartilhamento livre e confiante, porm sentem-se incapazes. Para as pessoas perceptivas que captam toda a sorte de vibraes sua volta, muitas delas grosseiras o suficiente para assust-las. Viola indicada queles os quais vivem o conflito entre um forte impulso interno de empatia e solidariedade e uma tenaz resistncia externa para se abrir para os relacionamentos. til para as pessoas de ndole devocional, curativa e que querem agir no mundo, mas, todavia, sentem-se desconfortveis ao terem que se auto-revelar e se expor. Viola favorece a aproximao mtua, desperta a alegria da participao, sendo, portanto um bom coadjuvante no tratamento da timidez e do retraimento. A essncia ajuda a encontrar padres mais livres de comportamento social, principalmente quando isto imprescindvel para a realizao da meta espiritual. 105. Vitis No contexto teraputico, a essncia floral Vitis aplica-se quelas personalidades autoritrias, inflexveis, controladoras, duras, tirnicas e at cruis, que tendem a manipular e roubar a energia alheia com o objectivo de obter reconhecimento, domnio e poder. A essncia ajuda a alma a se desenvencilhar do grande turbilho machista, dominador e separatista da civilizao moderna. recomendada para a grande tenso interna arquetpica resultante da frustrao sexual da humanidade, em razo da falta de fuso plena com as energias femininas primordiais ou devido ao afastamento orgulhoso da matriz materna, a Magna Mater. Ajuda a aplacar a masculinidade desenfreada, com seus impulsos neurticos e agressivos, onde o que se busca a humilhao, a derrota e a dominao do feminino, e no um compartilhamento generoso. Colabora para sublimar a obsesso do ego e sua incapacidade de resistir ao impulso insano em busca da gratificao e prazer a qualquer custo, atravs da explorao escravizadora da mulher, do feminino, do indefeso, da inocncia e da Me-Terra. 106. Xamanis Favorece a ligao com a voz interior, atravs do despertar da prpria intuio. Revigora a autenticidade teraputica, facilita a percepo das sincronicidades e amplia a conscincia mtua paciente-terapeuta atravs do estreitamento dos vnculos da transferncia e contra-transferncia. Potencializa a formao de uma corrente de imagens e sons interiores, aumentando a sensibilidade e a percepo, e favorecendo o cultivo da introverso espiritual. Xamanis indispensvel ao trabalho teraputico. 107. Zante Para aquelas pessoas acometidas por auto-desgosto em relao prpria identidade sexual. Para aqueles psiquicamente femininos em corpos fsicos masculinos e aqueles outros psiquicamente masculinos em corpos fsicos femininos. A essncia til na puberdade ou na infncia, quando alguma ambivalncia conflituosa nas polaridades sexuadas se faz notar. A essncia trabalha positivamente o desalento ou a depresso que podem surgir quando a alma experimenta dificuldades ao lidar com as suas foras sexuadas. Zante ajuda a clarear a mente e proporciona maior auto-aceitao, sem interferir nos elementos profundos e

geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

27

intocveis do livre-arbtrio individual. A essncia ser de grande proveito nos conflitos emocionais relacionados com a homossexualidade. 108. Zinnia Para a pessoa mal-humorada, ingrata, ressentida, amargurada e negativista, que culpa a tudo e a todos pela sua prpria adversidade. Para aquele de ndole agressiva, queixosa, provocadora, rancorosa, irritvel e que se sente vtima do destino ou da aco de outras pessoas, no suportando afrontas, repreenses alheias e obstculos, e que se magoa facilmente por coisas mnimas. Para a pessoa de carcter triste, que tende a se identificar com o lado obscuro e sombrio da vida, que costuma invejar a sorte alheia, que resmunga para si mesma, e que inunda a atmosfera circundante com suas projeces psquicas e espirituais repletas de desapontamentos e frustraes. A personalidade precisa aprender a gozar a beleza e o encanto natural da vida, despertando a criana interior que todos tm dentro de si. A essncia floral permite uma conexo com planos vibratrios associados a pensamentos positivos e sentimentos alegres, desenvolvendo de modo subjacente a capacidade de reconhecer a prpria responsabilidade pessoal. Em um sentido arquetpico amplo, Zinnia relaciona-se ao conflito entre as geraes, entre as idades do homem, seja ele interior (tenso interna entre os aspectos de jovialidade, amadurecimento e velhice da prpria alma) ou projectado no relacionamento social (tenso entre pessoas de geraes diferentes).

geral@teoriasdalma.ptwww.teoriasdalma.ptRua Latino Coelho, 11-A. 1495-079 Algs Tlf.: 92 422 30 34

28

You might also like