You are on page 1of 5

Processo de Execuo

1. 2. Fase cognitiva -> juiz diz o direito e fica afastada toda a dvida quanto a isso Fase Executria -> cumprir a deciso Atos executivos (com ou sem vontade do ru) coero astreintes e priso civil em alimentos (presso mental -> ato NO executivo) Sub-rogao penhora, astreintes, adjudicao (atua no lugar do devedor, mesmo contra vontade -> ato EXECUTIVO)

Antes:

02 processo (conhecimento e execuo)

Hoje: nas obrigaes de fazer, no fazer e entregar coisa certa NO H NECESSIDADE de processo autnomo de execuo (simples cumprimento de sentena) *Hoje o termo execuo para ttulos extrajudiciais.

Princpios
1. 2. 3. Da efetividade da execuo -> o Estado-juiz garante a satisfao do direito de credor; ato processual integralmente cumprido. Menor sacrifcio do devedor art. 620 CPC -> quando h vrios meio de garantir o direito do credor, o juiz determina que seja o menos gravoso ao devedor Do Contraditrio: o devedor deve ser citado e intimado de todos os atos do processo (aspectos procedimentais) * *Caso queira opor-se ao ttulo -> embargos de execuo; no h momento procedimental dedicado a defesa do acusado *No cumprimento de sentena h a impugnao

4. Da disponibilidade do credor: o processo para a satisfao do interesse do credor; pode desistir ou perdoar a dvida sem o consentimento do c devedor* Pode promover nova execuo dentro do perodo de eficcia do ttulo (caput art. 569 CPC) *H necessidade da anuncia em caso de embargo com matria de mrito (devedor tem nota de que pagou, de que no aquele o valor, no ele quem deve etc.). **NO h necessidade de anuncia em questo processual Desta forma, versando os embargos apenas sobre matrias processuais (ex. alegao de falta de pressupostos processuais ou condies da ao executiva) a manifestao de desistncia da ao de execuo, com a consequente extino do processo de execuo, acarretar de forma automtica a extino dos embargos, ficando o exeqenteembargado sujeito ao pagamento das custas e honorrios. Neste caso, o executado-embargante sequer ser ouvido. Os embargos sero extintos por falta de interesse, uma vez que os embargos se opunham apenas ao processo de execuo, inexistindo debate a respeito da existncia ou no do direito material afirmado. Contudo o embargadoexequente dever arcar com a custa e honorrios a serem arbitrados nos embargos, em ateno ao princpio da causalidade. preciso lembrar que se os embargos forem mistos ou baralhados, por envolverem matrias processuais e de mrito, no se aplica a regra em comento.

5. 6.

Da utilidade: o processo deve servir para satisfazer o interesse do credor, no apenas causar prejuzo do devedor. Do desfecho nico: objetivo de atender ao interesse do credor (diferente do desfecho anmalo); satisfao do credor.

Partes da execuo ATIVA 1. 2. 3. 4. Credor: titular da execuo do ttulo -> LEGITIMIDADE ORDINRIA Sucessor mortis causa: LEGITIMIDADE ORDINRIA, pois o direito passado aos herdeiros *Enquanto no homologada a partilha o esplio o legitimado para cobrar a obrigao (representado pelo inventariante); aps o trnsito em julgado, cada herdeiro cada herdeiro ter a legitimidade para acionar (art. 567 CPC). Cessionrio: LEGITIMIDADE ORDINRIA -> na distribuio da ao: dever apresentar o ttulo executivo junto com o comprovante da cesso de credito; quando a ao j tiver sido distribudo: no precisa apresentar o ttulo, somente o comprovante de cesso pedir a subst. no polo ativo Sub-rogado: LEGITIMIDADE ORDINRIA (mas no participa da relao) -> assume TODOS os direitos do credor principal* Pode ajuizar a ao para receber ou substituir o polo ativo da oem andamento

A sub-rogao uma forma de pagamento, o qual mais uma das formas de extino de uma obrigao. Ocorre quando um terceiro interessado paga a dvida do devedor, colocando-se no lugar de credor. Neste caso, a obrigao s se extingue em relao ao credor satisfeito, mas continua existindo em relao quele que pagou a dvida. *A principal diferena entre cesso de credito e sub-rogao -> cesso de crdito (compra do credor a dvida); subrogao (paga a dvida ao credor, passando a ser o novo credor. Assim: credor devedor Terceiro (sub-rogado) paga ao credor -> credor Sub-rogado 5. devedor devedor

Fiador sub-rogado: PARTICIPA DA RELAO -> no precisa de ao autnoma, pode executar na mesma ao; aqui ele corresponsvel pela dvida; se o devedor no pagar ele quem deve -> no opcional, como no sub-rogado. Se pagar a dvida ao credor, substitui seu lugar na relao: (art. 595, pargrafo nico) devedor devedor

credor Fiador

6. 7.

MP: LEGITIMIDADE EXTRAORDINRIA, pois participa de processo alheio (art. 82). Advogado ordinria (honorrios sucumbenciais) Extraordinria (cliente) *pode cobrar em uma pea o cliente e em outra os honorrios sucumbenciais

PASSIVA

1. 2. 3. 4.

Devedor: legitimidade primria Esplio, herdeiros e sucessores: NOS LIMITES DA HERANA Novo devedor: ANUENCIA EXPRESSA DO CREDOR (afirma que vai pagar a dvida *diferente do sub-rogado, que paga a dvida); ao em curso (transferncia de polo passivo); nova ao (diretamente contra o novo devedor) Fiador judicial: presta cauo ao juiz e fica com direito de cobrar regressiva mente (IPVA, IPTU); juiz de ofcio ou a requerimento de outrem * *A figura do fiador judicial se apresenta no art. 568, IV doCPC ( Art. 568. So sujeitos passivos na execuo: IV - o fiador judicial; ). Leonardo Carneiro explica que o fiador judicial aquele que presta fiana em processo judicial, quando cauciona o processo por meio de fiana. a cauo fidejussria, ou seja, promessa feita por uma ou mais pessoas de satisfazer a obrigao de um devedor, se este no a cumprir, assegurando ao credor o seu efetivo cumprimento, caso o devedor deixe de cumprir a obrigao assumida. Trata-se de terceiro que presta garantia no processo em favor de uma das partes. Entretanto, no parte, razo pela qual nunca constar do ttulo como devedor, mas, como j salientado, poder ser executado em razo da garantia prestada e da expressa previso de sua legitimidade.

COMPETNCIA DA EXECUO (art. 88) 1. Critrios (a) Objetivo: ao com limites de valor da causa (JEC) e de mesma natureza (aes de famlia) *Nas aes fazendrias deve-se definir se o polo ativou ou passivo estadual ou federal (b) Funcional 01. Atos que deveriam ser feitos em um mesmo processo ao feitos em outro (carta precatria); 02. Atos de processos diversos que tm a mesma pretenso (ao cautelar, de conhecimento, de execuo; p. sincretismo processual) -> JUIZ PREVENTO (c) Territorial: direitos reais de imveis (local do bem); juzo em que certa obrigao deve ser cumprida; local onde se encontra o devedor.

2.

Competncia para processar o cumprimento de sentena

475-P e 576 Art. 475-P. O cumprimento da sentena efetuar-se- perante: I os tribunais, nas causas de sua competncia originria; (critrio absoluto; no deve ser declinado; de comp. absoluta do tribunal) II o juzo que processou a causa no primeiro grau de jurisdio; (p. do sincretismo) III o juzo cvel competente, quando se tratar de sentena penal condenatria, de sentena arbitral ou de sentena estrangeira.(competncia absoluta e funcional)

Pargrafo nico. No caso do inciso II do caput deste artigo, o exeqente poder optar pelo juzo do local onde se encontram bens sujeitos expropriao ou pelo do atual domiclio do executado, casos em que a remessa dos autos do processo ser solicitada ao juzo de origem . (exceo que pode ser pedida em juzo diferente do processo de conhecimento, favorecer credor)
A competncia SEMPRE ser FUNCIONAL e absoluta (mesmo com a exceo do pargrafo nico) 3. (a) (b) Competncia para execuo do ttulo extrajudicial (art. 99, inciso I e 100) Foro de eleio: eleito pelas partes; dever constar no ttulo Praa de pagamento regra art. 100, IV, d 100 - competente o foro: IV - do lugar: d) onde a obrigao deve ser satisfeita, para a ao em que se lhe exigir o cumprimento;

(c)

Domiclio do ru: regra quando o ttulo no indica o foro de eleio do local onde a obrigao deve ser satisfeita, ser no domiclio do devedor (exceo: (a) e (b) ).

Requisitos para a realizao de qualquer execuo (art. 267 sem os requisitos 01 e 02 o juiz extinguir a co de execuo) 1. 2. 3. Inadimplemento do devedor (mesmo no cumprida na data ser til ao credor quando satisfeita em data posterior constituir em mora); Inadimplemento absoluto: no poder cumprir em data posterior, no produzir os efeitos queridos ficar responsabilizado por indenizar por perdas e danos (ex. vestido de noiva) Do tempo no cumprimento das obrigaes (a) Ex re com data (termo: constitui o devedor em mora) (b) Ex persona no h termo; deve haver a notificao do devedor no caso do inadimplemento, o constituindo em mora. Do lugar: regra (endereo ou domiclio do devedor); exceo (competncia relativa: fixada entre as partes (ex. 475P, pargrafo nico) O devedor deve PROVAR QUE pagou: no se pode exigir do credor prova negativa; deve guardar os recibos. Se virar, rap!

4. 5.

Obrigaes 1. 2. Lquidas: nos ttulos de credito obrigatria a liquidez para se exigir pagamento *titulo de credito fundado em sentena judicial: em alguns casos necessria a liquidao pelo prprio juzo (art. 585) Condicional ou a termo: termo (evento certo e futuro); condio (evento incerto e futuro o juiz poder fixar a forma de cumprimento, ficando o credor submetido a condio ou ao termo) ex. formal de partilha

3.

Bilaterais: o credor s pode ajuizar se j tiver cumprido sua parte; devedor poder interpor embargos alegando que no vai adimplir a obrigao em razo dela ser recproca (art. 582 e 615, IV, pargrafo nico)

Do ttulo executivo 1. 01. 02. 03. Teorias Ttulo de crdito a prova do crdito (minoritria) Ato instrumento capaz de dar incio a execuo, no sendo necessria a comprovao em relao ao crdito (minoritria). o ttulo abstrato, ou seja, independente em relao ao crdito, mas tem que ser simultneo a origem do crdito, podendo o devedor question-lo quando no for mais devido (MAJORITRIA)

2. 3.

Ttulo de crdito sob a existncia da lei deve ser previsto em lei - rol taxativo princpio da tipicidade ** Para os ttulos no previstos em lei h necessidade de aa ode conhecimento (art. 585 e 475-N) Dos ttulos executivos judiciais e extrajudiciais 3.1. Judiciais 3.1.a. sentena condenatria civil (art. 475 N I) precedida de processo de conhecimento - o juiz obriga o ru a cumprir a obrigao no precisa de trnsito em julgado (execuo provisria) 3.1.b. sentena condenatria criminal pode impor no cvel reparao de danos duas aes autnomas deve ter transitado em julgado (p. da presuno de inocncia) necessria a liquidao do valor da sentena 3.1.b.1. A sentena penal condenatria no curso da ao civil indenizatria -> se a sent. Penal sair antes da civil -> ru culpado -> extingue a civil (falta de interesse superveniente) e executa a sent. Penal necessria a liquidao da sentena 3.1.b.2. Absolutria no proc. penal foi absolvido se o proc. civil est tramitando simultaneamente possvel que continue seu curso, dependendo da situao ftica envolvendo reparao de danos. 3.1.b.3. As duas tramitam juntas se julgada improcedente no processo civil antes te sair a sent. Penal que condene, no poder mais interpor na civil. Se tiver transitado em julgado (art. 200 CC) Requisitos para promover execuo quando ausentes a obrigao ser nula (art. 586) Pluralidade (art. 292 e 573) o credor poder ajuizar fundado em 02 ou mais ttulos, desde que os pedidos sejam compatveis, tenham o mesmo juzo e o mesmo procedimento. permitido tambm que uma obrigao seja representada por um ou mais ttulos (Smula 27 STJ) STJ Smula n 27 - 12/06/1991 - DJ 20.06.1991 Execuo - Mais de Um Ttulo - Mesmo Negcio Pode a execuo fundar-se em mais de um ttulo extrajudicial relativos ao mesmo negcio.

1.

2. 3. 4. 5.

Cpia em regra no pode ser cpia autenticada (segurana jurdica); exceo (motivos alheios a vontade do credor) Certeza presume-se que a obrigao certa juiz verifica qual a obrigao firmada Liquidez como regra, todos os extrajudiciais devem ser lquidos, no se admitindo procedimento de liquidao Exigibilidade amparada por termo ou condio deve estar vencida (interesse)

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Sentena homologatria: fora do juzo cvel conciliao (acordo entre as partes iniciativa do juiz) ou transao (pelas partes homologada pelo juiz) s ser ttulo executivo se for imposta as partes uma obrigao a ser cumprida Arbitral - no existe processo de conhecimento ajuizar execuo Acordo extrajudicial homologado pelo juiz Estrangeira homologadas pelo STJ - como no h processo de conhecimento entra diretamente com a execuo Formal ou certido de partilha expedidos aps o processo de inventrio; gestor que expede o formal ou a certido (patrimnio 05 salrios mnimos) 475 N OUTROS TITULOS (a) deciso que concedeu tutela antecipada execuo provisria (b) mandado executivo na ao monitria se o ru no apresenta defesa em 15 dias, mandado executivo ttulo executivo extrajudicial

Ttulos executivos extrajudiciais 1. Letra de cmbio (ordem de pagamento efetuada pelo devedor para algum pagar determinada pessoa); Nota promissria (ordem de promessa de pagamento assumida pelo emitente em favor de algum); Debntures (documento executivo emitido pelas sociedades direitos imobilirios aos seus titulares); Cheque (ordem de pagamento a vista); Duplicata (deve ser aceita pelo devedor, quando no aceita acompanhada de protesto e do comprovante da entrega da mercadoria provar que provem de relao comercial) Cheque da emisso: 06 meses para compensar da praa (mais 30 dias); fora da praa (mais 60 dias) Cheque no h relao causal; duplicata e nota promissria h relao causal ** pr-datado cabe dano moral o no cumprimento Escritura pblica ou outro documento publico assinado pelo devedor perante o tabelio (f pblica direito com ao de execuo) ou funcionrio pblico Documento particular assinado pelo devedor e testemunhas 02 testemunhas cuidado com testemunhas impedidas e suspeitas (art. 405) direto com ao de execuo Instrumento de transao referendado pelo MP e pela defensoria tem eficcia executiva Contratos garantidos por hipoteca (imvel para garantir o principal), penhor (bens mveis) e anticrese (ocorre a transferncia da posse e da fruio do imvel do devedor em face do credor, que por sua vez colhe seus frutos abatendo o valor destes na dvida que possui contra o devedor).

2. 3. 4. 5.

You might also like